Opinião

Reflexão sobre distribuição das bolsas em STP: mas rigor e transparência, analise do caso Brasil.

Caros leitores do Jornal Téla Nón, estou de volta para ser sabatinado pelos estudantes bolsista ou és bolsista no Brasil. Relembro que em 2007 já fui sabatinado e referenciado como defensor do governo Santomense uma vez que defendi maior rigor na concessão de bolsa aos estudantes santomense no Brasil, isto porque, alguns estudantes faziam turismo e não estudavam.

Já se foram aproximadamente três anos. Porém, ainda convivemos com tais situações – alunos sem vinculo estudantil recebendo bolsa. Contudo, nesse período verifiquei esforços embrionários do extinto Ministério da Educação apontando mudanças. Outro sim, as incipientes mudanças desencadeadas pela atual coordenação dos bolsistas no Brasil estão longe de atingir o sucesso esperado.

Gostaria apontar dois aspectos, dentre vários, que a meu ver conduz distanciamento do sucesso esperando com tais mudanças.

Primeiro é a ausência de uma correspondência entre Ministério da Educação, Embaixada Brasileira no país, as Instituições de Ensino Superior no Brasil e os alunos como está previsto no Manuel de Programa de Convenio de Graduação (PEC-G).

v  Isso possibilitaria, por um lado, que todos os alunos com vínculos estudantil recebessem as suas bolsas sem suspensão da mesma. Por outro, que os que não têm vínculo estudantil não fossem contemplado com a bolsa para fazer turismo no Brasil. À pergunta que fica no ar, por quais motivos a atual coordenação não faz a articulação entre Ministério da Educação, Embaixada Brasileira no país, as Instituições de Ensino Superior no Brasil e os alunos? A resposta fica a critério de cada um.

Segunda questão se refere à ausência de candidatos santomense no Programa de Convenio de Graduação (PEC-G), que dá acesso as melhores Instituições de Ensino Superior no Brasil que imbricam ensino, pesquisa e extensão.

Nos últimos anos tem-se verificado que as maiorias dos estudantes bolsistas do governo santomense vindo ao Brasil vão às universidades Particulares. Sabemos que poucas universidades particulares no Brasil oferecem estudo superior de qualidade. Muitas delas não têm a imbricação de ensino, pesquisa e extensão, os alunos são meros consumidores. As universidades Federais Estaduais e Municipais são as melhores no Brasil, por isso, a toda necessidade do Ministério da Educação ou o atual Ministério da Educação e Formação incentivar vinda de estudantes bolsistas ao Brasil para tais instituições.

Para não ser extensivo termino por aqui, desejando maior maturidade política para o bem da nação santomense. Que o espaço da política passe a ser como espaço familiar, onde há tensões e brigas, mas depois de tudo, acaba reinando consenso e unidade familiar.

Ilunilson Fernandes

Estudante da UFSCar –SP  Brasil

68 Comments

68 Comments

  1. Ale Madô

    22 de Setembro de 2010 at 15:31

    Bravo ilunilson….
    essa realmente é uma questao pertinente e relevante….
    se nosso governo nao tem dinheiro, nos ate entendemos….mas o que nao dá pra admitir é o que esta acontencendo…
    Se nao tem bolsa pra um entao n tem pra ninguem…
    Nao é justo o governo negar bolsa para filhos de pobre(sim porque quem vem para particular normalmente n é filho de pobre Na nossa sociedade)para dar para aqueles que ja têm como andar com as proprias pernas…todo mundo é filho de São Tomé e Príncipe sim…mais a prioridade devia ser quem n tem minima condicao financeira para sair do pais …
    Espero sinceramente que esse novo governo faca uma revisao na destribucao de bolsa…(como proprio nome diz BOLSA)normalmente, BOLSA é um auxilio, dado quando a pessoa nao tem condicoes de se
    manter …
    Agora no nosso pais pra Variar, nao é isso que acontece…

    MINHA BANDEIRA!!!!!!
    Eu tenho um sonho,
    um sonho de ver um São Tomé e Princepe melhor
    Um São Tomé e Principe onde os meus filhos possam conseguir as suas coisas por merito e nao por apadriangem

    PS: Alê Madô

  2. Fala verdade doi!!!

    22 de Setembro de 2010 at 15:55

    Em parte concordo contigo, mas acredito que vc deveria investigar mais, quando digas que as universidades Federais, Estaduais, ou municiapis, são as melhores, eu não concordo contigo, eu por exemplo, estudo numa Universidade Privada que está entre umas das nelhores do Brasil.
    Sobre a bolsa é verdade que algumas medidas precisam ser tomadas…e quanto ao estudante fazerem turismo, isso só pode ser mesmo na sua cidade…

  3. Maria leva leva

    22 de Setembro de 2010 at 16:31

    No Brasil vocês não aprendem nada, vem para STP corruptos incompetentes. Trabalhei com os tantos que veio de Brasil credo credo, muito fraquinhos, olha preferido que tirar curso na universidade Lusíada de STP. Governo devia parar de encher o país com esses quadros de Brasil.

    Não vamos longe temos exemplo do nosso procurador-geral da república, muito fraco.

    Olha os putos que vieram de Cuba, tiro chapéu para eles são bons a todos os níveis. Executam bem as coisas poder de raciocínio, gostei, tenho cá os quantos comigo.

    • PES 2011 vs FIFA 2011 QUAL É MELHOR?

      22 de Setembro de 2010 at 19:48

      Oi Maria calm down, não generalize todos que regressam do Brasil minha filha, pois quem sabe ficastes com a parte turista do Brasil, pois existe aluno bom na escola ruim e ruim na escola boa tbm ok, só lamento muito por não me teres a trabalhar consigo minha filha, pena que estou cotado por empresas brasileiras, fui baby.

    • Helves Santola

      22 de Setembro de 2010 at 23:03

      Que mania que as pessoas têm de generalizar! Vc realmente assume o que diz? Que me testar e ao meu irmão nas nossas áreas? (que são pessoas que eu conheço) Preto nunca muda mesmo…..isso até é falta de respeito! E dizer que o governo não deveria apoiar quadros do brasil? Muita brincadeira hein!! É por isso que o país não avança……que ódio……..!!

    • Helves Santola

      22 de Setembro de 2010 at 23:05

      *quer*
      PS: Os de cuba fora todos testados??? Aí tbem vc generalizou…francamente!!! Pessoas fracas……..

    • sereno

      22 de Setembro de 2010 at 23:32

      tenho lido varios comentarios e sobre o Procurador da Republica, ninguem fala bem dele. Algo vai mal. quando é que o novo governo toma a medida de substituir esse senhor? Acho que o seu problema é mesmo incompetência.

    • Abreu Trovoada

      24 de Setembro de 2010 at 10:38

      Incompetencia deve ser o teu caso, misturado com muita ignorancia.
      As pessoas deviam ser multadas qd sem qualquer conhecimento de causa, contribuem para denigrir o bom nome dos outros.
      O governo nao tem o poder nenhum pra substituir ou demitir o PG.Aconselho-lhe a se informar melhor antes de tecer comentarios infundados e sem qualquer tipo de nexo.

    • Falar verdade doi!!!!

      23 de Setembro de 2010 at 3:56

      Oi Maria, penso que deves ser uma daquelas que somente fala o que quer, mas é importante falar o que de fato sabemos…é triste ler um comentario desse, tenta verificar antis de escrever uma asnera dessa….

    • marcos

      23 de Setembro de 2010 at 10:03

      Estimada,
      A sua ignorancia so pode ser consequencia de inveja e covardia( o mal de mtos santomenses).Pois ja tive o privilegio de trabalhar PG de stome e principe, pessoa dotada de qualidade intelectual e pessoal.
      Nao e corecto estar a difamar, com pretextos triviais.
      Falar mal dos estudantes do brasil, deve ser outra atitude de covardia, de forma a afastar possiveis concorrencias, a qual te sentes ameacada.

    • Mario santola

      23 de Setembro de 2010 at 10:45

      Hi dear,
      Atraves de mtas intervencoes tuas, conclui-se que o teu poblema e com o procurador geral, nao com os estudantes formados no brasil.
      Todavia, devo dize-la que o Sr. PG, fez a licenciatura em direito no brasil e tambem concluiu com sucesso notavel o mestrado na universidade nova de lisboa(portugal) para alem de outras mais valias.
      Para finalizar, acrescento dizendo que nenhum homen por mais sabio que seja, consegue mudar uma nacao em decadencia, tera que ser um esforco de todos e para todos.
      Temos de deixar de ser maus, invejosos, “olho cheio”, ajudar em vez de criticar por malicia, porque so assim poderemos ajudar stome e principe a se desenvolver.

      I wich you all the best in your life, just dont be a envious, without this kind of comments you certainly would be a better person.

    • Maria leva leva

      23 de Setembro de 2010 at 13:16

      Mestrado na faculdade de Direito de Lisboa? Tais loco informa-te bem, ele fez uma magistratura no centro de estudo judiciário em Lisboa, formação essa conseguida com cunha da sua ex sogra que era Presidente de Supremo Tribunal de Justiça.
      Não brinques comigo tirar um mestrado na faculdade de Direito de Lisboa, não é para qualquer um.
      No Brasil é que se tira mestrado com um pé as costas, vocês sabem bem disso.
      Eu não tenho inveja de ninguém sou formado tenho uma licenciatura feita num dos melhores instituto na Europa para não dizer do mundo, uma pós graduação no mesmo instituto, meu curso não é da treta, arranja-se emprego em qualquer parte do mundo por onde passar.

      Esse procurador é incompetente só consegue por na cadeia ladrões de galinha e os Bufalos.
      Aonde anda as provas que sustentou a prisão dos Bufalos (Cidadãos São-tomenses).
      Esse procurador anda ao serviço de senhor Fradique de Menezes, chama-se incompetência.

      Delfim foi ouvido por este homem, no auto de interrogatório gozo com ele, (fraco), porquê que não colocou esses gatunos todos na cadeia?
      (Tem medo de perder tacho)

      A única coisa que quero é competência decisão igual para todos, seja quem for, dou-a quem doer.

    • Falaverdade

      23 de Setembro de 2010 at 18:06

      Vc parece uma pateta alegre…tens vontade de aparecer pois não!!!minha piriguet…lololo

    • António Veiga Costa

      23 de Setembro de 2010 at 23:34

      Maria Leva Leva,

      Delfim gozou com o PG??? Ha ha ha,

      Que eu saiba – e estou muito bem informado, o Delfim sujou… as calças de medo. Perdeu noites de sono e só não foi preso pq pagou muito para não ter a imunidade quebrada. Daí não ter sido algemado!!!

    • paracetamol 500mg

      24 de Setembro de 2010 at 15:17

      Ele tirou mestrado na fac. Nova de Lisboa, porque na faculdade de Direito, seria diferente. Ele aprendia Direito. Mas que o PGR é incompetente é. Não sei que código ele usa em Stp para instruir os processos. Mas se ele fez mestrado em Portugal, devia ao menos ter iniciativa de fazer reformas nos diplomas legais que são leis antiquadas que enferma a ordem jurídica de STP.
      Não sei como que juristas que tiram cursos em portugal, ainda convive com aquele código pré-histórico e arcaico que não prevê crimes que verificam na sociedade actual, lacunas legis e não só.
      Por isso stp n vai para frente. Todos estão a aproveitar a situação.

    • anti-burros

      26 de Setembro de 2010 at 3:04

      o senhor procurador geral da republica é um manda-chuvas de Fradique Menezes e as pessoas que o está a defender, são pessoas que não são capazes de fazerem uma análise imparcial das coisas (QI baixo), porque se calhar é amigo ou familia do tal procurador geral republica e não pensa no bem de são Tomé, este homem é prcurador geral dos interesses de fradike e não da republica. Até cego consegui enxergar isso. vamos deixar essa coisa de familia e amigo e dar ao cesar oque é do cesar. obrigado pela atenção.

    • Matos

      26 de Setembro de 2010 at 18:23

      Caro Anti-Burros,

      O seu comentario foge ao tema central, e tal como sra maria leva leva, demostras ser de mto baixo nivel, aproveitando, tudo pra atacar alguem, que qto a mim e uma pessoa honesta, trabalhadora, e so nao faz mais porque pessoas como o sr. o impedem.
      Acrescento dizendo, que nao existe nenhum laco familiar nem tao pouco de amizade, apenas, sinpatizo pelo trabalho da pessoa em causa.
      Obrigado

    • Osama bin Laden

      23 de Setembro de 2010 at 13:29

      È isso mesmo Maria ataca esses fracos de Brasil, vêem de lá com pressa de ficarem ricos.
      Temos cá, nova classe de corruptos jovens, todos vieram do Brasil, não sei o que eles aprendem nesse país para chegarem aqui todos lagaçados… só aprende coisas feias, por isso que nosso país não sai dessa pobreza.

      Não vou nomear nomes para não fica mal…

    • Falaverdade

      23 de Setembro de 2010 at 18:08

      se consegues provar, estou de acordo que nomeia essas pessoas….

    • SUBÁ

      23 de Setembro de 2010 at 21:23

      Se fosse a te nomearia os nomes…
      Covardes…

    • gepeto

      23 de Setembro de 2010 at 22:01

      Oi meu caro, vc deve ser um desses de como se diz no brasil ” um Zé Ruela ou um Puxa Saco” ao meu ver e, se tem alunos fracos regressando do Brasil o problema só pode estar no ensino santomense que é muitíssimo pobre comparado com o brasileiro, só Deus sabe a caridade que eles fazem concedendo vagas para santomenses, não se admite uma pessoa sair de stp para estudar numa universidade e falar choão, feijoão, um mêse em x de um mês, até parece que nao temos aula de portugues e,o ruim é que os brasileiros acham que todos falam assim em stp.É culpa do Brasil isso? Ou dos professores em stp? Não vou me gabar, estudei no IDF e vi muita dificuldade nos meus que estudaram no Liceu, até parece que não aprendiam nada no Liceu, tinha Quliómetros de vantagem em relação a eles, tirava-lhes muitas dúvidas e se tiver (ex)aluno de IDF com dificuldades aqui no Brasil só pode ser realmente “turista” como citado ai em cima.Quanto ao ser corrupto, meu caro te pergunto se vc nunca ficou com troco a mais de algo q comprou e n devolveu ou coisas do género, pois fique sabendo que a corrupção começa a se manifestar assim ok. um bem haja p si.força ai

    • MECHANICAL ENGINEER...

      23 de Setembro de 2010 at 22:36

      Oh Osama esse nome de terrorista não assusta ninguém ya.Vc ao menos conhece o sistema de ensino superior no Brasil? Eu curso engenharia mecânica no Brasil,conheço e vou esclarecer certas dúvidas, pois no brasil, ninguém assim que termina o curso já se pode dar ao luxo de vangloriar-se pelo nome da formação como temos certos Dr.(s) por ai, mas sim aqui como o meu caso e de muitos colegas brasileiros que terminam a faculdade, passam por diversos processos seletivos e depois tornam-se trainees nas empresas para aprenderem a politica das mesmas e ao fim de 2 anos são contratados como engenheiros. Sacou? Agora quem tem culpa dos recém formados santomenses do brasil não terem experiência na área e irem já pegar os tachos? Eu não. Fui cara

    • Adriano Lamartine

      27 de Setembro de 2010 at 8:25

      caro gepeto, cito as tuas frases :
      “Não vou me gabar, estudei no IDF e vi muita dificuldade nos meus que estudaram no Liceu, até parece que não aprendiam nada no Liceu, tinha Quliómetros de vantagem em relação a eles, tirava-lhes muitas dúvidas e se tiver (ex)aluno de IDF com dificuldades aqui no Brasil só pode ser realmente “turista” como citado ai em cima.”
      Esse debate Liceu versus IDF esta fora de data, queres dizer que os melhores alunos são os do IDF? IDF tem alunos bons e liceu nacional também, se vc esteve com alunos de liceu com nivel baixo, deve ser dos filhos dos senhores que com ou sem nivel entram em todo lado. Eu fui estudante do liceu, ganhei 3 concursos em sao tomé entre 17 e 18 anos (concurso nos quais participaram alunos de IDF), sai de Sao Tomé por merito proprio, estudo numa das melhores universidades de Europa. Não se pode admitir que venhas para ca ensinuar que os alunos de liceu são todos burros. Eu Conheço alunos de IDF brilhantes, e também alunos do liceu igualmente brilhantes. Modere a tua linguagem.

    • António Veiga Costa

      23 de Setembro de 2010 at 23:37

      Ah! A culpa da roubalheira em STP agora é do Brasil. Vcs não sabem do que falam.
      Estudei lá, me formei lá, e tenho diploma reconhecido com excelencia.

      Que feio generalizar!

    • Democratico 1

      23 de Setembro de 2010 at 14:55

      Olha Maria, eu repudio o teu comentário leviano.

    • jakadoxi

      23 de Setembro de 2010 at 15:30

      Essa tal de Maria só pode ser fraquinha tb , pois se quer consegue entender que mesmo estudando em Oxford , so serão bons os alunos que realmente decidirem estudar, isso mesmo alguem que estude em Santana ha-de entender isso.
      Infelizmente nesse espaço se deixa falar pessoas que se quer conseguem entender um palmo a sua frente com tu

    • Zé Maria

      23 de Setembro de 2010 at 15:40

      Ó Maria leva leva,
      Tu não deves generalizar no seu discurso. Existem universidades federais brasileiras (PUC Rio, USP, UFBA, UFPE) que fazem parte da lista das 300 melhores universidades do mundo.

      Não queira me dizer que todos que estudaram em Portugal, França ou Estados Unidos são melhores.

      O Procurador Geral da República é uma exceção. Ele é incompetente por natureza. Mesmo se ele tivesse se formado em Portugal seria do mesmo jeito.

      Não venha atribuir a incompetencia individual de cada um pelo fato de se formar no brasil.

      Não fale do Brasil, se vc não conhece o sistema de educação deste país. Venha pra cá, vivencie, conheça para depois dar palpites.

      Ninguém aprende a ser corrupto na universidade. Alíás, não existe nenhum curso com nome de corrupçao.

      Se a corrupção tivesse procedência universitária, Pinto da Costa não faria tanta besteira em São Tomé por ter se formado na Alemanha.

      Aqueles que se formaram em Portugal e França e que fizeram parte dos diversos governos passados, seriam cidadãos de reputação ilibada.

      Retornando a questão do Procurador Geral que vc suscitou, só posso te dizer que cabe a ele provar a sua competência através dos seus atos. E não pelo fato de ter se formado numa das universidades brasileiras.

      Aliás como vc melhor que ninguém sabe, corre rumores há anos, perantes pessoas instruidas que ele sequer terminou a formação.

      Mas, isso cabe a ele provar que se formou ou não.

      A proveniência logicamente, é boa, mas, não garante a qualidade. Pois, se assim fosse, alunos que se formam em Universidade de Havard (EUA) em medicina seriam os melhores do mundo, mas, não são.

      As universidades cubanas, ocupam o 1º lugar em campo de medicina apesar de Cuba não ser um país de 1º mundo nem tão pouco em vias de desenvolvimento.

      Não fale o que não sabes. Não julgue sem conhecimento de causa.

    • Nome

      23 de Setembro de 2010 at 20:15

      Depois dessa, Zé Maria, se essa tal de “Maria leva leva” abrir o bico, é porque se trata de uma pessoa “mal (info)formada” e com algum tipo de rancor em relação aos estudantes são-tomenses que terminaram o curso no Brasil.
      Aliás, alguém já disse aqui, não é a universidade que faz o homem. Se assim fosse, o Lula da Silva não chegaria onde chegou! Veja a referência que ele se tornou para o Mundo e compare com o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso.

    • SUBÁ

      23 de Setembro de 2010 at 21:26

      Eu pergunto, quem é Portugal a frente do Brasil em relação a materia de novas tecnologias, investigação e sistemas avançados?
      Quem foi que tirou a TAP da falência?
      Quem são os administradores da Renault e da Nissan?
      Meu palhaços poderão sempre estudar seja aonde for, mas serão sempre ensinados pelo povo Brasileiro.

    • Hélio F. B. Lima

      25 de Setembro de 2010 at 10:17

      A PUC é boa. Mas é privada. Por outro lado a FGV tb é muito boa e tb é privada

    • olhar crítico

      24 de Setembro de 2010 at 3:11

      Maria leva leva!

      Antes de postar qualquer comentário lê o que tu escreves tá, porque os erros de português no teu comentário, está de cortar o coração.
      Tu também deves ser muito fraquinha pelo menos, a português já deu para perceber que é.
      Muito cuidado ao criticar algo ou alguém.
      É só uma dica para prestares mais atenção quando escreves….

  4. Matabala

    22 de Setembro de 2010 at 16:34

    Ai sim alguém que não só critica mas da sugestões…isso é bom
    Agora quanto a esse assunto é necessário que haja um real acompanhamento de forma que os investimentos não sejam feitos em vão…penso que se há um governo que quer mudar a imagem do país, está ai mais um ponto para trabalhar.

  5. fredom

    22 de Setembro de 2010 at 20:17

    Mária leva leva seria melhor procurares definir as coisas, até porque a carta do nosso colega não se trata desse assunto , com certeza tu deves ser umas dessas que não sabe diferenciar alho de brugalho, o facto de uns serem incompetentes e corruptos não significa que todos sejam ,tenho a plena certeza que sabes bem disso!
    Querer menosprezar um por causa do outro é injusto , cada cabeça cada sentença Maria!
    Assim significa dizer que os outros são melhores?
    Certamente não entendeste a mensagem que colega quis passar, incompetente ou não nossos direitos são nossos direitos !!

  6. SUBÁ

    22 de Setembro de 2010 at 22:48

    Para começar, se o Brasil não se aprende nada, Portugal e Cuba estariam mais desenvolvidos e com tecnologia de ponta.
    A tua ignorancia minha cara “Maria Leva Leva”, deixa estranhar. Já tive oportunidade de conviver com varios alunos vindo do exterior e nada se compare com os de Brasil, são bons quadros sim, e se não és, procura rever os livros….
    FUI

  7. Helves Santola

    22 de Setembro de 2010 at 22:58

    Excelente observação! De facto, regra geral, as Universdds Federais aqui são muito boas e devia ter mais estudantes vindo para o Brasil, tendo em conta as facilidades e vantagens. Essa questão da bolsa de estudo é o imagem da governação que tem existido no país. Espero muito que o rumo das coisas mudem o mais rápido possível….. Por exemplo agora, já passou muito a data do pagamento das bolsas e os responsáveis sabem que muita gente tem estado a passar fome………..muitas vezes é questão de uma assinatura…….lamentável…….abraços amigos!

  8. MÉ POMBÔ

    23 de Setembro de 2010 at 0:16

    Meu caro , não falo por mim , porque sou aluno da Federal, mais vejo pelos outros, que estão a sacrificar a procurar de um bem estar do amanhã. Você não deveria estar ai a falar , Si calhar quer um Tacho no governo , quando regressar ao Pais . É um excluído da comunidade aonde reside, por ter esse vicio , de falar barato. Mais meu caro , esse governo não da Tacho a ninguém. Vai Pelo teu mérito. E vê si deixa os outros estudarem , Você Já conseguiu estudar , foi atrás do mestrado em são tomé com um truque ai do teu projeto não sei si conseguiste , agora vens ai a querer denegrir, e botar olho gordo naqueles que querem estudar . Isso é típico dos Santolas , Inveja, olho gordo , uê xâ cobiçoso, Não presta. E ainda bem que colocaste a foto para todos verem a tua cara , um dia saberão te dar o que mereces , ( apertar a porta para você). RESPONDENDO A ” Fala verdade doi!!! SÓCIO tem que viajar , para deixar de falar mentiras, tira uma feria e vem conhecer um pouco do ensino brasileiro , nós temos muitos técnicos em são tomé que estudaram no brasil de altíssima qualidade, tu não podes generalizar a questão. És um burro, por isso é que não consegues mensurar o bom e o mau. Não tirando mérito aos nossos irmão de cuba , sabemos que entre eles também tem bons e maus. ( VILA AMÉRICA LATINA )..

    NOSSAS QUALIDADES ( NÃO GENERALIZANDO MAIS OS QUE ESTUDARAM NO BRASIL OU CUBA TEM QUE TER PELO MENOS 70 % )

    – INOVADORES;
    – EMPREENDEDORES;
    – SABEMOS TRABALHAR SOBRE PRESSÃO;
    – SABEMOS TOMAR DECISÕES;
    – COMPETENTES;
    – SABEMOS TRABALHAR EM EQUIPAS;
    – DINÂMICO,
    – Bem disposto,
    – Eficiente,
    – Feliz,
    – Gentil,
    – Justo,
    – Lutador,
    – Meticuloso,
    – Notável,
    – Perspicaz,
    – Querido,
    – Responsável,
    – Sensato,
    – Trabalhador,
    – Utópico,
    – Visionário,
    – X-man,
    – Zeloso

    VIVA LATINOS – VIVA BRASIL , ABAIXO

    INVEJOSOS , OLHO GROSSO….

    VIVA STP….

    FORÇA GOVERNO – CRIE MELHORIAS…

    NÓS ESTAMOS COM VOCÊS.

    FUI E NÃO VOLTO MAIS , PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO. passa ……

    • António Veiga Costa

      23 de Setembro de 2010 at 23:50

      Grande Mé Pombô, isso mesmo rapaz, aperta e reconhece a mão que lhe foi estendida.

      Traçou bem o perfil que as universidades brasileiras imputam aos estudantes na busca de profissionais gabaritados que absorvidos pelo mercado interno/externo.

  9. J.JHUNIOR

    23 de Setembro de 2010 at 0:18

    CARO COLEGA(PEÇO DESDE JÁ IMENSAS DESCULPAS SE FOR EXCESSO DE CONFIANÇADA MINHA PARTE), NÃO SEI O QUE ESTUDAS , MAS TENHO PLENA CERTEZA DE QUE ATÉ UMA CRINÇA (DESDE QUE DEVIDAMENTE INSTRUIDA) SABERÁ DETECTAR OU SE QUEIZER, IDENTIFICAR NESTE PEQUENO TEXTO UM EXCESSO (PERMITA-ME QUE TE DIGA)DE ERROS TANTO DE PONTO DE VISTA GRAFICOS COMO ORTOGRAFICOS.
    POR ESSAS E OUTRAS RAZÕES PERMITA-ME QUE TE DIGA QUE, TU DEVES ANTES DE MAIS NADA, MELHORAR A TUA COMPETÊNCIA AO NIVEL DA ESCRITA E SÓ DEPOIS ANDAR AÍ LANÇANDO CRITICAS PÚBLICAS E CALUNIAS INFUNDADAS SOBRE QUEM QUER QUE SEJA.
    NB:Devias servir de exemplo para os mais novos mas preferes caluniar pessoas que nem se quer conheces.

    • ET

      23 de Setembro de 2010 at 18:08

      JHUNIOR,
      Ainda bem que tocaste nesse assunto porque foi a primeira coisa que reparei. Não é a primeira, e com certeza não será a última,mas o erros de português que vejo quando as pessoas escrevem aqui, sobretudo estudantes, são extremamente graves. Hoje são estudantes e amanhã serão altos dirigentes da nação…. depois teremos casos como um nosso deputado que disse “dificulidade” no seu discurso para o plenário!! É obrigatório fazer melhor.Livros existem em qualquer parte!! Se houver dúvidas, ha sempre dicionários, até on-line também se encontram. Mas o que acho mais engraçado é que, para facilitar, este site até tem corrector ortográfico automático mas….

  10. Tagarela

    23 de Setembro de 2010 at 10:05

    O tema é pertinente e urge ponderação e adopção de medidas adequadas a solucionar eses problemas.
    Lamento, no entanto, os inúmeros êrros ortográficos registados no artigo supra pois, se é certo que neste espaço é permitido expressar-mo-nos como quisermos face a inúmeras procedência dos comentaristas, também é verdade que as exigências são outras e maiores em relação àqueles que escrevem artigos e têm formação académica como é o caso do autor da matéria em questão. Convém antes de publicar os artigos, revisá-los pois, são lidos por um número indeterminado de pessoas pelo mundo fora e, de alguma forma é a imagem dos quadros Santomenses que está em questão.
    Aproveito para dizer que é perigoso as generalizações: Formados no país A são bons, formados no país B são maus ou fracos.
    Não são as faculdades ou Universidades que faz um indivíduo ser competente ou não, ser bom ou mau, mas sim o próprio académico. Compete às faculdades darem aos académicos as directrizes, os conteúdos e a estes, assimilarem e aprofundarem os seus conhecimentos.
    Será que todos aqueles nacionais daqueles países que ao longo das décadas frequentaram áquelas faculdades e hoje são/foram catedráticos,autores de bibliografias recomendadas em muitas faculdades e países são igualmente fracos ou será um problema dos Santomenses que ali estudaram/estudam? Convenhamos!!! Viva STP!!!

  11. KeilaK

    23 de Setembro de 2010 at 13:57

    Bom…antes de mais devo concordar plenamente com a intervenção do “TAGARELA”, e devo com isso dizer que o Sr. ILUNILSON FERNANDES , o autor do artigo, devia antes de mais olhar para si e olhar para as besteiras q anda fazendo, acredito q o foco da sua pesquisa ou do seu estudo no Brasil não seja este! Pois não?
    Devia ainda olhar para os alunos q estão ou estavam na sua cidade, se queres mesmo ajudar o governo como escreves no teu artigo, então faça bem feito se tens tanta certeza que existem alunos no Brasil fazendo Turismo Porque não citas nomes, quantos são, quem são, e desde quando pararam de estudar, se é este o foco de pesquisa que tanto te interessa, faça então uma pesquisa sobre o assunto. Eu pra te ser franca já estou farta das tuas DENUNCIAS sem fundamento! Tu já fizeste isso uma vez falando de estudantes em cidades que nunca estiveste, agora vens com mesma lenga lenga de novo …! Pelo amor de Deus …vá terminar esse mestrado e deixa de ironias!
    Disseste que foste SABATINADO ??? Acredite meu caro que serás de novo e dessa vez pior porque a maioria dos quais falas já estão de volta a sua terra dando seu contributo e você por onde anda??? Correndo atrás do mestrado, quer ficar estudando ate os 45 anos e fazer como muitos fazem? ?? Estar de longe e criticando ???? MEU CONSELHO VEM PRA BASE( STP) E DÊ O MELHOR DE SI!! É ISSO Q QUEREMOS! SE o assunto sobre o mau uso das bolsas concedidas ao Brasil te aflige tanto, venha e lute para ser tutelar da pasta da Educação e faça lá as mudanças pertinentes!
    Mudando de assunto SENHORITA “MARIA LEVA LEVA”…Devias reflectir bem antes de falar asneiras, tu e o dono do artigo completariam uma boa dupla, por mais absurdo que possa parecer é de pessoas do vosso tipo que o nosso país está cheio…a senhora não sabe do que fala, por acaso já pediu alguém para lhe avaliar??? Antes de começar a criticar os outros devemos antes saber o nosso nível! Com certeza deves ter algum laço com estudantes de Cuba, não é possível que generalizes tanto, nesse Site as pessoas deviam usar seu real nome, só assim saberíamos com qtos ignorantes estamos lidando no dia adia !!! Nessa Terra há que se ter muito cuidado com as pessoas…são cobras prontas a dar o golpe!!!……………….è tudo por hoje! Desculpem a delonga mas esse assunto me ofende, porque vejo todo o meu esforço enquanto estudante no Brasil durante 5 anos de formação sendo ameaçado por pessoas que desconhecem totalmente o assunto! Eu sou competente naquilo que faço e não admito isso!
    QUE MUDE A MENTALIDADE DOS SAOTOMENSES!!!

  12. KeilaK

    23 de Setembro de 2010 at 14:09

    ***Havia me esquecido de mais essa…essa tua mensagem devia ser para pedir ao GOVERNO QUE NAO SE ATRASE EM MANDAR BOLSA PARA OS ALUNOS NO BRASIL, porque lá nao se pode trabalhar! ÉS MAU, tas a fazer isso porque ja estudante a tua graduaçao e depois de mendigares conseguiste o mestrado!
    Coisa chata, tira uma pessoa do sério!!!

  13. Mayker Barreto

    23 de Setembro de 2010 at 14:23

    De facto certos comentarios sao lamentaveis de se ler. Acredito que a Madame Maria leve leve como aqui aparece, deveria ao menos ter ido ao Brasil nem que fosse apenas para ficar um ano em alguma universidade seja ela qual fosse, e passar pelas mesmas dificuldades as quais passam os estudantes santomenses. Acredito que se o desempenho dos estudantes fossem tao fraco como alegas, nao teriamos retornos como temos tido. E que seja bem claro. Os alunos nao foram la colocados por magia, mas sim porque foi percebido por parte da entidade seleccionadora uma certa competencia dos mesmos. Seria bom nao generalizar as coisas. Mas do que julgar devemos ajudar. Se achas que os que vieram do Brasil sao fracos, ajude-os a ser fortes.

  14. Mano bô

    23 de Setembro de 2010 at 15:00

    É MANO, EM PARTE TENS RAZÃO.
    sÓ QUE O MACACO NÃO OLHA PRO SEU RABO PORQUE VOCÊ ESTA AQUI JÁ HÁ BUÉ DE TIME, SE NÃO ME ENGANO DESDE 2005. TEU CURSO TEM 4 ANOS ENTÃO DEVIAS TER VOLTADO DESDE 2008.
    AHAHAHAHAH.
    É UM TANTO CONTRADITORIO SEU ARTIGO, MAS FAZERO QUÊ.
    VOCÊ DEVE ESTAR PROCURANDO MESMO GANHAR FAMA PARA VOLTAR JÁ COM UM LUGAR ENQUADRADO, SE CALHAR NO MEC.
    CUIDADO RAPAZIAD COM ESSE BANDO DE INTECTUAIS, OS PRIMEIROS E OS ATUAIS MEMBROS DO GOVERNO SÃO INTELECTUAIS.
    CUIDADO COM OS QUE FALAM MUITO.
    A VERDADE É MUITO MAIS EM BAIXO.
    OS ALUNOS DO BRASIL NÃO TÊM NENHUMA REPRESENTAÇÃO OFICIAL NO BRASIL, MUITOS ALUNOS COMERAM PÃO QUE O DIABO AMASSOU.
    É SÓ ABRIR CONCURSO PÚBLICO EM SÃO TOMÉ PARA VER DE ODNE VEM OS MELHORES ALUNOS.

    ATÉ BREVE, AQUELE ABRAÇO GENTE.

  15. OLAF

    23 de Setembro de 2010 at 15:23

    Boa noite a todos!
    Espero que não entendam mal, a minha opiñião.
    Alguém referiu o facto de o Governo só dar bolsa “pra filhos de ricos”. Quanto a isso eu tenho a dizer que, se for pr´o Governo, dar bolsas, para os “filhos de pobre”, e deixa-los na mão, ou seja, o Governo, só da bolsas, “no papel”. Os ditos “bolseiros”, pego como exemplo, os de Marrocos,só o são no papel, pois na prática não recebem quase dinheiro algum do Governo. Resultado: vivem em habitaçoes precárias, e nem tÊm dinheiro para as necessidades mais básicas. Aí pergunto: como é que o Governo espera resultados dos “bolseiros”, quando estes nem tÊm uma alimentação saudável? Acho que em vez de terem cabeça para os estudos, as suas precupações são: “epá.. qué qui gen vai comê hoje é??” ou “chÊ, como é qui eu vou fazer esse trabalho se eu não tenho computador nem internet disponível para enviar o trabalho ao professor?
    Bem, é aqui que chego á conclusão: é melho dar bolsa aos filhos dos ricos, porque os seus pais, podem ter a possibilidade de enviar o dinheiro para as necessidades básicas, tarefa essa que devía ser do Governo Sãotomense
    mais uma vez, agradecía que não interpretassem mal a minha opinião.

  16. SAMANGWANA

    23 de Setembro de 2010 at 15:27

    Que vergonha! Este é um cyber jornal e não uma faculdade de desafio de conhecimentos. Eu perguno. Que desenvolvimento terá o país com estes playboys que usam um espaço desse para de uma forma tão baixa, discutirem quem é o melhor? Vcs todos regressam com arrogância a ganância. Regressam com Diplomas de Solidariedade porque compraram Certidões no mercado de vendas de certidões que é o nosso liceu, tirando assim possibilidade aos Mina de Célives” que terminaram com boas notas. Vá discutir no outro sitio, e não no Prestigiado Téla Nom.

    • SUBÁ

      23 de Setembro de 2010 at 21:37

      Senhor, SAMANGWANA, pensei que vinhas com outra ideia, pelo vistos entraste na mesma onda..
      Gente burra pá..

  17. OLAF

    23 de Setembro de 2010 at 15:32

    Maria leva leva.. um conselho: antes de difamares os outros, aprenda primeiro a construir os verbos!!!!1

  18. Rui Costa

    23 de Setembro de 2010 at 16:01

    Ilunilson,
    Lamento a sua ignorância, vc não deveria estar sequer na Universidade.

    És um mal amado imbecil. Se por onde estudas tem algum mauricinho que não estuda e fica na fara, problema é dele.

    Se vc estiver a fim de dedurá-lo, faça isso individualmente. Diga o nome dele, já que vc acha que o governo irá dar-te um prémio por dedurar seus compatriotas.

    Mas, não venha nesse espaço com mentiras, todos nós santomenses que estudamos no Brasil e que somente vivemos com a bolsa do governo santomense que atrasa 4-6 meses, sabemos a dificuldade que temos para sobrivivermos.

    O seu discurso, leva os mais desavisados a pensarem que temos ótima vida neste, quando todos sabemos que não bem assim.

    Se por acaso, tem um santomense que não quer nada com faculdade aqui na gandaia, fale com ele.

    Denuncie ao governo ou aos seus pais, mas, faça-o de modo direito, já que queres se prestar a esse papel.

  19. O FURRACÃO

    23 de Setembro de 2010 at 16:14

    Caro Ilunilson , a questão que se é bem mais profunda, só que acho que vc ao fazer esse comentario deveria ir direto ao assunto. Sei que vc logo após ter terminado o bacharelato em ciencias sociais regressou a STP em busca da continuação da bolsa para terminares o mestrado, só que as autoridades do entao governo assim não te concedeu , volvido algum tempo surgiram inumeras regras que no entanto foram concebidas por LAILY COSTA visando algumas pessoas , fazendo com que muita gente ficasse 10 meses sem bolsa. SO QUE PARA ESTRANHESA DE MUITA GENTE O KATIO QUE POR SINAL É AMIGO DE LAILY COSTA foi jubilado ha mais de ano e meio e simplesmente ele deu um geito de continuar a receber tudo porque é amigo de peito do Laily , essa é a grande confusão que esta acontecendo em sao paulo com esses dois senhores.

    Por outro lado existem muitas pessoas vindo pra Brasil fazer determinados cursos por conta propria e realmente em determinadas universidades privadas por conta propria e que por serem filhos do senhores fulanos dão um geito de conseguirem bolsa. Tudo isso é uma vergonha.

    O grande problema dos santomenses é que as pessoas , se sentem muitas vezes obrigadas a fazer determinadas coisas, passando por cima da etica e boa conduta so porque é amigo desse ou aquele , talves pela propria pequenez do pais…. a corrupção esta generalizada

  20. O FURRACÃO

    23 de Setembro de 2010 at 16:16

    desculpem pelo erros outograficos , a furia é tanta e a escassez do tempo não permite revisar ao texto .

    bjs e abraços

  21. Falaverdade

    23 de Setembro de 2010 at 18:56

    É verdade que o governo deveria ser mais organizado e prudente com as respeitivas bolsas de estudo…eu sou afavor de que todos devam usufruir de direitos iguais conforme a cisrcustância. O fato é de que existe uma clausula e ela não está sendo cumprida, portanto, qualquer alunos sente-se no direito de recorrer a uma Universidade privada, concretamente Fanor que é uma Universidade Nordestina e matricula-se e posteriormente se vincula a lista dos bolsita que de fato não é legal porque esses estudantes nao fazem parte do Programa PEC-G, e nem são acompanhados pela MEC, sendo que somos avaliado de semestre em semestre.
    Não quero aque menosprezar FANor, mas quero deixar bem claro que se trata duma Universidade onde muitos estudantes se recorrem para fazer sua graduação. Não tenho nada conta, muito pelo contrario, é uma mais-valia, no futuro com certeza teremos acumulo de excedente.

  22. Falaverdade

    23 de Setembro de 2010 at 18:59

    queria dizer circunstância

  23. Nome

    23 de Setembro de 2010 at 21:35

    Caros leitores,
    O autor desse “artigo” sofre de algum problema que apenas os especialistas poderão identificar. Porque é incompreensível para um estudante são-tomense que reside no Brasil na qualidade de bolseiro do Governo compactuar com algumas acusações que esse indivíduo vem fazendo, já há algum tempo a esta parte.
    Se existe um ou mais são-tomenses que realmente desistiram, ou se marginalizaram dos seus deveres e obrigações junto as instituições de ensino, não é caso para se generalizar nem fazer queixinhas!
    Quantos outros estudantes são-tomenses, com bolsa ou não, estão noutros países e abandonaram os estudos, por um outro motivo de força maior ou não?

    Na minha humilde opinião, o Ilunilson Fernandes, não passa de uma pessoa sem carácter e que não sabe separar o trigo do joio.
    Que existem problemas já identificados e inúmeras vezes foram enunciadas, isso todo mundo sabe! Por isso só pode ser uma luta triste essa insistência em apertar na mesma tecla. Por acaso o Ilunilson se sente mais prejudicado ou incomodado com a política levada a cabo pelo M. de Educação-S.T.P? A própria Embaixada do Brasil, já apresentou em S. Tomé, diversas alternativas para solução de alguns desses problemas relacionados com atribuição e envio de bolsas de estudos.

    A Sra. “Maria leva leva” é outra pessoa que precisa de intervenção de um especialista porque a tamanha barbaridade só pode sair de uma pessoa em dificuldades. Enfim…

    Espero que ocorra mudanças suficientes em S.T.P, para que certas mentalidades também mudem. Já dizia um professor meu: “Um indivíduo entra para a Universidade, mas muitas vezes, infelizmente, a Universidade não entra nele” – Jaime Saterdi

    São Tomé e Príncipe, um dia chegas lá! Força e Avante!!!

  24. Ilunilson Fernandes

    23 de Setembro de 2010 at 21:58

    Obrigado de uma forma ou de outra pelo comentário de cada um de vcs.

    Não conheço senhor FURRACÃO, porém gostaria esclarecer um dos vários equívocos da sua fala. Outra, vamos parar de se esconder por de trás de nomes fictícios.

    Antes faço votos para atermos ao conteúdo da minha opinião que é dirigida ao Ministério da Educação e não as pessoas individuais.

    Acredito que todos que estão estudando e ralando nesse país para adquirirem seu diploma e, mesmo assim, o governo corta a bolsa não deveriam ficar furiosos, uma vez que não estão fazendo turismo.

    Quem faz turismo são aqueles que recebem a grana da nação pobre como STP e acham que estou dedurando.

    Esclarecendo ao furacão quando fui para STP de férias não havia terminado o curso de bacharelato em ciências sociais. Terminei o curso com ênfase em sociologia em 2008 e política em 2009.

    Fui lesado na coordenação do Laily sim, mas, depois de enviar as documentações comprovando o vinculo acadêmico foram retroagidos os meses em atraso. Uns têm que comprovar vinculo acadêmico e outros não?

    A minha opinião é mais abrangente, uma vez que temos colegas que está estudando e mandou documentações de renovação, porém está sem receber a bolsa até agora.

    E esses que fazem turismo até maio que eu saiba estavam recebendo. Essa situação que me deixa entristecido com a atual coordenação da bolsa para o Brasil.

  25. Digno de Respeito

    24 de Setembro de 2010 at 1:05

    Caros conterrâneos,

    Acho este não é o espaço mais indicado para decladearem por academias porque o desenvolvimento só acontece com a colaboração de de todos e através da ideias diferentes. Nunca se esqueçam que a contradição é a fonte do desenvolvimento, por isso pouco importa ser académico no Brasil, China, Portugal, Russia, e……..

    Contudo, há uma situação que foi focalizado nos comentários e na minha opinião deve melhorar é mais atenção com as palavras, além das gráficas as ortográficas têm revelam-se mais. Isto sim é muito importante para qualquer académico que se preze de interesse pessoal.

    No meu entender, o país precisa de todos nós e cada um deve fazer a sua parte e de consciência tranquila. Apenas uma sugestão espero não ter deixado mágoa a quem quer que seja. Se sim, tb reconhecerei e com a vossa ajuda.

  26. Digno de Respeito

    24 de Setembro de 2010 at 1:06

    digo: (…)”degladearem” (…)

  27. Helves Santola

    24 de Setembro de 2010 at 4:04

    …a culpa dos erros é do tela non que deixa isso passar sem dar a mínima……..

  28. SUBÁ

    24 de Setembro de 2010 at 22:05

    Quero se o defensor da pátria? Esperteza, deverias é defender os alunos e não o governo que deixa filho de cada um passar fome nas terras estrangeiras…

    Vais ser recebido no tapete vermelho pelo governo…

    Continua assim que vais longe.

  29. Estou de saco cheio

    25 de Setembro de 2010 at 0:37

    O ESSENCIAL É O SUSTENTÁVEL (para reflexão)

    Contei meus anos e descobri que terei menos tempo
    para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.

    Tenho muito mais passado do que futuro.

    Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas.
    As primeiras, ele chupou displicente,
    mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

    Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
    Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.

    Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram,
    cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

    Já não tenho tempo para conversas intermináveis,
    para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.

    Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas,
    que apesar da idade cronológica, são imaturos.

    Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram
    pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.

    As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.
    Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa…

    Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana,
    que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade…

    Só há que caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.

    O essencial faz a vida valer a pena.
    E para mim, basta o essencial!

    Autor: Mário de Andrade

    • Justic

      26 de Setembro de 2010 at 15:11

      Man falas grande palavras em verso gostei escreve um livro, pois admirado fiquei com as suas palavras sabias. não sei se és da minha época ou não mas gostei

    • Estou de saco cheio

      8 de Outubro de 2010 at 17:30

      Oi Justic
      As palavras nao sao da minha autoria, somente as copiei do Mario de Andrade, tendo em conta que elas se enquadram perfeitamente no momento atual da minha vida. Sinceramente estou cansada disso tudo.

  30. dJENABO

    25 de Setembro de 2010 at 3:11

    Diante da tal situação infelizmente causada pelo senhor ilunilson Fernandes, tenho a dizer que por causa de atitudes dessas, que as pessoas falam mal de alunos de Brasil.

    É inoportuno um estudante formando ter atitude como a sua. O que eu pude aperceber é que você é uma pessoa medíocre, poderá ate fazer dois mestrados mais a tua competência, liderança, capacidade de discernir, continuará sempre fraca. As tuas barbaridades são compatíveis com a senhora Maria leva leva, que diz que os alunos de Brasil são fraquinhos. Na verdade fraquinha deve ser você, que não sabe que por mais que um aluno estude numa das melhores faculdades, se ele não se empenhar e correr atrás do saber não será bom, e isso tanto faz ser em Brasil, cuba, frança ou mesmo em Portugal.

    Sr Inlunilson, antes de referir a faculdade Privada no Brasil pesquise bem, antes de tirar suas conclusões deveria saber que não se deve concluir algo que se supõe, mais sim deve – se colocar uma problemática e trabalhar sobre a mesma.

    Sabes que as faculdades privadas no Brasil são avaliadas pela MEC,você é muito parvo quando diz que os alunos são todos consumidores; pois és consumidor do mundo rapaz, vives de consumo e para ti de certeza, que é também interesse particular do terceiro não é? Sinceramente gostaria muito de poder continuar dando-te umas lições que eu tenho a certeza que aprendes-te na faculdade mais como o teu puder de percepção é tão baixo que passou-te despercebido

  31. loribel

    26 de Setembro de 2010 at 9:18

    Muitos Fala muitos apontam e muito dizem mas o que é bom mesmo nada…
    “disse que disse” vem dez de São Tomé e Príncipe e muitos fazem o favor de lavar até outras culturas.
    Para que, para e falar mal daqui ou de outros, quando você mesmo não mudou o teu pensamento, se queres falar de injustiça e ma conduta foca-te em construir um melhor STP em vez de esta aqui a tentar levar a tua metade DO BOLO, porque sim todos os que leram e vão ler o que escreveste sabem no fundo que estas com ” uê xâ” e com uma enorme vontade de poder roubar um pouco la no governo, como já havia dito uma pessoa por cá ainda bem que deixas-te essa foto para a gente ver a tua cara.
    acredito também, que nem tudo o que disseste esta errado, seria de uma ma fé Enorme dizer isso então, o melhor mesmo é tentar não usar as pessoas para os teus fins ambiciosos, NÃO SOMOS SANTOMENSES IGNORANTES QUE POSSAS VIR COM UNS TRUQUES BARATOS E FALAR BONITO SOMOS ESTUDANTES COM CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA SABER QUE A TUA ATITUDES SÓ VAI PIORAR E NÃO MELHORAR NOSSO SÃO TOMÉ. DE BOAS INTENÇÕES SÃO TOMÉ ESTA CHEIO NO GOVERNO, NÃO PRECISAMOS DE MAS 1.
    Melhora os teus truques e melhora a tua visão

  32. Bili Uê

    26 de Setembro de 2010 at 20:14

    Sr. Ilunilson Fernandes Boa tarde.

    Quando te conhecí você era um cara da roça “Riba Mato” filho de pobres, do povo santomense. Tão pobres de não saberem direito o que era um café da manhã em condições.

    O que aconteceu com vc para se tornar numa pessoa tão amargurada, mediócre, desprezível, má e conflituosa?

    É essa proposta de profissional que vc quer nos brindar como membro atuante e filho de STP?

    Vc deve se lembrar do perfil dos alunos que chegaram no brasil em 2005. Alunos cujo mérito reuniram condições mínimas para se tornarem de forma legal *( pela primeira vez em STP) integrantes e participantes do PEC-G.

    Quem é vc para por em causa a competência e a funcionalidade das universidades privadas do Brasil? Tenho tido uma grande proximidade com alunos (santomenses, brasileiros, angolanos, guinienses, cabo-verdianos, moçambicanos, franceses, italianos etc em universidades públicas ou privadas, e não coloco em pauta a capacidade intelectual de ninguém porque não tenho como avaliar isso só a julgar por onde elas estudam. Existem universidades públicas muito muito ruins tmb vc sabe, e outras privadas que são referência no brasil vc sabe? Se informe mais.

    Foi preciso vc sair da roça em ST pra vir morar numa outra roça, para se tornar mais idiota ainda. Porque até onde o contexto geográfico e social mostra, São Carlos é interior de São Paulo. E acho que isto não tem absolutamente nada a ver porque independente disso conheço colegas santomenses em São Carlos que são e serão sempre referência enquanto estudante e ou profissional e pessoa humana.

    Vc deve estar beirando os 33 anos e já deve saber que independente de país região ou da faculdade, a pessoa é o que é e nada poderá traze-la à tona.
    Vc quer ser propositivo, porque não escreve um “projeto proposta” em que o governo pudesse tirar através da sua experiência no Brasil, concretizações reais que valorize ainda mais, os cérebros que são formados nestas grandes faculdades e universidades que têm pelo Brasil afora?

    Vc já teve a humildade de escrever uma carta individual de agradecimento ao Itamaraty e MRE do Brasil agradecendo a oportunidade de ter ou estar se formando no Brasil e de ter acima de tudo usufruído em diversas oportunidades de bolsas oferecidas por essas instituições?

    Muitos alunos que passaram por situação de pobreza (minimizada por diversos programas brasileiros de concessão de bolsas) e foram atualmente recusadas de renovação por existirem pessoas como vc, são alunos que vivem em 4 ou 5 anos sem sequer poder rever a família, em situação de stress e muitas veses de “marginalização racial” e nem por isso deixam de lado as suas obrigações pessoais e institucionais de comprometimento com os estudos(conheço pessoalmente dezenas deles).

    Cara, são mil coisas que tenho pra te questionar, como por exemplo qual teria sido o seu manifesto quando os nossos pressupostos representantes vindos ao brasil, se hospedam em hoteis 5 estrelas e muito mais.

    A arrogância não leva a lado algum, e em uma pessoa adulta quanto vc, fica feio demais além de ser patético.

    Abraços querido amigo, tudo de bom.

    Me escreva ioldbandeira@yahoo.com.br

  33. Bili Uê

    26 de Setembro de 2010 at 20:23

    Oba, nem sabia que vc já tinha ido passar férias em STP.

    Afinal vc é pobre ou não cara? Como vc conseguiu bancar a viajem? Tento isso há 5 anos rever a Family e não tem tido como, seu traíra falso.

    Estarei de volta em breve.

  34. Loribel

    27 de Setembro de 2010 at 11:20

    Desculpe mas não consigo para de pensar no que escreves-te.
    E venho MAS 1 VEZ lhe dizer o seguinte, não são as universidades que formam bons ou maus alunos,tu já deverias saber disso, os bons são feitos de determinação próprio, de luta seja la o que for como vc eu,formamos na mesma escola em São Tomé LICEU NACIONAL e nela tenha grandes cérebros e pelo visto também deixaram pequenos cérebros como vc passar. não ti conheço mas a muitos ai que ti conhecem e sabem que tu vieste de uma família humilde para chegar onde chegaste ou seja Brasil, tiveste que batalhar, logo, para, abre a mente e vê, podes até ter uma escola em baixo de uma ponte se vc lutar serás ate o melhor do mundo pois as escolas foram feitas pelos homens como vc que acharam para bem de humanidade transmitir conhecimento para melhorar a visão geral dos humanos como nos.
    SÓ TI TENHO A DIZER BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA.

  35. Loribel

    27 de Setembro de 2010 at 11:22

    ESPERO QUE SE TIVESTE O TRABALHO DE ESCREVER
    TENHA O TRABALHO DE LER O QUE AS PESSOAS ESCREVERAM PARA O TEU PRÓPRIO BEM.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top