Eleições presidenciais

Incidente na Trindade não tem nada a ver com compra de Consciência (Boca de Urna)

No hospital Ayres de Menezes o Téla Nón, ouviu explicações do Secretário de Estado da Juventude e Desporto Abenildo d´Oliveira, sobre o incidente que aconteceu na cidade da Trindade, envolvendo o seu segurança e um cidadão eleitor.

O Secretário de Estado, disse que estava a entrar para sua residência na cidade da Trindade, quando o jovem Adérito Quaresma, que seguia a sua trás numa motorizada, decidiu contestar o facto de alegadamente a sua viatura não ter feito sinal para entrar na residência. Situação que punha em perigo o jovem e o motoqueiro que o conduzia.

O jovem Adérito Quaresma, que está sob vigilância médica no hospital Ayres de Menezes, confirmou a mesma versão ao Téla Nón. «Então eu disse ao motoqueiro que parasse a motorizada para eu falar com o secretário de estado, porque esta não é forma de conduzir. Quando falava com o secretário de estado vem o segurança e me diz Sócio cala boca não sabe com quem está a falar? Eu respondi olha estava em causa a minha vida. Ele me disse para calar a boca e dá-me um pontapé. Eu corri e ele disparou contra mim» acrescentei o jovem Adérito Quaresma, deitado na cama da urgência do hospital Ayres de Menezes.

O Jovem disse ao Téla Nón que o incidente não tem nada a ver com o acto eleitoral em si. Aliás como já havia dito o Secretário de Estado da Juventude e Desporto Abenildo d´Oliveira, presente na urgência do Hospital Ayres de Menezes, para dar toda atenção ao jovem baleado.

Abel Veiga

    37 comentários

37 comentários

  1. Helves Santola

    7 de Agosto de 2011 as 13:15

    ahahahaha,a consciência já foi comprada, rsrsrsrs, ou ñ né? Ou esse segurança deve estar em apuros…..!

    • Verdade Verdadeira

      7 de Agosto de 2011 as 23:44

      O governo tem que meter a mao nisto.Estamos num país democratico ou nao? As pessoas nao podem valer dos cargos que ocupam para humiliarem os seus semelhantes!!
      Depois reclamam que o povo nao vota,sao essas… que fazem com que as pessoas perdem vontade de serem civicas. Isto é um abuso, mais a terra é só deles ou que raio?
      Por exemplo, a cidade de coimbra tem 447 eleitores, mas nesta 2ª volta, só votaram 48 cidadaos,porque estao fartos destas… méu.

  2. fair

    7 de Agosto de 2011 as 13:34

    Quem socoreu ele????

  3. STP

    7 de Agosto de 2011 as 14:11

    Quando chega a mim informação como essa
    faz me lembrar os ditos de um grande, antigo
    professor de inglês; “STP, Somos todos são-tomenses”
    Meus caros, num estado de direito não podemos aceitar
    tamanha barbaridade. Isso é um abuso de puder.
    Como é que um segurança mais o Secretário de Estado
    (duas pessoas, possivelmente havia mais pessoas)
    não conseguem resolver esse assunto, se não com arma.
    A arma deve estar na não de quem a sabe usar, tanto na
    não como na cabeça. Um secretário de estado não deve
    permitir resoluções de problemas por meio de violência.
    Isso é inaceitável.
    Se foram capazes de fazer calar o cidadão com uma BALA,
    Qual foi o “tratamento” a seguir?
    Teriam acudido o cidadão?
    Por amor a Deus… contenção… SENHORES, contenção…
    SENHORES.
    “ Somos todos São-tomenses”; motoqueiros, carregadores
    de pedra, carregadores de sacos….
    “Somos todos são-tomenses”.

    • Fijalatao

      8 de Agosto de 2011 as 1:21

      Sr.STP, nunca devemos analisar as coisas de ânimo leve!

      Como pude ler no artigo, o secretário de estado nada tem a ver com uso da arma, nem sequer mandou usar ou o mandou usar!

      A sua análise, já que estamos na maré de eleições, 20 anos, 15 anos etc,etc… faz-me lembrar o senhor dos quinze anos que hoje muitos santomenses culpam devido as atrocidades cometidas pelos seus seguranças!

      Um segurança, deve estar preparado física e psicologicamente para agir com prudência, não petular por tudo e por nada como tem acontecido em muitas partes do mundo inclusive as mais velhas democracias do mundo,

      Como pudemos constatar, não foi o secretário de estado que mandou atirar contra o terceiro! ele nada tem a ver com o uso da arma na mão de quem não a sabe usar e nem está preparado para tal e nem tem condições para ser um segurança.

      Por isso devemos tirar daí ilações de que nem tudo que se passou no tempo do Pinto da Costa quando os seus seguranças autuavam contra terceiros, pontapeando pessoas que não levantavam quando passava o presidente, levava pessoas ao interrogatório por ter dito uma palavra que não fosse do agrado deles, etc… o Presidente da república não sabia o que estava a passar e as vezes a sua caravana estava à léguas e os seus seguranças estavam à retaguarda intimidando e abusando do poder , cometendo atrocidades em nome de quem nada teve a haver com as suas más preparações para o cargo que ocupavam!

      Estou certo que, que as nossas autoridades e principalmente o senhor futuro presidente da nação deverá escolher para sua segurança indivíduos com formação escolar, académica e cívica para determinados cargos que lidam diáriamente com o povo e o público preservando assim os seus bons nomes e da sociedade civil e da república, porque julgo eu que o país já tem homens com suficientes formações que se deverá complementar com outras para os respectivos cargos.

      Nunca devemos culpar quem não tem culpa!

    • aglm

      8 de Agosto de 2011 as 4:31

      STP somos todos primos

  4. LEGUÉ PÉ SÓN!!!

    7 de Agosto de 2011 as 14:15

    enfim

  5. zemé cá bóca fla quá lumado

    7 de Agosto de 2011 as 14:25

    misericórdia e perdão! de onde vem assa parvoíce do segurança ele tem 4ª classe??????????? para agir assim deve ser

  6. LBRaposo

    7 de Agosto de 2011 as 15:30

    esse sujeito devia ser preso…..em que pais estamos??????????

  7. Roberto

    7 de Agosto de 2011 as 15:51

    Antes de se condenar alguem e preciso ouvir as duas partes. Neste momento apenas temos a versao da vitima ainda nao temos a do guarda costas.

    • fair

      7 de Agosto de 2011 as 16:52

      QUAL SERA A VERSAO DELE!!!!!!!!
      COMO VC E SANTOMENSE NAO E PRECISO VC ESPERA A FINAL..
      PQ SE FOR ADI A GANHA ESTA NOITE JA ERA O JURGAMENTO….
      DESTE CASO!!!!!!

    • Simão Amaral Tebús

      7 de Agosto de 2011 as 18:53

      Sr. Roberto; seja lá o que terá dito o vitimado,não é motivo para esse dito segurança usar a arma de fogo. Nós os santomenses nunca fomos assim, o que é que está acontecendo? Um segurança não é uma máquina manipulada por outrem; é um ser humano (tem que ter poder de diálogo). Se tomamos a independência através de papel e caneta, porquê que entre nós temos q usar arma de fogo para solução dos nossos problemas?

    • Fijalatao

      8 de Agosto de 2011 as 1:30

      Roberto mesmo que houvesse insulto, ameaças por parte do ferido, o segurança deve estar preparado par usar a arma só em legitima defesa!

      Por mais versões que ele venha contrapor em sua defesa, aqui houve dolo por negligência e daí toda culpa está por cima do mesmo.

    • truquim deçu

      8 de Agosto de 2011 as 11:40

      senhor Roberto, o que senhor quer falar afinal?que versão ainda quer ouvir? se o jovem esta balado, talves o melhor é balar tambem o segurança, dai sim o senhor ouviria outra versão , o senhor quer que esse abuso vai até a onde ?isso é falta do respeito , o segurança da tiro um cidadão e senhor quer outra versão depois para botar o segurança na cadeia , que abuso é esse isso deixa jente desasperado, conforme andam a cobertar os corruptos é da mesma forma que querem cobertar os criminosos … abuso ainda bem, por isso que vcs n gostam de o recem eleito o Pinto da costa senhor Roberto por favor n~vem mais ai com essa conversa de mandar o boi dormir , eu não gosto disso , vamos cortar o mal pela raiz

  8. Helves Santola

    7 de Agosto de 2011 as 16:38

    Pois é, a vítima estava armada? Que covardia…..! Falta amor no coração dos são-tomenses….nunca fomos um povo violente, pelo menos ñ fisicamente!!! Dar com bala?

  9. jaca dochi potódu

    7 de Agosto de 2011 as 16:38

    este assunto está fora do contesto

  10. Tentado a ler

    7 de Agosto de 2011 as 16:45

    O disparo de uma arma de fogo, por qualquer individuo na funcao de seguranca, obedece ou pelo menos devia obedecer a alguns pressupostos. Entre eles, o da tentativa de resolucao de conflito por via de dialogo como forma de partir para agressao e consequentemente valorizar a vida humana. Para tal e preciso que haja individuos preparados e com alguma habilitacao, pois dontro modo o risco de inseguranca e incalculavel. Segundo o premier e preciso explicar sem compliar. A esta explicacao deve-se adicionar a coerencia; isto e, nao dizer apenas aquilos que melhor convier, em momentos selecionados. Entao e caso para se perguntar: porque nao foi explicado sem complicar aos segurancas que a arma que empunham destina-se ao uso em caso de legitima defesa? Infelizmente, os nossos governantes nao presam o bom cargo que ocupam, por isso revelam desconhecimento de assuntos basicos, nomeadamente a avaliacao da ameaca que representa ao publico em particular e aos proprios em particular, ao ter por perto um homem armado. A ocasiao exige que se reveja o conceito seguranca. Por nao ver o conceicao do ponto de vista de preservacao e nao reprensivo? Quanto ao individuo, autor do disparo, de certo, encorrera em forma alguma punicao, embora ele fosse o ultimo dos culpados.

    • Tentado a ler

      7 de Agosto de 2011 as 16:48

      .. como forma de evitar que parta para agressao e

  11. zeme Almeida

    7 de Agosto de 2011 as 18:44

    A vossa primeira noticia foi deturpada,Tela-Non.Voces estao prara informa com verdade.

  12. Dany Aguiar

    7 de Agosto de 2011 as 19:47

    Kuaxi de kuaxi de fagido? Nom scá klupa Tóni magi nom kêçê de Xibilia.Aó… Pôvô só sêbê. Andege men nom toca lembla cuma pôvô só ká koiê kúa kú bua d’nem. Saibam escolher. Nós conhecemos bem os dois candidatos, quer o Senhor Pinto da Costa como o Sr. Evaristo de Carvalho. Fim missa só nom ká canta glóia

  13. Piá cu uê Txilá

    7 de Agosto de 2011 as 20:05

    Uma vergonha… o Secretário de Estado escrúpulo; segurança enablitado,escasso poderes de formaçaõ a nível de segurança,ètico, moral e neste caso escolar tambem. Eu não preciso houvir da outra parte, porque para mim nimguém tem direito de fazer jutíça com as própias mãos sbretudo um cidadão indefeso, alertando o Secretário do Estádo pela conduta indevida na ´matéria do código da estrada….
    Mesmo assim não querem que o Pinto da Costa ganhe?

  14. firmino fernandes

    7 de Agosto de 2011 as 21:09

    será que já chegamos o tempo que o deus nda na terra? quem é este senhor secretário;um deus?tenham lá a vergonha senhores abusadores do poder não fáçam de são tomé e principe onde os pobres se tratam com purada (com tirro)porque aquele país, não é uma quinta privada do dito secretário do estado do desporto é sim de todos os santomenses espero sinceramente que tenham mais respeito pelos os que não têm alguem no poder e que deem vozes,aos pequenos,e lembren-se que antes de ser grande já foi pequeno obrigado

  15. almeida

    7 de Agosto de 2011 as 21:49

    amor nos ganhamos maculu ku bo nmosso nos ganhamos.o nosso pinto ganhou ,,,,,, parabens nosso pai grande k governe bem o nosso pais. nos oramos tamto hoje………doutor manuel pinto da costa.amor mas uma vez o nosso pai ganhou~~~~~~~~~~~~~~~~falaste tantas merda.viva pinto

  16. voz do emigrante

    8 de Agosto de 2011 as 0:34

    Se em s.tomé e principe qualquer um é segurança e usa arma de fogo, isso so pode estar a trasformar numa selva autentica,um secretario de estado tem um segurança para que?so para gastar dinheiro do estado,isso so pode ser brincadeira

  17. Falar não pode

    8 de Agosto de 2011 as 4:55

    Em fim, situação lamentável e repugnante. Olha só para situação do doente nem uma pijama o hospital tem para o vestir, internado com roupa do corpo.
    Pinto tem que ganhar as eleições.

  18. gita

    8 de Agosto de 2011 as 7:49

    se esta historia for de forma q o atingido axo q ele tem toda a razao de revindicar o seu direito…. mas o secretario do estado nao quiz saber e comessou a entrar em apuros neh ….. perante essa cena gostaria q as autoridades maximas tomasem medidas …..

  19. Frutinho

    8 de Agosto de 2011 as 8:08

    ISTO NÃO DEVE PASSAR EM BRANCO, OS FAMILIARES NÃO CRUZÃO OS BRAÇO.

  20. Homem Capa

    8 de Agosto de 2011 as 8:26

    Este secretario de Estado de meia tigela que nunca tinha sonhado um dia em exercer a função que exerce por capricho do patrice trovoada, deve estar agora muito preocupado em ter cometido a tamanha barbaridade junto a um motoqueiro desprotegido e sem podres e sem dinheiro de comprar um advogado para lhe ajudar. Por favor, enquanto a justiça não existe, pelomenos trata desse desprotegido com os milhares de dólares que o vosso pai patrício vos pagam todos os meses.

  21. Nôm Molé

    8 de Agosto de 2011 as 9:17

    Pois, é o S.T.P k o ADI tem para nos oferecer com balas, violencias, crimes, bandidagens, enfim “ESTABILIDADE” é a palavra mais uzada pelo condidato Evaristo de Carvalho k deve estar satisfeito com essa derrota

  22. pégasussssu

    8 de Agosto de 2011 as 9:51

    em stp é mesmo deficil,,,,as pessoas que estãoi a defender a quantas vezes não foram vítimas de palavrões destes motoqueiros como filha da puta, cona da sua m….., não será embora excessiva e reprovavél, esta uma maneira de travar está onda de desrespeito para com figuras publicas, e diregentes…eu garanto que se fosse comigo que um motoqueiro venha tirar satisfaçoes com altitude indelicada receberia não na perna mais na cabeça….

  23. tlaba só cá da tê

    8 de Agosto de 2011 as 10:35

    agora estamos assim? na falta de argumentos, parte-se para a violencia? que raio de secretario de estado que nem uma confusão de transito consegue lidar? “é o sabes que eu sou?” a imperar de novo. como diz o dog murras” a boa cabra come onde esta amarrada”. se nos rodearmos de pessoas incompetentes, é porque se calhar tb o somos.

  24. tlaba só cá da tê

    8 de Agosto de 2011 as 10:39

    eu lembro-me que a pouco maisde um ano, o nosso secretario de estado, entao jornalista da tvs, tentava criar um movimento civico com o fim de criticar e denunciar situações como estas cometidas por pessoas que denominava de corruptas.
    passado um ano, veja no ele se tornou, na pessoa que criticava antes. Somos todos corruptos, só nos falta é oportunidade.

  25. Olívio Bonfim

    8 de Agosto de 2011 as 10:42

    Isso ficou assim,pelo facto de não ter sido alguém ligado ao Pinto da Costa ou ao MLSTP.Caso contrario, esses senhores usavam isso como argumento para iludir o povo mais uma vez, dizendo que o Pinto já começou a oprimir as pessoas, e que a ditadura está de regresso.Em S.Tomé os políticos roubam,maltratam,adquirem bens suspeitos e ninguém diz nada,quando é o Pinto,todo o mundo cai-lhe em cima.Até parece-me que os outros estão autorizados a fazerem o que lhes apetece.

  26. Suásuá Pires

    9 de Agosto de 2011 as 10:19

    Seja qual for o caso cada cidadão deve respeitar direito do outro,nota-se nesses ultimos momentos os Dirigentes muitos arogantes e isebidos enves de se preocupar com govenação do pa´si que vai mal passa vida em agreções violentas… fui…

  27. mosssad

    9 de Agosto de 2011 as 20:39

    o problema dos segurancas em sao tome e que nao tem escolaridade nenhuma.. sao jovens que nao tiveram oportunidade nenhuma para estudar e o unico refujio que encontrou e entrar para forca armada ou policia nacional.. E como nao sao treinados para debater com este tipo de situacao, so lhe resta a arma, porque da boca do segurancao nao saira mais nada porque ele se nao e analfabeto, nunca passou por nenhuma escola secundaria, tem a 4 classe actual o que faz com que ele seja uma pessoa rude, mal informada e mal formada.

    O primeiro ministro deve criar condicoes no pais para que qualquer militar que for selecionada para seguranca de estado tenha o minimo de escolaridade ou a menos os treinar nao so para usar a arma mas sim tambem a mente. O que ja nao sei se o proprio primeiro ministro usa. a nao ser criar cabelo mal tratado.
    Felizmente entrou alguem para a presidencia que o vai fazer frente, ele ja nao tera o controle absoluto sobre a misere economia do pais…. tentar acabar com a corrupcao com que se vive nos governantes inesperiente ambiciosos, corruptos miseraveis esfomeados

  28. manuel penhor

    30 de Agosto de 2011 as 1:32

    Lamento este incidente,mas nao acredito que senhor Secretario do Estado Juventude e Desporto Abenildo,tivesse ordenado o seu seguranca para cometer um erro tao infantil?Mas justica tera que ser feita porfavor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo