Sociedade

CST triplica velocidade da Internet e anuncia modernização do serviço móvel

cst.jpgActualmente com um clic o são-tomense sente que o serviço móvel está mais veloz. O serviço que durante muito tempo reagia leve-leve, a solicitação dos internautas, está agora três vezes mais rápido. A CST única empresa são-tomense de telecomunicações, aproveitou para anunciar também inovações para o serviço móvel.

A velocidade da internet triplicou em São Tomé e Príncipe, e a companhia de telecomunicações, aposta na inovação do serviço. «Vamos aumentar o investimento na largura da banda internacional, para no futuro breve lançarmos internet nos telemóveis», anunciou o Director Comercial da CST.

Emery d´Alva, explicou que antes mesmo dos são-tomenses poderem aceder a Internet nos telemóveis, a prioridade da empresa é trabalhar para que ainda este ano, o acesso ao serviço internet seja móvel, ou seja, com um computador portátil, o cliente pode aceder ao serviço em qualquer ponto do país, sem necessidade de recorrer a cabos de transmissão. «Vamos procurar tornar internet móvel, que é as pessoas a partir dos seus portáteis poderem aceder a internet e este é um projecto já para este ano», garantiu o Director Comercial.

Para os telemóveis também estão programados serviços inovadores. «Internet nos telemóveis, é com 3G(terceira geração) e isso exige que a nossa largura de banda internacional seja maior. Isso vai ser possível muito brevemente com os investimentos que estamos a realizar», sublinhou.

A CST, diz também que pretende ainda este ano, introduzir o serviço Kolmi, bem como a transferência de saldos de um telemóvel para outro. Para isso a empresa vai investir na instalação de uma nova estação terrena no país.

A empresa de capital misto, estado são-tomense com 49% das acções e a Portugal Telecom com 51%, anuncia novos serviços numa altura em que alterou a numeração telefónica de 6 para 7 dígitos. Uma alteração que segundo o administrador delegado da companhia de telecomunicações, foi proposta pela Autoridade Geral de Regulação (AGER), como um dos passos com vista ao início da concorrência no mercado de telecomunicações.

Alberto Jardim, explicou que para o caso do serviço móvel as iniciais 99 serão sempre da CST. A próxima empresa que entrar no mercado terá outras iniciais que poderão 97,etc.

Abel Veiga

To Top