Política

A Estabilidade da Nação Deve Constituir a Bandeira de Cada Cidadão!

Finalmente a casa (entenda-se aqui, São Tomé e Príncipe) acaba de ser arrumada depois de mudança de inquilinos gerada pela realização de eleições autárquicas e legislativas, de 25 de Julho e 01 de Agosto de 2010, respectivamente.Tivemos a oportunidade de, a 14 de Agosto deste ano  assistir a tomada de posse do 14º. Governo Constitucional, chefiado pelo  Dr. Patrice Trovoada, que para muitos constituiu surpresa pela sua composição, para outros tantos, nem tanto assim, visto que já se sabia antes da realização das eleições que o partido ADI era constituído, na sua maioria, por gentes jovens. Acto contínuo, tomamos conhecimento do empossamento pelo novo governo, a 02 de Setembro, dos presidentes das câmaras distritais e respectivas equipas de trabalho recentemente eleitos. E para que a nova legislatura ganhasse corpo, finalmente foram empossados no último Sábado, 11 deste mês os deputados à Assembleia Nacional.

Sobre o novo governo, não devemos apressar em fazer análises a respeito do seu desempenho, a não ser deixá-lo trabalhar, o que tanto precisará de fazer, para que o país marque passos rumo aos propósitos que toda a nação almeja: a melhoria de vida do nosso povo. Aos deputados ora empossados, esperemos que contrariamente as legislaturas anteriores, consigam colocar os interesses nacionais á cima dos individuais ou de grupos, como forma de poderem não defraudar os propósitos dos eleitores que à eles depositaram confiança nas urnas. Como não podia deixar de ser, ficamos todos convictos de que o mais alto mandatário da nação, o Presidente Fradique de Menezes, saberá exercer com zelo e prudência o seu papel de árbitro da cena política, nos poucos meses que ainda terá para o exercício das suas funções.

Salta-nos à vista o facto do Sr. Evaristo Carvalho ter sido eleito (por uma questão de lógica, fruto dos resultados eleitorais) à Presidente da Assembleia Nacional. Tratando-se de um político com craveira considerável, em função dos cargos até aqui ocupados, desde os tempos da Primeira República, ficamos com a sensação de que saberá nos momentos cruciais dos debates parlamentares, distinguir o essencial do secundário e contribuir  com a máxima inteligência e responsabilidade na busca das melhores soluções para o país.

São Tome e Príncipe  precisa de estabilidade e nos últimos tempos, várias têm sido as vozes que se levantam nesse sentido. Independentemente de quem dê a sua voz apelando a tal desiderato, é necessário que cada cidadão saiba primar pelo princípio do respeito pela diferença de opiniões, isto é, saber respeitar a opinião do outro, mesmo não concordando com ela, não privilegiando os comentários ou reacções com caracteres  bombásticos e nalguns casos até ofensivos à pessoa do próximo, como ultimamente se vem registando. O país vive um regime democrático, de pluralismo de ideias desde a adopção do sistema político multipartidário com a realização do Referendo de 22 de Agosto de 1990. Ignorar este facto, seria dizer não ao “sim” do povo no citado referendo.

Acreditamos que o grande problema do ser humano seja a mudança de mentalidades, mas mesmo assim temos que saber dar o benefício da dúvida à quem manifeste boas intenções sobre o nosso país, não importando se se trate de criança, jovem, adulto ou velho, ou ainda de pessoas que tivessem comprometimento com qualquer  passado pouco digno para o país. Pensamos que o momento deve ser de unidade na diversidade, desde a classe política, passando pelos intelectuais até a cada cidadão comum, para que juntos possamos, cada um a sua maneira, contribuir na condução do navio da nação a bom porto.

Ao governo, recomendamos que procure executar com mestria e sapiência o seu programa, não ignorando, entretanto, a voz do povo em matérias de interesse nacional, porque é do povo que depende a ascensão ou queda de qualquer governo. A propósito, até existe um slogan muito usado na nossa terra que diz: “Povo põe, povo tira!”

É verdade que não constitui novidades para ninguém, nada daquilo que aqui realçamos, mas também nunca será demais chamar a atenção da nossa sociedade para aquilo que nos seja útil.

Um bem haja a todos!

Luanda, aos 12 de Setembro de 2010

Eusébio Pinto

Licenciado em Economia

6 Comments

6 Comments

  1. sheila

    16 de Setembro de 2010 at 9:03

    Bimmmmmmmgoooo Sr. Eusébio, é, mesmo se o ADI está constituido com Jovens, temos que deixar eles trabalharem porque já vimos tudo que os maduros fizeram, estão sempre no poder e não fazem nada para melhorar o País, só querem estar no poder, acham que São Tomé e Príncipe é propriedade d’eles. Futáaaaa.
    Força Senhor Patricio Trovoada.

    • Bragança

      19 de Setembro de 2010 at 7:55

      Não tenho muitas palavras para descrever.
      1º S.Tomé poderoso proteje os santomense por coragem.
      2ºfalo de coração isto é a segunda prova que os santoménse deu o MlSTP que chegou a mudança.

  2. Hélcio Viegas

    16 de Setembro de 2010 at 11:12

    Pois é. Os problemas da nossa terra acabam de ser narrados, identificados e estão sugeridos as trilhas a serem seguidas, de forma sábia pelo Sr Dr. Eusébio Pinto. Entretanto já não sei qual é o perfil mais adequado para lideres desta terra. Já experimentamos doutorados, licenciados, só experientes e modestos, e os resultados estão negativamente visíveis… agora há quem até defende que devemos desenterrar os antigos líderes que estão na reserva. Incrível o retrocesso… Cabeça fria, santomenses!

  3. Fernando Augusto(Cocas)

    16 de Setembro de 2010 at 13:54

    Justamente de maos dadas ao novo governo,vamos trabalhar para um futuro melhor do pais.

  4. Matabala

    16 de Setembro de 2010 at 16:33

    Pelo menos uma vez estamos sentindo a renovação da esperança de uma vida melhor para nosso país…apesar de ainda ser cedo para lançar foguete mas pelo menos sentimos uma dinâmica no reflexo dos ideais do novo governo…

  5. Madalena

    27 de Setembro de 2010 at 17:56

    STP não tem grandes instabilidades, é preciso ver que tudo volta a estaca zero.
    Somos um povo rancoroso, no passado éramos mais, com mortes por envenenamentos de jovens, pessoas influentes na cultura, na musica etc, perderam a vida de forma banal. Hoje se eu puder faço tudo para tirar aquele ou aquela que é chefe ou empresario do seu convivio familiar, muita gente ainda cultiva este ódio, eu não.
    A nossa instabilidade reside aí, no fundo quem governa são nossos irmãos, tios, primos, etc.
    Durante estes anos todos, sempre tive um familiar Ministro, mas sempre ou amigo. Hoje vivemos um novo quadro, interessa ao DR Parice Instabilidade, assimpode conseguir votos nas presidenciais, se a coisa continuar serena e como vai, sendo certo que o Pinto deu ordens expressas para deixar o homem governar, vamos la ver!!!
    Basta ver os candidatos a liderança do MLSTP, se for Rafael como tudo indica, ate para garantir a ordem. Se o pinto tomar as redias do partido, vai criar uma vaga de fumo, pois existem vozes contra. AS medidas que o ADI vem tomando, ate agora tem sido boas mas sem sustentabilidade , sol de pouca dura.
    Estabilidade precisa-se. Itália é um país desenvolvido, mas teve crises varias de queda de governo. Temos que ter a mesma postura. Pode cair o governo e não os Directores Gerais que ascenderam ao cargo por concurso publico.
    Estabilidade precisa-se. Ninguém tolera politicos conflituosos, tipo Fradique.
    Quero ver Dr Patrice a Governar este país 2 mandatos. 1º deve arrumar a casa o 2º governar de verdade. Sou do PCD, não tenho pressa de ser poder. Quando o PCD pedir a maioria absoluta o povo deve dar sem problemas.Daí a 8 anos. Mas tambem se a ganacia lhes enganar vão ver o diabo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top