Água Grande foi determinante na vitória do “Pai Grande”

Pela primeira vez desde o advento da democracia pluralista em São Tomé e Príncipe, o distrito de Água Grande, o mais populoso do país foi determinante na decisão das eleições presidenciais. Tradicionalmente era Mé-Zochi quem decidia.

Neste domingo as águas do rio Mé-Zochi, carregadas de biliões que banharam o distrito na Boca de Urna, desceram com muita força, mas a enxurrada do rio Mé-Zochi, foi barrada pelo rio que atravessa a capital do país e desagua diante do Palácio Presidencial, Água Grande. O rio vizinho do Palácio Cor de Rosa, ajudado por vários afluentes, como o rio Lembá, o rio Caué, Lobata, e uma corrente forte vinda de Angola e Portugal, levaram Pinto da Costa de volta ao Palácio Presidencial.

A enxurrada de “Água Mato” pintada por biliões de Boca de Urna, vinda do rio Mé-Zochi e do seu afluente Cantagalo, tentava evitar o inevitável. Água Grande, e os seus afluentes seguiram fortes e venceram no cruzamento das águas. Abriram as portas do Palácio do Povo para o regresso de Pinto da Costa, agora chamado pelo povo de “Pai Grande”.

Abel Veiga

  1. img
    Matabala Responder

    Espero que cada um que deu seu voto esteja no goso do seu plenos estado de coinsciencia…porque, no contrário, se foram influenciados uma vez mais belo “banho”, podem crer que os primeiros anos será para devolver todo dinheiro que recebem com suor e miséria…

  2. img
    contra- inteligencia Trovoudal Responder

    Bom poema informativo.

  3. img
    parabéns Responder

    parabéns pinto da costa
    parabéns evaristo de carvalho
    parabéns o povo de stp

  4. img
    luisó Responder

    pai grande?
    ele realmente é alto mas daí a pai grande ?
    a eleição de PC em STP é para mim a mesma coisa de em portugal fosse eleito para PR o américo tomaz ou outro…
    o passado não deveria repetir-se seja para o fascismo ou seja para o totalitarismo e estes senhores serão sempre arrogantes e vigaristas…
    será que agora o PC vai devolver o que “tirou” para não dizer outra palavra aos santomenses dos bens que ficou por ser presidente como por exemplo a casa onde mora no pantufo aos seus donos ?
    ficava-lhe bem nesta onde de democracia…

    • img
      mosssad Responder

      Sera que o teu pai…(LUISO) nao esteve no governo quando miguel trovoada era presidente ou mesmo o fradique???? e que todos que hoje estao contra PC sao os mesmo que no passado estavam no governo antes de 1991 e que se tornaram os maiores inimigos do PC porque ele nao os deixou roubar ao povo como eles queriam…. De onde veio a fortuna do Fradique??? Devemos assumir que PC cometeu alguns erros no passado….mas nao deixou o pais na miseria em que se encontra .. deixado por MT e FM .
      Deixemos de acusacoes… e vamos unir e trabalhar com todas as formas para melhorar o pais que foi deixado mum estado lastimoso pelos 2 ultimos presidentes e muitos primeiros ministros, que so olham para o povo miseravel no periodo eleictoral ..depois disse, os mesmo amigos do povo so passam a olhar para os seus bolso

      • img
        Montecara Responder

        STP ja esta cansado desses constantes flash-back que os adversários de Pinto têm feito. Os 15 anos ja la se foram! O homen ganhou e todos ja reconheceram o facto e felicitaram-no. Portanto agora é tocar o país para frente. Esta tambem de comparar os manadatos de Trovoada ou Fradique de Menezes com o Pinto é proprio de demagogos baratos sobretudo quando dizem que o Pinto “nao deixou o pais na miseria em que se encontra .. deixado por MT e FM” Se consideram que o Pinto deixou o país em bom estado ou em miséria, isto foi de certeza mérito ou culpa dele pois ele era o único timoneiro. Mas fosse qual fosse o estado do país após as presidências do MT e FM, ja não se lhes pode atribuir nem os louros nem as culpas, pois presidiram o país sob outras regras com reduzidos poderes.

    • img
      Leonel Pinto Responder

      Deixa de ser hipocrisia,radical, sujo, porco, odioso, vigarista, mau, ma índole, e estúpido. Então tu não vês que este momento e de salutar e de dizer coisas bonitas como por exemplo saudar o candidato vencedor?
      O pais viveu vinte anos mergulhado nas mãos do sr. Miguel trovoada e do fradique, na pobreza, miséria, e desordem publica arrastando também problemas de ma ligação internacional. desentendimento entre famílias e pessoas de bem, pessoas e pessoas.
      Chega de mandar bocas contra uma pessoa digna e merecedor justa da vitoria. VIVA pinto DA COSTA VIVA SÃO TOME E PRÍNCIPE

    • img
      Suásuá Pires Responder

      Senhor Luisó vai dormir,roubo vai parar Pinto é melhor do que Trouvadas ,o senhor quer assubiar na boca dos outros,deixa que o Mario Beirão responda por ele, Quer sim quer nâo o Pinto é teu Presidente e da familha(Trovoada ) , trovoadas é que devem devolver o povo a sua dignidade e respeito que povo tinham, o Pinto não cometeu erro sozinho, a familha trouvada e senhor tambem contribuiu nesses erros, então senhor deve olhar para frente com esperança e trabalhar com tranquilidade rumo ao futuro ,e todos darmos mãos ao DR Manuel Pinto da Costa para bem do País. M Durante 20 anos o país andou para traz isso é verdade, então deixa de blá blá blá vamos tocar para frente Viva Pinto da Costa Presidente de todos os Santomenses.

  5. img
    Francisco Ambrósio Agnelo Responder

    O Srº Pinto da Costa não merece,mas a Democracia é assim;é aceite o resultado.
    1ª coisa Adeus TAIWAM.

    • img
      Hiostrelino Vaz Responder

      que e isto meu caro, abra mais e os olhos pa!

    • img
      l Responder

      O que Taiwan trouxe a STP?. Quem realmente beneficia com as ajudas de Taiwan?

      • img
        Suásuá Pires Responder

        A resposta é simples e pratico;quem sempre foram os beneficiados com ajuda de taiwan são alguns ditos derigentes da mudança incluindo a familia Trovoada que os trousceran,corendo com a china.
        Vejam China em Angola,é de envejar os envestimentos que tenhem feito em Angola…
        Nom dumuê naiê … punda fala ceto ca pali ójo.

  6. img
    OP Angola/STP Responder

    Parabéns Pinto da Costa contamos com o teu contributo na unidade e desenvolvimento de STP

  7. img
    Santa Marta Responder

    Água Grande quebrou a tradição de os mezoxianos serem decisivos nas eleições de S. tomé e Príncipe.
    Eles que joguem bisca com o evaristo e não deixem a maioria o peso das decisões vindas dos banhos que recebem.
    Pela próxima, pensem bem antes de acharem que podem decidir por nós.

  8. img
    lobet Responder

    tudo ficou muito bem..a vitoria, o apoio, a comemoração, a energia positiva……mas o que mais brilhou foi esse apelido de “PAI GRANDE”. pois essa é uma marca que deveria ou deve ficar para sempre (como se fosse uma referencia algo que fica para sempre na historia do nosso grande presidente) *PINTO DA COSTA*-O *PAI GRANDE * Essa marca não pode desaparecer de jeito nenhum.obg

    • img
      l Responder

      Concordo contigo. Viva “Pai Grande”. Este e novo Pinto, o homem esta bem maduro e esta muito democratico. Basta conversar com ele para chegares a esta conclusao.

  9. img
    parabéns Responder

    parabéns diz:

    8 de Agosto de 2011 às 17:25

    queremos paz, estabilidade política e social, desenvolvimento, justiça social, combate a corrupção,emprego para os jovens, energia, água, estrada, mais saúde, mais educação, formação, aumento salarial, 13º mês como um direito do funcionário,mais trabalho, disciplina,civismo, mais atenção aos idosos, as mulheres, as crianças, aos estudantes, internet de qualidade a baixo custo, comunicação a baixo custo, transporte aéreo e maritimo , transporte público, habitação para os jovens, legalização de mototáxi,baixa de preço dos produtos de 1ª necessidade, rotatividade nos cargos públicos,promoção da competência e honestidade,avaliacão dos funcionários públicos,inspecção a todos níveis,respeito ao meio ambiente, a natureza, combate a pobreza, combate a violência doméstica, mais disciplina rodoviária , combate a descriminação, mais imprensa privada,etc. são acções da responsabilidade do governo ,mas não só, são também, do pr, dos deputados, dos autárcas, dos chefes,dos embaixadores, dos privados, partidos politicos,os estrangeiros residentes, sociedade civil e todos os sãotomenses de boa vontade. bem haja. viva pinto da costa, viva evaristo de carvalho, viva o povo de s.tomé e príncipe, viva a democracia

  10. img
    JOSE TORRES Responder

    Parabens Sr DR Manuel Pinto da Costa

  11. img
    Jacinto Responder

    Eu só tenho que parabenizar o Sr. Dr. Manuel Pinto da Costa pela vitória, e desejar que, de facto, o Sr. consiga unir os santomenses em torno de uma “missão” – desenvolvimento de Sao. Tomé e Principe.

    Agora espero que o Sr. apoie o Gorverno na luta contra corrupção.

    Acredito que já haja condições para se reabrir os processos GGA, STP Trading, e iniciar outros porcessos como Doca de Peixe e os passeios da capital.

    Sr. Pinto da Costa, por favor usar a sua magistratura de influência para “persuadir” o parlamento a levantar o blindado no qual os corruptos da nossa sociedade se escondem – “imunidade” de forma a que a justiça “comece” a ser feita neste pais para que o povo santomense volte a acreditar no ESTADO Santomense.

    Viva Sao Tomé e Principe
    Viva o Primeiro Ministro Patrice Trovoada
    Viva o PRDSTP o Dr. Manuel Pinto da Costa
    Viva a DEMOCRACIA

    Por um Sao Tomé e Principe melhor

  12. img
    Mé-Zocheano Responder

    Voces tão todos enganados com relação ao Pinto da Costa.
    Ele se tivesse alguma capacidade governativa, não deixaria o País como deixou.Como disse ontem o comentador da RDP, “ele é um Ditador incompetente”.
    O Me-Zochi e Cantagala foram bem Claro.
    “Não queremos Pinto da Costa”

  13. img
    Roça Vitoria Responder

    Afinal de contas em que momento o paiis mais degradou nos 15 anos ou nos 20 anos? no meu entender, foi nos 20 anos pois que me lembro bem que até 1991 as casas das empresas agriculas estavam todas bem conservadas… quem deu cabo do apis foram os governantes dos 20 anos esses sim é que deram cabo do Pais com pribatização mal feitas. Viva pinto da Costa

  14. img
    Estudante Responder

    Todos sabem quem foi Pinto da Costa, mas não sabem que é o referido actualmente, e ele pode trazer surpresa, sobretudo de coisas novas. Certo é que depois de Pinto nada mudou, Miguel Trovada pegou as roças destruiriam e hoje as mesmas estão abandonadas. Fradique de Menezes entrou no poder, e o que fez é aumentou a corrupção, onde ele próprio estava envolvido em vários casos, nomeadamente a do GGA e os desvios de dinheiro dos blocos petrolífero que foram vendidos, entre outro casos que não é necessário mencionar.

  15. img
    zeme almeida Responder

    Voces ficaram a saber que nenhum politico seja de que tempo for tem varinha magica de arrancar este Pais que se encontra numa miseria profunda.Nao ha milagres a nao ser consolidar ainda mais o seu bem estar para suas familias e amigos.O que devemos e esperar pra ver e pra crer.Porque fazer festa meus compatriotas!Fazemos festas hoje e amanha se as coisas nao corrrerem bem!Se o Pinto da Costa esta de volta deixe-o trabalhar e depois do seu resultado e que podemos falar dos outros.Estamos em democracia o xadres politico e outro.Ja la foi o tempo de vacas gordas em que o Pais tinha recursos agora nao.Alguns comentarios que estao a passar por ali estao a atirar o foguete antes da festa porque?Falando de POrtugal ou mesmo EUA tem melhores condicoes economicas que o nosso veja a situacao,o politicos nao podem fazer nada se o Pais nao tiver recursos.No entanto vamos esparar pra ver e crer.

  16. img
    sulila miranda Responder

    De que vale lamentar e falar mal? O mais importante é que PINTO DA COSTA já é nosso Presidente, foi eleito democáticamente e sem “banho”. Isso é que interessa todo o resto ça fiá fluta, cuá vadgin! Os que não votaram no Pinto tiveram as suas razões, mas hoje terão que se submeter a maioria que o escolheu, por isso nada mais há a fazer senão, côcô cuê! Doa a quem doer, Pinto irá representar-nos nos próximos anos e de forma condígna.

  17. img
    voz do emigrante Responder

    Os que andaram a receber banho o aqueles zé povinho prepara que nos primeiros anos serao de devolver o banho,para isso terao que trabalhar dia e noite haver vamos o pinto tem pouco espaço de manobra ira estar no palacio sentado a contar as moscas

Deixe um comentario

*