Taiwan apetrecha hospital Ayres de Menezes com equipamentos de ponta

Pela primeira vez na história do hospital Ayres de Menezes, o banco de urgências e o bloco operatório estão apetrechados com equipamentos modernos, que vão melhorar o tratamento dos pacientes e acompanhamento pelo corpo clínico da evolução do estado de saúde dos mesmos. O apoio de Taiwan está avaliado em 230 mil dólares norte americanos.

No total Taiwan colocou a disposição do Hospital Central Ayres de Menezes, 13 tipos de equipamentos com funcionalidades diversas. Monitores de sinais vitais, um aparelho que permite o acompanhamento da situação clínica do paciente, e com capacidade de detectar diferentes tipos de doenças, são um dos equipamentos modernos que pela primeira vez, está ao serviço do hospital Ayres de Menezes.

Ventiladores, aspiradores de secreções e concentrador de oxigénio, fazem parte da lista de equipamentos novos e de ponta, que a cooperação taiwanesa, ofertou quinta – feira ao hospital Ayres de Menezes. «No ano passado fizemos um levantamento das necessidades dos sectores de banco de urgência e da sala do bloco cirúrgico. Decidimos intervir com esses equipamentos que custaram 230 mil dólares», declarou o embaixador de Taiwan, Chen Chum.

Para além do cíclico apoio material e medicamentoso ao sistema nacional de saúde, Taiwan, mantém no terreno uma vasta equipa médica que presta serviços tanto nos centros de saúde, como realizada campanhas de assistência médica as comunidades mais isoladas do país.

O Director Geral do Hospital Ayres de Menezes, José Luís, agradeceu o apoio taiwanês, e assegurou que o trabalho do pessoal médico vai ser mais eficiente. «Esses materiais fazem-nos trabalhar com maior eficiência. Pensamos que essa cooperação deve continuar, de modo que sintamos num hospital referencial, com tecnologia de ponta», precisou o Director Geral.

Pela importância da ajuda tecnológica de Taiwan, o Ministro da Saúde Arlindo Carvalho, marcou presença no hospital Ayres de Menezes, para testemunhar a entrega e o teste dos equipamentos modernos. «Esses equipamentos vêm reforçar os serviços de urgência e pensamos seguir nesta senda em relação aos outros sectores do hospital central», afirmou o Ministro.

Taiwan, eleva assim e pela primeira vez a capacidade tecnológica do hospital Ayres de Menezes, para melhorar o serviço de cirurgia e dos cuidados intensivos, do único hospital de referência de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

  1. img
    Mé Chinhó Responder

    AGORA SÓ FALTA AGUA…GOVERNANTES SEM VERGONHA

    • img
      jaka doxi Responder

      Já agora porquê não pedir a Taiwan para resolver o problema da falta de agua no hospital…governantes de meia tigela.

  2. img
    ZUMBAKUÊ Responder

    Fico satisfeito com a cooperação e o empenho dos taiwaneses. Já existem os equipamentos que irão salvar muitas vidas. Ok. E a formação dos utilizadores?A manutenção desses equipamentos? Estão assegurados? É de facto tecnologia de ponta como referem. Mas é necessário uma vigilância contínua, de forma a garantir o seu funcionamento. acso contrário, seria desejável a aquisição daqueles que requeiram pouca intervenção técnica.Poderá não passar só pela publicitação desses equipamentos.
    Desculpem qualquer coisinha. Mas é preciso fazer sempre um estudo das altas tecnologias a adquirir, pois poderão se transformar em meros objectos de decoração.
    Bel haja………

    • img
      Santola Responder

      Caro Zumbakuê, fiquei sabendo por Doctor Pascoal que esses equipamentos foram fornecidos pela empresa CIEM, e que esta fez chegar ao Pais 2 engenheiros para fazer instalação dos equipamentos e dar formação. A manutenção fica também fica garantida localmente por um técnico especializado nessa Area, como vêm fazendo desde 2003 com os equipamentos fornecidos pela mesma no Laboratorio do HC. Bem haja a TAIWAN que muito tem feito em STP, nao poupando esforços para um STP melhor. Obrigado.

      • img
        ZUMBAKUÊ Responder

        Caro Santola, felicito-o pela sua preocupação, face ao problema que levantei. Como já percebí, o meu amigo está bem posicionado no sentido de se sentir tocado com as questões que levantei.Mas acha que são legítimas ou não? Penso que deveria ser uma preocupação de todos os sãotomenses em saber esses pormenores.Como o meu amigo, também louvo a atitude dos Taiwaneses. Não comungo da sua opinião, quando diz que TAIWAN não poupa esforços para um STP melhor. Acho que foi infeliz da sua parte em dizê-lo,. deveria sim ter dito, que o governo de St.omé e Príncipe, não poupa esforços para ver STP cada vez melhor.Gostaria de lhe dizer também para finalizar,que como cidadão nacional, essas questões me preocupam e não ficarei calado, enquanto tiver dúvidas.
        PS- sou apenas um cidadão preocupado com o que se passa na minha terra.Se alguma questão colocada lhe fragilizou, peço desculpas. Mas garanto-lhe que não ficarei calado enquanto não vir as dúvidas esclarecidas.
        Bom fim de semana….ê sá pópóoóóóó

        • img
          Santola Responder

          Caro Zumbakuê,
          Eu não me senti tocado, tanto que não faço parte de nenhuma entidade envolvida. Após ler o seu comentário, achei que eu tinha informação para responder a sua preocupação. Eu respondi não por querer contrariar a sua informação ou outro sentido, fiz apenas porque também me preocupo com esse tipo de situação. Acho legitimo a sua preocupação. Depois de obter essa informação eu constactei que é verdadeira. Se ainda tiver dúvidas, faça como eu fiz, vai ver com os seus proprios olhos o laboratorio e peça informação de varias pessoas, e verá que é verdadeira. Também acho e estou de acordo consigo, que essa é uma preocupação para todos os santomenses. Acho muito bem se preocupar e comentar aqui para que se levantem as dúvidas e que essas sejam esclarecidas. Apoio a sua atitude e apelo aos outros para comentar esse tipo de preocupação não só nesta aquisição como muitas outras que podem levantar alguma dúvida. Obrigado.

          • img
            ZUMBAKUÊ

            Muito obrigado irmão santola.Finalmente existe um espaço onde todos nós podemos trocar informações e também discutir ideias. Obrigado “TELA NON”

      • img
        A VOZ DE CEITA Responder

        esta oferta é bem vinda….mas tambem é bem a verdade são politica deles”TWANESES” caducadada que excitou a corrupção em STP…..

        “DAR O DINHEIRO NA MAO DOS GOVERNANTES PARA FAZER”
        poderia ELES sim fazer em vez de dar dinheiro como CHINES faz em Angola ou noutor Paises de Africa

        Se me pergunta que quero permanecia de Taiwan em STP? Resposta seria NÃO

        se me perguntar pretende regresso de CHINA em STP ? Reposta será SIM
        Tenhem politica socio economica claro para Africa quiça particularmente em STP

        Pergunto eu;
        Quanto milhoes de dolares governo de STP recebeu na mão de TAIWANES?

        Qual foi finalidade deste milhoes que recebemos de tawanes nos podemos ver no olho nú ?

        R: Corrupão, eriquecimento elicito . desorganização social e cultural.
        infraestrutura com uma aparencia negativa..

        Reprovo categoricamente a permanencia de TWANESES em STP se td dependesse de mim ja nao haveria relações com esse povo

        VIVA INDENPENDECIA
        VIVA DR MANUEL PINTO DA COSTA
        VIVA DR GUADALUPE DE CEITA
        VIVA DR CARLOS GRAÇA
        VIVA SR ONE PIRES DOS SANTOS
        VIVA FAMILIA CEITA
        VIVA REPUBLICA POPULAR DE CHINA

        ABAIXO POLITICA PRECIPITADA DE MIGUEL DA CUNHA LISBOA TROVOADA
        ABAIXO POLITICA TWANESES PARA COM STP

        P.S- somente darei cara quando saber se Sua Excelencia Dr Manuel Pinto costa for Presidente de Todos Nós “STP” ….

        • img
          OrgulhoSTP Responder

          Caro Ceita,

          Teu comentario eh explicito. Es pintista por isso defendes a China. Mas eh bom procurar saber que com a presenca dos Taiwanese sao muitos os filhos de pobres em Sao Tome e Principe que teem conseguido concluir pelo menos o 11º Ano. Em angola o povo angolano nao usufrui dos apoios dos chineses. Va la ver bem que em que pais de Africa os chinese tem feito algo em beneficio directo da populacao e depois vem ca fazer comentarios. O problema nao esta nos Taiwanese, mas sim os derigentes que so teem palhas na mente, porque se tivessem algo na mente saberia aproveitar ainda mais nas maos dos Taiwaneses para beneficios da populacao. Com a China havera sempre ditadura porque eles interferem nas politicas interna do pais o que isto ja nao acontence com os Taiwaneses. Com os Chineses teriamos grupos rebeldes armados no pais pronto a fazer caca ao homem, etc… Va la estudar politicas internacionais depois vem ca fazer comentarios!!!

          • img
            costa

            GOSTEI DO QUE FALASTE, CARO ORGOLHOSO STP”
            eu nao entendo nada de politica, mas afirmo que os nosso dirigentes sao ” caes do pavlov”. salivam quando veem dinheiro.

            nao ‘e com Pinto da Costa que o pais vai mudar, mas sim com a tomada de consciencia dos que estao em eminencia”

        • img
          cesarjesus Responder

          Sr Ceita acho que lhe faltou um Slogan…
          “” VIVA A DITADURA”…pois so assim estaria completa tamanha barbaridades que escrestes!!!
          Estamos cansados dos velhas guardas…precisamos um STP de pessoas com novas ideias e com vontade de desenvolver o nosso Pais, e dar oportunidades aos mais novos…estamos mais que cansados destas personalidades ja com cerebros cansados, que so querem comodismo!
          Ainda bem que o sr so vai dar a cara quando o seu Pinto da Costa for Presidente!
          Haja Paciencia!!!

          Forca Povo STP…

        • img
          costa Responder

          prezada” voz de Ceita”
          de que estas a falar?????????
          porque razao queres que os chineses permanecam no nosso pais?

          nao podem os nosso dirigentes governar??
          entao para que estudaram politica??
          ou sera que sao “politiqueiros” e nao politicos??
          ja ‘e momento de essa crianca” STP” comecar a dar os seus proprios passos.
          deixar de dependencia total.
          …………..
          ganhemos vergonha na cara.
          OLHEMOS COMO VAI A POLITICA DE CABO-VERDE
          agora comparemos com STP.

          STP anda a passos de “anca”

        • img
          MORENO Responder

          Caro sr .Ceita, estamos em democracia cada um expoe o que pensa o que sente e devo dizer lhe que respeito muito o seu comentario embora me cause uma certa indignacao, mas nao o julgo , porque nao sou nada nem ninguem para julgar juizos alheios.amigo senhor Ceita em nossos lares nos e que impomos as regras e aquele que vem simplesmente seja ele oriental ou ocidental tera que acatar com o que esta reglado.dizer hoje de viva voz que os da china sao mais aconselhaveis para cooperacao com STP pessoalmente nao parilho a ideia . o senhor e simpatizante da politica do primeiro presidente tambem respeito muito,e acho explendido que manifeste como tal. sou sao tomense vivo em espanha e acompanho a menudo o desenrolar da sociedade do meu pais.ja tivemos tres presidentes desde 12 de julho de 1975.nao sou simpatizante de nemhum, nao porque foram todos maus ou menos bons mas os feitos estao a vista.Rotular a politica de taiwan em relacao a STP de “ABAIXO” nao o faria eu talvez sim diria “abaixo os nossos dirigentes” que nao estao a altura de tal cooperacao. un bem haja senhor Ceita

        • img
          jaka doxi Responder

          Estas com medo de quê?
          Não me diga que é um dos tais que andou a tomar “banho” durante a primeira república e agora contribui para desestabilizar o país?
          Pela forma como escreve não me parece que pertence a honrada familia Ceita que tanto fez para o bem deste país.
          Pelo que me dizem a familia Ceita nunca participou nesta organização desorganizada que vocês do mlstp/psd impuseram a este país.
          Você bem Sabe que o Dr Guadalupe de Ceita foi escoraçado,maltratado e mal entendido por aqueles que você apoia.
          O senhor apoia tanto a China mas se calhar não deve saber que é ainda um país ditador onde não existe liberdade de expressão nem democracia.
          Já agora porque é que o senhor e o Pinto da Costa não vão viver para a China?
          Naõ me diga que pretende ver um São Tomé e Príncipe ainda em regime ditatorial?
          Meu caro amigo já deve ter esquecido que o pai da maioria dos corruptos SãoTomenses e Manuel Pinto da Costa.
          O que aconteceu é que os filhos foram mais espertos do que o pai.
          Hoje são ricos a custa da corrupção e o “pintinho”é um pobre que anda a pedir esmolas sobretudo em Angola.
          Por acaso você já procurou saber porque é que o Pinto da Costa,depois de deixar de ser Presidente nunca mais ocupou um cargo importante no país ou no estrangeiro?
          Alguns camaradas do partido dizem a bouca cheia que o Senhor Pinto da Costa é um grande preguiçoso.
          No que respeita a cooperação penso que São Tomé e príncipe não deve cortar relações com ninguem.
          Fui.

    • img
      alguem Responder

      muito bem!! nao tenho mais nenhuma virgula a acrescentar.

    • img
      adilson Pinto Responder

      teus governantes asseguarm outras despesas, o que achas?

  3. img
    "Nós por cá e a nossa Maneira" Responder

    ….esperemos que assim seja…….

    Atendendo as crises energeticas do país, não há tecnologia de ponta que lhe subsiste por muito tempo……….

  4. img
    Assuncao Responder

    Deve ser reconhecida os feitos desta cooperacao. Tamb’em nao ‘e menos verdade k, se uma vez equipado o nosso hospital, (antes tarde k nunca)’e necess’ario “equipar” os nossos tecnicos de conhecimento e de manutencao das maquinas, e resolver o problema para sempre, desta mediocridade k ‘e o nosso sistema de energia electrica, pois as maquinas nao se compadecem com o vai e vem de “luz” constantemente.
    Com cumprimentos.

  5. img
    Ali Baba Responder

    um dia desses os taiwaneses ainda vão se cansar de tanto oferecer….

    • img
      tagarela Responder

      Nada é de graça.Viva STP!!!

  6. img
    aapp Responder

    É uma boa ajuda. assim saibam os técnicos fazerem uso dela e que a mesma não seja desviada para nenhuma clinica privada.

  7. img
    Pedro Sousa Responder

    E a região autonoma do principe também tem um desses aparelho? È sempre a mesma coisa, tudo fica nessa ilha chamada quelquer coisa S.tomé, ando fartos de vós, tudo fica nessa ilha, bolsa de estudo, curso de capcitação dos funcionarios publicos,transporte para aparelho de estado dinheiro de petroleo e depois a divida fica para todos. Qualquer dia vai haver uma revolta rumo a independência e alguem será responsabilizado por isso. Estamos fartos do vosso egoísmo oportunistas de sei lá oquê.. Estamos fartos, mais fartos de vós corruptos…

  8. img
    JorgeK Responder

    Respeito a cooperação STP-TAIWAN, mas tenho de fazer um reparo:
    Estamos tão contentes com ajuda de 230 mil dolares quando esses materiais essenciais deviam estar no hospital ha muito tempo pagos pelo estado.
    é lamentável que por 230m USD nao tenhamos esses equipamentos.

    O que roubam n será maior????

    estamos sempre à espera que outros façam por nós… nao é este o STP que nós desejams. se realmente queremos mais e melhor entao temos de ser mais exigentes.

  9. img
    Amarildo Responder

    Pela primeira vez como, o Hospital quando abriu não tinha equipamento moderno, (para a época), no banco de urgências e no bloco operatório? Não se atendiam urgência e não se faziam operações em 1975 quando o país tornou-se independente? É a primeira vez que o Hospital tem equipamentos modernos ou é a primeira vez, na sua história que esse equipamento é substituído? E já agora, será a primeira vez que o novo equipamento vai ser mantido em condiçõescom as manutenções em dia e manuseamento cuidado e devido?

  10. img
    Carpe Diem Responder

    Mais uma boa iniciativa de Taiwan no âmbito da cooperação que têm com STP, mas como muitos dos comentadores referiram e muito bem, é necessário garantir a manutenção, o bom uso e a formação dos técinos, mas quero dar um sinal mais ao comentário do senhor Paulo Sousa, não por palavras um rígidas para a questão em causa, mas por ter referido algo que eu (um filho da ilha do Príncipe) também gostaria de realçar, que é o total esquecimento da ilha do Príncipe perante ao sector da saúde, educação, formção técnica e muito mais..Senhores governantes que com certeza dão uma vista de olhos nos comentários, e vejam as críticas construtivas que são feitas..um bem haja à todos..VIVA STP..!!!

  11. img
    Chris Allen Barroso Responder

    De que vale ter estes equipamentos todos se o minimo não tem? O basico esta faltando, agua, extrutura, profissionais qualificados. Hoje mesmo vi num dos jornais que o Taiwan gastou 13 milhões de dolar em 2009 com stp. Gostou em que? Que não se ve melhorias em nada do pais. Quando eu digo gastou em que, não estou duvidando que o taiwan tenha mesmo dado, so estou alertando aos bons governates que procurem saber.
    Obrigado…

  12. img
    Lenisio Nazaré Responder

    como filho se stp, agradeço em muito as oferendas feita por TAIWAN. Mas a minha maior preocupção é não saber em que ficamos em relação a falta de água existente naquele hospital de referência.

  13. img
    cesarjesus Responder

    E de louvar a Taiwan pela mais uma oferta…temos que ter cuidado com quem muito oferece!!! Tambem e vergonhoso para os Governantes STP pelo valor do precioso equipamento que o nosso Hospital usufrui agora…em 35 anos de independencia nao conseguirmos ter 230 USD para obtecao deste equipamentos pelos nossos proprios meios…a isto chamo falta de vontade politica e desleixo para com a populacao de STP. Tanto desleixo que ate agua canalizada nao temos em Hospital!!!
    Ja agora solicitem a Taiwan para financiarem tambem a canalizacao da rede agua e um Gerador para manter as maquinas a Funcionarem, atendendo as nossas constantes falhas electricas!!!
    Haja Paciencia…

    Forca Povo STP…

    • img
      cesarjesus Responder

      “””Digo 230 mil Dollars”””

  14. img
    lisa bvcj Responder

    graças a Deus…

  15. img
    CT Responder

    Vivem de ajudas e doações……….até quando; bandos de incopetentes ou melhor ladrões.
    Taiwan obrigado

  16. img
    Moreno Responder

    E benvindo o acto,muito gratificante e benefico para sao tome e principe mas ja esta na hora de cambiarmos os habitos.

  17. img
    Moreno Responder

    E necessario agua para limpeza dessas instalacoes, pode haver equipamentos de ultimo grito mas se o chao continua sujo nada vale …

  18. img
    Chicodesperto Responder

    Caros e principalemente ao Pedro do Principe. A regiao do Príncipe tendo em conta as suas especificidades tem de ser apoiado. Até ai de acordo. Se os interesses do principe são lesados não creio que devem ser imputados aos saotomenses da ilha de São Tomé ou que a culpa está em São Tomé.
    Esse não é o melhor caminho para afirmar o Principe como uma regiao que tem de ser desenvolvida. Nem tao pouco a chantagem de independecia que do meu ponto de vista não merece ser levado a sério. Alem disso Principe tem personalidades destacadas tanto na Assembleia como no dossier petroleo. O Capala e Arzemiro dos Prazeres Gabriel Costa não são do Principe?
    Eu conheço bem o Principe já la estive. Principe tem 6000 habitantes. desses 6000 muitos são de origem caboverdiana. E muitos ainda tem mae ou pai naturais oriundo de São Tomé. Achas que a comunidade internacional vai perder tempo com os nossos nacionalismos bacoco?
    Agora sobre a cooperaçao com Taiwan ou a China para mim que venha o diabo e escolha. Alguem pensa que se tivessemos a cooperaçao com a China não haveria a corrupçao em STP? Meu Deus que ingenuidade.

  19. img
    costa Responder

    É bom saber que o nosso hospital recebeu alguns materiais que ajudarão a melhorar as condições de atendimento especialmente nos chamadosªbancos de urgência”
    um compatriota nosso perguntou porque razão não se pediu aos Taiwaneses para resolverem o problema de carência de água no nosso hospital”

    É esse um problema para Taiwan?
    Para que servem os nossos dirigentes??
    até quando continuarão nessa ” colher de chá”?

    até quando as mentes continuarão mortas?

    QUE DIRIGENTES SEM VERGONHA!!!!!!!!!

  20. img
    Pleto Responder

    Meus irmaos STP nao pode viver sempre com a mao estendida. Bem andamos todos esses anos a pedir pedir e pedir.Ora bem, temos que fazer a pergunta a nós santomenses em geral, pedimos porque nao temos ou porque nao conseguimos ter atraves dos nossos proprios meios? É sempre bonito receber mas é ainda mais bonito retribuir para quem precisa. Vejamos o exemplo de Timor-Leste, aos poucos vao conseguindo com ajudas que recebem fazer alguma coisa para melhorar as condiçoes das populaçoes. E um exemplo nobre, quando houve catastofre no Haiti, o governo de Timor enviou algumas ajudas, o nosso STP fez algo de jeito!! Talvez esteja enganado mas….

  21. img
    buta uê Responder

    É Taiwan para termos no unico hospital equipamentos que só custa 230 mil dolares?
    Que vergonha senhores q governam esta “rica” terra.

  22. img
    Ayres Guerra Azancot de Menezes Responder

    Perante uma diversidade de candidatos ser vitorioso num pleito eleitoral resulta de uma grande confiança, responsabilidade e desejo de mudança, progresso pela inovação com finalidade de melhoria de qualidade de vida.
    O novo governo tem a oportunidade de revalorizar o capital intelectual e corrigir definitivamente e redimensionar a sua história perante o mundo.
    Pois esta mais -valia tem sido entregue a sua sorte pela mediocridade e insensibilidades das anteriores governações.
    Também seria útil que resgatassem o seu tão valioso património cultural/histórico que representa um tesouro incalculável que nenhuma nação tem sabido respeitar, valorizar e enquadrar.
    ESCRITO POR:
    Ayres Guerra Azancot de Menezes
    04-09-2010

  23. img
    matadô di cene Responder

    nem um governante saotomense é humano sao todos piores do k os animais feroses.,.é preciso mesmo haver uma revolta pk pelo contrário nao vamos la….

  24. img
    mátádô di céni Responder

    ja estamos a quase 40 anos da independência e ja passaram varios governos e ja la vao 3 presidentes.,..o Sr.Lula Da Silva o ex:presidente d Brazil e que nem é intitulado como dotor,fêz o trabalho que fêz em tao pouco tempo,agora eu pergunto será que os nossos dotores nao sao capazes ou nao querem?alguns deles foram colegas do actual chefe do estado caboverdiano Sr. Pedro Pires e nao sao capazes de fazer o mesmo que ele tem feito em cabo verde?geralmente sei que nao se nasce com a intilegência isso é noral mas nao ter capacidade de copiar é muito grave isso sim é ser mediúcre…

Deixe um comentario

*