Cooperação francesa financia modernização do IUCAI

Dentro de 6 meses o Instituto Universitário de Contabilidade Administração e Informática (IUCAI), vai contra com 3 laboratórios para formação prática dos quadros nacionais nos domínios das Telecomunicações, Construção Civil e Petróleo. A cooperação francesa financia 50% da obra avaliada em 100 mil euros.

O encarregado de negócios da França em São Tomé e Príncipe, Jacky Cuzzi, realçou na cerimónia de lançamento da primeira pedra para construção dos três laboratórios do IUCAI, que as acções desenvolvidas pela França na melhoria do ensino em São Tomé e Príncipe. «É conhecido o sucesso das intervenções da cooperação francesa a nível da educação. A nível da educação de base, mas também ao nível da educação superior», frisou.

Por isso a solicitação do IUCAI, o primeiro centro de ensino superior privado do país, para construção dos laboratórios tinha que ter aceitação. «Para nós o mais importante é garantir a educação superior no país», acrescentou o diplomata francês. O reforço da capacidade do IUCAI, é fundamental segundo o Governo para estancar a hemorragia de jovens para formação no exterior.

Segundo o Ministro da Educação Jorge Bom Jesus, a melhoria da qualidade de ensino na Universidade Privada, vai permitir uma melhor selecção de cursos que devam ser realizados no estrangeiro. «Nós a nível do governo temos estado a colaborar com as diversas instituições privadas. O Governo tem apoiado o IUCAI através de bolsas de estudo internas.
Temos que criar as condições para travar esta hemorragia de recursos humanos jovens que assistimos todos os anos para o estrangeiro. No futuro só mandar para fora estudantes para áreas que efectivamente não haja competência interna
», pontuou Jorge Bom Jesus.

Dentro de sis meses os três laboratórios estarão concluídos, para dar resposta a preparação prática dos estudantes das áreas de Construção Civil, Telecomunicações e Negócios Petrolíferos. «São três cursos que já estão no terceiro ano, e cremos que no quarto e quinto ano os estudantes possam ter aulas práticas», assegurou Agostinho Rita, Presidente do IUCAI.

O Instituto Universitário de Contabilidade Gestão e informática, tem protocolos de cooperação com 3 universidades portuguesas.

Abel Veiga

  1. img
    Adriano Lamartine Responder

    A iniciativa é boa. Mas eu gostaria que se criassem condições para que a pratica não comece apenas no ciclo superior. O 12° publico tem de ser efectivo. E se pensam fazer cursos tecnicos/tecnologicos ao nivel superior, seria bom investir nessas fileiras desde o nivel secundario. Também gostaria que se criassem condições para que os diplomas (nao sei se de licenciatura, bacheralato ou mestrado) de IUCAI e de outras entidades possam ser reconhecidos internacionalmente.

    E uma curiosidade, os cursos da IUCAI são administrados por quem? Professores estrangeiros ou Santomenses. O curso é de que nivel e os professores que nivel académico têm?

  2. img
    PATRICIO Responder

    O AGOSTINHO RITA TEM LA AS SUAS “ARTES” MAS NAO E ASSIM UMA MA PESSOA. VIVA A.RITA DESSA VEZ.

  3. img
    Pedro Sousa Responder

    Brincadeira tem hora, a maioria dos cursos deste centro de ensino não está acreditado pelo ministerio da educação de STP. Achos que existe curso deste centro que nunca terá qualidade, sabemos que os professores que lá leccionam muitos deles só têm uma licenciatura… as materias são dadas de forma ah-adoc não existe um conselho cientifico, não existe um programa para cada curso por cada unidade curricular enfim… sei o que estou a dizer, cada professor dá materias que melhor lhe dá jeito. Muitos que começam o curso lá e depois decidem vir a Portugal têm inorme dificulidade. Nem um trabalho cientifico dos mais simples sabem fazer, e atenção que veem já no 3º ano do curso. Acha que este centro de formação tem condições para dar um curso de engª de telecomunicão e Petroleo? não briquemos com coisa seria!
    Agora pergunto a Srº Ministro da educação quem irá pagar os laboratorios que a França irá montar? Não seria melhor que esse laboratorio fosse montado na escola superior do Estado caso vem a ser STP a vir a pagar está divida?

    STP sempre…

  4. img
    Preguiçoso Responder

    Gostaria de aproveitar esta noticia para denunciar uma injustiça que a embaixada de frança tem vindo a fazer com os bolseiros santomenses em França.

    Peço encarecidamente a abel veiga que publique um artigo sobre este tema:

    é que muitos bolseiros sobretudo oriundos da classe baixa da sociedade santomense tem visto nos ultimos tempos as suas respectivas bolsas serem cortadas antes do termino da sua formaçao!!!

    Todos receberam uma bolsa de estudos para fazerem uma licenciatura e depois faze o mestrado.

    Para os filhos de pobres uns apos terem a licenciatura as suas bolsas nao sao renovadas e sao pedidos educadamente “plantar bananeiras” em STP.

    Outros apezar de obterem bons resultados as suas bolsas sao cortadas mesmo antes de terem a licenciatura.

    Por orgulho e muita força de vontade somos obrigados a trabalhar nao so pra comer mas pagar o aluguel, as despesas de matriculas, e ter a todo custo conseguir 5000€ para renovar o cartao de residencia todos os anos.

    Para a filha de Sra Maria das neves e outros “riquinhos” as suas bolsas sao renovadas até o ultimo ano de Mestrado.

    Quero salmientar que esta é a politica do Sr encaregado de negocios Jacky Cuzzy que se deixou sujar com o dinheiro da corrupçao em Sao Tomé.

    Este homem suja assim o bom nome de uma instituiçao prestigiada que é a embaixada da Republica Francesa.

    Bem haja!!!!

    PS: Abel peço-te que investigue e denuncie este acto que tem deixado na miseria muitos bons alunos saotomenses que por merito conseguiram esta bolsa da embaixada de França.

    Obrigado por antecedencia…

    • img
      stpaupmc Responder

      Falso False. Se tives-te uma bolsa para Licence é somente para Licence. Si tiveres uma bolsa para ires até master 1 ou Master 2 então é até master 1 ou master 2. Se tiveres uma bolsa para dotoramento é uma bolsa para dotoramento.

      Por isso antes de saires de São Tomé deverias consultar os antigos bolseiros para te esplicarem como funciona o sistema educativo frances.

      Quanto ao teu frais de solarité é no privado ou na publica?
      antes de ires para França deverias ter ido dar uma vista de olhos neste site
      http://www.enseignementsup-recherche.gouv.fr/cid20202/les-frais-d-etude-en-france.html.
      Sem deixar de ver o http://www.supinfo.com/fr/News134d8b98-b2c8-4e6a-a91f-31382f9ec7de.aspx
      Caso a tua candidatura tivesse sido uma vez aceite nesta instituição.

      Como já deves saber em França é obrigatorio
      -Droits de scolarité
      -Assistance médicale : sécurité sociale et assurance personnelle
      -Les mutuelles étudiantes
      -etc

      Quanto ao corte da bolsa como deves saber a EGIDE precisa dos resultados escolares e com a respectiva Lettre de recommendation do responsavel da tua formação. Se como estudantes não forneces o teu boletim escolar visado pelo responsavel da tua formação a tempo e horas. Isso já não é culpa da missão de coperação Francesa se o organismo que gere a tua bolsa te corte.

      Talves os filhos como dizes dos papas não lhes cortam bolsas porque eles enviam a tempo e horas as suas notas (relevé de notes) após cada Semestre isto no actual modelo LMD.

      MAs uma coisa o sistema Frances não é como os outros só vão os melhores e só saem os melhores. O tempo que já andas por ai já deves saber que tudo é feito por concurso.

      Por isso antes de vires para aqui dizeres mentiras e a razão que levou o EGIDE (www.egide.asso.fr) a cortar-te a bolsa. A EGIDE nunca renovou nem renova bolsa aos estudantes de nivel baixo para não dizer de fraco nível. Muitos filhos de papa que ai estiveram não tendo tido resultados optimos as suas bolsas foram cortadas e muitos regressaram a Portugal para continuar a estudar.

      Estudar em Farnça não é para qualquer um é preciso ser-se muito bom e estudar em França não é brincar mas sim estudar.
      Eu já tive a bolsa da França para fazer o Licence e o Master e sempre em instituições de 1º rang. Se o meu dossier for aceite no proximo ano para dotoramento também num laboratorio de 1º rang talvez a Missão de Coperação Francesa financie.

      Por isso o teu comentario não é o mais adquado estas simplemente a mentrir.

      PS: Abel peço-te que investigue e denuncie este acto que tem deixado na miseria muitos bons alunos saotomenses que por merito conseguiram esta bolsa da embaixada de França.
      è verdade investigue as notas deste bolseiro e como está sendo o seu percurso escular e logo perceberas que o seu descurso é falso.

      A universidade onde estas a estudar em que rank ela se encontra em França. Se não sabes vai google e procura Shanghai Ranking 2009 http://www.arwu.org/ procura France Universities in Top 500 – 2009

      Merci

      • img
        Preguiçoso Responder

        Compreendo que o meu comentario incomode e perturbe certas pessoas!!! Por isso é que denunciei este feito. So posso me regosijar pela virulencia da sua intervençao, que valeu a pena! Isto é sinal que as minhas preces foram ouvidas, muito obrigado!!!

        Vendo o discurso do meu/ minha amiga posso denotar que é alguem com tendencias escrisofenicas e desconectadas da realidade!!!

        Se realmente tem contacto com antigos bolseiros vai ver que essa politica de cortar bolsas apartir de Licence/ Bts/ IUT foi introduzida recentemente pelo excelentissimo Senhor encarregado de negocios. E tendo chegado ao nivel Licence tivemos tempo mais do que necessario pra nao so conhecer o sistema, mas DOMINA-LO.

        Alias se os argumentos anvançados fossem validos nem se quer passariamos do CILEC. Se nos anos anteriores temos vindo a renovar a bolsa normalmente nao é no L3 que O SISTEMA ia mudar. Nao lhe parece evidente isso? E como explica que no mesmo grupo de estudantes, com o mesmo contrato de bolsa, com os mesmos criterios, uns vêm a sua bolsa renovada e outros nao?! Neste caso so vem coroborar a minha tese que para os filhos da naçao atriui-se bolsas até mestrado, para os enteados bolsas até licenciatura, Bravo!!! E o senhor (a) esta orgulhoso (a) disto?

        Porquê tem tendencias escrisofenicas? Porque fala de coisas sem sentido. se realmente foi antigo bolseiro sabe que os boletins sao exigidos pela EGIDE sobe pena de nao versaçao apartir da data limite. Entao nao se procupe com isso que isto era a nossa primeira preocupaçao, portanto um FALSO DEBATE. até mesmo porque ha certos bolseiros que ja sabiam um ano antes que a sua bolsa ia ser cortada! Tambem nao enviaram o boletim? Francamente!!! Ja que fala do rang de excelencia universitaria, como explica que estudantes de mesma universidade uns vao até Master e outros nao?!

        Esta a me querer impingir que os bolseiros que vêm a sua bolsa renovada so frequentam grandes escolas, politecnico, HEC, ENA…? Francamente convido-o a “revoir votre pompe”!!!

        Todos os bolseiros que foram a Portugal CHUMBARAM,o que nao é o caso da maioria dos bolseiros actuais.

        Se bem percebi esta a querer dizer que os filhos de classe modestas sao tapados, ignorantes e sem nivel pra estudar em França? Engana-se!!! Os melhores alunos ca , sao oriundos da classe modesta e do nosso bom velho Liceu Nacional, é desolador ver que alguem do seu nivel tenha esta ideia preconcebida!!!

        Compreendemos que este comentario nao agrade a todas as pessoas, assim que deve compreender que nao nos agrada ver diferenças de tratamento sem um criterio logico e objectivo!!!

        Mas pôcha, au menos responda inteligentemente!! Porque na sua critica vê logo que é uma pessao pouco inteligente, demagogica, alguem que sobretudo nao vem da classe modesta e que defende com unhas e garras a sua classe social.

        Nao é porque nao temos algo “bebivel” a dizer que vamos dizer asneiras.

        Vejo que tem “sources” d’informaçao oficiais, mas tambem existe outras “sources” oficiosas é nestas “sources” que existem a verdade!!!

        Nao deve ser débil o suficiente pra compreender que se existe manobras fraudulosas, sobretudo estas manobras nao virao referenciadas em sites internet algum.

        Comppreende-se que certas pessoas têm dificuldades de compreensao, pouca inteligencia, retardamento mental…mas pensamos que nao é preciso entrar no politecnico compreender certas verdades da vida, que elas nao vêm escritas em nenhum manual escolar!!!!

        Verifiquei as sua fontes oficiais, agora o convido verificar as fontes oficiosas, porque alguem dotado de um minimo de inteligencia fala conhecendo as causas, o que nao é o seu caso!!!

      • img
        Maeva Martins Responder

        STPAUPMC:

        Nao sei quando foi que fizeste a tua formaçao em França, mas logo se vê que ja deve ter sido ha algum tempo.

        So uma pessoa que esta fora do sistema é que PENSA que sabe tudo mas nao sabe NADA! coitado (a)!

        O problema aqui nao esta no rang, das UNIVS, mas sim na capacidade do aluno a validar os 2 semestres e passar de ano!

        Caso nao saibas, cada academia aqui tem a sua data para dar os resultados (que vai de março a junho) segundo o tipo de diploma estudado.

        Egide, nao da bolsas a ninguém, eles sao so intermediarios entre a embaixada de França e os estudantes presentes em França. O caso é que logo que tens os resultados tens que pedir a renovaçao desta bolsa, enviando o teu percurso estudantil desde que chegaste a França ao Egide e a AF em STP.

        O problema é que certos estudantes, tiveram a sua bolsa renovada 2 anos de seguida, mesmo sem a certeza de validarem o ano, outros mesmo depois de reprovar e terem voltado a STP (re)voltaram à França para fazer a mesma formaçao pela qual tinham reprovado no ano anterior, quando existem estudantes, que vieram pra França para ir até ao Mestrado e que assim que tiveram a licenciatura, tiveram que se desemrascar como puderam!!!

        O mais triste nessa historia, é a mentalidade de certos membros do povo saotomense, que infelizmente, porque estao no sistema, querem voltar a usufruir do bem bom, pensam que a realidade é igual pra todos… A verdade é nua e crua, nao é porque quando estiveste aqui que as coisas talvez possam ter sido como disseste, que quer dizer que o mundo é preto ou branco pois entre os dois existe o cinza!

        Mas eu te intendo, como tu mesmo disseste, queres vir fazer o doutoramento aqui, é louvavel da tua parte, de querer comer o bolo inteiro, mesmo que pra isso, os outros morram de fome!

        E outra coisa, nao sei porquê que pediste ao jornalista de investigar, ele sabe qual é o seu trabalho, cada um sabe a onde molha quando chove, nao queiras ensinar a um padre como se da uma missa, ele sabera o que fazer!

        Se ele quizer ter testemunhos dos estudantes, que encontraram esses problemas, ele tera os contactos, é so pedir.

        E outra coisa, respeita a opiniao dos outros, nos nao vivemos em época de ditadura, a liberdade de expressao existe, precisamente (caso nao saibas), para que as pessoas possam se exprimir!

        MMartins

        • img
          stpaupmc Responder

          Peço desculpa a maneira como respondi. Talvez ela incomode e perturbe pela vilurencia como responderam. Como disse e repito se sais-te de STP para FR para fazer Licence só faraz Licence, etc. Se te respondi assim também fui um dos que a Bolsa foi cortada no passado nem por isso vim chorar porque conhecia a regra do jogo. E a regra de jogo com as bolsas para FR são cruas e duras para muitos.

          Maeva Martins eu respeito a opniao dos outros mas a minha reação só vem de acordo com aquilo que Preguiçoso escreveu. Por acaso estive lá a bem pouco tempo a fazer o master.

          PS Não se esqueçam que o sitema frances é eletista sempre foi e sempre será Desculpa dizer isso.

          source pour d’autres bourses pas geré par l’EGIDE
          http://www.unesco.fr
          http://www.banquemondiale.org
          etc

          • img
            Maeva Martins

            Desculpas pra quê? Aqui ninguém precisa de desculpas, essa é uma das manias dos franceses por exemplo, dizem ou fazem qualquer coisa depois dizem “désolé”!

            Tu vieste pra FR para ir até a Licenciatura, mas o que nao percebeste, é que nos nao estamos a falar do mesmo caso.

            Os alunos a que eu me refiro vieram pra FR pra ir até ao Mestrado, simplesmente a meio caminho disseram que ja nao poderiam continuar financiar mais a formaçao.

            Nao se admite, que uma pessoa como tu que diz que tem estudos, pense que a FR esta aqui a nos fazer um favor, isto é uma cooperaçao.

            Nenhum pais esta aqui para fazer SOCIAL, estamos num mundo a praticamente 99% de paises CAPITALISTAS. Se a FR da bolsas pra estudantes de STP entrarem no pais deles, quer dizer que eles têm uma fonte de rendimento em STP, ninguém faz nada por ALTRUISMO.

            Uma coisa é uma coisa, e uma outra coisa é uma outra coisa! Ninguém aqui é crinça pra vir chorar seja la o que for, simplesmente, um pais como a FR, quando assina um contrato de 5 anos com estudantes, eles nao querem dizer 3, principalmente quando alguns desses estudantes nunca reprovaram desde que aqui chegaram.

            Portanto da proxima vez que tentares defender a FR, poe uma coisa na tua cabeça, a realidade de um nao é a realidade do outro,nao faças da tua experiencia uma realidade incostestavel…

          • img
            alberto

            stpaupmc:
            A tua ingenuidade leva-me a me interrogar da veracidade do teu mestrado em Fr. Porque se como disseste que nesse sistema so entra os melhores e dele so sai os melhores, penso que nao te incluiste nesta lista porque seria uma vergonha para o sistema que tu prezas tanto.

            Alguem que nao quer passar por imbecil, antes de abrir a boca informa-se antes de falar. Falas ansneiras atras de asneiras.

            Mas nada esta perdido!!! Vou te dar uma pista, vai ser dolorosa mais no final sairas mais “maduro”: informa-te ao lado dos estudantes que acabaram ca a formaçao com o mestrado, como foi o processo de seleçao dos alunos em Sao Tomé antes de virem, e como decorreu todo o processo de formaçao ca (do CILEC à Mestrado). Isto sim era um processo eletista que so saiam os melhores!!!!

            Disseste que a tua bolsa foi coratda mas nao disseste porquê? Se reprovaste é normal que a cortem!!! O que nao deves estar a par é que estao a cortar bolsas de forma arbitraria sem um criterio logico e igual pra todos!!

            Estas ai com “bué” de discurso, mas de quando em vez tem que se fazer prova de empatia, e colocar no lugar dos ouros: Pergunto-te o que irias fazer se viesses num grupo e no meio do caminho sem explicaçoes, sem reprovares (tendo até melhores notas que alguns dos teus colegas), vias a tua bolsa cortada sem acabares a tua formaço?!

            Como se nao bastasse apenas sao cortadas bolsas de pessoas de origem modesta…

            Tens um discurso contraditorio: dizes que cortaram-te a bolsa, mas no sntanto tens o teu master, por acaso tinhas que trabalhar para o teres?

            Achas justo que pessoas como tu, acaba a licencenciatura, master e ainda vao a procura de Doutoramento enqunto ha pessoas que nem deixam acabar Licence?

            Se tu nao reclamas é porque sabes que a porta esta sempre aberta, nao é o meu caso. Se tu nao choras é porque nao é preciso chorares para teres a tua bolsa, nao é o meu caso.

            Alias nem estou a chorar para me darem a bolsa porque sei que nunca mais a terei. So estou a denunciar esta anomalia numa instituiçao que se quer justa.

            Se tiverem que cortar bolsa que cortem, mas cortem bolsa à toda gente, nao so de uns e outros.

            So peço justiça social!!!!

  5. img
    Betine Pistola Responder

    “Ê axo que vao come dinheiro lólóló!!!!!”
    Os da UE estão bruscamente a sacar os peixes e continuam a destruir o ambiente marinho. Este investimento é apenas uma esmola para tapar os olhos aos competentes no governo. Alguma vez dão algo a alguém?
    Jorge Bom Jesus é o que toda ja sabe o lementavel!

    • img
      Betine Pistola Responder

      Lamentavel*

  6. img
    tagarela Responder

    Muito bem. Investir nas faculdades,institutos, investir na educação, capacitar devidamente os futuros quadros, de modo a que o país ganhe em qualidade e em áreas do qual estamos carentes. Que os alunos saibam aproveitar devidamente tais laboratórios, fazendo do mesmo bom uso. Viva STP!!!

  7. img
    cesário verde segundo Responder

    3 pontos a referenciar.

    1-corrijam acima na informacao que nao se trata de :contra 3 laboratórios, se nao que, contar com 3 labotatórios.

    2-segundo veicula a radio “boca a boca” de stp, actualmente a melhor universidade nacional é o ISP, visto que nas outras ve-se ressagos e indicios de corrupcao.

    3-atentendo que vai entrar verba na mao do senhor Rita, imagino como os outros ratos e lacraios da politica devem estar a roer-se. creio que todos quererao depois ir lá dar aulas como professores, se a verba continuar a entrar.

    observacao. nao tenham dúvidas disso.

  8. img
    tagarela Responder

    Vejo que o Ministro de Educação participou no acto referido pela notícia supra. Já não é altura do Ministério de Educação arranjar parceiros, caso não tenha condições, para construir ao menos dois liceus em ST, em distritos que tenham número elevado de estudantes e que aqueles que moram em locais mais longínquos possam facilmente aceder aos mesmos sem que resulte em sacrifícios demasiados aos pais e ao país? Não se concebe que desde era colonial não se construiu nenhum liceu!!! O bom e velho Liceu Nacional está a arrebentar pelas costuras. São gastos valores consideráveis no transporte de alunos de outros pontos da ilha até a Capital e muitos sequer têm condições e desistem de estudar.
    A educação demanda uma política séria e não gestão corrente e discursos simpáticos do Ministro da tutela e o chefe de governo!!! O desenvolvimento de um país passa em primeiro lugar pela Educação!!! Viva STP!!!

  9. img
    ET Responder

    Antes tarde do que nunca,mas nao se esqueçam que num curso de engenharia a carga laboratorial começa logo no primeiro ano, alias o curso so é reconhecido se tiver um numero x de horas em laboratório. Mas o facto de ja terem começado a rectificar isso é mto bom!!

  10. img
    Mutante de Bem Responder

    Mt bem…esta na hora…STP bem merece…
    Ja k o governo n faz ,kem ja andou no governo tem k fazer…
    Força ai…

  11. img
    Carpe Diem Responder

    Muito bem, o nosso ensino e principalmente o ensino superior infelizmente ainda está muito aquém do mundo cada vez mais competitivo que temos ao longo dos anos..espero que dêem melhor proveito do mesmo..força aí..VIVA STP

  12. img
    Moreno Responder

    Tudo que seja para bem da nacao , para o progresso do pais e de se louvar.As palavras estao ditas,o importante agora e dar sequencia e materializar.nao brinquem com o povo

  13. img
    Teixeira Responder

    Que seja pra valer. Temos que apostar mais e valorizar o nosso ensino local. Acho que é muito importante termos diversas instituições superiores quer pública, ou privada, para a formação e a valorização dos recursos humanos, tendo sempre em conta a realidade santomense em particular.

  14. img
    Adriano Lamartine Responder

    Eu tenho sempre que reclamar para que publiquem os meus comentarios?

    • img
      jaka doxi Responder

      Se calhar andas a tentar vender o teu peixe neste espaço,defendendo o indefensável.
      Abraços.

  15. img
    Klincata sa ca tete Responder

    IUCAI/CONSULTING RITA
    Apelamos a todas instituições estrangeiras no país ajudar ensino superior em Sao Tomé e Principe. Somos poucos demais, 150 mil, todos podemos aspirar uma formação, profissional ,media ou superior.
    Se A memoria não me falha em 1990/91, a embaixada de frança apoiou o então Consulting Rita, Com muitos fundos para os melhores alunos do Liceu Nacional, para aprenderem informatica. Tem sido uma constante essa cooperação, espero que seja bijectiva. Espero que mais apoios sejam dados as outras instituições do País para não muita coincidência, sempre os mesmos.
    Bem Haja a cooperação com os nossos parceiros. Ja agora a França deve apoiar a construção de Liceus em BoBo Forro, Bombom, em Madalena , em Santo Antonio e um no Principe.

  16. img
    Carlos Silva Responder

    E como fixou este investimento, segundo vi a IUCAI Tem obra parada há muitos anos!!!!

Deixe um comentario

*