Expressão Popular nas Urnas

O resultado preliminar das eleições presidenciais de 7 de Agosto que confirma a vitória de Pinto da Costa, mostra a força exercida pelo eleitorado de Água Grande, da ilha do Príncipe, e da diáspora na vitória de Pinto da Costa. Para ter acesso ao resultado preliminar, CLIQUE - dados

  1. img
    Felisberto Júnior Responder

    É muito bem feito. O Príncipe deve castigar este governo e seus comparsas. É a região do país que mais castigou o Evaristo e Patrice Trovoada. É para ele aprender que o povo daquela região ainda não se esqueceu daquilo que ele prometeu e não cumpriu. Ele e seus comparsas do governo continuam a perseguir as pessoas daquela região do nosso país. Não há necessidade para isso. O nosso país é pequeno, somos todos irmãos, porquê que este senhor está a perseguir o povo da região do Príncipe? Para quê? O que é que ele ganha com isto? É para isto que ele foi eleito? Isto não é admissível. Eu estive recentemente no Príncipe no âmbito das minhas funções para eleições presidenciais e pude ver a raiva e tristeza que grande parte daquela população tem contra este governo e contra Patrice Trovoada só porque ele está a perseguir aquele povo. Porquê esta coisa? Nós somos um país só. Porquê que ele está a impedir que a verba do orçamento da região autónoma não seja enviada para o Príncipe? Assim também não pode ser. Estas actuações só deixam ódio e rancor no nosso país. O país é pequeno e deveríamos viver como irmãos e unidos para a causa do desenvolvimento. Eu, no Príncipe, ouví coisas graves, contra este governo e Patrice Trovoada que eu não pensava ouvir. Os resultados já começaram a aparecer com estas eleições presidenciais. É bem feito. Se este governo também perseguisse os habitantes da minha zona, Boa Morte, eu também tomava a mesma atitude. O país é nosso. Devemos tratar todas as zonas do país da mesma forma.

    Felisberto jÚNIOR

  2. img
    Francisca Cara Linda Responder

    Uma das ilações que se poderá retirar destas eleições é que se os responsáveis políticos querem realmente acabar com o “banho” vão ter que começar a tomar medidas que façam realmente mudar a vida das pessoas que apostam neles.
    Caso contrário o fenómeno “banho” não tem dia de acabar e o que é bom para estes políticos é que os eleitores estão cada vez mais exigentes no preço. A título de exemplo, consta que em Portugal quem não tinha qualquer motivação para exercer o seu direito “em consciência” estava exigir cerca de 85 euros (2.082.500 dobras) para ir votar! Esta situação é ainda mais preocupante quando se sabe que cerca de 70% destes eleitores são estudantes.

  3. img
    valentim cravid Responder

    Obrigado pelos dados, finalmente.

  4. img
    Dos Santos Responder

    Caros compatriotas chegou a hora de podermos mudar o rumo da Nação, fazer de S.Tomé e Príncipe uma Nação onde todos os São-Tomenses possam viver com dignidade, porque São Tomé e Príncipe não é um de uma minoria. Não é e não será um país onde durante esses ultimo vinte anos alguns senhores andaram a dilapidar o bem do país em seu proveito. Temos que servir a Nação e não servir-se da Nação,porque até então temos visto muita gente a servir-se dela e pouco fazer pela nação. Caros compatriotas chegou a hora de vencermos a corrupção reinante na classe política do nosso país.
    Muito obrigado pela Mudança.

    • img
      Antonio Santos Responder

      Caro amigo Dos Santos, falamos de Mudança? Deve ser a mudança PRA TRAZ, pois durante os vinte anos, depois da saida do Pinto, era o Pinto quem mandava. Senão vejamos, os governos de Posser da Costa, de Maria do Carmo, da Maria das Neves e recentemente do Rafael Branco, foram governos de qual partido. Quem realmente mandava? Quem dava ordem ai no Riboque? Olha esqueci, pois o Pinto é independente. Façamos a lista de actos de corrupção durante esse periodo e veremos. Onde estava esse tal pai grande? Qual partido sob tutela de quem se começou com o banho? Donde vinha o dinheiro?
      Seria bom que as pessoas assumissem sim, as responsabilidades e não esconderem, pois o povo pra eles sempre foi um bom carneiro.
      Bom, so sei uma coisa, dentro de um ou cinco anos o Pinto nada vai fazer, pela experiencia que temos em STP. Continuaremos a dançar a PUITA que vem desde 1975. Que vergonha, mas esse povo merece.
      Grande abraço pra todos, o banho e duche ficaram pra traz. Agora ao trabalho e deixem de bla bla….
      O governo que trabalhe, assim como o parlamento e a presidencia.
      Fazer o quê?

  5. img
    É prá Saber Responder

    Esses dados é para a meditação do Senhor 1º Ministro ver que não foi apenas ele que foi eleito pela vontade do povo, mas o actual Presidente também.
    Quando sempre faz ameaças de convocar o Povo as ruas, Pinto envoca sairemos também.
    Ambos são vontades expressas do Povo Soberano São Tomense.
    Viva democracia, VIVA PINTO, viva patrice.

  6. img
    Preocupado Responder

    Tive a oportunidade de seguir as eleições de ambos os candidatos em Portugal e verifiquei que a grande diferença fez-se na organização: Pinto estava de facto melhor preparado, tinha contactos e activistas profundos conhecedores do terreno, fez chegar o material e dinheiro a tempo e horas. Para quem nada fez durante 20 anos senão preparar-se para eleições presidenciais não estava mal, e foi esta organização que iludiu muitos eleitores (os eleitores de boné, camisola e muitos banhos).
    Mas mesmo assim Pinto precisou de vender a alma ao diabo, aliando-se com candidatos perdedores.

    Por seu lado o ADI trabalhou heroicamente sozinho com muitos jovens como eu que nunca se tinham filiado em algum partido e davam gratuitamente o seu tempo para mobilizações – isto sim foi a mudança.

  7. img
    maria chora muito Responder

    Claro não poderia ser de outra forma. Agua Grande, Principe e a diaspora têm pessoas mais esclarecidas. Não estão e não são facilmente influenciaveis com esses truques do Patrice e seu dinheiro facil e sujo. Todos os ministros do Patrice andavam a distribuir dinheiro. Pinto da Costa toma muito cuidado com essa gente aliada dos trovoadas. Mas, o Pinto saberá estar em cima deles todos. Se fosse Miguel Trovoada, depois desses disseres todos durante a campanha ele iria mastigar todos. Um por um até a morte. O Miguel é mais rancoroso do que o Pinto. O Miguel é mau. O regresso do Pinto deve-se ao falhanço deste Miguel Trovoada com a sua pseudo mudança. A unica mudança é ele e o filho terem ficados ricos com a democracia.

    • img
      Diaspora Responder

      Maria, a diáspora votou em Pinto pq foi a cara que mais viu, nós não temos grande noção do que se passa em STP.

      Em Portugal muitos acreditaram no Terra Firme, pq tb não se lembram de quem foi Pinto.De facto, Pinto foi o que começou há muito a campanha eleitoral e teve tempo de trabalhar os distraídos da diáspora. O VOTO DA DIÁSPORA DEVE TER SIDO UMA VINGANÇA AOS QUE ESTÃO EM STP: LEVEM LÁ ESSE PARA VEREM. OU UM ALERTA AOS OUTROS PARTIDOS QUE DEVEM SE REUNIR MAIS VEZES E DISCUTIR STP COM A DIÁSPORA.

  8. img
    Caralha Responder

    Quem venceu nessas eleições foi o ADI e o Patrice trovoada.

    O Pinto da Costa não vai fazer absolutamente nd. Ele não sabe lidar com democracia.
    Isto veremos….

    Por detraz de ambições que tanto se almeja no MLSTP e PCD, tenho minhas dúvidas que deixarão o ADI que tem feito um trabalho brilhante governar.

    Caros compatriotas, cada povo merece o dirigente que tem. As Senhoras gostam dos homens que batem nelas.

    Viva o Patrice Trovoada, curragem e muita força neste desafio. Este povo não sabe o que quer.

    Cacaôôô nom molêêê…

  9. img
    parabéns Responder

    queremos paz, estabilidade política e social, desenvolvimento, justiça social, combate a corrupção,emprego para os jovens, energia, água, estrada, mais saúde, mais educação, formação, aumento salarial, 13º mês como um direito do funcionário,mais trabalho, disciplina,civismo, mais atenção aos idosos, as mulheres, as crianças, aos estudantes, internet de qualidade a baixo custo, comunicação a baixo custo, transporte aéreo e maritimo , transporte público, habitação para os jovens, legalização de mototáxi,baixa de preço dos produtos de 1ª necessidade, rotatividade nos cargos públicos,promoção da competência e honestidade,avaliacão dos funcionários públicos,inspecção a todos níveis,respeito ao meio ambiente, a natureza, combate a pobreza, combate a violência doméstica, mais disciplina rodoviária , combate a descriminação, mais imprensa privada,etc. são acções da responsabilidade do governo ,mas não só, são também, do pr, dos deputados, dos autárcas, dos chefes,dos embaixadores, dos privados, partidos politicos,os estrangeiros residentes, sociedade civil e todos os sãotomenses de boa vontade. bem haja. viva pinto da costa, viva evaristo de carvalho, viva o povo de s.tomé e príncipe, viva a democracia.

  10. img
    Caralha Responder

    Meu caro Parabens, neste pequeno território as ambições são enormes. As intenções de se investir são poucas, portanto devemos manter as experanças, para nossa geração nada veremos, quem sabe dos nossos netos.
    Cacaôôô nom molêêê…

Deixe um comentario

*