Sociedade

Novo Cartão de Identificação Fiscal em 2010

diallo.jpgA Direcção dos Impostos vai introduzir a partir do próximo ano um novo cartão fiscal, que será magnético. A Embaixada de Portugal fez na última semana a entrega de 105 mil cartões electrónicos,  duas impressoras e um computador com programa de produção e impressão para os cartões.

O director dos Impostos, Diallo Santos, referiu algumas das vantagens do novo cartão. “O antigo cartão de identificação fiscal era feito de cartolina, material que se degrada facilmente. A olho nu não se podia distinguir uma pessoa singular da pessoa colectiva, de uma ONG, de um órgão de soberania e das missões diplomáticas. Agora já é possível fazer essa distinção. Aos números foram acrescidos mais 3 dígitos de acordo com o padrão internacional dos cartões de identificação fiscal que têm 9 dígitos.”

Diallo Santos acrescentou que a partir da primeira semana de Janeiro, já serão emitidos cartões com o novo modelo. Disse ainda que será divulgada nos meios de comunicação social, informação relativa ao modo como as pessoas farão a substituição do cartão.

No lote dos equipamentos ofertados estão incluídos novos impressos que serão preenchidos pelos funcionários das respectivas direcções. Será apresentado um plano para a substituição dos cartões antigos. Os cartões entrarão em circulação a partir de Janeiro de 2010.

Katya Aragão

To Top