Sociedade

FAMA e Fundação Paulista de Tecnologia e Educação do Brasil reforçam parceria para formação de quadros são-tomenses

A Fundação Paulista de Tecnologia e Educação está a cooperar com a sua congénere são-tomense FAMA, no sentido de instalar a médio prazo uma universidade m São Tomé. Mas a parceria entre as duas instituições já começou a dar frutos. Pelo menos 13 estudantes são-tomenses estão a ser formados na Universidade brasileira de Lins.

Os 13 estudantes são-tomenses que estão a formar na Universidade de LINS, propriedade da Fundação Paulista de Tecnologia e Educação, beneficiaram da parceria entre a Fundação Aurélio Martins (FAMA) e o governo angolano. Através do financiamento de empresas brasileiras que operam em Angola, o executivo de Luanda através do então Ministro das obras públicas Higino Carneiro, permitiu a inclusão de 13 são-tomenses na lista dos estudantes que beneficiaram da bolsa. Pelo que o Téla Nón apurou o antigo ministro angolano, apostou na FAMA para seleccionar os estudantes são-tomenses a serem contemplados.

É assim que nasce a parceria entre a FAMA e a Fundação Paulista de Tecnologia e Educação do Brasil. Uma parceria que ganha nova dinâmica com a assinatura em São Tomé do protocolo de cooperação que vai permitir formação de mais jovens são-tomenses na universidade brasileira, mas desta vez sem a boleia de Luanda.

Por isso mesmo, a FAMA e a Fundação Paulista de Tecnologia e Educação comprometeram-se em trabalhar juntas para angariar fundos para financiar a bolsa de mais estudantes que deverão frequentar o próximo ano lectivo. «Nesse momento já 13 são-tomenses estudam na universidade de Lins, mantida pela Fundação Paulista de Tecnologia e Educação. A partir da celebração deste termo de cooperação inegavelmente vai se tornar possível ampliarmos essas relações», declarou Milton Nizato, Presidente da Federação Paulista de Tecnologia e Educação.

Para a fundação FAMA, o projecto é ambicioso, porque a médio prazo poderá oferecer a São Tomé e Príncipe uma Universidade de renome. Aurélio Martins Presidente da FAMA, considera que o projecto se enquadra na política do governo que visa transformar o arquipélago são-tomense numa plataforma de prestação de serviços. «A nossa jovem nação precisa desenvolver. Precisa mudar a sua filosofia económica, transformando esse lindo país, num país de prestação de serviço. É neste âmbito que nós a FAMA, estamos disponíveis a dar a nossa contribuição buscando parcerias com pessoas de experiência como é o caso que estamos a testemunhar hoje», frisou.

Para além da Universidade brasileira de LINS, a FAMA financia a formação de dezenas de estudantes são-tomenses em Portugal.

Abel Veiga

    50 comentários

50 comentários

  1. Berna

    29 de Junho de 2010 as 14:54

    Aurélio agradeço(emos) por essas iniciativas. Todos sabemos o cunho que essas iniciativas têm mas, seja como for vai em frente que quem fica a lucrar é o povo.
    Não queres ser PR nem 1.º Ministro, pois não? Não meta nessa trapalhada de assumir ou invejar grandes palanques políticos. Como estás estás bem.
    Um abraço.

    • OrgulhoSTP

      30 de Junho de 2010 as 5:40

      É de louvar, mas o factor preocupante é saber como é que essas bolsas são, foram e têm sido distribuidas, quem são, foram e serão os benficiários. Filhos de quem? Viviam aonde? Marginal 12 de Julho? Campo de Milho? Prédio de Banco? Em Guadalupe? Trindade? Neves? Angolares? Santana? Ribeira Peixe? Principe?
      Enquanto os beneficiarios forem todos de cunhos político, logo podemos concluir que não estás a ajudar STP, mas sim um grupinho o que ao longo prazo vai contribuir para manter STP no mesmo ponto que está. Se assim for, não estás a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.As bolsas devem ser distribuidas a nível nacional com maior transparencia possívelr. Deves sim, criar mecanismo para que a educação seja um bem público, comum à todos São-Tomenses independentemente do seu cunho politico, religião, raça, etc.. Ai sim estás a falar do desevolvimento sustentável do país.
      Outro ponto é, sr. Aurelio Martins não passa nada de um pau mandado de Angola. Como outros querem e têm sonho de vender STP pra Gaboneses, ele fará o mesmo com Angola. Está tudo dito.
      Podes fazer tudo, enganar povo com as suas farças, deixar estudantes em Portugal com fome, a prostituirem-se, mas PR nunca serás. Um bom político deve dar cara, dar ao seu parecer quanto a política governativa do governo, etc, só assim é que o povo perceberá quem é o senhor, se senhor tem só palhas na mente ou não, se entende de economia ou não, de políticas internacionais ou não. Enquanto não fazes isso, és logo um pau mandado empurado por alguém por de trás que nós de STP já sabemos. Portanto, não vende meu STP por favor. Estás é mazé com olho no petroleo de STP e com esses teus acordos forjados com parceiros baixos, estaremos lixados. Povo, abre os olhos! Cuidado com Aurelio Martins com seus truques!

      • Mutante de Bem

        30 de Junho de 2010 as 18:32

        Des(orgulhoSTP) não misture as coisa a FAMA nã o é governo, faz a sua parte k os outrotb fazem…
        Ja pensante alguma vez custear o estudo de um dos teus familiares, com certeza nao… k apareça milhares de FAMA
        Ingrato…

    • OSSOBÔ

      1 de Julho de 2010 as 19:24

      Concordo consigo meu irmão!
      O melhor é o Aurelho não se meter nessas sujeiras!!

  2. lambuco

    29 de Junho de 2010 as 15:21

    É de louvar,e o que tenho a dizer é que faço votos, que isso venha a se concretizar

  3. Pedro Sousa

    29 de Junho de 2010 as 15:37

    Financia financia, isto é o que dizem lá STP. Fala com esses estudantes, os que estão cá em Portugal, e vão ver o que eles dizem…. Andam a passar fome por falta de dinheiro…. É só conversa que Aurélio Martins tem,vive a enganar os coitados…. Esses senhores querem aparecer, usam os coitaditos para promover as suas imagens e alimentar os seus egos. Vida de pobre é dificil. VIVA STP

    • jaka doxi

      29 de Junho de 2010 as 17:49

      Concordo contigo Pedro Sousa.
      A este próposito alguem me disse que alguns estudantes da “FAMA”estão com muitos problemas em Portugal.
      Fala-se inclusivé que estão a prostituir para sobriviver.
      Para tirar tudo a limpo alguns Santomenses,sobretudo familiares destes estudantes, em Portugal decidiram investigar o caso.
      Pode ser que brevemente teremos mais noticias.
      Abraços.

  4. esperança do povo

    29 de Junho de 2010 as 16:35

    Fico tao feliz em saber ke existe alguem preocupado com a situaçao da juventude sao tomensse por isso que venho apelar o presidente da fama pela sua amabilidade em ajudar esta juventude ke tanto precisa , e que a sua Execelencia não pode dar ouvido a certas inqueitaçoes que os maos fectores tem falado sobre a sua pessoa uma vez que eles nao sabem fazer e so ficam ai a criticar e pertubar os outrso que alguma coisa ker fazer…..
    por isso o meu voto de coragem e muita força para este grande embate..que Deus lhe dê muita Força..

  5. wé cu bo cá

    29 de Junho de 2010 as 19:39

    Muito obrigado Senhor Aurelio Martins … senhor esta á trabalhar para desenvolvimento de São Tomé e Prinçipe … nosso País presisa de homens k querem faser alguma coisa .. mesmo com pouco estas desmontrado k queres trabalhar …sabemos k uma mão lava a outra pra os dois fucarem limpo ..então o nosso governo …Presidente da Republica e População em geral tem k acarinha esse projecto ..e deixar de criticar … povo santoménse goxta muito de criticar e não ajudar ..entào deixa quem quero trabalhar ,,,trabalhar e não atrapalha … pork diz o ditado kem não pode ajudar não atrapalha quem quero … fico por cá com esperaça de ver santomé e prinçipe …. num topo do mundo … somos pobre com coração nobre … vamos unir pra santomé e prinçipe melhor … viva s.t.p …. viva santomenses

  6. sacramento

    29 de Junho de 2010 as 20:13

    estou de acordo com meu colega..no nosso país vemos políticos cometendo mundo e fundos e nunca fazem nada mais o Sr. Aurélio fala e faz.. é tipo desses homens que nosso país precisa … bem não ligue o que os outros dizem sei que o Sr. é um HOMEM de VISÃO ..e isso que o senhor acabou de fazer vai fazer com que muitos estudantes possam ter uma formação superior ..abraços e sucessos…

  7. fer12

    29 de Junho de 2010 as 20:22

    Pois é , ele fazendo de conta que está ajudando os jovens ou o País a formar quadros , e nós fazendo de conta que estamos crendo que é só isso mesmo , gostária tanto de poder acreditar que ele não é mais um , e dar-lhe o benéfico da dúvida , mas não consigo ,alías muitos como eu não consegue, pois com certeza é mais um que só está abrindo caminhos , o resto nós já sabemos como acaba, enfim o nossa STomé e Príncipe , quem viver vera!!! manchá da povo

  8. fer12

    29 de Junho de 2010 as 20:23

    “Benefício”

  9. DEMOCRATICO

    29 de Junho de 2010 as 20:52

    É ISSO AI CAMARADA AURELIO MARTINS AGRADEÇO IMENSO PELO TRABALHO QUE ESTA SENDO FEITOS NO SENTIDO DE AJUDAR OS JOVENS .. E QUANTOS AOS OPOSITORES QUE FALAM SOBRE A SUA PESSOA ELES PODERIAM APROVEITAR ESTE PRECIOSO TEMPO PARA FAZEREM OQUE A SUA EXCELÊNCIA VEM FAZENDO.
    NOTA: A VIDA DE ESTUDANTE NUNCA E SERÁ MAR DE ROSA PARA NINGUÉM, TODOS QUE JÁ PASSARAM POR ESTA EXPERIÊNCIA SABEM, POR ISSO É UMA QUESTÃO DE DAR FORÇA E INCENTIVAR OS ALUNOS… BONS TEMPOS VIRÃO DEPOIS DE SI FORMAR……. FORÇA AURELIO MARTINS…

    • NANA

      5 de Julho de 2010 as 0:21

      É TRISTE OUVIR DIZER SEMPRE NA IMPRENSA Q SR.AURÉLIO PATROCINA BOLÇAS AOS ALUNOS EM PORTUGAL.SERÁ Q NÃO VÊM A VERDADE?OS ALUNOS Q ESTÃO NA ESCOLA DA PEDRA,OS DA ESCOLA CICCOPNQ PASSAM FOME E SR AURÉLIO SABE DISSO E NADA FAZ.O NELSON MENDES É UM INCOPETENTE E VÃO TAPANDO SOL COM PENEIRA.DAS ESCOLAS EM PORTUGAL Q FIZERAM PROTOCOLO COM A FAMA JÁ NÃO DARÃO MAIS BOLÇAS PARA ESTE ANO E PQ SERÁ?SR.AURELIO E O SR.NELSON MENDES DEVIAM TER VERGONHA,EM TIRAR FILHOS DE SUA TERRA PARA PASSAR FOME EM PORTUGAL.PQ NÃO FAZEREM UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTES ALUNOS Q TÃO EM PORTUGAL?ATÉ PARECE Q ESTES SENHORES COMPRARAM OS NOSSOS JORNALISTAS.
      POR FAVOR PAREM COM ESTAS MENTIRAS E INVESTIGUEM A SITUAÇÃO DESTES ALUNOS EM PORTUGAL PQ NENHUM DELES QREM OUVIR FALAR DA FAMA.
      N.N.S.

  10. A.G brasil

    30 de Junho de 2010 as 2:10

    Ola pessoal, antes de mais tenho muito k agradecer ao sr AURELIO MARTINS ,por tudo quanto tem feito para nosso país SAO TOME E PRINCIPE. Como sabemos a vontade de todos nos apos ter termido o ensino medio é formar , mais nem todos tenhem esta oportunidade ai graça a este senhor atraves da sua FUNDAÇAO FAMA ,tem estado a judar muitos de nos para podemos ser alguem na vida e nao só como tambem fazendo obra de caridade ajudando muitos santomenses em varios aspeto, como pessoa mais carenciado e muito mais, que deus te ajude pela sua boa vontade para com o nosso povo .

  11. Moreno

    30 de Junho de 2010 as 8:15

    Acho muito bem que o sr.Aurelio colabore e ajude no progresso do pais.Ca por mim tenho um certo temor porque sao muitas iniciativas e podera acontecer como tem acontecido, ficar so no papel e nada mais.Que as intencoes sao muito boas , muito gratificantes , muito nobres disto nao tenho duvidas.Um bem haja

  12. Klincata sa ca tete

    30 de Junho de 2010 as 12:00

    A cooperação com o Brasil no meu ententer uma parceria VENCEDORA. Nós temos que colocar sempre dúvidas porque os nossos Empresários nunca fizeram algo desta envergadura. Lembremos do Censo, algo normal num estado civilizado, como foi e o que foi. O povo recusou o censo. Algo que deve ser feito de 10 em 10 anos. Senhor Aurélio Martins! Continua sempre em frente, faça o possivel para esse povo. Deus te vai abençoar sempre. Há país(cv), as pessoas chegam a pagar 5000(cinco mil Dolares), viaja para Portugal aventurar, a busca de emprego, etc. Se os nossos estiverem a passar fome!! É só regressar ao torão natal. Devem sacrificar para estudar, podem não comer uma refeição, esforçar para sem homens do Amanhã. Força e coragem e muito sucesso FAMA.

  13. Assunção

    30 de Junho de 2010 as 14:52

    Sejamos sensatos e razoáveis. Ñ sou nem familiar nem amigo do Sr. Aurélio Martins, mas é preciso apoiar àqueles k fazem algo e incentivar os k querem fazer. Tenha o Sr. Aurélio intenções k tiver, até de eventual candidatura, este direito ninguém lhe tira constitucionalmente. Desde k continue a trabalhar e mesmo na hipótese de vir a ser eleito e nas questões incompatíveis com exercício das suas funções podem ser sempre encaminhadas, o importante é k saiba honrar os seus compromissos, e saber ser 1 figura de Estado, por vezes ñ basta a formação académica, pois muitos possuem e ainda assim cometem enormidades. Caso o visado descabe para a vaidade do poder assim como a prática nos acostumou com muitos, o cargo ñ é vitalício, pode sempre ser censurado nas eleições.
    É feitio do ser sãotomense ser céptico, pessimista e desencorajador, a esta fase do campeonato, já estamos aptos para ñ sermos levados como rebanhos, a população já está + informada, o receio é a grande falta de motivação k têm para serem + activas e participativas nas questões cívico-sócio- político, 1 delas é ñ deixarem de exercer os seus direitos de voto, votar sempre, e deixarem-se levar por trocos e oferendas conhecido por maldito “banho”. Sejamos pobres sim, mas com cabeça erguida, procurar encontrar soluções honestas e votarem em consciência.
    Agora digam-me, k fizeram de tão nobre os outros k lhe antecederam antes dos mandatos!? Pois, cada um a sua maneira fez algo de certeza, pouco ou muito, e o certo é k o país continua em “tangas” como dizia o Barroso. Deixem-se de má-línguas e quando é para apoiar dizemos sim, o pessimismo em tudo ñ nos deixa com espírito apto para o que queremos alcançar nos nossos objectivos.
    Também já tive bolsa, com atrasos significativos, de Instituição de renome e tínhamos k nos virar, kem ñ foi estudante ñ passa por isso.
    Estas parcerias são bem vindas, o Brasil é um país em ascensão.
    Vamos todos fazer a nossa parte, vamos todos estar atentos, vamos ajudar como podemos.
    Com cumprimentos.

    • Assunção

      30 de Junho de 2010 as 18:25

      PS:Meus caros, desculpem-me o lapso, no meu 2º parágrafo, na 5ª linha, antes da palavra deixarem-se deveria la estar um não. bgd.

  14. Carlos Costa

    30 de Junho de 2010 as 17:39

    Parabéns Fama, parabéns Senhor Aurélio Martins!
    Eu sou pai de um dos vossos bolseiros que se encontra em Portugal e congratulo-me com as vossas iniciativas.

    • jaka doxi

      30 de Junho de 2010 as 18:14

      O senhor Carlos Costa é pai ou mais um financiador secreto?
      Fui.

      • jaka doxi

        30 de Junho de 2010 as 18:15

        Quis dizer amante secreto.

    • fiáfluta

      1 de Julho de 2010 as 11:52

      Sendo você pai de um desses bolseiros prove aos camaradas se o meninos estão bem ou com dificuldades financeira em Portugal.Eu pessoamente estive com alguns. Mas você como pai esta em melhores condições de dizer a verdade aos demais.Seja honesto quando explicar.

  15. marcio quaresma

    30 de Junho de 2010 as 17:41

    Quero aqui agradecer publicamente todo o esforço que a vossa equipa fez no ano passado para conseguiram os vistos junto a Embaixada de Portugal e agora nós os pais e encarregados de educação desses alunos devemos agradecer a Fama pela oportunidade e pedir viva e saúde para o Senhor Aurélio continuar a ajudar os mais desfavorecidos desta terra.
    Fui estudante em Cuba e sei das dificuldades que vivemos. Tenho dito ao meu filho que não se alcança nada na vida sem dificuldades… Temos que saber conviver com as dificuldades porque se estivessem em S.Tomé estariam aqui sem futuro.

  16. francisco bragança ribeiro

    30 de Junho de 2010 as 17:44

    Não concordo que isto seja propaganda política ou que o Aurélio queira entregar o nosso país ao angolanos. Isto so cabe na cabeça de pessoas ignorantes e que não conseguem elogiar o que os outros fazem de bem.É por esta e outras que o nosso país continua assim. Só querem destruir quem faz coisas boas. Fizeram com a camarada Maria das Neves, fizeram com o Sr.Delfim e muitos outros. O nosso país só irá para frente com trabalho e coisas concretas e não com a exibição de diplomas universitários. Com tantos doutores que estiveram no governo nos últimos vinte anos da nossa democracia e o hospital continua sem água potável continuamos na escuridão e o senhor Rafael do MLSTP coloca cartaz a dizer que vai dar dez mil postos de empregos aos santomenses. Que mentira. Nem a Anita Branco acredita nisso.

  17. benildo moura

    30 de Junho de 2010 as 17:48

    Quero felicitar a Fama pelo acordo k acaba de assinar com a fundação brasileira e espero k os frutos do mesmo comecem a aparecer. Há um velho ditado que diz k só não era quem não faz nada. Kota Aurélio Martins, sabemos k o senhor não é perfeito, comete erros como qualquer ser humano, mas vc tem demonstrado vontade, coragem porque não é fácil fazer as coisas em STP. Não se preocupe com as bocas k algumas pessoas mandam. Sou santomense de gema, mas tenho que reconhecer que muitos de nós somos muito ingratos e mal-agradecidos, só olhamos para frente… Podemos dar comida ao nosso vizinho todos os dias, mas se um dia não tivermos pão para lhe dar ele é capaz de dizer que estamos a esconder comida pra ele. Força Fama, nós que não “encontramos o tapete a frente da cama” contamos convosco.

  18. fabio costa

    30 de Junho de 2010 as 17:50

    Eu congratulo com esta iniciativa da Fama e quero pedir ao nosso Ministro da Educação Jorge Bom Jesus para apoiar coisas deste tipo. Precisamos de formar homens e mulheres deste país porque a ignorância ainda morra até na mente daqueles k se dizem licenciados.

  19. ADELINO TEBÚS

    30 de Junho de 2010 as 17:52

    Tenho um irmão que está na universidade de Lins e ele está lá por causa da caridade do senhor Aurélio. Não tivemos cunha de ninguém e o nosso pai não vive no campo de milho e nem trabalha na gibela. Vivemos da agricultura e estamos a mostrar ao nosso pai que o filho de pobre tbm pode ser doctor engenheiro advogado etc.

  20. sara das neves

    30 de Junho de 2010 as 17:54

    Acabei de ver o site da fundação paulista e quero felicitar a Fama por mais este feito. Stp precisa de acção. Força senhor Aurélio. Estamos em Portugal mas acompanhamos o seu trabalho.

  21. dulce cravid

    30 de Junho de 2010 as 17:56

    Aurélio eu nunca falei ctgo e nem fui a Fama pedir qualquer coisa. Tenho os meus problemas como muitos outros jovens. Mas quero dizer aki de boca cheia que os tais jovens bolseiros que estão no Brasil e Portugal deveriam ajoelhar todos os dias e agradecer você. Você ajudou o governo e os pais a reduzir um pouco o número de jovens frustrados que andam por ai a beber e fumar para tentarem esquecer a falta de oportunidades k não têm.
    Se outras fundações e esses partidos k agora estão a despejar tanto dinheiro nas campanhas estivessem interessados no futuro dos jovens, certamente teríamos mais jovens a seguirem para Portugal e outros países em busca do saber.

  22. jose maria

    30 de Junho de 2010 as 17:59

    concordo com a dulce cravid.
    precisamos de mais acção e menos conversa.
    estamos a beira de mais um 12 de julho e para mim este país só vai andar no dia que os jovens estiverem unidos.

  23. oscar gil

    30 de Junho de 2010 as 18:03

    aurélio vc eh filho de pobre e fico satisfeito porque estas a lembrar as tuas origentes. apoie os mais desvaforeciuddo porke eles são a maioria e deus vai te abençoar.
    estamos cansados dos corruptos. queremos perspectivas para jovens

  24. edgar monteiro

    30 de Junho de 2010 as 18:10

    eu sou de angolares. os meus pais são pescadores.
    o meu irmão foi beneficiado com bolsa de fama e está em portugal. no ano passado, ouvimos o anuncio na rádio nacional e o meu irmão entregou os documentos e ele foi seleccionado. não foi preciso nenhuma cunha. eu formei-me em cuba e o meu irmão está a preparar o seu futuro graças a fama e o senhor aurélio martins.
    mesmo com dificuldades ele está a estudar. todos os estudantes passam por situaçõs complicadas. sabemos que tem havido atrasos no envio dos subsidios, mas isto não é problema de maior. o ministerio de educaçaio que tem o dinheiro de todos nós tbm atrasa, por isso só temos que louvar a deus por aquilo que o senhor aurélio ta a fazer. ele não é como os nossos dirigentes que ganham dinheiro em stp com corrupçao e vão comprar casas em portugal. ele ta a investir no pais, ta a apoiar o futebol, crioiu prémio para jornalistas e outras coisas.
    que os outros que exibem os prados na nossa praça façam o mesmo e nao continuem a destruir lares e a enganar as nossas irmaes

  25. osvaldo paquete

    30 de Junho de 2010 as 18:41

    boa noite.
    se há bolseiros da fama a prostituirem-se em portugal, não é culpa do sr.aurélio martins. por amor de deus, senhores. a educação começa no berço. se as meninas já estavam viciadas em stp, a culpa é de quem as educou.
    todos os bolseiros, em portugal, na china, em cuba, em frança, em brasil ou na conxinchina, passam por dificuldades. álias, é uma fase para ganharem maturidade. têm é que levantar a cabelça perante os problemas porque eles nao sao eternos. estudem, sacrifiquem e valorizem quem vos deu uma oportunidade. nao se esqueçam dos vossos familiares, o sacrificio que eles tem feito tbm para vos apoiar. nao se deixem influenciar pelas más linguas.

  26. Mutante de Bem

    30 de Junho de 2010 as 19:01

    Santomenses…acordam…
    cada um de nós pode fazer qualquer coisa para STP
    cada um de nós pode ajudar um irmão deixemos de criticar a toa e fazemos a nossa parte
    se cada cidadão cada imigrante fizer um pouco daquilo que a Fama esta a fazer
    estávamos a ajudar o país seja lá com intenção for…
    Todo o filho da terra tem direito de ser Presidente ,deputado, ministro, etc.
    Isto n é nenhum crime
    Se o governo n faz quem pode faz…
    Quem é o próximo??????????????

    • ôssoboô

      2 de Julho de 2010 as 18:20

      Concordo contigo, mas, deixar os familiares em maus lençóis e cuidar dos outros, ganhando fama, é coisa para pensar. Pensemos nisso!!

  27. jaka,Fluta &Sousa

    2 de Julho de 2010 as 14:09

    Jovens São Tomenses, estudantes no estrangeiro estão a Prostituirem? Meus senhores dizem coisas sem certeza. Querem ofender quem?
    As mulheres?
    Nossas Mâes, tias e filhas, sobrinhas e primas?
    Muito respeito. Qualquer entidade que procura ensino superior para jovens são tomenses, mesmo para ensino médio, creio estar a fazer no bom sentido e com boa intenção. Apenas procurar elevar o nivel do conhecimento da nossa gente.
    A prostituição é mais velha profissão. Se os senhores não sabem fiquem a saber. Hoje até a OMS(Organização Mundial de Saude), classifica como PROFISSIONAIS DO SEXO, okei?
    Num país com tanta concorrencia de Brasileiras e Ucranianas, acha senhor comentador que as profissionais do sexo do nosso país estariam a ganhar tanto dinheiro, ao ponto dos senhores invejarem delas? Maltido?
    Eu não acredito em vossas mentiras difamatórias. Como dizia um amigo meu, ” Anté Giba cu Sma GuÊ té sa di té Odjo”
    Giba sê ca Ienguê.
    Profissionais de sexo, é uma profissão de risco. Se houver algum caso isolado, não exagere!!
    Essa profissão em Lisboa e em São Tomé, onde é mais Lucrativa?
    Todos quantos puderem apoiar jovens na obtenção de uma formação, ajuda. Não olha para aqueles que só querm desejar mal aos outros. Queremos mais iniciativas do genero, os encarregados de educação destes jovens, devem fazer a vossa cota parte.
    Outros dizem que são apenas gente fina sai com estas vagas, outros que estão na profissão do sexo. Muita contradição. A fundação FAMA, deve continuar os seus esforços, vocÊ deve fazer a sua parte, pelomenos um 1Euro, da aquela pessoa que sabes que vive com dificuldades. Deus vos abençõa.

  28. jaka,Fluta &Sousa

    2 de Julho de 2010 as 14:48

    A profissão mais antiga da humanidade Qual é?
    profissionais do Sexo.
    As nossas aguentam a concorrencia brasileira? Ucraniana?
    Deixem de enganar os outros. e ofender as mulheres.
    Continua Senhor Aurelio apoiando aqueles que precisam não ligue a má lingua.
    OMS Classifica com profissionais do sexo, e voçe acha mal pq estão a vender o proprio corpo, se calhar devia vender a si.
    Seu comentador. JAKA, FLUTA e Mais. Faça algo de positivo, faça!!!

  29. Agnísio Cravid

    2 de Julho de 2010 as 17:32

    “Mais vale pouco que nada” Há muitos que estão em cima e que devia dar o seu contributo e não fazem nem um puto, por isso Sr. Aurel. Fases o que podes, apesar de poderes fazer mt mais.
    É de facto que os estudantes estão a passar fome não só os que vieram por Fama mais também por outros meios.
    Não te deixes intimidar por OS que não fazem e não deixam os outros fazer.

  30. C.Pereira

    3 de Julho de 2010 as 15:25

    Aurélio Martins estou longe mas meu coraçao e pensamento está sempre naquela terra onde como amigos e colegas passamos a nossa infância.Por isso nao quero deixar de manifestar a minha gratidão por tudo o que tens feito para o desenvolvimento da nossa jovem Nação.É sinal de que não te deixaste envolver pelo Afropessimismo que comanda a mente dos governantes e uma grande parte da sociedade saotomense.FORÇA.

  31. jaka,Fluta &Sousa

    6 de Julho de 2010 as 17:27

    Minha Querida professora de Geografia.
    8º e 9º Ano de escolaridade no Liceu de Sao Tomé. PROF.Filomena! Bom dia.
    Geografia humana é ou pelomenos era o ultimo capitulo nestes anos que referi a cima. Na decada de 80 O Brasil era referenciado para nós o exemplo de paìs de America do Sul, 3º mundo, mais populoso, com mais divida externa, onde a corrupção era manchete, totalmente falido. Como se não bastasse as imagem que passam na televisão, Contra a vontade da D. Alda, país de boa vida, telenovelas e muitas vezes de um carnaval sangrento, etc. A minha mente estava a ser preparada e eu ser o futuro dirigente. “Crinaça de hoje é homem do Amanhã”, tudo falso.
    Bom!!
    Este Brasil é hoje o país que mais bolseiro recebe, sobretudo de Cabo Verde, é amaioria em relação aos Palops juntos!! É verdade!
    Bom este Brsil cujo modelo ninguém acreditava dá lição ao mundo.
    Bom! Este Brasil tem um 1º Ministro formado e tem dado lição… e tem inclusivo procurar verbas para STP, é outra estoria.
    É este Brsil que perdoa Cabo Verde 3,5 Milhões de Dolares de Divida.
    É este Brasil que STP deve 5 Milhões de Dolares.
    Brasil tem ou não tem soluções? Vala a pena ou não estabelecer convenios com o Brasil? A FAMA deve ou não dever continuar a dar formação profissional para os jovens?
    A minha professora tinha razão, mas o Brasil trabalhou.É assim que temos que fazer, transformar a imagem negativa e positiva, seguir em frente. Podem contar comigo. Viva o Brasil. Se calhar não seja para perdoar as nossas dividas contraidas.
    Agora veja uma brincadeira…
    Brasil formou 1º ministro de Cabo Verde, Cabo Verde está a formar 1º Ministro para São Tome e Principe.
    Existem muitos jovens a serem formados em Cabo Verde. Vida e Saude.

  32. NELSON NA MAIOR

    6 de Julho de 2010 as 19:03

    oh sr Pedro Sousa mais que raio de sãotomensse tu e teus bandos são?A concordarem com tudp que tu dizes,então pessa no teu governo ou no teu amigo FRADIQUE DE MENEZES este tipo de ajuda, porque um sãotomensse com este tipo de comportamento tipo o teu é o amigo daquele homem. Força AURELIO.Tamos comtigo

  33. Àmí sá mí mé

    7 de Julho de 2010 as 17:50

    ………..***********…………**********
    È de notar que o Sr Aurelio(FAMA)quer ajudar o povo (Estudante São tomense)mais isso nao é facil convinha que fizesse as coisa mais cuidadosamnte porque os aluno aque em Portugal estao discontente contigo pork é sabido que a Fama deveria congratularnos com algumas coisa mais infelismente ate entao essa ajuda nao chegou ..e pergunto ..Como é que vivemos aque.. é nas epoca de feria como sera a nossa vida ? não sou estudante de fama mais ja vi muito estudante de fama a reclamar essa situação e muito tenciona em disistir ,por isso é peferivel arranjar condições depois para lançar nesta aventura .. mais mesmo assim é de louvar a tua iniciativa …….só espero que isso não seja um plano politico

  34. áwawê só êêê

    8 de Julho de 2010 as 10:26

    É TRISTE OUVIR DIZER SEMPRE NA IMPRENSA Q SR.AURÉLIO PATROCINA BOLÇAS AOS ALUNOS EM PORTUGAL nós ca não recebemos nada da parte da fama, é inacreditavel k depois de tanta boca k mandarão quando la estavamos e agora na tanta boca tanta boca e nada k se vê. se não nos dão subsidio também não gaba te tamos bem

  35. só com cristo

    9 de Julho de 2010 as 10:15

    msm triste ouvir na imprensa q sr aurilio patrocionou bolças aos alunos em portugal eu sou estudante q vi cá por nome da fma diseram que temos bolsa de 100eur até hj nada alunos estão passa fome jornal téla nón publicar esta noticias pk somos filho da terra queros mas atentação vem cá para portugal fazer reportagens com aluno de fama estão tods revoltado pk ma minha terra nunca passamos fome dps dizem vida de estudante acho que fama deveria ter pouco de vergonha ,,, bandos de metirosos ,,,,,

  36. Amor Moeda

    14 de Julho de 2010 as 11:09

    Aos estudantes de São Tomé!
    Meus caros compatriotas e colegas!
    Tenho visto alguns comentários, creio que não são dos estudantes que a FAMA, patrocinou a viagem e vaga. Olhem para uma coisa. Antes da independencia, em 75, só podiam estudar em portugal filhos de gente com muito dinheiro. Mesmo depois da independencia, só iam para bolsa em portugal, França(75 a 90), gente que Ligia Costa e Rafael Branco, tivesse muita confiança, salvo raras excepções. Não quero defender a FAMA, mas ora vejamos. Nas palavras escritas revela o seguinte:
    Vós sois gente de baixa renda, fracos recursos. Foi uma autentica osadia vos tentar um norte, uma orientação profissional, para voces não serem nunca mais igual aos vossos progenitores. tenta reflectir e agradecer ao gesto. Se as coisas não vos tem corrido bem? Reza peçam a Deus para resolver o problema, tenha fé e coragem. Olha conheço gente, que quer pagar 5000(cinco mil euros), para pôr os pés em Lisboa, não consegue visto.
    Vai a embaixada de Sao Tome e Principe em Lisboa, Consulado no Porto e pede regresso ao País. Deixa de Chantagem. Se não tem recurso está na internet, com que dinheiro!!! devias guardar este dinheiro para fazeres as refeições na cantina, etc.
    Evita carregar o movel e comprar coisa de marcas…
    E estuda muito e muito.
    passooooo.

  37. A.G Brasil

    28 de Setembro de 2010 as 3:08

    NOS OS SANTOMESES TEMOS DEIXAR DE MANDAR TANTA BOCA, O SENHOR AURELIO FAZ MUITO PARA ESTA TERRA MESMO ASSIM ALGUMAS PESSOAS DE MA FÉ AINDA CONTINUAM MANDAR BOCA
    fORÇA AURELIO,

  38. A.G Brasil

    28 de Setembro de 2010 as 3:11

    Muito bem SENHOR AURELIO
    SO TEMOS AGRADECER PELA SUA BONDADE PARA COM O POVO SANTOMENSE,
    FORÇA FUNDACAO FAMAAAAAAAA

  39. Carlos Alberto Passos de Oliveira

    21 de Outubro de 2010 as 0:16

    Deixem o homem trabalhar. Esse atos positivos já são um grande contributo. Lógico, com isso não se vai a mudar o mundo, mas não fazer nada é bem mais comodo, não acham ??

  40. Osvaldo Monteiro

    15 de Janeiro de 2011 as 11:10

    Quem é o Sr. Aurélio Martins?
    Já pararam para pensar na verdade nisso?
    Espero bem que sim porque se não, perguntem aqueles que o viram nascer naquelas maravilhosas ilhas e que por ironia do destino ele tinha que escolher Angola como muitos outros para lutar pela vida, porém pensando na verdade em tudo fazer para ajudar o seu país natal. Então perguntem bem a comunidade Santomense radicada em Angola que alguma palavra dirá. Como todo cidadão, o mesmo tem as suas virtudes e defeitos…e para mim o que falta e ser bem aconselhado e acompanhado, a verdade é que ele tem muita força e dinâmica para fazer, agora se faz bem ou mal isso é outra questão, a diferença é que ele pelo menos esta a fazer o que muitos que acham que este país só à eles pertence não fizeram e por isso é que não estão a gostar ou se fizeram, era para seus familiares e amigos mais próximos.
    OCM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo