Sociedade

Um Desafio Chamado “Cancro”

Atento danilo.jpg as questões da sua terra natal, Danilo Salvaterra, emigrante em Portugal, chama a atenção das autoridades para o aumento de doenças cancerígenas, sobretudo no seio das crianças. O número de casos não para de aumentar com base nos registos de algumas crianças que são evacuadas para tratamento em Portugal.

 

 

Afinal o que se passa em S.Tomé e Príncipe que tem levado ao aumento de casos diagnósticados como cancro ?

Não quero falar de adultos. Falo tão simplesmente de casos de diagnósticos de cancro em crianças santomenses. As que podem claro, têm passado pelo Instituto de Oncologia. A casa ACREDITAR em Lisboa, tem servido de consolo para várias familias. Infelizmente nem todos os casos têm sido bem sucedidos.

Olho o assunto com preocupação porque não há razões aparentes para o aumento de diagnósticos positivos desta enfermedade em S.Tomé e Príncipe, se bem que os costumes têm-se alterados.

Não sei qual tem sido as preocupações e nem se o Estado santomense tem tido em linha de conta a situação. Sou apologista que se faça em S.Tomé e Príncipe um estudo minucioso da incidência da doença, de forma a se encontrar as razões, como ainda acautelar as acções que possam estar a provocar este aumento.

O número das crianças afectadas nos ultimos anos é elevado. Isto é um facto que ninguém pode negar. Deixo o alerta para os entendidos e a quem de direito.

Os radares electrónicos, as antenas várias, os residuos / lixos  de que se fala que são largados nos mares de S.Tomé e Príncipe, e mais coisas não estarão por detrás de tudo isto ?.

Embora tarde, porque muitas crianças já lhe foram diagnósticadas a doença ou simplesmente faleceram ignoradas ou não com a doença, lanço ao poder politico santomense o desafio :

O problema é grave, e pode mesmo comprometer gerações. Mas tem solução. Questionem e procurem soluções, pelo menos como forma de homenagear as crianças já desaparecidas fisicamente vitimas do cancro.

Danilo Salvaterra

Um dia antes do 11 de Setembro de 2008

——————————————————————————————————

PS Não conheço estudos governamentais sobre o assunto em S.Tomé e Príncipe. Caso alguém tenha, ou conheça solicito que me facultem um exemplar.

To Top