Eleições presidenciais

“Onda da Vitória” não ficou completa

Constatação da bancada parlamentar do MLSTP/PSD. O maior partido da oposição questionou a inoperância da Assembleia Nacional nos últimos 4 meses. Uma inoperância que segundo o líder parlamentar José Viegas(na foto), teve a ver com a apetência “para completar uma Onda da Vitória”.

No fecho de mais uma sessão da Assembleia Nacional, após 4 meses de paralisia do órgão de poder legislativo, a bancada parlamentar do MLSTP/PSD, aproveitou para saudar a eleição de Manuel Pinto da Costa ao cargo de Presidente da República.

Uma vitória eleitoral que terá travado a Onda da Vitória. «Foi eleito um candidato, cidadão fundador da nação são-tomense, lutador incansável para o bem-estar da nossa população, promotor da paz, da unidade e solidariedade, e que merece toda nossa confiança na chefia do estado. É o ponto marcante da nossa história contemporânea», referiu o líder parlamentar.

O parlamento fechou a segunda sessão legislativa esta segunda feira, sem no entanto ter produzido qualquer legislação nos últimos 4 meses. José Viegas, diz que o órgão de poder legislativo conheceu uma paralisia singular. «Após alguns meses de inactividade sem sessões plenárias, com a ausência das comissões especializadas, esta casa parlamentar por razões de envolvência dos seus membros na campanha eleitoral, originou uma paralisia singular deste órgão, devido a apetência para completar uma onda da vitória», frisou.

A bancada parlamentar do MLSTP/PSD, acrescentou que a Onda da Vitória, não teve hipóteses de atingir o seu ponto máximo, porque o eleitorado não permitiu. «O eleitorado devidamente maduro pôde travar esta fúria glutónica apesar da enxurrada de dinheiro dispendido nunca visto. A compra de consciência não ajuda os cidadãos a ter uma atitude cívica, coerente e responsável perante o país», precisou.

O Governo foi considerado como principal actor da campanha para as eleições presidenciais. «Embora o governo cegamente até o último dia, esteve numa campanha débil, sem ideais, maquiavélica, forjadora de ódio, incompetente, e surdo contra os sinais que a população anunciava, continuava contudo empolgantemente desperdiçando meios financeiros, adulterando a ordem cívica e educadora, alicerçando valores de baixeza, promovendo ódio e vingança entre os cidadãos», sublinhou o líder da bancada parlamentar do MLSTP/PSD.

Segundo a bancada parlamentar do MLSTP, nas eleições de 7 de Agosto, o país conheceu momentos só equiparados ao período medieval. «Nunca em eleição alguma se viu tanta violência verbal contra um candidato como se viu nesta segunda fase das eleições presidenciais. Linguagem medieval, fora do quadro urbano», assegurou.

O maior partido da oposição avisou que doravante vai assumir de forma mis activa, as suas responsabilidades a nível parlamentar como fiscalizador da acção governativa. «Do lado do Governo não se nota sinais claros e inequívocos, no sentido de melhoria das condições de vida dos cidadãos. As ilegalidades e atropelos a lei continuam a galopar sobre a nação são-tomense. Sobre isso assumiremos o papel que nos cabe, esperamos a intervenção dos diferentes organismos da nossa nação. E gostaria de deixar aqui registado que o MLSTP/PDSD através da sua bancada fará o seu papel. É uma questão de tempo», concluiu.

Abel Veiga

    30 comentários

30 comentários

  1. JOSE TORRES

    17 de Agosto de 2011 as 10:14

    forca meus senhores. O Pais precisa de entrar em ordem. Foram vinte anos de ausencia do Estado. Falta de autoridade do Estado. O brigado Povo de S.Tome e Principe em v otar no Pinto da Costa

    • Luis Monteiro

      17 de Agosto de 2011 as 17:30

      Acho que quiseste dizer 35 anos em desgoverno.
      Ou perdeste o Norte ou não tens consciência do que é um país com governo.
      Muitos dos nosso imigrantes na Europa, infelizmente estão de corpo presente, e depois lamentam-se que a vida não lhes sorri, agora percebo pq tantos de nós emigramos para a miséria dos paises que nos acolhe.

    • Reforma da Imunidade Parlamentar isso sim

      19 de Agosto de 2011 as 6:49

      Em vez de estarem com muito bla-bla-bla, deviam ser mais directo. Reforma da lei elitoral e constitucional ao fim ao cabo só vem a beneficiar os partidos políticos a terem mais deputados em cada distrito e mais poderes compartilhados entre os mesmos. Em concreto não beneficia em nada o povo. O povo quer é reforma das leis concernente a imunidade parlamentar. Isso sim. Reforma das leis sobre os deveres e responsabilidades dos deputados para com o povo. Quem roubar o povo (corrupcao) deve ser ouvido e punido e mais nada. Sem rodeio algum, muito prático.

  2. monsieur

    17 de Agosto de 2011 as 11:01

    viegas meu caro, tu tampoc és exemplo para ninguem.

  3. João Pinto

    17 de Agosto de 2011 as 11:06

    Já se esperava estas palavras,o MLSTP sente-se mal quando esta na oposição.Esses abutres que só pensam no poder,pelo que sei Manuel Pinto da Costa concorreu as eleições como independente e assim o povo lhe acreditou,agora ao MLSTP deve fazer uma oposição como deve ser como um partido alternativo.

  4. povo

    17 de Agosto de 2011 as 11:13

    voces deputado devem honrar o povo, repondo o salario de ultimos 4 meses nao trabalhado. E devem saber que a feria e so de um mes, isso quer dizer que todos os deputado devem permanecer nas funcoes (parlamentar) de seguda feira a sexta feira trabalhando como os outro em deversos setores do paix fazem.

  5. Mario da Costa

    17 de Agosto de 2011 as 11:22

    Jose Viegas, ja esqueceu tudo?
    Lembra , lembra!!
    Cuidado!! com a raposa!!

    • monsieur

      17 de Agosto de 2011 as 19:36

      esse é um dos maiores malabaristas que anda ali. josé viegas é chato.

      já nao chams com idolatria ao aurelio martins, camarada aurélio? ajajahahaahhaa

  6. santa catarina

    17 de Agosto de 2011 as 14:54

    O MLSTP/PSD e o MLSTP 2(PCD) querem reinvindicar a vitoria do Pinto da Costa como suas. Devem ter em atenção as plavras proferidas pelo Pinto da Costa. E é bom recordar que a candidatura do pinto foi independente.
    se todos gostariam de apoiar o pinto então o numero de candidatos teriam reduzido drastigamente porque não haveria Delfim Neves, Maria das Neves, Elsa Pinto, Aurelio Martins e outros. São todos oportunista e vigarista. Querem justificar as derrotas escondendo atrás do Pinto.
    É triste ouvir alguns a dizer que pinto é o pai da democracia. Convenhamos ele votou contra no referendo.
    Vamos começar um novo ciclo a medida que o tempo passar vamos conhecer quem é quem.
    Viva STP

  7. Pedro Cassandra

    17 de Agosto de 2011 as 15:55

    bastou o Pinto ganhar pra vcs resolverem aparecer como se o povo tivesse votado no Pinto por conta das vossas ações, se Pinto não tivesse se demarcado desse partido de larapios certamente ele jamais regressaria.

    Quem vê esse senhor proferindo essas palavras pensa quem ele é uma pessoa digna, um dos mais corrupto desse pais, varias anos no ministerio da juvente, mas sempre fazendo negociastas, para atribuição de bolsa de estudo, eu mesmo fui alvo das ações desse senhor.
    Chega a me dar nojo, de tamanhas insanidades e hipocrisia.

  8. Céu

    17 de Agosto de 2011 as 15:59

    Caro Viegas, isto chama-se oportunismo político, das experiências que tenho tb os Guineenses diziam o mesmo, espero que alguns de bom senso em STP te livrem dos apuros que te esperam, a ti e a tantos que falam como tu.
    Entretanto, como já podes mudar de pele, que é o que estás a fazer, digo-te: TEM PENA DO POVO, AQUELES QUE OUVIRAM A MÚSICA, AS PROMESSAS DE MUITA MASSA DO VIZINHO, VESTIRAM AS CAMISOLAS, BEBERAM AS CERVEJAS E ACREDITARAM QUE TUDO VAI CONTINUAR SEMPRE EM FESTA.

    INFELIZMENTE ESTA É ÁFRICA, OS SEUS DIRIGENTES E O SEU POVO. UM DIA SEREMOS MELHOR DIRIGIDOS E MELHOR POVO.

  9. Silva

    17 de Agosto de 2011 as 16:05

    Se tivesses sido preso e humilhado, como muitos, tb terias ódio.Vê-se que cresceste nos anos 90 com toda a liberdade da democracia.Povo de memória curta!
    Cresce e aparece.

  10. caboverdiano

    17 de Agosto de 2011 as 17:36

    porque que voces nao deram apoio ao PAI grande ja que achaste que ele e a pessoa que fundou a nacao e considerado incansavel meu caro jeje pois tou de acordo que tas ali pra defender o que ta mal mais nao vem com essa porque chama-se isto de falsidade vce de MLSTP MAIS E TA A PROCURAR ser mais uma vez governo mais nao esquecem que votamos no governo actual pra cumprir 4 anos nao sou do ADI mais se o povo votou a que se acreditar numa boa relacao com presidente da republica vces do mlstp e fradique sao as razoes de instabilidade no pais entao o vosso lugar e na oposicao pra defender o povo conttra ma accao do governo. DITO.

  11. flogá

    17 de Agosto de 2011 as 19:35

    Com essas declarações consigo ver nas entrelinhas um aviso que o MLSTP fará de tudo para derrubar o Governo.

    • Lévé-Léngue

      19 de Agosto de 2011 as 10:06

      Tb acho que termina aí o período de graça concedido ao XIV Governo. Agora, a oposição vai de certo modo procurar “meter lenha na fogueira”, mx espero q o façam com responsabilidade, porque o País já não aguenta mais instabilidade.

  12. cuidado

    17 de Agosto de 2011 as 20:19

    Obrigado José Viegas.

    vamos vamos agora apertar o cinto do patricio trovoada, vamos fazer elke agora comer o pão que o diabo amaçou, porque se o povo lhe elegeu e para governar e se ele não sabe ruamos o gajo, pork governar esta nação é para quem pode.

    vamos agora fezer vamos apertar o gajo até ele mijara nas calças ok e mas estes pau mandado dele a começar de livizinho o maior pau mandado dele

    ok

    viva São Tomé

    viva Democracia

    Abaixo os Arogante

    Abaixo ops Autoritários

    Abaixo os que acham que dinheiro pode tudo.

    E obrigado Deus que deu essa Vitoria ao HOMEM EXEMPLAR, HONESTO E MODERADO, RESPEITADO E COM ESPIRITO DE VER ESSA NAÇÃO A SEGUIR EM FRENTE O SENHOR DRº MANUEL PINTO DA COSTA.

    PARA SÍ O MEUS PARABBÉNS E NOME AQUELES QUE SOFREM E AQUELES QUE ACREDITA EM VER SÃO TOMÉ EM SEGUIR RUMA ESTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO ONDE TODOS NÓS POSSAMOS SORRIR DE ORGULHO E ALGRÉIA COM SÃO TOMÉ E PRINCÍPE MELHOR PARA TODOS

    • Luis Monteiro

      18 de Agosto de 2011 as 11:03

      Por favor, não falem de Estabilidade e Derrube de Governos ao mesmo tempo. Este MLSTP de oportunistas não aprende: fazer oposição não significa derrube de governos. Significa avaliar, contribuir com ideias positivas. Oposição não significa bloqueio!Por favor tenham pena do povo!Se não têm capacidade reconheçam e vão para casa.

      MAS ESTES NÃO APRENDEM!

    • caboverdiano

      18 de Agosto de 2011 as 15:12

      meu caro compatriota cuidado com decepcao ela mata nao canta vitoria antes do tempo eu ca votei pra pinto mais nao segnifica que confio nele mais sim acredito. pois cuidado conselho de amigo

  13. monsieur

    17 de Agosto de 2011 as 20:44

    José Viegas, tu calado és mais do que um poeta. garanto-te!

  14. Paracetamol 500mg

    17 de Agosto de 2011 as 21:31

    Meus senhores, são ginásticas perpetradas pelo MLSTP seguida de perto pelo PCD-delfim quer tudo do Estado- para poderem criar instabilidade politica. Em vez disso, o MLSTP, deveria criticar construtivamente e não no sentido contrario. Sinal de falta de ideias dos membros do MLSTP

  15. zeme almeida

    18 de Agosto de 2011 as 1:04

    A procura de chupar o dedo.

  16. Jovem Santola

    18 de Agosto de 2011 as 3:48

    Epa, deixemos de ódios! Pinto da Costa tbem errou no passado, perdoamos…..vamos olhar para frente. O MLSTP é o maior partido da oposição e, como tal, deverá ser o maior representante do povo, fiscalizando, como disse na matéria, as acções do governo. Precisamos de leis mais fortes e justas, vamos trabalhar com a cabeça e com o coração e não com o estômago. SE CONSEGUIRMOS DESENVOLVER SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, OS BENEFÍCIOS SERÃO AINDA MAIORES DO QUE OS QUE TÊM “DESVIANDO”…..A OPOSIÇÃO DEVE EXIGIR TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO NAS ACÇÕES DO GOVERNO, SÓ ASSIM PODEREMOS ACREDITAR QUE O EXECUTIVO DESEMPENHA O SEU PAPEL…..deixemos de preguiça irmãos!!!

  17. Kadafi

    18 de Agosto de 2011 as 9:46

    Senhor José Viegas,
    Meu caro Amigo,

    Se o Senhor diz: O Pinto da Costa é um candidato eleito, cidadão fundador da nação são-tomense, lutador incansável para o bem-estar da nossa população, promotor da paz, da unidade e solidariedade, e que merece toda nossa confiança na chefia do estado. É o ponto marcante da nossa história contemporânea.

    Então pergunto eu o seguinte: Porque é que o MLSTP/PSD não assumiu inicialmente o apoio a candidatura deste cidadão fundador da nação e que merece toda a confiança do Partido MLSTP???
    Interesses por detrás né, meu caro amigo!?!
    o Senhor e os outros camaradas do MLSTP devem estra a tremer de medo e daí, para passar o Pinto um pente fino, para tentar enganá-lo vocês tentam agora sair com essas afirmações. Quando o Pinto decidiu se candidatar, onde é que vocês estavam? Porquê que assumiram a candidatura do outro, sabemndo que havia um candidato considerado fundador da nação e com todos esses elogios bonitos feitos por vós?
    Minha gente, cuidado! cuidado com os MLSTP-distas! Muito cuidado e abram os olhos e mantennam-os firmes, porque toneladas de areias estão a ser lançadas a vossas vistas com finalidade de criar cegueira em vós.

    Abaixo os corruptos do MLSTP!
    Viva Pinto da Costa!
    Viva ADI do Patrice Trovoada!
    O essencial agora é esses dois órgãos de soberania se entenderem, ou seja, o Pinto e o Patrice devem se entender para que haja estabilidade política e governativa.

  18. Mário Fonseca

    18 de Agosto de 2011 as 14:19

    Os leitores que me perdoem a ironia. Kadafi(líbio)é escritor! As suas palavras são de facto amenas, para quem teve a oportunidade de ler qualquer das suas obras! Mas este Kadafi(telanon)tem uma capacidade de reflexão impressionante. Gostei e subscrevo.

  19. Legala

    18 de Agosto de 2011 as 14:22

    Que bom!

  20. Tomba Aly

    18 de Agosto de 2011 as 16:48

    Hum.
    O Povo de STP é sábio e saberá julgar. Levou tempo a reagi. Os políticos do MLSTP precisam adaptar-se ao tempo.

    O Nosso historiado Gegé está apegado ao ensinamento da ex URSS. Tempos modernos. Ensina corrrectamente a lição que a tua fama perdurará. PAi da nação que pediu que se votasse no vermelho no referendo de 90, hahahah.

    Outra: Agora MLSTP aranjou alinhado de peso PCD de Delfim Neves. Um homem que não sabe defender uma ideologia politica. Será que le sabe o que é uma ideologia politica? Ahahahah.

    Gegé, o povo vos conhece e está atento as vossas manobras. Como líder parlamentar faça política com as tuas declarações e não politiquice com insinuações, porque se vocês MLSTP e PCD fossem tão experientes nunca sairiam do poder. Agora querem dar lição ao ADI? Com que base? Que princípios? Que valores? Deixem os Jovens do ADI trabalhar para ver se em 4 anos avançamos pelo menos alguns metros.

    Olha, Gegé para tua informação, o Povo está a ver com bons olhos a política deste Governo. Olha que este povo não é buro nem cego nem surdo. Daí para frente quem falhou comeu. Se vocês MLSTP/PCD falharem enquanto oposição o povo vai vingar-se de vós e apostar em absoluta no ADI de Patrice e seus jovens. Voces até dizem que ele pos garoto no Governo. O mais garoto troxe a Onda da Vitória. Uma boa iniciativa e Você está a Zombar. Atenção Gegé. No seu tempo não vimos coisa igual. Cuidado. Mexe com esse Governo de Garotos voces vão apanhar na tabele. Estamos a espera.

  21. rostov

    20 de Agosto de 2011 as 14:52

    O MLSTP/PSD deve é arumar a sua casa e fazer uma boa oposição

  22. keblancana

    21 de Agosto de 2011 as 8:54

    Ora meus caros!
    O País é pobre, então tenham a coragem de seguir este exemplo:

    Os deputados são eleitos para defenderem o povo. Partindo deste simples princípio, como a Assembleia não é empresa publica nem privada, os deputados não deviam receber salario nenhum como acontece em alguns Paises desenvolvidos, nem tão pouco deveriam ter regalias, desde secretarias e carros do povo, morotoristas, acessores, etc.
    Apenas deveriam ser remunerados pelas horas de trabalho permanentes nas sessões parlamentares.
    já imaginaram o quanto o Estado poupava…Apenas com este exemplo, já teriamos dinheiro suficiente para recuperar o Liceu Nacional e mante-lo em pleno funcionamento com dignidade.

  23. Honorio LavresOliveira

    24 de Agosto de 2011 as 10:56

    OPÉ CANDÁ UÊ CA BÊ CUÁ

    Meus caros compatriotas Santomenses,estamos atravessar um momento delicado em STP,entao hora vejamos ,um dito lider parlamentar do dito partido politico chamado MLSTP,*escreve uma fraze em Jornal tela nóm que diz o seguinte * agora vamos fazer o nosso trabalho de fiscalizar o governo*lamentavel mente ser lider este exercicio deveria ser desde o dia que o governo comecou a trabalhar já a um ano ,e nao agora ,a sua declaracao foi claramente triste e infeliz para o povo de STP e principamente para quem nao lhe conhecia ,e votou no seu partido para os representar no parlamento.
    Eu acredito fortemente que para ser um bom líder em qualquer país, temos que ter um forte sentido de pertença e deve-se identificar com as pessoas que querem liderar em todos os sentidos (necessidades, aspirações, desafios, etc) e deve ser pronto para estar com as pessoas que eles levam em todos os momentos, tanto em tempos de prosperidade e em tempos de desafios. eles devem estar prontos a oferecer-se para o seu povo em todos os momentos. a sua principal prioridade deve ser para melhorar os padrões de vida de seu povo em todos os sentidos e assegurar a continuidade no futuro, através de programas de boa educação e do emprego dos jovens. eles têm que estar prontos para corrigir injustiças, desigualdades e garantir a inclusão em todos os momentos. eles precisam ser capazes de gerir os recursos do seu país de uma forma responsável para garantir a prosperidade para as gerações vindouras. eles precisam estar prontos para fornecer amentities sociais e serviços de qualidade que se deseja usar. isso significa que seus filhos devem freqüentar escolas nos seus países e que eles e as famílias devem utilizar os serviços médicos em seu país não no exterior. enquanto os serviços em seus países não são bons o suficiente para eles e suas famílias esta será uma indicação clara de que eles não estão trabalhando e levando no interesse da peolple que votaram por eles. esta será uma boa razão para se demitir ou stripe-los fora de suas funções de liderança. Pelo contrário será irresponsável.

    Gostaria aproveitar solicitar o senhor lider Parlamentar do MLSTP ,algo sobre os barcos e navios que utilizam a bamdeira de STP no estrangeiro o que fazer?,As mulheres dos dirigentes do nosso pais que utilizam dinheiro do povo para viagem em consulta no estrangeiro como resolver a situacao?
    Quando que os que realmente devem receber o tratamento fora do pais vao receber esta oportunidade?
    Qual será o papel da sua bancada parlamentar sobre a crise dos bolseiros no estrangeiro?
    Como vê a revisao eleitoral,e a possivel oportunidade de a Diaspora votar na Leslativa?

    Austria,viena,24de agosto de 2011
    Honório Lavres.

  24. Honorio LavresOliveira

    24 de Agosto de 2011 as 11:33

    My dear compatriots STP, we are going through a delicate moment in STP, then let’s hours, told a parliamentary leader of that political party called MLSTP, * writes in a Journal fraze Nóm screen which reads * now let’s do our job to monitor the * Government unfortunate mind is leading this exercise should be since the day that the government has started working a year and not now, his statement was clearly sad and unfortunate for the people of STP and main for those who do not know him, and voted for his party to represent them in parliament.
    I strongly believe that to be a good leader in any country, we must have a strong sense of belonging and should be identified with people who want to lead in all directions (needs, aspirations, challenges, etc.) and should be ready to be with the people they lead at all times, both in good times and challenging times. they must be ready to offer himself for his people at all times. your main priority should be to improve the living standards of its people in every way and ensure continuity in the future through good education programs and youth employment. they have to be ready to correct injustices, inequalities and to ensure inclusion at all times. they must be able to manage the resources of his country in a responsible way to ensure prosperity for future generations. they must be ready to provide social amentities and quality services you wish to use. this means that their children should attend schools in their countries and families and that they should use medical services at home not abroad. while services in their countries are not good enough for them and their families this will be a clear indication that they are not working and taking in the interests of peolple who voted for them. this is a good reason to dismiss or stripe them out of their leadership roles. The contrary is irresponsible.

    I would ask you to take advantage of the MLSTP Parliamentary leader, something about boats and ships that use the STP bamdeira abroad what to do?, Women of the leaders of our parents using people’s money to go abroad in consultation how to solve the situation?
    When those who really should receive treatment outside the country will get this opportunity?
    What is the role of their parliamentary group of scholars on the crisis abroad?
    How does the electoral revision, and possible opportunity to vote in the Diaspora Leslativa?

    Austria, Vienna, August 24from 2011
    Honorius Lavras

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo