00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Presidente de Angola poderá regressar a São Tomé quase 20 anos depois da sua última visita

José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola, foi convidado oficialmente pelo Presidente da República Eleito Manuel Pinto da Costa, para marcar presença na sua investidura que terá lugar no dia 3 de Setembro. Há quase 20 anos que o Chefe de Estado angolano não pisa o solo são-tomense.

José Eduardo dos Santos, é um dos convidados de honra de Manuel Pinto da Costa para testemunhar o seu regresso, ao cargo de Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe. O Presidente da República Eleito, esteve esta quarta – feira em Angola, para pessoalmente formular o convite ao seu amigo e camarada de longa data, José Eduardo dos Santos.

Nos primeiros 15 anos da independência, era regular São Tomé e Príncipe receber visita de Presidentes de Angola. Foi assim com o falecido Presidente Agostinho Neto, e também com o seu sucessor José Eduardo dos Santos.

Depois de 1991, se a memória não engana ao Téla Nón, nunca mais o Presidente da República de Angola e Chefe do Governo angolano, José Eduardo dos Santos, visitou São Tomé e Príncipe.(correcção José Eduardo dos Santos esteve em São Tomé no ano 1995- Correcção feita pelo embaixador Salvador Ramos). A única visita nos últimos 20 anos aconteceu em 1995, durante o mandato do ex-Presidente Miguel Trovoada. Nos 10 anos de mandato de Fradique de Menezes não se registou qualquer visita oficial do Chefe de Estado de Angola a São Tomé e Príncipe.

No entanto, isso não significou qualquer abrandamento nas relações entre os dois países. O ex-Presidente Miguel Trovoada visitou Angola assim como Fradique de Menezes. Mais importante ainda, é o reforço registado na cooperação bilateral, praticamente a todos os níveis, desde o dossier petróleo, passando pela defesa e segurança, até as infra-estruturas.

A partir de 2008, as relações bilaterais São Tomé e Príncipe-Angola, evoluíram para novos patamares. Trimestralmente o antigo Primeiro-ministro Rafael Branco, visitava Angola. Era recebido também pelo Presidente da República José Eduardo dos Santos. Neste período Angola que através da sua empresa de petróleos, tinha participação na empresa nacional de combustíveis a ENCO, passou a ser dona da distribuidora nacional de combustíveis. A Sonangol que desde 1975 é a única fornecedora de combustíveis do país, passou a controlar também a distribuição do produto no mercado nacional.

Até o final do mandato do Governo de Rafael Branco em 2010, a Sonangol avançou para outros sectores estruturantes de São Tomé e Príncipe, nomeadamente o Porto e o Aeroporto. O novo Governo de Patrice Trovoada, prosseguiu com os projectos assinados pelo anterior governo, e neste momento a Sonangol já tem nas mãos a gestão do Porto de São Tomé e do único Aeroporto Internacional do país.

A mesma Sonangol de Angola, vai entrar no capital social da única empresa nacional de electricidade, a EMAE. Também vai ter participação na companhia aérea de bandeira nacional, a STP-Airways.

Acções de cooperação bilateral e de investimento empresarial, que se intensificaram apesar dos dois países não terem embaixadores acreditados nas respectivas capitais. Há mais de 3 anos que o último embaixador de Angola deixou São Tomé, Pedro Mavunza. Até o momento não foi acreditado o seu sucessor. Por sua vez a Embaixada de São Tomé e Príncipe em Angola, funciona há mais de 2 anos sem um embaixador.

Posicionando como parceiro estratégico de São Tomé e Príncipe, desde a independência nacional, Angola é claramente uma das principais opções da política externa do novo Presidente da República Eleito. Manuel Pinto da Costa, que regressou esta quinta feira de Angola, disse quarta feira aos jornalistas no aeroporto de Luanda, que o reforço da cooperação com Angola é uma garantia para o seu mandato. José Eduardo dos Santos, foi considerado pelo Presidente Eleito como seu amigo e do povo de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

  1. img
    Alberto Nascimento Responder

    Esse Eduado tem mesmo cara de Santomense!

  2. img
    Manuel Salvador dos Ramos Responder

    Meu Caro Veiga!
    O Senhor Presidente José Eduardo dos Santos esteve no nosso País em 1995, logo depois da primeira crise politico-militar que abalou S.Tomé e Príncipe.
    Melhores cumprimentos
    Manuel Salvador dos Ramos

    • img
      Téla Nón Responder

      Muito obrigado senhor embixador Salvador Ramos. Por causa de alguma dúvida, que se manteve apesar do Téla Nón ter procurado esclarecimento em várias fontes nacionais, tivemos o cuidado de dizer, ” Se a memória não engana o Téla Nón”.
      Obrigado pela importante correcção. São afinal de contas 16 anos.

      • img
        monsieur Responder

        embaixador ou ministro dos negocios estrangeiros? já foi embaixador mas agora é ministro ou nao?

    • img
      jaka doxi Responder

      Perguntar não é pecado Abel.Quem pergunta aprende.
      Toma.

      • img
        Lucas Responder

        Quem assume e faz correção do seu erro aprende mais ainda! Tela nom fez a correção!

  3. img
    fair Responder

    Esta foi boa ele deve ser muito amigo….
    Sao dois pai grande…..

  4. img
    lyetet mendes Responder

    JOSE EDUARDO QUE SEJA BENVIDO A NOSSA TERRA..

  5. img
    Conóbia cumé izê Responder

    O Engº. José Eduardo dos Santos,Presidente da República de Angola,é filho de um Santomenses da familia Pires dos Santos e uma Senhora angolana, nascido no Cazenga-Luanda.É irmão nosso.É o OBAMA Santomense !!!…Bem vindo ZÉDU a STP. A terra é nossa.Felicidades…

    • img
      monsieur Responder

      tanto o pai como a mae dele eram santomenses que forma lá trabalhar. mae provavelmente foi empregada domestica e o pai era pedreiro e calceteiro, fazia ladrilhos de chaos de azulejo.

      ambos pais eram santomenses!!!

    • img
      DOS SANTOS Responder

      Meu amigo antes de dar esta informacoes gostaria que que tu fizesses uma leitura da materia antes de informar;o pai do JOSE EDUARDO DOS SANTOS chama-se Avelino Eduardo dos Santos e a mae Jacinta Jose Paulino,o pai de natural de SAO TOME e a mae angolana como podes verificar no nome da Sra,e Jose Eduardo Nasceu no Sambizanga-Luanda e nao CAZENGA como dizes

  6. img
    Frutinho Responder

    Este homem tem uma reflexão de pessoa adulta, concordo plenamente com os 20 anos ke não vieste a STP.

  7. img
    Junqueira Responder

    Desde que não seja praticamente só cooperação militar para proteger 1 pessoa como foi até 1990, tudo bem. Se a Sonangol vai entrar na EMAE para NÃO dar luz como EM ANGOLA que é o país de UMA CASA UM GERADOR, estamos feitos.

    Vamos ver no que tudo isso vai dar.

  8. img
    carlos Responder

    k VERGONHA VAI VER O NOSSO AEROPORTO NESTA CONDICAO DESDE K FEZ ULTIMA VISTA DESDE 1995

  9. img
    ADELINO DOS SANTOS Responder

    O sr.Presidente é bem vindo a nossa terra

  10. img
    flogá Responder

    Sr. Jornalista,

    Para melhor esclarecimento dos leitores creio que quis dizer “Manteve” em vez de “Manteu”.

  11. img
    N.C Responder

    E triste e lamentavel a atitude do Chefe do Estado Angolano.Apesar de boas relacoes de amizade,irmandade e cooperacao entre os 2 Estados,Paises e Povos,o Chefe de Estado Angolano nao visitava o nosso pais desde 1995.E triste,arogante a postura daquele Presidente.Sejam la quais forem as razoes dele,penso que as relacoes diplomaticas, nao deveriam ser afectadas por questoes pessoais ou sejam la quais forem.Por acaso ele alguma vez fez alusao o porque de tantos anos sem visitar um pais irmao e amigo,cujos os lacos sao historicos e mesmo de irmandade?Penso que ja houve tantas cimeiras,conferencias,tomadas de posses,na qual diferentes Chefes de Estados visitaram o pais.Se o nao fez durantes esses anos,deveria continuar a manter no anonimato e enviar os seus representates

    • img
      truquim deçu Responder

      Admiro me muito com nós os santomenses, eu crei que o zé du é bem vindo ca na nossa terra, as relaçoes entre STP e Angola nunca interopeu, e fazer essas critica agora não nos leva para parte nenhum,vamos pensar em positividade, rogando a Deus que nos traz bons dias, envitemos destas criticas .
      Obrigado.

    • img
      Luis Responder

      Nenhum Presidente tem por obrigação visitar determinado país mesmo sendo ele um “pais irmao e amigo” como disse. Com esta maneira de pensar o amigo N.C. estará a pensar na 18ª província. Terá noção de quantas viagens o PR de Angola faz anualmente ao estrangeiro???
      Resumindo, seja quais forem os motivos que o levem a honrar-nos com a sua presença o PR de Angola é bem vindo.

      • img
        monsieur Responder

        seria 19 , provincia, nesse caso.

    • img
      Suásuá Pires Responder

      N.C,vamos pensar no bem e o bem virá,não vamos fazer criticas infundadas.”Existe um tempo para todas as coisas existente nesta superficie da terra” se o ZÉ DU não veio nos outros tempo e prefere vir neste que seja bem vindo.As relações com Angola não acabaram continuaram os Sãotomenses que la estão por muito tempo nunca foram escoraçados de Angola como fizeram com os angulanos aqui quando o Pinto da Costa deichou o País em 1990-1991.Mesmo que o Zé Du não tenha visitado o nosso País algum tempo, e se ele estiver de volta é porque este é o tempo que mais lhe favoreceu,nenhum homem faz o seu destino é Deus Quem os traça. Então; vamos pedir ao céu melhores dias de serteza nos virá melhores dias,Vamos isolar as nossas iguinorancias que só serve para fastar as pessoas…

  12. img
    Madalena Responder

    Só aeroporto?
    O País, a presidencia, palacio, com arvores sem podar, como se fosse um bosque. Até gita e suassua deve estar aí. Buzio tem de certeza, convenhamos!
    Jose Eduardo a terra é sua, seja bem vindo!!

  13. img
    voz do emigrante Responder

    Pois é ja la foste cheirar os nossos diamantes,angola senpre foi de s.tomé

  14. img
    Tia Minga Responder

    Os jovens que agrediram jornalistas angolanos nas campanhas, que se cuidem.

  15. img
    lupuie Responder

    junqueira luanda tem cerca oito a dez milhoes de habitantes fica a saber que só depois da morte de savinbi angola consegui dar passos porque toda atençao estava virada para guerra
    e nos que nao tivemos guerra

  16. img
    João Gomes Pimentel Responder

    José Eduardo dos Santos não vai á Sao tome, explico porquê:
    1- Os serviços de informação já lhe deve terbinformado que o Pinto foi primeiro a Lisboa convidar Cavaco Silva em Algarve e os amigos portugueses deixando JS e Angola no segundo lugar.
    2- Ele faz anos no dia 28 de agosto esta envolvido em varias actividades do seu aniversario.
    3- Esta acompanhar com preocupação a revolução na Líbia, o que não lhe vai encorrajar viajar nestas alturas.
    4- Ele não assistiu nenhuma investidura dos outros eis presidentes santomense, será que o Pnto da Costa é o Rei de todos.
    Vai lhe representar de certeza o Vice-presidente Fernando da Piedade dias dos Santos “Nandó”

    • img
      Daniel Daio Responder

      Caro João Gomes,

      Tens toda razão. José Eduardo gosta de sentir-se importante. Gosta quem se humilha perante seus pés.

      Dificilmente virá a STP. Ao menos que Pinto da Costa tenha cohrado lágrimas de sangue na visita que fez a Angola.

      Outrossim, ele não enviará o Nandó, e sim o George Rebelo Chikoty-Ministro das Relações Exteriores de Angola.

      Tirem o vosso cavalinho da Chuva. Pelo menos não será por agora, que JES irá STP. Tenhamos paciencia, aguardemos um pouco mais.

  17. img
    Grande madié!!!!1 Responder

    Falão tabem de emigrantes da STP inlegal em angola resolve.

    nova abertura de legalização por favor
    muito santomece no sofrimento em angola.

    • img
      Minu yéé Responder

      Se esta ilegal volta pra terra o quê eles têm a ver com isso.

  18. img
    elisio alva Responder

    esta tudo bem.

  19. img
    Emigrante Responder

    ZÉ DO é muito amigo do pai grande e tem sangue do santola por isso eu acho que é um belo começo.

  20. img
    Biboss Responder

    Seja Bem vindo, Camarada Presidente Sr. José Eduardo dos Santos.

    Somos todos Africanos… isto é que interessa,que a sua experiência nos sirva de luz, para elevarmos o nosso País STP.Tenho dito.

  21. img
    maria chora muito Responder

    Senhor Presidente, venha com muito dinheiro. Isso por cá está muito mal. Nós as marias já não aguentamos mais!!! Precisamos mesmo de dinheiro vivo para safar e não de projectos de EMAE etc.

  22. img
    pantufas Responder

    Para sua informação,o Cavaco silva não virá a S.tomé mas sim o seu representante,O Ramalho Eanes.

  23. img
    Sempre a subir Responder

    EM PRIMEIRO LUGAR TENHO QUE FELICITAR O TÉLA NÓN, PELA HUMILDE ACEITAÇÃO DA CORRECÇÃO. ISTO TRANSPIRA COMPETÊNCIA NO QUE TOCA AO PAPEL JORNALÍSTICO EM BUSCA DE INFORMAÇÕES FIDEDIGNAS, COADJUVADO COM O TERMO ANTERIOR “SE A MEMÓRIA NÃO ENGANA O TÉLA NÓN”. ESTA WEB SITE É DE TÉLA NÓN, ELES PODERIAM SIMPLESMENTE SUPRIMIR ESTE ARTIGO, CLARO NÃO SERIA ÉTICO POIS PARA QUALQUER INTELECTUAL ERRAR É HUMANO E DO MEU PONTO DE VISTA FICOU MUITO MELHOR ASSIM, DEMONSTRA SERIEDADE SEM MANIPULAÇÕES.
    DEPOIS PARA DIZER QUE SE O PINTO CONSEGUIR GRANJEAR AINDA MAIS A SIMPATIA DE JOSÉ EDUARDO, SERÁ BOM PARA TODOS NÓS.
    ANGOLA É UM GRANDE PAÍS. LOGO, ISSO FAZ DO SEU REPRESENTANTE MÁXIMO UMA FIGURA MUITO RELEVANTE. SEM MARGENS DE DÚVIDAS QUE SE OS PAÍSES AFRICANOS UNISSEM EM TORNO DA RESOLUÇÃO DOS SEUS PROBLEMAS, GANHARIAM MAIS. NÓS DEVEMOS NOS VALORIZAR MAIS ENTRE NÓS, OS EUROPEUS ESTÃO SEMPRE A PENSAR UMA FORMA COMO SE APROVEITAREM DE NÓS EM NOME DE AJUDAS.
    O DIA EM QUE PAÍSES POBRES DEIXAREM DE VIVER DE MATÉRIAS-PRIMAS E PASSAREM A VIVER DE INDÚSTRIAS, PAÍSES RICOS TERÃO SÉRIOS PROBLEMAS, AS SUAS INDÚSTRIAS FICARÃO AS MOSCAS SEM MATÉRIAS-PRIMAS. AMIGOS, VOCÊS SABIAM QUE ANGOLA ESTÁ A DOIS PASSOS DE SER UM PAÍS INDUSTRIALIZADO?
    POR ÚLTIMO, ACHO QUE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS SÃO DE BEM, DEVEMOS ECONOMIZAR AS NOSSAS FRUSTRAÇÕES (QUE ATÉ MERECEM ATENÇÃO, EM OUTROS FÓRUNS) E ACARICIA-LAS.

  24. img
    paparazzi Responder

    joao gomes acetou em cheio e bem verdade ira o vice presidente fernando dias dos santos nando em representaçao
    agora os que alguns andam por ai a escrever nao ajuda em nada

  25. img
    lyetet mendes Responder

    MEUS IRMAOS ,ZE DU INDO A S.TOME OU NAO NADA NADA VAI MUDAR PARA NOS, NEM PARA OS NOSSOS FAMILIARES QUE ESTAO A COMER O PAO QUE DIABO AMASSO COM PE….
    VAMOS REZAR PR AS COISAS MUDAREM ,TERMOS EMPREGO ,ESCOLA PARA NOSSOS FILHOS ,AGUA ,LUZ,SAUDEPAO NOSSO DE CADA DIA E JA ESTAPARA NOS.PAZ E AMOR PARA TODOS….

    • img
      monsieur Responder

      é verdade

    • img
      Sempre a subir Responder

      Nosso problema é esse, não sabemos rezar. Invés de rezarmos para as coisas melhorarem, ficamos aí a incomodar a Deus para as coisas mudarem. Isso é ambíguo, mudar pode ser para pior ou melhor, as coisas estão sempre a mudar meu amigo, sempre e sempre, todos os dias. Cuidado com orações que não dizem nada, mesmo com uma boa intenção como é nesse seu caso. Só faço esse reparo porque sei que o que queres é melhoria, então daí para frente vais rezar pela melhoria, junto comigo e com outros que são de bem.

  26. img
    Madalena Responder

    Acho que ele vai sim, mas não por causa da tomada de posse só.
    Deve preparar o seu lugar de repouso, está cansado. devemos ver isso como positivo. A transferencia de investimentos é urgente para o governo trabalhar.
    O que fazer?
    Quem é pobre de pensamento, sofre na pele. Podiamos evitar isso, “mas sebebô bila Malocó, pa bó sebê cuma vida sa dê mô loloju”.
    Não votei no Pinto,mas ele é meu presidente e acabou. Viva pinto da Costa para que viva a revolução em STP.

  27. img
    JOSE TORRES Responder

    Gracas a Deus. Pinto da Costa vai ser a salvacao nossa
    Quem nao quizer espera daqui a cinco anos

  28. img
    Tiny Responder

    É de louvar a iniciativa do presidente eleito, uma vez q na era dos camaradas ambos, falavam a mesma lingua, doravante tmb será.
    viva o povo……………..

    voto de melhor governacao

  29. img
    paparazzi Responder

    santomista e mau nem o mar nem a terra lhe agrada coitado do abel veiga agradar gregos e troianos e tarefa dificil abel continua assim mesmo nao liga força

  30. img
    Milagrosa Responder

    Pinto da Costa ja se encontrou com Patrice? Não dei conta desta noticia no telamom. Acho que ambos deviam se encontrar ou não?
    Jose Maria Neves de Cabo Verde(1º Ministro)ja se encontrou com Jorge Carlos Fonseca.

    • img
      CONSTATEI Responder

      Oh meu irmao. O sr. PT ainda esta mostrando a sua “malcriadez”. Esta lhe sendo dificil engolir o sapo. Ao inves de estar aqui no pais colaborando nos preparativos para a tomada de posse do nosso proximo presidente preferiu escapar-se para nao dar de cara com o homemzinho. Vislumbra-se uma coabitacao um tanto a quanto turmbulenta…

    • img
      Francisca Cara Linda Responder

      Também gostaria de ouvir falar neste encontro. Os apertos de mão do “Pai Grande” durante os próximos anos vão dar que chorar. Vamos ter mesmo que trabalhar.

  31. img
    Anca Responder

    Atentem a informação

    “Ramalho Eanes representa Portugal na posse de presidente eleito de São Tomé e Príncipe”

    “Ramalho Eanes foi convidado por Cavaco Silva Ramalho Eanes foi convidado por Cavaco Silva (Nuno Ferreira Santos)”

    “O Presidente Cavaco Silva convidou o antigo chefe de Estado português Ramalho Eanes para representar Portugal na tomada de posse do Presidente eleito de São Tomé e Príncipe, segundo o gabinete do antigo PR.”

    “A tomada de posse de Manuel Pinto da Costa realiza-se no próximo dia 3, em São Tomé.”

    “Em comunicado enviado à Lusa, o gabinete de Ramalho Eanes salientou que entre o antigo Presidente português e o Presidente eleito “existe uma relação de amizade”. Além disso, foi Ramalho Eanes que, no passado dia 2 de Junho, apresentou em Lisboa, o livro, do qual também é prefaciador, “Terra Firme”, da autoria de Manuel Pinto da Costa.”

    “No comunicado, destaca-se que Ramalho Eanes, enquanto antigo Presidente da República se empenhou “pessoalmente na normalização das relações com os países de língua e expressão oficial portuguesa, difíceis nalguns casos devido aos traumas ocasionados pela descolonização”.”

    “Em 1985, um ano antes de deixar o Palácio de Belém, ao fim de dois mandatos presidenciais, Ramalho Eanes “já visitara todas as ex-colónias, e Portugal já fora, também, visitado por todos os Presidentes dos PALOP”, considerando-se no comunicado que Portugal é, “neste sentido, o único país que tão rapidamente sarou as sequelas da descolonização, ao contrário de outros impérios, como o britânico, o espanhol ou, em especial, o francês”.”

    “António Ramalho Eanes será acompanhado nesta deslocação pela mulher, Manuela Eanes.”

    “Durante a estada de dois dias em São Tomé e Príncipe, Manuela Eanes, na qualidade de membro da Comissão de Honra do Projecto “Um lugar pró Joãozinho” – que visa conseguir fundos para a construção da nova ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, visitará o hospital Ayres Menezes, na capital são-tomense, a convite da ministra da Saúde, “no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre as duas entidades”, conclui o comunicado.”

    In Público

  32. img
    mãe joana Responder

    Ola Abel, não permite que as pessoas possam utilisar endevidamente nomes das pessoas que são bastante conhecidas, tal como um tal Daniel Daio. Isso é inadmissivel neste espaço. Só pode criar confuções desnecessarias.

  33. img
    osvaldo pereira Responder

    Respeitando todas as opiniões mas discordando de algumas,se o presidente JOSÉ Eduardo estiver na cerimonia de tomada de posse do nosso PRESIDENTE, CAMARADA PINTO DA COSTA certamente que vai ser positivo para o nosso país,todos os paises do mundo hoje anseiam pela visita do ZE-DU e nós SAOTOMENSES que ainda estamos a nasçer vamos dizer que não é importante!!!!!…ou somos burros ou somos estupidos,temos que nos informar mais antes de fazermos comentarios parvos,bem vindo a SÃO TOMÉ E PRINCIPE senhor presidente da REPUBLICA DE ANGOLA,ENG JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS,a nossa casa é sua também….

    • img
      Albano Vera Cruz Responder

      Osvaldo muito bem dito e obrigado porkue este povo merece muitas e muitas oportunidades.

  34. img
    paparazzi Responder

    concordo ctgo osvaldo pereira fico com sensaçao so tu entedeste bem a minha opiniao comentarios parvos nao ajudam em nada

  35. img
    João Gomes Pimentel Responder

    Estou preocupado, estamos a comentar dos convidados externos para cermonia da tomada de posse, mais ainda nao sabemos qual das amantes do novo Presidente vai estar na tribuna na representação da Primeira Dama do Pais.
    O Dr. Manuel Pinto da Costa tem trez Mulheres, será que vamos continuar assistir a pouca vergonha que o Fradique de Menezes levou-nos durante os 10 anos do seu mandato sem uma Primeira Dama do Pais?

  36. img
    Fijalatao Responder

    Aprendi na política que quando um homem permanece ou fica muito tempo no poder, a esta rotina se intitula de viciação política!

    Digo isto apenas para alertar ao senhor recentemente eleito para não se viciar em apenas relações fáceis de cooperação, porque isto é como na matemática: Todo aluno que pratica os exercícios fáceis da matemática nunca tiveram bons resultados!

    Digo isto apenas porque o apostar apenas em Portugal e Angola já é um vício de politicos santomenses que não conhecem outros horizontes ou não têm iniciativa de criar esses novos horizontes para contribuição do nosso desenvolvimento!

    Ao senhor recentemente eleito, venho por este meio pedir-lhe que seja mais criativo e plural na nossa política de cooperação, não se estagne e nem fique por aí, porque se for por esta via na galinha nascerá os dentes e nós continuaremos anões.

    As velhas cooperações, independentemente da soberania, são nossos irmãos de sempre!

    Por outro lado, gostaria que o senhor recentemente eleito, nas suas conversas com o Presidente de Angola, o aconselhasse a ser menos arrogante, democratizar Angola dando voz ao povo, porque quando um povo embora rico e mesmo sem necessidades materiais, não tem liberdade, então tudo se escambará como na Líbia!

    Seria bom que muitos políticos africanos tirassem daí ilações!

    Viva Angola
    Viva José Eduardo dos Santos
    Viva S.Tomé e Príncipe
    Viva Manuel pinto da Costa

  37. img
    Sonhador Responder

    Eu vou para S.Tomé

  38. img
    Digno de Respeito Responder

    Que bom amigo SONHADOR, quero lhe desejar boa viajem pra lá e eu fico aqui comendo ainda o bacalhau…rs….rs Mas , prefiro a barriga de peixe andala…rs..rs

    Ficamos aqui todos correosos pra saber como será ou quem será as cara mais proximas do PC? Para analisarmos a qualidade de funcionamento do futuro PR, basta esperar curiosamente para saber como será composta as figuras próximas. Será por antigos senhores ou pessas de mente aberta com a nova visão sobre o mundo Global?

  39. img
    Milagrosa Responder

    Tudo ao passado.
    Os “cómeté” outra vez?
    Agora que a porca torce o rabo.

  40. img
    VALUMA Responder

    bem-vindo a casa, quero dizer a 19ª prov. bom filho a casa regressa. “Angola é e será por vontade própria, trincheira firme da revolução em
    África”; “o MPLA é o povo e o povo é o MPLA”; “a luta continua e a vitória é certa,
    pelo poder popular”: “de Cabinda ao Cunene, um só povo e uma só nação”.

    • img
      Fijalatao Responder

      Valuma, agora é a hora de todos os povos africanos começarem a pensar no seu desenvolvimento e no desenvolvimento de África sem os slogans antigos que adormeceram todo um continente, emocionando todo o seu povo com os ventos do Lenine, Marx e Engel, criando clivagens entre tribos e irmãos africanos , esquecendo a verdadeira causa do ser africano.

      O ser africano, é ser-se solidário, alegre e descontraido, é ser socialista sem estudar o socialismo é ser autodidata no socialismo sem ter que ouvir as barbaridade trazidas pela antiga sociedade hoje desmembrada do Comunismo soviético.

      Valuma, eu entendí as tuas ideias. Queres metaforizar para os bem entendidos na matéria!

      Mas para isso, fale claro porque felizmente S.Tomé é Democrático embora com as suas vicissitudes!

  41. img
    manuel penhor Responder

    Seja bem vindo SR.Presidente Jose Eduardo ,espero que esta visita nao sera, simplesmente para felicitar ao SR Pinto da Costa mas sim para abrir nova porta de entrada dos Santomenses para Angola e tambem ajudar o STP a sair da crise que se vive e ajudar Pinto da Costa na revisao de contrato do OURO NEGRO com a NIGERIA.

Deixe um comentario

*