Sociedade

Deputado denuncia Cerveja Rosema como sendo ameaça a saúde pública

Pires Neto (na foto) deputado da coligação MDFM-PL, aproveitou a sessão parlamentar de terça – feira para chamar a atenção da população para o perigo que representa o consumo da cerveja rosema. Uma cerveja que agora apresenta bichos e poeiras no seu conteúdo, denunciou o deputado. A única cervejeira nacional está mergulhada numa polémica judicial, e está actualmente a ser gerida por empresários – políticos são-tomenses.

Antes de fazer a denúncia o deputado Pires Neto avisou que o que ia dizer, poderia chocar algumas pessoas presentes na sessão plenária. Efectivamente dois deputados presentes na sessão parlamentar, são actualmente altos dirigentes da Cervejeira Rosema. «É uma pena que a única fábrica de cerveja que temos. Para nós que bebemos a cerveja nacional, passamos a beber um produto sujo, com bicho, poeiras, e tudo mais», afirmou o deputado.

A cervejeira Rosema que desde a década de 90 foi vendida pelo estado são-tomense ao empresário angolano Melo Xavier, cresceu bastante em termos de qualidade. No entanto desde o ano passado que a administração da cervejeira, passou para as mãos de empresários-políticos são-tomenses, num negócio polémico acompanhado por um processo judicial, que ainda corre os seus trâmites nos tribunais são-tomenses e angolanos.

As acções da empresa continuam na posse do empresário angolano Melo Xavier, mas por ordem do tribunal regional de Lembá, a fábrica foi vendida a um outro grupo, e a administração da mesma entregue a um grupo são-tomense liderado por dois deputados, ambos do MLSTP/PSD.

Presentes na sessão plenária os dois deputados, nomeadamente António Monteiro que desempenha as funções de Director Geral da Cervejeira e Nino Monteiro, não reagiram a grave denúncia feita pelo deputado Pires Neto, que continuou a criticar a quebra de qualidade da cerveja nacional. «Temos que mostrar ao povo o que estamos a beber. Não sei que tipo de ingredientes é que está a ser utilizado na produção da cerveja. Quero chamar a atenção daqueles que são do meu nível e que bebem a cerveja nacional para terem muita atenção com a cerveja Rosema», reforçou Pires Neto.

O deputado da coligação MDFM-PCD, apelou a população a denunciar o mau estado da cerveja. Pires Neto disse estar disposto a apresentar para a imprensa as garrafas de cerveja com poeiras e bichos.

Note-se que no passado dia 1 de Maio, por ocasião da festa dos trabalhadores, o governo fez questão de presidir a festa dos trabalhadores na Cervejeira Rosema, num acto de solidariedade para com a actual administração, apesar de a empresa ser alvo de um litígio judicial, ainda sem desfecho e que corre os seus trâmites nos tribunais são-tomenses e angolanos.

Abel Veiga

    44 comentários

44 comentários

  1. Luís

    19 de Maio de 2010 as 7:04

    Que pena, eu que adoro a cerveja nacional.
    Já bebi muita Rosema.

  2. fernando

    19 de Maio de 2010 as 9:04

    Lá razões deve ter o deputado para trazer este assunto de saúde pública a este foro de representação nacional. É pena, nós não consumimos cerveja, por opção. Ficamos marginalizados por achar que o debate deveria centrar-se em assuntos mais importantes e há tantos!….E quando discutirão coisas como a luta contra a corrupção, a incompetência e males deste género?
    Fernando

  3. António D' Assunção

    19 de Maio de 2010 as 10:00

    Não tenho muito que dizer, simplesmente quero perguntar ao nosso deputado v.exelencia Pires Neto, porquê agora chamar a atenção da população para o perigo que representa o consumo da cerveja rosema?
    Quantas cervejas rosema o sr. deputado não bebeu?
    O que a v. exelencia quer sei eu…
    Santomenses nunca muda de cenario…
    Sempre a criticar…

  4. dasneves

    19 de Maio de 2010 as 10:29

    Beber cerveja nacional, é correr risco.
    No decorrer de um pequeno-almoço com búzio de mato frito, com fruta-pão assada e acompanhada com cerveja nacional, fomos surpreendidos, quando a cerveja já estava metade, que a garrafa de cerveja continha uma carica morgada por dentro.
    Como não bastasse, compramos mais cervejas e constatamos que uma continha carica por dentro. Ainda temos essa cerveja connosco. Espero que o Ministério Público tome em conta essa denúncia do Deputado. HV – dasneves

  5. orlando

    19 de Maio de 2010 as 10:39

    E uma pena minha linda terra,cinseramente,que eu estou a ver que entregan a fabrica num estrangeiro

  6. Silva

    19 de Maio de 2010 as 11:01

    Nos somos uns povos muito ingratos, é só ouvir a dizer os nossos políticos que alguma coisa esta mal para começamos a maldizer disso e é isso que o Sr. Deputado Pires Neto quer.
    Por mim esse assunto é para ser resolvido entre o Sr. Deputado e órgãos que fazem parte da administração da tal empresa, e não queimar a única fábrica de cerveja que temos como o Sr. mesmo disse.
    O Sr. Deputado Pires Neto vai ao parlamento chamar a atenção da população para o perigo que representa o consumo da cerveja rosema. «Uma cerveja que agora apresenta bichos e poeiras no seu conteúdo» disse o Sr. Deputado. Com que desígnio?
    O que eu quero e os demais que está forra do país e não só são provas concretas, como se fizeram uma inspecção na empresa, se tem algo escrito, não vale a pena só dizer no parlamento que a cerveja é uma cerveja suja.
    O nosso deputado não sabe o que diz…. «É uma pena que a única fábrica de cerveja que temos. Para nós que bebemos a cerveja nacional, passamos a beber um produto sujo, com bicho, poeiras, e tudo mais» Essa frase é uma frase impudente Sr. Deputado …
    «Temos que mostrar ao povo o que estamos a beber. Não sei que tipo de ingredientes é que está a ser utilizado na produção da cerveja. Quero chamar a atenção daqueles que são do meu nível e que bebem a cerveja nacional para terem muita atenção com a cerveja Rosema» reforçou Sr. Deputado
    Quando bebia cerveja rosema sabia tipo de ingredientes que utilizavam na produção de cerveja Sr. Deputado?
    Queremos provas concretas Sr. Deputado… A meu ver essa administração não esta a agradar o Sr. Deputado …. Tenha calma Sr. Deputado que as Coisas vão melhorar por seu lado e por favor faça com que as pessoas acreditem em si apresentando provas concretas e não apresentar para a imprensa as garrafas de cerveja com poeiras e bichos, é de relembrar o Sr. Deputado que uma garrafa de cerveja pode simplesmente ser manipulada. Portanto essa prova deixa de ser concreta.

    Peço desculpa se disse coisas sem pé sem cabeça…

  7. Filho de Deus

    19 de Maio de 2010 as 11:32

    DE FACTO A QUALIDADE DA CERVEJA ROSEMA TEM CAÍDO NOS ULTIMOS TEMPOS SIM, E SE ISSO SERVE DE INSETIVO PARA QUE A FÁBRICA MELHORE A QAULIDADE DA CERVEJA EU TAMBEM APOIO, NÃO SÓ PELOS BICHOS E POERAS MAS TAMBÉM PARA DEIXAR A CERVEJA UM POUCO MAIS TEMPO NA CUBA.
    OUTRO APELO A DEPOTADO, JA QUE ELE ESTE ESTA UM POUCO LIGADO AO VINHO DA PALMA VÊ SE PEDE AOS SEUS COLEGAS PARA NÃO BATIPZAR ( POR ÁGUA,. FARINHA DE TRIGI. ÁGUIA DE ARROZ , ÁGUA DE DÁWA,…) VAIRAS VEZES UMA VEZ QUE O POVO TAMBÉM NÃO MERECE ISTO……

  8. Jorge Jose Da Mata

    19 de Maio de 2010 as 12:04

    O sr Pires Neto ja tirou muito vinho de palma com muito mais poeira por isso…
    Esse nosso amigo “Filho de Deus” poupa-nos com os seus comentarios. Aprenda primeiro a escrever e dp o comentario.
    Perdoe-me os acentos.

  9. edgar (london)

    19 de Maio de 2010 as 12:24

    Sr. Fernando acha que a questao de saude publica nao e importante para a casa parlamentar? Que pena! Por isso nao saimos do ponto em ki estamos.

  10. pires

    19 de Maio de 2010 as 14:29

    Deixa de critica ajude a melhorar.

    • carlinho Tiny

      20 de Maio de 2010 as 7:40

      claro com críticas boas como essa

    • atento

      22 de Maio de 2010 as 22:06

      ajudar a melhorar?aonde?em stp? se chegas com alguma ideia para ajudar o pais es logo barrado pelo polvo (politicos).e triste mas so quando comeren uns aus outros a coisa vai ficar bom pois ja comen cao e gatos e ratos ja nao esta longe.desculpen qualquer coisa…..

  11. Gil

    19 de Maio de 2010 as 14:54

    Antes de comentar, gostaria de sugerir ao Telá Nón, para limitar ou disciplinar a quantidade de caracteres disponibilizados nos comentários, pois, entendo que o espaço é para comentar e não desabafar, tão pouco possuir textos extensos.
    Quanto a notícia, é de louvar a atitude do Exmo. Deputado da República, pois de facto, qualquer nação que se preze deve estar atenta a Saúde e Educação do seu povo. Infelizmente, é a forma que se dispõe em São Tomé para chamar a atenção da população para esse tipo de coisas, pois em regimes organizados em que cada órgão cumpre o seu papel, a vigilância sanitária deveria ser accionada e caso confirmassem tal ameaça a saúde pública, a licença ou alvará da unidade fabril seria assim cassada e a fábrica multada. Mas como é São Tomé, fica numa simples chamada de atenção a população, enfim…

  12. santos

    19 de Maio de 2010 as 15:08

    Efectivamente a qualidade da cerveja nacional baixou drasticamente nos últimos tempos. E já presenciei uma situação em que numa garrafa de cerveja Rosema havia uma série de imundícies o que levou a pessoa que a comprou a deitá-la fora. Medidas devem ser tomadas pelos sectores competentes, porque de facto é uma atentado à saúde pública.Tem que haver controlo.

  13. adelino viegas

    19 de Maio de 2010 as 15:28

    para me que bebe cerveja ja constatei as ameacas a minha unica saude ,tanto para todos os outros bebedores.obrigado pIRES Neto pela coragem que teve.obrigado.
    adelino

  14. jorge

    19 de Maio de 2010 as 15:31

    só as pessoas do seu nivel é que têm que tomar cuidado com a cerveja rosema? lol
    É tempo de discutir os problemas reais do país como a fome, a desigualdade, corrupção, etc…

    será que ja debateram o desvio de água do hospital Ayres de Menezes? tenho dito

  15. R.Barros

    19 de Maio de 2010 as 18:07

    Primeiro o mais importante era mandar fazer uma análise as cervejas rosema.
    segundo se estiverem realmete estragadas ou com problemas arranjar uma solução , não esquecendo de localizar os culpados e claro responsabiliza-los.
    Agora se o deputado esta a difamar o país por expor um problema que embora na ótica de alguns seja menos importante, em relação ao outros problemas que enfrentamos, isto é uma mentira.
    O deputado quis ajudar e não prejudicar ninguém em concreto, julgo eu.(mera opinião sujeita a criticas, aprendemos com as criticas. Nâo percebo o porque de retirar das mãos do empresário Mello Xavier, o controlo da empresa, se o polémico caso ainda não foi resolvido em tribunal. E uma vez que como afirma o senhor Abel Veiga, fez subir a qualidade desta empresa nacional de cerveja, Alguém me explique?

  16. Pedro

    19 de Maio de 2010 as 19:01

    Como diz um amigo meu…” nós somos duros”
    São-tomense não morre assim só de qualquer maneira. Se com leite e manteiga nós n morremos, não é com birra com carica lá dentro é que vai nos derrubar!
    Fuiiiiiiiiiiiiiii

  17. Pensador

    19 de Maio de 2010 as 19:02

    LI E VI Q ALGUNS CRITICAM DE FORMA NEGATIVA A DECLARAÇÃO DO DEPUTADO…PERGUNTO!!!

    “”GANHAR DINHEIRO COM A DEGRADAÇÃO DA SAÚDE DOS OUTROS NÃO E’ CORRUPÇÃO???””

    NOS OS SÃO TOMENSES DEVEMOS ABRIR UM POUCO A NOSSA MENTE E TENTARMOS SER MAIS INTELIGENTES E COMPETENTES…PENSO Q INICIATIVAS DESSE TIPO SÃO DE LOUVAR E SI FORMOS RESOLVENDO ESTES PEQUENOS PROBLEMAS UM DIA VAMOS TER UM PAIS MAIOR..

  18. Pedro

    19 de Maio de 2010 as 19:09

    http://cascagoloso.gofreeserve.com

    Uma forma diferente de pensar São Tomé e Príncipe.

    Fuiiiiiiii

  19. bebedor de nacional

    19 de Maio de 2010 as 19:56

    pesquise na internet para ver qual fabrica independente do tamanho não tenha produtos com problemas, desde que aceitem a troca… é a unica fabrica deste pais que continua em atividade…. axo que vou tomar uma nacinal agora para rir desde “excelentissimo”. imagino que ele esta tomando uma cerveja nacional e pensando o que falar amanhã.

    • Helder Leitão D´Alva

      19 de Maio de 2010 as 21:56

      Meus senhores,o país tem problema muito mas grave para se resolver,porquê não concentrar-mos nelas.Com tantos deputados que temos,nimguem levanta mas problemas?
      Será que está tudo bem? Se o povo paga aos deputados para resolver os seus problemas porquê não os faz? É uma vergonha meus deputados.

  20. dudu

    19 de Maio de 2010 as 22:02

    olha para mim isto tudu nao passa de uma luta de politicos nada mais do k algo pessoal…

  21. N.CAPELA(BIRMINGHAM)

    19 de Maio de 2010 as 23:38

    E de louvar a denuncia do Sr deputado”NETO” com relacao a cerveja Rozema,mas seria bom que o sr deputado tambem denunciasse o risco que corre a nossa populacao e o nosso meio ambiente pela forma como os seus ex colegas de profissao(vianteiros) tem matado as nossas palmeiras em extrairem o nosso famoso vinho da palma”PUMB” e do nosso “whisky”(cacharamba)que e feita com pilhas e milho.

  22. ALEX SACA PAPO

    20 de Maio de 2010 as 0:06

    DESCULPE SENHOR DEPUTADO! NÃO ACHA MAIS URGENTE DISCUTIR COM OS ‘RATOS DE CAMPO’ PARA QUE POSSAM REPOR A AGUA QUE RETIRARAM AO HOSPITAL? O SENHOR DEPUTADO JÁ TEM IDADE DE PERCEBER QUE CERVEJA, BEBE QUEM QUER E AO HOSPITAL, VAI QUEM PRECISA. NÃO SE ESQUEÇA QUE AI VEM A CAMAPANHA, E O BANHO SERÁ DA NOSSA CERVEJA NACIONAL. E QUEM ESTÁ NO HOSPITAL, TOMA BANHO COM QUÊ? PENSE NISSO SENHOR DEPUTADO E APRENDA A PRIORIZAR AS COISAS.

  23. Pensador

    20 de Maio de 2010 as 8:57

    BEBEDOR de NACIONAL exigir qualidade e’ uma demostracao de grandeza. Ate quando vamos continuar a contentar com um pedaço de jaca.
    Depois pessoas como tu, reclamam que os q estão la em cima estão a roubar.
    Podes beber mais uma nacional e degradar a tua saúde… mas deixe aqueles q gostam da sua terem a possibilidade de si cuidarem.

  24. Lima

    20 de Maio de 2010 as 11:12

    Penso q o sr.Deputado como representante do povo devia remeter a direcção competente para uma melhor avaliação e acompanhamento do processo produtivo da cerveja rosema. Independentemente das poeras e outros, nocivos a saude, o q prende é dar-nos a conhecer a composição quimica da cerveja. Esta critica feita pelo deputado embora intencionalmente melhorar a sua qualidade, tem outra parte q é aumentar o indice de importação. Portanto, devemos promover o q é nosso não criticando com espirito olhocheista. Aconselho o deputado em nome do povo a interpor judicialmente contra a cervejaria.rosema. So assim estará acontribuir para desenvolvimento deste país.

  25. Guilherme

    20 de Maio de 2010 as 12:15

    A denúncia do Deputado Pires merece uma intervenção e clarificação urgente da Direcção da saúde publica,da Associação de Defesa dos Consumidores e da propria Direcção Excecutiva da Rozema. Porque razão até agora as autoridades competentes não se pronunciaram sobre o assunto ? Espero que possiveis consequências do consumo desta cerveja “agora impropria” não seja surtus de diareias, alergias, vomitos, dores de barriga,etc,etc. Ao confirmarem-se as denucias do Deputado Pires, poderemos estar perante uma ameaça séria para a saúde publica e não só.
    Que Deus nos proteja.

  26. RITA

    20 de Maio de 2010 as 15:27

    ENTAO , QUE TAL DOS QUE NAO ESTAO NO SEU NIVEL SR. DEPUTADO ? PODEM BEBER ….?

    • Jorge

      20 de Maio de 2010 as 17:00

      Vê se entende oh cara!!
      O deputado quando se refere “daqueles que são do meu nível”, kiz dizer claramente o nível baixo k ele faz parte, pk os de alto “nivel” ñ vão beber concerteza o k lhes faz mal.
      Abraços

      • Edson

        21 de Maio de 2010 as 23:35

        Està é a tua interpretação! Mas serà que foi isso que o homenzinho quiz dizer?

  27. dos santos

    20 de Maio de 2010 as 17:41

    acho que as roupas sujas devem ser lavadas onde ja sabemos,isto nao cabe o sr deputado vir a publico mencionar ,porque temos a area de espencoes sanitarias a funcionar que cabe a eles verificar o caso ;acho que isto tem outro algo em comum sr deputado?

  28. Presente e futuro

    20 de Maio de 2010 as 18:24

    O sr. deputado fez muito bem em denunciar este acto, visto que as entidades competentes, nunca tomam medidas por iniciativa própria, mas sim quando há ordens vindas de gente que todo mundo sabe quem são. Esses deputados analfabetos nunca dizem nada. Estão a fazer verbo “encher” e ganhando dinheiro com negócios escuros e sujos. Uma boa porrada n seria má p avivar o espírito desses deputados ladroes

  29. ela

    20 de Maio de 2010 as 18:44

    muito boa a sua advertência sr.deputado,mais isto ñ deixa de ser uma boa dôr de cotuvelo por ñ ter a possibilidade de gerir uma empresa como esta,ou por outro por ñ ser do seu alinhado.aconselho em abrir mais os olhos. beijo fofu

    • atento

      21 de Maio de 2010 as 14:10

      deves andar no engate,passas a vida a mandar beijos a todos.nao tarda muito vao por os teus post como para maior de 18 anos.
      beijos teus eu ja nao quero.depois de tantos beijo…………

  30. jorge

    21 de Maio de 2010 as 16:11

    Area de espencoes sanitarias!!!!!
    Esse dos santos ñ entendeu ainda?
    Abre oio meu mano, ñ existe isso ai no país, ou melhor vivem k nem camarao. Kuando vem + pressão, so deslocam do lugar, pois o estado natural eh de olhos fexados.
    porta-te e seja + inteligente

  31. Hugo Lima

    21 de Maio de 2010 as 17:01

    É de se respeitar e as aturidades copetentes,tomar medidas pelas denúncias feitas pelo deputado e a fabrica em questão,Com a saúde não se brinca. O país ja não consegue dar resposta pela falta de saude que por lá reina imagine um surto por causa da cerveja.

  32. Hugo Lima

    21 de Maio de 2010 as 17:29

    Valeu
    pela coragem deputado, ta feito.
    Agora cabe as autoridades copetentes fazer o que devem.Mas não fique pare por ai denuncie tudo a muito que denunciar, de Caúê a Pagué.

  33. Edson

    21 de Maio de 2010 as 23:31

    “…queria chamar atenção daqueles que são do meu nìvel” Qual nìvel? Quer dizer os que não são que morram! Lamentàvel, simplesmente deplorante este comentàrio etnocentrico. Se existe algo no paìs a ameaçar a saùde pùblica, o sr não pode defender somente os que são do seu nivel,(corja da corrupção) tem que defender a população em geral!

  34. MORENO

    22 de Maio de 2010 as 13:08

    SOU DE SAO TOME , HA 29 ANOS QUE ESTOU FORA DO PAIS E ACOMPANHO SEMPRE O QUE SE PASSA EM SAO TOME E DEVO DIZER QUE ME ENTRISTECE MUITO.MUITOS QUE HOJE ESTAO A FRENTE DOS DESTINOS DA NACAO SAO DA MINHA GERACAO , COLEGAS DE LICEU, COMPANHEIROS QUE NA EPOCA ESTUNDANTIL FORAM BRILHANTES, PESSOAS DE CARACTER , MAS COMO SE COSTUMA DIZER QUANDO O PODER E O DINHEIRO SOBEM A CABECA DAS PESSOAS TUDO MUDA, MUITO TRISTE MUITO TRISTE , O QUE SE PASSA EM SAO TOME UM VERDADEIRO CIRCO , COM ANIMAIS DE TODO TIPO , PATETICO

    • Drex

      23 de Maio de 2010 as 13:31

      Apoiado Moreno estou plenamente de acordo contigo,aqueles analfabrutos entre aspas, so querem saber de si mesmo e mais nada, andam a brincar com Pais que muitos deram suas vidas pela liberdade e pela independencia.Quando é que deixarao de bonequice para começar a trabalhar a sério???

  35. Assunção

    22 de Maio de 2010 as 17:28

    Gosto disto. Vejo k depois de obras o simpatico jornal chegou em cheio e com novo formato k de certo ajudará nas reflexões diante dakilo k nos é importante, os meus agradecimentos.
    Quanto a este particular artigo, sem negligenciar quaisquer outro, o Estado tem de fazer agir a tutela, está em causa a saúde pública. A Rozema é nossa e com certeza conquistou preferencias e é +acessível, e como diz o deputado os k sao do outro nivel bebem outra coisa, e devemos aderir o dizer”o k é nacional é bom” e deve ser bom.
    Ja disse alguem haver autoridade propria, então não se falou de restruturação das nossas Inspecções, a semelhança da “sucedânia” ASAE!?, pois,mas como vai o Estado fazer agir a tutela se ele proprio ñ da exemplo, quando tem 1 sentença condenatoria para pagar a Sra mãe dos falecidos meninos no caso dos medicamentos estragados a venda nos passeios da cidade!?ou já pagou? pois, é preciso agir e depressa.
    Todos juntos por um São Tomé melhor.

  36. Klincata sa ca tete

    17 de Junho de 2010 as 18:46

    Esse nosso Deputado, que era muito violento na zona, eu conheço bem, jogava bola com faca no bolso, caso houvesse maka para se defender, acabava com o jogo na zona Ototo, caso a equipe estivesse a perder. e muito e muito mais. Hoje é Deputado da nação, conduz, por acaso bem, cruzei-me com ele a dias.
    Este homem é o simbolo de reconversão ao nivel nacional, conseguiu, sair da pobreza. Acho que temos um exemplo a seguir. todos aqueles que se empenharem, podem conseguir algo. Muita Força e determinação Senhor deputado, mas Rosema não lhe faz mal. A falta de liquido para beber faz muito mais.
    Bolo bolo.

  37. didojlei

    18 de Maio de 2012 as 10:29

    os deputados n pensam em povo santomense…eles em vez de apoiar estão a criticar…ja pararam para pensar quantidade de pessoas k estão empregados la? cm criticas só vai fazer isso fechar i aumentar a taxa do desemprego…ajudam i para de criticar…isso é para n ficar calado no parlamento tem k falar merdas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo