Opinião

Edmar Carvalho bastonário da ordem dos advogados comenta a polémica judicial do momento “O caso Novo Juiz Conselheiro para o Supremo Tribunal de Justiça”

Muito se tem falado sobre a eleição do novo juiz conselheiro para o STJ através de uma Resolução da Assembleia Nacional. Por isso, sirvo-me desta mensagem para fazer comentário sobre a apelidada “Sarna Jurídica” publicada no Jornal o Parvo e dar-lhe conta do seguinte:
Juridicamente, a Resolução pode assumir esta forma os regulamentos aprovados em Conselho de Ministros e não é objecto de promulgação (Esteves de Oliveiro, Dir. Administrativo, 1, 2.ª reimp.131).

Quando produzida pela Assembleia Nacional (Parlamento), a RESOLUÇÃO reverte-se de um acto político e não de um acto administrativo definitivo e executório sujeito ao controlo jurisdional pelo pleno do STJ  -cfr. artigo 15.º, n.º 4, alíneas a) e b) ou artigo 15.º, n.º 6, alínea a) e b) da Lei n.º 8/91 – Lei Base do Sistema Judiciário em vigor – (NA JURISDIÇÃO DE STP).

Nos normativos da citada lei não há referência ao controlo jurisdicional (jurídico-administrativo) das resoluções da Assembleia Nacional de STP. Assim sendo, a eleição do juiz conselheiro para o STJ, à semelhança do que foi feito em 2003 (eleição do juiz conselheiro Silvestre da Fonseca Leite – Resolução n.º 6/VII/2003, publicado no DR n.º 6), não é susceptível nem passível de recurso contencioso administrativo de anulação.

Por isso, em minha opinião e salvo devido respeito, a apelidada “Sarna Jurídica” por um Jornal (o Parvo) foi criada pelo próprio Conselho Superior Judiciário que constituiu um júri de concurso fantoche, cujos membros não reuniam requisitos para seleccionar, avaliar e classificar de forma fundamentada os juízes candidatos ao acesso ao Supremo Tribunal de Justiça.

Acresce que o Conselho Superior Judiciário não enviou nenhuma deliberação à Assembleia Nacional com a fundamentação da avaliação  e classificação dos juízes mas, simplesmente, pediu a Assembeia que fizesse a eleição de um juiz conselheiro para o STJ, de entre os três nomes enviados (todos fizeram campanhas juntos dos partidos com assento parlamentar), o que efectivamente foi feita através da Resolução n.º 92/VIII/2010, publicado no DR n.º 24. Tratou-se de seguir a prática do passado.

É preciso não esquecer que a inspecção judiciária feita pelo inspector nacional e coadjuvado pelo inspector estrangeiro (Juiz Conselheiro Português) atribuiu a classificação de medíocre a uma boa parte dos juízes da primeira instância. E, certamente, se fosse feita uma nova inspecção judicial os resultados não deixariam de revelar a má qualidade dos juízes.

Portanto, o que temos vindo assistir é um vergonha para os órgãos da República, em especial os Tribunais, e a conflitualidade com outro órgão de soberania que é o Parlamento. Por outro lado, há despretígio para as instituições como o Conselho Superior Judiciário que apenas comete ilegalidades e favorecimento.

Como pode o Conselho Superior Judiciário deliberar que não dá posse ao juiz eleito pela Assembleia Nacional para ocupar o cargo de juiz conselheiro do STJ enquanto não houver decisões quer sobre recurso contencioso administrativo quer sobre recurso de insconstitucionalidade, este último interposto por um número insuficiente de Deputados e que não têm legitimidade nem interesse em agir?

Será que a Assembleia Nacional enquanto órgão de soberania alterará a sua decisão?

Tenhamos a coragem de alterar os Estatutos da Magistratura Judicial, instituir uma inspecção judicial com pessoal altamente capacitado e sério. Por outro lado, devemos alterar a Constituição não permitindo que os Juízes Conselheiros sejam nomeados e exonerados, nos termos da Lei, pela Assembleia Nacional mas sim eleitos (aliás é o que tem sido a prática constante e é também o que sucede com o juiz Conselheiro para o Tribunal Constitucional).

Há países em que o juiz conselheiro para o supremo tribunal de justiça é nomeado ora pelo presidente da República (Brasil, USA etc), ora eleito pelo Parlamento ou também nomeado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial na sequência de um concurso curricular passado à “pente fino” por um júri concurso composto por Juízes Conselheiros insuspeito e da mais elevada categoria.

Tenhamos então a coragem de adoptar critérios que permitam fazer chegar ao STJ os melhores juízes e não os comprovadamente medíocres, com laivos de corrupção e favorecimento nas suas condutas e decisões.

Com os melhores Cumprimentos

46 Comments

46 Comments

  1. tagarela

    11 de Junho de 2010 at 18:36

    Tem razão em parte. Mas se os juízes alegadamente não têm qualidade, qual seria a solução? Nem todos os advogados da nossa praça são competentes e também fazem parte do sistema.O que faz a ordem dos advogados que presidiu ( ainda preside)?

    • Edmar Carvalho

      12 de Junho de 2010 at 10:59

      Lamento a sua ignorância ou desconhecimento.

      Por isso, considerando que a Ordem dos Advogados, enquanto instituição, foi criada por Lei da Assembleia Nacional e entrou em funcionamento em finais de Dezembro de 2007, sugiro que consulte o site http://www.oastp.st (com todas as informações sobre a actividade da instituição) ou se dirija à secretaria para se informar ou obter elementos necessários.

      Cordialmente

    • tagarela

      14 de Junho de 2010 at 10:45

      O Sr. fez parte do CSJ e nada contribuiu para o melhoramento da justiça Santomense e do desempenho dos magistrados.O sr. tem como provar que boa parte dos Juízes foram classificados com medíocre em Inspecção feita pelo Inspector nacional e coadjuvada por um inspector estrangeiro? O seu ressentimento e ataque sistemático aos magistrados Judiciais deve vir do facto de não lhe terem aceite entrar para a magistratura Santomense quando quis e requereu. Deve vir do facto dos juízes não sufragarem as suas opiniões e posições jurídicas e muitas vezes ter a causa defendida por si, julgada improcedênte.
      O Sr. não é o dono do saber jurídico até porque, a aplicação do direito ao caso concreto não é linear como “2+2=4”.
      Deixe-se disso, e cuide da “sua casa”. A justiça Santomense não é feita só por juízes, é feita também por advogados, do qual faz parte, delegados e procuradores, oficiais de diligência… Assim, o sr. também responsável pela actual situação do qual se insurge. Viva STP!!!

  2. stop

    11 de Junho de 2010 at 19:58

    Sr. Bastonário, arrume a sua casa primeiro. O sr. não tem legitimidade para apontar o dedo a ninguem, por acaso a ordem dos advogados está a funcionar? o que tem feito a Ordem para acompanhar os estagiarios? o quê que o sr. tem feito em prol da coesão e melhoria do exercicio da advocacia? O sr. só sabe criticar…viajar…e cobrar quotas.
    Só aqui, neste país o sr. pode ser Bastonário, não é Miranda?

  3. palavra

    11 de Junho de 2010 at 22:50

    Nomeação!

    Não podemos ter o parlamento que temos (com os homens que temos) a decidir uma coisa desta.

    que patético!

    O prcesso exacto é: nomeação!

  4. palavra

    11 de Junho de 2010 at 22:58

    Eu tenho tanta vergonha…
    É incrivel! Não ha homens sérios no país?
    apenas palhaços?

  5. "Nós por cá e a nossa Maneira"

    12 de Junho de 2010 at 1:14

    …..isto tem piada, porque o comentaria é do bastonario da ordem dos advogados…

    …que fazia parte do conselho superior até bem pouco tempo…..ou seja, até a criação da ordem…..será que durante este tempo também cometeu ilegalidades e favorecimentos???????

    ….modere na linguagem senhor bastonario….o senhor faz parte do sistema…….não se deve cuspir no prato que se come………

    …criticar é muito facil…..fazer…é outra historia….. será que a ordem é o unico orgão na administração da justiça que não padece desse mal…..creio que não……..quem tem telhado de vidro não deve atirar pedras………..

  6. jaka doxi

    12 de Junho de 2010 at 9:11

    Por tudo isto só há uma coisa a dizer:
    subscrevo as palavras do Empresário Angolano Mello Xavier que disse que São Tomé e Príncipe está a ser gerido por corruptos e na loja de peixe frito do senhor Joaquim.
    Fui

  7. JANUÁRIO E SILVA JHUNIOR GONÇALVES DE CEITA

    12 de Junho de 2010 at 10:55

    muito bém senhor bastonário da ordem dos advogados…..
    .concordo consigo em todos os pontos .
    PRECISAMOS DE MELHORAR A QUALIDADE DOS NOSSOS JUÍZES ASSIM NÃO CHEGAMOS LÁ..
    SE ALGUÉM SABE O Nº DO SENHOR BASTÓNÁRIO POR FAVOR QUE M DÊ PRECISO MESMO DE FALAR COM ELE…AO SENHOR BASTONÁRIO DA ORDENS DOS ADVOGADOS OS MEUS CUMPRIMENTOS

  8. Edmar Carvalho

    12 de Junho de 2010 at 11:13

    Todas as participações ou queixas apresentadas contra advogados foram instruídas e estão pendentes de decisão do órgão competente (Conselho Jurisdicional da OASTP presidido pelo Dr. Gabriel Costa).

  9. alberto

    12 de Junho de 2010 at 11:41

    é pertinete a explanaçao do Sr Edmar Carvalho. Pois esta foi a gota que fez entornar o vaso!

    O problema da competência proficional é um mal conjuntural!

    Em STP nao sao so os juizes os incopetentes: Dirigentes, deputados, funcionarios, empresarios…

    Isto reflecte o nosso sistema deficitario de educaçao(Durante longo tempo sem o 12°, sem uma escola superior de qualidade e accessivel a todos…)

    Acho que chegou a hora do Ministerio de educaçao criar um gabinete de gestao de recursos humanos de maneira a fazer estudos da real necessidade dos quadros antes de atribuir as bolsas de estudos!

    Por outro lado o nivel dos quadros disponiveis é baixo, conta-se nos dedos um dirigente que tenha um mestrado ou um doutoramento! Quando muitos, apenas o que têm é o diploma de camaradas/ padrinhos e compadres (sem qualquer formaçao superior)!

    Outro fenomeno lastimavel é o dito sapateiros a acentarem blocos e pedreiros a cozer sapatos ( o resultado final so pode ser mediocre).

    Em STP basta ter um diploma sociologia par a ser Ministro de économia, basta ter diploma de engenheiro quimico pra ser director de turismo…Um dentista nunca sera um medico de medicina geral e este ultimo nunca podera ser expecialista em oftalmologia por exemplo sem fazer formaçao para tal.

    Os juizes de STP muitos eram escrivoes na era colonial ou nem isso e depois da independencia consagraram-se juizes, muitos fazem formaçao por correspondencia (nao tenho nada contra este tipo de formaçao, mas alguem que va e senta no banco de escola esta mais inteirado na materia!!

    Enfim sem fim…

    Espero que a tentativa de criar uma escola superior de magistrado desemboque em algo contcreto para se poder suprir este tipo de carrencia!

    Mas volto a lembrar que este é um problema do sistema de educaçao deficiente. Se queremos encontrar uma soluçao é por ai que tem que se procurar!

    • pinto

      12 de Junho de 2010 at 12:37

      AMIGO MEU OBRIGADO PELO TEU COMENTARIO. E A VERDADE VERDADEIRA. UM ABRACO

  10. Edmar Carvalho

    12 de Junho de 2010 at 12:27

    Para aqueles que não são capazes de se identificarem quando apresentam comentários à minha pessoa e não à opinião por mim apresentada, só posso concluir que não estão a altura da reflexão. Não sou advogado para consumo interno e, para além disso, sou magistrado judicial de formação o que me permite reflectir de forma diferente dos outros.

    Por outro lado, devo dizer a aquele que se referiu à Miranda que não me chamo de Miranda. Tenho orgulho de ter sido avaliado e recrutado pela Sociedade Miranda em Portugal onde trabalhei como advogado vários anos antes de vir à STP em finais de 2002. Mais, o escritório Edmar Carvalho Advogados de que sou proprietário (conforme Alvará de gabinete de prestação de serviços jurídicos e de consultoria e outros documentos oficiais emitidos pelas as autoridades de STP o confirmam)tem o privilégio de integrar uma network (rede internacional de escritórios e sociedade de advogados), modelo actual da globalização da prestação de serviços jurídicos em vários países do Mundo. Este é o futuro.

    • "Nós por cá e a nossa Maneira"

      12 de Junho de 2010 at 17:02

      …..teve piada….esta de não ser advogado para o consumo interno……

      …..tá bem visto, as considerações que fez acerca dos juizes e da suas incompetencias…..bem com as observações sobre o conselho superior da magistratura……

      …. e ainda bem que o senhor é apenas e só magistrado de formação e não de função…….

      …..com este tipo de atitude, estamos muito bem servidos cá na santa terrinha…

    • Stevan Roger

      13 de Junho de 2010 at 19:26

      O Edmar se auto elogia muito e tenta mostrar superioridade.
      Parabens por tudo que obteu e o que é, mas todavia, este não é local certo e o Edmar não se encontra numa entrevista de emprego.

      Ha muitos Santomenses a irem longe, a lutarem para tal e para muita gente as coisas correm bem. Além, muitos permanecem humildes e outros tentam exibir superioridade como se tivessem passado a ser mais importante ou melhor…
      No entanto, apenas mostram que não conseguem se livrar de alguma ignorancia.

      São Tomé é um pais virgem e a qualquer altura precisaremos de coração e união que nos levara ao nosso próprio sucesso. Precisaremos de um Edmar humilde.
      Precisaremos de muitos como o Edmar.

    • Manuel Jorge

      14 de Junho de 2010 at 9:49

      SENHOR EDMAR CARVALHO, NAO SINTA ASSIM POR AQUELES QUE NAO PODEM SE IDENTIFICAR, TENHO A CERTEZA DE QUE SI FOSSE POSSIVEL, O TERIAM FEITO, MAS SI NAO O FAZEM ‘E PORQUE O NOSSO PAIS ESTA TOTALMENTE PARTIDARIZADO E AS PESSOAS NAO QUEREM SOFRER REPEZALHAS, OU SEJA, SO QUEREM MANTER O SEU EMPREGO, SI TIVER E NAO SO. IISO ESTA A FICAR IGUAL QUE CUBA E CHINA ONDE NINGUEM PODE FALAR NEM SE MANIFESTAR.
      SAUDACOES

  11. alice das maravilhas

    12 de Junho de 2010 at 14:29

    O Supremo Tribunal está formado por pessoas com conhecimento jurídico muito incipiente. A moda do MLSTP e do Rafael Cabinda. Não me refiiro ao Rafael Branco que considero a priori de um homem muito inteligente , muito mais do que o representante do grupo YOMO, senho Posser da Costa. A decisão do Conselho Superior Judiciario, com a mão da Alice é juridicamente inexistente, pelo simples facto do Conselho ser composto de advogados com inumeros interresses na lide. O AAA – André Aragão( que cultiva o mito ) O rapaz não tem opinião jurídica, só faz pesca submarina, Mergulha fundo. O dito Adelino -ISIDRO o maior corrupto de todos os tempos. Chegou a hora de tocar a guitarra juridica eo rapaz anda muito atrapalhado com os TInys, mais ele esqueceu, que os Tinys são muito inteligentes. Ele quer fazer do STJ a casa da ALICE uma incompetente,sem qualificaç\ao juridica. è incapaz de escrever uma acord\ao recorresse aos Cubanitos que abondam no Tribunal, por soliedareiedade do do companheiro LEITE. SENHORES EMPRESARIOS NÃO POEM O VOSSO DINHERO EM S,AO TOMÉ. OS TRIBUNIAIS SÃOS VESGOS COMDISSE O EMINETE JURISTA AITO BONFIM , mas sem ser adulterado pelo FRADIQUISMO. AS mas linguas dizem que alice e o Fred receberam mais de cem mil dolares cada uma atrvés do maior representante do grupo YONO. CUIDADO

    • jaka doxi

      16 de Junho de 2010 at 18:32

      Será que a tal Alice é aquela que o Eugério Amado vaz diz em voz alta que “se ela e Juiza ele também poder ser”.
      Alguém que me esclareça por favor.
      Abraços.

  12. Joaquim Rafa Preto

    12 de Junho de 2010 at 19:51

    O Miranda esta bravo.
    Es de MLSTP?
    Ja tens a resposta…

    • Paulo Tomé

      14 de Junho de 2010 at 20:07

      Meu caro amigo,
      Respeite o sagrado nome do grande partido MLSTP/PSD, porque ele nao é aqui chamado. Nao misture os temas. No sitio e em oportunidade própria, o senhor poderá tecer consideracoes sobre este titánico partido político que é o MLSTP. Cordialmente

    • António Veiga Costa

      16 de Junho de 2010 at 0:41

      Sr. Paulo Tomé,
      o seu MLSTP é titânico em estrutura e homérico em falcatruas.
      Décadas no exercício do poder e o país está como está!

  13. alberto

    13 de Junho de 2010 at 16:17

    Queria aproveitar a deicha, para fazer um apelo ao Sr Edmar Carvalho, visto que representa um autor activo da justiça e du direito nacinal!

    O meu apelo é no sentido de todos os juristas (e nao so), militarem por todos os meios de maneira a se criar uma lei que impeça pessoas com caracter duvidosos de acuparem cargos publicos em geral e politicos em particular!

    Que todos as pessoas envolvidas em actos de corrupçaon peculato, gestao danosa,…se vejam impedidadas de exercer o poder!!!

    Visto que os deputados têm a perrogativa de imunidade, entao so podera candidatar-se as esses cargos pessoas com caracter licito!

    Sei que sozinho nao podera fazer nada, mas é urgente uma tomada de consciencia colectiva de maneira a por cobro ao estado de pilhagem que se verifica com uma resignaçao colectiva do povo saotomense!

    Bem Haja

    • Manuel Jorge

      14 de Junho de 2010 at 10:03

      Desculpa alberto, so quero complementar o teu comentario si me permite. Que essas leis tambem fossem extensivas aos deputados: Para ser nomeado a deputado o cidadao devia pelo menos ter como minimo a decima primeira classe e um bacharelato.
      saudacoes

    • António Veiga Costa

      16 de Junho de 2010 at 0:46

      É ruim dele fazer isso. Aí vai ter que cortar na própria carne e parar de defender cunhado(caso STP Trading).

  14. N.Capela

    13 de Junho de 2010 at 17:18

    Esse espaco de comentario,esta a tornar em outro espaco.Parece-me que esta a tornar num espacao de publicitacao , de ajustes de contas e mesmo de demonstracao do poder e saber.Se quizerem faze-lo que vao a outro lugar meus senhores

  15. Lápis & Borracha diz:

    13 de Junho de 2010 at 23:22

    Ó sr. Dr. Alberto:
    PERTINETE??? PROFICIONAL??? INCOPETENTES??? ACCESSIVEL??? ACENTAREM???
    ÉCONOMIA??? EXPECIALISTA??? ESCRIVOES???
    VA E SENTA??? CONTCRETO??? CARRENCIA???
    Sr. Dr. … o senhor tem mestrado ou doutoramento???
    E os acentos???
    Bô… “o fado é qu’instrói e o vinho é qu’induca”…

    • António Veiga Costa

      16 de Junho de 2010 at 0:53

      Ô Sr. “Lápis e borracha”, pelo visto vc não eh
      leitor para “consumo interno”. Vá ler a “Times”

    • cota

      16 de Junho de 2010 at 12:52

      ummmmmmmmmm procuras emprego de professor de portugues’?

  16. Klincatá sa ca teté

    14 de Junho de 2010 at 11:12

    Meus amigos e caros colegas
    Diz- se que a educação é a chave que abre todas as portas. Eu não sou magistrado, nem tenho formação em direito. Ainda posso dizer que não conheço o Bastonário do meu país. Mas uma coisa é certa, devemos respeitar as pessoas desse país, para sermos igualmente respeitados. Como cidadão de STP, acho ridiculo, caricato os vossos comentarios. A democracia é linda!!! Tenha elevação nas suas palavras, escreve com correcção. Os cargos que as pessoas ocupam, exercem uma função meramente transitorio e merecem respeito:
    Ministros, Bispos, Deputados, presidente, etc, etc.
    A nossa terra não era assim.
    Vivemos uma espécie de analfabetismo de retorno.
    Senhor Ministro da Educação não
    tem tarefa fácil.
    Obrigado

    • cota

      16 de Junho de 2010 at 13:04

      o senhor dis isto pork nao sabe uque e emigraçao verdadeira,nao digo akele que nao sabe quanto custou o bilhete,que nao sabe uque e enchaer placas de batao durante uma chuva torencial a 02 graus centigrados estar 26 horas en sima de uma grua sem aquecimento chegar fin do mes o patrao nao pagar e fugir com seu ordenado e de repente o seu filho que crexeu pedir para ter net e senhor instalar em casa e descobrir que mal ou bem poder ver noticia do seu pais e poder participar nela.muitos saotomense pensao que a vida e facil ca na europa mas emganao-se.ai mesmo com erros do qual peço desculpa aus k se ofende mas nao vou perder o magnifico prazer de participar neste e outros forums mesmos com os meur erros ortografico,se nao gostao nao leiao,tenho dito

  17. hugo Lima

    14 de Junho de 2010 at 15:40

    Concordo plenamente com o Senhor Klincatá.Dá mesma forma com os colegas, o problema é que a revolta e os descontentamentos são tantos que por vezes perdemos o fio do essencial em questão.
    Mas tudo isso é democracia cada um interpreta como quer, faz e fala como lhe convem. A verdade é que se tivermos sempre este pensamento e comentário seremos sempre iguais aqueles(nossos representantes) que andamos desanimados e descontentes. Obrigado

    • N.Capela

      16 de Junho de 2010 at 16:38

      Olha hugo,falaste e bem.Isso da uma revolta tao grande.Cada vez que se tenta ler ou ovir algo relacionado com a nossa terra e,desvios,corrupcao,saques,sempre relacionados com dirigentes e governantes.Fcamos tao nervosos e revoltados que o que conta mesmo e desabafar e doa a quem doer.Nao e de estranhar a mediocricidade da justica em s.Tome.Com advogado a auto proclamar-se sabio e a chamar os juizes de incompetentes e mediocres,nao resta duvida que a justica e a cadeia so servem a nos pobres.E a vida e a luta continua

  18. INCOMODADO COM ISTO

    14 de Junho de 2010 at 16:41

    AXO QUE ESTE DR EDMAR GOSTA E DE METER O NARIZ AONDE NÃO É CHAMADO, ISSO SIM, ENTÃO PORK QUE ELE NÃO PENSA EM OUTRAS COISAS QUE ELE TEM PARA PENSSAR, TEM TANTO PROBLEMAS,MAS MESMO ASSIMM ESTÁ A PROCURA DE MAIS UM, E VÊ SE DEIXA DE RESPONDER AOS COMENTÁRIOS PORK ASSIM ISTO NÃO ACABA É NUNCA!!!!

  19. plúga

    14 de Junho de 2010 at 17:11

    ESTE BASTONARINHO, NÃO MANDA MESMO NEM UMA PARA CAIXA.
    É ADVOGADO COM MUITA EXPERIÊNCIA, TEM FORMAÇÃO DE MAGISTRATURA OU SEJA NÃO É ADVOGADO NEM MAGISTRADO O LUGAR DO TIPO É SER POLITICO DE VAZ PAPÊ DE RIBOQUE

  20. Zozé Lové

    14 de Junho de 2010 at 18:18

    Que tristesa…

    é só um lamento, temos o País que temos porque estamos no «Pais dos Brinquedos»

    Acho que já é momento para cada um deixar de fazer de conta. Já que se avizinha as eleições, vamos ver se podemos mudar o personagem dessa banda desenhada.

    Queremos Bons dirigentes, bons gestores, Bons médicos, bons Juizes e até mesmo bons carpinteiros.

    Faço apelo a todos que poderem, denunciem os maus elementos que governam esse País.

    Viva S.Tomé e Príncipe.

  21. Bili Uê

    15 de Junho de 2010 at 3:50

    Zozé love, muito pertinente seu comentário, faço minhas suas palavras.
    E fica um voto de avaliação.

  22. Fala verdade

    15 de Junho de 2010 at 9:02

    APOIO INCONDICIONALMENTE O SR; EDMAR CARVALHO. OS QUE CRITICAM A SUA CARTA SÂO OS COITADOS QUE VIERAM DE CUBA E QUEREM LUGAR NOS TRIBUNAIS MAS DESCULPE LÀ ELES NÂO TÊM COMPETENCIA. FORAM FORMADOS A PRESSA ALIÀS NEM SE CHAMA ISSO DE FORMÂÇÂO MAS SIM PASSEIO. OS CUBANITOS DEVIAM È TER CALMA E NÂO ANDAR AÌ A MANDAR BOCAS PORQUE SÂO FRACOS E PODERÂO TER CONSEQUENCIAS. VÁ EM FRENTE EDMAR. VIVA STP

    • Manuel Amaral

      15 de Junho de 2010 at 14:59

      Obrigado! Fala Verdade!
      Não sabem nada e estão por aí a fazendo de profissionais fazendo de estágios espertos, enganando o SL, e os outros com os pareceres feitos por outros advogados que lhes querem dar uma ajudinha. O Edmar deve ser uns dos melhores advogados cá da praça. Tudo isso não passa de inveja da competência dele

  23. Fernando Spencer

    15 de Junho de 2010 at 9:44

    Deus tenha piedade de nós!Os formados de Direito em Cuba estão nos nossos tribunais? Não sabem nada e só querem chegar aos lugares por vias fáceis, umas até oferecendo-se aos juízes e advogados! Onde irá parar a justiça de STP! Força Edmar Carvalho! Muitos gostariam de ser competentes como tu. Esses palhaços que se dizem de advogados e juízes querem vida fácil, não estudam e só se vendem. Vendem a sua integridade, o corpo e serão capazes de vender a própria mãe.
    Nando

  24. Klincatá sa ca teté

    15 de Junho de 2010 at 10:35

    Acerca do “klincatá sa ca Teté”
    Para os meus amigos e colegas O “Klincata sa ca tete”, foi o nome de um jornal de parede da minha zona, nos anos 80,. salvo o erro. Rendo aqui a minha grande homenagem aos Editores, muitos deles espalhados por este mundo fora, Londres, Lisboa, Moçambique e Sao Tomé. Para reforçar a idéia de educação que podemos promover e não esperar que o governo seja o promotor de tudo. São acções que serão mais valia. Unidade Disciplina e Trabalho. Embora nunca verificado estas três Palavras no nosso país, salvo algumas e ínfimas excepções.
    Obrigado

    • António Veiga Costa

      16 de Junho de 2010 at 1:03

      Moral, caracter e hombridade são bem melhores e também funcionam.

  25. voz do povo

    16 de Junho de 2010 at 12:39

    Meus senhores politicos, magistrados, deputados, etc…mas porque nao se callam? Aqui nao eh casa para discutir eu disse vc disse. Este espaco foi apenas e simplesmente criado em nome do POVO para comentar a vontade do POVO e nao para comentarios de interesses pessoais. E os senhores por serem “Homem do Estado” ou homem publico devia eh maze manter a calma, manter a postura do homem do estado em nem sequer responder a comentario algum mas sim, tomar nota e fazer melhor para melhora a situacao das coisas. Pensem bem se os senhores a entrar neste caminho se estao correctos!!!? Mas porque nao se callam meus senhores? Vamos falar de coisas mais importante que o pais enfrenta. Vamos falar da dependencia do pais. O pais quando quer reabilitar o aeroporto tem que ir la pedir Taiwan, ora quer tapar os boracos nas estradas tem que ir la pedir Libia. Parem com isso meus senhores.

  26. JTR

    16 de Junho de 2010 at 12:40

    Lamento a sua sábia ignorancia, pois, nas opiniões como a sua esperava-se piores. Ademais, seria conveniente pra si, entender que opiniões como a sua:impróprias, dependentas e pessimista, devem ter carácter consultivo e não destrutiveis. porque esse é o nosso velho erro curricular saotomense.

    • Kussu

      16 de Junho de 2010 at 18:46

      O Sr.Bastonario tem a mania que sabe mais do que todos os advogados, magistrados, politicos, emfim…Penso sinceramente que o sr. não passa de um oportunista, quem estudou consigo sabe o que fez para subir na vida, encostou-se a familia Alegre para ser alguém. Deixe de ser arrogante, e veja lá se com tanto dinheiro que tem compre um carro em 1ª mão.

  27. PATRICIO E FODIDO

    24 de Junho de 2010 at 10:46

    KUSSU,NAO E PREOCUPANDO COM O CARRO DO BASTONARIO QUE VAS AJUDAR STP A SAI DO FUNDO DO POXO. E CLARO QUE O HOMEM NAO ESTA LA MUITO CERTO MAS VA LA CARRO….. TENHA PACENCIA.

  28. Jorge Silva

    4 de Agosto de 2010 at 11:10

    Tipico é o Sr. Marinho Pinto estar em todas, o que se esquece é que na miséria em que nos encontramos no que respeita à justiça este senhor contribui fortemente e daí poder incluir-se no saco.
    Era o que faltava o Bastónário andar armado em policia do país em vez de tratar de matérias que são da sua competência na Ordem do Advogados e que pelos quais não fez rigorosamente nada.
    Tenta a caça aos licenciados em direito que nem são advogados, tenta monopolizar a advocacia para evitar a concorrência no mercado como se esta área não devesse estar sujeita como todas as outras às leis da oferta e da procura.
    Este Sr. mais parece um comentador dos programas da manhã e daqui vai o meu conselho muito pessoal de se gosta tanto de protagonismo volte para o jornalismo.
    Não resiste em querer aparecer e apontar o dedo para todos os lados porém continuamos a não ter nada de concreto e no que me respeita neste cesto imenso de maças podres podemos incluir todas as partes desta novela.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top