Eleições presidenciais

Procura-se 40 mil chapas de zinco que saíram do porto de São Tomé

No rescaldo das eleições presidenciais de 7 de Agosto, a bancada parlamentar do PCD, pediu esclarecimentos ao governo sobre o destino de 40 mil chapas de zinco alegadamente ofertadas pelo Japão ao povo de São Tomé e Príncipe, e que terão saído do porto durante o período eleitoral, para destino desconhecido.

A denúncia foi feita pelo líder da bancada parlamentar do PCD, Delfim Neves. Para além de pedir esclarecimentos sobre o destino das chapas de zinco, que foram importadas através de fundos do Japão, a bancada parlamentar do PCD, denunciou o facto de o Governo ter posto em causa a arrecadação de receitas para os cofres do Estado. «Gostaria de saber porque razão o governo enquanto responsável pela arrecadação de receitas, cometeu fraude fiscal. Estou na posse de documentos em que houve uma importação de cerca de 40 mil chapas de zinco, valores doados pelo Estado japonês, em que o valor fiscal é de 440 mil dólares e o governo através de um decreto, baixou o valor do produto para 10%, ou seja, de 440 mil dólares para 44 mil dólares», declarou o líder parlamentar do PCD, tendo exibido os documentos comprovativos.

O mais grave é segundo a bancada parlamentar o PCD, o facto dos serviços alfandegários, terem emitido um despacho, fixando o valor fiscal em 440 mil dólares, para desalfandegamento da mercadoria, e depois o governo decidiu baixar o valor para apenas 10% do valor. «A mercadoria já tinha um despacho feito no valor de 440 mil dólares, que foi mandado anular através de uma carta e fixar o valor em 44 mil dólares. Mais grave do que isso não foi baixar o valor. É que depois de mandarem levantar as chapas de zinco deram um destino que ninguém conhece. Se fossem vendidas a população ao preço de 17 mil dobras, como define o despacho, tudo bem. Mas não é o caso. Não há chapas de zinco a serem vendidas a população a preço de 17 mil dobras. Gostaríamos de saber qual é o destino dessas chapas em que o Estado são-tomense perdeu 440 mil dólares», questionou o líder da bancada parlamentar do PCD.

No hemiciclo parlamentar, Arlindo Ramos, ministro dos Assuntos Parlamentares, respondeu, dizendo que o carregamento das 40 mil chapas de Zinco, foi feito desde 2009 por pessoas ligadas ao partido PCD, e que futuramente o Governo iria dar explicações sobre o caso.

Fora do parlamento, o Ministro das Finanças e Cooperação Internacional, Américo Ramos, deu uma entrevista a imprensa Estatal (Rádio Nacional), na qual disse o executivo decidiu baixar o valor de 440 mil dólares para 44 mil dólares , porque ao aplicar todas as taxas o preço das chapas de zinco no mercado, seria insuportável. «A este preço não se conseguiria vender no mercado. O que fizemos foi para diminuir a carga fiscal. Isentamos algumas taxas, aplicamos 5% sobre o valor para permitir que o produto chegasse ao mercado não a um preço exorbitante», explicou Américo Ramos a Rádio Nacional.

O ministro acrescentou que só a taxa que o comerciante iria pagar pela duração das 40 mil chapas de zinco no porto de São Tomé, atingia mais de 800 milhões de dobras. «O que o governo fez, foi tirar as chapas de zinco do porto, e houve oferta como qualquer outro produto. Não houve venda directa, houve uma oferta e com o comerciante que apresentou melhor oferta houve uma negociação e realizou-se a venda das chapas de zinco», pontuou o ministro.

Mas a bancada parlamentar do PCD, diz que as chapas de Zinco saíram do porto para destino desconhecido. Os serviços alfandegários não sabem para onde seguiu as chapas de zinco. Não se sabe se o comerciante que beneficiou das chapas de zinco com isenção aduaneira, como relatou o ministro, está a vender o produto com base na isenção que beneficiou, uma vez que uma chapa de zinco é vendida no mercado acima de 200 mil dobras. Pela isenção que o comerciante não identificado pelo ministro teve acesso, as chapas de zinco só poderiam ser vendidas a cerca de 20 mil dobras cada uma.

O PCD estranha o facto de não existir no mercado chapas de zinco a serem vendidas a preço de oferta.

Uma grande confusão que levou a bancada parlamentar do MLSTP/PSD a exigir a criação de uma comissão parlamentar de inquérito, para esclarecer o caso das 40 mil chapas de zinco, que foram importadas com fundos doados pelo Japão.

Note-se que no período da campanha eleitoral, para além do dinheiro que é distribuído porta a porta, até a boca de urna, as chapas de zinco também funcionam como um dos produtos para compra de consciência, o famoso banho. As famílias mais pobres, que vivem praticamente sem tecto, recebem de bandeja dezenas de chapas de zinco, como “estímulo”, para o voto.

Abel Veiga

    64 comentários

64 comentários

  1. Lucileide Lima ( GIBELA)

    16 de Agosto de 2011 as 16:00

    Ó caca ô! nom môlê ! quá cudá lá êêêê

    • jose luis

      16 de Agosto de 2011 as 16:22

      As chapas de zinco foram parar no mesmo lugar onde foi parar os 5 milhoes de dolares do credito do Brasil, e que foi gerida pela falida empresa STP-TRADING. Santa paciencia. PCD na pessoa de Delfim Neves tem moral para falar de desviu?

      • Cidadão

        17 de Agosto de 2011 as 11:21

        Sr. José Luis!
        Tem moral sim senhor. Aonde é que estiveram que não prenderam os senhores do PCD. E agora?. Portanto queremos saber, sim onde é que foram as chapas. Isto é o presente. Se no momento próprio o nosso parlamento deu a cobertura aos cúmplices do STP Traiding recusando-os a ser culpabilizado, cobrindo-os oa manta de(Imunidade Parlamentar), agora vamos desta vez as coisas não vão continuar assim. Vamos correr a vossa trás a todo custos. Por isso que não queriam o Pinto da Costa.
        Peço à todos anticorruptos que façam votos no Pinto da Costa e que denunciemos a corrupção.
        Abaixos os corruptos.

        • Reforma da Imunidade Parlamentar isso sim

          19 de Agosto de 2011 as 6:53

          Em vez de estarem com muito bla-bla-bla, deviam ser mais directo. Reforma da lei elitoral e constitucional ao fim ao cabo só vem a beneficiar os partidos políticos a terem mais deputados em cada distrito e mais poderes compartilhados entre os mesmos. Em concreto não beneficia em nada o povo. O povo quer é reforma das leis concernente a imunidade parlamentar. Isso sim. Reforma das leis sobre os deveres e responsabilidades dos deputados para com o povo. Quem roubar o povo (corrupcao) deve ser ouvido e punido e mais nada. Sem rodeio algum, muito prático.

        • Edjelson

          19 de Agosto de 2011 as 16:00

          Apoiado. O passado ja passou. Não podemos deixar o criminoso atual fugir. Se fez mal deve responder por isso.

        • Edjelson

          19 de Agosto de 2011 as 16:07

          Se o 1º ladrão n foi preso, n podemos deixar outro fugir. Percebem o q quero dizer néh.

        • Zunu

          28 de Agosto de 2011 as 2:00

          E STeP precisa de um “ex”-ditador para resolver o problema da ética? Enquanto for assim, nós continuaremos a ter exactamente aquilo que merecemos: roubos, descasos, desrespeito aos mais pobres e opressão aos menos “favorecidos” pela política… Lamentável…

      • anguené

        17 de Agosto de 2011 as 17:58

        Santa paciência meu Irmão……..
        Chapa de Zinco? Governo medíocre.
        Meus Senhores Chapa de Zinco, sem palavras.
        olha so a diferença de 440 mil dolares para 5 milhões de dolares.

        • peacocks

          18 de Agosto de 2011 as 21:59

          se nao fosse os
          coitados dos pobres q n tem culpa de nada eu pederia a DEUS q mandasse um daqueles furacoes limpar esses corrupts e suas descendencias. mas pode ser k aconteca um dia desses podem esperar poq DEUS n dorme.rezemos.

          • Professor

            28 de Agosto de 2011 as 2:05

            Tem cuidado, filho, furacão limpa tudo, não escolhe o público. Em vez de rezar, vá tratar as pessoas com dignidade. Passa a mensagem para toda a gente, é assim que se muda um país, com a palavra (bem usada, não com esses absurdos que tenho visto cá).

  2. h silva

    16 de Agosto de 2011 as 16:29

    Oh Delfin isso seria a suposta mudança que o povo pediu. não sei como P da Costa foi prometer esse governo para cumprir o mandato.k pena mas uma vez ele vai falhar com o povo.dessa não porque sera o desejo,mas sim pk vejo que patrice trovoada já anda a pedir isso a muito tempo.anda a pensar k isto e Francisco Cabral que pai “comprou”.Mas esquecendo k STP e de todos os santomenses.se o pai foi a cadeia o filho tb poderá passar por msm.So ele não esqueci k Pinto da Costa já foi carrasco do pai no passado,se não portar bem não me importo que assim seja.NB-não falo só do primeiro ministro,mas sim de tds que diretamente ou indiretamente vão arrastando esse pais para inferno.ainda ha quem axa que esses políticos são heróis ,e k num dia o isso vai mudar.lol cadeia com eles todos. desgraçados isso sim.

  3. Zidane

    16 de Agosto de 2011 as 17:02

    Um certo comentador da RDP-Africa afirmou há dias que esse Governo de ADI é sério porque não cometeu nenhum acto de corupção.Ao ouvir isso pareceu-me uma afirmação muito ariscada.Mas vamos esperar para ver…

    • cubas

      17 de Agosto de 2011 as 8:46

      infelizmente esse comentador tem recalcamentos do passado dos seus pais, por isso fez aquela afirmação. Mas ele sabe que o Patrice talvez seja o maoir corupto de todos os tempos aqui na Republica. Tenho pena do ministro “Meco” que veio a praça falar.Mais valia estar calado.

      • Abilio Neto

        19 de Agosto de 2011 as 16:59

        Caro Cubas,

        Também votei favoravelmente o seu comentário, só porque acho que tem piada.

        Abr.,

        An

    • Observador

      17 de Agosto de 2011 as 23:31

      RDP-África ou RDP-Patrice?

    • Abilio Neto

      19 de Agosto de 2011 as 16:56

      Caro Zidane,

      Por gostar do Zidane-futebolista (salvaguardo a cabeçada ao Materazzi…) e gostar da forma elegante como o Zidane-comentador coloca o seu comentário, votei positivamente o que escreveu aqui.

      Mesmo não sendo exactamente o que afirmei, de facto, fiz uma “afirmação muito ariscada”, mais ou menos, nesse sentido. Conhecendo a n/ classe política e sabendo do que é capaz, o risco da afirmação aumenta consideravelmente. No entanto, como nada é por acaso, há-de reconhecer que a afirmação vincula (e até estimula) o Governo, “obrigando-lhe” a… manter a performance, se for capaz. E o condicionamento parece estar a funcionar, tanto assim é que ao 1º caso de eventual corrupção, o Zidane-comentador lembrou-se da minha afirmação.

      Agradeço-lhe ser um ouvinte atento do Debate Africano. Obrigado.

      Abr.,

      An

  4. Deus é Grande e Seja Louvado

    16 de Agosto de 2011 as 17:53

    Vergonhoso para Não Dizer Outra coisa…..
    O Sr. Director das Alfandigas Não Diz Nada???…..
    O Sr. Procurador Geral da República Não Diz Nada???…………
    Fico a Espera de Mais Desenvolvimentos….
    Estas Práticas tem que ser Erradicado em S.tomé e Principe para bem de todos nós.
    Viva S.tomé e Principe
    Viva Telá nón
    Unidos Venceremos este MALANDROS SURVEDORES DE BÉNS DO POVO.
    Feliz Tatrde a Todos ……

  5. Matabala

    16 de Agosto de 2011 as 18:03

    Penso que devem perguntar ao Primeiro Ministro…ele sabe…os altos responsáveis da ENAPOR foram indigitados poe ele…são pessoas da sua confiança…né mesmo???

    • Lévé-Léngue

      18 de Agosto de 2011 as 14:48

      Nesse caso, vamos ter q aguardar q o PM termine o gozo das suas férias nos EUA. Entretanto, digo que só quem não quer ver é que ficou sem saber que essas chapas de zinco foram distribuidas nas vésperas da 1.ª volta das eleições presidenciais. Forjaram um código de conduta eleitoral para evitar “banho”, mx acabaram por comprar consciência de um outro modo. Sou um dos que comprou chapas de zinco a um preço simbólico nas mãos de quem recebeu de oferta de ADI, durante e período de caça aos votos. Aliás, foi o que mais se fez em Lobata e Mé-Zóchi. O engraçado é q ninguém que pisar no rabo do outro pq o seu tb está preso. CONVENHAMOS!

      • Lévé-Léngue

        18 de Agosto de 2011 as 14:58

        digo “… ninguém quer pisar…”

  6. HLN

    16 de Agosto de 2011 as 19:07

    Demorou demais, mais um escândalo que vai ficar por isso mesmo.Kei São Tomé até quando? haver vamos.

  7. Anastacio Pinho

    16 de Agosto de 2011 as 20:10

    Mais uma vez!!!!!!!!!!!!
    O pais a ser manchado por um caso de empura empura!!!!!!!
    Que ninguem sabe de nada!
    mas até quando!!!!!!!!!
    será que um dia eu ainda vou ver a minha terra natal,em um pais digno de confiança!
    Bem, como se dis, a esperança é ultima a morer,vamos la ver!
    Um abraço a todos!

  8. Fardo

    16 de Agosto de 2011 as 21:24

    Que tristeza!
    Parlamento de um país esta a discutir chapas de zinco? Credo! Isto reflecte o nível mísero dos dirigentes políticos de STP. Se o parlamento discute chapas de zinco, o que fará a autarquia da Água Grande? Caminhamos rumo ao progresso………….

    • cubas

      17 de Agosto de 2011 as 8:52

      não meu caro. Naõ se trata de discutir chapas de zinco. Trata-se de discutir a boa ou má( como neste caso) utilização do patrimonio público. O que foi feito com o nosso bem comun. Conhece algo mais importante? Esses são nossos recursos, sem o qual não sairemos do fosso da pobeza!!! entendes?

  9. kua li tasondu

    16 de Agosto de 2011 as 23:07

    bicho vai pegar! e boboeeeeeee!!!!!!!!

  10. voz do emigrante

    17 de Agosto de 2011 as 0:00

    Vamos esperar para ver naome parece que este governo tanbem é conplo do delfim neves,agora pergunto ao delfim para onde foram o dinheiro do brasil ??????????????

  11. Bolsista

    17 de Agosto de 2011 as 2:48

    Uma Pouca vergonha com dinheiro publico! Andaram a usar nosso bem, como produto de campanha deles! O povo foi engando por produto ofertado! Esse Governo ta uma miséria. Assim que que acham que o pais vai andar?? TRIBUNAL DE CONTAS vale nôn ê!!!

    • caboverdiano

      18 de Agosto de 2011 as 8:15

      nao, nao,nao senhor nos e que tamos cada vez mais na miseria man.

  12. Jorge Costa

    17 de Agosto de 2011 as 4:16

    Qual e a credibilidade que o Sr Delfim que anda a fugir a justica tem para acusar o Gorveno de ter cometido fraude? Se bem me lembro ha cerca 3 meses este mesmo senhor e sua empresa defraudaram o Pais em cerca de 500 mil dolares com jogadas que so a ele e permitido com apoio de certos juizes. Ja estou a ver estes mesmos senhores de sempre ja comecam a criar confusao. Vou estar atento para ver a actuacao do novo Prisedente em toda esta confusao.

  13. Isidoro Porto

    17 de Agosto de 2011 as 6:29

    São Tomé e Príncipe entrou na era dos PAIS.
    Depois de PAI GARANDE agora surge o PAI DINHEIRO.
    Este senhor entra em tudo quanto cheira a dinheiro. Se ele ficasse com ou assambarcasse as chapas, o PAI DINHEIRO estaria quietinho no seu cantinho.
    -Pediram-lhe que apresentasse as contas detalhadas dos cinco milhões de dólares da construção da doca de peixe, ele NÃO MIGIU, NEM TUGIU.
    -Pediram-lhe que apresentasse as contas dos valores das construções dos passeios, ele NAO MUGIU, NEM TUGIU.
    – A empresa D&D conseguiu esvaziar dos cofres do estado uns milhares dólares através do processo da venda do arroz “sem do nem piedade” este, PAI DINHEIRO na qualidade de parlamentar “defensor dos cofres do estado”, NAO MUGIU, NEM TUGIU.
    – Pediram para esclarecerem como foram adquiridos os dois barcos de recreio que chegaram a São Tomé e Príncipe, por ocasiao da compra do barco PRINCIPE, o parlamento NAO MUGIU NEM TUGIU;
    – Alegou-se que o barco PRINCIPE não custou o valor declarado pelos seus compradores, o Parlamento NAO MUGIU, NEM TUGIU;
    – Pediram os esclarecimentos sobre o desvio da água do Hospital Central para os “REINOS do CAMPO de MIHLO”, o parlamento NAO MUGIU, NEM TUGIU,
    -Desviou-se um barco de pesca abandonado pelos espanhois, logo apos a sua nacionalização pelo Estado Santomense, o nosso querido parlamento NAO MUGIU, NEM TUGIU.
    – ENCO foi vendida a 30 milhões de dólares, sem concurso public, o nosso querido parlamento NAO MUGIU, NEM TUGIU.
    Não quero ser faustidioso, pois a lista é longa.
    Vender uma chapa de zinco a Dbs: 200,000.00 (duzentas mil dobras) que correspondem a USD: 11.7 (aproximadamente doze dolares – 200,000/17,000 = 11.7), num país africano, não produtor de chapas de Zinco, não seria exagero. Basta fazer sondagens nos países vizinhos, amigos ou estratégicos para sabermos a quantos dólares é vendida cada chapa de zinco.(entre 11e 15 dólares dependendo da qualidade, e dimensão). Não se trata desta diferença mínima que os cabritos teráo mais capim para pastagem.
    Concordo e louvo a intenção dos nossos queridos parlamentares em tentar fiscalizar as ações do Governo e até estendê-las as outras instituições do estado. Mas queiram me desculpar meus queridos parlamentares, não posso concordar com a política de dois pesos e duas medidas, nem com a das avestruzes, que escondem a cabeça e deixam o rabo de fora . Nesta matêria de fiscalização por parte dos parlamentares, achamos que nem todos tem o direito de abrir a boca, se quiserem ser justos e honestos para consigo mesmos.
    Nesta questão de banhos e boca de urnas, nem todos parlamentares tem o direito de abrir a boca. Tenho amigos que receberam motorizadas dos parlamentares nas eleições passadas e corriam de zona em zona a procura de comite de campanha de alguns parlamentares para nela participarem a fim de repitirem a dose em 2011. Repito, nesta matéria, de banhos, bocas de urnas, e de maratonas com músicos estrangeiros, algumas comissões de inquérito, alguns jornalistas e alguns comentaristas deveriam ir pastar e não estarem aí a iludirem os povinhos. O banho dos músicos estrangeiros dos países estratégicos nas maratonas não contam senhores jornalistas? Os aviões que os transportaram foram de borla? As hospedagens em São Tomã e Principe foram de borla? As atuações nas marratonas foram de borla Senhores jornalistas? Eu, pessoalmente, não acredito. Se a factura ainda não foi paga, ela será muito pesada para São Tomé e Príncipe. Esperemos e veremos.

    O governo deve apresentar pùblicamente as explicações detalhadas de quanto custou a importação das chapas. Sendo oferta do Governo Japonês ( o valor das 40000 chapas incluindo o transporte até São Tomé e Príncipe), ela tem um valor exato. O governo deve apresenta-lo.
    O Governo deve apresentar pùblicamente o valor exato, pago pelo concorrente vencedor e a cópia do Borderaux do depósito deste valor nos cofres do estado para satisfazer as inquietações dos nossos queridos parlamentares e não estendermos o tapete vermelho a comissoes de inquéritos que antes deveriam inquerir e muito bem, sobre a ultima investida feita pelo PAI GRANDE II, o sr. Fortunato Pires, as contas da nossa querida Casa Das Leis, onde foram detetadas falhas graves no uso indevido dos dinheiros públicos. Meus queridos parlamentares! Comecem a inquirição lá dentro do parlamento. Quando a casa estiver saneada, aí sim, alarguem o raio de ação. Primeiro comecem lá dentro e venham cá fora anunciar o que fizeram em prol do povinho com areia nos olhos. Não atirem mais areia aos olhos dos povinhos. Chega de demagogia. Chega de politiquices. O pais precisa avançar. E não será com MOÇOES DE CENSURA e quedas dos Governos que conduziremos o país ao desenvolvimento. Vender uma chapa de zinco a Dbs:200,000.00 (Duzentas Mil Dobras) o equivalente a USD: 12.00 (doze dólares) em Africa não pode, nem deve dar lugar a um TORNADO PARLAMENTAR. Quero deixar aqui e nesta tribuna bem claro, que sou um defensor da TRANSPARENCIA e condeno os que atiram areia aos olhos dos povinhos.
    Temos deputados que recebem pelo Parlamento, que não é pouco e no Conselho De Não Sei O Quê nas empresas públicas, enquanto há jovens formados e desempregados. Isto sim é uma boa materia para inquirição por parte dos nossos parlamentares.
    Este é um caso para dizer: “CADA POVINHO TEM OS PARLAMENTARES QUE MERECE”

    16/08/2011

  14. rostov

    17 de Agosto de 2011 as 7:09

    Isto é um absurdo.

  15. Anca

    17 de Agosto de 2011 as 7:38

    O roto está a dar mal do descosido.

    Os deputados da bancada do PCD, antes de questionarem, sobre casos de corrupção em STP, deveriam questionar e esclarecer melhor, os casos de corrupção em que alguns deputados do PCD, estiveram envolvidos, nomeadamente o o deputado Sr. Delfim Neves, uma vez que o PCD se intitulou em 1990, partido de reflexão e de mudança.
    Porque de mudança, só foi para encher os vossos bolsos subir e descer avião, enquanto a população ficou na pobreza e miséria.

    Pois tanto barulho e a montanha, pariu um rato.

    Pratiquemos o bem pois

    o bem

    Fica-nos bem um dia

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • Anca

      17 de Agosto de 2011 as 7:39

      O MLSTP, idem.

  16. zeme almeida

    17 de Agosto de 2011 as 8:20

    Tudo quanto e corrupcao estou contra!Uma coisa e certa quem denuncia esta corrupcao deveria ter um pouco de vergonha na cara,porque ele mais que ninguem nao e a flor que se cheira.Fale um pouco de stp trading,a assembleia e o povo quer saber onde foram parar os 5 milhoes de dolares doado do Brasil. Por facto do senhor ter apoiado o Pinto da Costa pode nao pensar que ele que ele vai cair atoa navossa cilado.Porque nao falamos de nos primeiro e depois os outros,sabendo que temos o rabo na estrada?A revolta de mau perdedor esta a tomar conta deste senhor.Por favor Tela-Non deixe ficar este meu comentario, porque sao factos reais e temos todo o direito de exprimir o nosso sentimento de revolta a todos aqueles que estao levar o nosso Pais a caos.De maneira alguma violei a vossa regra.Abaixo os corruptos e viva este povo sofredor e que dias melhores virao.Viva RDSTP

  17. zeme almeida

    17 de Agosto de 2011 as 8:34

    O Delfim Neves tem um rabo muito longo.Nao estou contra a denuncia dele!O que queremos saber aonde esta o paradeiro de 5 milhoes de dolares do Brasil!Denuncie estes corruptos por que o sebhor sabe desta desgraca.

  18. fidelito

    17 de Agosto de 2011 as 8:44

    PCD sabe quem importou os autocarros no barco de STP TRADING.

    Tbambém gostaria de saber.

  19. santa catarina

    17 de Agosto de 2011 as 8:52

    Antes do senhor Delfim falar devia fazer uma ronda a sua casa. Ele sabe bem o problema dos zincos. Sabe que os zincos e não só tem origem na sua propria casa.É a forma como o PCD faz politica.
    As chapas de zinco têm origem num donativo do governo japonês no valor de 1.700.000 USD para aquisição de bens não alimentares. Este mesmo donativo deveria ser distribuidos creditos a operadores economicos do País. E sabem quais os operadores economicos foram distribuidos aos amigos do PCD e do MLSTP a saber: HB,Soeng,CUACU,VATEI,Interpneus,Macro-cir,ENAPORT,GOLF Lda,Santos e Santos, HULL Blyth.
    Materiais a serem importados pelas firma acimas mencionadas na mesma orde,:
    Ferro,Ferro,Zinco,Papel,Pneus,Carinha Dyna,Ampliadoras,Camiões,Zincos,Pneus.
    Até ao momento só tem conhecimento da entrada dos seguintes materiais:
    Ferro (HB Treding e Soeng)
    Zinco (CUACU)
    O resto desconhece-se?
    É bom da verdade que a firma Cuacu não tem nada a ver com os zincos existe um barão do PCD que tentou envolver a firma sem conhecimento desta. Naturalmente que a tal pessoa estava numa posição previlegiada tanto é que o gestor desta ofertar é a Camara do Comercio.
    De salientar que os materias se encontram no porto de S.Tomé desde 2009 como material sem dono.
    Meus caros amigos e compatriotas o produto PCDXMLSTP/PSD= Corrupção a grande escala.
    Estão aflitos querem passar de culpados a acusador.
    É pena que o tribunal não funciona.

  20. Zeka Treka Zinga na Vagunga

    17 de Agosto de 2011 as 9:33

    Uma coisa muito engraçado….o Delfim pode ser tudo…mas neste caso ele tem razão…onde andam as chapas de zinco?? se este governo gaba-se de ser honesto,.. o que aconteceu?? precisava de dinheiro para campanha e decidiram tirar coisa do estado sem autorização….
    PRA RUA MINISTRO DAS FINANÇAS
    PRA RUA PATRICE TROVOADA
    ….so espero que agora nos dêm resposta convincente….

  21. Madalena

    17 de Agosto de 2011 as 11:08

    Uma vergonha!
    Os temas que deviam ser levados ao parlamento neste momento deviam ser a segurança na zona costeira, trafico de drogas, infraestruras basicas, formação, produção agricola e pecuaria. Politicas agricolas e fixação das populações nas roças evitando o exôdo rural.
    Quando é que se vai lançar o grande programa de requalificação das roças(ex sede).
    Tenham elevação no debate, não brinquem com o dinheiro do povo.

  22. zeme almeida

    17 de Agosto de 2011 as 11:41

    Zeka treka deve ser um dos lambe botas de Delfim Neves e do PCD.O senhor deveria estar calado.Se convive e vive com os corruptos,entao apoie quem nao merece na nossa praca.O tem coragem de defender o Delfim Neves, sabendo que ele esta envolvido em muitos casoos de corrupcao?O senhor deve algum favor a ele?Entao nao me venha com essas conversas de tretas porque ou seu nome de treta nos diz tudo.Abaixo a corrupcao.

  23. filisberto correia

    17 de Agosto de 2011 as 11:55

    pois meus amigo é verdade mas temos que parar de comentar coisas que não temos a certeza.muitas das veses passamos tempos a criticar e enxuvalilha outros quando não temos a certeza.paremos com essa coisas não nos fica,hoje toda gente é corrupto,não sabem o qui e corrupçao vão a escola dechão de falar de coisas que não sabem.vamos trabalhar todos para desenvolverem o nosso país.
    abraço a todo povo de stp.

  24. Jquery

    17 de Agosto de 2011 as 12:42

    Para onde vcs acham que foram?
    No meu ver foram todas distribuídas durante a campanha…. Eles são um bando de corruptos

  25. lyetet mendes

    17 de Agosto de 2011 as 14:20

    estou sem palavra!!!!!!!!!!!!!!!!!!~mais como e que as chapas vao desaparecer do porto?????????sera que andarao de volta para o japao???sao tome esta demai??hum zeme soooee….

  26. ZTV

    17 de Agosto de 2011 as 15:03

    E agora é que são elas!!!!!!!!!!!!!!!

  27. Laura Mendes

    17 de Agosto de 2011 as 15:42

    Pelos últimos acontecimentos parece-me que em STP ainda não estamos preparados para a Democracia senão vejamos:
    > Pensamos que o presidente vai fazer grandes mudanças qdo tem poderes limitados e quem governa é o governo tendo como chefe o primeiro ministro;
    >Um deputado acusa o governo de roubar chapas de zinco, qdo deveria apresentar uma queixa crime e levantar uma investigação;
    > Todos acusam o deputado de mil e um desvios e a procuradoria e nem o ministério público fazem nada.

    Parece-me que os dirigentes de STP deveriam chamar os peritos portugueses que ajudaram a criar a nova constituição democrática para fazerem sessões de esclarecimento, aos dirigentes e ao povo sobre os poderes, direitos e obrigações da
    República e da Democracia.

    Também me parece que estamos a esquecermos do Sistema de Justiça que não está a funcionar.

    • Zunu

      28 de Agosto de 2011 as 2:34

      Minha senhora, o problema todo do meu país está exactamente em ainda acreditar que os portugueses são melhores, que sabem mais do que os negros, que são capazes de criar leis que os são-tomenses não são capazes. Enquanto a mentalidade reinante for a vossa, enquanto os homens de STeP não decidirem declarar a independência mental em relação a Portugal, as coisas continuarão exactamente como estão: estagnadas. É hora do povo de STeP compreender que é possível viver sem Portugal. A era colonial já passou. Querer estar sob este domínio caracteriza ignorância. or outro lado, é sempre mais fácil ter a mão estendida para pedir esmola. O povo precisa trabalhar. Sigamos em contacto…

  28. Judas

    17 de Agosto de 2011 as 16:46

    Delfim… por favor, ganhe Juizo. Tas a tentar desviar o que? Vai tomar banho. Pinto nada te deu?

  29. INCOMODADO COM ISTO

    17 de Agosto de 2011 as 17:08

    Pois é isto que me incomoda
    Meus caros amigos no esteve na zona de Conde-distrito de Lobata e teve a oportunidade de ver muita gente recebendo banho de chapas de zindo pelos apoiantes da candidatura de Evaristo de Assembleia, agora se são essas mesma que o Delfim esta disendo, eu não sei, ummmm também recordo, vi também o Levy advogado a oferecer chapas aos sinistrados do incendio no Riboque Capital…..

  30. Desesperado

    17 de Agosto de 2011 as 19:52

    Nem vou nem quero comentar essa tristeza. Pls pai grande faz qq coisa o mais rapido possivel.

  31. Biboss

    18 de Agosto de 2011 as 6:24

    Caro Compatriota, não devemos esperar q o Pai grande,faça tudo por nós…devemos cada um de nós dentro da nossa própria consciência contribuir directa ou indirectamente, para acabarmos com esta pouca vergonha.

    Está vai para os Ladrões do País,por favor, ganhem juízo, vocês só querem roubar do povo pobre sofredor, porque é que não se roubem entre vocês que já adquiriram muito ilegalmente.Tenho dito.

  32. nom môlê

    18 de Agosto de 2011 as 8:52

    Vamos ser sincero. Esse país só vai desenvolver se os nossos governantes pararem de brincar com dinheiro que é de todos nos. Parem de falar mal do Delfim. Os problemas de Delfim já estão na Justiça. Se há problema com 40 mil zincos. Devemos todos exigir justiça. Vamos parar de defender o Governo porque o Ministro de Finanças e Cooperação Internacional não conseguiu esclarecer aonde foram os zincos.

  33. Mario da Costa

    18 de Agosto de 2011 as 11:35

    Qualquer dia o filho do labrão terá mais prestigio do que filho do intelectual.
    A primeira maka de corrupção ouvi com desvio de barco de cacau(Fradique), depois foi devio de 10 mil dolares(Trovoada + Pinto), depois casas pre fabricadas(Costas), desvio de barco de arroz(barco a pique, Manuel de São zinha), depois disso a teia de corrupção instalou no País e tornou-se endémica.
    Ja estamos vacinados, muito desvio!!

  34. ranca tacu

    18 de Agosto de 2011 as 15:33

    Enfim …pai grande vai por fim a estas corupçoes todas k andam aqui no nosso paraiso,S.T.P…abraço a todos .

  35. Indignado

    18 de Agosto de 2011 as 15:34

    O que mais me estranha, é porque que mercadorias desta importancia para a população (sejam zincos como autocarros, que fazem tanta falta na zona sul) ficam guardadas no nosso porto tanto tempo??!!! Será que é tão dificil levantar mercadorias neste país? Eu não entendo isso, e acho que o povo está cansado destas brincadeiras de muito mau gosto. Srs politicos, administradores, comerciantes e demais agentes economicos : por favor, ganhem juizo e sentido de responsabilidade perante o povo que está a sofrer.

  36. O todo poderoso existe

    19 de Agosto de 2011 as 9:00

    Estranho é pensar que ainda ha gentes que acreditam que este governo deveria ganhar as presidenciais de 2011. aí sim o país afundaria de vez. mas Deus é GRANDE e estamos nom país em que só Deus faz justiça. muito obrigado, e continuem a nos imformar destas coisas para que saibamos a onde estamos e com quem estamos lidando. A oração pode tudo.

  37. ze mulato

    19 de Agosto de 2011 as 9:07

    Procura-se 40 mil chapas de zinco que saíram do porto de São Tomé????!
    Sei onde estao as chapas de zinco:
    As 40 mil chapas de zinco que sairam do porto de sao tome estao no meu bolso.
    Nem quem esta a procura, nem quem sabe das chapas deveria ir preso.
    palhacos

  38. kua li tasondu

    19 de Agosto de 2011 as 23:12

    senhor PATRICE TROVOADA e os seu acessores andam a procura de algo depois pra voltarem a dizer k PINTO DA COSTA e mau! realmente se PINTO DA COSTA colocou o pai na cadeia, entao com o filho sera em 3 tempos facil facil!!!!!!!!!!

  39. keblancana

    21 de Agosto de 2011 as 8:36

    Que ridículo!

    Acreditam mesmo k não sabem onde foram parar as chapas de zinco? Numa ilhota como a nossa,coitadinhos .. é tão complicado assim…

    Estas cenas são chocantes e não dignificam o País.

    É o típico faz de conta que ninguém sabe de nada.

    …Então não temos Estado!…

    Continuem a fazer de conta k estão a Governar. Pode ser k um dia o Povo se canse da miseria e resolva finalmente resolver o seu problema a machadada. Assim aparecem as chapas de zinco de certeza.

  40. leve leve

    21 de Agosto de 2011 as 19:53

    como??????????
    o povo deve pedir uma explicação disso ao governo .
    ai ai!!!!
    este país deve ser governados por pessoas honesta
    esta campanha que se passou engoliu estas chapas.

  41. JOSE TORRES

    22 de Agosto de 2011 as 12:15

    Acho brincadeira demais. Entao nao foi o PCD que organizopu a historia das chapas e perdeu o controlo?
    Aonde se encontra o Sr Cosme Rita?
    Qual foi o sedu papel nessa negociacao?
    Parece que o Patrice foi mais esperto e ficou com as chapas. Nao e?

  42. O MAIS CERTO

    22 de Agosto de 2011 as 12:30

    As chapas andavam no porto há mais de 28 meses importadas dentre vários artigos fantasmas pelo governo de MLSTP/PCD, com o objecvtivo de servir os interesses dos mesmos em campanha. Inclusivamente três geradoeres grandes que o sr Delfim e companhia iam destribuir enttre eles. Bandidos. Autocarros, papéis, ferros, etc. Se o governo leiloou alguns artigos públicamente e não tendo ninguém engajado na compra de zincos, logicamente o governo enquanto representante do estado tinha que através da Direcção do Comércio salvar o dinheiro do estado, vendendo-as a quem apresentasse melhor proposta. Menos mal.Assim o estado vê-se ressarcido de perdas causadas propositadamente pelo sr Delfim e a companhia. Pergunto: é melhor assim ou não: o gerador que foi a sta Catarina, se estivesse em casa do sr.
    Delfim serviria o povo? Então?… As carnes que foram importadas do Brasil, as bolachas, a margarina, etc, etc, todas podres, foram vendidas? conseguiram pelo menos recuperar o dinheiro do estado?O Delfim Neves tem moral de falar de corrupção. Estamos onde? Em que país estamos? Estamos aqui a promover ladrões.Quem rouba milhões ao estado e sai impune, pega o mesmo dinheiro vem conquistar o poder e vão outra vez atrás dele!!!! Onde é que estamos?! ….

  43. palito

    22 de Agosto de 2011 as 22:42

    se me pagarem bem eu digo onde estam a s chapas e quem as levou…exerci………….

  44. ze cabra

    27 de Agosto de 2011 as 20:41

    que gentinha essa sujam-se com tudo so tenho pena de ter nascido nesta linda terra que foi entregue a bandos de bandidos e curruptos mas cada um tem o que merece por isso estao a pagar mas tambem temos muito lixo ca em portugal vindo dai mulheres incluindo

  45. Zunu

    28 de Agosto de 2011 as 1:52

    Serei breve, pois assuntos como estes já são previsíveis (e continua sem atitude por parte de todos): em artigo anterior neste jornal, como uma visionária, a jornalista Conceição Deus Lima (As presidenciais de A a Z, parece ser o nome do artigo) perguntou: não serão distribuídas chapas de zinco nestas eleições? A resposta está dada, Sra. Conceição Deus Lima. É um abuso, em um país tão pequeno, “desaparecerem” 40 mil chapas de zinco… Não se pode esquecer o caso da STP Trading. Parece que a corrupção não tem cura neste país. É lamentável. O povo precisa ser respeitado, mas também precisa se dar o respeito. O facto é que nem um nem outro entendem o que significa RESPEITO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo