Sem categoria

Universidade brasileira abre processo seletivo para estudantes estrangeiros

Numa nota enviada ao Téla Nón, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, diz que está com inscrições abertas para o processo selectivo de novos estudantes oriundos dos países africanos de língua portuguesa e Timor Leste.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada na cidade de Redenção, no Ceará – Brasil, está com inscrições abertas para o processo seletivo de novos estudantes oriundos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Ao todo, são 192 vagas distribuídas nos sete cursos de graduação da universidade, são eles: Ciências da Natureza e Matemática (18), Enfermagem (18), Letras – Língua Portuguesa (20), Administração Pública (20), Agronomia (18), Engenharia de Energias (18) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (80). As inscrições seguem até o dia 25 de fevereiro.

Para participar da seleção, o candidato deve seguir os seguintes critérios: ter entre 18 anos completos e 29 anos incompletos, até a data de inscrição; ter concluído o Ensino Médio (Secundário) até a data de inscrição; não ter sido beneficiado com qualquer bolsa ou programa do Estado brasileiro; não ter concluído qualquer curso superior (bacharelado, licenciatura, tecnológico) em instituição pública no Brasil.

O processo de inscrição está dividido em duas etapas: na primeira, o candidato deve preencher o formulário eletrônico, disponível no site da Unilab (www.unilab.edu.br), indicando a primeira e a segunda opções de curso (o candidato só concorrerá ao curso de sua 2ª opção, caso as vagas para esse curso não tenham sido preenchidas por candidatos de 1ª opção). Após o preenchimento dos dados, é necessário assinar a cópia impressa. Na segunda etapa, o interessado deve entregar nas Missões Diplomáticas brasileiras de seus países os documentos exigidos:

– Cópia impressa do formulário eletrônico de inscrição, datada e assinada;

– Certidão de nascimento;

– Passaporte;

– Histórico escolar, com relação das disciplinas cursadas e notas obtidas de todos os anos do Ensino Médio;

– Certificado de conclusão do Ensino Médio

– Atestado de saúde física e mental recente, com, no máximo, 30 dias de expedido;

– Documentação que comprove meios de subsistência;

A seleção consistirá na análise do histórico escolar do candidato e na correção de uma redação, em que serão avaliados os critérios de adequação, coerência e coesão, clareza e domínio da Língua Portuguesa.

Os candidatos serão classificados de acordo com o princípio da equidade na distribuição das vagas entre os países parceiros e a ordem de classificação do estudante, segundo a nota final da avaliação. Caso não sejam preenchidas as vagas disponibilizadas em um curso, para um ou mais países, estas serão remanejadas para outro país, em que haja candidatos aprovados.

A divulgação do resultado está prevista para abril. Após a publicação das listas preliminares, os candidatos terão até 10 dias úteis para assinar a Confirmação de Interesse, na Missão Diplomática onde se inscreveu. O período, local e horário de matrícula dos estudantes estrangeiros selecionados serão informados durante a divulgação da classificação final. O início das aulas está marcado para o dia 03 de junho de 2013.

A Unilab

É uma instituição pública brasileira de ensino superior, criada em julho de 2010, que, em parceria com outros países, principalmente do mundo lusófono, desenvolve formas de crescimento econômico, político e social entre os estudantes, formando cidadãos capazes de multiplicar o aprendizado. Os cursos ofertados pela universidade são Ciências da Natureza e Matemática, Enfermagem, Letras – Língua Portuguesa, Administração Pública, Agronomia, Engenharia de Energias e Bacharelado em Humanidades. Atualmente, a Unilab conta com 200 estudantes oriundos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Para ver o edital e obter mais informações, acesse o site da Unilab: www.unilab.edu.br

Contatos:

Reginaldo Aguiar – assessor de comunicação

(85) 3332.1330 / 8892.5881

4 Comments

4 Comments

  1. Cotateco

    5 de Fevereiro de 2013 at 14:26

    Tentem saber se vão ter bolsa do governo brasileiro antes de se inscreverem. Não contem com a bolsa do governo!

  2. TELÁ SÁ GINÓM

    7 de Fevereiro de 2013 at 8:24

    Utopia, miragem, realidade – pelo conhecimento nunca devemos cansar de buscar e procurar, seja onde for

  3. Chris Allen

    8 de Fevereiro de 2013 at 8:35

    Por experiencia e feedback dos que la estudam, procurem se informar antes de ir. O valor pago pela escola aos estudantes não é suficiente para morar na Redenção “Interior do Ceará”. O custo para se morar la é bem mais alto do que lhe pagam.
    Mas não é uma oportunidade de se perder mas garantam alguém para vou enviar algo mais, como por exemplo o governo Santomense.
    Nota: Morrei na cidade do ceará por 6 anos.

  4. Salvador António Muchanga

    17 de Fevereiro de 2013 at 22:42

    Cmo posso confirmas se o governo brasileiro dará a bolsa ou não.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top