Eleições presidenciais

Patrice Trovoada e o seu governo reconhecem derrota nas eleições presidenciais

Envolvidos a 100% na campanha presidencial, o Primeiro-ministro e o seu governo, reconheceram esta manhã a vitória de Pinto da Costa nas eleições presidenciais de domingo. Num comunicado do décimo quarto governo constitucional distribuído a imprensa, pede retoma das actividades laborais e com afinco.

Patrice Trovoada e o seu governo que foram actores principais da campanha do partido ADI nas eleições presidenciais, deixando Evaristo de Carvalho na sombra, acabam por ser os principais perdedores das eleições presidenciais. A postura amigável, branda, tranquila e conciliadora de Evaristo de Carvalho durante a campanha eleitoral, livra o Presidente da Assembleia Nacional do fardo da derrota eleitoral. Da Boca de Evaristo de Carvalho nunca saiu qualquer insulto ou ataque contra quem quer que seja.

Talvez tendo consciência da sua responsabilidade na derrota da ADI nas eleições presidenciais, o Primeiro-ministro e o seu elenco Governamental decidiram reagir ao resultado das eleições, antes mesmo de Evaristo de Carvalho.

O comunicado do décimo quarto governo constitucional liderado por Patrice Trovoada, felicita o povo são-tomense pela forma pacífica e ordeira como decorreram as eleições presidenciais, «bem como pela forma como exerceu o seu direito de escolher o mais alto magistrado da nação são-tomense», diz o comunicado.

Mais adiante o executivo de Patrice Trovoada, diz que «felicita igualmente o vencedor destas eleições, Manuel Pinto da Costa, que conseguiu reunir a volta da sua candidatura a maioria dos são-tomenses, e desejar-lhe os maiores êxitos no exercício das suas futuras funções», refere o comunicado.

O Governo reconhece que após semanas de campanha eleitoral, o trabalho efectivo «pareceu ocupar o segundo plano, como também o nosso povo apareceu dividido na defesa dos ideais e das propostas dos seus respectivos candidatos». Por isso Patrice Trovoada e o seu elenco governamental, lançam um veemente apelo a todo o povo «para um regresso imediato aos valores da Unidade, da Fraternidade, da Solidariedade, e da convivência democrática».

O executivo que esteve nos últimos meses, envolvido a 100% na campanha eleitoral para as presidenciais, dá conta que o país vive uma crise económica impiedosa, que provoca aumento dramático dos preços dos produtos de base, e se apercebe depois da campanha eleitoral, que a crise económica «assume cada dia que passa contornos cada vez mais perigosos», adianta o comunicado do governo.

Assim o décimo quarto governo constitucional, «exorta todos os são-tomenses, trabalhadores, quer do sector público, quer do sector privado, no sentido de retomarem os seus trabalhos com um afinco cada vez maior, para que o país esteja em melhores condições de enfrentar a crise interna», acrescenta o comunicado.

Abel Veiga

    50 comentários

50 comentários

  1. Carlos Gomes

    8 de Agosto de 2011 as 14:05

    É muito bem feito. Quem mandou este senhor, Patrice Trovoada meter-se de cabeça na campanha enxovalhando o candidato Pinto da Costa transformando, ele mesmo, no verdadeiro candidato presidencial?
    Agora, se não governar bem e com humildade deve ir para rua. O povo põe e o povo tira. Estamos fartos de arrogantes sem competência para ocupar a função de primeiro-ministro. O país não precisa de arrogantes e fracos de ponto de vista técnico e político.
    Quem com ferro mata com ferro morre.
    Fui
    Carlos Gomes

    • Montecara

      8 de Agosto de 2011 as 16:02

      Também digo BEM FEITO! Não por se ter metido na campanha, mas sim pelo facto de não ter-se preparado melhor para a campanha. O Evaristo Carvalho foi um candidato improvisado em Maio 2011. Se o ADI apostasse numa outra figura, sobretudo de fora do ADI, os resultados seriam agora outros.

    • Mabutú

      8 de Agosto de 2011 as 17:14

      cacaê, patlice môlê…piá cála ê!!!

      Agora toma o k é teu….kerias roubar mais k isso? é uma pena…sinto mucho meu 1º ministro, gente 100 vergonha…

    • Mabutú

      8 de Agosto de 2011 as 17:16

      eu gostei…fizeram a escolha não certa mas a mais ideal…porque: “quem não tem cão, caça com gato, melhor caçar com gato do com rato pk o rato roi tudo e não nada, nada…viva Pintinho!!!!!!

  2. Celsio Junqueira

    8 de Agosto de 2011 as 14:11

    Nos os Santomenses “exortamos” as Instituiçoes, sobretudo os seus “Lideres”: o Governo, a Assembleia da Republica e a Presidencia da Republica; a trabalharem “com um afinco cada vez maior”. Votos de um bom trabalho 🙂

    • Bejunto Aguiar

      8 de Agosto de 2011 as 22:16

      Concordo Celsio,

      Nós todos devemos começar a trabalhar. E espero que o PR presida sempre que possivel o Conselho de Ministro. Creio que a vitoria do PDC trará outra dinâmica em STP. Gostei dos discursos e da campanha do PDC. Só espero que ele consigam implementar o seu programa e trabalhar em conjunto com os orgaos do Estado para o bem do País. Patrice cometeu erros graves durante o pouco tempo que está no poder e sobretudo na fase eleitoral, será com certeza menos arrogante e mais humilde a partir de agora.

      Bejunto

      • Robo

        12 de Agosto de 2011 as 16:19

        É uma verdade Patrice voçê vai para rua, estas a covernar muito mal, sai aos fim da semana de avião alugado para fora do país com toda sua familia para passar fim d semana, aonde sai este dinheiro? vai para rua

    • Cidadão

      9 de Agosto de 2011 as 13:08

      Só agora é que sabes?. Deverias ter dito isto a eles a mais tempo. Adeus amigo

  3. maria chorona

    8 de Agosto de 2011 as 14:36

    Peça a sua demissáo é o melhor que pode fazer para acabar com a crise

    • Montecara

      8 de Agosto de 2011 as 15:58

      Para acabar com qual crise?????
      Querem mas é, ver o homem fora do Governo. E como o Pinto ja veio dizer que não sera por iniciativa dele que o Governo se demita, vocês pedem ao homem para se demitir. Pensem no país e deixem de pensar nos vossos umbigos!!!

  4. Homem Capa

    8 de Agosto de 2011 as 14:45

    Confiou no banho e agora está a vista os resultados. Muito donheiro gasto e que o povo certamente irá pagar. Como pagar não sei, mas cuidado com os acordos que valem milhões. Peço a Pinto da Costa que fique bem alerta com o docier petróleo e insinue também ao governo a atenuar as injustiças que reinam na função pública e na nossa sociedade em que um licenciado num sector ganha até 20 milhões, outro 10 milhões e noutro 2 milhões, e no baixo escalão da nossa função pública. Injustiça que também existe no valor aplicado na reforma em que algunns sectores pagam 100%, outros pagam 80% e outros pagam 5%.
    Abaixo a injustiça social de patrice trovoada e seu pai. Não somos os vossos escrevos. O tempo da escravatura acabou desde 1875 com o Governador Gregòrio José Ribeiro.

    • Montecara

      9 de Agosto de 2011 as 9:30

      O maior cego é aquele que não quer ver!!! Só quem não quiz ver é que não viu o banho chover dos dois lados. Saber quem gastou mais do que outro é uma questão difícil que nem as direções das campanhas saberão responder. Uma coisa é certa. Se os dois candidatos tivessem feito “doação” do dinheiro gasto desnecessáriamente na campanha, ao Estado, o pais poderia resolver muito dos problemas prementes como por exemplo o aceso da população a agua potável.
      Sinceramente essa questão de banho vem confirmar o ditado nacional que diz “sêbêdô bilá malôkô”, pois não se entende que pessoas instruidas aceitem dar dinheiro a alguém sem poder ter a certeza da contrapartida, ou seja a obtenção do voto do eleitor “comprado”. É isto que me dói, ver os intelectuais a perpetuarem desnecessáriamente uma prática que só denigre a imagem do país sem nenhum aspecto positivo, nem para aqueles que recebem o banho, pois cinquenta ou cem mil dobras recebidos na boca de urna não tem nenhuma implicação positiva realnas despesas mensais do eleitor corrompido!
      Vamos é apelar os orgãos de direito para se pôr termo a este fenomeno e deixemos de tapar os olhos com peneiras e acusar os nossos adversários desta prática quando por vezes somos um dos lelos mais activos do banho nas nossas fileiras.

  5. fradique

    8 de Agosto de 2011 as 14:55

    viva pintoooooooooooooooooooooooooooo,
    c’est fini patrice

  6. Leonel Pinto

    8 de Agosto de 2011 as 15:00

    Tudo esta arrumado.
    O sr. Primeiro Ministro deve demitir-se urgentemente, pois já não tem poderes para conduzir o destino do pais. Não tem condições para continuar em funções.Fora do poder governamental, seja fiel ao seu partido e aos seus militantes. Deveria ter feito o seu trabalho como cidadão e não como adversário de Pinto da Costa, fora já. Então e agora o que acha que vai fazer perante uma crise desta dentro do seu partido? Convenhamos ser justo.
    Fui

  7. Sempre a subir

    8 de Agosto de 2011 as 15:27

    Caros irmãos e amigos, a campanha acabou vamos pôr de parte as nossas brigas.
    Vamos trabalhar em paz como um só país.
    O Pinto é agora o Nosso Presidente e vamos respeita-lo desejando sorte ao País e a ele, para que o progresso venha morar conosco.

  8. Assuncao

    8 de Agosto de 2011 as 15:40

    So espero k o k se disse na praca publica acerca das verbas gastas nesta campanha, que reconhecam se valeram a pena ou nao, deixando o hospital do pais sem instrumentos de trabalho para a defesa da saude, agora’e hora de fazer outras campanhas, luta contra a fome e pobreza.
    Com cumprimentos.

  9. Barão de Água Izé

    8 de Agosto de 2011 as 16:35

    Sem Presidencialismo (democrático) STP continuará nesta triste desgraça. Tem que haver coragem para STP, alterando a Constituição, aposte no Presidencialismo. Os conflitos entre governantes vão continuar e o povo de STP continuará a sentitr a pobreza na pele.

  10. jojo

    8 de Agosto de 2011 as 16:46

    Patrice voçê meteu se dimais na vida d Pinto da costa,voçê vai p rua gastaste muito dinheiro agoro vas ver o povo vai te por na rua

  11. Futilidade

    8 de Agosto de 2011 as 16:48

    Curioso!
    Quem olha para cara do Patricio T. como do Ivaristo C., parecem todos ,mansos e bons gajos, né São sim Lobos com pele de ovelha.
    P.T envolveu na campanha não só aos 100%, mas sim à 1000%.
    Crise financeiro? Onde?
    Ahn para defender o interesse do Povo há CRISE, como assim, para campanha não há Crise.
    SE Pegou no dinheiro da Estado para fazer campanha é bom pôr no lugar, vende o Amér.
    Vá pedir apoio para o País como fazes para as campanhas.
    Falhados.

    • Mabutú

      20 de Agosto de 2011 as 10:23

      ahahaha…a cá bá bucá zuda ni gabon…kikikiki, até kuando aprendemos que quem não tem não pode dar e que cada um só dá o k tem??? Gabon tê gêloô? Manda o nosso estimado sr. dr. patrice trovoada ir ao Gabon pour encontrer l´argent pour peyer tout le chose qu´il sont fait. Mas admira-me como pode uma pessoa formada em economia fazer tantas barbaridades dessas…Mas que escola!!!

  12. Elnis

    8 de Agosto de 2011 as 16:48

    Fico muito satisfeito como o Senhor Primeiro Ministro reagio,um verdadeiro democratico e defensor da democracia tem que reagir desta maneira.chamo atenção as pessoas que fazem estes comentarios que demacha o prazer. Mais uma vez obrigado senhor Patrci e tambem ao senhor Manuel Pinto da Costa, o mais importante é o bem estar do nosso Psís.

    • Suásuá Pires

      9 de Agosto de 2011 as 9:02

      Meu caro amigo, lamento seu ponto de vista com relação ao Sr. 1º Ministro, com forme ele agiu na campanha Presidencial e agora dando as suas desculpas.
      Nós sabemos que todos ser humanos erra;eu tambem erro,mais não desse jeito desmascaradamente.dentre todos os candidatos, o senhor 1º Ministro que apoiava o seu indicado, atacava muito agrecivamente a pessoa de Dr. Manuel Pinto da Costa Ex PR e agora mais uma vez Presidente de todos os Santomense incluve ao Sr. Praticie Trovoada,neste caso aconcelharia ao meu caro amigo a não apoiar e nem elegiar essa tal atitude do Pratrice, porque isso não degnifica a forma de ser da pessoa santomense,lamento ainda mais como é que o Sr. 1ºM,não emitou a o comportamento do seu propio candidato que era o Sr Evaristo de Carvalho, a ele envio um forte abraço pela forma que condusiu a sua campanha e lhe pesso que ensine esta boa maneira de ser e de estar ao familia ADI.
      Quero ainda deixar bem claro que nas legislativa dei meu voto e apoei o ADI,no sentido de realmente vermos o nosso São Tomé de cabeças erguidas, mais no fundo não erra isso que o senhor Partice Trovoada quer para nosso pais, uma vez que ele mesmo tem vindo anuciar que o País está em grande defeculidades devido a situação economica financeira, por sima, é o Sr. P.T que no governo, vem a gastar mundos e fundos em campanhas Presidencias no sendido de comprar cociencia das pessoas.
      Se o senhor é a pessoa que quer bem ao país, poerque não pegou na soma gasta em campanha e evestiu no País?
      Bem aja a todos sãotomense felicitando ao Dr. Manuel Pinto da Costa pela victoria e pesso ao Senhor que fique de olios bem abertos no sentido de controlar aqueles que fazem mau usu do o dinheiro do povo e que igija ao governo que faça um inventario de todos bens que pertença ao estado e o Povo,no sentido de ter um maior controlo e conservação da coisa pública.

      • Mabutú

        20 de Agosto de 2011 as 10:31

        bem falado. O k keremos é pessoa de bom senso. E durante o tempo q o sr. 1º M teme stado no poder, só fiscalizou os outros para ele mesmo roubar. o kê q ele tem k administrar a ANP? lá não tem um corpo administrativo? Hum, A Word to the wise is enough. e temos visto de antemão k ele n tem cumprido com suas promessas. se o apoiado do 1º M, ganhasse, ele diria: Esse povo me adora…mas assim, ele já vê que o povo está de olhos abertos…

  13. vilmasoraia

    8 de Agosto de 2011 as 17:01

    Se a dor do cotuvelo matasse, o Patrice ja estaria no inferno….lol

  14. Francisco Ambrósio Agnelo

    8 de Agosto de 2011 as 17:20

    Não querendo responder alguns pessimistas,mas a questão em torno do debate é a continuação ou não do Governo no poder:Ora vejamos,se a vida do Governo estiver em causa, então estamos claramente a voltar ao passado, alimentando a política de bota-à-abixo.Esta prática não compactibiliza com o desenvolvimento,aí seremos um País adiado. É assim que querem?

  15. estou aki pra ver

    8 de Agosto de 2011 as 18:05

    Eu sempre disse que estou pra ver e agora já vi td que tinha pra ver, o tiro sair pela colatra,o senhor Evaristo de Carvalho devia ou deve ir a igreja dar uma missa por não ter ganho, porque não sei o que seria dele caso vencesse estas eleições.
    O derotado não foi o senhor mais sim pessoas com ambições de controlar tudo e todos e quem é sabe.
    VIVA PINTO DA COSTA
    VIVA EVARISTO DE CARVALHO
    ABAIXO PATRICE TROVOADA
    FUIIIIIIIIIIIIII

  16. Estudante

    8 de Agosto de 2011 as 19:47

    “Quem manda contar com ovo no rabo de galinha”
    Furia,Ganancia ,Egoismo ,Oportunista”quem tudo quer tudo perde”

  17. Francisca Cara Linda

    8 de Agosto de 2011 as 20:01

    Gostei do resultado destas eleições porque venceu o candidato que considero a escolha acertada para S.Tomé e Principe. Neste momento nenhum dos principais responsáveis políticos da nossa terra tem margens para errar.
    1 – Pinto da Costa tem agora uma oportunidade única de se transformar no mais respeitado homem político santomense, limpado por completo a imagem que muitos têm dele. Precisa convencer os 47% dos santomenses que o pais foi entregue a mãos certas. Para esse efeito, a primeira medida a tomar é de rodear-se de conselheiros de elevada competência e com vontade de trabalhar.
    2 – Patrice Trovoada atendendo as suas ambições pessoais e as do seu partido esta agora condenado a trabalhar, aprender a ser humilde e engolir sapos, para o bem de todos nos.
    Havendo um equilíbrio entre os interesses pessoais de cada um a nossa terra so ficara a ganhar.
    Unidos Venceremos.
    Fuiiiiii

  18. mosssad

    8 de Agosto de 2011 as 21:38

    o Patrice Trovoada queria colocar o pau mandado no Palacio. Onde ele podesse mandar e desmandar mas felizmente existe alguem mais poderoso e colocou um travao neles… Agora cabe ao PC colocar este pais em ordem e governar com pessoas que saibam e que tenham mais experiencias.

    Porque o Governo criado pelo PAtrice Trovoada so tem pessoas inesperientes miudos recenformados que pensam que um papel significa tudo. o pais encontra-se nesta situacao por causa dos quandros inesperientes que sao dados cargos muito aquem das suas capacidades.

    • Mabutú

      20 de Agosto de 2011 as 10:38

      Não concordo. Porque desde menino, aprendemos que 1+1=2. e não parou por aí, fomos aprendendo até que hoje sabemos fazer expressões numéricas, logaritmos, funções quadráticas, exponenciais, etc…e se continuarmos a estudar então criaremos Teoremas, como o de Pitágoras descobriremos coisas como o Isaac Newthon. E é sempre bom ter discípulos pk os mestres não duram para sempre e amanhã, kem governará se não houver pessoas que aprendem??? “Faz-se caminho, caminhando.” e o tempo é já e agora…então, viva novos formados sim, mas abaixo ganância, soberba, arrogância e autoestima elevada…viva STP.

  19. HAILSHAM

    8 de Agosto de 2011 as 22:04

    trabalho em equipa tudo core bunito e pintado,,,viva os dis,viva STP,viva Pinto

  20. JOSE TORRES

    8 de Agosto de 2011 as 22:37

    O Patrice Trovoada deve estar neste momento no estado de choque. Acho que dedvia pedir a sua demiisao do governo e propondo ao Pintgo da Costa uma nova cara dop seu Parido para governar

  21. Digno de Respeito

    9 de Agosto de 2011 as 3:26

    Ao analisar o último resultado, concluo dizendo que a maior vitória foi do ADI, embora não tenha sido uma Legislativa.

    ADI porquê? Porque este foi o único que saiu em socorro do seu candidato até ao fim enquanto que Manuel Pinto da Costa que embora tivesse todo o apoio das forças de oposição e individualidades (desavindos ou não) misturaram-se numa espécie de “salada russa” para conseguir o resultado que todos conhecemos. Logo, o Evaristo de Carvalho e o seu ADI foram os mais fieis e como se diz “sem rasuras” ou remendos políticos.
    Significa dizer que é preciso precaução na tomada de qualquer decisão porque a bola está mais de um lado que do outro. Contudo, o mais pequeno pormenor que seja, faz diferença no xadrez político santomense. Reparem que a salada russa perde todo sentido no dia em que algum “tomate” saltar da panela abaixo. Ai, zangar-se-ão as comadres, os compadres, os vizinhos, primos, tios e até próprio o Cocolóla saltará de viva voz para se pronunciar.
    Nesse momento em tudo está fresquinho, parece que andamos no País das Maravilhas e os Sete Anões. Que Deus ajude-nos a manter essa maravilha porque senão como diz o outro quando se baixa demais a calça, o vizinho vê os pormenores de “fundo”.
    É preciso estarmos de consciência tranquila rumo ao desenvolvimento sem prejuízo de A ou de B.

    Caso os Deputados, lançarem-se decisivamente na defesa da população santomense, logo consguiremos o aparelho Judiciário mais autónomo e determinado com profissionalismo. Ai, poderá ser um passo positivo para travar situações pouco agradáveis aos olhos da sociedade.

    Uma das questões que deve-se debater em STP é a organização da sociedade civil para que ela possa ter a maior capacidade de intervenção sem qualquer jogo de influências.

  22. Biboss

    9 de Agosto de 2011 as 7:39

    Agora q acabou as eleições, vamos unir-nos todos,não importa se és do ADI MLSTP, ou PCD etc…o mais importante é a vontade de fazer o nosso País crescer e desenvolver para o melhor,criar políticas em conjunto para que o nosso País abandone o critico momento em que vivemos, porq sem haver união nunc vamos conseguir vencer.Vamos seguir o exemplo de Angola, q hj mudou e está alcançando outros patamares mundiais”o exemplo a seguir daquilo q é realmente a reconciliação nacional”.PAZ E AMOR PARA TODOS.

  23. maria chorona

    9 de Agosto de 2011 as 9:02

    Das duas uma o Senhor Primeiro Ministro disse em Varias ocasiões durante a campanha que ele não trabalha com Pinto da Costa, se ele continuar é um mentiroso e oportunista se ele demitir-se é um homem honrado.

    • Mabutú

      20 de Agosto de 2011 as 10:42

      é verdade sim. se fosse tempo de reis, ou ele se demitiria ou iria parar na cadeia. Agora vou ver com que cara vai encarar o seu mestre P C.”Enquanto se vive,não se deve negar topada” e nunca diga dessa água não beberei quando ainda se quer tens uma gota a tua disposição….força aí irmão…axém mé!!!

  24. leve-leve

    9 de Agosto de 2011 as 9:22

    De facto PINTO tem a oportunidade de ser um Homem de Estado e reescrever a sua história como herói da nação assim como o fez ALDA GRAÇA.
    Com 75 anos Pinto apreendeu a engolir sapos da política e sabe perfeitamente que em momentos como este os apoios vêm tanto dos amigos como dos inimigos. Pois todos querem ter a oportunidade de se aparecer bonitos a frente do presidente.
    Quero com isso dizer que Pinto e Pratrice devem coabitar sim pelo bem na nação. Patrice deve continuar a governar porque tem tomado medidas históricas que podem inverter o estado de coisas em São Tomé.
    Pinto deve Estar na Presidência para supervisionar as acções do Governo, porque apesar de boas intenções do Patrice o povo ainda não o conhece 100%. Foi por isso que muitos que o apoiaram para o Governo não quisemos que ele elegesse o Evaristo.
    Mas se o Pratrice governar com o mesmo afinco que tem demonstrado, se associar ao Pinto para ambos resolverem o problema da JUSTIÇA e da CORRUPÇÃO, ele será com certeza o futuro presidente de São Tomé e Príncipe.

  25. Roça Vitoria

    9 de Agosto de 2011 as 9:44

    o Sr. PM, o Senhor foi mentiroso para com os seus militantes a quando da eleições Legislativas recordo-me bem que num dos seu discursos garantiu aos militandes do ADI, se caso o ADI ganhasse as elições, apoiaria o Pinto da Costa nas Presidenciais e infelizmente não foi isso que aconteceu mas, e como se diz porem S. Tomé “o que é de sum é de sum”, mesmo sem o seu apoio e do ADI, mas com poder de Deus o Pinto ganhou as eleições agora o Senhor vai ter que baixar pra aprender a democracia com o Pinto…

  26. Mário Fonseca

    9 de Agosto de 2011 as 10:10

    Eu li os comentários todos. Para um bom pensador, o ADI e o governo foram os grandes vencedores destas presidenciais!Parabéns Pinto da Costa!

  27. Zidane

    9 de Agosto de 2011 as 10:14

    O Primeiro-Ministro e a sua equipa deu muito mau exemplo neste aspecto. Até porque,tratou-se de eleições presidenciais e não legislativas. Admitia uma participação, mas não de forma tão ostensiva. E agora….Os nossos dirigentes são sempre os primeiros a prevericarem,depois queixam-se.

  28. Anca

    9 de Agosto de 2011 as 10:48

    Exº Sr Primeiro Ministro, Patrice Trovoada, o seu lema da campanha foi mudança.

    O que significa, mudança a todos os níveis na condução do destino do país, nomeadamente, na justiça.

    Há um caso de justiça por resolver, o balear de um cidadão, pelo segurança do um dos ministros do sei governo, que espero que não passe ao lado, após a eleição Presidencial, pois vivemos num regime democrático, onde a justiça é um dos baluarte do estado nação.

    Uma vez que o seu lema defendido pela sua Exª, significa mudança, então está na altura, após o acto eleitoral de começar por ai, abertura de um inquérito, imparcial, daquilo que se passou naquele, dia, naquela hora e naquele local, de forma a apurar a responsabilidades e agir conforme a leis do País, que devem ser consentidas de um estado de direito democrático, para uma verdadeira mudança social, moral e comportamental, logo do valor da justiça rumo a uma sociedade de valores.

    O Sr ministro, Abnildo Vieira, já devia ter posto o seu cargo a disposição.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Bem haja a todos

    • Anca

      9 de Agosto de 2011 as 11:07

      Quis referir o Sr Ministro Abenildo D´Oliveira.

      Peço desculpa pelo lapso, pois assim se denomina o nome do ministro, e não Abnildo Vieira.

  29. Anca

    9 de Agosto de 2011 as 10:54

    Quis dizer do seu governo.

    Bem haja.

  30. Abdul viegas

    9 de Agosto de 2011 as 10:58

    sr Patrice eu do MLSTP digo-te que estou consigo fizeste bem em apoiar o candidato do seu partido isso demostra que união no seio do ADI mantenha firme como PM não desiste vamos apoialo se o Pinto da Costa tentar alguma contra o seu governo não vamos deixar desejo-te corajem

  31. Mak

    9 de Agosto de 2011 as 12:17

    Qual é o louco que acha q Patricio deve deixar o Governo?. Este é o melhor governo em relação aos outros? Não Acham?.Quem diz q não, é porque não gosta de S.Tomé. Pessoas de pouca visão.. Patricio é o melhor 1º Ministro que temos e com Pinto no poder se eles tiverem vontade politica, deixando as ostilidades de lado, pensando no desenvolvimento poderão fazer uma boa dupla.

  32. O MAIS CERTO

    9 de Agosto de 2011 as 14:56

    Todos aqueles que andam a criticar o primeiro ministro e o seu goveerno são corruptos ou deles descendedntes. Pois andavam mal habituados, dseviando dinheiro público, seus filhos abusando dos bens públicos como de legado de seus avós se tratasse, e por cima com todas as formas de impunidade. E como estão prever que as coisas podedm mudar ao ponto de serem julgados andam atrapalhados…Hoje a chupeta ja começa a perderr a goma, eis o motivo da frustraçao.
    Vocês não terão hipótese. O governo não dará tréguas aos corruptos. Vão ter que aturar, doa a quem doer.Ai do Pinto se não alinhar!!!!!!……

  33. parabéns

    9 de Agosto de 2011 as 17:11

    queremos paz, estabilidade política e social, desenvolvimento, justiça social, combate a corrupção,emprego para os jovens, energia, água, estrada, mais saúde, mais educação, formação, aumento salarial, 13º mês como um direito do funcionário,mais trabalho, disciplina,civismo, mais atenção aos idosos, as mulheres, as crianças, aos estudantes, internet de qualidade a baixo custo, comunicação a baixo custo, transporte aéreo e maritimo , transporte público, habitação para os jovens, legalização de mototáxi,baixa de preço dos produtos de 1ª necessidade, rotatividade nos cargos públicos,promoção da competência e honestidade,avaliacão dos funcionários públicos,inspecção a todos níveis,respeito ao meio ambiente, a natureza, combate a pobreza, combate a violência doméstica, mais disciplina rodoviária , combate a descriminação, mais imprensa privada,etc. são acções da responsabilidade do governo ,mas não só, são também, do pr, dos deputados, dos autárcas, dos chefes,dos embaixadores, dos privados, partidos politicos,os estrangeiros residentes, sociedade civil e todos os sãotomenses de boa vontade. bem haja. viva pinto da costa, viva evaristo de carvalho, viva o povo de s.tomé e príncipe, viva a democracia.

  34. MANUEL PENHOR

    9 de Agosto de 2011 as 17:44

    Patrice tem que crescer com tempo e nao convencer-se que ja e crescido.Agora tera que receber Ordens dete homen chamado MANUEL PINTO da COSTA para trabalhar para o POVO de S.TOME E PRINCIPE.E,mostrar na realidade o que sabe da politica porque a prova do fogo chegou.

  35. Ciumenta

    10 de Agosto de 2011 as 11:35

    Eu vejo as coisas assim, as campanhas são campanhas, se não, no jogo de futebol não haveria derrotados, não haveria cartões,
    O Patricio não deve dimitir, deve sim colocar o seu lugar a desposição do P.C.
    caberá o PC tomar uma decisão,se o PC pretende estabilidade ele não tomará medidas precipitadas,
    Queremos um País estável e melhor para todos,…

  36. Marcos

    11 de Agosto de 2011 as 11:13

    Temos um novo Presidente da República e o seu papel deve ser árbitro de acordo com as suas funções na Constituição. Acho que o Povo fez uma boa escolha. Deve hjaver a união e a reconciliação nacional para desenvolvermos o nosso Pais. Basta de querelas políticas e acusações. Todos dirigentes que temos têm culpa no cartório, por isso devemos partir para uma outra forma de fezer a política deuma vez para sempre

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo