Vacina contra o vírus H1N1 já está a ser administrada a população de risco

Profissionais da saúde, mulheres grávidas, doentes crónicos, crianças menores de dois anos, são os principais alvos da campanha de vacinação contra a gripe A que começou esta semana. A direcção dos cuidados de saúde, garante que é grande a afluência do público aos centros de saúde.

Com apoio da OMS, o ministério da saúde está a administrar 16 mil doses de vacinas contra o vírus H1N1 causador da gripe suína. A vacina está disponível em todos os centros de saúde, mas o Director dos cuidados de saúde, Eduardo Neto, anunciou que equipas móveis vão realizar campanhas porta a porta para imunizar as pessoas do grupo alvo.

Profissionais da saúde, mulheres grávidas, doentes crónicos, crianças menores de dois estão na lista das prioridades para as 16 mil doses de vacinas. «Os trabalhos estão a decorrer bem e com adesão de muita gente. Há pessoas que não fazem parte do grupo alvo e que querem vacinar», referiu o director dos cuidados de saúde.

Com a campanha de vacinação o ministério da saúde prevê imunizar 10% da população contra a gripe A. Uma campanha que se justifica, segundo o director dos cuidados de saúde, devido a persistência da gripe suína nos países vizinhos.

Mas não só, a estação seca em curso caracterizada por muito pó, é tradicionalmente marcada por infecções respiratórias agudas. Daí a importância segundo Eduardo Neto da administração da vacina contra a gripe A.

Abel Veiga

  1. img
    Conóbia Responder

    boa

  2. img
    Patriota Responder

    Meus Senhores,
    Acredito que as autoridades sanitárias deste país estejam a agir de boa Fé querendo proteger a nossa população desta “Pandemia”, mas penso que as pessoas deveriam ter toda informação a volta desta vacina. Em muitos Países tem havido polémica a volta desta vacina devido as incertezas que existem sobre a mesma, mesmo o pessoal da saúde nestes Países têm recusado a tomar esta vacina, não quero aqui criar alarmismos, mas aconselho que seja feita uma pesquisa a volta disso. Ao Sr. Jornalista do Téla Nón, agradecia que fizesse uma pesquisa a volta disso e que publicasse um artigo sobre estas plemicas. Seguem alguns links que falam sobres as controversas a volta desta vacina.

    http://filosofiaetecnologia.blogspot.com/2010/03/gripe-nova-ordem-mundial.html

    http://club-k-angola.com/index.php/opiniao/17-opiniao/3663-h1n1-e-uma-bamba-bacteriologica-do-ocidente-antonio-setas.html

    http://www.sintomasdagravidez.com/conteudo/8-motivos-para-n-o-tomar-vacina-da-h1n1

    Cumprimentos

  3. img
    triste Responder

    so restos pois se a palhaçada de gripe fosse verdade sao tome nao via nunca as vacinas o governo esta a dar uk resto do mundo nao quer pois europa e america ja percebeu que tudo nao passou de mais uma façanha das enpresas fabricante de farmacos que ganharao fortunas com placebos.em qual pais do mundo que se admistra vacinas destas?.como digo se fosse verdade que tinhamos uma epidemia sao tome nunca veria estas vacinas.tenho dito.

    • img
      Ministério da Saúde Responder

      Triste,

      Não podemos responder por estratégias de vacinação adotadas em outros países, respondemos pelo Brasil, e asseguramos que todas as medidas necessárias para proteger a população de um vírus que já matou milhares de pessoas no mundo e no Brasil.

      Mais informações:
      comunicacao@saude.gov.br

  4. img
    cesarjesus Responder

    …Bom nao deixa de ser uma boa noticia…mas pergunto, so agora??? Ja a quanto tempo vem se falando do virus H1N1, causador da gripe suina!!! Em todo caso antes mais agora do que nunca!!! Se queremos que algo seja feita na nossa Terra temos que esperar o periodo legislativo, ai tudo e possivel!

    Forca Povo de STP…

  5. img
    Filho de Deus Responder

    só agoara quando se pode diser que agripe já acabou no mundo é que vêm come esta agora só mesmo neste terra enfim.
    Mas antes tarde do que nunca, qual é o remedio…

    • img
      M. Afonso Responder

      Nunca é terde! mesmo nos paises que fabricam vacinas, so agora estão disponíiveis, Entao temos é que agradecer a Deus.

  6. img
    alberto Responder

    Isso so deve ser uma brincadeir

  7. img
    alberto Responder

    E nos estamos orgulhosos disto???

  8. img
    quequa Responder

    Deveiam também arranjar vacinas contra a falta de energia,contra a corrupção e a má gestão que enfermam o País desde a Independência à esta parte.

  9. img
    Nelson Capela Responder

    E muito problematico a questao dessa gripe suina.Hoje a nivel mundial ja nao se fala tanto dessa gripe como no ano atras.Tao pequeno e pobre que o nosso pais e, se essa gripe fosse realmente uma pandemia,a verdade porem 80 a 90% da populacao padecia dessa doenca.
    O porque de so agora ter equipas no terreno fazendo campanha porta a porta?Antes tarde do que nunca

  10. img
    José Victor Responder

    o universo esta em mutaçao constante quer queiramos ou nao. Para começar a nomemclatura da doença causada pelo virus H1N1 nao é gripe porcina , mas gripe A. Ao meu Caro Colega Eduardo Neto gostaria de dizê-lo embora seja discutivel, não tem interesse nenhum em junho 2010 , mobilizar esforços ao nivel dos cuidados primarios de saude para efectuar vacinação em massa para a gripe A,que jà pertence ao passado. Trabalho em meio hospitalar e eu quase 90% dos meus colegas nao fomos vacinados pois a vacina nao é util e os efeitos secundarios da vacina “elaborada sobre os joelhos” com a versão americana sem adjuvantes e a versão europeia com nao é clara. Os nossos filhos também nao foram vacinados pois na escola os pais tinham que dar o seu acordo. A OMS e sua Directora Geral foi muito criticada por se ter deixado levar pelas industrias farmaceuticas que ganharam muito dinheiro com o teatro “H1N1″. Resumindo a vacinação não tem interesse nenhum salvo se você queira ter uma Esclerose em placas daqui à uns anos. Felecidades sejà mais util a nossa sociedade e nao aceite as reservas , os restos que a OMS e as industria faramceutica nao sabe o que fazer delas… felicidades . Nota: A credibilidade da OMS no occidente foi muito abalada com esta historia de vacinas para a gripe A.

  11. img
    aziza Responder

    oi eu acho que foi um ideia genial justamente porque quem sofre mais são aquelas pessoas que tenhe essa doença.Tambèm gostaria que poderia existe a segunda fase da vacina para quem nâo tem doença cronicas obrigado….

  12. img
    mariana salvaterra Responder

    Eu tinha avisado através deste saíte para que as nossas embaixadas deviam já ter informado ao governo,que os efeitos colaterais desta vacina para além das mortes de grávidas, na suécia na finlandia franca etc etc. que as criancas
    dormen incontroladamente,tem sido uma grande aflicao e grande desgostos dos pais, de repente em qualquer situacao a crianca adormece. O governo já aceitou indemenizar essas familias enfim. mas a senhora lá em tomé comecou a mandar boca que era atrazos, eu nao preciso exibir nenhuma licentura… e tb. nao sou médica ou expert, nesta matéria mas qualificada suficientemente para dizer que deviamos arquivar esta vacina…Os diplomatas africanos no estrangeiro só sabem soltar o cinto das calcas.para promiscuidade sexual,nao apreendem a lingua do pais pelo que vi de perto é um desastre.os seus respectivos paises nao estam a ser informados.salvo sejam alguns que estam a fazer um bom trabalho.

Deixe um comentario

*