Eleições presidenciais

São Lima no terreno com Evaristo Carvalho

Grande reportagem de São de Deus Lima, no terreno da campanha presidencial com Evaristo Carvalho. A Jornalista acompanhou os passos de Evaristo de Carvalho na caça ao voto no distrito de Mé-Zochi. Com Evaristo de Carvalho em Mé-Zochi

Cidade da Trindade

Logo no mercado da cidade da Trindade, percebi que a minha crónica da jornada de Evaristo de Carvalho seria muito breve se dependesse dos discursos ou palavras do candidato. Pouco passava das 15 horas quando me cruzei, na descida de Capela, com as bandeiras e os cartazes da caravana. Foi fazer meia volta e entrar na longa fila de viaturas que estaciona, pouco depois, no centro da capital do sempre muito cobiçado distrito de Mé Zóchi.  O candidato, que partilha o assento traseiro do jeep com o secretário-geral do ADI, Levy Nazaré, sai e encaminha-se para o espaço diante do mercado.

Com ele, à cabeça do grupo, destacam-se Orlando Fernandes, do MDFM-PL, o mandatário nacional, secretário de Estado da Juventude e porta-voz do governo, Abenildo de Oliveira, o deputado Domingos, do ADI, o ex-ministro e antigo vice-presidente do PCD, Carlos Gomes. Evaristo está sorridente e descontraído, envergando uma T-shirt com o seu próprio rosto e a palavra Estabilidade.

Mal acaba de atravessar a estrada, começa a distribuir apertos de mão e a retribuir abraços. A praça está bem decorada com os símbolos do candidato, vêem-se bandeiras do ADI. A passo estugado, sem perder o andar meio gingão, volta a atravessar a estrada, agora para o jardim, onde um grupo de mini-danços Congos, perfeitamente electrizados, fazem rodopiar as capas e as coroas. Evaristo não pára de sorrir e de distribuir apertos de mão pelos populares que acorrem ao seu encontro, homens e mulheres que o abraçam com familiaridade.

Diz algumas palavras, poucas, apertos de mão, duas palavras, dois abraços, duas palavras, dois, três apertos de mão, assim, sucessivamente.

Não parece minimamente afectado por ter sido captado, em voz, a negociar, aparentemente, o preço da ‘’boca da urna’’ com um eleitor e a coisa ter saltado, dias antes, para a imprensa.

Quando acabo de fazer uma curta anotação no bloco de apontamentos, lá vai ele a entrar no mercado, a bom passo, seguido da comitiva. Sou obrigada a correr. Não há muitas feirantes, mas o acolhimento é festivamente ruidoso. Os que estavam lá fora também entram, as feirantes gritam: Uã, dôsu, nhê pê! E o som reverbera. Abenildo de Oliveira, com um blusão sobre a T-shirt de campanha, cachecol ao pescoço, entrega-lhe um megafone. Evaristo olha para o objecto com um sorriso contrafeito, é como se dissesse, bem, se tem de ser…

‘’Agradeço ao povo por me ter levado à segunda volta. Domingo, dia 7 de Agosto, é o grande dia. Saiam de casa para votar em Evaristo de Carvalho, o candidato da mudança, da paz e da estabilidade. Podem confiar em mim.’’

E mais não diz. Entrega o megafone, vira-se, dá de caras comigo, ‘’São Lima ê, kuma ê?’’ Pergunto-lhe se me vai dar a entrevista, cujos tópicos lhe enviara logo após a primeira volta. ‘’Agora?’’ parece disposto a dar a entrevista logo ali, mas o ruído é ensurdecedor, combinamos para mais tarde. É levado para fora. A caravana arranca, atrás de uma coluna de motoqueiros envergando T-shirts do ADI.

MERCADO DE CRUZEIRO

A caravana voa, ao longo da estrada vêem-se populares que saúdam e dizem ‘’Uã, dôsu, nhê pê!’’ Um menino diz ‘’Pinto da Costa!’’ , mas a caravana não ouviu, já estão dentro do mercado de Cruzeiro. Os apertos de mão devem te sido bem mais rápidos porque Evaristo já está de megafone na mão:

– População de Cruzeiro, vinhateiros, motoqueiros, palayês, estou muito contente e agradeço a vossa confiança por terem feito de mim um finalista da segunda volta…

Uma palayê insurge-se contra qualquer coisa, as outras silenciam-na.

– …os dois jogadores são Evaristo e Manuel Pinto da Costa. No dia 7 de Agosto, votem em mim, Evaristo de Carvalho, o candidato da mudança. Muito obrigado.

Livra-se do megafone, encaminha-se para a saída, ele e o seu séquito. Uma velha diz ‘’Non ka vota ni Sun, non mêsê Mudança’’. Uma jovem feirante invectiva não Evaristo, mas um dos membros da sua comitiva: ‘’Esse rapaz! Queria dar-me com carro dele outro dia, agora tá a pedir voto. Kóbo du c.’’

Diz uma outra, enquanto vai vendendo a sua carga: ‘’Estabilidadi soku non mêsê.’’ Viro-me, atenta, e ela dispara : ‘’Mó san tendê. Estabilidadi.’’

FOLHA FEDE

Evaristo de Carvalho bate os mercados, pára nos quiosques, nas pequenas praças. Desce do jeep uma e outra vez e impõe um certo ritmo de marcha aos que o acompanham, sempre a distribuir apertos de mão ora de um, ora do outro lado da estrada. Uã, dôsu, nhê pê! E ele responde: Na kêsê fa, nhê pê! Ao estender a mão, quase tropeça numa gamela de jaca, recupera o equilíbrio, toca em frente, mais apertos de mão. Vêem-se agora muitas mais bandeiras, mais cartazes, a caravana vai aumentando. Os populares desatam a cantar: Kua ku dala ê? Non molê!

A partir de Folha Fede, Evaristo e parte da comitiva passam para uma carrinha aberta, é assim que regressam a Cruzeiro. A caravana parece ser mais longa, o carro de som faz-se ouvir. A comitiva acelera, um velho que havia apertado a mão ao candidato grita agora: ‘’Inem sunguê ê, punda dêsu, na bi fe rali nai fa ê”.

CAIXÃO GRANDE, SAN MARIA, MONTALEGRE

Diante da escola, está estacionado um carro vermelho com a bandeira e os cartazes de Pinto da Costa. ‘’Infiltrado!’’, atira um apoiante de Evaristo, em tom jovial, com os polegares para baixo. Há música. O candidato, esse já está no quiosque debaixo da fruteira, a distribuir apertos de mão e abraços. E volta a dizer: Faço apelo a todos para votarem em mim. Nhê pê! Movimenta-se com total à vontade, é abraçado e abraça. Em Lemos, onde aconteceu um autêntico arraial, Evaristo até dançou. ‘’É a grande final. Espero não chegar aos penalties,’’ disse.

Em San Maria, outra paragem, outro quiosque, outra fruteira. Mais apertos de mão. A deputada Isabel Domingos emergiu a meio da jornada, marchou ao lado do marido, o deputado Domingos, mas já não está à vista. Todos os outros continuam. Os apoiantes gritam ‘’Ua dôsu, nhê pê!’’ É uma espécie de santo e senha.

Estamos em Montalegre. Passa uma velha bonacheirona e graceja ‘’ Dô dôsu, nhê pê! Ua ku dôsu, nhê pê!’’ Um bando de garotos pede T-shirts.

DEPOIS DA FESTA

Em Bom-Bom, a recepção é ambígua. O clima arrefeceu, nitidamente. Em Almas, volta a aquecer ligeiramente, há mais uma paragem, gente concentrada nos passeios, mais um quiosque, apertos de mão. Um apoiante lança um duro ataque a Manuel Pinto da Costa, procura reter a mão do candidato, este mantém o sorriso, mas parece desejoso de acabar com a conversa, aperta a mão do outro e desanda. Alguns gritos de apoio a Manuel Pinto da Costa fazem-se ouvir.

Na Praia Melão, a festa terminou definitivamente. Diante da capela, o grupo praticamente não se mexeu, a frieza é visível. O candidato sobe as escadas, troca algumas palavras com este e aquela, ainda aperta uma e outra mão. Ninguém diz uã, dôsu, nhê pê. Há um engarrafamento, o santo e senha mudou, ouve-se agora uã, nhê pê! Uã, nhê pê! Um jovem levanta um bordão para a caravana e diz, embora sorridente, ‘’desapareçam daqui, depressa!’’ Ouvem-se apupos e ruidosas vaias, insultos, que aumentam de intensidade ao longo de Ganda e de Pantufo. Uma mulher levanta um mocho acima da cabeça, com ar ameaçador. Grupos à beira da estrada dão vivas a Pinto da Costa. Ouve-se Pinto Oiê! Evaristo já não está na carrinha. Está de volta ao assento traseiro do seu jeep, a caminho da sede do ADI.

São de Deus Lima

    25 comentários

25 comentários

  1. carlos gomes

    4 de Agosto de 2011 as 20:00

    olá bom dia ou boa tarde Evaristo de Carvalho é um bébé de dodot e esta a fazer papel de parvo sera q ele ñ ver q esta a ser uzado. e depois o patrice numca viveu em .s.tomé nem sabe nada da vida dos santomenses,como q ele quer governar a tera se o gajo ñem se quer é filio da tera e depois caso-se com uma estrangeira com 5 muçulmanas isso na lei da nossa tera é crime rua vai para nigeria.bébé de leite
    dodote para vôvô e pra o neto. VIVA POVO DE S.TOMÉ

    • Olho Vivo

      5 de Agosto de 2011 as 16:47

      Carlos Gomes:

      S.Tomé E PRÍNCIPE, se faz favor, hehehheh!! Já esqueceu a sua ilha? Kua li!

    • Olho Aberto

      5 de Agosto de 2011 as 16:50

      Carlos Gomes:

      Respeito é bom e eu gosto. Presidente d’Assembleia non usa dodot. Obrigado.

  2. amor

    4 de Agosto de 2011 as 20:04

    ABAIXO PINTO DA COSTA
    ABAIXO TELA NÓN
    ABAIXO ABEL VEIGA
    ABAIXO SÃO DEUS LIMA
    VIVA EVRISTO DE CARVALHO
    VIVA A DEMOCRACIA EM STP

    • Edjelson

      4 de Agosto de 2011 as 20:48

      Ainda andas ca.?? Pensei q ja desististe de apoiar o Evaristo heheheh.

    • Aoaní d'Alva

      5 de Agosto de 2011 as 10:51

      Assim…. Democracia é o quê? senhor ou senhora Amor

    • Mabutú

      6 de Agosto de 2011 as 9:55

      …abaixo, abaixo e abaixo quem fez este comentário também…até que ponto a gente chega neh? você deve ser alguma família ou beneficiado do ADI, pois não temos jornalistas em STP, fortes e sinceros quanto Abel Veiga e São Deus Lima. Pessoas essas que revelam todos ou pelo menos metade dos escrutíneos existentes no nosso país. Tive informação que uma vez o próprio Patrice trovoada ligou para um dos dois que não vou mencionar e ameaçou-lhe caso revelasse uma informação que tinha conhecimento…não vêem que é um esforço que eles fazem? Você, sinceramente não tem coração ou é um dos filhos de ADI. Viva Abel Veiga, Viva São Deus Lima, Viva STP…e o sr. evaristo vai para rua e de mãos atadas, lembre que é já amnahã éééé…então veremos…gente burra pá….

  3. Jorge Costa

    5 de Agosto de 2011 as 1:53

    Sei que Evaristo Carvalho tem contado com apoio de muitos apoiantes dos candidatos que nao passaram a segunda volta.
    Muitos iram seguir o exemplo de Carlos Gomes. E isso mesmo os candidatos, que nao passaram a primeira volta, pensam que controlam os desejos das pessoas que desejam realmente uma mudanca efectiva que nao passe pelo regresso de Pinto da Costa a presidencia.
    Evaristo Carvalho ira ganhar as eleicoes de domingo.

  4. Digno de Respeito

    5 de Agosto de 2011 as 3:44

    Belo trabalho jornalístico: equilibrado, sem rodeios, transparente. Resto é por conta dos respectivos actores. As duas reportagens sobre o quotidiano dos 2 candidatos deixaram sinal que algo vai mudar.

    É pena termos apenas uma (1) São Lima. Que haja mais jornalistas sérios, imparciais e transparentes afim de levar informação pura ao público.

    • Mabutú

      6 de Agosto de 2011 as 10:00

      Você disse que é pena ter só uma São Lima? vou mais além dizendo que é uma grande peeeena…pk jornalistas sérios como ela ou Abel Veiga em STP não um sequer, nenhummm….e bom trabalho, vocês estão de parabéns…kual o melhor hornal do país? para mim é kekua…com o nome típico, oh essa gente é mesmo boa….força São e Abel vcs são os melhores da nossa praça…outros só kerem saber das suas barrigas e o serviço do povo já era…k pena néh?…

  5. Luis Dondoia

    5 de Agosto de 2011 as 4:42

    Já não sou capaz de alguma vez pensar no Senhor Mnuel Pinto da Costa como PR da nossa Querida RDSTP .
    Seria uma delacerante , atroz. Asupultura de RDSTP iniciou com ele e os seus acólitos.
    Não tenho margem para dúvidas que ao ser eleito fará cair o governo e os velhos tubarões voltarão.
    Tenho lido , ouvido e escrito algumas baboseiras .Desta vez sentir-me-ei atraçoado .
    Teremos a vida que levamos .
    São Deus Lima , Faz oteu trabalho com isenção com que tenho lido .
    Um bom jornalista e do teu calibre , Não cita filosofos, é isenta . Narradora de fatos que vê e comentadoura impiedosa da realizadade .
    tenho pena de não ouvir-te não TV ou na Rádio .
    Ao PM espero transparencia na gestão da coisa pública .Isto irá desde a nomeção de um procurador isento até aos tribunais
    Faça legislação que obrigue , em concurso,quem fez o curso de Magistratura a estar a frente dos tribunais .é uma vergonha que ainda não tenhamos um tribunal constitucional .Coloque nos quadros intermédios gente competente e deixar fazer politica nos locais próprios e pr partidos .Já que iniciou a transformação politica deve levá-la até ao fim .

    é por isso que votarei em Evarito Carvalho e depois da prometida estabilida julgaremos para próxima legislatura aos dois (PM e PR )

    Mas Pinto da Costa outra vez não . Depois das atrocidades pliticas como exilar a Cívica e outros que militam no PCD que resposta terá para eles .
    ” Sam Tomé flá plôcô mandjoca a pô pê quá ni lichi , a pô mudé di situ sá quá sé mè”

  6. Laurinha Carvalho

    5 de Agosto de 2011 as 5:51

    Votar no Evaristo Carvalho é votar na mudança e tenho fé nesse desejo do povo no dia 7.
    Saudaçoes Evaristo Carvalho.
    Uan, dôçu tufu pê!
    Estimado abraço.

  7. Revoltada!

    5 de Agosto de 2011 as 8:18

    Se é Assim Então Votem nesse Ditador do Patrice Trovoda….vamos ficar mal….MAILDITO POVO SÃOTOMENSE… que só sabe fazer asneiras nas Urnas por causa de algum dinheiro que lhes dao! Eu Quero mais que esse país se ferre! Isso ja nao é culpa do politicos …a culpa é nossa! Patrice está por traz da candidatura do Evaristo…Patrice é mau, Bandido, traficante e so quer ganhar as eleiçoes pra vender os blocos de pretoleo e ganhar dinheiro com isso!!!

  8. Kadafi

    5 de Agosto de 2011 as 9:21

    Vocês dizem que Evaristo Carvalho anda a dar banho às pessoas e que prometeu dinheiro para a boca de urna em Santana; alguns dizem que Evaristo, por isso, deveria ser preso; alguns dizem que ele não merece ser o PR de STP porque é uma pouca-vergonha. Agora digo eu: Vocês só falam do Evaristo e esquecem -se do Pinto? Acham que o Pinto é que é o mais santinho? Mentira, digo-vos eu. Tenho uma foto do Pinto sentado na parte traseira do seu carro, abrindo carteira para tirar dinheiro ao vivo para dar banho no Riboque. Pois quem deveria ser preso e suspenso das eleições é ele. O próprio candidato apanhado de surpresa a dar banho. Pois foi apanhado no local de CRIME, em flagrante delito. Pinto, cadeia é o seu lugar.

    • Francisca Cara Linda

      5 de Agosto de 2011 as 20:25

      Hahahaha, se for esta foto publicada por um jornal que não ouso dizer o nome para não dizer um palavrão, faça uma observação detalhada. Vai facilmente verificar que se trata de uma montagem muito mal feita. Repara por exemplo na última foto como a mão da pessoa que vai aparentemente receber o dinheiro consegue “misteriosamente” atravessar os vidros traseiros do carro! Se nunca ouviu falar em foto montagem procure saber. Bom espero o (a) ter elucidado a tempo de mudar de ideias porque esta a apostar em pessoas que são capazes de tudo. E mais uma! acha normal uma pessoa estar a apertar a mão de alguém e não estar a olhar pelo menos na sua direcção?

  9. zeme almeida

    5 de Agosto de 2011 as 9:38

    Evaristo vai ganhar eleicoes no dia 7 de agosto tenho a certeza disto.Doi a quem doer tenho confianca o terreno esta fertil.Evaristo Carvalho presidente.

  10. zeme almeida

    5 de Agosto de 2011 as 9:42

    Evaristo ja perdeu.Este comentario pasaa na primeira.

  11. Banho

    5 de Agosto de 2011 as 12:57

    Palacio tem lugar para 40 e tal filhos de Evaristo de Carvalho assentar, fora os que nao foram assinados… So en STP..

  12. amor

    5 de Agosto de 2011 as 19:09

    DIABO LEVA PINTO DA COSTA PARA O INFERNO. VIVA O EVARISTO DE CARVALHO. VIVA A DEMOCRACIA EM STP.

    • Edjelson

      6 de Agosto de 2011 as 2:43

      Sinceramente, se calhar deves ser um dos filhos do Evaristo. Tanta insistencia. Deixa de ser chato/a. Por favor. Os teus comentarios não têm pé e nem cabeça. Se calhar os teus neuronios sao muito fracos p pensarem em algo de geito.

    • Mabutú

      6 de Agosto de 2011 as 10:12

      kem dá tem de esperar receber também éé…

  13. São-tomenses

    6 de Agosto de 2011 as 10:00

    Esse tal de amor não sabe o que é a democracia, sr amor não sabe comentar, só está a sujar esta pagina.
    este gajo ou gaja deve ser uma ou um analfabeto esperteza que anda aí, sem cultura e se capacidade de expressar, ou deve ser o filho ou filha do Evaristo carvalho, sem experiencia e sem capacidade de falar au público. tens razão o seu pai não tem capacidade de moblizar o povo nem o fundo, vais chorar, o senhor Evaristo está a gastar dinheiro de Trovoada, ver o ki vai acontecer se perder esta eleição…
    bom dia………….

  14. kua li tasondu

    6 de Agosto de 2011 as 11:14

    Que perfil tem o EVARISTO DE CARVALHO? gajo nem sabe fazer um discurso!kuando esta no terreno nao diz nada pra convencer o povo,k politico e esse?parece um analfabeto,nem parece kem oucupa grande cargo na sociedade.se ele tivese 25 por cento de carisma e atitude do PINTO DA COSTA eu dava-lhe meu voto mais infelismente nao tem nem 2 por cento.e triste…. a vverdade e k EVARISTO nao esta altura do PINTO DA COSTA….

  15. carlos gomes

    6 de Agosto de 2011 as 11:49

    diabo elva o evaristo de carvalho e os outros q ñ asumem os filios e o q fizeram sempre a falar de semcio é mas muito bonito pergunta nesta epoca quem era o 1º- ministro de s.tomé foi o miguel se é para jugar o pinto imternacional tem q ser jugado o miguel trovoada porq ele tinha os olhos grossos para ser também chefe.é ruim ou mandição só querem mandar ta o filio e o pai e os outros o s.tomé ñ é da familia do primeiro ministro.ok ele nem deveria estar neste cargo um homen q numca estudo em s.tomé nem fez nada lá tudo em frança e gabão o q esperamos deste homem nada x nada um homem q ñ vai a festa da freguesia olha´nós vamos estar no inferno podem crer

  16. Francisco Ambrósio Agnelo

    6 de Agosto de 2011 as 14:53

    Viva Evaristo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo