Sem categoria

Gabão : Jean Ping vai desafiar Ali Bongo Ondimba nas eleições de 2016

A Imprensa gabonesa noticiou a vontade do antigo Presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, de ser candidato às eleições presidenciais de 2016 no Gabão. Jean Ping de 71 anos será o principal adversário do actual Presidente Ali Bongo, que assegura o reinado de mais de 47 anos da família Bongo na presidência do Gabão.

A República do Gabon, vizinho mais próximo de São Tomé e Príncipe, é o quarto maior produtor de petróleo da África subsariana. Há 47 anos que vem sendo dirigido pela família Bongo. O Pai Omar Bongo foi substituído após a sua morte pelo filho Ali, após eleições muito disputadas e nada pacíficas sobretudo após a publicação dos resultados definitivos.

Ali Bongo foi eleito Presidente do Gabão com menos de 50% dos votos expressos nas urnas. A lei gabonesa não obriga a obtenção de 50% mis 1 voto para ser-se eleito Presidente da República. O candidato que conseguir maior percentagem vence automaticamente o acto eleitoral.

Para as eleições de 2016, o Presidente Ali Bongo, deverá enfrentar um adversário de peso. Jean Ping, ex – Presidente da Comissão da União Africana. «Se o povo gabonês me pedir para ser candidato às eleições presidenciais de 2016, eu aceitarei», referiu Jean Ping em declarações a imprensa gabonesa.

Jean Ping foi durante 9 anos, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Gabão durante o reinado do presidente Omar Bongo Ondimba. Regressou ao Gabão em 2012 após alguns anos ao serviço da União Africana.

Abel Veiga

3 Comments

3 Comments

  1. Juven

    21 de Fevereiro de 2014 at 13:45

    Muito bem. A democracia é assim mesmo.

  2. Le di Alami

    21 de Fevereiro de 2014 at 20:11

    Esse tem cara de chines

    • budo_budo

      22 de Fevereiro de 2014 at 6:57

      Só cara o coração não .Nós tivemos um primeiro ministro com cara de forro mas com coração estrangeiro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top