Pinto da Costa espera com paciência pelo resultado preliminar das eleições presidenciais

Confiança e paciência, caracterizam segundo Pinto da Costa a sua conduta este domingo das eleições presidenciais. Ao exercer o direito de voto por volta das 10 horas, o candidato, defendeu a promoção de uma sociedade civil activa para fortalecer a democracia.

Pinto da Costa que exerceu o direito de voto, na Vila de Pantufo, aliás onde reside, disse estar confiante. Paciência é a sua companheira este domingo até a divulgação dos resultados preliminares.

O candidato acredita que o povo vai lhe dar a oportunidade de abrir um novo espaço de diálogo entre as forças políticas e a sociedade civil. «Organizar a sociedade civil para ela ter um papel mais importante e decisivo na tomada das grandes decisões que dizem respeito ao desenvolvimento do país. Se não for assim corremos o risco de ter uma sociedade completamente dependente dos partidos políticos», declarou.

Abel Veiga

.

  1. img
    Helves Santola Responder

    Volto a frisar: “Organizar a sociedade civil para ela ter um papel mais importante e decisivo na tomada das grandes decisões que dizem respeito ao desenvolvimento do país. Se não for assim corremos o risco de ter uma sociedade completamente dependente dos partidos políticos.”
    É disso que estou a espera do próximo Presidente da República, orientador….”STP está tipo i sem ponto”, sim senhor!!

    • img
      STP Responder

      Pinto da Costa vence as eleicoes com 57% de votos e seu adeversario fica em segundo lugar com 47%. Apesar de tudo, nao deixa de ser um bom resultado para o Evaristo de Carvalho tendo em conta as condicoes em que concorreu perante o seu adversario que contou com apoios de quase todos os candidadtos da primeira volta.
      Agora quer ver o senhor Pinto dar deligencias junto com o Governo para mandar reabrir os processos de corrupçao que envolveu muitos politicos como Delfin Neves, Maria das Neves, as grandes quintas tomada pelo abuso de poder pelo senhor Rafael Branco e nao so, agressao de senhor Posser contra Procurador Geral da Republica, os 30Mil barris de petroleo, 500,000 dolares da Monarquia Marroquina, etc…, casos de EMAE, ENAPORT, etc…

      Haver vamos,

  2. img
    Nossa Terra Responder

    Sou alguém que tem andando muito decepcionado com nossa classe politica, mas confesso que essa foi uma das frases que mais me comoveu desde o inicio da campanha, e a ser verdadeira, volto a ter esperança que brevemente mudaremos de rumo. Forca STP e viva a democracia.

  3. img
    almeida Responder

    doutor manuel pinto da costa sera sempre o nosso presidente.ganhar como nao.viva o nosso presidente.o nosso deus vai nos abençuar~.

    • img
      london Responder

      Fale por ti…nosso?

  4. img
    Barão de água Izé Responder

    Só o Presidencialismo (democrático) poderá criar esperanças a STP. O Sr. Pinto da Costa vai significar mais uns anos de atraso para a nossa terra.

    • img
      Sempre a subir Responder

      Tenha calma e não digas isso.
      Ele agora está muito mais maduro do que antes. Vamos dar-lhe o benefício de dúvidas.
      Nesse momento que te respondo ele ja é Presidente da República. Pode não ser o melhor homem de S. Tomé mas é melhor que seu adversário. Credo, rejeito mais um ano de atrazo que seja. Esse país precisa de avanços o povo ja não aguenta. Rezemos para melhorar e não piorar independentemente de quem vá pra aí.

  5. img
    sonia Responder

    ho sr. amor isto é o q as pessoas dizem mas ninguem ainda provou nada?onde está os familiares dos mortos q c o sistema actual n conseguem clamar justiça. indique-me alguem q seja saotomense c o espirito trabalhador? por isso o vosso pais está assim atrasado. a poligamia esxite em todo lado principalmente em africa e será q este homem é o unico em stp a acabar c os lares? as nossas mulhers africanas é q deveriam se respeitarem-se é o q acontece tb no meu pais em angola elas só querem os dirigentes p terem outro estatuto. e será que eles os homens sao os culpados? eu como mulher boto culpa nelas. o importante em stp é trabalharem o q aquele povo nao gosta , só estao a espera de milagres . tempo de mililagres foi o de cristo agora é tempo de sacrificios e de trabalho…….

    • img
      José do Riboque Responder

      Cara Sonia , desculpe-me fora das questoes socio politicas , fique sabendo que toda a generalização induz ao erro , falar que santomense não tem espirito trabalhador é um insulto no sentido global da coisa … pelo diz deduz-se que é angolana e que se fossemos por este caminho arranjando adjectivos pouco ou mais gloriosos para classificar todo uma nacionalidade iriamos criar um conflito diplomatico . Por isso se as suas ideias sao solidas neste sentido pense baixinho e deixe de generalisações , pois mesmo qdo se refere a africanos … a Africa é um continente vasto, com 54 paises e mesmo nestes paises hà populações com organização social , lingua , costumes e comportamentos completamente dispares e antagonicos.Por favor sou santomense e orgulho de o ser e a senhora ou menina nao pode questionar o meu espirito e dedicação ao trabalho …Felicidades …como se diz em STP o dedo nunca aponta para si mesmo . E agora para qdo eleições presidenciais livres na outra margem do Atlantico ?

      • img
        Irina trovoada Responder

        José ,concordo consigo, quando é para abrir a boca e falar besteira, antes tá calada, a Sónia si realmente é angolana , devia ser ultima a falar em povos preguiçosos. minhó ê cá caboca dê, ê na flafá ê blóca. hahhahahah

    • img
      Diasporano.CV Responder

      Sónia, não achas que o teu comentário está descontextualizado com o assumto em causa?
      Fui….

    • img
      anguené Responder

      sabes a fala, Sonia…
      Sou Santomense e agradeço muito por essas palavras. Nós os santomenses na verdade somos assim, preguiçosos. E temos mente cravada que milagres vem ao nosso encontro, em vez de irmos em busca de milagres, por isso andamos so a espera que o Governo resolve tudo e esquecendo que tambem somos nós o Governo.

  6. img
    Banho Fora........... Responder

    Força Pinto da Costa viva STP

  7. img
    fair Responder

    o teu lugar ja esta confirmado

  8. img
    Irina trovoada Responder

    Ho senhora Sonia, você não mi diga que vocês angolanos são mais trabalhadores que nós ? por amor de Deus, tenha paciência, não mi ponha a falar coisas pouco adequado para o contexto.

  9. img
    parabéns Responder

    meu DEUS

  10. img
    camarao Responder

    ja resultado das eleixoes en stome

  11. img
    Rosário Responder

    Sonia, Se és angolana deverias estar calada porque angola nao é exemplo pra nenhum país. A preguiça herdamos de angola, foi de la onde vieram os nossos antepassados.

  12. img
    Edjelson Responder

    Vitoria do pinto. Mt bem. Ag quero ver a cara do PM.

  13. img
    Quaresma (Angola) Responder

    Manuel Pinto da Costa venceu a segunda volta das Presidenciais em São Tomé e Príncipe com 52,88 por cento, anunciou esta madrugada o presidente da Comissão Eleitoral Nacional.

    Segundo dados avançados aos jornalistas por Vítor Correia, presidente do organismo, Pinto da Costa obteve 35.112 dos votos, correspondentes a 52,88 por cento, contra 31.287 dos votos em Evaristo Carvalho, 47,12 por cento.

    A abstenção, informou o presidente da Comissão Eleitoral Nacional, desceu desde a última votação dos 32,11 por cento para os 25,96 por cento.

    Ao início da madrugada em São Tomé, dezenas de carros e motos desfilam na capital são-tomense na festa de Pinto da Costa, que, segundo fonte da candidatura, não deverá pronunciar-se nas próximas horas.

    Manuel Pinto da Costa apresentou-se às presidenciais são-tomenses com uma candidatura suprapartidária, embora apoiada pelo Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata e Partido da Convergência Democrática, ambos na oposição.

    O candidato derrotado, Evaristo Carvalho, era apoiado pela Ação Democrática Independente, liderada pelo actual primeiro-ministro, Patrice Trovoada.

    ” in DN”

  14. img
    PETER Responder

    VIVA TODOS QUE GANHAREM, (STP) em S.tome nao somos enemigos somos alias Primos, o cOTA Pinto e Man Pat e o Cota Eva sao Primos quem ganha aconcelha o outro pra bem de saotome e principe. Viva todos e todas

  15. img
    Filipe Samba Responder

    O Pinto da Costa venceu o seu adversário, Euvaristo
    Pinto 52%
    Euvaristo 47%

  16. img
    Mina Tela Responder

    Apesar de banhos aos eleitores por parte dos Evaristas e a sua cupla, o povo mais uma vez mostrou a sua determinacao e confianca escolhendo o canditado certo. Parabens a todos.
    Um bem haja.

  17. img
    Biboss Responder

    Espero que está confiança que o povo depositou no Pinto da Costa para dirigir o País concretiza-se e satisfaça os desejos mais profundos do Povo,porqué se acontecer o contrário,poderemos dizer futuramente que o nosso País irá bloquear-se totalmente.

  18. img
    Irmão do Bailundo Responder

    Se Pinto da Costa ganhar aconselho-o a não confundir o Monopartidarismo com o Pluripartidarismo.São correntes completamente diferentes ou seja sistemas politicos desiguais.Atenção Pinto de Costa o Senhor não poderá ter influencia no Governo.Quer dizer O Presidente da República para alem de ocupar um papel de amenizador poderá ter protagonismo apenas no Exército e nas Relações Exteriores.
    Portanto deixe o Chefe do Governo trabalhar se esta a sua intenção.A maior parte das crises politicas de São-tomé e Principe,devem-se a ingerencia do Presidente da República no Governo ou seja quando o Primeiro Ministro não é da conveniência deste.Desta forma é aconselhavel que cada orgão de soberania cumpra com alto nivel de responsabilidade o seu papel e que o povo não venha a arcar com as consequencias das vossas desfeitas.
    Viva STP viva Democracia.Atenção não confundir com DEMONOCRACIA:FUIIIIIIIII.

    • img
      Irina trovoada Responder

      percebo a tua preocupação, irmão do bailundo, o teu discourso foi giro, mais sem logica, sabes porquê ? porque se estamos na democracia a que ter separação de poderes, e como temos um regime semi-precidencialista, o presidente só tem o poder de garante ” arbitro “. não inventes tá !!!

  19. img
    SOS Responder

    Senhores, acxho que estamos todos de parabens. Gostaria aqui de deixar um elegio a nossa diaspora, que exemplarmente deu mostra de querer o bem de STP. Tb gostaria de deixar um elogio ao povo de Santa Catarina que mesmo com o gerador e iluminação publica colocados ai 2 dias antes das eleições, não se deixaram enganar. E Monte Café, sem comentarios, deu um grande aporte num distrito onde o Pinto não tinha chance. A Ilha do Principe não ficou atras e Agua Grande foi mesmo Grande. Finalmente PAI GRANDE… Agora é hora de nos unirmos e olhar para o Futuro com esperança. STP fez paz com o passado.
    Viva a democracia
    Viva STP…

  20. img
    manda ka fiá opé Responder

    Sola muntu ê, ahahahahah
    Patrice chora agora, como dice sr Fradique de minezes, nosso actual presidente da republica, terra nao é dos Trovoadas nao éééééeééé

  21. img
    MALABOIA Responder

    QUEIRA OU NAO .O EUVARISTO JA ERA .Viva o pai grande.viva a vila de MADALENA.VIVA O VINHO da palma da IZILDA .VIVA O DOUTOR ILHER ,GOVERNADOR DA VILA DE MADALENA

  22. img
    gigolo Responder

    Já está no Papo.

    • img
      gigolo Responder

      no Pinto. hahahahahahaahha

    • img
      gigolo Responder

      Que fará o P.T e como está a sua cara?
      Hummmm agora que o jejum vai ser asério mesmo.
      E aqueles como: Nho Gomes( o Judas), Levi( o falhado),Tio Abnildo, primo Paulo bacuda… que falaram tantas besteiras?
      Hummmm tá bem vão falar com Manuel Torneador para fazer máscaras, lógico tem que ser de ferro. Então comportaram piores que palaiês e lavadeiras,…Políticos mata-paus.
      E avisa-se a todos que pretendem trocar de nacionalidade,pelo facto registado que está aberto inscrição na Praia das conchas na residência Oficial do maior Derrrrrotado em causa e que estão disponível nacionalidades como: Quilimani, Tchipi,…. dentre outras. ahhahaha. É pá saber quem que é pai grande. Presidente de todos São-tomenses.

  23. img
    Moçu Malé Responder

    nancê buli cu còbló pléto!
    Ê scabí mode nancê!

  24. img
    truquim deçu Responder

    Antes de mais quer felicitar o Dr Manuel Pinto da costa pela vitoria alcançada e desejo muito sucesso e coragem no desafio que vai encontrar ao longo do caminho, e tambem quero agradecer o senhor Evaristo Carvalho, pela coragem que tinha para enfrentar Dr Manuel pinto da costa, embora pela pressão do Patrice Emeri Trouvada, quero apelar união entre todos e com mão dadas rumo ao desenvolvimento de S.T.P, para me n existe vencedor nem derotado o importante é esquecermos de passado e olharmos para o futuro aproveito esta oportunidade exortar o senhor Patrice Trovoada que nas proximas campanha, ele deve deixar dessa arma que ele utilizou contra o Pinto da costa, isso não edifica nem dignifica pessoa santomense, o melhor é discutir a preposta de cada candidato do que fazer esses ataques pessoal e agressiva. Com certeza o Evaristo esta um pouco aliviado sobre a pressão do 1ª Ministro, ele hoje com certeza vai dormir um sono tranquilo viva presidente de todos os santomense o Dr Manuel Pinto da Costa

  25. img
    Ze Cangolo Responder

    A esta hora, como já conhecemos os resultados preliminares que dão vitória a Pinto da Costa fica demonstrado que o dinheiro não pode tudo, fica também um cartão amarelo ao Governo já que este moveu-se em todas as frentes para que Evaristo Carvalho saisse vitorioso e, fica demonstrado que Pinto da Costa tem um eleitorado fixo e que o tempo acabou por fazer verdadeira justiça. Acho que não haverá instabilidade como a ADI transmitiu durante a campanha colocando-se na defensiva sem apresentar argumentos concretos. Não haverá instabilidade porque os mecanismos legais de hoje são mais apertados e mais claros, por outro lado Pinto da Costa quer redimir-se dos esrros e atrocidades que lhe são imputados, por isso exercerá uma presidência em que saia como um cordeirinho.

  26. img
    Digno de Respeito Responder

    O discurso parece interessante para o modelo queconsidero eficaz para STP: Democracia Participativa, como deu a intender “Organizar a sociedade civil para ela ter um papel mais importante e decisivo na tomada das grandes decisões(…)”

    Espero que realmente assim seja, chamar a responsabilidade a todos significa todos terem voz nas decisões do País. Isto significa que os deputados devem dar satisfação ao seu eleitorado levando a preocupação do povo ao Parlamento. Isso sim, é ouvir e fazer-se ouvir pela boa democracia ajudando o Governo nas políticas estratégicas de desenvolvimento Nacional.

    Saúde a todos e bom trabalho…

  27. img
    pantufas Responder

    Um presidente com apenas 52% de votos,não pode vangloriar-se muito,pois tem o não de cerca de 48% de cidadãos,mais os cerca de 37% de abstenção.Cuida-te pois ainda não gostam tanto de ti.

  28. img
    ECAS Responder

    O Pinto pedo até ter mau génio como lhe pintam, mas é inquestionavél a sua inteligência e sabedoria pela postura demonstrada durante as Campanhas e até o ultimo momento. Faço votos que acima de tudo saiba perdoar e ptomova a CULTURA do perdão entre os Santomenses!

    Santo Tomé poderoso ATENDEU as preces dos k sofrem e são humilhados em STP, enviando alguém k possa criar as bases necessárias para haver um melhor ambiente entre os Santomeses e de vez por todas arrancarmos MELHOR o desenvolvimento de STP.
    Que DEUS PAI TODO PODEROSO ilumine e dê inteligência Infinita e Sabedoria ao Dr. Manuel E.S. Pinto da Costa e a todos aqueles homens e mulheres k de facto se comprometem com BEM e o MELHOR para o NOSSO STP. AMEM

    Bem Haja!

Deixe um comentario

*