Sociedade

20º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança

criancas-de-roca.jpgComemora-se na próxima sexta-feira, dia 20 do mês corrente, os 20 anos da Convenção relativa aos Direitos da Criança.

Para a celebração deste dia, serão realizadas várias actividades. Estão programadas o lançamento da Edição Especial do Relatório sobre a Situação Mundial da Infância, atelier sobre “Orçamentar a favor das crianças” com o envolvimento da UE, feira da CDC (Convenção dos Direitos da Criança) com exposição de todas as ONG’s, concurso de Redacção pelos alunos do ensino secundário “O que eu ganhei com a CDC?”.

É de salientar que neste ano, a UNICEF  vai nomear o Bebé CDC.  Isto é, cada maternidade (Central, Neves, Guadalupe, Angolares e Príncipe) deverá apurar o primeiro bebé que nascer no dia 20 de Novembro. O Bebé CDC será acompanhado pela UNICEF até aos 5 anos, uma vez que há maior probabilidade de mortalidade nos primeiros 5 anos de vida.

No 20º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança será também realizado um debate público na TVS e na RNSTP sobre o 2º Relatório são-tomense da CDC a ser enviado ao Comité dos Direitos da Criança de Genebra. O 1º Relatório foi enviado em 2005.

Katya Aragão

To Top