Eleições presidenciais

Assembleia Nacional promete total cooperação institucional com o novo PR

Evaristo de Carvalho, Presidente da Assembleia Nacional e adversário de Pinto da Costa na segunda volta das eleições, prometeu cooperação sem reservas com o novo Presidente da República. Apelou a estabilidade política e governativa, e chamou a atenção para o momento difícil que o país vive, a nível económico e financeiro.

A Assembleia Nacional, que no passado foi um dos epicentros das sucessivas instabilidades políticas e governativa que São Tomé e Príncipe conheceu nos últimos 20 anos, abriu as portas para cimentar uma cooperação institucional forte com o novo Presidente da República. «A assembleia nacional irá manter com o Presidente da República uma cooperação sem reservas, correcta e modelar, consciente de que de tal atitude advirão vantagens para o país e consequentemente para o povo», declarou o Presidente da Assembleia Nacional.

Evaristo Carvalho, que foi adversário de Pinto da Costa nas eleições presidenciais, salientou a situação económica e financeira difícil que São Tomé e Príncipe e o mundo enfrentam. A estabilidade é fundamental segundo Evaristo de Carvalho, para o país vencer os desafios dos próximos anos. «A estabilidade política factor indispensável para solução dos ingentes problemas do país, que só podem ser resolvidos com a sinergia de esforços e cooperação institucional», frisou.

A investidura do Presidente da República na casa parlamentar, é por si só, segundo Evaristo de Carvalho, a comprovação de que o Chefe de Estado, é o árbitro por Excelência do jogo democrático. «O Presidente da República sufragado universalmente toma posse perante um outro órgão proveniente também de sufrágio universal, mas composto por cidadãos das mais diversas sensibilidades políticas», precisou.

Para além dos 55 deputados a Assembleia Nacional, o anfiteatro do Palácio dos Congressos onde funciona o parlamento, recebeu mais de 1200 convidados que assistiram a investidura de Pinto da Costa.

21 Salvas de artilharia, acompanharam o juramento de Pinto da Costa, como novo Presidente da República.

Abel Veiga

    14 comentários

14 comentários

  1. Henry

    5 de Setembro de 2011 as 9:22

    Gostei imenso do discurso do Evaristo de Carvalho, que apelou a cooperação entre o órgão que dirige e o Pinto da Costa, foi um discurso patriótico e muito bem estruturado. Espero que não fique só no na intenção de e de ….., mas sim que essa cooperação se efective concretamente.Bem haja a todos nós Santomenses

    • Lady Gaga

      5 de Setembro de 2011 as 19:28

      É bom que assim seja!

      ” O Presidente da República sufragado universalmente toma posse perante um outro órgão proveniente também de sufrágio universal, mas composto por cidadãos das mais diversas sensibilidades políticas.”

    • Lady Gaga

      6 de Setembro de 2011 as 18:56

      Que assim seja!

      ” A assembleia nacional irá manter com o Presidente da República uma cooperação sem reservas, correcta e modelar, consciente de que de tal atitude advirão vantagens para o país e consequentemente para o povo.”

    • Lévé-Léngue

      7 de Setembro de 2011 as 9:57

      Huumm. Até que enfim Evaristo de Carvalho usou as suas próprias palavras! Se bem me lembro, até ao dia 7 de Agosto ele só usava palavras escritas por outros e seguia princípios preconcebidos pela elite partidária.
      Os meus parabéns pela racionalidade e humildade. Tb faço votos que a cooperação institucional fomente cada vez mais o espírito de unidade-disciplina-trabalho para o progresso destas ilhas maravilhosas. Já nos cansamos de tanta instabilidade.

  2. SN-FS

    5 de Setembro de 2011 as 9:27

    Dado que este senhor condidatou ao lugar PR deveria renunciar seu cargo na AR….8 Que tipo de constituição que temos….???? é só para favorecer os que la estão????

  3. ADELINO DOS SANTOS

    5 de Setembro de 2011 as 9:29

    Força Pinto agora mão ao trabalho e para bem de s.tomé e principe

  4. Helder Pinto

    5 de Setembro de 2011 as 10:07

    Viva Pinto
    Agora mao as obra e unido para fazermos frente aos desafios que nos espara na melhoria de condiçoes de vida do nosso querido povo.
    Viva S.Tomé e Príncipe minha terra querida

  5. Mê Paciência

    5 de Setembro de 2011 as 11:26

    Neste momento o que STP necessita é de uma estabilidade e mãos a obra, que Deus nos acompanhe. Força MPC

  6. JOSE TORRES

    5 de Setembro de 2011 as 12:20

    QUE dEUS NOS ABENCOE E TRABALHEMOS MUITO

  7. Conóbia cumé izê

    5 de Setembro de 2011 as 16:10

    Excelente discurso do Presidente da Assembleia Nacional; Sr.Evaristo Carvalho. A cooperação institucional são fundamentais entre os diferentes órgãos de soberania do País.Esta garantia tranquiliza o País. A oposição é maioria na Assembleia e pode criar problemas ao País/Governo.Por isso os quatros órgãos de Soberania devem empenhar-se no fortalecimento das relações a da lealdade institucional.Só assim,pode gerar confiaça e desenvolver o País.Sem estabilidade, não há devolvimento,não podemos mais uma vez adiar o futuro.Evaristo de Carvalho,esteve bem no seu discurso.Via Democracia. STP e o Povo agradece empenho de todos!…

  8. Edson Francês

    5 de Setembro de 2011 as 16:27

    Esse discurso cheira-me a uma “encomenda envenenada”,observa-se muitos traços de hipocrisia. Todavia, espero sinceramente que o novo PR e a AN trabalhem de facto de mãos dadas em harmonia, respeitando os principios democràticos e as leis da Repùblica de modo a levar a nau a bom porto. Viva São Tomé e Principe!

  9. Esperanças Renovadas

    5 de Setembro de 2011 as 17:34

    Um brilhante discurso com serinidade,realismo e inteligeência, sem alimentar polémicas.Esperemos que esta coabitação se concretize,tendo em vista os objectivos a curto,médio e longo prazo que o País definiu como prioridades. A vontade popular sobrepôs os interesses estranhos e ditou o veredito expresso nas urnas no âmbito desse sufrágio universal que culminou com a eleição do actual PR
    com um sabor especial.Em particular reafirmo os meus parabens a todos os protagonistas que participaram neste pleito eleitoral como pré-candidatos e candidatos e que a partir de agora é só congregarmos esforços comuns em torno dos mesmos ideais,presumo e S.Tomé e Principe poderá contar com as contribuições de todos os seus filhos.Para tal, a mensagem que deixo ficar para esta semana é:”Orgulho santomense acima de tudo”.Porque todos são vencedores,mas só um pode ganhar!Parabens ao candidato vencido Srº.Euvaristo de Carvalho.É tudo por hoje!Esperanças Renovadas.

  10. Francisco Ambrósio

    5 de Setembro de 2011 as 17:57

    Evaristo de Carvalho, Presidente da Assembleia Nacional, foi, é e continua a ser o homem de personalidade única, capaz de resolver qualquer problema criado por vós. Aliás, o seu perfil o caracteriza. Ele vem trabalhando há muito, e não só agora que se está apelar pelo trabalho e muito trabalho.

  11. lino

    6 de Setembro de 2011 as 20:45

    caros comentadores:
    não acham que o evaristo de carvalho deveria ter renunciado o cargo de presidente de assembleia?!!
    afinal, que tipo de democracia temos?!!!
    o homem não pode querer as duas coisas ao mesmo tempo.
    se queria ser presidente da república, só tinha que renunciar de vez o cargo de presidente da assembleia.
    assim, a coisa começa mal.
    ESQUEMAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo