Eleições presidenciais

Começou a campanha para a segunda volta das eleições presidenciais

Manuel Pinto da Costa, que arrecadou mais de 21 mil votos na primeira volta das eleições presidenciais, deverá abrir a sua campanha na Região Autónoma do Príncipe, esta quinta – feira.

O candidato independente que conta com o apoio de Delfim Neves e Maria das Neves, que ficaram no terceiro e quarto lugares respectivamente, no escrutínio de 17 de Julho, vai percorrer todos os cantos da ilha do Príncipe durante 2 dias na caça ao voto.

Maria das Neves que na primeira volta foi a candidata mais votada na ilha do Príncipe, já colocou a disposição de Pinto da Costa toda a estrutura que sustentou a sua candidatura. Acto contínuo, Delfim Neves, que encontrou nos partidos, PCD, MDFM-PL, PTS, e FDC suporte para ficar no terceiro lugar nas eleições, já está a actuar directamente no terreno para galvanizar a sua massa de apoio, a favor de Pinto da Costa nesta segunda volta. Aliás na tarde de terça-feira, as estruturas do PCD começaram a realizar reuniões em diversas localidades, para organizar o embate final de 7 de Agosto. Os outros partidos políticos que apoiaram Delfim Neves, estão na mesma trincheira.

Até o partido CODO de Neves e Silva, tradicional contestatário de Pinto da Costa, anunciou na quarta – feira apoio inequívoco ao candidato independente. Neves e Silva justificou o apoio do CODO com o facto do seu candidato na primeira volta, Aurélio Martins, ter decidido também apoiar a candidatura de Pinto da Costa.

Evaristo Carvalho, candidato apoiado pelo partido no poder a ADI, que ficou no segundo lugar na primeira volta, tendo conquistado mais de 13 mil votos, deverá esta quinta – feira, centrar a sua campanha em São Tomé.

O Téla Nón apurou que já neste fim-de-semana, a Comissão Eleitoral Nacional recebe da cooperação portuguesa, os boletins de voto com os quais os mais de 94 mil eleitores em São Tomé e Príncipe e na diáspora vão escolher o novo Presidente da República.

Pinto da Costa e Evaristo de Carvalho vão caçar votos até 5 de Agosto. O dia 6 será de reflexão, dia em que infelizmente candidaturas endinheiradas, usam o último trunfo na compra de consciência. Para além de dinheiro que é alegadamente distribuído porta a porta, chapas de zinco são entregues de bairro em bairro. Um processo de corrupção eleitoral que cobre a noite do dia de reflexão, e prossegue até o fecho das urnas no dia da votação. É a chamada BOCA DE URNA.

Na partida eleitoral decisiva de 7 de Agosto, os dois candidatos estarão zero a zero. O resultado da primeira volta não conta.

Abel Veiga

    57 comentários

57 comentários

  1. Joao Rocha

    28 de Julho de 2011 as 11:11

    Ja se comeca a desenhar a derrota anunciada de Pinto da Costa. Na hora da verdade, dia 7/08, os saotomenses irao dar uma boa licao aos corruptos e outros lideres sem visao e oportunistas, que tudo querem fazer para minar as aspiracoes do povo que quer para si, tambem, uma vida prospera.
    As pessoas sao inteligentes, nao sao cegas, e nao vao seguir os lideres que os querem conduzir ao abismo, quando para si ja tem um lugar seguro reservado.

    • Pedro Andrade

      29 de Julho de 2011 as 11:00

      Pinto da costa se fosse uma figura integra devia vir ao publico declarar que recusa apoio manifestado pelos, sobejamente, conhecidos, opositores políticos dentro e fora do seu partido. Ele tem motivos acrescidos para declinar os apoios visto que dentre os lideres que manifestaram o seu apoio há elementos indiciados da pratica de corrupção.
      Caso Pinto Da Costa saia vencedor destas eleições, qual será a sua moral, perante o povo que acreditou nele, visto que ele vai ter dificuldades em apontar o dedo as pessoas de quem recebeu apoio?
      Certos lideres, sem escrúpulos nem moral, querem dar indicação do sentido de voto as pessoas, como se elas fossem o rebanho, enganam-se porque o povo saber o quer e sabe quem são as pessoas que efectivamente tudo tem feito para tentar proporcionar o bem estar e paz social ao povo.
      Conhecemos todos quem são os líderes que apenas querem estar no poder, ou de bem com o poder, para continuar a tirar proveito pessoal.

      • maria chorona

        30 de Julho de 2011 as 2:48

        O senhor não é simpatizante do Pinto da Costa fale do seu candidato pateta

      • Tomaz Cassandra

        30 de Julho de 2011 as 2:59

        Estou plenamente de acordo com Pedro Andrade. Pinto da Costa devia dizer as pessoas que deviam votar em consciencia e nao sob o comandando de certos lideres, que por sinal nao sao o melhor exemplo a seguir, porque apenas estao interessados em defender os seus interesses privados.

  2. Pedro Preto

    28 de Julho de 2011 as 11:48

    O Dr. Manuel Pinto da Costa é um homem que decide com determinação e força quando está em causo os altos interesses do nosso povo. Mas é também um homem que decide com calma e serenidade para garantir que suas decisões sejam consensuais e em benefício da maioria do nosso povo, Pinto da Costa não tem receio de desafios e enfrenta-os com a força da determinação e com a calma e serenidade de um homem maduro e experiente. Portanto qualquer anti-visão do futuro por parte dos seus críticos não passa de mera manobra de diversão e tentativas ilusórias de que o Dr. M.P.C vai ser um presidente propulsor de instabilidade e vingança. O povo já não cai nessa o Dr. M.P.C será sim um presidente Consensual, de todos os santomenses e para todos os santomenses.
    no dia 07 de Agosto o voto útil é no Primeiro quadradinho.

    • caboverdiano

      28 de Julho de 2011 as 15:39

      meu caro compatriota eu vou dar o meu voto para PINTO mais uma coisa e certa ninguem julga ninguem a porque e justo ou homem de decisao a unica coisa que temos que ter e ter fe porque do futuro apanas DEUS que sabe o que vem na alma de DO PAI GRANDE PINTO, A VIDA e como se fosse lotaria a que se apostar fazendo oque acertar nos numeros neh, so nao julgues enquanto e cedo apenas jogas e espera o resultado.um abraco

      • Mãe Grande Contra Ditadura

        30 de Julho de 2011 as 20:32

        Espero que a cegueira africana nos passe nessa segunda volta, espero que os Santomenses apercebam-se do erro que seria votar num ex-ditador e preguiçoso, para não ficarmos crucificados interna e externamente.

        Sei que os que o apoiam hoje se arrependerão no futuro, sobretudo a comunicação social.

    • Jose Pedro

      29 de Julho de 2011 as 1:11

      Digam-me qual e o projecto que Pinto da Costa tem para Pais? Sera que as pessoas nao sabem que Pinto nao governa, mas sim o governo? Sera que as pessoas pensam que ainda vivemos num regime em que e o presidente quem manda em tudo?
      Faco votos para que no dia 7/08 o bom censo prevaleça e que o povo se decida pela estabilidade, progresso e bem estar de STP.

  3. Lévé-Léngue

    28 de Julho de 2011 as 12:14

    Acabou-se a esperança dos jovens e os anseios dos “cotas” sobem a cada dia, uma febre de desejo de ultimar as respectivas carreiras caracteriza tanto a campanha de Pinto como de Evaristo. O ressurgimento da velha-guarda fortaleceu ainda mais essa caça aos votos, pois é evidente a oportunidade para as elites como Fret, Posser, Graça, Trovoada, D’Alva serem ressuscitados. A verdade é que ganhando ou não, essas carreiras estão mesmo no terminal e nenhum deles terá tanta saúde e moral para resistir ao forte choque da derrota.
    Boa sorte aos vencedores (velha-guarda) e muita força e coragem aos derrotados (juventude).

  4. Vigilante

    28 de Julho de 2011 as 12:15

    Senhor Patrice Tovoada! Nos preferimos o senhor ao Rafaél Branco, razao pela qual votamos em massa no ADI. Nao votamos no ADI porque somos militantas do ADI, mas sim porque precisamos de dar um cartao vermelho ao MLSTP/PSD de qual até somos simpatizantes.Pois, pensamos a politica com a razao e nao com a emoçao. O nosso MLSTP/PSD ja estava desgatado e precisava de descanco para renovar-se. Contudo senhor Partice, entre o senhor e o “Pai Grande” ou mesmo entre o ADI e o “Pai Grande”, prefiriremos sempre e sempre o “Pai Grande”. Por isso, para o bem do pais e até mesmo para a consolidacao do seu proprio partdo que precisa de governar a mostrar ao povo que pode ser uma alternativa ao MLSTP/PSD, pensa bem no que vai dizer nesta campanha antes de dirigir-se ao “Pai Grande”. Pois desta ves poderamos nao tolerar os insultos ao “Pai Grande”. Se uma mulher termina tudo com um marido que nao era santo, mas vinte anos depois ela olha para este homem como um verdadiro heroi, é porque todos os homens que ela conheceu depois foram piores que o primeiro marido. E os dois homens que esta mulher conheceu depois do marido sao pessoas ligado a si senhor Patrice. Por isso, porte-se là com juizo senhor Patrice Trovada para que a sua carreira politica nao termine por ca a semelhaça de muitos politicos da nossa praça que ja porque tomaram um copo com o “Pai Grande”, pensaram que eles também ja eram grandes e lixaram-se. Nao se deixe confundir, pois ainda queremos manter a confiaça em si para o bem de Sao Tomé e Principe. Vai com calma e seja humilde suficiente para trabalhar bem com o “Pai Grande”.
    Fui

    • Salvador da Pátria

      28 de Julho de 2011 as 14:10

      Quem disse ao Senhor que aqueles que votaram a favor do ADI são todos simpatizantes do MLSTP?
      Quando pretenderes opinar neste espaço reservado aos internautas a favor deste ou daquele candidato, deves respeitar os leitores deste jornal on line, expressando deste modo na primeira pessoa do singular, invés na primeira pessoa de plural.
      Seja prudente e honesto intectualmente!
      Viva a Democracia!

      • Vigilante

        28 de Julho de 2011 as 15:08

        Senhor Salvador da Patria, que de Salvador nem o apelido tem, nao confunda arvore e floresta. Se estudou a lingua portuguesa, devarao ter-lhe dito que sempre que existir mais do que um sujeito o predicado deve ser epresso em plural. Pois, se em minha casa e no meu bairo eu e apena mais um eleitor tradicionalmente apoia o MLSTP/PSD decidiu votar no ADI, ja é o suficiente para falar-mos em plural. Esta interpretacao sua leva-me a pensar que se a ignorancia fosse crime condenar-lhe-iam a prisao perpetua.

        • Vigilante

          28 de Julho de 2011 as 15:20

          “expresso”
          “apenas mais um eleitor que tradicionalmente”

        • Salvador da Pátria

          28 de Julho de 2011 as 17:12

          Infelizmente, o Senhor Vigilante não tem força moral em dar lições da língua portuguesa a ninguém.
          Assim vejamos:
          Não se escreve a palavra bairro com apenas um “R”;
          Não se escreve a palavra falarmos colocando um hífen;
          Finalmente, a palavra ignorância escreve-se colocando um acento circunflexo em cima da palavra “a”.
          Por isso, lamento o teu comportamento censural contra minha pessoa.
          Este espaço é apenas reservado para pessoas com espírito democrático.
          Abaixo ofensas contra dignidade humana e viva a democracia!

          • Uwé-Beto

            1 de Agosto de 2011 as 20:31

            Essa agora foi boa, correcções com erros “Finalmente, a palavra ignorância escreve-se colocando um acento circunflexo em cima da palavra “a”. ” Acho que seria melhor se comentasse o artigo e não fazer figuras de parvo. (em cima da palavra “a”)

    • Andre Sousa

      28 de Julho de 2011 as 15:57

      Odeio o termo “Pai Grande”. Porque chamar o Pinto pai grande, como se de uma figura divina se tratasse. Será este o termo mais apropriado caracterizar um individuo desta natureza? Porque não lhe chamar “ o Grande Ditador” que lhe assenta melhor? Pinto Presidente = retrocesso total em STP e regresso a perseguirão em massa aos opositores ideológicos e políticos. Os corruptos, oportunistas e calculistas, que só agora declararam apoio ao Pinto tendo em conta a probabilidade do desfecho eleitoral, querendo claramente ganhar simpatia do Pinto que se cuidem.
      Qualquer que seja o desfecho eleitoral em 7/08, ou seja, quer Pinto ganhe quer não, os oportunistas que se preparem porque o que se lhes espera não aconselho a ninguém.

    • Andre Sousa

      28 de Julho de 2011 as 15:58

      Odeio o termo “Pai Grande”. Porque chamar o Pinto pai grande, como se de uma figura divina se tratasse. Será este o termo mais apropriado para caracterizar um individuo desta natureza? Porque não lhe chamar “ o Grande Ditador” que lhe assenta melhor? Pinto Presidente = retrocesso total em STP e regresso a perseguirão em massa aos opositores ideológicos e políticos. Os corruptos, oportunistas e calculistas, que só agora declararam apoio ao Pinto tendo em conta a probabilidade do desfecho eleitoral, querendo claramente ganhar simpatia do Pinto que se cuidem.
      Qualquer que seja o desfecho eleitoral em 7/08, ou seja, quer Pinto ganhe quer não, os oportunistas que se preparem porque o que se lhes espera não aconselho a ninguém

    • Alberto Monteiro

      29 de Julho de 2011 as 1:23

      Garanto que o apoio que Pinto tem recebido vai ditar a sua derrota porque o povo nao se deixa enganar facilmente por calculistas ganaciosos que nao olham ao meio para atingir os seus objectivos. Como e possivel Pinto ganhar recebendo apoio de pessoas com projectos eleitorais totalmente diferentes do seu, recebendo apoio de lideres partidarios indiciados da pratica de corrupcao e de opositores politicos declarados onde nao se ve o minimo ponto de convergencia?

  5. Salvador da Pátria

    28 de Julho de 2011 as 14:20

    Quis dizer intelectualmente!

  6. Biboss

    28 de Julho de 2011 as 14:25

    Ate agora, não duvido de nada…mais será que o Sr. Pinto da Costa conseguirá atender as expectativas que lhe são criadas para a sua Governação(o momento critico que o País se encontra neste momento),SERÁ????????

  7. Montecara

    28 de Julho de 2011 as 14:52

    As cartas parecem estar jogadas!
    Espanta-me saber que partidos como Codo, PTS e outros sem expressão nenhuma e ja conhecidos na nossa praça como perfeitos sanguessugas da democracia, venham dizer que apoiam este ou aquele candidato! Quantos votos poderão proporcionar ao candidato apoiado?
    O mais estranho é vermos o sr. Neves e Civil a dar razão ao sr. Felinto Costa quando este falou de “vagabundagem política”. O Sr. Neves e Civil sempre se posicionou na politica como o opositor e contestador de Pinto da Costa. Todos lembramos das acusações do Neves e Civil ao Pinto pelas supostas perseguições de que fora alvo na 1ª República alegadamente por ter importado um carro novo de marca volvo. O Sr. Neves e Civil certamente se terá esquecido dos ataques pessoais que dirigiu contra o Pinto da Costa nas eleições em que este participou contra Trovoada e Menezes. N.S. sustenta a sua decisão com o facto de o candidato por ele apoiado na 1ª volta ter tb decidido apoiar Pinto da Costa!!!! Quanta vagabundagem política!!!
    Mudando de assunto: quantos sabiam que o PC tambem tinha o apelido spírito Santo?? Para mim foi uma surpresa.

    • Ilda Marreiro

      29 de Julho de 2011 as 13:41

      voces sao mesmo parvos ate com o apelido do homem se preocupam

  8. Comentador Atento

    28 de Julho de 2011 as 15:41

    No pleno século em que encontramos, para exercer o cargo de maior magistrado do país, é preciso uma pessoa com determinação, visão, competência, serena, de consenso e que não se deixa levar pelos outros. Essas virtudes verificam-se na pessoa do Dr. Manuel Pinto da Costa. É este o presidente que todos os Santomenses desejam e precisa para dar um rumo a este Paraíso. Um Presidente que sabe está e falar e que inspira consenso a todos. Se ele é consensual haverá estabilidade política. ……O que será de nós termos lá um presidente como o E.Carvalho? Pra já, o Primeiro Ministro será sob carregado de tarefas. Até poderá comprometer a governação do País pelo que terá que desempenhar as funções do Presidente da Republica também. É isto que queremos para o nosso país?
    R: Não. Não queremos STP ingovernável. NO DIA 7, VAMOS TODOS VOTAR NO 1º QUADRADINHO. VIVA PINTO DA COSTA. VIVA STP!!

  9. pantufas

    28 de Julho de 2011 as 17:33

    Sinceramente até mete nojo esses politicos Santomenses.O Sr Neves e Silva apoiando o MPC?Cuida-te Pinto que com esses poiticos não vais longe.Esses tubarões todos vão te pedir “lugares”.Achas que o Delfim apoia-te sem contrapartida?Terás que dar jobs

    • Candida

      29 de Julho de 2011 as 13:12

      Estes partidos fazem parte de uma cabala para descredibilizar a justa e fina campanha que o nosso candidato MPC tem vindo a desenvolver, já começamos a sentir o “cheiro” do sentido de Estado, FINALMENTE. Estou bastante feliz por ele (MPC) não ter respondido as provocações do PT. Que Deus proteja o nosso PAI GRANDE!

      Não se preocupe PT que não irás para casa, apenas irás chiar fininho como mandam as regras Democráticas e de convivência sã entre os órgãos de soberania e podes crer que irás trabalhar que nem um burro para que em conjunto desenvolvemos este País.

  10. Francisco Ambrósio Agnelo

    28 de Julho de 2011 as 17:47

    Pelo facto da candidata a qual votei no passado dia 17/7/2011 ter decidido dar o apoio ao M.Pinto da Costa,eu vou votar no Evaristo de Carvalho.Este sempre trabalhou e, tem contribuido para o desenvolvimento do País.Sou contra os preguiçosos.Você, faça o mesmo.

  11. Francisca Cara Linda

    28 de Julho de 2011 as 17:51

    O pesadelo que o candidato Evaristo Carvalho tem tido depois da primeira volta, tomou contornos ainda mais estranhos.
    Para alem de sonhar que esta a ser empurrado por uma tempestade de Trovoada para uma capoeira com milhares de Pintos, de repente surge uma tempestade de Neve. Um Tempo Novo para Todos que conhecem estas ilhas maravilhosas!

  12. Alberto Nascimento

    28 de Julho de 2011 as 17:51

    Eu voltei para dizer que independetemente do candidato e do passado, espero que este senhor que sera um novo pilar tenha caparo para ajudar a desenvolver este pais. Quero um Sao Tome a onde se ganha dinheiro com a economia, e não com eleições politicas. Viva o povo Santomense!

  13. Aleluia

    28 de Julho de 2011 as 18:05

    Meus caros, muita atenção se queremos estabilidade na Governação, vamos deixar o Patrice Trovoada governar com um Presidente da sua cor politica, conforme acontece em Cabo Verde, Moçambique, Angola e mais países. Pinto da Costa é um didator, nunca governo em Degmocracia. Vamos poupar este povo que precisa de estabilidade para desenvolvimento. Pinto da Costa não.

  14. Jose Pedro

    29 de Julho de 2011 as 0:55

    As pessoas que votarem em Pinto no dia 7, a partir do dia 8/08 vao se arrepender porque a partir desse o seu discurso sera totalmente diferente do que tem sido ate agora. Eu conheco bem Pinto da Costa,alias tivemos varias conversas antes deste se decidir candidatar e sei o que vai na cabeca deste homem.
    Caros saotomenses acordem porque ainda vao a tempo e as eleicoes so serao daqui ha uma semana.

    • Edjelson

      29 de Julho de 2011 as 13:58

      Entao es um falso. Ele conversou contigo e tu tas a apunhalar o Pinto pelas costas. Tas a fazer o mxm q muitos fizeram qd havia o partido unico.

      • Jose Pedro

        29 de Julho de 2011 as 17:37

        Caro Edjelson, o facto de ter conversado com Pinto da Costa nao quer dizer que estou de acordo com ele, alias ele sabe o que penso do assunto. E digo mais, ele se for um homem honesto pode confirmar tudo o que acabo de dizer.
        So quero dar a minha modesta contribuicao para ajudar as pessoas a votarem em consciencia e nao sob o comando de interesseiros e aldraboes.

  15. Nini

    29 de Julho de 2011 as 2:47

    Eu nao tenho nenhum preconceito em chamar o Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa de “Pai Grande.” De facto, Pinto e’ sem uma duvida uma figura historica de STP de grande relevo e estima. Pinto e’ um homem muito esperto e nao deu indicacoes de “pau mandado de ninguem.”

    Pinto ate’ abriu a sua ‘porta’ para todos participarem na sua campanha sem CONTRA-PARTIDA! Lembre-se disso! Dr. Filinto Costa tudo tem a ganhar se ele contribuir para ajudar Pinto mudar STP rumo ao desenvolvimento e prosperidade economica e social e estabilidade politica.

    Republica Democratica de Sao Tome e Principe nao tera nada a perder sendo Pinto da o nosso futuro Presidente da Republica porque sabemos que alternativa trara mais magua, desgosto, e descontentamento popular.

    Nao estamos enteressados que o ADI tenha controlo da Presidencia, Governo, e Assembleia Nacional (sem bem com um numero de deputados menos de 2/3). Sera um erro muito grave eleger alguem que nao fiscalize e mantenha interesses o povo Santomense acima de tudo.

    Mudem de mentalidade fraca e mediocridade! Votem no Dr. Manuel Pinto da Costa!

    Sejais esperto/a! Pinto para Presidencia da Republica 2011! Se ele falhar elegeremos outra pessoa para o substituir dentro de cinco anos.

    Eu tenho a certeza que desta vez Pinto fara de tudo para melhorar a situacao muito triste em STP.

    Nao esqueceis dos 20 anos de abusos de coisa publica e privada; desvios de fundos do estado, anarquia generalizada, roubos, corrupcao, escandalos financeiros, etc.

    Povo acarda! desta vez ou nada!

    Pinto para Presidente da Republica de STP!

    Apoio ao Pinto nao significa que ele ira da preferencia ou favores aos corruptos porque Pinto ja disse que nao havera contrapartida.

    Aqueles que nao votaram agora esta aberta outra oportunidade para votar: Pinto da Costa—homem esperto e inteligente que queremos!

  16. Lucas

    29 de Julho de 2011 as 9:14

    A vitoria do Evaristo Carvalho, siguinificaria:
    Presidente da República – Patrice Trovoada

    Primeiro Ministro – Patrice Trovoada

    Ministro da comunicação Social – Patrice Trovoada

    Presidente do ADI – Patrice Trovoada

    Presidente da Assembleia – Patrice Trovoada

    Resumindo: Uma desgraça

    situação do País : Uma calamidade… Tem diatadura maior?

  17. Lucas

    29 de Julho de 2011 as 9:20

    A vitoria do Evaristo Carvalho, siguinificaria:

    Presidente da República – Patrice Trovoada

    Primeiro Ministro – Patrice Trovoada

    Ministro da comunicação Social – Patrice Trovoada

    Presidente do ADI – Patrice Trovoada

    Presidente da Assembleia – Patrice Trovoada

    Resumindo: Uma desgraça

    situação do País : Uma calamidade… Tem diatadura maior?

  18. Flor

    29 de Julho de 2011 as 9:48

    Só quem nunca viveu em S.Tomé(digo viver e não passeiar) não reconhece a postura politica do Sr Evaristo. Cada um é livre de se expressar mas a separação de poderes tenho a certeza que será feita caso vença este Sr, e a estabilidade estara garantida, porque hora vejamos: Havendo outro que não se rima com o actual governo, logicamente, a queda se vislumbra…e o incumprimento de mas uma legislatura….outra vez eleições…outra vez atrasos….outra vez….outra vez…
    votemos todos pela razão não nos enganemos a nós mesmos, jamais, um governo um presidente dum só partido haverá partido unico numa democracia…veja exemplos como Portugal, Cabo Verde…
    sejamos patriotas se queremos o bem estar deste dos nossos filhos, netos….
    Viva S.Tomé e Principe.

  19. Mendes Tavares

    29 de Julho de 2011 as 11:13

    Temos que deixar o governo trabalhar, findar o mandato. Por isso precisamos de estabilidade. A não ser que nos interessa o regresso dos senhores rejeitados: Antonio Quintas, Adelino Izidro,Gege, Posser, Guilherme Otaviano, etc. São ratos a espera de tachos na presidencia, alguns ja têm lugares nas embaixadas.
    O meu voto é para Evaristo, nunca esteve na corrupção.

    • Gandu

      29 de Julho de 2011 as 13:00

      Sr. Mendes Tavares, você deveria ter mais respeito por pessoas que já ganharam medalhas além fronteiras ao serviço desta jovem nação. Pelos vistos a Democracia para si é esconder-se por trás de um “nick name” e chamar infamemente as pessoas de ratos…

      Se quer desenterrar o passado, comece pelo seu candidato e tenta saber o que se passou com ele pouco antes do 25 de Abril de 1975.

      Vamos deixar de brincadeiras e leviandade, ok?

  20. Mendes Tavares

    29 de Julho de 2011 as 11:24

    São Tomé e Príncipe, o PALOP que menos IDE(Investimeento Directo Estrangeiro) recebe, angariou menos investimentos externos em 2010, passando de 14 para três milhões de dólares.Por isso devemos dar ao governo suporte e não procurar instabilidade. Aposta deve ser o Senhor Evaristo.

  21. Gandu

    29 de Julho de 2011 as 12:51

    Deixo aqui as minhas palavras de indignação pela intervenção do jovem Levy Nazaré no 1.º tempo de antena do candidato Evaristo de Carvalho, nesta 2.ª volta das eleições Presidenciais de 2011.

    O Ex-geração esperança apareceu com uma imagem completamente perturbadora e com uma linguagem extremamente agressiva tendo chegado a chamar de corruptos, todos os apoiantes do candidato Manuel Pinto da Costa, pelo que não me revejo nestas acusações.

    Que tamanha pretensão arvorarem-se os únicos impolutos de São Tomé, aqueles que apoiam o candidato do ADI. Quem semeia vento colhe tempestades, quem vos avisa vosso amigo é…

    Não se esqueça que o outorgante da Lei que punia o “branqueamento de capitais” com pena de morte foi o então Sr. Primeiro-Ministro Miguel Trovoada…

    Saudações.

  22. Tribério

    29 de Julho de 2011 as 12:54

    Evaristo de Carvalho não fala?

  23. amor

    29 de Julho de 2011 as 14:21

    MEU DEUS

  24. amor

    29 de Julho de 2011 as 14:23

    com o duque de pau, evaristo de carvalho vai ganhar as eleições no dia 7 de agosto.

  25. Carlito

    29 de Julho de 2011 as 14:52

    Evaristo já perdeu.
    Molengão.
    Voce nao dá pra presidente.
    Tem que aprender ainda muito com Pinto da Costa.
    Fui

  26. Deus tem poder

    29 de Julho de 2011 as 16:20

    Aleluia.Vem Espirito Santo, vem iluminar este povo. Ajuda-nos a escolher o razoável.Todos nós temos, lado mau e bom,o que varia é apenas o grau de intensidade da maldade ou da bondade. Meus irmãos, estamos numa encruzilhada, já pensanram nisto?… De um lado temos um candidato que precisa de orientação Divina ” DEUS ” para governar e outro precisa aceitar orientação Divina ” DEUS “. O mais importante numa pessoa, é ela ser ela mesma. Bom, peço-vos que no dia da votação digam assim ” Espirito de DEUS abache sobre aquele candidato que realmente trará progresso para este País ( povo ) em Nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém. E de emidiato voê saberá em quem votar e vote. Até breve….

  27. "Nós por cá e a nossa maneira"

    29 de Julho de 2011 as 16:32

    …..uma coisa é certa…. quer ganhe o Pinto da Costa, quer ganhe o Evaristo de Carvalho…vamos ter eleições antecipadas em Dezembro….porque a estabilidade reside em cada um de nós e não nas mãos dos politicos..

  28. bem de S.Tomé e Principe

    29 de Julho de 2011 as 18:18

    O que me deixa mais satisfeito é que povo de S.Tomé e Principe já está aprendendo a votar.Os eleitores santomenses vao votar bem.O próprio candidato Evaristo nunca atacou o Pinto com palavras agressivas.Ve-se mesmo que o homem se calhar, no fundo do seu ego está nessa luta pq o dono do seu partido assim o quis.Os santomenses já sabem quem vai presidir o destino do país.

  29. adelcina

    29 de Julho de 2011 as 20:41

    soi estudante hj compreendo certas coisas da politica, por isso desde do tempo q eqd era nova a situacao do pais veem se degradando de dia em dia ,os politicos fazem promessa sem medirem terem as consequencias das suas palavras isto é mais pelo valor q tem a palavra “president” q pela vontade de ajudar o povo a 30 anos atras mal ou bem o pais foi bem gerido por aquele q entendia a necessidade do povo santomense de uma organisacao uniao complecidade pelo bem do povo querido ,entao hj venho pra pedir os futuros presidentes q nao levem essa ideia pra o palacio chegam ai e trabalhem tenham o censo e a carisma a motivacao de evoluir s tome com novos projeto q pode servi pra creacao de empregos investam na agricultura a nossa terra tem a oportunidade de ter um clima favoravel pra plantacoes ,com nova structura investam no plano economico financeiro q o novo presidente tenha garas e forcas pra essa luta e q infelizmente o derrotado possa continiuar no desenvolvimento do nosso País

  30. Mak

    29 de Julho de 2011 as 21:32

    Apesar do meu candidato declarar apoio ao Ditador PINTO DA COSTA eu vou votar em EVARISTO CARVALHO para bem de STP e permitir Patricio governar. Agora e a vez de Patricio. Vou dar-lhe esta oportunidade. Pinto ja governou e deu mostra que e fraco e preguicoso. Guleiro de puder.Dia 07 VOTA EVARISTO

    • maria chorona

      30 de Julho de 2011 as 9:04

      Quem de facto é ditador é o Patricio trovada,pois filho de peixe sai peixe, o pai dele foi quem assinou a pena de morte em S.Tome, conjuntamente com Evaristo Carvalho que sempre foi pau mandado dos Trovada desde que furtou no fundo de formento e que instaurou inquerito contra Fradique a mando de Miguel quando viu do o dinheiro de cacau do falecido Jaime Trovada seu irmão estava posto em causa. O patricio até não necessita trabalhar, aliais ele como confessou em privado ele não gosta desse povo, por isso é que quer ter um pau mandado para ele poder viajar que é a unica coisa que sabe fazer e pedir dinheiro no estrangeiro para ele e para estar a chantagear os Levis, stok, Varela,olho viló, roberto Raposo, Ambrosio Quaresma,Oscar Medeiros e o palhaço do Bandeira. vao perguntar ao coitado de Diogo quem é Patricio, aliais ele ja disse na reuniáo desta sexta feira – vovces não trabalham andam a comer meu dinheiro eu vou embora e voces váo ficar orfáão. Bacue Varela voce tam bém dá banho como dinheiro transforma gente. Vota em Pai Grande pela dignidade do homem santomense e que deus nos abençoe

    • h silva

      30 de Julho de 2011 as 11:39

      só es apenas menos 1 no 35%.qual sera o resultado, se somarmos o teu voto nos 20%? goleada.lol,estas derrotado meu camarada.fui

  31. Mãe Grande Contra Ditadura

    30 de Julho de 2011 as 20:53

    Queremos é o nosso Pinochet, quando voltarmos a ditadura como os países que nos rodeiam vamos ganhar juízo.

  32. santolas

    30 de Julho de 2011 as 21:23

    Ja la esteve nao fes e fara agora?

  33. Kaka Santos

    30 de Julho de 2011 as 21:32

    Caros compatriotas,abram bem os olhos e nunca se esquecam que voces valem milhoes;nao se deixam comprar por tostoes,permitindo que pseudo-politicos dominem esse lindo pais que a todos nos pertence.O Dr.Pinto da Costa tem defeitos como homem que e,cometeu erros politicos durante a sua administracao,mas comparando com os seus sucessores,considera-mo-lo um Santo.Sem duvida,ele e o Presidente de consenso,o elemento que podera com a sua maturidade e experiencia tirar STP do Marasmo em que se encontra.Ides as urnas e votai no Candidato M.P.C.

  34. Ernestino

    31 de Julho de 2011 as 21:53

    O povo Santomense sabe o que quer e tem conciência que a situação tem que muda não pode haver o mesmo Presidente de um mesmo partido no poder ,porque a situação fica na mesma e não é bom para situação atual que precisa de mudânça. Quanto aos corrúptos na campanha do Drº Pinto da Costa ele não pode negar este apoio porque a situação poderia ser mais difícil ,mas não quer dizer que Ele está de acordo com a corrupção, porque foi claro no seu discurso, mas cabe ao povo assumir a sua responsabilidade na altura de voto escolher a pessoa que te todas condições clara para ser o Presidente da República de São Tomé e Principe qué o Srº Drº manuel Pinto da Costa. o País precisa de se afirmar com uma Nação para dar credibilidade aos investidores internacionais no investimento dos seus Capitais.

  35. FM 99.05566MHz

    4 de Agosto de 2011 as 13:31

    6ªFeira-5/Agosto/2011-15H00
    “ PRAÇA YON GATO EM FESTA “
    Santomenses que apostam no futuro para STP!
    Todos os que votaram. Os indecisos:
    Vamos todos ao Grande Comício de Enceramento+Festa Natalícia de Pinto da Costa
    Vamos cantar “Parabéns”.Mas atenção!
    Ainda não vamos entregar o “Presente”de aniversário.
    No dia 7/Agosto vamos dar-lhe um grande presente que é: com um ” X ” no 1º Quadradinho.E no dia 8 vamos todos juntos celebrar com uma passeata.
    Vamos todos comprar este presente.
    Vamos todos no dia 7/agosto votar no Pinto da Costa
    Votar no 1º Quadradinho
    Votar no !!!PINTO DA COSTA!!!PINTO DA COSTA!!!
    !!!VOTA!!! !!!VOTA!!! !!!VOTA!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo