Pré-Campanha Eleitoral reforça frota de motoqueiros

O fenómeno motoqueiros que domina o país, e com todas as consequências nomeadamente o aumento nunca antes visto de acidentes e de mortes nas estradas, vai ganhar maior impulso nos próximos meses. Tudo porque os partidos políticos mais influentes, vão inundar a praça são-tomense com mais motorizadas, que serão distribuídas gratuitamente em forma de banho eleitoral.

Nas alfândegas de São Tomé, o Téla Nón confirmou junto aos serviços de despachantes que nos últimos dias um partido político cujo nome não foi revelado, importou mais de 300 motorizadas. Tais motorizadas chegaram ao porto de São Tomé em contentores. «Estão desmontadas. A montagem vai ser feita aqui em São Tomé, talvez no salão da sede daquele partido», explicou, o oficial das alfândegas que por razões políticas pediu anonimato.

Tais motorizadas, serão distribuídas gratuitamente aos activistas políticos, simpatizantes e amigos do tal partido. Normalmente a maioria dos beneficiários não têm carta de condução. A motorizada em forma de banho, vai servir para o negócio de transporte de pessoas e mercadorias, reforçando assim a frota de motoqueiros na praça são-tomense.

Tudo indica que os acidentes entre motorizadas e entre elas e viaturas, que já provocaram mais de 30 mortos desde Janeiro passado, poderão provocar mais mortes e lesões nos próximos tempos. A cidade capital que já está congestionada de motoqueiros, acabará por ficar entupida, uma vez que para além do tal partido que fez o último descarregamento de motorizadas no porto de São Tomé, outras forças concorrentes as eleições, irão trazer mais motorizadas para dar melhor banho de transporte ao eleitorado.

Os funcionários das alfândegas contactados pelo Téla Nón , admitem que até Agosto próximo mais de 1000 motorizadas entrarão no país. Aliás nas firmas comerciais em São Tomé, regista-se uma rotura no stock de motorizadas. Os partidos políticos já compraram todas para as suas movimentações de campanha, por isso há que importar mais.

Abel Veiga

  1. img
    EU QUERO É BANHO! Responder

    30 mortos em 5 meses! não tarda estamos como Africa de sul. Esses macacos dão motas pa obterem votos? Essa massa das motorizadas é corrupta e veio da venda da Sonangol ou… como diria o “o homem de monte”:

    PALHAÇOS!

    • img
      veloso(salamom)españa Responder

      QUE PENA A ONDE ESTAMOS A CHEGAR,ESSES CORRUPTOS SANGUISUGA,ESTAO A TRATAR A POPULAÇAO SAOTOMENSES COMO UNS SUBNORMAIS,
      IGNORANTES QUE PODEM ENGANAR COM MOTO PASSEIOS E BANHOS DE DIVERSOS TIPOS DEPOES ROBAR MILHOES Y VIVER A CUSTA DOS POBRES DESSE PAIS SI O POVO NAO ABRE OS OLHOS DE UMA VEZ CREIO EU QUE SAO TOMÉ Y OS SAOTOMENSES SERAM PROPIEDADES DA COMUNIDADE ESTRANGERA PORQUE SEMPRE VAMOS A VIVER DE FAVORES E O NOSSO DINEIRO ACABA NOS BOLSOS DOS GOVERNOS CORRUPTOS DESSE PAÍZ(MAGI CAMIAN CU DESU SÁ, NE CA GASTE CU MINDJA.

  2. img
    Helves Santola Responder

    Bom para quem vai ter uma forma de ganhar pão mas péssimo pra uma cidade tão pequena e já com muitos moto-taxistas. A coisa está mesmo feia, até parece que motorizadas viraram brinquedo pra ser distribuido em campanha. Banho saio de cerveja pra moto!!! Ê sa cada cuá!?!?!

    • img
      Antonio Responder

      A dimensão desses actuas devem ser denunciado ao nível mundial, nas máxima entidades que salvaguardam os direitos dos homens e a liberdade dos povos.

      Onde estão as comunidades internacionais e as Nações Unidas? Onde estão as Igrejas?… o povo tem que mostrar as comunidades internacionais o que se está passando no nosso país por causa desses homens, ditos políticos…

      As piores coisas que alguém deve perder são: a sua dignidade, a sua honra e a sua alma…
      Divido esse gente de recebermos aquilo que os políticos desse país dão a este povo nas campanhas, faz com que calados e presos estejamos…
      Faz-se a pergunta: “Como eu vou falar contra este e aquele dirigente si eu também recebi isto e aquilo, desde e aqueles partidos… ? como? Como, si eu mi apresentei como amigo e apoiante fervoroso dele e das suas politicas?

      Os dirigentes santomenses, esses políticos, com esse gesto de colocarem mais motorizadas no país e outros mais que viram nestas campanhas de 2010 estão declarando claramente que são criminosos e que pelo poder politico são capazes de actos sumamente Bárbaros… Estão matando o nosso povo e querem ser dirigiste a todo custo porque estando lá, essas ninharias que gastam nas compras das motas, dos carros, das camisolas, das chapas de zinco, dos TVs, das parabólicas é recuperável em fracção de segundo; estado estes sentados nessas cadeiras que tanto ambicionam…

      Eles sabem o que fazem… não têm amor ao país coisa alguma como dizem nos seus discursos… E o pior é que eles são amigos entre eles… ESCREVAM O QUE EU DIGO E É VERDADE QUE MUITOS JÁ SABEM: SI UM DIA APARECER UM VERDADEIRO POLITICO COM O PODER SUFICIENTE, COM VONTADE DE TIRAR O POVO DA MISERIA QUE SE ENCONTRA E PARA LOCOCAR AS COISAS EM LINHA NA NOSSA TERRA, TODOS ESSE DIRIGENTE DOS PRINCIPAIS PARTIDOS SI UNIRÃO EM UMA COLIGAÇÃO PARA ACABAREM COM O REFERIDO POLITICO… quem pensa no bem para este povo? Esses deputados da Assembleia Nacional? Quem esses paus mandados das ideias do grupo que pertencem?

      Eu só peço ao povo que voltemos a sair as ruas e a Clamar novamente pela Independência porque os podres, as crianças, os jovens e os idosos não têm nada aqui nesta terra. Nada!!… Pois as grandes roças, os grandes carros, as jovens do liceu, as moças lindas do país, a saúde das grandes clínicas, as juntas medicas, as grandes mações nas roças e etc… tudo isto pertence a esses criminosos natos (os que roubam são ladrões. Chamemos a coisas pelo nome) … que miséria… que miséria…
      E todos aqueles que se alinham a estes políticos também são cultuados… eu CREIO FIRMIMENTE QUE UM DIA AS COISAS VÃO MUNDAR…

      Devido a politica em STP até os vizinhos já não se dão com os vizinhos… Devido a politica os jovens assassinam jovens com arma de fogo, enquanto os senhor que si dizem políticos santomenses estão jogando com o nosso São Tomé e Príncipe como se fossem o jogo de Monopólio (quem tem mais bens? Quem tem mais mulheres? Quem tem melhores carros? Quem tem mais dinheiro?)

      Minha gente chegou hora de dizer basta!! Chegou hora de sairmos as ruas.. UM POR TODOS E TODOS POR UM… Chegou a hora da policia e os limitares não fazerem nenhum piro sequer para dispersarem ou matarem a população..

      Minha gente chegou a hora de sermos nós, o povo a conduzirmos os destinos do nosso país… Não temos nada a perder!! ABEIXO TODOS OS POLITICOS CORRUPTOS; HOMENS DE ESQUEMAS MAQUIAVÉLICOS DE SÃO TOMÉ Y PRÍNCIPE!!!
      Os políticos santomenses, não têm piedade, não têm dó deste povo … eles não querer saber de nada.. estão como assassinos com sangues na vista na caça ao poder, nem si isto for a custo das vidas dos nossos jovens nos acidentes de moto. O que se está registando no nosso país e se manifestará ainda mais nessas campanhas de 2010 é um massacre, por parte dos políticos, com o apoio dos seus parceiros internacionais, inimigos de Deus o do povo santomense..

      UM DIA, JÁ SE CHAGA A HORA, ISTO TUDO VAI VIRAR…

      • img
        Antonio Responder

        UM DIA, JÁ ESTA CHEGANDO A HORA, ISTO TUDO VAI VIRAR..

  3. img
    RS Responder

    1000 motorizadas, se cada uma custar 500 Euros, é meio milhão de Euros gastos para comprar votos, isto num país que quase nada produz não deixa de ser uma situação vergonhosa.

  4. img
    Assunção Responder

    Este fenómeno “Motoqueiros” parece k entrou na nossa realidade para ficar.Como consequência de ausência de politica dos sucessivos Governos para transportes, confesso k tenho dificuldades em compreender como é k a classe política coabita com o problema e ainda promove-o!!Sras e Srs Motoqueiros,ñ tenho nada contra vós, apenas preocupo com a falta de apoio k vós não tendes, muitos desprovidos de respectivas autorizações para circularem, sem os devidos capacetes para vós e seus transportados, e boa campanha seria é sensibiliza-los para 1 maior responsabilização e prevenção, o contrário do k se tem verificado nas nossas estradas e com vitimas mortais.Desde a sua defesa por parte de alguns como alternativa aos nossos Taxis k demoram 1 eternidade para saidas, outros defendem k a sua aparição passou a ser 1 afronta aos próprios taxistas k já existem num nº maior k a procura, depois de um dia desgraçado de trabalho os mesmos pouco ou quase nada tiram no final do expediente. E a minha questão é: se não se criam condições para os que já circulam, como abastecer o mercado de um produto perfeitamente dispensável!!?
    È caso para dizer, vale tudo fazer para ganhar as eleições, para o poder, e depois do poder, fiscalizar os visados punindo as respectivas infracções, procurar 1 linha de crédito k lhes permitam adquirir os respectivos capacetes, será k a actividade já está regulamentada, ou vai deixa-los as suas sortes!!?
    Convenham-se meus Srs, não agravem problemas, criem soluções, politicas fiscais de incentivo ao investimento, de incentivo as micro e medias empresas, apoio ao sector privado, programas local de formação profissional de jovens e ñ só, criar parcerias junto das ONGs e privados de aceitação e colocação de estagiários enquanto e pós-formção, oportunidades de emprego, agricultura, enfim, há tanto por onde pegar, k poderia diminuir ou até mesmo acabar com aquela “rapaziada” k circulam nos passeios e na praça a vender “coisinhas”, meus Srs, façam alguma coisa, deixem-se de hipocresias e demagogias, nós não merecemos. MLSTP, inova, os outros também.

  5. img
    nelson Responder

    olha meus carros amigos aonde vamos para com todas essas coisas s.tomé e príncipe vai acabar os jovens vão morre de tanto sofrimento pq todo isso com eles ,eles precisar de paz, dinherio no rosto e sorriso no rosto por favor eu vos pesso deixar de dar banho passa dar moral e començar trabalhar para desenvolvimento do nosso lindo país que é s.tomé e príncipe adeus

  6. img
    "Nós por cá e a nossa Maneira" Responder

    … a culpa não são das motas e nem do motoqueiros…..esses são meros paus mandados dos senhores….esses motoqueiros nem sabem o que vão comer amanhã, quanto mais sustentar uma motorizada na praça????……de quem é a culpa??????…talvez a culpa das mortes são dos senhores donos das motorizadas….talvez do estado santomense que não tem uma politica definida sobre a circulação rodoviaria……talvez até dos proprios utentes…..porque todos sabem dos ricos que existem em aceitar e permitir a circulação destas motorizadas como meio de transporte……….os donos das motorizadas são os principais culpados porque contratam esses miudos sem carta de condução para as conduzir ….. todos sabem quem são esses senhores e ninguém faz nada porque não lhes convém porque amanhã também podem vir até uma frota de moto-taxi……os miudos motoqueiros, sem qualquer grau de escolaridade obrigatoria, querem ganhar dinheiro(para sobreviverem) e a custas das suas proprias vidas e das pessoas que não tenhem dinheiro para apanhar um taxi… aceitam viajar nestas condições sem qualquer segurança….. diga-se de passagem é muito agradavel andar de mota….

  7. img
    SOMBRA Responder

    Sera que importaram os os respectivos capacetes??????????????????????????

  8. img
    ET Responder

    Isso é o que eu chamo de irresponsabilidade social.Quando todos sabem o que vem acontecendo com os motoqueiros, importam mais motos. Os acidentes de mota tornaram-se numa questao de saúde publica, e as pessoas que têm capacidade de intervir para evitar que piore, fazem ainda melhor, ajudam a piorar….

  9. img
    Eugénio Silva Responder

    É PRECISO ENCONTRAR UMA FORMA DE CHEGAR AO CORAÇÃO DOS POLÍTICOS, CHAMANDO-LHES A ATENÇÃO PELO CRIME QUE IRÃO OU TÊM VINDO A COMETER…

    SUGIRO A FORMAÇÃO DE UM MOVIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL, NO SENTIDO DE RESPONSABILIZAR CRIMINALMENTE OS DIRIGENTES POLÍTICOS PELA NEGLIGÊNCIA, DÔLO E IRRESPONSABILIDADE QUE SE AVIZINHAM PERANTE OS CIDADÃOS E O POVO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, PELO FACTO DE IMCUMPRIMENTO DAS LEIS DA REPÚBLICA QUE LEVARÃO À MAIS MORTES NAS VIAS PÚBLICAS. GOSTARIA DE COLABORAR NESSE MOVIMENTO ENCABEÇADO POR JURISTAS E ADVOGADOS DO NOSSO PAÍS A LIDERAR O MOVIMENTO CÍVICO, NO SENTIDO DE LEVAR O ESTADO E SOBRETUDO OS DIRIGENTES ÀS BARRAS DOS TRIBUNAIS… É HORA DE AGIR. SE OS TRIBUNAIS NACIONAIS NÃO FIZEREM JUSTIÇA, DEVE-SE RECORRER AOS DE NÍVEL INTERNACIONAL. ACHO QUE ESTAMOS A VIVER SITUAÇÕES QUE PONHEM EM CAUSA OS DIREITOS DO HOMEM, DESIGNADAMENTE A FALTA DE ÁGUA, UM BEM ESSENCIAL, NO ÚNICO HOSPITAL CENTRAL DO NOSSO PAÍS. É UM CRIME CONTRA A HUMANIDADE!!!

  10. img
    Bili Uê Responder

    Meio milhão de Euros deve dar uma grande ajuda na reforma do nosso Liceu, por exemplo. Esse povo mal educado sem formação acadêmica mínima exigida, a solta pelas ruas feito demónios em sus motorizadas, prova como realmente a educação em STP tem sido prioridade dos sucessivos governos.

    Terra amada e país do nada, governada por ninguém. É mesmo isso que queremos?

  11. img
    Trimegisto Responder

    Nossos dirigentes são todos ladrões, compraram motorizadas com dinheiro roubado da população e ainda desejando morte aos mesmos de uma forma indirecta, distribuindo essas motorizadas que já existem cá em uma grande quantidade e que tem estado a causar mortes dos coitados jovens inocentes e ignorantes que estão sempre a criar desordem nas nossas estradas não só por não terem carta de condução, mas também por falta de educação dos mesmos.

    • img
      abelveiga Responder

      “Nossos dirigentes são todos ladrões”. Por causa desta frase o comentário do Trimegisto não é publicado. A moderação apela ao comentador no sentido de alterar a frase. Assim o comentário será publicado.

      • img
        moreno Responder

        senhor abel veiga, primeiro as minhas maiores e cordiais saudacoes.gostaria que respondesse a esta pergunta muito muito simples.porque que o comentario que contem a frase “nossos dirigentes sao todos ladroes ” nao pode ser publicado?este e um espaco creio eu que qualquer um pode expor o que pensa e o que sente, de forma civilizada, sem ofensas, sem insultos.para mim a pessoa que escreveu esta celebre frase nao esta a ofender a ninguem e ademais nao aponta o dedo em especial a ninguem e a outra questao e que estamos num pais democratico como nos fazem crer. sera que o senhor sofre pressoes por parte da instituicao que responde pela informacao no pais?seria bom que aclarasse bem as coisa. assim sabemos ate onde podemos chegar. porque comentar uma noticia hoje de sao tome e quase impossivel nao focar o tema “ladrao” porque a governacao e a ladroice em sao tome e principe estao de maos dadas.talvez nos possa sugerir um termo mais suave para que ninguem se sinta ofendido nem tocado, mas a verdade verdadeira e esta. e a situacao que temos e o o que predomina na nossa terra.muito obrigado e espero que o seu trabalho continue prosperando e lhe desejo muitos progressos no campo jornalistico .

      • img
        Pr. Miguel Chuvisco Responder

        Caro SR. Veiga.
        Obrigado por ter os comentarios organizados em hora e data como eu tera sugerido.
        Irei sempre sugerir coisas.
        Abraços

  12. img
    Carlos Cruz Responder

    Meus senhores aproveitem bem este espasso,escrevam correctamente.
    É lamentavel tantos erros ortográficos e de sintase cometidos nas comonicações, estudem e envistam na formação por favor.

    • img
      Enfim Responder

      Senhor Carlos Cruz, se é para falar dos erros ortográficos e de Sintases, devias reparar nos teus próprios erros, se bem mi lembro é *Espaço e não Espasso*, e *Comunicações e não Comonucações*

    • img
      cesarjesus Responder

      Oh sr Carlos Cruz….com os devidos respeito, os comentarios sao escritos atraveis de teclados do PC…muita das vezes cometemos erros sem darmos por conta
      ao teclarmos…assim como o sr acabou de cometer erros gravissimos ao tentar corrigir os outros, seja prodente… estamos ca para comentar daterminadas noticias k ocorrem na nossa Terra, nao comentar escritas de cada um, porq

  13. img
    Miborges Responder

    Infelizmente, coisas dessas só em STP. Um país com carências gravíssimas, onde falta quase tudo, gasta-se todo esse dinheiro para comprar a conscência de cada um. Infelizmente temos essa cambada de políticos sem a mínima noção do que seja governar.

  14. img
    Miborges Responder

    Gostaria de saber se esse Abel Veiga que por vezes responde a e mails,é o mesmo Abel Veiga jornalista?

  15. img
    nikilay monteiro Responder

    Como é que um pais que quer desenvolver pode fazer uma coisa dessa!Aceitar que as motorizadas fazem taxi como se fosse automoveis!,so pode ser num pais pobre como stp.Esse pais para ir a frente é preciso que Deus venha ao mundo.Por isso que conheço mtos santomenses a recusarem as suas naturalidades.Têm vergonha de serem santomenses.Mas os motoqueiros nao sao culpados,os culpados são os dirigentes desse País.

  16. img
    jaka doxi Responder

    Dizem por aí que a maioria das motos são dos politicos SãoTomenses.
    Alguem pode me confirmar esta informação?
    Abraços.

  17. img
    Zovirax Responder

    Oh Carlos Cruz, voce diz que as pessoas estão a escrever mal, é certo. Contudo repara bem no teu texto, há alguns erros graves. A mudança deve começar primeiramente em nós e depois nos outros.

  18. img
    Lápis & Borracha Responder

    Amigo Carlos Cruz… Será que li bem? O sr. diz aos outros para escreverem correctamente, quando você em três linhas dá (4)erros? vai lá vai… até a barraca abana…

  19. img
    Estunte da Univercidade de Guadalope Responder

    vamos la apresentar mais criticas contructivas:
    O nosso sistema esta F***** em varios sentidos e todas ja se perceberam.
    De aqui para frente só vereremos cenarios destes e coisas “de outro mundo”.
    A minha questão é: sera que tanto dinheiro um dia iria resolver o problema das ilhas?
    Precisamos de um bom Lider: Inteligente, muito esperto e de bom coração. Um lider mau, justiceiro. Precisamos de alguem que não se importe de ter menos que os outros. Precisamos de um homem livre. o Nosso Lider tem 24 anos e encontra-se na Europa.

  20. img
    gilker Nascimento Responder

    Acho bém que o Abél Viega como jornalista,nao compactue em divulgar certos comentarios.Temos que ser moderados,estamos num estado de direito e liberdade nao libertinagem.Chamando alguém de ladrao,teremos assim que provar.Nunca esqueçamos que a nossa liberdade termina onde começa a de outra pessoa.Façamos criticas construtivas.Gosto muito do trabalho do Abel Viega e só temos é que agradecer-lhe pela oportunidade que nos da para comentar.Força Abel Viega!!!

  21. img
    gilker Nascimento Responder

    A situaçao das motorisadas,é realmente triste.Tenho acompanhado a situaçao do pais,essas motos tem originado muitas mortes,tem que se fazer alguma coisa.OS politicos tem que ter consciencia,por outras palavras,estao a matar os proprios compatriotas.Deus abençoe,Sao tome e PRINCIPE!

  22. img
    flogá Responder

    Malta. Acho que não descobriram o verdadeiro sentido do texto do Carlos Cruz, porque ao mau ver, ele nos quis dizer uma anedota subtil, não é isso mesmo Carlos???

  23. img
    fernando Responder

    tendes que ter muito coidado cam as motas e um vaicolo muito perigoso aqui em portugal ja se tem muito coidado e ainda morrem muitas pesoas e autras ficam cam difisiensias para toda a bida

  24. img
    cesarjesus Responder

    …aqui se faz, aqui se paga!!!sendo verdadeira esta informacao sobre as motorizadas que serao distribuidas em troca de votos chamado(BANHO), e no minimo ridiculo e de tamanha irresponsabilidade do partido em causa! Custa-me acreditar que nao existem sencibilidades ou mesmo amor a Patria em cada Politico que se faz representar pelo partido onde foi eleito pelo Povo k hoje sofre com diversas dificitudes da vida cotodiana, e agora vai ter que se defender das motorizadas da Morte k circulam nas estradas sem minimas de condicoes de circulacoes…sera k existem estradas em STP para mais motorizadas??? Com este andar vamos ter mais motorizadas k o numero de pessoas a circular na nossa pequena cidade!!! Pelo visto as manifestacoes em STP nao fazem eco aos ouvidos dos politicos!

    Forca Povo STP…

  25. img
    Zovirax Responder

    Motorizadas,
    Políticos conscientes oferecem este bem como arma que tira os santomenses da miséria, mas infelizmente, é a arma que instantaneamente os leva à morte.

  26. img
    Eliel T. Responder

    temos lá bons médicos p tratar dos acidentados.. médicos que só sabem imputar (cortar) membros..

  27. img
    "Ausente mas sempre presente" Responder

    POXASSS, PaÍs reclama falta de dinheiro sempre. Mas eu so gostaria de saber uma coisa! AONDE É QUE SAI TODO ESSE DINHEIRO PARA O DITO “BANHO” NA ÉPOCA DAS CAMPANHAS ELEITORAIS, HEIMMM?

  28. img
    Pessoa Responder

    Tudo isso é uma vergonha…com tantas mortes que tem havido,e os políticos resolvem dar mais um banho de mota ou melhor de “morte”. Pq não apresentam os seus projectos ao Povo? Se formos ver politica feita no exterior,sinceramente nem políticos temos em STP,mas sim uns compadres que nessa altura só querem é saber de falar mal do outro em vez de apresentar alternativas. Mas tudo isso o Povo é culpado, pode-se dizer que é por miséria que aceitam ser corrompidos,só que esquecem que passado alguns meses tudo acaba e têm que levar com 4 anos de sofrimentos,é triste…

  29. img
    ALEX SACA PAPO Responder

    Abel, eu entendo que não é muito elegante o que os partidos políticos fazem quando distribuem motos a quem não está em condições de dirigir, mas está opinião que aparece nesta página como notícia não devia ser escrita por si como jornalista. Deixe que outros façam opinião. Não lhe quero ensinar nada, mas sabes que quem opina assume posição, e o jornalista deve ser ISENTO. Obrigado

  30. img
    lisa bvcj Responder

    rsrsrsr…nao falem mal dos médicos, se nao es da area, entao n sabes o k falas…médico so sabe amputar quando ele n tem meios suficientes para curar…
    mudando de assunto…rsrsrsrs…creda éééé, povo mais moto em stp significa mais mortos tabm é…tou a ver que terei k terminar o meu curso mais rapido possivel, porque daki a uns anos hospital de stp vai precisar de mais pessoas da minha area…povo me aguarda que eu vou chegar…rsrsrsrsrs..acho k terei mto trabalho…lol

  31. img
    ladrão Responder

    todos têm a sua oportunidade, nao importa se é pobre ou rico, estudem!!!

  32. img
    Conóbia Responder

    Vamos é chamar deus e pedir vida e saúde. Um dia, um revolucionário vai fazer história em STP.

  33. img
    joca de madre deus Responder

    Mais MOTA mais MORTES. Mortes aos POLITICOS. Eles e que estao a nos matar. Mata-los seria nao votar neles. Mata-los seria ignora-los.
    Um Bem Haja. Viva STP

  34. img
    luisó Responder

    SEJAMOS REALISTAS:
    STP não é viável como País nem nunca vai ser. não vale a pena esconder a realidade e dizer que o futuro vai ser bom. não vai ponto final. o povo é bom e merece tudo de bom, menos os politicos que tem e que durante estes 35 anos sabem da não viabilidade de STP e anda a mamar tudo. só o povo é que ainda não percebeu.
    para quê presidente, assembleia nacional, governo, cãmaras, para governar 145.000 pessoas? noutros países há camaras com mais gente. e STP tem dinheiro para isto tudo? não, por isso eles mamam e o povo desenrrasca.

  35. img
    luisó Responder

    desde a independência que houve dezenas de dirigentes. dirigiram e saíram. durante 35 anos STP recebeu centenas de milhões de dólares de doadores internacionais para ajuda ao desenvolvimento e progresso. onde está isto?
    o porto não existe, só com barcaça;
    o aeroporto um dia destes é fechado porque não tem segurança (se um dia houver um acidente que Deus tenha pena deles porque quem sobreviver morre no hospital);
    o hospital é a miséria que se conhece, em que não há água,os serviços são péssimos, chega a faltar o gesso, vejam só ;
    os serviços públicos não funcionam, só com cunha ou gasosa;
    os governos não prestam contas ao tribunal de contas e porquê?;
    e depois vemos grandes casas no campo de milho e não só, gastar-se 600 000 dolares em jeeps, comprar 1000 motas para oferecer…
    ISTO TEM FUTURO ?

Deixe um comentario

*