“Projecto Educação Para Todos” vai arrancar em S.Tomé já no próximo ano lectivo

15 Agosto 2009
Comentario encerado
“Projecto Educação Para Todos” vai arrancar em S.Tomé já no próximo ano lectivo

O Ministério da Educação, Juventude e Cultura e o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento assinaram um acordo de financiamento para o arranque do Projecto “Educação Para Todos” no valor de 4.696.707,10 euros. O projecto que terá a duração de quatro anos foi assinado pelo titular da pasta da educação, Jorge Bom Jesus, e por Augusto Manuel Correia, presidente do IPAD.

O Projecto de Dinamização do Ensino Secundário em São Tomé e Príncipe vem substituir o Programa de Apoio ao Ensino Secundário que também foi promovido com o apoio da Cooperação Portuguesa. Tal encerramento não terá consequências, nomeadamente, sobre os cursos secundários profissionalmente qualificados, que serão integrados e consolidados no novo projecto. “Educação Para Todos” foi enquadrado no novo instrumento da cooperação portuguesa para o relançamento da língua portuguesa.

Augusto Manuel Correia espera que este projecto venha a ser uma alavanca muito importante para a dinamização do ensino no arquipélago. “Ele vai focalizar fundamentalmente na capacitação dos professores são-tomenses. A ideia que nós temos para a fase que iniciamos prende-se fundamentalmente com a formação e a qualificação de quadros de S.Tomé e Príncipe para a área da educação. Eu não estou a falar apenas dos professores, estou a falar de todo o ministério e de toda a gestão escolar, que é uma situação muito importante”. Avançou ainda esperar que o novo projecto tenha sucesso a semelhança do que acontece na área da saúde onde foram escolhidos santomenses para liderar localmente o projecto. ”Obviamente numa primeira fase ainda com o apoio de alguns professores portugueses”, concluiu.

O ministro da educação considera ser um projecto de capital importância na medida em que começou há alguns anos no país a reforma e a modernização do sistema de ensino santomense numa perspectiva de dotá-lo de maior qualidade. “Começamos ao nível do ensino básico. Hoje, nós, graças a cooperação portuguesa, vamos encetar a reforma e a dinamização também do ensino secundário nas valências da organização ao nível institucional, do ponto de vista curricular e também ao nível da formação e capacitação dos nossos quadros”. Sublinhou Jorge Bom Jesus para depois sublinhar que os sistemas de ensinos são-tomenses têm que acompanhar a evolução, não só da sociedade nacional, como também de tudo aquilo que passa ao nível do mundo. “O nosso sistema de ensino secundário precisa de adaptar-se. Nós precisamos de diversificar, e este projecto vai também encontrar a resposta ao nível do ensino profissionalmente qualificante. Nós precisamos de associar o saber ao saber fazer”.

Importa salientar que o Instituto Marquês Valle Flor que vai executá-lo já deu o início as actividades preparatórias indispensáveis para que o próximo ano lectivo decora já sob a égide deste projecto.

Fernando Ramos

Artigos Relacionados:
 
Comentários (0)

Comentários estão fechados.