População de Milagrosa condena intervenção da polícia por causa do boicote às eleições de 17 de Julho

Os mais de 260 eleitores de Milagrosa não votaram, porque dizem terem sido enganados, pelo Primeiro Ministro Patrice Trovoada, que os prometeu, Água Potável, Energia Eléctrica, e a Reparação da Estrada que dá acesso a roça. Os moradores dizem estar a ser alvo de uma forte repressão policial, que na madrugada de terça-feira, abriu fogo na roça.

Amélia Segunda(na foto), mais conhecida por Feliciana, é o rosto do desespero que tomou conta de Milagrosa nos últimos dias. Depois de terem boicotado às eleições presidenciais de 17 de Julho, segundo os moradores, nunca mais a roça teve paz.

A intervenção da polícia nacional, tem sido contínua. Amélia Segunda, que veio a capital – São Tomé para denunciar a alegada atrocidade cometida pelo corpo de intervenção da polícia nacional na tarde de segunda – feira, e na madrugada de terça-feira, garante que a decisão de boicote às eleições de 17 de Julho foi unânime. Ela e outras mulheres de Milagrosa, tomaram parte na acção de boicote eleitoral. «Nós todos erguemos barricada. Eu pessoalmente, arranjei pneu e queimei, para fechar o acesso a Milagrosa», garantiu.

Amélia Segundo explicou ao Téla Nón a causa do boicote às eleições. «Isto porque a promessa que nos fizeram não foi cumprida. Prometeram-nos reparação da estrada, fornecimento de água potável e energia. Foi o senhor Patrice Trovoada que nos prometeu isso. Ele fez uma reunião connosco aqui na Roça, em que prometeu essas melhorias, assim que assumisse o cargo de Primeiro-ministro. Por isso decidimos boicotar as eleições de domingo dia 17 de Julho. Nós não votamos e agora estão a perseguir-nos», denunciou.

Mãe de um dos jovens que a polícia procura deter, Amélia Segundo, descreveu a situação vivida na tarde de segunda-feira e na madrugada de terça – feira. «É tiro para cima tiro para baixo. Eu não tenho paz no meu quintal. Tudo porque no dia do boicote, o comandante geral da polícia disse que ia dar o meu filho uma bofetada. E o meu pai respondeu-lhe dizendo que o pai dele nunca lhe deu bofetada. Por isso se o senhor me der bofetada eu corto-lhe a mão com machim», relatou a habitante de Milagrosa.

A acção da polícia na madrugada de terça-feira, deixou Amélia Segundo sem sono. «Essa madrugada a polícia veio para minha casa. Ouvi o cão a ladrar e abri a porta. Eu saí com candeeiro para ver quem era, e um dos agentes me perguntou: “A senhora está a ir para onde?”. E eu respondi que estava a ir apanhar água. O agente respondeu: “ Estamos a procura do filho da senhora, vida ou morte”.  Eles saíram daqui e foram para a casa da minha filha e arrebentaram a janela pensando que o meu filho estava lá. Invadiram a casa», precisou.

Crianças e adultos da roça Milagrosa, não estão habituados a ouvir o barulho das rajadas de AK-47. O medo reina na roça. «Eles fizeram disparos e toda gente está com medo. Polícia não pode invadir o meu quintal. Desde ontem que eu não consigo comer. Perdi apetite, é demais, é demais», afirmou a chorar, Amélia Segundo.

Abel Veiga

  1. img
    yure Responder

    Mas eu pergunto onde está ética e moral da policia nacional, eles fazem isso porque o nosso tribunal não funciona se foncionasse eles saberiam oque é respeitar civil no seu estado do direito democratico o governo gasta tanto dinheiro para formação dos nossos policiais no estrageiro e quando vão para STP vão com a mesma mentalidade nem parece coisa k tive uma formação no estrangeiro.

    • img
      presidencias100 Responder

      Se o Pinto é mau, Patrice e a companhia de lambi botas que o acompanham são DIABÓLICOS.
      Temos que tirar essa gente do poder porque não fazem falta a ninguém só roubam o país e fazem negócios entre eles. Bandidos

    • img
      kim kim Responder

      É verdade meus senhores!
      Patrice Trovoada esta a sair ainda pior que o Pai Miguel Trovoada. Nunca gostou do país e só quer arranjar negócios até com o bandido do Nino Candongueiro para vender Rosema para Castel.
      Esse Patrice mais os Américos (só mulheres), Agostinhos (facista), Stocks (burro), Vila Nova (outro burro), Paquetinho (outro burro pau mandado) juntamente com os Tribunais do Silvestre Leite e Alice Vera Cruz são do pior que o país arranjou até hoje.
      Como é possível que depois de tantas acusações de ilegalidades e bandidagens os Tribunais e o Presidente do SUPREMO nada fazem?
      Como é possível que um governo que não tem dinheiro esteja a dar tanto dinheiro na rua durante a noite e madrugada através dos próprios ministros, secretário geral do partido Levi e do próprio patrice trovoada?
      Como é possível que os ministros tenham deixado de trabalhar e estejam só nas campanhas a esbanjar dinheiro?
      É uma vergonha esse Patrice bandido não quer é trabalhar, só quer poder para mandar.
      Temos que colocá-lo já na rua senão nem democracia vamos ter mais no país.
      Mandar prender as pessoas nas empresas agrícolas? quem esses gabonés ou sei lá maliano pensa que é?
      Vamos defender a nossa democracia e a nossa independência pondo esses bandidos no seu devido lugar.
      São Tomé e Príncipe precisa dos verdadeiros filhos da terra para lutar contra a bandidagem.
      Viva STP

    • img
      luisó Responder

      uma pequena correcção e informação:
      os santomenses que o governo escolhe para irem para portugal para as academias, sejam elas policial ou militares, a sua formação não é paga por STP mas sim por portugal na sua totalidade ao contrário dos bolseiros que vão tirar cursos civis, mas mesmo estes estão meses e meses sem a receber.

  2. img
    Edjelson Responder

    Isso ja é demais. Por amor de deus; n estamos no Bagdad. Se a historia q a senhora relatou é mxm essa eu acho que a policia esta a agir mal. É uma ameaça as pessoas. Qq dizem caso de vida ou morte é uma grande ameaça. Se n votaram paciência, n sei pq essa historaria toda. Ja devem estar alucinados por qq coisa. Essa gente da policia nunca fazem nd bem. Não sei de onde aparecem e querem ser policia. Sem estatuto, n sabem dialogar, n sabem agir. So pensam na brutidade. Pela lei as armas n sao p tarem a disparar atoa, mas no nosso sao tome cada um faz o q quer. Estamos muito mal. Coitadinhos da populaçao da Milagrosa. Não têm agua, luz, telecomunicações pelo menos poderiam ter paz e sossego.

    • img
      rostov Responder

      Nem os Americanos procuraram BIN Ladem deste jeito. Os três terão interpol atraz deles. ISTO É MESMO DA TEMPESTADE “TROVOADA CRIA PANICO E CALAMIDADE”

    • img
      edy Responder

      “vida ou morte” santa pacencia. por agir mal com policia? se vosse assim europa nao teria pessoa. so em portugal para nao falar de outros paises as PESSOAS DESRESPEITAM AUTORIDADE ARDUAMENTE.O pior e ki eles vam mesmo mantar o jovem. falo com conhecimento de causa.

  3. img
    adi.bet Responder

    povo de milagrosa por favor continuam firme, isso ja vai passar assim q ganharem eleçao vao vos esquecer, esse rodao e um burro,descualificado ta imocionado com poder

  4. img
    Arnaldo cotú Responder

    So mesmo em s.tomé a policia tem atitude de cobardia seus burros cubardos,estao a entimidar a populaçao em troco de que? foram ser formados em angola e portugal mas parece que nao aprenderam nada seus burros

  5. img
    Dias Responder

    É lamentavél essa situação toda,agente da autoridade com função de manter a ordem e segurança publica,criam caos na sociedade,fazendo imtimidações, não basta a situação precária em que eles se encontram,muito por culpa de falsas promessas…para quÊ tanta barbaridade?
    Digo mais não é de hoje nem de ontem que o sistema policial santomense esta mal estruturado desde base ao topo da sua hierarquia, onde para a justiça santomense e o ministerio de administração interna?

    • img
      cidadão Responder

      “onde para a justiça santomense e o ministerio de administração interna?” estão na campanha

  6. img
    Evaristo de Carvalho Trovoada Responder

    Imaginam agora o Patrice Trovoada, a mandar no governo, na assembleia nacional e na presidencia da republica, o nosso vai transformar num pequeno Estado ditatorial encabeçada pelo senhor Patrice Ditador. STP vai ficar igual a Gabão terra onde nasceu o senhor Patrice Ditador.. Gabão entregue a familia Bongo, sai filho entra pai, STP vai estar entregue aos Trovoadinhas sai pai entre filho, sai filho entra pai, coisas tipicas das monarquias.Por minha gente vamos todos votar no Pinto da Costa, nosso pai grande,só assim poderemos ter garotos (Trovoadinhas) a portar como deve ser…..

  7. img
    leu Responder

    Eu avisei que Patrice trovoada é um ditador ele diz de pinto da costa, ele que é ditador ele prometeu tantas coisa e nao cumpriu e ai quer intimidar as pessoas pk pessoas nao quer votar que País é esse

    • img
      DrºHamilton Cabral Responder

      PM-rua

  8. img
    Gilmar Luis de Sousa Responder

    Conheço muito bem a roça Milagrosa,passei os melhores momentos da minha infancia lá,consequentemente conheço também as pessoas que lá vivem,a Sª feliciana por exemplo, conheço -a, que me lembre ainda era uma criança,todos gente do bem,aliás,não fosse essa uma das caracteriticas do povo sãotomense,por isso estou solidario com todos;Não custa nada lembrar que mesmo em sociedades desenvolvidas nos dias das eleições,é frequente haver boicotes,se foi essa maneira que encotraram para reveindicarem seus direitos,devo dizer que estou orgulhoso.Agora,o Ministerio publico que abra um inquerito para averiguar a atuação da policia.

  9. img
    4ever Responder

    É muito triste ver acontecer no nosso pequeno pais situações desse género. Acredito que o corpo policial possa ter razões para uma eventual intervenção, pois pelo o que li de toda a história me deixa entender isso. Por outro lado os nosso agentes policiais não sabem agir, e isso revela a falta de competência dos mesmos, muito deles agem por simples ignorância pois não conhecem a mão esquerda nem a direita. Como é possível num pais sério um Comandante Geral da Policia ser tão baixo ao ponto de dizer a um cidadão que lhe da uma bofetada? Inacreditável, mas pronto é o pais que temos. A nossa população tenta discutir os seu direitos, é bom que tenhamos isso em conta, o certo é que na maioria das vezes não o fazem da melhor maneira, mas é importante salientar que as pessoas da mais alta sociedade no nosso pais não pode exigir muito respeito e responsabilidade ao nosso povinho porque os mesmos se dão o respeito. Não é disso que o nosso pais precisa pois desse jeito do modo que o pais já está nunca iremos sair da extrema pobreza e alcançar o desenvolvimento.

    Saudações a todos STP-enses!

    • img
      4ever Responder

      Desculpem!

      *….porque os mesmos não se dão o respeito. Não é disso…

  10. img
    MAKITA Responder

    Governo imconpetente, polícia idem é uma vergonha.

  11. img
    conde Responder

    e o pais que temos, pais de extremos.estes coitados da roca milagrosa , afrontados pela policia e os deliquentes, os que desviam tudo do pais , dormem descansaditos protegidos pela policia.

  12. img
    Desesperado Responder

    Sr Patrice…voce nao tem pedalada pra isso…ja chega..enough is enough. bye

    • img
      DrºHamilton Cabral Responder

      Apoio a população de Milagrosa….Patrice Rua

  13. img
    Floli Canido Responder

    Da nisso quando elegem os incopitentes que so sabem enganar os pobres fazendo promessas atoua. A verdade é que até entao nao vejo nada que este Trovoada zinho tem feito em prol desta naçao.
    Força Milagrosa.

  14. img
    Montecara Responder

    Lamentavel o comportamento da Policia. Mas muito lamentavel tambem são os comentarios que por aí circulam, em que os comentadores não analisam a situação desapaixonadamente. Pode-se depreender de quase todos comentários o ponto comum que é a antipatia em relação ao governo de Patrice Trovoada. Essa antipatia cega completamente os olhos das pessoas que as impedem de ver que existe igualmente algo de errado na actuação das populações. De uma vez por todas, deve-se fazer entender as pessoas que perturbação do acto eleitoral é crime de acordo com o artigo 200º da Lei eleitoral. As eleições são ocasiões para os eleitores manifestarem o seu descontentamento. Assim, os moradores de Milagrosas têm todo o direito de manifestar o seu desagrado com o Sr PM. A forma mais clara de o fazer seria votar contra o candidato por ele proposto. A outra forma mais radical seria não participar no acto, mas sem bloquear a constituição da mesa, nem impedir quem quizesse votar. Assim sendo, esta coitada que aparece defedendo o seu filho e afirmando que ela também participou deveria responder perante as autoridades.
    Desapaixonadamente!!!!!

  15. img
    tela glavi Responder

    Bem feito a todos os SANTOMENSES… Porque quem proporcionou isso tudo fomos nós ao eleger pessoas incopentes para governarem o país… o Patrice Trouvada nunca viveu em STP, o pai dele estabaleceu uma democracia que arruinou por completo o nosso país.. E mesmo assim elegeram-no para o Primeiro ministro… Agora estão desperado? Agora estão a falar do Trouvada?
    Agora querem que ele faça algo? Como? Se o Próprio nem conhece o país que governa, como querem que ele mude algo?
    Não quero citar nome de ninguem, dizendo que será essa pessoa a mudar o nosso STP, mas quero apenas alguem que tenha a consciencia e sabedoria para melhorar um país que tem tudo para ser dono do mundo em todos os aspectos…
    SANTOMESES pensem antes de elegerem a pessoa que conduzirá o nosso STP.

  16. img
    sulila miranda Responder

    Quem de direito, que mande parar com essa perseguição estúpida à população de Milagrosa. Elas já sofrem tanto que não devem passar por mais esta. ” SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS”

  17. img
    Frontal Responder

    Meu Deus, se for tudo isto verdade, a ditadura está se implantando no nosso país.
    Porquê tanta repressão a uma triste comunidade que nem água nem energia eléctrica tem? Tanta repressão e barbárie contra pessoas que vivem apenas para o pão de dia a dia, que vivem desprovidas de quase tudo que o ESTADO tem o dever de dar.
    Como se pode exigir a um cidadão exercer dever de cidadania se ele não é tratado como cidadão? Como é que uma autoridade promete bofetada a um cidadão? Onde está a nossa dignidade?

  18. img
    Frontal Responder

    Diz o dito popular que “não se promete missa ao defunto”.
    Neste caso particular acho que a reivindicação é legítima, e, por ser uma situação assumida por toda a população, como aquí me parece, não se deveria prender uns e outros como bode expiatórios, a não ser que haja espaço para prender toda a população de Milagrosa. Isso é possível?

  19. img
    lino Responder

    Está mais que demonstrado que o Patrice só anda nisto para tratar da sua vida.
    E dos seus amigos e camaradas.
    Essa gente de milagrosa está coberta de razão.
    Tb não são obrigados a votar.
    Se o patrice reuniu com as pessoas e fez promessa, só tinha era que cumprir.
    E já se passou bastante tempo desde que ele foi eleito.
    Ele anda cheio de dinheiro…vive que nem um lorde, a grande a francesa na sua casa da praia das conchas.
    E essa gente!??
    O que têm elas?
    Por isso, não votem mesmo.
    São livres ou não são?!
    E os senhores policias que deixem essa gente em paz, por favor.
    Haja justiça que penalize esses senhores “ditos policias”.
    Demissão para o comandante.
    Já!

  20. img
    Mendes Rosario Cabral Responder

    As roças grandes devem elevar a categoria de vilas e as vilas cidades. Se não houver integração destas gentes, com escola, saude publica, saneamento, muito trabalho e sobretudo disciplina, vamos parar muito longe.
    Esyas gentes das ex empresas nunca fizeram greve, nunca, agora têm muita libertade e tempo disponivel. Antes a alvorada começava as 5,45 horas até 16 horas , alias com pastos para cavalos e bois do patrão. Hoje não se trabalha, não se produz e todos são donos de terra. Conclusão vai ser tirado mais tarde.
    Amigo do povo pequeno.
    Quem deve liderar revoltas não são camponeses, se alguém julga aproveitar da situação para tirar proveito, está enganado. As elites citadinas é que devem romper com este estadio de coisas.
    Temos que manter a ordem.

  21. img
    Mafili Responder

    MINHA GENTE…isso não pode ser, nem pode continuar assim.
    Senhor Bastionario, Senhor Procurador,urge fazer alguma coisa, urge tomar uma decisão…Afinal estão lá para fazer o quê?
    Estamos em democracia o Senhor Patrice fala tanto na ditadura de Pinto da Costa, que ele esta a fazer muito pior, ainda por cima em Democracia.
    Povo de STP bamú bili uê…..punda Cristo.

  22. img
    Joaon Rocha Responder

    Se em Países como os Estados Unidos da Amarica, onde vigora a maior democracia do mundo, há atropelos aos direitos humanos, o que esperar de um Pais como o nosso.

    Os Estados Unidos tem presos em Guantánamo, enviados para lá sem culpa formada nem direito a advogado de defesa, por suspeita de envolvimento em actos terroristas fora dos Estados Unidos.

    Uma coisa é certa, errando é que se aprende e não me surpreende nada que falhas deste tipo possam acontecer no nosso Pais. A verdade é que não podemos permitir o terrorismo no Pais e as vezes é melhor prevenir do que remediar. Entretanto, concordo que é preciso ter algum cuidado na abordagem dos assuntos para evitar abusos e atropelos aos direitos humanos, como aconteceu neste caso. A polícia tem melhorar o seu serviço, é um facto, mas não podemos tolerar vandalismos e actos de terrorismo autêntico, como os que foram praticados pelos jovens em fuga.

    • img
      Edjelson Responder

      Meu caro, n podes comparar EUA com STP. Pq o povo dos estados unidos vivem desconfiados uns dos outros, por causa do terrorismo. Agora em santola n temos motivos p estar-mos a agir igual. Achas q ha comparação entre sao tomé e EUA????

  23. img
    Laranjeira da Silva Responder

    A autoridade do Estado tem que ser mantida.Dois ou tres delinquentes não podem lançar o panico numa comunidade ,ameaçar envenenar a agua que todos nós bebemos,et.etc…
    Não pode ser,é verdade que há direito a manifestação ,mas dentro da ordem e da disciplina e respeito aos outros.
    Democracia sim,mas no respeito da lei e da ordem.

  24. img
    Estudante Responder

    Quem deve ir preso é quem fez as falsas promessas a populaçao de Milagrosa
    e nao aos humildes que apenas usaram as eleiçoes para fazer ouvir as suas necessidades por isso nao é certo nem justo esses jovens serem procurados como terroristas “isso é abuso de poder”

  25. img
    áwa pata Responder

    Pois com policias de 6ª classe o k a jente espera? é só brutalidade parvuíce e muito mais coisas ridículas.coitada dessa jente k nem descanso têm mas Deus hade fazer justiça

  26. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    Temos que lhes castigar no dia 7 de agosto pessoas umilde serem encomodadas,coragem povo de milagrosa viva Mé-Zochí(trindade)

  27. img
    BOLINGOO Responder

    A Força mas burra k temos em s.tome é a força policial. E so sabem agir por força de armas n pelo conhecimento da formaçao.Mas k vergonha sera k nao tem um comandante com a coputencia ? mas si kizerem fazer guerra vão pra Libía. deixas os coitado de Milagrosa vever em paz. mas a justiça Deus demora mas. sempre aparece.

Deixe um comentario

*