Comandante Geral da Polícia desmente os moradores de Monte Macaco

O intendente Manuel Vicente, garante que o corpo de intervenção da Polícia que actuou em Monte Macaco, não agrediu nenhum habitante da Roça. Para o comandante geral a intervenção foi pacífica.

O Comandante Geral da Polícia Nacional, rejeita todas as acusações feitas pelos habitantes de Monte Macaco, sobre a intervenção da polícia na última quarta – feira, em que mulheres e crianças foram machucadas pelos agentes de intervenção.

Ao contrário das declarações de todos os habitantes da Roça, o comandante da polícia disse a imprensa, que «a polícia não agrediu nenhum membro da população. Foi uma intervenção pacífica para repor o fornecimento de água. Com a acção dos moradores de Monte Macaco mais de 20 mil pessoas na ilha de São Tomé ficaram privadas de água potável», explicou o comandante geral.

O intendente Manuel Vicente, disse que nenhuma pessoa alegadamente violentada pela polícia prestou declarações a imprensa, nem tão pouco apresentou queixa junto às autoridades competentes. Daí acreditar que não terá havido qualquer acto de violência da polícia contra a população de Monte Macaco.

No terreno o Téla Nón apurou que a senhora que recentemente deu a luz e que segundo os moradores foi espancada pela polícia, está detida no comando geral, junto com outros 6 habitantes da roça.

Abel Veiga

  1. img
    JACADOXI Responder

    QUE VERGONHA!!!!
    ESTE SRº DEVERIA SER MAIS INTELIGENTE…..
    COMO PODERIAM PRESTAR DECLARAÇÕES A IMPRENSA SE A TVS E RNSTP SÃO CONTROLADAS PELO GOVERNO??
    QUE PIADA!

  2. img
    JACADOXI Responder

    ANTES DE VIR CA DIZER ESSAS BABOZEIRAS DEVERIA INVESTIGAR, E MANDAR FAZER CORPO DE DELITO NESSAS PESSOAS ALEGADAMENTE VIOLENTADAS.UMA VERGONHA LER ESSAS DECLARAÇÕES DE UM COMANDANTE.

  3. img
    tu podes saltar, tu podes pular... Responder

    Agora tudo vai depender da forma como o senhor entende por pacividade…se calhar no teu ponto de vista, como não aconteceu com o senhor, por isso sai em defesa como forma de manipular tudo, quem não vos conhece, bando de policial ignorantes…
    Fuiiiiiiiiii

  4. img
    Alberto Nascimento Responder

    credo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. img
    "Nós por cá e a nossa Maneira" Responder

    ……pois é….já cehgamos a fase das justificações…….haverá sempre e das mais variadas cores……hão de ver……

    …..só tenho acrescentar que….nenhum meio justifica o fim……..temos que começar a ter elasticidade mental suficiente ……para resolver o problema do nosso pais…………..

    …..não é com o recurso a violencia é que chegamos lá…………

    …..é com trabalho…..muita honestidade……consciencia politica…..e acima de tudo…respeito pelo proximo…..porque somos todos filhos de SAO TOME E PRINCIPE………

    ……..temos que olhar para o pais…pensando no futuras e não simplesmente no presente…………

    …..e espero…sinceramente….que começemos a ganhar a consciencia de que….lá já foram 34 anos que andamos nesta brincadeira………..

    …..andamos todos, sem excepção a brincar as casinhas……..com coisas serias……….

  6. img
    tagarela Responder

    Proceder com seriedade é mandar instaurar um inquérito e averiguar se as denúncias e imputações aos agentes policiais procede ou não. De pronto não pode pura e simplesmente dizer que não aconteceu até porque ele não esta lá. Francamente. Esperava outro comportamento por parte do Comandante da Polícia. Não é hora para coorporativismos e protecionismos. Tem que se monstrar o mais isento possível e agir com rigor. É de lamentar tais declarações. Viva STP!!!

  7. img
    N.Capela Responder

    Como digo,uma vergonha autentica.O comandante sair em defeza a sua instituicao sem antes mandar instaurar um processo para averiguar as ocorrencias.Como as pessoas fariam declaracoes a imprensa se foram privadas desse direito?Segundos as informacoes tanto a radio como a televisao recusaram a fazer cobertura.Agora e a sua palavra contra a da populacao.como nao referio as detencoes feitas?Sr comandante todos nos sabemos que a nossa “cainga” e bruta e violencia e isso nao vem de hoje.
    Se ficaram tanta gente assim sem agua,isso mostra a imprtancia que Monte Macaco tem.Porque nao tratar aquele gente como deve ser?Aquela populacao esta atirada a sorte,assim como outras tantas comunidades das ex empresas agriculad do pais.Esses habitantes na sua maioria sao caboverdianos ou descendentes.Pessoas que vivem no limiar da pobresa por isso sao assim tao desmarginalisadas.E inconcibivil em pleno sec xxi as pessoas nao terem acesso a agua potavel nem a energia.
    Os habitantes de Monte Macaco deveriam formar uma manifestacao e irem ao consulado de Cabo Verde e pedir intervencao.
    Os moradores de monte Macaco deveriam se organizar e negociar com o governo.NAO HA ENERGIA,NAO HA AGUA NEM VOTO.A populacao unida jamais sera vencida.Ou prendem toda a populacao ou mantem toda a populacao.
    Quando desviaram a conduta do hospital,que deixou o hospital sem agua,o que fez a policia?O que fez o governo.VIVA A DEMOCRACIA,ABAIXO A DITADURA E A PREPOTENCIA.A democracia tem que entrar dentro da policia nacional

  8. img
    nelson Responder

    gostaria que averiguasi este acto atribuir responsabilidade a aos cmprisi. porque, o que emai, mas rafaiel branco esta a fazer esta ,encorecto, temos que respeitar dereitos umanos.

  9. img
    nelson apresentaçao Responder

    gostaria de informar a todos leitores d tela-nón que a resposta do comandante deveria e como de ser o mesmo porque eles não tão atorizado a por tante gente sen agua dez que agua é um ben precioso. exijo mas respeito pelo comandante que esta a fazer um exelente trabalho

  10. img
    MÉ SOLO Responder

    Desde quando é q se viu um CGP assumir que os seus homens agiram com falta de zelo e profissionalismo, NUNCA. Sempre defenderam os seus homens mesmo quando este tipo de acções acabam em perda de vida. Ouvi várias vezes os dirigentes desta instituição disserem que tem-se criado uma polícia de aproximação, aproximar as polícias da população não se faz com agressões, existem outros metódos mais adquados. De certo q o srº comandante não ficaria contente se fizessem isto aos seus familiares. As nossas polícias precisam sim é de mta formação no tocante a forma de actuar com a população e as suas condutas deve constituir grande preocupação para os dirigentes desta instituição, isto sim precisam e não de novas armas modernas porque para manter a ordem publica elas n são tão importantes.

  11. img
    HUGO LIMA Responder

    Senhor Comandante.
    O que devias fazer é instaurar um inquérito para se apurar a verdade. O que senhor quer dizer é que o Telanon emite falsidades? Estou fora do país procuro me manter informado e graças ao Telanon o tem feito com muito mérito. Espero que o senhor saiba o que esta fazendo? Não sei se é do seu conhecimento que a nossa policia é péssima, não faz nada de especial, não estão preparados para nada e foram oferecer armas tinham que tentar um filme deste. Um dia o feitiço a de virar contra o feiticeiro.

  12. img
    alberto Responder

    A policia tem sempre razao!!! Esse gajo mazé deveria pedir demissao.

    FRADIQUIÊÊÊÊÊ

    ZAQUIM ÊÊÊÊÊÊ

    BOIA UWÊ PIA POVÔ Ê

  13. img
    JorgeK Responder

    Deviam era fazer uma intervenção pacifica em campo de milho!
    os mais pequenos é k sofrem…

  14. img
    alberto Responder

    Esse tio ai toma o povo por voador panha, mas as coisas nao vao so, isto um dia a de mudar pelo bem ou pelo mal.

    Esses dirigentes têm que parar de tomar o povo por palerma!!!!

  15. img
    Joker Voz do Povo Responder

    Pois é,quando esses porcos dirigentes usurparam agua do hospital aonde é que esteve a policia? aonde é que esteve a justiça. Agora, existe. E depois vem cá dizer meia dúzia de baboseiras, só depois de RDPÁfrica ter denunciado o silêncio. francamente, tenha dó. O senhor, pelo que penso já deveria estar na reforma, assim como muitos ditos dirigentes deste país.

  16. img
    gilker Nascimento Responder

    O camandante diz que nao corresponde a verdade tendo em conta que nao apresentaram queixa:É claro que nao poderiam apresentar queixa porque coriam ainda risco de serem torturados e presos.Nós exigimos que faça uma averiguaçao desta situaçao e pedimos a Tela Nom que nao descanse enquanto nao ver a justiça a ser feita!

  17. img
    coitadinho diz Responder

    Este senhor deixou perdeu o espelho?
    alguém que me responda…..
    não é possivél… operações como estas não haver borrachadas… falta-lhe é o sentido de autoridade e da manutenção da ordem pública…. precisa é de receber conhecimentos gerais básicos….é o que temos… não se pode exigir muito… a quem não pode dar nada, nada, nada…..

  18. img
    J&B Responder

    Depois desta intervençao do sr.Comandante Geral da Polícia,desmentindo o facto ocorrido no Monte Macaco, podemos perguntar: EM QUEM PODEMOS ACREDITAR?
    O sr. Intendente certamente defende a instituiçao que comanda e consequentemente o governo santomense. O No terreno, segundo o testemunho, o Téla Nón constatou e apurou a verdade do facto ocorrido!Para se encontrar uma clareza sobre o sucedido que se crie uma comissao ministerial mista para averiguar a situaçao fazendo confronto e esclarecer a opiniao pùblica! Senao està em jogo a credibilidade da policia nacional como também do Téla Nón como um dos canais informativos. J&B

  19. img
    Filho de Deus Responder

    AINTA TENS A CORAGEM DE VIR DISER ISTO POIS CLARO, TALVEIS SE TIVESSEM ATINGIDO ALGUM FAMILIAR SEU AI SIM EU GOSTARIA DE SABER SE IRIA SAIR EM DEFESA DOS SEUS “HOMENS” ( sodé )

  20. img
    Voz do POVO! Responder

    Voz do Povo ja chegou!

    Em nome do Povo, num Estado de Direito tal o senhor como o/a ministro/a de ordem interna deviam maze eh pedir demissao porque os seus bufalos ao fazerem o k fizeram com tais pessoas no Monte Macaco, violaram gravemente os direitos das mulheres, das criancas e de todos cidadaos da referida locadidade. Um policia ao apontar arma na testa ou no peito de um cidadao sem k o individuo tenho practicado actos para o efeito, este constitui materia crime e a devida suspensao do policia em causa o facto do mesmo ter usurpado o poder. O senhor comandante a nao despedir o seus bufalos e preferido proteje-los na base das suas declaracoes maquiavelicas devia assim tamber ser demitido pelo seu superior o/a ministra/a de Ordem Interna. A sra. ministra tb ao protejer o seu subordinado o sr. comandante devia tb colocar seu cargo a desposicao. Ao fazer isso, estaria sim a ir de encontro com a voz do Povo, que a vontade de Deus. Mas a onde esta a procuradoria da republica? Aonde esta o sr. Edmar Carvalho o tal advogado? Onde esta o sr. Adlino Izidro? O sr. Posser da Costa? Quando eh descutir e defender algo de vosso intersse ai sim….

    Viva Voz do Povo! Viva justica! Abaixo Rafael Branco! Abaixo! Abaixo populismo do MLSTP! Abaixo!

  21. img
    Reginaldo Ferraz Responder

    é necessario muito descaramento e cara de pau, total falta de escrupulos para que se possa fazer afirmacoes dessas, como este semi iletrado ( porque a práctica nos postos oficiosos em s.tomé significa tudo) intendente fez, contrariando um vulto de pessoas que se manifestaram narrando factos ante a comunicacao social ali presente horas depois, segundo deixa transparecer a noticia do Telá Nón, e corroborando ainda que a senhora que recém deu a luz ali se encontra detida no comando da policia nacional. É lastimavel o tipo de animais politico-socio governamentais que aqui temos no país.

  22. img
    lloa Responder

    Isto foi o que Rafael Branco instruiu-lhe a si para vir dizer. Honra a farda que veste Sr. comandante! Seja responsável nas declaracoes que faz.

  23. img
    Klincata sa ca tete Responder

    Direito de resposta
    O comandante deve de facto apoiar as tropas.
    Há um problema de conceito. O que violação para estas maltas da policia?
    O que é violar o direito de uma população.
    Vejam a carta das nações unidas sobre o direito das pessoas, veja apenas um segundo, veja,uhm. uhum.
    Não brinquemos com coisa séria. Repito, é urgente a reforma nas forças de ordem, queremos uma policia amiga e não policia repressora. Não queremos quebra ossos, bruce lee, etc.
    Povo de Monte Macaco, não merece isso, nem de outras localidades. Deixem a zona em Paz.Madalena tem sido vitima de barbarie estes ultimos dias demais. Meses passados era , gente de Santa Cruz, agora Monte Macaco.
    Santa Maria Madalena e Nossa Senhora do Rosário, reza por nós. A comunidade mais católica desta zona(Madalena, era ou é Monte Macaco. Eles são inocentes.Pedimos tregua.
    Bolo Bolo

  24. img
    Gilberto Responder

    É esse o S. Tomé que temos!…

  25. img
    Zovirax Responder

    É preciso ter coragem povo de STP!
    Para além da corrupção reinante em STP, existe uma incompetência generalizada por parte de quem dirige e comanda os destinos do país. O comandante da polícia mostrou a sua incompetência, o seu desconhecimento pelas regras de funcionamento de uma sociedade justa e saudável, pois não mandou instaurar nenhum inquérito para averiguar os factos. Ainda tem a lata de vir desmentir que não houve agressão policial. Na sua mentalidade os agentes policiais bateram nos animais, por isso não faz sentido averiguar. Mesmo sendo animais, merecem ser respeitados, compreendidos e não maltratados. O Comandante diz que ninguém prestou queixa. Pergunto, como é que uma pessoa que sente maltrata, rejeitada, injuriada pelas autoridades consegue apresentar uma queixa? Repara bem, segundo a informação publicada, os órgãos de comunicação social, como TVS e Rádio Nacional não atenderam a as queixas da população. O senhor comandante deve por em primeiro lugar o dever de servir a nação, protegendo as pessoas inocentes, crianças, mulheres, jovens, idosos, etc. O senhor comandante também tem família como os outros têm. O senhor comandante está a fazer a sua história, não se esqueças que os homens se encontram e as montanhas nunca se encontram.

    • img
      João Responder

      Pois, se a própria polícia nacional bate na população, as pessoas vão prestar queixa aonde!?
      Espero que com essas “agitações” o povo em geral abra os olhos e entenda de uma vez por todas que tipo de pessoas temos a frente das nossas instituições. Para refrescar, não se esqueçam que o próprio director geral da EMAE é Militar! O resultado desse tipo de manifestação popular não podia terminar de outra forma. E mesmo assim tem gente que acha correcto ter esse homem a frente de uma empresa estratégica para o país, como se a soberania da EMAE estivesse em causa!! Quêi Deus até quando êê!!!?

  26. img
    eu Responder

    ninguem tambem foi preso, e ou nao comandante? porque nao foram ao campo de milho? perdes teu posto ne?

  27. img
    Sadina Responder

    Não vale a pena comentar afirmações do tipo. Espero sinceramente que STP, sendo um estado de direito democrático que tanto se propala, as coisas não fiquem abafadas. Convenhamos que é um absurdo uma população não ter água potável, e apartir daí abastecer toda a cidade. Que raio de país

  28. img
    manuel fernandes da trindade Responder

    JACADOXI,
    VERGONHA E INTELIGÊNCIA NUNCA TERÁ ESSE SR. ELE DEVERIA ESTAR NUM OUTRO SITIO, SABIA? DEVERIA ESTAR A CAPINAR OS PASSEIOS DA CIDADE DE S. TOMÉ A TRINDADE.
    DEVERIA COMANDAR OS MORCEGOS, FICARIA MELHOR.

  29. img
    Um futuro melhor Responder

    O sr.comandante GPN, só pode estar a brincar desmentindo o fato que aconteceu na comunidade de Monte Macaco.Alguem pode me responder.
    Onde estava os policiais para intervir quando os sr. fulanos que têm casa em campo de milho,roubaram água que ia ao hospital central. Porquê que não ouvi intervenção policial? Será porque quem fez isso são os nossos dirrigentes? A justiça não abrange a todos? Será que a justiça é feita só para pequenos?
    sinceramente!!!Estamos num país de direito democrático. A vóz do povo tem que ser ouvida.Espero que a justiça seja feita e os agressores sejam punidos e afastados da policia.
    Queremos um STP sem violência, e sem injustiças.

  30. img
    ZUMBAKUÊ/JOFERLY Responder

    É vergonhoso a acção policial em S.tomé.
    Afinal servem para proteger o povo ou violar os direitos fundamentais do cidadão?
    Antes de enviar esses papalvos para agredir essa gente desprotegida, os responsáveis estavam com insónia? Ou será que os novos armamentos adquiridos tinham que ser testados?
    “Carta Internacional dos Direitos Humanos”

    1-Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do homem conduziram a actos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do homem;
    2-Considerando que é essencial a protecção dos direitos do homem através de um regime de direito, para que o homem não seja compelido, em supremo recurso, à revolta contra a tirania e a opressão;

    Meus senhores, façam uma revisão a Declaração Universal dos Direitos do Homem …..

    Fuiii…….

  31. img
    cesarjesus Responder

    Sr Comandante Geral da Policia, e de lamentar a sua intervencao…pois o sr deveria agir e averiguar este caso com mais sencibilidade, e abrir um inqerito para apurar os factos…nao vir dizer k nao ouve agressoes, em que a intervencao foi pacifica, eu acredito que a manifestacao foi pacificca, pois tratava-se de uma manifestacao na base de uma promessa nao comprida feita pelo Sr Primeiro Ministro…os senhores tem agua putavel, tem energia electrica e ainda tem a policia para vos protegerem das vossas falcatruas…pois ficam sabendo que ” UM AGENTE POLITICO DE PADRAO DE INTELIGENCIA NORMAL PERCEBE QUE TEM DE TRATAR O PAIS DE FORMA IGUAL”… os senhores habituaram a prometer e nao cumprirem e durante estes anos todos o povo nao manifestavam, por isso e por outras que o nosso pais encontra neste estado lastimavel no seu complo geral…agora os olhos do povo estao bem abertos, cansaram da vossas brincadeiras de exibicoes, chamo exibicoes porque governar voces nao sabem o k e governar, pois se soubessem fariam algo pelo este povo que tanto sofreu e sofre de boca calada…olham a vossa volta e veja como a populacao vivem, sem agua potavel, sem energia sem o minimo d condicoes habitacional e quando reclama vem a forca militar com armas para fazer calar a populacao… quando deveria ir para ali um agente de governo tentar esclarecer a populacao das razoes do nao cumprimento ate a data da promessa!!! Na democracia tem que se aprendr a viver com as manifestacoes, as reenvindicaoes e as revoltas sendo elas pacificas ou nao…se o povo sai a rua e porque algo vai mal e muito mal…nao se pode conviver com promessas, a que fazer algo de forma haver equilibrio mesmo que seja minima!!!
    Aos governantes e politicos de STP, que se preparam que o Barril de Polvora ja esta a dar estiros!!!
    Ao Povo de STP, lutem pelos seus direitos, manifestem e reveindiquem so assim estes politicos vos darao ouvidos…a que dizer BASTA das EXIBICOES a estes politicos com dinheiro do Povo…se darem uma vista de olhos na nossa cidade todos os comercios em grande parte sao dos Politicos, pois vao para exteriores com verba do povo e regressam com mercadoria para vender a populacao!!! isto e um circo viciado que tem que acabar!
    Da ao Povo o que e do Povo!!!

    Forca povo STP…

  32. img
    certeza Responder

    “A liberdade de cada um termina lá onde começa a dos outros”, disse um grande pensador! Se fossem voces a ficar sem água porque alguem quer reevendicar seus direitos, é que eu veria que comentarios fariam. Tem-se que resolver os problemas dos individuos dessa zona, isto é verdade. Agora, algumas dezenas não têm o direito de sacrificar tantos milhares de pessoas. Deviam fazer manifestações pacificas, agora, decidiram fazer guerra… Quem anda na chuva, molha! Estado de direito não significa anarquia…! Em todos os cantos do mundo, quando for necessario força, aplica-se! Tanto em EUA, França ou Reino Unido…!
    Disse!!

    • img
      Zovirax Responder

      Que tristeza!
      Comparar STP com França, Reino Unido e EUA é mesmo de quem anda na lua. Qual nível de vida das populações destes países? Nestes países as populações têm acesso água potável, electricidade, saúde de qualidade, uma boa segurança social, as habitações apresentam excelentes condições de habitabilidade, etc. Não é o caso de STP, grande parte da população vive no limiar da pobreza, vive sem acesso água potável, electricidade, habitações com deficientes condições de habitabilidade, etc.
      O seu comentário cheira insulto ao povo de STP, certamente deves ser um dos beneficiários com a miséria em que vive o povo de STP. Existe mesmo pessoas que vivem no mundo maravilhoso e acham que todos têm a mesma sorte. As povoações de Monte Macaco fazem as suas necessidades (defecam) no mato, por acaso nos EUA, França, Reino Unido as existem povoações que defecam no mato, bebem água do rio, etc.? Por favor seja lúcido no comentário que faz, respeite o povo de Monte macaco!

    • img
      Mé Chinhó Responder

      Meu caro, a liberdade de todos os santomenses foi violada quando desviaram a agua do hospital e mesmo assim ninguém fez nada. Não existe liberdade em STP a não ser para os que podem, quero dizer, patos bravos. Por isso, não venha falar de liberdade. Não estou a dizer que foi justa a atitude da população de Monte Macaco. O que me deixa indignado é o facto desse comandante de meia tigela não ter ido ao campo de milho repor a agua ao hospital. Foram ao Monte Macaco porque só estão lá a morar os que não têm condição humana, os desgraçados deste país. Se és um deles, põe-te a pau…

    • img
      PATRICIO E FODIDO Responder

      certeza “lunar” TAS ENGANADO JOVEM. JA ALGUMA VEZ VISTE PERSEGUICAO DOS LADROES ARMADOS ATE AOS DENTE EM INGLATERRA OU USA. SE ELES NAO DISPARAREM UM TIRO A POLICIA NAO DISPARA E ISSO PODE LEVAR HORAS OR MESMO DIAS. (ESTOU A FALA DE CASO REAL)SE TENS ACCESSO A BBC4 OR ITV1 TENTA VER “POLICE CAR CRIME”.

    • img
      ZUMBAKUÊ/JOFERLY Responder

      Pois o srº diz e muito bem.Qem anda a chuva molha-se.O srº deve ser um dos previlegiados e esqueceu-se que um dia já andou descalço, comeu fruta e coco assim como dormiu na esteira.Que faça o bom proveito do rombo que tem dado a esse povo para converter o seu estatuto social.Esqueceu-se que foi com o sacrifício desse povo que fez com que elevasse a sua situação? Quer comparar as reivindicações nesses países com as de S.tomé? As causas deles são outras.Não são as míseras que esse povo desprotegido reivindicam.Quais são as liberdades a que se refere que gozam essa maioria em S.tomé? É colocá-los sem luz, água e uma alimentação condigna?E têm o direito de ficarem calados, porque existem os senhores bem armados para os silenciar?a anarquia é não haver um rigoroso controlo do bem público.É a existência de um tribunal para controlar os sinais exteriores de riqueza num país em que ordenado auferido não justifica esses sinais.Já que sitou um pensador,vou dar a sequência-
      “de facto a liberdade de cada um termina onde começa a dos outros. Mas, o que mais me precoupa como cidadão sãotomense é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem carácter, dos sem ética.o que mais me preocupa é o silêncio dos bons.O tumulto é a linguagem daqueles que ninguém entende.
      Fuiiiii…também sitei um pensador

      • img
        ZUMBAKUÊ/JOFERLY Responder

        “é a inexistência de um tribunal “(corrijo)

      • img
        António Veiga Costa Responder

        TUUUUUUUdo, disse tuuuudo!Direito de ficar calado, direito de ficar cego,direito de ficar surdo. São os únicos permitidos ao povo santomense!

  33. img
    Mé Chinhó Responder

    Se o senhor comandante fosse um homem de posição, não se via certas situações na nossa praça. E mais, certamente teria tomado posição quando faltou água no hospital. Outra coisa: faça com os seus soldados na praça andem em condições. São Tomé pode não ter condições pra comprar sempre fardas novas, mas eu sei que cada polícia tem um ferro a carvão para engomar e tem dois conto pra comprar pedaço de sabão para lavar essas mesmas fardas. Não se pode admitir polícias na rua nessas condições.

    • img
      Vinicio Responder

      Falando nisso é curioso como em STP um agente da PN usa a farda oferecida por Portugal e que nem se dá ao trabalho de tirar a bandeira de Portugal impregnada ao fardamento! Muito triste!

  34. img
    Pinto Responder

    Nao tem as coisas no sitio o comandante da policia.Claro que tem que dizer que foi uma intervencao pacifica, porque senao e corrido do posto.uma vergonha uma barbaridade ….

  35. img
    Berna Responder

    Bem, li as declarações desse senhor comandante, sem mandato nem mandante. É vergonhoso no Estado de direito democrático haver uma polícia com essa atitude.
    O senhor comandante não é culpado. O culpado é aquele que lhe indigitou para o lugar sem comandante. Este comandante forjou-se na época de partido único, tempos d repressão sem se poder falar. Tínhamos boca mas não podíamos falar mesmo em desacordo. Ainda hoje uma franja dos polícias político, como é o caso desse comandante, não conseguiram a capa de má formação policial.
    Como poderá esse senhor ser bom comandante se o mesmo só sabe reprimir. Entende que reprimindo, castigando, etc. é que está exercer o papel de polícia. Coisas dessas acontecem porque esse senhor nunca sentou-se numa cadeira durante o tempo suficiente para fazer um curso de cariz policial.
    Antes de estar a castigar pessoas devia perguntar alguns dos licenciados em ciências policiais que regressaram ao país dotados de ciência policial na ponta da língua.
    Este comandante não tem linguagem policial. Infere-se daí que ele não sabe de polícia. Sabe é fazer esquemas. Sabe é proteger os senhores, com o medo de não ser exonerado do cargo.
    Enfim…julgo ter chegado o momento de se proceder a uma profunda reforma na polícia pois, o comando policial tem, hoje, quadros com formação para ocuparem lugares de chefia.
    Vamos copiar o que é de bom. Faça como outros. Os policiais que não têm cultura de polícia devem passar a reforma pura e simplesmente. Reforma esses nomeia outros que são capazes de discutir polícia; que têm conhecimento do que um policia. Indivíduos com condições intelectuais capazes de fazer uma revolução na sociedade civil. Porque com estes indivíduos estamos a criar um foço de velhas guardas com tendência de manter no lugar como forma de serem protegidos diante dos menos cultos.
    O Sr. Vicente não tem formação capaz para orientar um policia que na era actual deve ser actualizante.
    Este comandante nem se quer ler algo relativo a polícia. Tem preguiça de ler. Pior estudar de forma a desenvolver intelectualmente.
    É evidente que os ofendidos não vêm a televisão e nem apresentam queixas com medo de represália. É evidente…
    Enfim… resto escrevo posteriormente.

  36. img
    peter Responder

    mAS QUE TIPO DE COMANDANTE QUE VOCES EM SAO TOME QUEREM? TAMBEM AS PESSOAS NAO DEVEM FAZER AQUILO QUE QUEREM E DEPOIS INFERIORIZAR O COMANDANTE! ISSO NAO PODE SER! HA ORDENS E QUE SE NAO CUMPRAS HEVERA MEDIDAS, ESTOU A ME REFERIR DO PRIMEIRO OU SEGUNDO COMENTARIO QUE QUER INFERIORIZAR O COMANDANTE DA POLICIA, QUANDO FAZEMOS COMENTARIOS DEVE-SE RESPEITAR EM ESPECIAL COMANDANTES E MEMBROS DO GOVERNO, AS PESSOAS EM SAO TOME DIRIGEM OS MINISTROS E OUTROS MEMBROS DO GOVERNO E ATE O PRESIDENTE DA REPUBLICA COMO SE FOSSEM COISA DE BRINCADEIRA, ASSIM NAO PODE SER, EU ACHO QUE NOS SAOTOMENSE QUE CRITICAMOS MUITO OS NOSSOS DIRIGENTES DEVEMOS TER FORMAS DE CRITICAR, NAO SE DEVE DIZER BOBO DO COMANDANTE, PORQUE AS PESSOAS FORA DO PAIS TAMBEM LEIA OS NOSSOS COMENTARIOS E PARECE QUE S.TOME E UM PAIS QUE TUDO E TODO E TODO E TUDO, NAO PODE SER, OK HA FORMAS QUE SE DEVE RESOLVER OS PROBLEMAS, MAS TAMBEM CHAMAR O COMANDANTE DE BOBO?? ISSO NAO… E OUTRA E QUE EM S.TOME AS PESSOAS GOSTAM DE DENIGRIR OS OUTROS DE QUE NIVEL ACADEMICO E UNIVERSIDADES E CURSOS , MAS NAO E POR TER QUINTA UNIVERSIDADE E QUE SE VAI RESOLVER OS PROBLEMAS EM S.TOME, JA VIMOS QUE OS NOSSOS CONTEPORANEOS QUE TEM MUITOS CURSOS E UNIVERSIDADES, NAO TEM LIDERANCA, PARA DIRECTIONAAR O PAIS NUM BOM RUMO.
    Sr comandante faz o teu trabalho como diz a lei e ordem foste posto como comandante .
    tambem criticaram a ministra da defesa que ela nunca foi militar, mas ela esta servindo o pais quando mais precisam dela
    um abraco amigos

    • img
      Fernanda Alegre Responder

      falas axim pork és igual a eles ou melhor pior dok eles,falas-te de trabalhos e respeito e agora sabes os definir?? pois é cala-te e mais nada tu achas k nós k estamos lonje do país n sabemos kem são eles pois sabemos e muito. seu porta-voz de diabo.

    • img
      Zovirax Responder

      Os cometários do Peter são tristes.

    • img
      Moreno Responder

      Caro amigo me surpreende muito mas nao no bom sentido,das duas uma ou pertence ao mesmo leque ou vive num outro planeta.Um abraco

  37. img
    Mutante de Bem Responder

    K declaração é essa …
    Coitado do nosso povo
    Tb com esse chefe…
    Sabemos que esse sempre gosta de apresentar essa sua cara feia na televisão para falar baboseiras…

    Já estas expirado (ultrapassado)… geração Candô

  38. img
    PATRICIO E FODIDO Responder

    ESTE E UM OUTRO DITADOR QUE ESTA A DEFENDER O SEU LUGAR POR MAIS 4 ANOS. SO SEI QUE UM DIA VAI HAVER POPOPO EM STP, E DEPOIS VAMOS PARAR PARA REPENSAR NA SITUACAO DOS MAIS POBRE.

  39. img
    ime é tortura Responder

    “Peter” as pessoas kuando kerem respeito devem antes de tudo se respeitar, a culpa é dos nossos dirigentes k n se respeitam são eles k envolvem nas piores sujeiras e envolvem com kem n deveriam envolver e vc vem ai falar de respeito aos nossos dirigentes? francamente vc n sabe das coisas.

  40. img
    stp stp Responder

    APROVEITA MANUEL VICENTE QUE SO MESMO EM STP PODES SER COMANDANDE DA POLICIA SEI QUE TENS EMPERIENCIA MAS NAO NA AREA DE POLICIAMENTO MAS SIM NA IGNORANCIA FALCIDADE E OUTRAS NAO HONESTAS.
    NUM PAIS DE GUERRA OU DITADOR CLARO QUE O MALANDRO COMO POSSO TI CHAMAR SERIA EXELENTE COMANDANTE PORQUE DE BRUTALIDADE E MANIPULACAO VOCE ENTENDE CONTRARIO DA LEIS E TAMBEM DA ESCOLARIDADE

  41. img
    Fernanda Alegre Responder

    Claro tem k ser mesmo axim,pra ele estar a ocupar este cargo foi com «cunha» ai dele se estiver contra. é sempre axim meus keridos manos,o povo sofre e ainda é culpado.
    !!!vçs n valem nada!!!!
    assumo sem medo !!n valem nada!! talvés como matandeiros poderiam valer.

  42. img
    Lima Responder

    Caros compatriotas, as nossas opiniões são benvindas. Mas para este Comandante que nem se quer sabe algo sobre informática duvido muito q ele saiba o que tem dito dela dessas opiniões? Para futuro ele ira cometer os mesmos erros, podem crer.

  43. img
    CL. Gafanhoto Responder

    As noticias antes de serem postas no AR são sensuradas e mesmo se alguem do monte macaco fizesse qualquer declaração de uma intervenção brutal da força de intervenção da PN seria a mesma coisa que lavar um quintal de barro com agua. E como disse o sr comandante que por causa da acção dos morradores de monte macaco mais de 20.000 pessoas ficaram sem h2o potavel mas é mesmo louco que a agua sai de monte macaco e nem eles têm agua potavel na torneira isto é mais uma acção de falta de respeito para cm a nossa população que vem morrendo nas mao destes lacais governantes que sao.

  44. img
    Fala verdade Responder

    Não só falando de monte macaco gostaria tambem de falar um pouco como os policias perseguem os motoqueiros.
    Até que não estou contra mas eles deveriam saber destinguir um motoqueiro de um cidadão que trabalha e paga as suas contribuições ao estado e de vez em quando pessoas de alto nivel social com certas responsabilidades na administração publica a serem metidos no mesmo saco da indisciplina dos motoqueiros. E os militares e forças para militares estão isentos de usar capacete e pagar seguros? A lei é para todos e deve ser cumprida senão haverá desordem social. Assisti casos que um militar a civil não tinha capacete passou e um alto funcionário da função publica foi parado por não ter capacete e foi obrigado a pagar multa. Isso sim é injustiça e desordem por parte dos policiais.
    Viva S.Tomé e Principe

  45. img
    Mamum Responder

    Também quem vc têm como policia ….
    só poderia dar nisso mesmo.
    Este e o exemplo de democrácia?
    Não se pode manisfestar?
    somos todos obrigados a ver as coisas acontecerem sem fazer nada?
    Hi …Hi… isto é demais a serio

Deixe um comentario

*