Evaristo Carvalho confirma “Banho de Boca de Urna” como eixo central da campanha da ADI na segunda volta

O insólito aconteceu, na última sexta-feira, no Bairro de Picão Velho na cidade de Santana. Na campanha porta a porta, o candidato da ADI, garantiu a um grupo de moradores, 10 milhões de dobras para a Boca de Urna. O Téla Nón apresenta o filme da estratégica de compra de consciência, direccionada aos eleitores que abstiveram no escrutínio de 17 de Julho.

No meio da população pobre de Picão Velho-Santana, o candidato da ADI às eleições presidenciais de 7 de Agosto, conversava animadamente com os moradores. No entanto um dos jovens, que vestia uma camisola vermelha, disse :

- «Banho é Normal

Evaristo Carvalho respondeu – «Eu como Presidente da Assembleia Nacional não devo falar isso. Mas eu vou organizar coisas, com as pessoas que estão a me ajudar aqui».

O jovem prosseguiu – «Aquece pessoa mão sóóó……gente vai voltar».

Evaristo Carvalho – «Pronto, pronto, estamos falados, muito obrigado», referiu o candidato da ADI, tendo dado um forte bacalhau ao jovem de camisola vermelha.

Na verdade Evaristo de Carvalho e a sua equipa de campanha, destacando-se o Director Demétrio Salvaterra, já teriam prometido a população de Picão Velho-Santana uma certa quantia em dinheiro para “estimular” o exercício de voto no dia 7 de Agosto.

«Esse meio que o senhor prometeu tem que ser gerido por 4 pessoas», afirmou um outro jovem, também de camisola vermelha com símbolo do Sport Lisboa e Benfica.  O jovem explicou que a pessoa que recebesse o montante, seria fiscalizado por outras 3.

Evaristo Carvalho, aprovou: – «Portanto eu dou 10 milhões para Boca de Urna, e ponho 3 homens para seguir aquele que receber», sorriu de forma radiante Evaristo de Carvalho.

Ainda com sorriso no rosto, Evaristo de Carvalho foi Interrogado pela imprensa, sobre a estratégia que a sua candidatura está a implementar para conseguir convencer os abstencionistas da primeira volta, a votar no dia 7 de Agosto. O candidato confirmou que o “BANHO DE BOCA DE URNA”, é o eixo central.

«Eles querem ver o candidato directamente e com algum apoio. Infelizmente a nossa população está assim habituada, e assim, dar algum apoio para os fazer sair de casa e ir votar. É essa exigência que o eleitorado nos faz. Estamos a fazer o trabalho nesse sentido. Para esta campanha de segunda volta optamos por este trabalho. Tanto eu pessoalmente, como os militantes do partido (ADI), que me apoiam estamos a fazer esse trabalho, convencidos que podemos movimentar grande parte das pessoas, para que no dia 7 de Agosto, haja menos abstenção e viragem do resultado», declarou friamente Evaristo de Carvalho.

Homem de comportamento amigável e trato doce, Evaristo de Carvalho, testemunhou pouco tempo depois no bairro de Picão Velho – Santana, as consequências da compra de consciência.

Como ponta pé de saída, para o grande Banho de Boca de Urna do dia 7 de Agosto, a sua candidatura injectou alguns milhões de dobras no tecido social de Picão Velho-Santana. Grande confusão tomou conta do bairro.

Uma residência de madeira onde o banho financeiro estava ser distribuído, ficou apinhada de gente. Os moradores lutavam para receber a sua parte. Alguns ficaram em desvantagem e o confronto eclodiu.

Alguns moradores puxaram do machim (catana), para exigir a sua parte. Gritos tomaram conta de Picão Velho-Santana. No meio da confusão ouvia-se:

«Ê bôbô ê, ê bôbô êêê……….». É uma forma que o povo são-tomense utiliza para expressar, espanto, ou então dizer que a situação degradou-se, está complicada.

O Téla Nón apresenta o filme da compra de consciência no bairro de Picão Velho – Santana, com base em fotografias e registo sonoro do negócio de voto entre os moradores e o candidato da ADI, para melhor ilustração da corrupção eleitoral em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

  1. img
    GUGU Responder

    como é que alguém sob plena faculdadade mental diz uma barbaridade destas!? meu deus, estamos subterrados…

    • img
      José Antunes Responder

      É que esta coisa de chamar “banho” a ofertas em período de campanha eleitoral em S.Tomé e Príncipe ultrapassou as fronteiras de S.Tomé e Príncipe e tem tido uma conotação muito negativa para o país.
      Todavia convêm reconhecer o que disse França-Van-Dunem (angolano) na sua qualidade de chefe da missão de observadores da CPLP nas presidenciais de 17 de Julho. Disse ele, e bem, que o “banho” existe em toda a parte do mundo, manifestando-se de formas diferentes. No caso de S.Tomé, ressalta muito por se tratar de entrega de dinheiro vivo e porque a população é mesmo pobre.
      Essa máxima de “ banho”, pelas pesquisas que fiz, parece ter surgido pela boca do jornalista Adelino Lucas, ainda em 1994 em Agostinho Neto, quando o MLSTP ganhou as eleições e que Carlos Graça foi de seguida nomeado primeiro ministro. Tudo teria sido na sequência de uma gratificação de Carlos Graça que não fala muito bem o dialecto forro, a um grupo de jovens que se predispuseram em organizar uma reunião de campanha.
      Portanto, acho normal gratificações em períodos de campanha, o que não significa directamente compra de consciência.

      • img
        misterio Responder

        Meu caro José Antunes, de facto as tuas investigaçãoes não te serviu pra nada!
        Não confunda “gratificação” com ” compra de votos” (consciencia). Não venha falar perante todos os leitores do Tela non de que a a atitude do candidato que é lamentavel é uma forma de mostrar a gratificação por terem votado! Alguma vez ja ouviste falar em liberdade!? Sabes o que isso siguinifica no que toca o Direito do cidadão de votar? Candidato como Evaristo Carvalho não merece nenhum voto de confiança dos eleitores, porque com esse principio de certo que irá levar S.T.P ao mais profundo do abismo existente, e de certo que tu serás tambem u dos cumplices disso. Quanto a ti José Antunes, pensa bem no que vais escrever antes de estar por ai a tentar corromper aos leitores do Telá Non com as tuas observações mediocres..

    • img
      Mabutú Responder

      sinceramente….k descarado!!! um presidente de assembleia a dizer uma coisa dessas com maior desplante e sen vergonha? francamente, estamos perdidos já n sabemos onde fica a nossa mão direita muito menos a esquerda. em um país serio, na mesma hora ele iria parar na cadeia…já propuseram a assembleia nacional para criar uma lei contra banho 4 x e nada ainda pois tambem mesmo que houvesse esses gatunos e malandros da nossa nação não cumpririam, tal são as leis de petroleo…”sem a existência da comissão de fiscalização de petroleo, todos contratos são nulos e a comissão está criada em duas leis simultaneas mas na pratica não existe….em que país estamos minha gente? até onde vamos parar com esse governo de adi? aliás com os nossos politicos ladrões? Até kuando? temos k aregaçar as mangas e eincentivar os juizes da nossa praça para por todo esse mundo na cadeia!!!!!

  2. img
    Maiker Responder

    Pouca vergonha.O Evaristo deveria ser preso.
    filha da caixa do homem.Como é possível um candidato fazer essa pouca vergonha.Ele deveria ser excluído dessa corrida.O Evaristo carvalho é uma vergonha para o povo de S.Tomé e Príncipe.

    • img
      Pinto Martins das Neves Maria da Costa Responder

      Delfim, mudaste a côr mas verdadeiros PCDista nunca vão votar no Pinto. MDFM não tem e nunca teve militante de base.Por isso a sua estrategia vai falhar, e vais comer pão que diabo amaçou.

      Agora pergunto aos caros leitores. Qual dos candidatos que desde a primeira volta não deu banho? Quem diz que o MLSTP ou Pinto não dá banho e nunca deu banho? Quem diz que Pinto, Delfim, Maria e Aurelio não deram banho e não estão a dar banho?

      É claro, o militantes convictos não recebem banho, mas eles não constituem a franja maioria. Logo, ambos os lados se não optarem por banho, é melhor desistir.

      MLSTP e Pinto vão dar dinheiro no envelope de casa em casa na madrugrada de Domingo. Esta estratégia é convencional em São Tomé, e mais, etc.

      E burro sou eu?! Me engam que eu gosto!!!

    • img
      Observador Responder

      Grande trabalho jornalístico Abel Veiga. Parabéns. Contra factos não há argumentos. Confundir o Tela Non com “o parvo” é simplesmente…genial!!!!

    • img
      Da ao Cesar o que é de Cesar Responder

      Abel, seja profissional e mostra também o filme da campanha de Pinto da Costa dando banho.

      Pessoas como você e outros é que fazem as pessoas chamarem santomenses de hipócritas. O pior cego é aquele que só vê o que quer ver, ou o que lhe arranja ver.

      Sejamos honesto, eu peço a todos os candidatos que nunca deram banho ou boca de urna que presente uma queixa-crime contra Evaristo de Carvalho.

      Todos ouviram Dra Elsa Pinto dizer nas antenas da TVS que um senhor lhe disse que “banho é chiquila de pobre”. Que aqueles que nunca pecaram atiram a primeira pedra.

      Terminar com o fenómeno banho é muito fácil, basta os políticos quiserem.

      Eu quero ver o seu comentário sobre banho de Pinto da Costa, porque eu pessoalmente vou oferece-lo matérias sobre o assunto.

      Abaixo jornalistas marionetas
      Abaixo jornalismo encomendado

      • img
        xei! Responder

        brilhante sua análise!

    • img
      Mabutú Responder

      íném juiz ê pê evaristo carvalho ni cajá fã!!!kekua quêcôlo cua cá pô sá axchi ê? séla nom toma pruvidênxia ôô axi fá a cá bêndê tudo nom da ínem estlagelo…

      bô cu sá na lá cobó dáua pô flá cuma bô sá stlavado já magi lembla díne mano bô cu tudo familia bôê…bamu pensa cú cabeça ê…evaristo carvalho sá dôdô ê….hum, falar não pode

  3. img
    Maiker Responder

    Rua Evaristo . Rua.

  4. img
    Maiker Responder

    Meu Povo não votem nesse homem, O voto certo é Pinto Da Costa

    • img
      Edjelson Responder

      Mas que pouca vergonha mesmo. Nunca pensei que esse homem iria fazer essas coisas publicamente. Heeheheh… Mesmo assim ha quem ira votar nele. Santa paciencia. :-(

      • img
        Teresa Triste Responder

        O senhor Evaristo já tinha abandonado o seu cargo de Ministro quando ainda tínhamos o regime monopartidário. Tem carácter. Não será que ele é candidato presidencial contra a vontade e quer ser derrotado por achar melhor para o país? Que poder se instalará em STP se ele ganhar?
        Falem com cuidado que o homem pode querer perder de propósito para o bem da nação. Podemos estar a crucificar um verdadeiro herói. Façamos-lhe a vontade votando no seu adversário. Mas vamos respeitá-lo e muito.

  5. img
    barreto Responder

    Que pouca vergonha Sr. Evaristo Carvalho senhor é pra dar exemplo que banho nao pode, senhor ainda aprova isso, dinheiro que senhor e Patrice Trovoada esta dar banho é dinheiro pra fazer estrada, botar água, energia pra populaçao pagar bolsa de estudante que esta no exterior, estudante que esta passar fome no eexterior por atraso de bolsa de 9 meses passando por muita necessidade muita dificuldade e dps Ministro de Educaçao quero que estudante estuda e nao reprova. Me diz um coisa Sr EC e Sr. Patrice Trovoada e Sr. Ministro de Educaçao como que estudante estuda assim sem bolsa passando fome.Sr quer ser Presinde desse jeito um Presinde sem ideias sem bom prejeto pra País gastando dinheiro que poderia ser utilizado pra outro coisa. Meu caros eletores veja o que vao fazer no dia 7 de agosto se vcs tomarem banho so vai ser pra um dia e ai dps outro dias que viram quem vai dar vcS banho?

  6. img
    E.Santos Responder

    Abel, disponibiliza por favor o registo sonoro. Obrigada

    • img
      GUGU Responder

      confirmei hoje no reporter africa o que este senhor disse(em partes)

    • img
      Montecara Responder

      Acho que o Tela Non ao afirmar que dispõe do registo sonoro da “negociata” fá-lo com responsabilidade. De facto não é nada difícil proceder-se à gravação da conversa entre os candidatos e a população; basta haver um infiltrado no seio da população e por o gravador em marcha. Assim, sendo o Telanon deve completar o seu trabalho de investigação disponibilizando a gravação para que as autoridades competentes tomem as decisões que se impoem… se tiverem a coragem!
      Por outro lado, não devemos nos iludir que o banho esta sendo dado apenas por um dos candidatos. Nos tempos de hoje, a campanha eleitoral em STP não se faz sem banho. O Telanon mostra os defeitos de Evaristo e o Parvo os do Pinto. Até quando teremos imprensa verdadeiramente independente e imparcial???

    • img
      Triste Responder

      O que queremos é a mudança do sistema ou ver porcarias para termos histórias para contar ums aos outros?
      Já sabemos que isto aconteceu e está mal. Vamos lutar para a mudança. O que interessa estar a pedir para ver o vídeo de uns indivíduos com dificuldades a ameaçar aos outros para conseguir alguns trocos? Não percamos tempo. Vamos pensar em mudar o modo de fazer a política em vez de nos divertirmos com a desgraça que a política nos trouxe.

  7. img
    Maiker Responder

    Pouca vergonha, o Evaristo é o retrato de ma influencia, incompitencia, inabilidade, hipocrisia que a democracia conheceu. Como esse homem é capaz de dizer isso? Acho que essa criatura humana não houve aquilo que fala, ainda a noticia foi transmitida na RTP África no “Repórter África”.Que vergonha, esse homem á a vergonha do nosso País, e para comunidade internacional.

  8. img
    Michelle Responder

    Chamem o que quiserem…mas ao menos “fe-lo” abertamente…Não é pior que a outra personagem de certeza!
    Triste pensamento de alguns: “Engana-me que eu gosto”… porque? porque a verdade talvez seja muito mais dolorosa!

    • img
      descontente Responder

      es triste, como é que podes compactuar com uma atitude de tamanha gravidade.. faça-me o favor, pense um pouco antes de abrir essa boca.

    • img
      Edjelson Responder

      Enganar-te?? Não é necessario pq ja tas enganada. Tu es daquelas q 5 mil dobras chega p almoçar e jantar, muito mesquinha. Muitos como tu, têm a coragem de defender o Evaristo. Muitos sabem a dificuldade que a população atravessa, mesmo assim vcs apoiam o mau gasto do dinheiro. Santa paciencia.

  9. img
    Sr Lei Responder

    Pouca vergonha.
    Evaristo Carvalho Presidente, o jornal telanon será um jornal de dias. Mas como gostamos do telanon, vamos todos dar uma lição de moral a estes sem carácter. Vamos todos votar Pinto da Costa

  10. img
    fradique Responder

    como é ke esse senhor ker ser presidente é, nao tem como, esse senhor nao tem capacidade pra nada; pra enviar estudante bolsa, fica gasta dinheiro com campanha

  11. img
    Francisca Cara Linda Responder

    Isto so demonstra desespero

  12. img
    flangi Responder

    Todos possuem telhados de vidros e não são Santos. Todavia, que esta afirmação é o mesmo que corrupção dos eleitores para obtenção dos votos destes para uma susceptível victória do candidato é uma prova inegável. Será que se fôr eleito presidente da república, e ocupando o cargo de magistrado da nação, irá exigir aos juízes a realização da justiça que precisamos? Terá moral e ética para tal?

    Abraços compatriotas e concidadãos

  13. img
    flangi Responder

    Leia a opinião do Bispo que consta da entrevista

    P – O senhor tem sido, de há algum tempo a esta parte, um crítico muito frontal do fenómeno do ‘’banho’’ nas suas diferentes formas, incluindo ‘’a boca da urna’’…

    R – Sim, em primeiro lugar porque acho que é um espectáculo triste. As pessoas vendem-se por pouco dinheiro. Talvez as pessoas ocultem o seu exercício de liberdade, não sei, mas não deixa de ser um pouco degradante até para a democracia em São Tomé e Príncipe. Mas sabemos também que as pessoas esperam o ‘’banho’’ devido à pobreza, como forma de arranjarem alguns trocos para a sua sobrevivência.

    P – Há quem defenda que o banho é o txikilá dos pobres…correspondendo a uma espécie de lógica redistributiva, ainda que eticamente discutível, num país de grandes assimetrias e desigualdades.

    R – Sim, mas mesmo assim, é condenável, porque se as pessoas têm consciência disso, que não esperem pelas eleições para comprar os pobres, isso não se pode justificar. Não falo de brindes e ofertas, isso é normal. Têm de ser ajudados todos os dias, ao longo do ano.

    P – O ‘’banho’’, que é tido como uma criação dos políticos, ter-se-á virado contra os políticos?

    R – Creio que sim e que alguns já terão sentido na pele essa situação. Perceberam, em alguns momentos, que pessoas que estavam para os receber em comícios e outras ocasiões, viravam costas e iam embora. E sabemos também, até pelas notícias, que boa parte da abstenção foi por causa de pessoas que estiveram todo o dia à boca da urna para que lhes pagassem e não votaram porque o dinheiro apareceu tarde ou não apareceu. Os políticos estão a sofrer as consequências daquilo que semearam.

    P – Muitos candidatos instaram os eleitores a embolsar o dinheiro e a votar em consciência. A sua posição?

    R – Se as pessoas são pobres e os candidatos têm dinheiro para dar, não vou dizer às pessoas que deitem fora. Ao menos que façam bom uso desse dinheiro. Mas que isso não sirva para comprar o meu voto.

  14. img
    Pedro Preto Responder

    Ta tudo dito e visto mas Evaristo tu es homem bravo mesmo com banho não passaras. Merecias ter 5 votos teu do PT da tua espessa de mais dois puxa sacos, já ti bastavam
    É esse o homem que tivemos na nossa assembleia. E que almeja ser PR

  15. img
    Paracetamol 500mg Responder

    Esta é a resposta do Pinto ao jornal O Parvo? Lol
    Parece que o Evaristo carvalho não sabe distinguir qual a sua qualidade nesta campanha, se é como presidente da assembleia ou como candidato. Tudo ao molho. Que escândalo.

    • img
      Paracetamol 500mg Responder

      “…ou como candidato ao cargo de presidente da republica.”

  16. img
    eves Responder

    Este é o mal nessessario que ainda preciste em S.Tomé,o coitadinho é um pau mandado,por que na realidade por vontade propria ele nunca faria isso,todos estamos careca de saber quem esta por traz disso tudo.

  17. img
    xei! Responder

    a unica coisa que ve-se claramente é que: o parvo apoia patrice e evaristo e o tela non apoia o pinto da costa.

    ambrosio fez o mesmo, e agora o tela nón paga-lhe com a mesma moeda.

    é uma sujeira toal aqui nessa terra!

  18. img
    amor Responder

    tela nón está ao serviço de pinto da costa. está claro como água.

    • img
      l Responder

      Tela Non relatou os factos com fotos e registos sonoros como diz o jornalista. E pura verdade. Eu estive la e pude ver tudo.
      O Parvo usou filtros para deturpar as fotos que foram publicadas e por esta razao o Parvo perdeu o respeito, isencao e integridade.

      • img
        Susana Cintra Responder

        Além de ter apresentado o artigo como uma opinião e não como uma notícia. Comparem os textos.

      • img
        Lódóma Responder

        Até enviei uma mensagem a direcção do Parvo alerta-los para serem apartidário, nunca o Parvo apresentou um tema moderado, neste termo concordo consigo, este jornal O Parvo é controlado pelo governo, este muito claro é só lendo os temas por ele publicado.
        Vota Pito da Costa
        Viva pinto da Costa

  19. img
    amor Responder

    abel veiga foi bem pago.

  20. img
    Mak Responder

    Abaixo Telanon e vida Evaristo.Quem esta a apoiar PINTO nao tem dicernimento. Cegos politicos…

    • img
      SOS Responder

      Mark, Se tivesses dicernimento como dizes, não estarias a apoiar o Evaristo. Os Trovoadas estiveram na presidencia durante dez anos, dez anos de penuria e de desmando, mesmo assim não lhes chegou. conveceram ao Fradique para que se candidatasse com o objectivo de manipula-lo e seguir mandando no Pais por mais cinco anos, só que o tiro saiu pela culata e o Fradique lhes deu um pontapé na bunda. Depois de cinco anos o Patrice candidatou-se para ser presidente e Fradique mais uma vez o cilindrou. O Patrice no ano passado ganhou as eleições legislativas, mas não queria ser primeiro ministro, queria é contidatar-se agora para as presidenciais, mas a sencibilidade dos eleitores não foi a melhor, por isso arranjou um candidato com perfil de se deixar manipular (pau mandado) para que ele podesse ser na practica o presidente da republica… Isso sim é fome de ser presidente, os trovoadas querem a qualquer custo ser Presidente, querem perpectuar no Poder e não desistem até não o conseguirem…
      Povo de STP, abram os olhos e cuidado com batota nas urnas, o rio de dinheiro que se está vendo nestas eleições será pago pelo povo que vai mergulhar cada vez mais na miseria…
      Povo de STP, fique esperto, receba todo o dinheiro que vier, mas no momento do voto, vote no PINTO DA COSTA, o Presidente certo para STP
      Viva STP
      Viva a democracia
      Viva Pinto da Costa

      • img
        Marcio Responder

        Esta notícia como tantas contra Evaristo Carvalho neste jornal é tendenciosa e triste. Todos sabemos que a campanha de Pinto da Costa que passou por cima e humilhou todos os outros candidatos do MLSTP teve grandes gafes e constrangimentos mas esta comunicação social não passou.

        Pinto é ditador, e os ditadores começam por comprar os jornais e jornalistas o certo é que acabam por os matar caso queiram de volta a liberdade, será o fim de todos os jornalista e jornais que o apoiam. Falo por experiência, vejam o caso da Guiné-Bissau o ditador que voltou ao poder sufocou tanto que tiveram que o matar.

        Serão momentos tristes para STP. Enquanto uns povos lutam pela liberdade, alguns de nós querem é entregar a nossa liberdade a ditadores.Quem apoia pinto da costa tem uma grande falta de patriotismo e são traidores da pátria.

  21. img
    Emigrante Responder

    Reflectindo bem o Sr. Evaristo só esta cumprindo as ordens do 1ºMinistro que esta provar ao povo que é um grande corrupto tanto como muitos outros políticos santomenses, POVO ACORDA DECIZÃO FINAL É NOSSA COME O BANHO E VOTEMOS NO MELHOR

  22. img
    isabel moreira Responder

    Sem comentários………………..

  23. img
    TATY STP Responder

    Isto é um pouca vergonha Sr.Evaristo Carvalho, em vez de estar lá a gastar dinheiro do povo dessa forma deveria pensar em pagar a bolsa aos estudantes,estimular o saneamento do meio, apoiar o sector de saúde e dar a todos aqueles que lhe apoia”população”,melhores condições de vida e água potável a todos.Isto é desenvolvimento do país e não “banho de boca de urna”.População santomense abri os olhos porque este dinheiro todo é nosso.Por isso deixo um conselho: votem com consciência e não pelo que estão a vos dar votar porque dinheiro acaba e a miséria continua.
    Viva STP país que amo de coração!

  24. img
    zeme almeida Responder

    Tela-Non anda a fazer um bom trabalho!

  25. img
    zeme almeida Responder

    Tela-Non anda a fazer um bom trabalho!Valha me Deusm.Pura campanha

  26. img
    Artista Responder

    Eles vendem a arma mais poderosa do poder soberano por preço de banana, se “pelo menos fossem o inteligente bastante para sugarem e mel e levar á casa”, mais muitos dos que aqui recebem acabam com a dita herança numa esquina perto do bairro na “quitanda” se matando com cachaça!

    • img
      Minu yéé Responder

      É assim que banana ta tão barata em São Tomé então não há fome nem miséria nessa terra.
      Então os políticos têem razão pra quê trabalhar bem se não ha crise.
      hahahah votem no Evaristo vocês seram colonizados novamente por Gaboneses.

  27. img
    Buzio sem pena Responder

    Nao é esse modelo, que queremos implimentar no país Srº Evaristo Patrice Trovoada. Estao a queimar esse país que é de todos nós. Porque nao aplicar esse dinheiro para os pequenos agricultores para melhorar as condiçoes de trabalho e aumentar o consumo.
    Imaginemos, que o srº oferecesse uma pequena pucilga e um casal de porco a cada um cidadao de Picao Velho – Santana X 5 anos teriamos muitos pequenos criadores com as condiçoes melhoradas.
    Pensa com a própria cabeça srº Evaristo e anda com os próprios pés.
    Fui…

  28. img
    DATO Capela Responder

    Continuo a acreditar no que leio nos meus da impressa escrita STP, acredito tb que haja alguma acrobacia literária da parte dos actores das notícias. Peço em nome dos que estão na diáspora – PROVAS – sonoras da ultima notícia-(BANHO . E.C.) OBRIGADO
    ps. PODEM POSTAR NO YOUTUBE, para defesa da honra deste fabuloso jornal.

    • img
      Mimi Responder

      O Registo sonoro foi passado no Reporter RTP Africa de Segunda Feira (01/08). Foi qualquer coisa como: “Dou-lhe 10.000 de dobras para boca de urna e ponho tres homens atras de si” Nao sera esta uma violacao grave (com provas) da Lei?

      • img
        Mimi Responder

        Rectifico: “… 10.000.000 (dez milhoes) de dobras…”

  29. img
    Biboss Responder

    com os orgãos de informação,tudo é possível…acredito que é uma “arma” usada para diminuir a popularidade do Evaristo.Bandidos.

  30. img
    Biboss Responder

    com os orgãos de informação,tudo é possível…acredito que é uma “arma” usada para diminuir a popularidade do Evaristo.sejam transparentes na informação.

  31. img
    Nen Fédô Záwa ni Pocón sólo mêdjá Responder

    Muito triste é a declaração de dar banho para que os trapos humanos do nosso País votem num ou outro candidato. Estou gostanto imenso da campanha do Pinto da Costa. Não devemos confundir as nossas populações com factos passados para envenenar o presente e possivelmente comprometer o futuro. O tal passado de que se fala nas campanhas, muitos políticos actuais também têm ao menos um dedinho metido, portanto…louvo a excelente campanha e no tempo de antena que está fazendo o Pinto da Costa. kero que ele ganhe e, juntamente com mo governo, ponham ordem nessa terra: mais trabalho, produção, justiça social, rigor na disciplina financeira do país e implementação de medidas correctiva para a diciplinar a nossa sociedade (actualização e execução das normas de conduta e a aplicação das sanções concernentes às suas violações). O cidadão não sabe cantar o hino do seu País; não repeita o hino e o hastear da bandeira nacional, tem que haver ordem nessa terra.

  32. img
    Santola Responder

    Minha gente voces acham mesmo que o Sr Evaristo C. foi capaz de fazer isso?
    Sejamos conscientes…..foi o que lhe mandaram fazer…..e o que o Divino manda é ORDEM. ele so cumpre as ordens….so espero que nao lhe mandem por corda no pescoço caso perca…..

  33. img
    presidenciaistp2011 Responder

    a unica coisa que ve-se claramente é que: o parvo apoia patrice e evaristo e o tela non apoia o pinto da costa.

  34. img
    jojo Responder

    Pois é. Evaristo de Carvalho é o tipo de dirigente que querem née..

    Também ele não quer mesmo!! É o Patrice que quer isso para dominar o País. Mas, nós não vamos aceitar, porque vamos a maioria votar no Manuel Pinto da Costa

    Viva a democracia.
    Viva a nossa Independência
    STP vai um dia progredir

    Fui

  35. img
    cubas Responder

    Depois deste relato, se o Procurador-geral da Republica, tribunais e em primeiro lugar a Comissão Eleitoral não impugnar essa candidatura, ou pelo menos censura-la, então estamos conversados. Estão todos corrompidos!Fui

  36. img
    Papagaio Responder

    Sr. Abel Viegas existem coisas mais importante para informar ao mundo. Esta nptícia não é só uma cabala política contra o candidato, como também está denigrir a imagem de STP perante o Mundo. Será que o Pinto da Costa também não está a dar dinheiro! Tb está a dar, e tenho a crteza. O Jornalismo exerce com alguma isenção. Ñão desta fora que Vc e São Deus Lima está a fazer. Embora São apoiantes de Pinto mas faz para ter razão.

    • img
      realidade Responder

      Não entendo!
      Falam de Abel,falam da São Lima…
      E não falam de Óscar Medeiros porquê?
      Não falam da TVS,porquê?
      Que trabalho a TVS está fazendo para Patrice Trovoada? “CAMPANHA ABERTA”.Todo tempo de antena de Evaristo Carbvalho é montado mesmo na TVS,com meios e equipamentos da TVS,com recursos humanos da TVS,e até cobertura exterior com a viatura própria da TVS STP 09-04J “Terius” alugada para a candidatura a favor da Equipa da TVS que está também alugada para cobertura da campanha.
      Sobre isto,os que criticam outros orgãos e jornalistas o podem dizer-me sobre isto? Aguardo resposta.
      De que o que Evaristo Carvalho fez e está fazendo é crime e apelo que medidas urgentes segem tomadas por CEN e outros orgãos competentes.Isto é corrupção.E mais grave,por quem? Dito presidente de Assembleia.Isto é amoral.Cria pobreza o país esperando eleições para dar esmolas aos santomenses!!! Sr. Evaristo ponha mãos na consciência.Somos pobres sim,mas não nos trate desta forma.É muita desonestidade da sua parte.Mas poderá estar de certo de que as injustiças suas e do Patrice serão julgadas pelo próprio este povo que estão tratando de miseráveis.Dos santomenses não terás votos de confiança para ser presidente deste país.

      • img
        Valuma Responder

        Acho que em todos os países civilizados e democráticos é possível os MÉDIAS optaram abertamente o seu APOIO a determinado candidato,(*NÃO DO SERVIÇO PÚBLICO) desde que não haja nenhuma lei eleitoral contra. — Já agora BANHO, é um fenómeno normal em todos os países democráticos de uma forma mais requintada, (Jantares dos militantes, apoiantes, prendas…merchandising (camisolas, bonés,canetas, plásticos e porque não dinheiro)…se é o que povo precisa! like it!

        A contra-propaganda
        Consiste em lançar conceitos, boatos e algumas verdades que não deveriam ser divulgadas, no
        intuito de abalar o moral e desestimular o inimigo ou adversário.
        Algumas regras usadas na contra-propaganda

        1. Atacar os pontos fracos
        Encontrar um ponto fraco do adversário e explorá-lo.
        2. Assinalar os temas do adversário
        A propaganda adversa é “desmontada” nos elementos que a constituem. Isolados, classificados em
        ordem de importância, os temas do adversário podem ser mais facilmente combatidos. Retirados os
        elementos verbal e simbólicos que os tornam impressionantes, os temas são reduzidos a seu conteúdo
        lógico, geralmente pobre, e, às vezes até contraditório; pode-se, então, atacá-los um a um, talvez, até opô-los
        uns aos outros.
        3. Atacar e desconsiderar o adversário
        O argumento pessoal tem maior eficácia, nesta matéria, que o argumento racional. A divisão pessoal
        constitui arma clássica na tribuna parlamentar e nos comícios, bem como nas colunas de jornais e revistas:
        a vida privada, as mudanças de atitude política, as relações duvidosas são a munição preferida quando se
        emprega essa arma.
        4. Evitar o ataque frontal à propaganda adversária quando esta for poderosa
        Em geral, interpreta-se como sinal de fraqueza a discussão racional dos temas do adversário. Essa
        só é possível quando nos colocamos imediatamente dentro da perspectiva e da linguagem do adversário, o
        que sempre é perigoso.
        5. Colocar a propaganda do adversário em contradição com os fatos
        Não existe réplica mais eficiente que a baseada nos fatos. Se tivermos em mãos uma fotografia,
        vídeo ou testemunho que, embora sobre um único ponto, venha a contradizer a argumentação adversária,
        ela, no conjunto, acaba por desacreditar-se. Como arma de propaganda nada vale mais do que o
        desmentido pelos fatos.
        6. Ridicularizar o adversário
        Imitar seu estilo e sua argumentação atribui-lhe zombarias, pequenas histórias cómicas e os
        famosos “causos” são armas que devem ser utilizadas com inteligência e criatividade no combate aos adversários.

      • img
        Valuma Responder

        EU APOIO O BANHO!!! O povo sao-tomense é certamente o ELEITORADO mais inteligente do mundo democrático. Não subestimem o conhecimento do meu povo. Ao longo destes anos, a única VERDADE É A GUITA QUE RECEBEM DO BANHO. Os políticos têm memória curta, esquecem muito facilmente camaradas… Nas eleições é o derradeiro momento de fazerem algo de concreto, real, nada de FANTASIA POLÍTICA… Gêlo, guita, dinheiro, massa… que os pobres até agradecem e fazem algo para si. Até ouvi dizer que dão casas! Não é lindo meu amigos. Qual é a vosso motivo de acabarem com o banho? Enquanto não acabarem com esta geração de 1º eu, 2º eu, 3º eu e minha família….aiai. isto ouvi dizer num COMÍCIO NA PRAÇA YON GATO – Há 30 anos tinha eu 11!

  37. img
    caboverdiano Responder

    senhorv E.C sou um cidadao pobre mais com dignidade, nao vivo so do presente tambem perpectivo o futuro tabem se o senhor acha que podem nos dar banho olha recebo com mao, pes mais o meu voto sera pura e simplesmente par a PINTO DA COSTA isto porque o voto e secreto senhor e PATRICIO TROVOADA com esse discurso infeliz e sem vergonha me pois distanciar ainda mais deste partido ADI meu povo a sofrer, HOSPITAL sem agua faltya de saneamento e voces estao a desbangiar grana a toa isto chama-se ensinar o povo a ser preguicoso.Portanto viva PINTO DA COSTA SE PRECISO FOR UM MILHAO DE VEZES IRREI GRITAR POR ESSE NOME .

  38. img
    Desesperado Responder

    Por favor nao culpem nem o jornal nem as possoas q estao revoltadas com essa situacao. Mesmo se o Sr Evaristo de Cravalho fosse o unico candidato a presidencia da republica, depois dessa situacao e eu tambem fiquei chocado ao ver ontem (01/08/2011) na segunda emissao do reporter africa da RTP Africa, ele deveria ser eleito presidente da republica com 100% de abstencoes, e depois ser destituido do cargo pelo envolvimento no processo que estou certo que o sr Raposo (nosso procurador da republica) ira levantar sobre esta questao.

    Felizmente, para a nossa tranquilidade temos outro candidato na disputa pelo cargo de PR, que felizmente tambem ja se mostrou muito mais esclarecido quanto ao futuro que ele quer para a democarcia e o futuro em geral do nosso tanto sofrido STP.

    Um bem haja a todos.

  39. img
    adilson quintas Responder

    senhor Evaristo não entimide é quando inimigo atanos é porque tamos no caminho serto vai em frente forsa já ganhamos

  40. img
    Pedro Preto Responder

    Meus caros eu vi o vídeo no repórter África e fiquei abismado vão la ver. Não culpem quem esta a fazer o seu serviço

  41. img
    Mafili Responder

    Infelizmente nós estamos a caminhar para o inferno.

  42. img
    kua li tasondu Responder

    Com esse tipo de comportamento de um PRESIDENTE DE ASSEMBLEIA o candidato a PRESIDENCIA DA REPUBLICA estamos perdidos! realmente eee boboeeeeee.k pouca vergonha da parte deste homem ,deveria ser mais discreto…….so com CRITO.

  43. img
    STP Responder

    Não acredito numa coisa desta!!!!

    Nem presidente da assembleia merece ser!
    O homem é mesmo mal feitor deveria ser punido e levado a justiça.

  44. img
    santola Responder

    deveria ter vergonha na cara
    por prometer dinheiro para o voto.
    E se vieres a ganhar como vais pagar essa dividida?
    vamos ter que apertar o cinto até aonde?
    já não basta o que passamos?
    o país deveria ter vergonha de ter vergonha de um politico como estes.

  45. img
    maria chorona Responder

    Evaristo não pode fazer melhor. Senhor Procurador Geral da Republica o Senhor se não é pau mandado do Pastrice Trovada então tem uma oportunidade soberana para prender esse deliquente eleitoral que aliais devia estar preso com o desvio de dinheiro do funfo formento senão o senhor deve demitir se também das suas funçóes. . O Senhor Evaristo deve demitir se de todas as funções do Estado que exerce esse país ja não tem lei. Se náo acontecer nada é melhor cada um se defender porque havera desobediència civil. Eu sinto de ser santomense pais de crincatais.

  46. img
    Cidadão Responder

    Força Abel. Estamos contigo, não te preocupes. O seu jornal é o melhor de todos.

  47. img
    valentim cravid Responder

    He he he, este EC vai dar um bom PR vai.
    Já está no Youtube as gravações? :-)

  48. img
    Digno de Respeito Responder

    Caro Abel,

    Depois de lêr o conteúdo em relação ao titulo, questiono o estilo jornalístico porque transparece algo intencional. Não quero tirar ilações mas deixa alguma evidencia de um candidato em relação ao outro.

    Gostaria de percebê-lo. Daí, sugiro que seja imparcial e coerente com o conjunto de palavras que leva ao público.

    Bom trabalho.

    • img
      Uwé-Beto Responder

      Desculpa, mas acho que a imparcialidade devia estar nos órgãos de comunicação social estatal. Acho que o trabalho informativo prestado pelo TELA NON isto sim é digno de respeito.

  49. img
    Jacinto Responder

    Abel, quanto recebeste do Pinto da Costa? Francamente.

    Fiquei muito mais desapontado ao não ver publicado um comentário anterior. Isso evidencia claramente de que lado estás nestas eleições.

    • img
      Montecara Responder

      Meu caro Jacinto, não restam duvidas. Os candidatos investiram tb na comunicação social. O Evaristo no Jornal o Parvo e o Pinto no Telanon.

  50. img
    Pleto Responder

    SR Abel Veiga entendo que o seu trabalho no terreno não seja fácil devido as limitações de recursos mas uma coisa o senhor como jornalista não nunca pode deixar é de ser “independente”.
    O senhor tem que ser coerente, depois de ler alguns dos artigos seus, hoje tive a certeza que o senhor é um jornalista tendencioso em muitas coisas que escreve.
    Acho que o senhor já tem experiência e maturidade profissional suficiente para deixar dessas coisas que só diminuem o seu trabalho.
    O tempo que o sr teve para transcrever as palavras do Candidato com detalhes para um trabalho encomendado porque bastava colocar um video e pronto.
    Todos candidatos deram banho e o senhor jornalista nunca teve o tempo e trabalho de transcrever o que os outros diziam e faziam.
    Em que ficamos? sejamos sérios e o senhor com o poder de informar tem que ser isento e nunca demonstrar tendências ou então que assuma de uma vez por todas de que lado está para não criar mais confusões.
    Já agora, não concordo com o Banho mas pelo menos o Candidato em questão assumiu e não posou de santinho.
    Obrigado

    • img
      Téla Nón Responder

      Relato de factos não pode ser interpretado como ser-se dependente de alguém, ou estar ao serviço de alguém. O Téla Nón respeito todas as opiniões e críticas, afinal estamos em democracia. Infelizmente a qualidade da internet em São Tomé não facilita ao Téla Nón disponibilizar o filme de Picão-Santana em vídeo. O jornal tem tecnologia para o fazer, mas as fraca qualidade da nete dificulta imenso. Este filme pode ser visto de várias formas, em vídeo, fotografia, etc. Téla Nón tem tudo nas mãos. Aliás por mais que se queira e que se já tentou fazer, não é fácil desmentir a notícia do Téla Nón, porque é baseada em factos vividos e registados pelo jornalista. Dái a segurança e independência da informação que o Téla Nón publica.

      • img
        Vasco Sousa Responder

        Caro Abel nota-se que voces tem tentado tudo fazer de modo a desviar a nossa atencao para que se pense que Pinto da Costa nao da banho, este e o verdadeiro proposito da vossa noticia. Sera que o sr Abel pode assegurar de viva voz que Pinto da Costa nunca deu banho?

      • img
        Marcio Responder

        Toda a comunicação social que apoia Pinto da Costa vai se arrepender caso este seja eleito. Apoiar um ditador por motivos pessoais é trair a pátria. Não seremos diferentes da Guiné-Bissau, que teve que matar o ex-ditador por sentir a sua liberdade sufocada.
        Serão momentos tristes para STP, será o nosso retrocesso. E todos, inclusive os jornais que o apoiam que já estão abituados a liberdade errepender-se-ão.

        Enquanto uns lutam pela liberdade pela democracia e pelo progresso, nós queremos é o retrocesso e entregar o país a um ditador de 75 anos.

      • img
        Lina Responder

        Um povo cego, e meia dúzia de jornalistas saudosistas da ditadura. Com Pinto da costa e a sua banda o futuro de STP está definitivamente comprometido por ditadores e preguiçosos, digo eu, diz a comunidade internacional e todos que tenham visão em STP.

      • img
        STP4EVER Responder

        Que vá de surpresa tb gravar os momentos de campanha do Pinto. Enquanto não fizerem isso, colocarás para sempre a reputação e o bom nome do vosso jornal. Isso é sim democracia. Rei pra um rei pra todos. Mas seja como for, meus parabens pelo trabalho jornalistico que tens feito em prol da nossa democracia, mas que não esqueça ir lá tb de surpresa gravar o Pinto e a sua cupula na campanha. Se for, preciso tb no mesmo local, pição flôr santna. Pois, Pinto em Santan não passa nunca, porque tem conta a prestar com velhos residentes na zona.

  51. img
    JOSE TORRES Responder

    Mais forca para Pinto da Costa
    O Presidente q o Povo quer

  52. img
    Michelle Responder

    Há coisas que realmente me transcendem! Agora sim vejo…na campanha vale tudo! GOLPE BAIXO tela Non! O que me conforta é saber que as pessoas são minimamente inteligentes para não se deixarem influenciam por este tipo de jogo baixo. Espero não estar engana!!!! Ainda confio na sanidade mental dos santomenses.

  53. img
    Helmer Responder

    Até parece que “banho” tornou-se num crime gravissimo em S.Tomé depois disso…
    O fénomeno é condenavel, mas existe infelismente. Agora ha pessoas aqui que fazem-se de desapontadas, chocadas, feridas, envergonhadas, etc, como se fosse a primeira vez que percebe o fenomeno “banho”. Vocês todos são bandos de HYPOCRITAS.
    Não tenho nada contra Evaristo, pessoalmente, eu escolheria Pinto.

    Todos os candidactos e partidos fazem isso.Acham que o jornalista que investigou isso não foi e não sera lavado?, lol.

  54. img
    keblancana Responder

    Que palhaçada! Estão espantados com o quê afinal!…
    O banho é do conhecimento geral dos santomenses. Agora mostram-se indignados com a atitude do Evaristo! Não sabem que isto funciona assim nas campanhas em STP? Grande novidade….
    É aberrante, mas é assim!… O povo gosta disto, adoram viver a sua felicidade miserável.

  55. img
    keblancana Responder

    Desavergonhados(as) são aqueles que estão a fazer-se de parvos, hipócritas. Os candidatos dão banho ao povo a muito tempo em STP e é de conhecimento geral. Não entendo esse fazer de conta que isto apareceu agora introduzido pelo Evaristo. Francamente….

  56. img
    maiker Responder

    O jornal o “Parvo” é que está a fazer campnha para um único candidato que é o Evaristo carvalho, eu nem sequer perco o meu tempo a ler essa porcaria de jornal que é “o parvo” é um jornal que está a serviço do Patrice Trovoada e Evaristo Carvalho,segue alguns exemplos de jornalismo baixo desse jornal:
    Pinto da Costa fecha as portas a qualquer
    negociação política nesta segunda volta
    Bisca da ditadura e Bisca da liberdade
    segue o site do parvo leia e confirma:
    http://clientes.cstome.net/oparvo/

  57. img
    maiker Responder

    Abel veiga é um exemplo de bom jornalismo

  58. img
    Pronto falei Responder

    Não sou, se pudesse seria advogado de tela non, caso houvesse necessidade, mas sendo uma janela onde eu,você e todos que temos essa faculdade e facildades pode opinar chamo atenção a Criticos do mesmo que tenha consciência, poder de reflexão e modesto.
    Reparemos na chamada de atenção o telanon no persuadiu quanto ao teor e grafia aceite neste bendito espaço, mas muito têm transgredido.
    Por outro lado se o referido fosse Partidarizado permitiria comentários que atinge o mesmo jornal tendo o Poder de deletar ou aprovar os mesmos?
    Agora uma coisa sei que Telanon é sim um dos exemplos da Democracia, que aprende com todos e dá voz a nossas inquietações.
    Bem Haja e Longa vida ao Telá nón.

    • img
      Patriota Responder

      Queres dizer democracia em ditadura. O tela non vai se arrepender amargamente por ajudar a cegar os Santomenses. Mesmo os que vivem em Portugal que já deveriam estar habituados a democracia, lembram-se da candidatura de Mario Soares que a terceira o povo disse não? Os Santomense em Portugal que apoiam pinto da costa, ou tem interesses pessoais ou querem acabar com STP de proposito.
      Que tristeza ver um povo tão pouco patriótico. Será que votariam também em Salazar para presidente de STP?

    • img
      Patriota Responder

      Vota Salazar para presidente de STP!Já que o que queremos é ditadores!

  59. img
    maiker Responder

    o jornal “O PARVO” está ao serviço do Patrice Trovoada e do Evaristo Carvalho,o Ambrosio Quaresma é um jornalista que defende um grupo de pessoas, é só ler este jornal.O Ambrosio Quaresma está comprovar que não tem liberdade de imprensa o seu jornal está comprado pelo governo no poder por isso está ao serviço desse governo.Um bom jornalista não vende desse jeito Ambrosio.Segue o exemplo do Abel Veiga e pessa a ele aula de um bom jornalismo.

  60. img
    maria chora muito Responder

    Levem o Homem para a Justiça. Senhor Roberto Raposo faça alguma coisa. Estamos perante um ilicito eleitoral. O homem tem que ser julgado. A ordem dos advogados, por favor, diz alguma coisa meus senhores.

  61. img
    maiker Responder

    TELA NON esta a fazer um excelente trabalho.Parabens Abel VEIGA.

  62. img
    maria chora muito Responder

    Abel és o melhor. O Ambrosio está ao serviço do Patrice. Este senhor Patrice esta a comprar todos os santomenses. Ele mais o pai dele ficaram ricos com a democracia e agora podem comprar todos.

  63. img
    Ivan Oliveira Responder

    Infelizmante a nossa classe política anda a deriva, porque não se consegue perceber como um P.A.N, pretendendo ocupar um cargo maior ainda (PR), tem uma triste declaração destas. É com esse pensamento que vamos mudar o nosso São Tomé e Príncipe? É com um Presidente desses que alcançaremos dias melhores? Tenho as minhas dúvidas. Um indivíduo que tem a obrigação moral de “tentar” reduzir tal prática, é o mesmo que a fomenta. Quando as pessoas (classe menos instruída – a maioria), deviam estár mais atentas a vida política, só estarão interessadas em “trocos” que nem problemas pontuais resolvem.

    Um outro pensamento é preciso…”URGENTE”

  64. img
    Capacho Trovoada Responder

    Triste saber que pai de 40 tal filhos (Evaristo),possa ser capacho de um garoto(PT). Senhor Evaristo muitos dos seus filhos estao muito triste consigo….

  65. img
    parvo.taoparvo Responder

    O PARVO é tão parvo,igual que o seu próprio director e editor Ambrósio Quaresma e os seus financiadores dos 30.000 Dólares,srs:Patrice e Evaristo.
    Isto não dignifica a comunicação social”(embora ela não exista)”.

  66. img
    Digno de Respeito Responder

    O que existe há mais em são Tomé e Príncipe, são factos noticiosos e que resulte em óptimas reportagens.

    O difícil (para alguns, é ir ao encontro desses factos e acontecimentos, selecciona-los, tratá-los e transformá-los em autênticos produtos/peças (jornalísticos) de grande referência. Existe talvez mais perca de tempo com assuntos menos relevantes porque a notícia só o é quando carregado de novidade. Parece-me que não é esse o caso…
    Há casos casos que deixam muito a desejar.

  67. img
    zeca diabo Responder

    Todos os candidatos vao dar banho!!!
    Acho que Telanon tambem deve mostrar actos do Pinto da Costa que tambem nao e nenhum santo nesta materia!!! Quero ver quem obtem votos limpos em STP, e ganha eleicoes, so com grande milagre!!!

  68. img
    lino Responder

    devia haver uma comissão no terreno a trabalhar de modo a senssibilizar a população para fazer o seguinte:
    Receber dinheiro do chamado “banho” e depois ir votar em consciencia.
    A pessoa ia depois votar na pessoa “no minimo do seu gosto”, porque dessas pessoas muitas não sabem o que é “programa de governo”.
    A tactica seria receber dinheiro dos dois candidatos e depois votar naquele da sua preferência.
    Mas nunca por causa do dinheiro.
    O voto é secreto.
    Já que andam esfomeados e a necessitar dessa esmola, ao menos que façam deste jeito.

    • img
      SOS Responder

      Todos nós podemos fazer essa sencibilização. cada um de nós pode faze-lo com os nossos vizinhos, com os nossos amigos e conhecidos. Não temos que esperara que apareça de milagre essa tal comissão…
      É o dever de todos aqueles que querem um STP melhor…

  69. img
    lino Responder

    o evaristo já anda com a cara de “coitado”.
    sabe que apesar do esforço do malandro do patrice, …não vai a lado algum.
    O pinto ganha concerteza.

  70. img
    repor a verdade Responder

    o ambrosio quaresma´é a vergonha do jornalismo santomense….. o senhor Ambrosio só escreve o que lhe vem na cabeça, ou seja só escreve com contrapartidas financeiras. o senhor é tão parvo como o seu jornal deveria seguir o exemplo do tela non

  71. img
    Francisco Ambrósio Agnelo Responder

    Como já se apercebeu, o Director do Tela-Nom é o apoiante confeço do candidato Pinto da Costa.O seu bom trabalho não tira o mérito ao candidato Evaristo de Carvalho.Tiveste tudo o tempo do mundo para seguir os passos do candidato Evaristo. Este trabalho apenas põe em causa a sua reputação como jornalista, isso porque, a sua publicação é somente casos que acontece na cidade,fora desta é outro mundo.Seja como for, o presidente será o Evaristo de Carvalho; viva Evaristo, viva STP

  72. img
    descontente Responder

    Nao gosto do Sr.Pinto da Casta.. mas gosto ainda menos quem anda por ai a COMPRAR DESCARADAMENTE a consciência do povo. Isto é imundo, é muita falta de escrúpulos e mais do que isso.. é a prova que essa pessoa não é de confiança.

  73. img
    Homem Responder

    O Pinto da Costa ‘e igual. Eu tenho photos e videos dele a dar banho nas pessoas pessoalmente.

  74. img
    Homem Responder

    Eu gostava que o Pinto mandasse fechar esse jornal depois de ser PR. Esse tal de Abel Jornalista devia escrever de tudo e de todos. Ele trabalha directamente para a MLSTP e o Pinto. Anti-Patrice. Eu tambem detesto o Patrice mas n acho correcto isso de ataque pessoal. Faça ataque geral, mostra que es jornalista e não panfleto de partido. Agora boicota o meu comentario porque falo verdade. Ainda vem falar de democracia. O Evaristo da banho, O Fradique e o Patrice sao o que sao. O Pinto tambem. O Pinto deu cabo do canastro a muita gente. O Abel ‘e vendido.

  75. img
    amor Responder

    JÁ NÃO HÁ VOTO GRÁTIS

  76. img
    voz do emigrante Responder

    haver vamos

  77. img
    TATY STP Responder

    Alguem poderia me dar o link desta noticia do you tube?

  78. img
    Banho Fora........... Responder

    Não tarda esta noticia da Telá Nom terá mais de 100 comentários muito bom trabalho , olha para qualidade de Tela Nom e o Parvo, nada se compare!!!

  79. img
    Banho Fora........... Responder

    “A política e os destinos da humanidade são forjados por homens sem ideais nem grandeza. Aqueles que têm grandeza interior não se encaminham para a política.”

    Mensagem clara para Sr Evaristo

    • img
      Banho Fora........... Responder

      Povo de STP abra os olhos recebe o dinheiro do banho e vota para o melhor de STP Vota na pessoa certa

  80. img
    Banho Fora........... Responder

    Todos os políticos já deram banho a verdade é esta ,mas o do sr Evaristo já esta a ser de mais arranjar conflito entre a população devido o banho!!!

  81. img
    Laura Mendes Responder

    Que vergonha esta notícia. Todos sabemos que Evaristo Carvalho é o candidato mais íntegro que STP já conheceu. Nunca usurpou bens alheios, nunca prometeu o que não cumpre, nunca humilhou o povo, enquanto que não poderemos dizer o mesmo de Pinto da Costa.

    Com notícias como esta temos que nos preocupar, estamos em Africa e a estratégia de todos os ditadores africanos sempre passou por comprar a comunicação social.

    Tenho a certeza que toda a comunicação social que por motivos pessoais apoia o Pinto da Costa arrepender-se-a amargamente num futuro muito próximo, caso este venha a ser eleito.

    Serão momentos de tristeza e retrocesso como prevê a comunidade internacional e todos que tenham alguma visão em STP.

    • img
      E.Santos Responder

      Caríssima

      Há um ditado que diz “diga-me com quem andas e eu digo-te quem és”. Estou-me a lembrar de uma entrevista em tempos à RDP África, , em que o primeiro ministro Patrice Trovoada considerou “ banho” como algo normal e não se conteve em dizê-lo.
      Por isso, apesar de gostar de basear as minhas ideias em factos e não em suposições, não me espantaria nada que tudo isto aqui relatado pudesse de facto ter acontecido. E a ser verdade, significa que a ideia persiste no seio dos seus. O que é de lamentar.
      Mais ainda numa altura em que é parte integrante do ADI uma geração que um dia teve a esperança de que os São-tomenses pudessem votar em consciência.
      Faço votos de que a disciplina partidária não ponha em causa os princípios e valores individuais de cada um (para aqueles que os têm, claro).
      Acredito que neste momento, por muito pouca consciência que este povo tenha, votar com a sua consciência em qualquer dos candidatos propostos não põe em causa o futuro deste país, pelo que não há necessidade de se enveredar por este caminho. É mais como dizem os São-tomenses “Ploco manjoca, a pô pê qua ni lixe”.
      Não custa nada, pelo menos uma vez na vida, agir com dignidade. Senão, de nada valerá o esforço de todos. Vamos ter sempre um bom motivo para sermos desordeiros e justificar com os actos dos outros.
      Por tudo isso, Sr. Evaristo de Carvalho. Seja o Sr. eleito presidente ou não, faça por sair desta campanha com o seu nome dignificado.

      • img
        Laura Mendes Responder

        Caros leitores e emigrantes o momento é sério. Se este E.Santos, um dos mais ferrenhos apoiantes de Pinto da Costa considera esta notícia uma suposição quer dizer que sabe que foi uma grande invenção.

        Andam a enganar-nos e a enganar o povo. Realmente se choramos de tristeza actualmente, é bom que demos o voto útil ao Sr.Evaristo Carvalho em nome do colectivo, em nome de STP, senão momentos de desepero virão.

  82. img
    amor Responder

    ABAIXO ABEL VEIGA, ABAIXO PINTO DA COSTA. VIVA EVARISTO DE CARVALHO , VIVA A DEMOCRACIA

  83. img
    Edjelson Responder

    Aguardo o link desta noticia em video.

  84. img
    Filipe Samba Responder

    Ao
    Caro Abel V
    Os meus cumprimentos
    O Senhor, é douto em matéria de jornalismo
    porque o seu trabalho tem contribuído bastante para a divulgação e promoção dos valores culturais de S.Tomé e Príncipe no Exterior.
    Agradeço ao senhor, que conserve dentro, o espírito deontológico da sua profissão.
    Só não erram aqueles que nada fazem
    O seu artigo sobre o incidente na Roça Milagrosa (Comunidade), foi traduzido em varias Línguas e, encaminhado aos órgãos de comunicação social.
    Com alta estima e consideração

  85. img
    come dorme... Responder

    como jovem que sou não vejo em esses dois senhores , na vontade de mudança para melhor do nosso país… nós geração 80 nascemos pra sofrer… até kê djaê..

  86. img
    FM 99.05566MHz Responder

    6ªFeira-5/Agosto/2011-15H00
    “ PRAÇA YON GATO EM FESTA “
    Santomenses que apostam no futuro para STP!
    Todos os que votaram. Os indecisos:
    Vamos todos ao Grande Comício de Enceramento+Festa Natalícia de Pinto da Costa
    Vamos cantar “Parabéns”.Mas atenção!
    Ainda não vamos entregar o “Presente”de aniversário.
    No dia 7/Agosto vamos dar-lhe um grande presente que é: com um ” X ” no 1º Quadradinho.E no dia 8 vamos todos juntos celebrar com uma passeata.
    Vamos todos comprar este presente.
    Vamos todos no dia 7/agosto votar no Pinto da Costa
    Votar no 1º Quadradinho
    Votar no !!!PINTO DA COSTA!!!PINTO DA COSTA!!!
    !!!VOTA!!! !!!VOTA!!! !!!VOTA!!!

  87. img
    Chinha Responder

    Deveria haver uma lei a proibir este tipo de venda(.Prostituicao)

    Estas especies de de gente pequeno, manipuladores e sem escrúpulos nenhum, abusando dos direitos humano eles que são,a desgraça desta ilha.

    Não sei se podemos esperar alguma coisa de bom vindo deste candidato se for eleito .!!!!!!!!!

    O plano destes senhor e como muitos tantos outros chega compra os esfomeados e os farrapados a maneira fácil e rápida de alcançar o bau do tesouro . E para todo sempre haverá sempre os esfomeados esfarpados para saciar a ganancia da conquista do bau do tesouro.

    Quantos menos bens alimentados, educados e inteligentes houver melhor. Isto que e a estrategia, destes safados sem escrúpulos faz-me vomitar só de ler estes nojentas noticias acerca desta praga.

  88. img
    Jacinto Responder

    “desapontado”

Deixe um comentario

*