Sociedade

Greve por tempo indeterminado na TVS

A única estação de televisão do país, tem as portas fechadas desde as primeiras horas desta sexta-feira. Num pré – aviso de greve datado de 6 de Julho, e enviado ao Ministro da Comunicação Social, Carlos Gomes, os trabalhadores apresentam uma série de reivindicações nomeadamente o pagamento de horas extraordinárias.

Para além do pagamento das horas extraordinárias, os funcionários da TVS, exigem que o governo faça o seu enquadramento. A maior parte dos profissionais trabalha sem qualquer vínculo com o estado. Para consolidar a melhoria das condições salariais e de vida, os trabalhadores pedem que seja instalado o regime privativo, até que os órgãos de comunicação social sejam transformados em empresas públicas.

A greve na TVS arranca nas vésperas do início oficial da campanha eleitoral, previsto para 11 de Julho. Os partidos políticos poderão ter dificuldades para divulgar as suas mensagens eleitoralistas.

Da parte dos grevistas ninguém ousou falar a imprensa, pelo menos até o início da tarde. Do outro lado da barricada o Governo também preferiu o silêncio.

Um assunto que o Téla Nón promete acompanhar tendo em conta os dados que chegam a redacção do jornal, que reflectem cenário de disputa no sector da comunicação social.

As medidas recentemente tomadas pelo novo Ministro da Comunicação Social Carlos Gomes, nomeadamente o afastamento do batalhão de conselheiros e assessores, que auferiam salários sem prestar qualquer serviço de nome ao ministério, tem gerado muito mal-estar no seio da cúpula do sector. O facto também de o Ministro ter tomado medidas para travar a gestão ruinosa dos fundos em alguns órgãos estatais de comunicação social, veio acender ainda mais a tensão no sector.

Factos que o Téla Nón vai detalhar no decorrer da greve da Televisão.

Abel Veiga

22 Comments

22 Comments

  1. farda

    9 de Julho de 2010 at 15:29

    ok esperemos o ke vier a dar so deus sabe

  2. Adriano da Silveira Danquá

    9 de Julho de 2010 at 15:35

    tanto tempo que a televisão deveria entrar
    em greve, mas porquê que só agora?

  3. João gonçalves

    9 de Julho de 2010 at 16:10

    Estou amplamente do lado dos grevistas, pois o poder político só quer ver a máquina a trabalhar a 1000kms/h, sem alimentação devida, óleo e carburantes.Em parte esta greve vem espelhar o estado da Governação que se tem em S.tomé, a uma e única estação televisa que se confronta com problemas seríssimos acaba de deitar mais hastes ao lume entre o Rafael Branco e Carlos Gomes, as desavenças já eclodiram entre as duas comadres casada pelo poder, de um lado o MLSTP/PSD que pretende monopolizar o sector em seu benefício e em detrimento dos outros, e o PCD, que se quer vanglorizar dando sempre chutos e pontapés como é habitual nas suas andanças, e logo os profissionais da estação souberam com maturidade de não servirem de cavalo batalha à ninguém, por isso força e muita força nesta tomada de posição e igualmente estejam atentos aos sanguessugas que sempre apareçem para perturbarem o triunfo de toda uma classe, para não surtir o efeito semelhante quando foi da greve dos profissionais da Rádio Nacional, em que um dos meninos”S.Amorim”tomou de assalto a Rádio para proteger o outro lado e qual foi o resultado final um autêntico carnaval da victória.Meus amigos profissionais da TVS, não cedam a chantagem sigam em frente e diga duma vez para sempre trabalho honesto-sálario honesto, e nada de politização da coisa pública, cada partido que arranje o seu meio de propaganda eleitoralista, e que os bébés sejam desmamados a tempo e horas para saberem quanto custa os ossos do ofícios, bem haja a Democracia, para que a classe trabalhadora seja respeitada, e que isso sirva de lição pela necessidade de abertura a privatização dos meios de comunicação nesta terra para que haja mais Rádio, Televisão, Jornais,Telefónicas, entre outros.Os que contavam fazer dos trabalhadores da TVS seus meninos de recado agora que se virem em contactos para salvarem os seus compromissos obscuros que por alí se veem arquitetando na sombra e capa dos sacrificados trabalhadores da TVs em particular e da Comunicação Social em geral.Viva a Democracia e viva a Classe Trabalhadora Honesta.

  4. Oldayr salgueiro

    9 de Julho de 2010 at 16:49

    Nessa terra quando tem alguem que coloca ordem havera sempre problemas um do sector de estado mais fradulento é a cumunicação social em todas vertentes trabalham pouco em reconhecemos que nao tem equipamentos e proficional mas também a quem ai nao fazia nada e ganhava dinheiro, resolva esse problema por bem e aumenta salario a quem trabalha e paga horas extras a quem merece .obrigado srº minintro carlos te conheço bem foste meu prof de português e filosofia sei que és exigente de pouco que ha nesse stp .felicidades

  5. jaka doxi

    9 de Julho de 2010 at 16:52

    CONSIDERO QUE A GREVE GERAL DEVERIA SER ABRANGENTE A TODOS OS ORGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SANTOMENSE:TVS,RNSTP E STP PRESS.
    PELO MENOS ASSIM O POVO NÃO SERÁ ENGANADO DURANTE A CAMPANHÃ.
    SEUS ALDRABÕES.

    • Hiostrelino Vaz (H. V)

      12 de Julho de 2010 at 11:30

      E SE CALHAR NEM HAO DE PODER PASSAR AS MATRIZES OU INFORMAÇOES IMPORTANTES ACERCA DAS ELEIÇOES DO PROPRIO PAIS
      ESSA E BOA

  6. Leopardo

    9 de Julho de 2010 at 16:54

    A TVS é uma vergonha, imagens pessimas, quadros sem qualificações no qual comentem erros gravissimos, outros nem saber falar …. e não vêm dizer que não têm meios, porquê têm? o exemplo claro é o programa TOP JOVEM que posso classifica como o melhor programa da TVS, onde a imagem e a apresentação e optima.
    O Programa TVS CliP é outra vergonha, o tal apresentador deve ficar atrás da camara, não tem jeito nem perfil para o efeito. Temos que ser sincero um com o outro.
    Por ultimo, a TVS não me faz falta …. pode fechar as portas que não faz diferença.

    • CT

      9 de Julho de 2010 at 18:53

      O teu comentário demonstra claramente que S.Tomé e Príncipe tem pessoas com mente ainda do séc.xix.
      1ºPorque não sabes valorizar o que é nacional, então eu lhe pergunto vais assistir as noticias locais onde? na rtp, na Zimbo.
      2ºBasta vê para a TVS para perceber que não têm meios e fazem muito.
      3º Deves ser um tal de baixo nível, tem memória fraca e és iletrado.
      Bouças até já apresentou o Telejornal de baixo de calor, isso é coisa de séc. passado.
      Apoio a greve com todas as letras GRANDES.

    • Eliel T.

      9 de Julho de 2010 at 22:02

      1º Tolo é;
      2º cheio de calinada na cabeça;
      3º é um primário que só liga p telenovelas, “brinca brincando” e coisas do género;
      4º o tipo devia pensar duas vezes antes de reflectir

    • big Man

      16 de Julho de 2010 at 20:58

      OH pah sabes de alguma coisa que se passa nos bastidores da tvs …pah tira os oculos de madeira que tens ignorante………

  7. tagarela

    9 de Julho de 2010 at 17:13

    Provavelmente os trabalhadores da tvs estarão a reinvindicar com alguma justeza, melhores condições de trabalho e salariais, a grosso modo.
    No entanto, não me parece que todos os pontos referidos na matéria supra possam ser, responsavelmente satisfeito ao longo desse mês ou ainda no próximo, nomeadamente no que se refere ao regime privativo e a transformação daquela emissora em Empresa pública.
    Como um governo que é de “gestão” até a tomada de posse do novo governo pode assumir encargos como aumento salarial nessa fase? E a questão legislativa, no caso de não haver previsão legal para a transformação pretendida?
    Cheira-me a manipulação e motivos inconfessáveis, precisamente pela altura que se vive, na iminência de começar a campanha política onde o trabalho desses profissionais se faz necessário. Viva Stp!!!

  8. João gonçalves

    9 de Julho de 2010 at 18:23

    Essa greve é manisfestamente legal e já a muito merecida, pois que desde algum tempo atrás que se falou da necessidade de um novo modelo de gestão para a comunicação social, que isso está tão somente no papel dentro das gavetas ao invés de passar a fase de materialização.Por outro lado trata-se de luta de liderança entre as comadres no poder, pois quem é quem para decidir em matéria de monopólio deste pelouro em épocas tão quentes que não estas, por isso é bem vinda a greve em prol da defesa da classe que muito anseia pelos melhores dias no seu exercício profissional.Não se faz omoletes sem ovos, por isso vamos todos de mãos dadas e entrelaçadas à busca dos condimentos todos para se fazer o tão gostoso omoletes, e até de folha “Micócó”, tudo natural e típico Sãotomense, só assim construiremos uma verdadeira Nação.Sejam os grevistas fiéis aos princípios básicos da lei da greve para que não surjam interpretações outras, difusas ao ponto de comprometerem toda uma mais valia que a classe e o colectivo de trabalhadores profissionais deste sector da comunicação social.Força e coragem, mas mantenham sempre a vossa unidade de formas a se triunfarem com rigozijo.

  9. CT

    9 de Julho de 2010 at 18:58

    viva a greve. demorou. os de rádio deviam seguir também.

  10. Fia Luxinga

    9 de Julho de 2010 at 20:20

    Meus caros profissionais, tem de ser assim, quando há necessidade façam greve é um direito democrático e somente quem tem conhecimento e esta dentro da globalização.
    Um país pequeno com tanto recurso naturais e humano encontra em péssima situação,salários tão ínfimo, sem mínima condições de trabalho em contrapartida outros outros com salários milionários a competir marcas de carros diversos modelo de casa,país desgovernado. É bom que todos os ramos de actividade tivesse esta coragem, e sem gentes traidores que traem os colegas em troca de uma tuta e meia .

    viva funcionários da TVS, FORÇA … FORÇA

  11. DJêLO Tê FôçA

    9 de Julho de 2010 at 22:31

    Existem muitas formas de luta meu caro. Se os da TVS acham q é este o momento p aplicar o golpe, então que ajam assim para o bem de todos.

  12. PATRICIO E FODIDO

    10 de Julho de 2010 at 10:55

    so isso? vcs te>m* muito mais para revendicar. Abrem os olhos amigo.

    * o teclado em uso

  13. Medeiros

    10 de Julho de 2010 at 11:30

    rsrrsrssr como disse a dias antes ler as notícias de STP é entrar em depressão a novela é sempre a mesma ..Quando não é Pão com Peixe é Peixe com pão .. TVS existe a tanto tempo e nunca sofreu uma remodelação precisa .. mete uma cadeira ..tira uma porta e esta mt bom ..rsrsrs
    Como que um santomense quer seguir a carreira de comunicação social para ir trablhar essa escuridão ????
    Sinceramente Deus desde a Terra e comece a justiça ..estamos cansados .. não aguentamos mais :'(

  14. Brice007

    10 de Julho de 2010 at 14:05

    Eu dou a maior força aos grevistas,pois, ” bébé que não chora é pq ñ tem fome” pra lidar bem com o governo são tomense,só fazendo, revendicação com pá, manchim, enchada…. na mão, guerra!!!!! assim sim eles entendem que o povo está mal.FORÇA GUERREIROS!!!

  15. Zovirax

    10 de Julho de 2010 at 17:08

    Os dirigentes não querem saber do desenvolvimento, andam a enganar os santomenses e a comunidade internacional. Os partidos políticos estão a gastar tanto dinheiro na campanha e não se lembraram que a única estação da televisão do país depara-se com grande dificuldade técnicas, financeiras e humanas. STP vive uma situação de grande tristeza e miséria! As pessoas estão cada vez mais sem valores éticos e morais. Vive-se na base de safa-se quem puder. Viva a greve da TVS!

  16. gilker Nascimento

    11 de Julho de 2010 at 19:03

    Acho bém que os profissionais da unica estaçao televisiva reenvendiquem,pois é necessário.Televisao precisa de muitas mudanças e nós o sabemos!Estou fora de Sao tomé ja á algum tempo e acredito que a nossa televisao nao mudou tanto.O mundo da televisao esta em constantes avanços e tvs nao pode ficar indeferente!Ha que ter melhores equipamentos e melhores profissionais na area da comunicaçao!Esperemos pelos dias melhores e que Deus abençoe Sao Tome e Principe!!!

  17. Leopardo

    14 de Julho de 2010 at 10:09

    Meus caros amigos..
    Só estou a ser realista, não costumo tapar o sol com a pineira ….os factos dizem por si, a TVS esta parado há uma semana e ninguêm quer saber da TVS …. o tal comentador “TC” é um FRACO. “os grandes lider são sempre realitas e praticos”

  18. Filho de Deus

    14 de Julho de 2010 at 10:11

    JÁ LA VÃO CINCO TRISTE DIAS SEM VER OS SINAS DA TVS OU SEJA O ´´UNICO ” BOLÓ ” DE S. TOMÉ, E NINGUEM DIZ NEM FAZ NADA ENTÃO COMO É QUE É ISTO, SERÁ QUE O DIÁCUNO( QUASE PADRE ) C.GOMES ESTÁ MUITO OUCUPADO COM A CAMPANHA NO PCD QUE ELE NÃO PODE LA RESOLVER ESTA BOTA QUE LHE CABE RESOLVER ENFIM.
    AI S. TOMÉ, ATÉ QUANDO ÉÉÉÉÉ PENETA ÉÉÉ

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top