Sociedade

Caso STP-Trading entra numa fase crítica

É a fase de pagamento do crédito de 5 milhões de dólares, concedido pelo Brasil para importação de bens alimentares. O deputado Arlindo Ramos(na foto), levantou a questão na Assembleia Nacional, e o Téla Nón apurou que de facto o Governo brasileiro já pediu o pagamento da primeira tranche da dívida. A STP-Trading não pagou, a Direcção do Tesouro que tentou notificar a direcção da STP-Trading, para pagar a primeira tranche de 685 mil dólares, não teve sucesso. Agora sim está confirmado mais um escândalo financeiro.

Desde Março último que o governo brasileiro está a espera do pagamento da primeira tranche do crédito de 5 milhões de dólares concedido a São Tomé e Príncipe, para importação de produtos alimentares.

Segundo o deputado Arlindo Ramos, a direcção do tesouro notificou a direcção da STP-Trading para pagar a primeira tranche avaliada em 685 mil dólares, mas não teve sucesso. «A notificação não pode ser entregue a direcção da STP-trading, porque os senhores da direcção da STP-Trading dizem que não assumem a responsabilidade porque a STP-Trading neste momento não tem uma direcção. A Direcção do tesouro não teve outra saída a não ser enviar a notificação para o ministério público», explicou o deputado.

Junto ao ministério público o Téla Nón confirmou que a notificação deu entrada no sector judicial, e que o processo foi encaminhado ao Tribunal da Primeira Instância, com vista a emissão de uma notificação avulsa para obrigar os dirigentes da STP-Trading a pagarem a primeira prestação do crédito.

A linha de crédito concedida pelo Brasil para importação de bens da primeira necessidade, foi assinada entre os dois governos em 2007. O executivo de Rafael Branco, decidiu em 2008 atribuir a linha de crédito a um grupo de empresários que criaram a STP-Trading. Grande parte dos produtos importados do mercado brasileiro, estava deteriorado.

O país viveu em 2009, mais um escândalo financeiro – comercial, que causou a detenção de dois responsáveis da STP-Trading. O negócio que gerou muitas dúvidas sobre a utilização dos 5 milhões de dólares, tendo em conta a fraca qualidade dos produtos importados, é alvo de um processo judicial que corre os seus trâmites no tribunal da primeira instância.

O caso que fez correr muita tinta, reaparece agora e de forma mais polémica. Tudo porque chegou a hora de pagar o crédito do Brasil, e a STP-Trading parece não ter dinheiro para responder a solicitação, uma vez que a maioria dos consumidores rejeitou os produtos da STP-Trading. «O que me preocupa é que o estado são-tomense ao dar garantias ao governo brasileiro através de uma nota enviada ao embaixador do Brasil, dizia que já estavam criadas as condições para concessão da linha de crédito e que estava constituído um grupo de empresários, que era a STP-Trading, com uma direcção já confirmada e registada em cartório», declarou o deputado da ADI.

Garantias do estado, que agora estão a ser defraudadas. O mais grave é que o não pagamento das prestações, coloca o país numa situação complicada. O acordo assinado entre os dois governos, deixa claro que o não pagamento das tranches, põe em causa a concessão de outros créditos para abastecimento do mercado são-tomense.

O cenário fica mais negro, quando segundo o deputado, a própria STP-Trading numa carta enviada ao Tribunal da Primeira Instância pediu que seja declarada a falência técnica da instituição comercial.

No entanto Cosme Rita deputado do PCD e membro da câmara do comércio de São Tomé e Príncipe, saiu em defesa da direcção da STP-Trading. «O juiz interditou os dirigentes da STP-Trading. Eu sei isto porque trabalho na câmara do comércio. Não podem contactar com a câmara do Comércio, e a conta da STP-Trading foi cancelada. Então como é que pode pagar o crédito», pontuou, Cosme Rita.

O mais importante agora é saber quem vai pagar o crédito brasileiro. A STP-Trading ou o estado são-tomense. Se for o estado, significará que a dívida será paga co m o suor de todos os são-tomenses. Por isso o Téla Nón tentou ouvir a ministra do plano e finanças, mas sem sucesso. O Jornal tentou saber junto a procuradoria-geral da república que acções estão a ser desencadeadas para resolver a questão, também sem sucesso.

Um assunto para acompanhar nas próximas edições.

Abel Veiga

36 Comments

36 Comments

  1. Mas...!!!?? Já era...

    20 de Maio de 2010 at 18:51

    Isto é só fiasco…Já se sabe quem ira suportar esta divida, o Povinho enquanto os polvos brincam de corridas com os seus carros importado

    • Jully Vera Cruz

      21 de Maio de 2010 at 11:00

      Pois quem vai pagar são os inocentes os tótós e quem meteu o dedo no mel nem quer saber ,nem sei porque os Países internacionais ainda dão ajuda nesses goverantes, porque não é para são tomé e princípe e para os cabeças de serie arumados em politicos.

  2. pato bravo

    20 de Maio de 2010 at 19:26

    mais uma vergonha a somar a muitas outras….
    fui..

  3. jaka doxi

    20 de Maio de 2010 at 20:09

    E depois andam por aí a dizer que os jornalistas é que são os responsáveis pela instabilidade no país.
    Quando as cumadres se zangam…!

  4. J. Carlos

    20 de Maio de 2010 at 20:26

    Essa é a prova que todos os dirigentes de São Tomé e Principe são atentico ladrões gatunos desde o mais alto a mais baixos. Digo mais os Paises doador tambem são outros curuptos caso contrario não estaria a por grandes valores em mão dos gatunos.
    Ainda bem que aja morte (BEM FICA) ninguem leva nada quando a morte bater a porta vamos todos ao mesmo lugar que é debaixo da terra.
    Podem ter de certo que isso não ira continuar como apareceu 25 de Abril irá aparecer uma data que irá ficar na historia desse País esses gatunos será degolado todos sem dó nem piedade o povo sairá a rua e fará a justiça com as suas proprias mãos.

    • AnJo Dêçu ééé

      21 de Maio de 2010 at 10:15

      Tudo na Vida é um buraca..!!!!!
      Comemos por um buraco
      Respiramos por um buraco
      Ouvimos por um buraco
      Cagamos por um buraco
      Nascemos por um buraco
      Até a Morte, somos levado a um buraco

  5. ALEX SACA PAPO

    20 de Maio de 2010 at 20:29

    ONDE ESTÁ O ESTADO? O FRADIQUE É SÓ PRA ESTAR NA ‘FAVORITA’? SE O ESTADO SANTOMENSE ESTIVESSE EM ESTADO E O SEU CHEFE EM CONDIÇÕES, PENHORAVA OS BENS DOS ‘BÊTÔDÔS’ PRA DEPOIS ASSUMIR AS DÍVIDAS. NÃO SE COMPREENDE COMO É QUE O DINHEIRO QUE DEVIA SER PRA PAGAR MEDICAMENTOS, LIVROS ESCOLARES, CONSTRUIR ESTRADAS, ETC… VAI SER USADO PRA PAGAR A MALANDRISSE E OS CARROS IMPORTADOS DOS ‘PATOS-BRAVOS’.

  6. o enigmatico

    20 de Maio de 2010 at 22:22

    Que pouca vergonha…até quando vcs vão parar com essa pouca vergonha…

  7. Edson Costa

    20 de Maio de 2010 at 22:22

    Ainda estou a espera que o tribunal supremo condene os verdadeiros responsàveis por este fiasco. Meus senhores, quem vai pagar este crédito eu não sei, sò sei que a saùde pùblica foi posta em risco e como santomense quero ver os responsàveis na prisão! Serà que a justiça sò funciona com os mais “fracos”?

  8. chegara a vossa hora!!!

    21 de Maio de 2010 at 0:30

    Mas que pouca vergora…que falta de credibilidade!!!povo santomense bili euêêêê…nos é que vamos carregar essa cruz, seremos que nem Jezus Cristo, os Demonio felississimo da vida…

  9. Gilberto

    21 de Maio de 2010 at 0:56

    Esse caso é tão lamentável que antes de ser judicialmente desmanchado pode-se afirmar com certa serenidade da incompetência, do ôlóló, da ignorância, da trapalhice dos “Senhores” em São Tomé. Pois, diga-se de passagem que o nosso país não é único do PALOP beneficiado, tem-se Angola, Cabo Verde que há algum tempo recebem créditos do Brasil para o efeito e não são “simples” 5 milhões de dólares, que provavelmente o povo são-tomense agora vai pagar e não só, pois as consequências para a saúde dos produtos consumidos estão a trazer ou trarão certas despesas para os bolsos.

  10. António Nilson Menezes do Rosário Amado Vaz

    21 de Maio de 2010 at 1:26

    A malta jovem, nos temos que investigar e saber porque que o Sr. Miguel Trovoada foi ao exilio politico. Investigar o que se passou antes e depois da independencia de Sao Tome e Principe!
    Nos temos produzir uma nova data de independencia porque a data 12 de Julho de 1975 nao constitui toda verdade. O povo de Sao Tome e Principe ainda nao recebeu “Independencia Total!” A proposta que seja marcada para o dia 20 de Maio de 2010 ou uma outra data cabera dos resultados saidos do Tribunais: Criminal Internacional, Corupcao, e sancoes provenientes de paises que irao cooperar com o povo Sao-tomense de forma aberta, honesta, justa, e transparente.
    Fica hoje, 20 de Maio de 2010, declarada a REVOLUCAO contra os coruptos e elite imoral! Revolucao que nunca ira terminar ate que os Fundos do Estado e dinheiro do povo, e lucros de investimentos privados ou estatal receba disciplina, transparencia, claridade, boa gestao, e que o dinheiro fique em Sao Tome e Principe; nao fora da terra em maos desconhecidas e secretas e nas contas bancarias dos gangsters!
    “Patria ate o fim = the people of Sao Tome and Principe also deserve to have freedom, liberty, independence, and economic prosperity.” ponto final! (http://en.wikipedia.org/wiki/Give_me_Liberty,_or_give_me_Death)!
    O povo de Sao Tome e Principe deve saber e merece receber mais esclarecimentos sobre as dividas de Sao Tome e Principe, a Policia PIDE (http://en.wikipedia.org/wiki/PIDE), o António de Oliveira Salazar, Supindula, João de Santarém, e Pedro Escobar. Saber tudo!
    Aonde entra o dinheiro que a estacao de radio Voz de America em Pinheira paga ao Estado Santomense, o que passa ali? Elementos culpados da elite de “Campo de Milho” vandalizam canalizacao de agua dos doentes internados no Hospital Central Dr. Ayres de Menezes. Isso nao pode ser legal! O dinheiro da Voz de America deve ser usado para comprar medicamentos e fazer tratamentos aos doentes em estados graves e criar condicoes interna para nao haver necessidade de evacuacao em casos em que se pode resolver no pais! Ilheus das Rolhas? Exclarecimentos sao extremamente necessarios…. Quinta de Favorita, que passa ali? Francisco Cabral? Dinheiros provenientes de Tawian, Rotas do Café, Grupo Gibela, Hotel Miramar, Marlin Beach Hotel, Ilheu Bombom, E.R.H.C., Empresas de Petroleo em Sao Tome e Principe, etc. Tudo isso precisa de esclarecimentos. Situacao dos Bancos em S.T.P.? Aonde entram “as ajudas provenientes do Japao? O Sectores de Pesca, Energia, e Seguranca Interna? A questao sobre os Direitos Humanos e Direitos e Deveres dos Jornalistas? O sector Judiciario? O Processo ROSEMA? RIDUX? JAR? O ‘Club’ Náutico? Dinheiros e receitas d’Alfandega? Quem está a comer dinheiro? Ministros? Directores? Chefes de Gabinetes? Gestores dos projectos? Gestores de Empresas? Tudo isso e muito mais devera ser muito bem exclarecido! Existem jogos de interesse? Porque? Quem sao os jogadores e os arbitos? Sao Tome e Principe nao ira ser tratado como um produto? Devera ser clarificado que nao pode ser “uma bola” a venda nos “mercados clandestinos!” Isso nao ira acontecer! Fraudes?

    A Revolucao sem necessidade de armas de fogo ou violencia. A Revolucao para recuperar o dinheiro do povo e possivelmente fechar alguns gatunos na cadeia! A malta jovem rejeita todos os partidos politicos aonde se encontram coruptos. A malta jovem reconhece que nao faz logica ou sentido nenhum haver muitos Partidos Politicos em Sao Tome e Principe! Aqueles que querem entrar na politica para somente comerem o dinheiro do povo tambem conheceram os seus dias perante a justiça! A malta jovem vai limpar a casa para criar condicoes de investimentos privados, estrangeiros, criacao de empregos com assento maximo no sector privado, e manter funcionarios publicos e do Estado que forem extremamente essenciais e necessarios para o bem da terra e do povo! O habito de mediocridade, leve-leve, nada arranca, essa ERA acabou!
    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE
    SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

    PARTE II -Direitos Fundamentais e Ordem Social
    TÍTULO III -Direitos Sociais e Ordem Económica, Social e Cultural
    TÍTULO IV -Direitos e Deveres Cívico-Políticos
    Artigo 60.º
    Direito de petição

    Todos os cidadãos têm direito de apresentar, individual ou colectivamente,
    aos órgãos do poder político ou a quaisquer autoridades petições, representações, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos, da Constituição, das leis ou do interesse geral.

    Artigo 61.º
    Direito de indemnização

    Todo o cidadão tem direito a ser indemnizado por danos causados pelas
    acções ilegais e lesivas dos seus direitos e interesses legítimos, quer dos órgãos estatais, organizações sociais ou quer dos funcionários públicos.

    Artigo 62.º
    Organizações cívicas

    O Estado apoia e protege as organizações sociais reconhecidas por lei que,
    em correspondência com interesses específicos, enquadram e fomentam a
    participação cívica dos cidadãos.

    Artigo 63.º
    Organizações políticas

    1.
    Todo o cidadão pode constituir ou participar em organizações políticas
    reconhecidas por lei que enquadram a participação livre e plural dos
    cidadãos na vida política.

    Artigo 64.º
    Deveres com a defesa nacional

    1.
    É honra e dever supremo do cidadão participar na defesa da soberania,
    independência e integridade territorial do Estado.

    ENVIE-ME DECLARACOES ASSINADAS, NOTARIZADAS, OU RECONHECIDAS. IGUALMENTE, COPIAS DE ALGUNS DOSSIERS, COPIAS DE PROCESSOS LEGAIS, DOCUMENTOS, E TODA E QUALQUER EVIDENCIA QUE TIVEREM. ENVIE PARA:

    ANTONIO NILSON MENEZES DO ROSARIO AMADO VAZ
    1728 OCEAN AVENUE # 131
    SAN FRANCISCO, CALIFORNIA
    UNITED STATES OF AMERICA

  11. J. Carlos

    21 de Maio de 2010 at 5:39

    Se hja inconveniencia retire-o do…

  12. fc0704

    21 de Maio de 2010 at 9:25

    Chegou o momento mais alto da justica em STP e eu estou ansioso para ver o final dessa novela. Por falar disso! quantos escandalos financeiros tivemos nos ultimos dois anos? Pouco tempo para tanta currupcao ne?

  13. Hazlo

    21 de Maio de 2010 at 9:50

    A palavra justiça em São Tomé não faz sentido. É impossivel de ser apresentada . È necessário a separação entre os orgãos politicos e o tribunais. Qualquer juiz é limitado. O poder é meramente politico.
    Opah, toda gente sabe que isso que isso tudo é um negocio! Não existe nenhum partido politico em São Tomé. Exitem empresas que cooperam, MAFIAS e este pessoal vive fazendo essas novelas. Eles planeiam as cisas entre eles e a confusão apenas estabelece-se quando o dinheiro é mal dividido como acontece em qualquer nogocio! VOCES ESTÃO TRAMADOS.

  14. Filho de Deus

    21 de Maio de 2010 at 10:56

    BOCA TAPÁM NA CUMÉ MANTAGA CU INEM BÍ CUÊ FÊÊÊÊÊ

  15. Waity Mina Téla

    21 de Maio de 2010 at 11:44

    De novo! Novamente! Mais uma vez a história se repete. Vocês governantes são-tomenses são a nossa vergonha. Mais saibam que ‘não há bem que perdure nem mal que não acabe’. Tudo tem limite.

    A tendê ã!?

  16. Lima

    21 de Maio de 2010 at 11:45

    O nosso maior problema está nos Tribunais.
    Muita incompetencia. Precisamos de refazer o tribunal.É dai q a coisa começa a tomar o rumo certo se juntos exigimos a reposição dos bens do estado.

  17. Pensador

    21 de Maio de 2010 at 13:24

    EStamos aqui falando + tudo continuara igual. Como disse fulano X nao existem partidos politicos + sim empresas em sao tome… E vos digo.. ninguem ira preso..o estado(Povo) pagara tudo e tudo continuara igual..

    AVE SAO TOME..como diziam no tempo do IMperio ROMANO…

    por certo quem faz parte do STP TRADING??

    http://cascagoloso.gofreeserve.com/index.php

  18. Pensador

    21 de Maio de 2010 at 13:26

    AVE LADROES DE STP..
    O POVO PAGARA TUDO..POR CERTO STP TRADING ..QUAIS BANDIDOS FAZEM PARTE DESTE GRUPO?

  19. idalecio stock

    21 de Maio de 2010 at 13:36

    Mais uma safadesa destes deputados corruptos como o Sr Cosme Rita que sai em defesa dos seus compadrios da STP-Trading.Todos a cadeia e confiscar os seus bens em nome do povo santomense.

  20. Pensador

    21 de Maio de 2010 at 15:54

    SAFADEZA .ESTES GAJOS E’ Q SAO INTELIGENTES..OS UNICOS GAJOS INTELIGENTES DESSE PAIS SAO OS LADORES..NAO ERA E’ DE EXTRANHAR COM BUE DE BURRO GOVERNANDO

  21. N.CAPELA(BIRMINGHAM)

    21 de Maio de 2010 at 16:39

    Mas uma mer…..que nao vai dar em nada,ajuntando todas e outras mer….que ja acontecerem nesse pais.Sao tome e um pais das republica das bananas.Alguns desses dirigentes nao estao na gaiola?sairam porque?se fosse um coitado ainda la estaria .essa mer…so vai mudar no dia que o povo santomense mudar e comecar a fazer justica com as propias maos.uma vez que os tribunais nao funciona para os politicos e homens de dinheiro

  22. Hugo Lima

    21 de Maio de 2010 at 17:23

    Como santomense sinto muito, sabemos que corrupção anda em todo mundo, mas em São Tomé. A corrução é do nivel tão baixo que da vergonha. Onde anda as autoridades deste país que juraram devender o povo,
    Um dia o povo a de jurar por politicos e corruptos. viverei pra ver.justiça ……

  23. Zovirax

    21 de Maio de 2010 at 21:23

    É uma pena ver STP neste nesta situação lamentável. O país tem como dirigentes um grupo de Ladrões, Gatunos e Vigaristas que usam estratégia de desvios e roubos de bens públicos. Até quando o povo de STP vai continuar impávido e sereno a ver as suas casas a serem assaltadas por estes grupo de Bandidos. Bandidos porque não tenhem outro nome. Os politicos de STP não tenhem sangue, não tenhem sentimentos. Não consigo compreender como alguém tem corragem para tentar matar seu próprio POVO, importando produtos estragado para o consumo. A justiça tarde ou cedo chegará……………

  24. Ulisses Neto

    21 de Maio de 2010 at 21:48

    Realmente, que situação!
    Aonde para a justiça santomense?
    Que governantes bananas são vocês, Vocês que deveriam dar o exemplo em criar um São Tomé e Principe melhor para todos os Santomenses, têm essas prestações?
    É esse o vosso juramento de governação? afundar o pais? Vocês corruptos são pequenos, muito pequeno.

  25. António Nilson Menezes do Rosário Amado Vaz

    22 de Maio de 2010 at 4:48

    O povo São-tomense tem obrigação cívica e moral de começar a fechar a boca porque criticar só para criticar não da nada! Devemos sim começar a actuar! Falar, queixar, lamentar, dizer, etc., é bom, mas, não está a dar resultados! O povo deve começar a fechar a boca e começar a FAZER e ACTUAR; ACÇÃO! Perda de tempo e “brincadeiras de episódios de novelas” não irá fazer a nossa terra arrancar! MOBILIZEM-SE! Poderia sugerir algumas coisas?

    1) Façam “queixas-crime” contra coruptos “peixes pôdres” no Tribunal criminal.

    2) Façam pedidos de indeminização
    monetária no Tribunal Civíl contra (SÓMENTE) os coruptos e SÓMENTE elite imoral pelos os danos que eles causaram a nação. É necessário distinguir-se os “peixe podres” e separar deles os “peixes podres” porque nem todas pessoas da elite, de autoridade do Estado, e membros do goveno, e na gestão no sector público e estatal são coruptos—muita atenção ali! Façam pedidos de indeminização monetária no Tribunal Civíl contra SÓMENTE os coruptos e SÓMENTE contra pessoas elite imoral pelos os danos que eles causaram a nação. Usem o dinheiro recuperado para reparação de estradas, limpezas, compra de medicamentos e materiais e equipamentos, e investor em projectos para o bém público!

    3) Mobilizam-se e formam-se grupo de pessoas com mesma idea de proteção do bém público contra corupção (não será preciso ser um partido político—que seja apenas grupos de pessoas insatisfeitas pela maneira como os Fundos do Estado estão sendo coruptamente administrados).

    4) Enviem-nos (nós, que estamos fora de S.T.P.) documentos e evidencias de processos crime, dossiers corupção, cópias contractuais de má fé e incompetência, declarações, notícias, publicações no Diário da República, etc. Toda a documentação não fraudulenta será necessária, reconheçam assinaturas, façam colecções de assinaturas de pessoas adultas interessadas em mudar a onda de corupção e má gestão, todos os documentos devem ser legalmente atestados e com validade em carimbo official, e outros mecanismos para dar validade legal aos documentos como verdadeiros. Enviem-nos documentos originais e cópias substancias de documentos válidos para serem aceitáveis a nível internacional para se começar a investigação e o “indictments”!

    5) É extremamente essencial pedir conferências, intrevistas, e reuniões com individualidades membros de Orgãos de Soberania e outras pessoas que poderão dar informações sobre o estado e condição da terra e perguntam-lhes sobre anarquias no país, e documentem as provas—ponham pressão aos Tribunais!

    6) Na Segunda Feira, vão todos ao Banco Central de São Tomé e Príncipe e madam encarregados do Banco emprestar-vos Dobras da terra com objectivo destinados para fazer-se investimentos na área de AGRICULTURA na R.D.S.T.P.! Extremamente importante…. Focalizam-se, não se deixem distrair com nada! Abacate, mamão, couve, cenoura, safú, jaca, cajamanga, manga, tomate, cebola, repolho, banana, fruta, jaquente, ananás, tamarina, e, muitos frutos e vegetais ORGÁNICOS são necessários para o consumo à nivel local e internacional (Exportação de produtos de S.T.P. é uma boa idea)! Pagei aproximadamente $3,00 (três E.U.A. dolares) para consumir cerca de cinco abacates! Não desvalorizem os nossos produtos locais! Mamão, ananás, e outras frutas são muitíssimas caras nos países desenvolvidos! O Governo de S.T.P. deve se preocupar com os custos de transportação e não se meter em complicidades ou associação de escandalos financeiros e desvios de fundo do Estado!?

    7) Nós devemos criar condições para obtermos governos e dirigentes de QUALIDADE; íntegros, lúcidos, honestos, sérios, transparentes, trabalhadores, responsáveis, éticos, morais, e bem disciplinados na gestão dos fundos do Estado, bém como, os gerentes de empresas estatal e empresas privadas! Condições devem ser criadas para obtenção de investimento nacional e internacional (investimentos estrangeiros e de cidadãos da nação) de qualidade! E também criar condições para recuperar e fazer devolver o que pertencia a nação São-tomense!
    :- )

    Caixa Postal:
    Antonio N M do R Amado Vaz
    1728 Ocean Avenue # 131
    San Francisco, California 94112
    United States of America

  26. Flavio Moniz

    22 de Maio de 2010 at 8:08

    Entao que estudante no estrangeiro, so tenho a dizer que é triste e ao mesmo tempo vergonhoso…
    Vendo os outros paises se desenvolverem (como é o caso do Brazil, Marrocos, Cabo-Verde, entre outros), é inacredital que coisas destes géneros se passem ainda em sao tomé e principe…
    O governo tem é que começar a tomar medidas sérias concernetes à estes actos.
    Mas como fazê-lo??? Se eles sao o governo… Mas nao perdem por esperar, nos, a geraçao futura, mudaremos isso, e eles pagarao!!!!

    • atento

      22 de Maio de 2010 at 22:08

      ajudar a melhorar?aonde?em stp? se chegas com alguma ideia para ajudar o pais es logo barrado pelo polvo (politicos).e triste mas so quando comeren uns aus outros a coisa vai ficar bom pois ja comen cao e gatos e ratos ja nao esta longe.desculpen qualquer coisa…..

  27. Hazlo

    22 de Maio de 2010 at 13:02

    atenção web builder!!!!
    o link para os comentarios nao tem actividade!

  28. Antonio Vaz

    23 de Maio de 2010 at 3:00

    Uma mensagem para o Abel Veiga e membros da Direccao “Telanon”

    Exigimos que os comentarios dos Sao-tomenses sejam postos para o publico ler!

    O Tela Non tem um espaco para o publico expressar as suas ideias e que sao garantidas pela Constituicao da R.D.S.T.P.

    O Tela Non recebe algum suporte financeiro da Companhia Santomense de Telecomunicacoes.

    A C.S.T. tem 49% investimento do Estado Santomense.

    Por isso, se o Tela Non continua a usufrir do rendimento, em parte, do Estado, entao todo o cidado tem o direito de obter um espaco para fazerem os seus comentarios no site.

    Digo isso porque nao consegui abrir os trinta comentarios no vosso archivo?

    Nao se deixem vender ou intimidar pelos corruptos—deixem os Sao-tomenses expressarem as suas opinioes de forma livre, aberta,e critica construtiva!

    Eu exigimos que os comentarios dos Sao-tomenses sejam postos ao publico de imediato! Ou explicacao declarada, se for erro tecnico pessoal ou do Tela Non. Facam isso em nome do povo e se quiserem que o publico leiam e participem….

    Obrigado,

    Antonio Vaz

    • santola

      23 de Maio de 2010 at 9:04

      caro conteranio.estranho a sua afirmaçao certamente que sabe como stp sempre foi,a censura nao acabou la, o salazar ainda vive mas esta em stp e agora e negro. veja a perceguiçao que moverao a canalsantola,e acredite que telanon nao vai durar por muito tempo, aposto infelismente consigo quie nao ira durar com este padrao por muito tempo.LUTEN ESFOLEN,CORTEN GARGANTA UNS AUS OUTROS,MAS NAO SE MAGOEN que hospital nao ten agua para vos tratar,PORQUE OS GOVERNATES DE BAIRRO DE ELITE ROUBOU A AGUA PARA AS SUAS CASAS.STP SEMPRE A REGREDIR.

  29. Hazlo

    23 de Maio de 2010 at 15:58

    meus carros, o link para os comentarios não esta a funcionar porque a web site ainda se encontra em contrução. è uma questão de tempo até encontrarem e resolverem. no worries!

    • Antonio Vaz

      24 de Maio de 2010 at 10:38

      Obrigado!

  30. A. da Silva

    26 de Maio de 2010 at 6:25

    Depois das declaroes e ou acusacoes do deputado do MLSTP A. Izidro, a indetervencao do Deputado de ADI chega num momento oportuno.
    Num pais serio, acredito que temos condicoes para – ponto de Viragem.

    Mas infelizmente a vontade para mudar e que falta.

  31. tonga

    21 de Setembro de 2010 at 14:56

    sera que vai haver peixe graudo na jaula?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top