Eleições presidenciais

São Lima no terreno com Pinto da Costa

A jornalista acompanhou todos os passos de Pinto da Costa na caça ao voto no distrito de Água Grande, o mais populoso do país. A reportagem factual, leva o leitor para o mais profundo da batalha eleitoral que termina esta sexta-feira.

Com Manuel Pinto da Costa, em Água Grande

Praia Gamboa

A manhã está no fim. Atravesso o caminho sinuoso, as casas de madeira, enterro os pés na areia. O candidato está de costas, as mãos pousadas sobre a quilha de uma velha canoa, rodeado de um grupo de moradores. Um deles recorda redes importadas em 1986, queixa-se de como foram, depois, vandalizadas. Às tantas, aponta para mim e diz da sua participação num programa de televisão ‘’com a jornalista’’, sobre o estado da pesca artesanal. Pinto da Costa vira-se, mostra espanto e sorri. Vêem-se, claro, T-shirts do candidato, T-shirts de Delfim Neves, uma do MDFM-PL.

Duas T-shirts do ADI, reforçadas por colares de Evaristo de Carvalho, chamam, talvez demasiado, a atenção. Na zona das Praias, berço de Maria das Neves, é notória a ausência de T-shirts da quarta candidata mais votada, apoiante agora de Pinto da Costa. Alguém explicará mais tarde que, ao contrário dos apoiantes de Delfim Neves, que mantêm as suas T-shirts, ‘’as gentes de Maria vestiam, na segunda volta, as camisolas de Pinto.’’

A atmosfera debaixo do velho castanheiro deixa perceber que Pinto da Costa está em espaço amigo. A juventude está bem representada, mas é sobretudo na boca dos mais velhos que está a palavra. Falam para colocar uma queixa, dizer que as coisas vão mal ou simplesmente para saudar e garantir o voto. A conversa decorre ora em Português, ora em Forro, o homem termina dizendo: ‘’punda nga pô sa kolega sun’’. Pinto da Costa pergunta-lhe que idade tem, 64 responde o outro, então somos de facto colegas, responde bem-humorado o candidato de 74 anos.

Maji sun ka nguenta ua sôkô mu? Riem-se eles e elas, jovens e menos jovens, Pinto da Costa ri também, depois de ter dito, em tom bem mais sério que não ter ganho na primeira volta talvez tenha sido ‘’vontade de Deus.  Como? Arrebito as orelhas.  ‘’ Nesta segunda volta, consegui muitos apoios, de outros candidatos, de partidos, o meu objectivo de unidade está a cumprir-se melhor, para discutirmos melhor os imensos problemas do país, problemas que só podem ser resolvidos se estivermos todos juntos.’’ Murmúrios de aprovação. ‘’A partir do dia 7, essa ligação não se pode interromper, se me puserem lá, quando me puserem lá, não será para eu ficar lá em cima, os dirigentes têm que ter uma ligação permanente com o povo.’’

Prepara-se para partir mas é desviado e conduzido à presença de uma anciã que enverga o seu melhor vestido de domingo, um lenço novinho em folha na cabeça, cajado na mão. Mantém-se sentada  e fala num tom respeitoso, mas sem a reverência dos outros: conheci-o quando ainda era um rapaz, diz ela e fala-lhe da mãe. Pinto da Costa pergunta-lhe que idade tem, ela baralha-se nas contas,  87, não 89, não importa, deseja longa vida ao candidato, agradece-lhe, ‘’benson da sun ku tudu nguê sun’’. Os homens perguntam quando regressará, Pinto da Costa responde que das duas últimas, eles tinham levado capote na bisca e não queria dar um terceiro.

Praia Francesa

Diante do quiosque Mãe Preta Tlabé sa lensu, o grupo de populares vai crescendo. A música do carro de som ajuda, a caravana do candidato também parece ter mais viaturas. É um pequeno comício, não já a aconchegada reunião sob o castanheiro da Praia Gamboa. Irrompe uma txabeta, dança-se.  Aqui são visíveis as novas T-shirts da segunda volta, No terreno, Vitória./ Agora sim. Interrompe-se a txabeta, o animador de serviço dá vivas às Praias todas: Gamboa, Loxinga, Francesa, Diogo Nunes… Surgem T-shirts de Maria das Neves. Pinto da Costa começa:

– No dia 7

Gente sabe, gente sabe, primeiro quadradinho, responde o grupo em coro. Outros gritam ‘’Já ganhou, já ganhou!’’

– Eu faço anos no dia 5. O dia 7 é o voto. Começo a festa no dia 5 e acabo no dia 8. O grupo aplaude. Todos os candidatos que não passaram serão convidados para a minha tomada de posse. Aplausos. Muitos são descendentes de cabo-verdianos. Algumas mulheres avançam para se queixar, sobretudo da falta de água. Pinto da Costa procura ouvir, falam vários ao mesmo tempo. O grupo tenta afastar uma mulher, trôpega e de língua entaramelada, que avança em direcção ao candidato. Este quer que a deixem falar. A mulher queixa-se de não ter recebido uma T-shirt. ‘’ Quem come só, morre só’’. E vai-se. Outra bate no peito e diz em voz alta, várias vezes: ‘’ É meu Presidente, não precisa de falar muito. Chave de coração é barro’’. O candidato volta a tomar a palavra. Diz que sabe que vai levar muita pancada na campanha mas que continuará a defender os seus ideais. É uma reacção e indirecta, aos primeiros tempos de antena da candidatura adversária, denunciados pela Comissão Eleitoral Nacional, de forma não explícita, por incitarem ‘’ao ódio e à violência.’’

– Dizem por aí que se Pinto da Costa ganhar, os motoqueiros vão acabar, os candongueiros vão acabar, os pequenos agricultores vão acabar.

É mentira!, respondem os populares.

Não sou candidato de partido nenhum. Também não sou independente. Sou candidato do povo, para lutarmos juntos, vencer a pobreza, ganhar um futuro melhor para todos.

Os populares aplaudem, alguns abraçam o candidato, este distribui apertos de mão, ainda responde a uma ou outra pergunta, a caravana parte.

Praia Lagarto

É bem menor este grupo do que o que abafara literalmente Pinto da Costa na Praia Francesa. A queixa, porém, é a mesma e mais gritada: água. Uma bela senhora, vestida a rigor, toma a palavra, depois de um homem de meia idade ter irritado os outros com um longo discurso. Não há água, o rio onde se abastecem cheira muito mal, às vezes a áua-mato vem e arrasta tudo. O homem do discurso não resiste e interrompe a mulher: já tivemos água, desviaram a nossa água. Um crescente burburinho de protesto obriga-o a recuar, contrariado e a resmungar, a mulher continua, chama ‘’Pai Grande’’ ao candidato, parece prestes a chorar, Pinto da Costa escuta, volta a falar da unidade, da luta contra a pobreza, pede que votem em massa no dia 7. Ao longo do trajecto para Ôque-del-Rei, vai correspondendo a acenos.

Ôque-del-Rei

O grupo de apoiantes aguarda, a atmosfera é animada. O jeep estaciona, quando o candidato sai da viatura, a animação cresce, canta-se Pinto Oiê! Oiê, Oiê!, as exclamações de apoio aumentam. Aqui, o candidato aproveita a oportunidade para explicar que a transição para o multipartidarismo aconteceu ‘’porque a situação o exigia e porque o mundo estava a mudar e nós compreendemos que tínhamos de fazer a mudança, tínhamos de acompanhar a mudança. Quando falam do partido único, ninguém diz que em Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, em toda a África havia regimes de partido único. Ninguém diz que fomos o primeiro país da África a fazer a abertura para a democracia multipartidária.’’ Volta a referir-se indirectamente aos adversários:

– Dizem que mandei abater os porcos para matar as pessoas. Credo! Para ser presidente de um país sem povo? Para ser o presidente de galinhas, cabras…? Falar com o candidato é o que muitos dos presentes querem, e ele procura responder ao maior número possível, mas a agenda é apertada, há outros lugares a percorrer.

Água Arroz, Kilombo, Quinta de Sto António

Ao fim da tarde, a caravana está a deixar o bairro de Água Arroz. Já uns quantos dispersaram, outros querem assistir à partida das viaturas ou simplesmente ficar por ali. Arrancamos atrás da caravana, a tempo de ouvir, de uma jovem: ‘’nem pinto nem galinha, vai tudo chocar ovo.’’

No Kilombo, o clima é de festa total. Bandeiras e cartazes, música, muito barulho e muitos empurrões. Pode-se falar em congestionamento, não é fácil chegar perto do candidato, engolido pela multidão. Este pega no megafone, repete, em síntese, o que dissera em outros pontos, volta a pedir que votem em consciência, fala do ‘banho’’. Fala na necessidade de os são-tomenses recuperarem o orgulho de o ser. De não mostrarem lá fora que são outra coisa qualquer, menos são-tomenses. Fala do amor como resposta ao ódio. A atmosfera não permite diálogos, Pinto da Costa explica que ainda não terminou a jornada, pede desculpas, agradece, lembra que o voto é no dia 7 e move-se para o Bairro da Quinta de Santo António. Aí, um antigo chefe dos pioneiros no regime de partido único introduz, de forma emotiva, o candidato. Fala da mãe, doente, com quem Pinto da Costa acabara de se encontrar, ‘’porque ela pediu para o ver’’. Fala do Palácio dos Pioneiros, em ruínas. Nostálgico, o seu discurso quase glorifica Pinto da Costa, apresenta-o como a salvação.

O grupo escuta em silêncio. Reconheço rostos da OMSTEP, militantes indefectíveis do MLSTP, caras jovens, menos conhecidas, talvez sem militância. O orador diz que a sua presença ali lhe pode custar o emprego, mas que não se importa. Agradece a Pinto da Costa a formação que tem, fala das bolsas de estudo ‘’que permitiram a muitos jovens terem formação e conhecimentos.’’

Está visivelmente emocionado quando termina, é um dos que ama Pinto da Costa, contra tudo o que puder ser dito, contra toda a convocação do passado.

O candidato agradece, começa por se mostrar preocupado com o que disse o orador. ‘’Mas isso seria muito mau para o país! Porque se o facto de alguém falar aqui lhe pode custar o emprego, quer dizer que não teríamos governo! Continua, apelando à unidade, fala da necessidade de tolerância, de confronto de ideias, da luta contra a pobreza, de um futuro para todos e especialmente para as crianças, da aposta na saúde e na educação. Já é noite, Pinto da Costa está cansado, mas sorri ao despedir-se do grupo. Entra no jeep e ruma para o Pantufo.

São de Deus Lima

    60 comentários

60 comentários

  1. Ferreira

    4 de Agosto de 2011 as 18:06

    São Lima, como jornalista estás e entregar o povo ao Pinto ou o país à ditadura. Deves ter razões pessoais para o fazer, mas esqueces-te que um país que escolheu a liberdade não deve voltar atrás com o rabo entre as pernas para os braços de um velho ditador porque perdeu as forças para lutar pelo seu futuro. A Democracia e o progresso não se constrói de um dia para o outro.

    As bolsas que tantos falas foram dadas por paises socialistas e não por Pinto da Costa, se a situação mundial não tivesse alterado nos anos 90 teriamos continuado a beneficiar de bolsas dos países socialistas. Tenho a certeza que todos os outros governos posteriores tb esforçaram-se para arranjarem bolsas. Eu mesmo estudei nos anos 90 com uma bolsa de estudos em Portugal, atribuída pelo governo Santomense mas oferecida pelo governo português.

    O Pinto está visisvelmente a enganar todos, os que estudaram e os que não estudaram, pois com a sua arroângia pensa que é mais unteligente do que os Santomenses.

    Parece que não aprendemos com o mau exemplo dos irmão da Guiné-Bissau.

    Se o Pinto for eleito serão tempos muito piores do que assitimos. Enfim talvez teremos o que merecemos.

    Vamos provar que não somos os palhaços do mundo e o imbecis que votaram num ditador depois da liberdade.

    Votar em Evaristo Carvalho será o nosso grito de liberdade, será a nossa certeza de pegar o destino com as nossas mãos, será a nossa verdadeira soberania.

    Meus irmãos, os votos para um presidente da nação devem ser sempre úteis e impessoais.Devem previlegiar o colectivo em detrimento do pessoal.

    Vamos dar o voto útil a Evaristo Carvalho!

    • Pumbu fresquinho

      5 de Agosto de 2011 as 12:08

      Carissimo/a Ferreira voce deve estar enganado/a. Nas conjunturas actuais, Pinto da Costa e a melhor opcao de PR para o nosso pais! Deixa desses argumentos arcaicos, sem fundamentos… Pensa e como contribuir positivamente e ajudar Pinto da Costa a erguer o pais dentro da democracia com RESPONSABILIDADES! Que seja bem vindo, mais uma vez, ao cargo de PR de STP!

    • Rio de Ouro

      6 de Agosto de 2011 as 6:53

      Sr. Ferreira, STP não é Guiné Bissau e Pinto não é Nino. São realidades completamente diferentes.

  2. Alberto Nascimento

    4 de Agosto de 2011 as 18:57

    A Jornalista de MLSTP! Força!!!!
    O Pinto mandou prender e espancar o teu tio que morreu no vaje quando fujiu ferido.

    • Ernestino

      4 de Agosto de 2011 as 23:24

      Não podemos estar alimentar mentiras falsidade no marasmo do passado contra a pessoa que tanto fez para São Tomé e Principe, O Sr Drº Manuel Pinto da Costa mudou muito na sua maneira de pensar e analizar situação real do povo Santomense o 2º candidato não tem perfil básico na inteligência intelectual na realidade da vida humano, nunca teve qualidades polícas no seu percurso. O Srº Dr Manuel Costa reune todas Capacidades Técnicas Profissionais e Intectual para derigir e conduzir São Tomé E Principe a verdadeira Nação Santomense . E muitos que lhe critica porque têm medo que Ele acaba com a Corrupção sendo um dos maior mal que tem desgraçado e arrastado os Santomense para fome e minséria. Srº Drº Pinto o povo Santomense já garantiu a sua eleição. Num regime Democrático nunca será possível a ditadura, isto é passado, mas que país precisar de ter ordem é um facto a vista de todos merece por paragem a certas anarquias no roubo de bens Público, sabendo que vivemos a custa de donativos Internacionais para Orçamento Geral do Estado é necessário que haja credibilidade nos Governates.Viva o Srº Drº Manuel Pinto da Costa.

      • Laura Mendes

        5 de Agosto de 2011 as 20:53

        Dr? Que tristeza este culto de personalidade por alguém que sempre foi inútil ao país.Duvido que se tenha licenciado visto que depois de ser presidente nunca mais trabalhou, acho que pq não conseguiu provar que tinha um certificado de licenciatura.

        As próximas geraçãoe terão vergonha de nós caso este dotorzeco ganhe.

      • Mabutú

        6 de Agosto de 2011 as 12:03

        também não é axim….pense bem no k fala ok?

        • Laura Mendes

          6 de Agosto de 2011 as 16:01

          Ora essa! Com este nome e já a mandar-me pensar bem, imagino que se prepara para ser o director da contra-inteligência.
          A culpa é do povo que se deixa enganar!

  3. amor

    4 de Agosto de 2011 as 20:01

    MEU DEUS.
    ABAIXO PINTO DA COSTA
    ABAIXO TELA NÓN
    ABAIXO ABEL VEIGA
    ABAIXO SÃO DEUS LIMA
    VIVA EVARISTO DE CARVALHO
    VIVA A DEMOCRACIA EM STP

    • Mimi

      5 de Agosto de 2011 as 13:13

      Cito parte da letra de uma música de Felício Mendes, citando Mao Tse Tung (salvo erro): “Se o inimigo nos ataca é porque estamos no caminho certo…”

  4. Cláudio Dias

    4 de Agosto de 2011 as 20:54

    Pinto da Costa, é um bangão físico;bangão na voz e bangão no conhecimento. Ele é impar. Dá o nosso Obama de S.Tomé e Príncipe, nova oportunidade no dia 7 de Agosto, mês em que ambos nasceram: Pinto da Costa nasceu em 5 e Obama a 4 de Agosto.

  5. Desesperado

    4 de Agosto de 2011 as 21:33

    Pinto da Costa, YES WE CAN.

  6. voz do emigrante

    4 de Agosto de 2011 as 22:01

    Abaixo DITADOR força EVARISTO o PINTO ja esta perdido

  7. Verdade Verdadeira

    4 de Agosto de 2011 as 22:56

    Caros leitores
    permitam-me um pequeno desvio,para desabafar quanto a dificuldade em lidar com a democracia
    que demonstram alguns individuos, com cargos de relevo em STP,que sao enviados para diaspora, neste caso em concreto Portugal.
    Falando directamente, quero afirmar que mais uma vez o srº Hernane Viegas, membro da CEN, voltou a meter os pés pelas maos,ao querer impedir, que todos os individuos que reivindicaram o direito ao pagamento do subssidio previamente combinado com a CEN,nao podem fazer parte das mesas de votos,facto que escapa á legitimidade da CEN, salvo em rara excepçoes,ou devidamente legislado.
    O srº Hernane viegas nao tem legitimidade para substituir ou meter ninguém na mesa,a nao em caso que a lei permite (art.65 nº2).
    durante o acto da formaçao dos elementos da mesa, mais se ouviu da parte do srº Hernane, ainvocaçao constante,de que,passo a citar (…)eu chamo policia e mando fêcha ele três dia”.
    Acontece porém que o srº Hernane esta mal habituado, esqueceu que em Portugal,detem-se por violaçao de um direito ou por cometimento de um acto ilicito e nao por padriagem.
    Dai que faço um apelo a CEN e nao só como aos outros organismos para que quando decidirem enviar alguém para Portugal, que sejem mais criteriosos na escolha dos individuos para se evitar atropelo de ordem civiziacional.

    • Verdade Verdadeira

      5 de Agosto de 2011 as 11:20

      permitam a correçao, lê-se “civilizacional”

    • Verdade Verdadeira

      5 de Agosto de 2011 as 12:01

      Na minha humilde opniao, o srº pinto da costa, que adiante designarei de MPC por comodidade de expressao,nao é o fulano certo para ser eleito o chefe do estado santomense.
      Ora porquê, o MPC nao entrou nesta corrida porque arquitetou projectos ambiciosos para o povo santomense, caso contrario te-lo-ia feito mesmo quando esteve fora da arena politica,pois poderia uasr algumas influencias que tinha ao nivel internacional,fazendo obras de caridade,ajudando os velhos por exemplo.
      No meu entender,a unica preocupaçao do MPC é,perdoem-me os seus
      convictos,os prós,os vendidos e os volatéis,apenas o desejo de terminar,teologicamente fando,em gloria a sua passagem terrena.
      Nao podemos entrar em desespero,muito embora a nossa situaçao ser catostrofica,e eleger um elemento que ja deu provas suficientes de indiferença quanto as nossas lamentaçoes,o nosso sofrimento.
      Para terminar quero dizer o seguinte:a maquina eleitoral do MPC esta composta da seguinte forma,
      1- Mercenarios(eleitorais),individuos que nao têm sentimentos patrioticos.
      2-victimas dos mercenarios. considerados individuos fracos de esperito.
      3-desesperados.considerados individuos revoltados com o sistema. E sao estes, os revoltados com o sistema que eu quero dar um grito de alerta,de que se insistirem no desespero ai sim cometerao o maior arrependimento da suas vidas.
      Nao votem o MPC.

  8. xei!

    5 de Agosto de 2011 as 6:36

    Sao, como olhará pra ti a tua amiga, Cenci??

    • Teresa Triste

      5 de Agosto de 2011 as 11:17

      xei
      estamos a nos rerferir ao progresso do país. Não aos sentimentos pessoais. Poderemos ficar mais atrasados quando deixamos de fazer o que achamos bem só por saber que o bem desagrada a alguém que estimamos. Os AMIGOS TÊM OBRIGAÇÃO DE ENTENDER A NOSSA OPÇÃO.
      Quem for amigo do país nunca querrerá mal a alguém que esteja a fazer algo pelo país

    • Fijalatao

      5 de Agosto de 2011 as 15:15

      Amigo xei, SABES A Censí é santomense de nome!
      Um país quando é pobre, até os seus quadros e intelectuais se consideram cidadão do mundo para não se sentirem envergonhados desprezando o seu próprio país!
      A Censí que venha ao terreno mostrar o que vale gerindo misérias!
      A São veio e está a contentar com o que tem, contribuindo para sua melhoria!

  9. ADELINO DOS SANTOS

    5 de Agosto de 2011 as 7:01

    Pessoas sem palavras força Pinto ja ganhamos

  10. Mario Sequeira

    5 de Agosto de 2011 as 7:31

    Carlos Gomes esta de parabens pela coragem e honestidade demonstrada ao rompeu com Delfim que quer apoiar um ditador. Estou certo que com o pontape de saida dado pelo Carlos Gomes muitos irao fazer o mesmo dia votando em forca no candidato da democracia Evaristo Carvalho

  11. Coisa engraçada

    5 de Agosto de 2011 as 8:09

    Você todos não sabem o que dizem.
    Se o pinto da costa fez tudo isso que dizem, o que vocês falarinha dos que governaram com ele como:Evaristo de carvalho que foi Director de Gabinete da Presidencia da República, Daniel daio que foi Ministro da Defesa, Fradique de Minezes que foi Ministro dos Negocios estrangeiros,Rafael Branco que hoje odeis Pinto e foi por muitos anos Embaixador de S.Tomé em Estádos Unidaos da América, Miguel trovoada ,e muitos, muitos….., e hoje so sabem falar do coitado do senhor Pinto da Costa.
    S.Tomé e Principe não foi mandado ou governado por uma só pessoa. Foi com todos os que estão hoje a culpar o Pinto da costa.
    Mas como o Pinto da Costa é um homem de uma so poalavra e não sabe ser fofoqueiro, assumiu as culpas sem criticar ninguém, é mesmo o que fez Sejus Cristo. Assumiu todos os pecados e pediu a Deus para perduar os inocentes porque não sabem o que dizem. São vocês todos os impios e ignorantes que não sabem o que dizem ,só sabem dizer o que os outros dizem para ter piada. acordam de uma vez por todas. Pinto sempre foi o lutador desta pátria e preocupa sempre com o seu povo e a sua terra.
    Todos os governantes quando deixam o seu mandato fogem de S.Tomé para outro país esconder. Pinto da costa não feez isso e vocês sabem mesmo assim falam que ele é preguiçoso, Preguiçoso são todos aquele que governaram 20 anos e só trabalharam para os seu bolsos familiares e amigos intimos. Abrem os olhos.

    Viva pinto da costa, que Deus te abençoi e abençoi a nossa Terra.

    7 de Agos to todos em massa para Pinto da Posta.

  12. amor

    5 de Agosto de 2011 as 8:44

    Pinto da Costa é um bom homem, ele fez o k fez mais agora já não da para fazer. eu voto num Pinto da Costa porque ele não é mongolóide.

  13. amor

    5 de Agosto de 2011 as 8:47

    O Pinto já é Presidente

  14. Lucas

    5 de Agosto de 2011 as 8:51

    Parabens Dr. Manuel Pinto da Costa (Pai Grande)pelo seu Aniversário que hoje se comemora!
    Meu presente será um voto no dia 7 de Agosto.

  15. zeme almeida

    5 de Agosto de 2011 as 9:16

    Simplesmente uma rectificacao na escrita{nao deveria passar}

  16. SOS

    5 de Agosto de 2011 as 9:18

    Vocês não têm vergonha, os que criticam pinto da costa todos vieram do Pinto, hoje pra vocês estão formado, vi o tempo de antena, o Levy Nanzaré a criticar o pinto este gajo não tem cultura, homem sem pustugar, evaristo carvalho vai perder devido a crítica que está a passar na TVS, pelomenos o Pinto da Costa não criticou ninguém, vocês vão ficar esmagado no dia 7 as 21 horas….
    não esquece que o Pinto da Costa já está a frente… Patrice e Evaristo já está a ver a derota por isso está a criticar e foi buscar 8 curanderos estrangeiros para ganhar eleições presidenciais…
    Pinto já ganhou, fuuuuiiiiiiiiiiiiii

    • Banho

      5 de Agosto de 2011 as 16:34

      Assim que STP virou, ate currandeiro vai se buscar para ganhar as eleicoes, esta tudo louco em STP..

    • Rio de Ouro

      6 de Agosto de 2011 as 7:04

      Um konvetá kuá, um kunzulá kuá. Klendessu padê kluçu. Baiá só.
      CREDO !

  17. Vim Péma

    5 de Agosto de 2011 as 9:41

    A vassoura só não feixe, quando não está apertada com um cordel. É necessário que haja um bom cordél que realmente aperte a vassoura, de forma com a ajuda da humanidade, varrer e conservar melhor a nossa casa e o nosso quintal. Avance com coragem junto ao belo Pôvo de S. Tomé e Príncipe que espera da sua alta e melhor contribuição ao nosso Belo País que é S. Tomé e Príncipe. Felicidades para o seu Aniversário – 5/8/2011. Continuamos a desejar os Vivas de sempre Pinto da Costa. Um abraço deste seu Amigo e Conselheiro. Responder a provocação do outro, é autoprovocação. O segundo pode até perder razão.

  18. JAILSON CRAVID

    5 de Agosto de 2011 as 9:58

    pai grande já ganhou,desejo-te feliz aniversário.viva pinto da costa nosso presidente

  19. Leonel Pinto

    5 de Agosto de 2011 as 10:59

    Muitas felicidades Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa, muitos anos de vida, e muitos sucessos no seu mandato, e que seja um mandato por excelência, ainda que muitos veem a contestar. O sr.e a nossa esperança, e a nossa vida e dos nossos filhos de todos saotomenses.

  20. João do Carmo Silva

    5 de Agosto de 2011 as 11:01

    todos ataques desferidos a Pinto da Costa, agora ja é tarde. Devia ele estar no TPI(Tribunal penal Internacional), para justificar desaparecimento de gente e morte de Lereno da MAta e outros. Fomos humildes , agora não nada a fazer.
    Leguê Bi… Legê Bi… Moçu… moçu…

  21. EDGAR

    5 de Agosto de 2011 as 11:28

    Sou de MLSTP e vou votar no Pinto no dia 7 de agosto más no entando isso não faz com que eu a seguir queira novas eleições pra o MLSTP voltar ao poder. porque neste momento é preciso reextruturar o partido e ainda para más eu não sou daqueles que até buzio pode chegar liderança do MLSTP que eu irei votar para o partido ganhar eleições porque a maturidade me obriga a votar na qualidade, idoniedade e competencia de quem estiver a frente do partido.

    em stp os políticos verdadeiros se existirem já é tempo de aparecerem ja estou farto de candongueiros

    já é tempo de separar as águas como se tem dito aqui na terra: BOI é BOI Gente é Gente…

  22. Fijalatao

    5 de Agosto de 2011 as 11:47

    Se Queres que a vida de todos mude, então leia o oculto do Pinto!
    E decida em votar neste candidato.

    Eu cumpro o que prometo.
    Só os tolos podem crer que
    não lutarei contra a corrupção.
    Porque, se há algo certo para mim, é que
    a honestidade e a transparência são fundamentais.
    para alcançar o que o povo deseja
    Acordarei com o governo que é uma grande estupidez crer que
    as máfias continuarão no governo, como sempre.
    Assegurarei sem dúvida que
    a justiça social será o alvo da minha acção.
    Apesar disso, há idiotas que imaginam que
    se possa governar com as manchas da velha política.
    Quando assumir o poder, farei tudo para que
    se termine com os marajás e as negociatas.
    Junto ao governo não permitiremos de nenhum modo que
    as nossas crianças morram de fome.
    Cumprirei os desejos do povo mesmo que
    os recursos económicos do país se esgotem.
    Exercerei o poder até que
    Compreendam que
    Sou o novo homem e a nova política.

  23. São-tomenses

    5 de Agosto de 2011 as 11:50

    PARA NAMORAR UMA MULHER NÃO É PRECISO FALAR MAL DO OUTRO HOMEM, fica feio e é assim que o Evaristo Carvalho vai perder as eleições…
    Em primeiro lugar, o Pinto é um candidato independente que já não tem nada a ver com o MLSTP. Em segundo lugar, depois do vosso chefe Patrice ter andado a fazer aqueles ataques pessoais ao Pinto, acredito que fica difícil haver uma boa convivência entre o presidente e o governo… Por outro lado, o Pinto tem reagido bem, de forma pedagógica e a maneira como ele lidar com isso, em caso de vitória, vai nos mostrar o sentido da sua presidência. Acredito que o seu sentido de estado vai falar mais alto.

  24. Fijalatao

    5 de Agosto de 2011 as 11:56

    Se Queres continuar a sofrer e ter um país atrasado e adiado em tudo! Leia este oculto de baixo para cima e
    Vote no candidato do A.D.I.

    Eu cumpro o que prometo.
    Só os tolos podem crer que
    não lutarei contra a corrupção.
    Porque, se há algo certo para mim, é que
    a honestidade e a transparência são fundamentais.
    para alcançar o que o povo deseja
    Acordarei com o governo que é uma grande estupidez crer que
    as máfias continuarão no governo, como sempre.
    Assegurarei sem dúvida que
    a justiça social será o alvo da minha acção.
    Apesar disso, há idiotas que imaginam que
    se possa governar com as manchas da velha política.
    Quando assumir o poder, farei tudo para que
    se termine com os marajás e as negociatas.
    Junto ao governo não permitiremos de nenhum modo que
    as nossas crianças morram de fome.
    Cumprirei os desejos do povo mesmo que
    os recursos económicos do país se esgotem.
    Exercerei o poder até que
    Compreendam que
    Sou o novo homem e a nova política.

  25. Fijalatao

    5 de Agosto de 2011 as 12:17

    Os bons olhos

    Recebi esta linda mensagem de uma pessoa muito querida e gostaria de compartilhar com vocês para que meditem nela:

    Um homem morava no deserto e tinha quatro filhos ainda adolescentes.
    Querendo que seus filhos aprendessem a valiosa lição da não precipitação nos julgamentos, os enviou para uma terra onde havia muitas árvores. Mas ele os enviou em diferentes épocas do ano.
    O primeiro filho foi no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o mais novo foi no outono.
    Quando o último deles voltou, o pai os reuniu e pediu que relatassem o que tinham visto.
    O primeiro filho disse que as árvores eram feias, meio curvadas, sem nenhum atrativo.
    O segundo filho discordou e disse que na verdade as árvores eram muito verdes e cheias de brotinhos, parecendo ter um bom futuro.
    O terceiro filho disse que eles estavam errados, porque elas estavam repletas de flores, com um aroma incrível e uma aparência maravilhosa.
    Já o mais novo discordou de todos e disse que as árvores estavam tão cheias de frutos que até se curvavam com o peso, passando a imagem de algo cheio de vida e substância.
    Aquele pai então explicou aos seus filhos adolescentes que todos eles estavam certos.
    Na verdade eles viram as mesmas árvores em diferentes estações daquele mesmo ano.
    Ele disse que não se pode julgar uma árvore ou pessoas por apenas uma estação ou uma fase de sua vida.
    Ele explicou que a essência do que elas são, a alegria, o prazer, o amor, mas também as fases aparentemente ruins que vêm daquela vida só podem ser medidas no final da jornada quando todas as estações forem concluídas.
    Se você desistir quando chegar o “inverno”, você vai perder as promessas da primavera, a beleza do verão e a plenitude do outono.
    *Não permita que dor de apenas uma “estação” destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida por apenas uma fase.
    Persevere através dos caminhos dificultosos, e épocas melhores virão com certeza!
    Viva de forma simples, ame generosamente, importe-se profundamente, fale educadamente…
    E deixe o restante com Deus!
    A felicidade mantém você doce.
    Dores mantêm você humano.
    Quedas te mantêm humilde.
    Sucesso te mantém brilhando.
    Provações te mantêm forte.
    Mas, somente Deus te mantém prosseguindo!

    No dia 07 quero que você “ * “ Vote no homem certo, MANUEL PINTO DA COSTA.

  26. ECAS

    5 de Agosto de 2011 as 12:33

    Estamos a perder a humildade e o respeito que realmente caracteriza os São Tomenses. Será k a unica de derrotar o outro é ofender o outro? Ou Seria apresentarmos argumentos querentes contra? Isto demonstra claramente o nosso nível.
    Penso k saberemos (São Tomenses)discernir entre trigo do joio e escolher um presidente k conhece o país, tem capacidade PRÓPRIA e k sirva de facto o País.

    Que o Santo Tomé poderoso nos proteja e ilumina a todos no sentido do melhor para o nosso STP!

  27. Banho

    5 de Agosto de 2011 as 12:54

    Pinto muito cuidado, esta a ser montado fraude eleitoral em grande escala no Domingo, se nao abrires os olhos perdes com diferenca de 15 votos. Quem avisa amigo e…..

  28. Francisco Ambrósio Agnelo

    5 de Agosto de 2011 as 15:26

    A valorização do Manuiel Pinto da Costa hoje no nosso País, é feita por um grupo de pessoa que naquela altura viviam lá nos confins, e não tinham a real percepção daquilo que se passava. O Pinto não dá para Sociedade.Vota no EVARISTO DE CARVALHO.pinto é sonso

  29. amor

    5 de Agosto de 2011 as 19:08

    DIABO LEVA O PINTO DA COSTA PARA O INFERNO. VIVA O EVARISTO DE CARVALHO. VIVA A DEMOCRACIA EM STP

    • edmar barros

      5 de Agosto de 2011 as 20:24

      poquê praguejar ?

    • edmar barros

      5 de Agosto de 2011 as 20:40

      O Pinto vai ganhar ! tem perfil, e na imprensa é de orgulhar.Eu sou apolítico,mas como cidadão natural e nacional santomense, voto e apelo que votem no Pinto da Costa. O homem ,não é aquilo que muitos quando quizeram o poder,andaram a meter na cabeça do povo

  30. amor

    5 de Agosto de 2011 as 19:13

    PINTO DA COSTA QUANDO MORRER, IRÁ AO INFERNO SEM PASSAR PELO PURGATÓRIO. ABAIXO PINTO DA COSTA. VIVA EVARISTO DE CARVALHO. VIVA A DEMOCRACIA EM STP.

    • Francisca Cara Linda

      5 de Agosto de 2011 as 19:32

      E tu “amor de odio” e o teu PT e gente como ele quando morrerem vão ser enterrados a 1000 km de profundidade porque no “fundo” são boas pessoas. Não sei como e que estes comentários passam a censura.

    • edmar barros

      5 de Agosto de 2011 as 20:45

      geralmente,invejamos dos que valem mais do que nós, Não pragueja e nem insulta. Dê opiniões O Pinto,já está no Palácio cor de rosa E tu, certamente se não vergar a mola,não come, este é o maior mal dos povinhos e que ainda continua a . . .

    • Zé Maria

      5 de Agosto de 2011 as 21:53

      Queres é ter o Pinto como vizinho. E não é por teres passado pelo purgatório que vales mais do que ele. Imbecil

      • edmar barros

        8 de Agosto de 2011 as 7:40

        Insultar o outro que vale mais doa que certamente O que ganhas com isto ? não gasto o meu latim com quem não sabe ler a lingua do Camões . O poder presidencial é do Pinto e nós povinho, temos é que trabalhar

    • Edjelson

      6 de Agosto de 2011 as 2:38

      Não estou a perceber nada. Esses comentarios n sao p estarem ca. Esse/a gaja/o Amor deveria ser bloqueado/a a muito tempo. Não diz nd de geito e esta a violar os criterios do Tela Non.

    • Rio de Ouro

      6 de Agosto de 2011 as 7:11

      Porquê tanta raiva e pragas proveniente dalguém que se apresenta como “Amor”?

  31. Francisca Cara Linda

    5 de Agosto de 2011 as 19:59

    Parabéns para você nesta data querida, tenha muita saúde para dar do seu melhor para STP. O que fez nesta campanha demonstrou que merece que todos os santomenses que gostam de S.tome e Príncipe votem em si. Chegou a Hora de Um Tempo Novo para Todos. Não vamos por o nosso Futuro na Mão de Pessoas Incertas (duvidosas).

  32. edmar barros

    5 de Agosto de 2011 as 20:07

    quem teria a corragem no jiuzo,dizer que o Pinto da Costa,torturou,matou ou pôs a fome o povo de S,Tomé? quero dizer à todos que dizem isto,são os maiores inocentes. Oh gentes;é só pensar um segundo; ja viram o Pinto de chicote,algemas ou arma na mão? eu tambem sou santomense,vive lá os meus 30 anos e adorei o regime único Sei gostamos às vezes de deixa andar, a terra é nossa,fazemos o que queremos,roubamos ,etc. . . e temem de alguem capaz de de impor,impedir.Pergunto tambem; guando os nossos filhos matam,roubam,somos nós os pais os culpados? fico por aí

  33. almeida

    5 de Agosto de 2011 as 23:03

    feliz aniversario meu presidente.nao liga provocaçao baratas .ja ganhaste .k deus te proteja das bocas malucas.viva costa

  34. RICARDO VIEGAS

    6 de Agosto de 2011 as 8:48

    Caros leitores do tela non.
    Vos confesso q ja disse varias vezes q nunca gostaria de ver mais uma vez Pinto da Costa como presidente de sao tomé E Principe. porem,para bem da verdade Evaristo Carvalho é um politico muito fraco para defender as cores de sao tomé e principe. Senti-me muito envergonhado quando na semana passada o vi na RTP Africa falar a comunicaçao social. Me perdoem os seus defensores.Se ele formado, formou-se a base de cabulas.Roça a analfabeto.
    Mas ha outra situaçao q me leva a o excluir.
    – ele é tao ditador quanto Pinto da Costa
    – é tao preguiçoso quanto Pinto da Costa
    – lixou os conterrâneos da minha geraçao quanto pinto da costa. Mas ha uma grande diferença entre eles.
    – o Evaristo carvalho roubou mais em sao tomé q o pinto da costa
    – o Evaristo carvalho nao tem perfil para ser presidente nem de perto nem de longe e o Pinto da Costa tem
    – o Evaristo Carvalho nao sabe falar e o Pinto da Costa sabe.
    – o Evaristo Carvalho dorme nas reunioes e palestras e o Pinto da Costa nao dorme.
    E muito mais caros leitores.

    APESAR DE NAO GOSTAR DELE, É O MAL NECESSARIO

  35. eng bernardino

    6 de Agosto de 2011 as 9:14

    Temos que acabar com arrogância
    Cada um diz aquilo que pensa somos livres de
    Expressar ninguém e mais que outro afinal somos
    Todos úteis, se unirmos venceremos , quando
    Apaixona por uma mulher não importa por passado
    Dela juntos constroem o futuro constroem família
    Meus caros amigos chegou a hora de juntarmos
    Para desenvolver são tome e príncipe cada um que
    Faz a sua parte esquece o passado olham em frente a sua opinião também e util não subistima e nem despresa ninguém,todos viram o que lula
    Da silva fez por brasil ele nao e licenciado
    Muito menos doutorado, ja le comentários das
    Pessoas que não gosta de são tome e nem dos
    Santomenses.

    • Mabutú

      6 de Agosto de 2011 as 12:36

      hummmm, cuidado aí éé, gente

  36. Bernardino cientista politica

    6 de Agosto de 2011 as 9:48

    Meu voto de consciência vai para manuel
    Pinto da costa com certeza e esperança de
    Um futuro melhor, acredito tenho certeza que
    Ele vai dar a volta a essa situação em que se
    Vive em stp, meus caros amigos ja reparou
    Que nos descendentes cabo-verdiano somos maioria
    Quero vos chamar atenção, vamos todos votar em
    Pinto da costa porque no seu mandato os nossos
    Pais nao sofreram,após o seu mandato os caboverdianos sofreram discriminação tortura desigualdade social,sao tome e dos santomenses
    Nao e dos mulatos filhos de zes mulatos a terra
    Na mao dos mulatos santomenses nao ha desenvolvimento nao ha igualdade direitos nao ha democracia não há justiça não sou racista temos exemplo: rafael branco
    Evaristo de carvalho miguel trovoada guilherme posser da costa fradique de Menezes e mas outros sao todos filhos de colonos se um dia ser presidente da república no governo nao vai estar mulatos,justiça em são tome e a favor dos mulatos, vamos um dia tomar essa medida e cumprir os desejos do rei amador sao tome não e dos colonos e nem dos filhos d colonos,riquezas em sao tome e so para os mulatos se repararem vai ver que maioria de classes media e ricos sao mulatos, por isso peçam deus para nao me colocar
    No casa cor de rosa,darei todos os direitos aos mulatos mais nao no governo

  37. Kaka Santos

    8 de Agosto de 2011 as 1:38

    Desejo um feliz aniversario ao Sr. Dr. MPC e que tenha uma longa vida.Tenho ouvido muitas criticas a seu respeito, as quais nao discordo nem concordo.Mas existem dois factos irrefutaveis que considero relevantes:De todos os seus sucessores, nehum foi capaz de dar melhor prestigio internacional ao nosso pais.Outro facto a mencionar,e o de que apenas ele e o Presidente Nelson Mandela tiveram o espirito voluntarioso de abdicar pacificamente do Poder no cenario politico africano.O Dr. MPC foi o Presidente africano mais democratico que existiu num pais de regime monolitico.

  38. Engenheiro( LISBOA)

    8 de Agosto de 2011 as 13:10

    Espero que o PINTO DA COSTA,desta vez seja suficientemente maduro para não se compactuar com aqueles na primeira república deram cabo dele e no final só ele é que levou a cruz até ao calvário.

    Espero que o Pinto da Costa faça mesmo a diferença e mostre aos seus antecessores( principalmente o iletrado do Fradique de Menezes) que eles não valem nada e não valeram nada para o meu povo sofredor. Hão-de pagar por isso mesmo cá na terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo