Sociedade

Vamos sorrir ! Vamos ser simpáticos com os turistas!

framboesa.jpgO desafio é lançado por Luís Beirão. Conhecido operador turístico em São Tomé e Príncipe, Luís Beirão faz ecoar a sua voz através do Téla Nón para chegar a todos os são-tomenses. Uma acção pedagógica que as instituições de direito não têm promovido, mas que o operador turístico convida os são-tomenses a abraçar. Com cesta de framboesa nas mãos, como ilustra a fotografia, ou com outros valores do país, os são-tomenses são convidados a assimilar uma mentalidade, um comportamento que transforma o turísmo num factor de desenvolvimento económico e social.

Quando estive na Tailândia, fiquei impressionado com o cuidado como eram tratados os turistas. Desde os serviços de controlo de entrada no aeroporto, aos cafés, aos restaurantes, às lojas, aos hotéis, às ruas, enfim, em todos os lados. O turista é uma fonte de riqueza e assim sendo há que tratar deles com o devido cuidado.

Sei que estamos no início desta caminhada, mas é urgente começar a preparação. Precisamos dar estas informações ao nosso povo; Comecemos agora!

Povo, eles estão aí!

Bem, vamo-nos preparar para os receber, nas recepções dos hotéis, às mesas dos restaurantes, nas lojas, nas ruas, nas repartições públicas, nas roças, etc

Vamos sorrir!

Vamos ser simpáticos!

Vamos respeitá-los, acolhê-los!

Enfim vamos fazer aquilo que sabemos bem fazer, mas que ninguém nos tinha dito que era importante fazer.

Também valia a pena avisar os nossos garotos nas roças para não atirarem pedras quando não lhes dão doces, melhor …vamos pedir-lhes que não peçam nem doces nem euros. Vamos lhes dar um cestinho com framboesas ou rosas ou coco para venderem aos turistas. Eles vão gostar e nós vamos-nos sentir muito melhor…Leve-leve…

Luís Beirão

To Top