Ministério Público está a investigar origem dos fundos do BANHO

O Procurador-geral da República, Roberto Raposo, anunciou que o ministério público decidiu investigar as fontes de financiamento de forças políticas envolvidas na campanha para as eleições de 25 de Julho e 1 de Agosto. Pela primeira vez, a o ministério público pretende combater a corrupção eleitoral.

Chega a ser surpreendente, o capital que é investido nas campanhas eleitorais em São Tomé e Príncipe. País pobre, com estradas esburacadas, população sem acesso a água potável, e sectores estratégicos para o desenvolvimento como a agricultura sem meios financeiros.

No entanto nesta altura de campanha, partidos políticos exibem meios logísticos avaliados em vários milhões de dólares. O Ministério Público decidiu investigar para conhecer a origem de tanto dinheiro que para além de assegurar os meios logístico para a caça ao voto, alimenta também a compra de consciência, o chamado Banho. «O Ministério Público, ordenou uma série de investigações relativamente a esses indícios de corrupção para apurar se efectivamente a proveniência desses recursos. Se são de proveniência ilícita», declarou o Procurador-geral Roberto Raposo.

Segundo o Procurador-geral, as investigações em curso, visam apurar a verdade material das denúncias que foram feitas, sobre o financiamento dos partidos políticos e de «alguns casos de corrupção eleitoral», realçou.

Roberto Raposo, recusou identificar os partidos políticos que foram que foram denunciados e que estão a ser investigados.

A reforma da lei eleitoral, é uma das condições imposta pelo Procurador-geral da República, para combater a corrupção eleitoral. «É preciso a clarificação das fontes de financiamento dos partidos políticos. Isso não compete ao ministério público. Esta lei deve ser alterada», pontuou.

Segundo Roberto Raposo, a reforma da lei é fundamental, para reforçar a punição contra os infractores, ou seja, os corruptores e os corrompidos. «Sabe qual é a moldura penal para casos de corrupção eleitoral comprovada. Havendo provas suficientes a moldura penal é de 2 anos de prisão ou multa. É preciso que a punição dos corruptos seja mais severa», concluiu.

Espera-se que desta vez, a primeira na história democrática do país, o ministério público, consiga travar a onda do banho que se instalou no país a partir da década de 90.

Abel Veiga

.

  1. img
    tagarela Responder

    É com satisfação que oiço tais declarações.
    Espero, no entanto, que tais investigações não culminem em “arquivamentos por falta de provas” e se consiga recolher provas suficientes que sustentem uma acusação e posteriormente, condenação.
    só assim, as exigências de prevenção geral, enquanto factor dissuasor geral, estarão asseguradas. Viva STP!!!

    • img
      SN-FS Responder

      realmente existe corrupção no financiamento das campanhas e compras de votos….o facto é que deficilmente consegue-se tal prova……o segilo bancario deveria ser levantado temporariamente durante estes actos (campanha-Eleições)

  2. img
    luisó Responder

    só agora? e nas outras eleições andaram a assobiar para o lado…
    aonde o PCD foi buscar 600.000 euros para comprar jeeps? não sabia que o IUCAI e o jornal dava tanto dinheiro ao lider do PCD.
    quem deu o dinheiro para comprar 1000 motos que á poucos dias aguardavam a saída da alfandega para o banho, segundo li no téla ?
    quem paga os frigorificos e os geradores e os envelopes fechados?
    onde pára a lei do financiamento dos partidos? quem fiscaliza se nem o tribunal de contas consegue ver as contas do Estado…
    isto é o STP profundo e é triste porque o povo é enganado porque não tem recursos e tudo o que vir é bem recebido e os “politicos” vivem com isto, o enganar o povo.
    tanto dinheiro e não há energia, não há água nas casas e mesmo zonas sem água alguma, não há emprego justo e decente, não há justiça para quem não tem dinheiro, o hospital nem paracetamol tem para dar e tudo o resto que para quem conheça STP sabe do que falo.
    qual o futuro?
    quando vier o petróleo a sério acham que o País vai ganhar com isso? não acredito. vejam o caso ao lado da guiné equatorial que tem um dos maiores PIB`s e o seu presidente é um dos mais ricos do mundo graças ao ouro negro e vejam como vive o povo com menos de 1 dolar por dia. assim vai acontecer em STP.
    fui…

  3. img
    Alberto Nascimento Responder

    Em São Tomé cadeira é lugar para ladrão de galinhas. É claro que não é necessario nenhum investigação alargada para se saber de onde vêm os meios.

  4. img
    Assunção Responder

    Assim é k é meu caro, segure-se na autonomia de que goza a Instituição k representa face aos demais órgãos do poder, promovendo e defendendo a legalidade democrática da República conforme o ensinado, portanto siga sem “meeeeeedos”.
    Com cumprimentos.

  5. img
    cesarjesus Responder

    Esta e sem duvida a melhor noticia que vem do Ministerio Publico, isto e sinal que a justica ja comecam a surgirem efeitos no nosso Pais…Como e possivel circular milhoes de dollars, num pais que atravessa crise e a populacao vive de uma pobreza extrema…temos Hospital Central sem agua canalizada, temos liceu nacional com media de 70 alunos por sala, estradas esburacadas, infraestruturas estatais num abandono total,etc…etc… e vem os nossos Politicos exibirem fortunas nestas campanhas eleitorais!!!!
    Onde vem estas verbas todas!!! Slogan publicitarios de grande portes, geeps, motorizadas, sem contar com camisolas, boneis, bandeiras etc, etc…sem contar com o famoso Banho!!!
    Investiguem e facam alguma de forma a clarificarem a todo Pais, se estamos a viver de alguma farsa Politica!!!

    Forca Povo STP…

  6. img
    Zé Cangôlo Responder

    ACHO QUE NÃO SE PODE VER O PROBLEMA SOMENTE COM BASE NA LEI ELEITORAL.
    A LEI 9/2004 (LEI DE FINANCIAMENTO DOS PARTIDOS POLÍTICOS E DAS CAMPANHAS ELEITORAIS) É MUITO CLARA. DIZ NO SEU ARTIGO 19.º QUE AS DESPESAS FEITAS ATÉ 6 MESES ANTES DO ACTO ELEITORAL, O ARTIGO 20.º ESTABELECE OS LIMITES,O ARTIGO 27.º ESTABELECE O PRAZO DE 90 DIAS APÓS A PROCLAMAÇÃO OFICIAL DOS RESULTADOS PARA OS PARTIDOS REMETEREM AS SUAS CONTAS AO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL A FIM DE SEREM FISCALIZADAS, O ARTIGO 28.º FIXA PENAS DE 1 A 5 ANOS DE PRISÃO.
    O NÚMERO 2 DO ARTIGO 33.º É ONDE NINGUÉM GOSTA: DIZ QUE O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL ACTUA POR INICIATIVA PRÓPRIA, A PEDIDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO OU POR QUEIXA DOS CIDADÃOS ELEITORES.
    O QUE É QUE FALTA?
    VONTADE!
    QUEM NÃO DÁ BANHO ACTIVAMENTE O DÁ COMO CO-AUTOR QUANDO NÃO CUMPRE AS SUAS RESPONSABILIDADES NA LUTA CONTRA ESTE CRIME.
    QUERO VER O MINISTÉRIO PÚBLICO A PROMOVER A FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS DOS PARTIDOS DEPOIS DAS ELEIÇÕES!! ESPERO PARA VER!!

  7. img
    hildilberto Responder

    Esta politica e ke stp precisa desde de muito tempo mas espero que o senhor faz uma fiscalizaçao de fundo nao apenas uma investigaçao parcial de forma a obter um resoltado positvo

  8. img
    FC Responder

    Acho estas afirmações do Sr. Procurador-Geral muito vazias e apenas para marcar a agenda política.
    Porque este país carece de instituições sérias, e de meios técnicos e materiais para levar a bom porto investigações deste género.
    Como pode o MP saber da proveniência do dinheiro para financiamentos aos partidos políticos se não existe um controlo na entrada e saída do dinheiro de São Tomé? Se basta subornar um agente aduaneiro para entrarem ou saírem rios de dinheiro de STP? Se o MP não consegue, ou não tem coragem para organizar buscas nas instalações dos partidos e residências dos responsáveis dos partidos. Se o próprio MP e o PGR têm ligações aos partidos e consequentemente não são pessoas idóneas e independentes? Se nesta altura de campanha entram e saem aeronaves, navios, e pessoas sem qualquer controlo por parte das autoridades?
    Falando do “banho”, é muito fácil insurgir-se contra este fenómeno, exacerbado apenas pela pobreza reinante no seio da população, mas acho que como tudo na vida tem o seu lado positivo e negativo e penso que é mais positivo para a população do que propriamente negativo. Mas cabe a quem é “banhado” agir inteligente e moralmente. Penso que no estado em que estão as coisas em STP nem o MP nem ninguém tem o direito de se intrometer nestas transacções.
    A mim preocupa-me mais o facto destes partidos políticos, uns que até dizem que são nacionalistas, estarem a contratar serviços de estrangeiros para darem maior capacidade promocional as suas campanhas, isto quer dizer que o dinheiro não entra/fica no país. Isto sim é desvantajoso para o país, e aqui sim gostaria de ver a capacidade do MP se desdobrar e investigar os partidos.

    Viva STP!

  9. img
    Mané Petema Responder

    Plenamente de acordo com essa investigação da PGRDSTP que pode vir a diminuir essa maleza que nos aflige. Isso é dar razão aos que dizem “Felicidade do Pobre dura pouco”. Muitos desses fundos podem ser provenientes de Contrabandos, Tráficos de Drogas, movimentos Radicais Terroristas e certas caminhos ilícitos da Humanidade. Como um País sério vai aceitar ajuda nessa ótica? Quando eles vierem cobrar quem pagará o preço? Alias Políticos são temporários. .

    PS:São Tomé e Príncipe é o melhor país do Mundo pra nós São-Tomense. Não Devemos Confundir Política com Nação.

    • img
      Mundo é de Deus Responder

      Senhor procurador! Com todo respeito quero lhe dizer que as suas palavras não passam de mais um desfarce para mostrar serviço ou melhor como se diz na giria ( fazer boi dormir).Pk o povo sabe que isto não vai dar em nada nada nada mas mesmo nada.Não há em S.Tomé nenhuma instituição capáz de travar este devaço ( Rafaiel).O senhor procurador se na verdade é homem sério,então demita-se do cargo. Diga ao povo de S.Tomé e Príncipe que não consegue pactuar com esse estado de coisas.Digo isto pk sabemos k justiça em S.Tomé não funciona para os senhores,ou seja ,há muitos entraves para chegar aos senhores fulanos. Já ouvimos o senhor dizer em diversas ocasiões que o MP vai investigar! Mas até então não se viu um único político a ser condenado. Ou são corruptos ,ou são inocentes.Quantas acusações forão feitas contra esse individo ( Rafa)?( stp treiding, 500000 usd que lhe foam roubados em casa,venda da enco,denuncias do Adelino izidro, denuncias do Senhor presidente da favorita com relação ao golpe de estado, denuncia da negociação de milhões com Dubai denuncias do tribunal de contas com relação aos bens públicos, e outras mais e agora a do Teotóneo Torres). O mais agravante é k este senhor intende k não deve dar explicações ao povo pk não lhe passa nada.Perante esses escândalos todos das dus uma: ou investiga de uma vez por todas ou dimita-se e justifica porquê. pk o k está em causa é a sua dignidade e o seu profissionalismo.bem haja

  10. img
    fiáfluta Responder

    Senhor procurador, convenhamos. Quer encontrar os que dão banho? Muito facil. Prenda as carinhas, motorizadas e outros bens que estão a entrar no país.

    Kua sê macthi. Só se fêr blef da sua parte.

  11. img
    Moreno Responder

    muito bem ha sempre uma primeira vez e uma possibilidade de ouro para mudanca de imagem desta instituicao judicial.

  12. img
    Zeme Responder

    Qual investigação, isto so sao tretas, a onde é que esta o resultado da ivestigação da STP-trainding, PGR mais um grupo julgo ser de 7 pessoas foram a Brasil para invesrigar, qual o resultado, formam mais uns que forma comer outra parte do ferro e so isto, ele mesmo tem ligações com MDFM/PL e portanto nunca vai investigar nada, so tretas, pra dizer que estar a trabalhar, como dizia o meu professor Eurico Amado «Se estaria calado seria melhor» isto sempre que alguem respondesse algo errado.
    Fui, caros leitores esperem o resultado deitados se nao vamos todos ter «giba» de tanto ficar de pé,
    Força Tela Non

  13. img
    Lima Responder

    Não sou optimista das declarações do PGR. Fala muito e não faz absolutamente nada. Dentre outras a ministra de justiça deixou bem claro…” o Sr. não tem a vontade de fazer”. Vejamos, Nas varias sessões parlamentares muitos deputados denuciavam varios casos de currupção. Onde estava o Procurador? A meses atrás foram feitas graves denuncias dentre elas o assalto CEN ( comissão eleitoral nacional)preconizado pelo MLSTP, Onde estava o procurador? Tudo isto leva a admitir que o Jovem não vai fazer absolutamente nada por falta de provas como de sempre. Vejamos, se for constatado a verdade e o Man Rafa ser o primeiro ministro, o procurador terá a curagem de chamar-lo à depôr?…essa telenovela ja passou na TVS varias vezes….imunidade….Até hoje o Sr.Doca dono do passeio e STP trading, o Sr.ENCO,dono do barco desaparecido em fernão dias mas encontrado em Gabão, etc e dentre outros estão nas campanhas eleitorais. Deviam essas horas estar a ver o sol quadrado… Viva o procurador das miúdas….

  14. img
    Rafael preto Responder

    Realmente tou farto de ouvir denuncias de currupcao e nada e feito, tem que ser feito algo, esta em causa um pais e isso envolve milhares de vidas.

    Por cada milhao roubado pelo rafael branco e os seus amigos, milhares de santomenses morem no hospital por falta de agua, de medicamentos ect.

    Desta feita apelo-te que faca algo pelo povo e por todos os que acreditaram em ti pela tua juventude e pela mentalidade europeia que tens, afinal temos que viver com a nossa consciencia tranquila

  15. img
    Só visto!!!! Responder

    Faça o seu papel que é zelar pela justiça, e sabes muito bem que, não são só essas acusações. Trata de dar tratamento juridico a outros casos, que também envolvem o Sr. Rato e outras baratas que ainda andam por ali a se esconder na imunidade parlamentar e outros. Cada um deve ser responsabilizado pelos seus actos. Investigue Roberto, porque somos nós que temos de mudar o rumo das coisas.
    Força, sei que será dificil mas, tem que se começar por algum lado e o começo é sempre mais dificil. Algu~em tem de fazer alguma coisa, está demais….
    A luta continua, a vitória é certa!

  16. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    CAIU-ME TÃO BEM ESTA EXPLANAÇÃO E ESPERO QUE SE APURE AONDE ESTÃO VINDO ESSES FINANCIAMENTOS NUMA ALTURA EM QUE O PAÍS ESTA PRECISANDO,HOSPITAIS CASOS DE MEDICAMENTOS E TAMBEM EDUCAÇÃO E MUITO MAIS O QUE ESSE DINHEIRO VIVO (BANHO).PORQUÊ QUE NÃO FORAM DAR BANHO NO CONSELHO DIRECTIVO DO HOSPITAIS,ESCOLAS E AGRICULTORES PARA PODEREM SAIR DA CRISE?PORTANTO APERTEM OS GAJOS ESSE DINHEIRO VIVO DEVERIA SER APREENDIDO E CANALIZANDO PARA UMA CONTA DO PAÍS QUE TRANSFORMAVAM EM FUNDO NACIONAL PARA ASSOCIAÇÕES VOLUNTARIAS CARIENCIADOS CASOS LARES,JARDIM DE INFANCIA.
    PEÇO AO PROCDA REP.E MINIST,PUBLICO PARA APERTAR O CERCO DO BANHO MOLHADO OU SECO SEJA DE QUE MARCA OU MODELO BANHO….

  17. img
    Gingona Responder

    Combate a corrupção é um começo. Não condeno quem pensa e quer fazer algo de bom em prol do país. Porque enquanto houver esse nível corrupção em S.tomé de nada adientará. Mas para isso vai ser preciso fazer-se muito.
    Só sei que nas eleiçoes passadas estava de férias em s.Tomé e aquilo que vi até hoje, pergunto-me como pode ser possível. Estava num dos carros do partido MDFM,para ter um contacto directo com a realidade daquela campanhã. Para meu espanto o que vi, foram sacos e sacos de dinheiro. Mas eram mesmo sacos e sacos. Nunca vi tanto dinheiro junto…. Quando pasassem pelas pessoas iam atirando esse dinheiro como se fosse papel. E claro, o povo feliz da vida, lutando, empurrando uns contra os outros para conseguir apanhar algum. “Votem no MDFM”, era a frase que repetiam vezes sem conta.Passado cem metros, eram televisões, frigoríficos, telemoveis que saiam das carrinhas para dar ao povo. Céus….de onde vinha aquilo tudo???Com que dinheiro foi comprado???Comprar conciência do povo em troca de votos?
    Meu povo, com que energia você vai ligar essa televisão e esse frigorifico? Pessoas que esperam o início da campanhã para terminar a contrução da sua casa, enquanto o hospital está sem água. E se um filho teu adoencer? Que tratamento hospitalar vai ele ter, se nem água nem luz, nem medicamentos há? Não vale mais pensar no amanhã do que pensar somente neste dinheiro que conseguiu hoje? Não vou dizer que e povo deva recusar esse dinheiro, porque imagimo o sofrimento que paira em casa dos santomenses, mas pelo menos vote com conciência. Aqueles que estão a esbanjar esse dinheiro, nada fará para vosso bem estar. NADA. Enquanto continuarmos a ser egoistas ( característica dos santomenses) de nada adientará. Sigamos o exemplo de nosso país irmão Caboverde, que nada têm( nem petróleo, nem terra fértil), mas vontade de trabalhar é a unica riqueza que têm.
    Mudemos de mentalidade. Porque uma pessoa muda uma família, duas um bairro, três um país. Sejamos unidos. S.tmé poderia ser um paraiso em áfrica, basta que queiramos fazer algo para mudar.Pense nisso…..

  18. img
    José Silva Responder

    Tenho imensas duvidas quanto a sua explanação, contudo espero para ver. Ao longo do seu mandato houve casos gravissimos em que a procuradoria devia agir em beneficio do País, infelizmente o silêncio significa – deixa andar -, sera que podemos contar consigo? Ou a Procuradoria serve os interesses da corrupção? Enfim, lamentos são tantos e de certo que as criticas demonstram a miserabilidade em que se encontra o País por culpa dos ditos governantes ou mesmo por falta de zelo por parte dos orgãos da soberania. Façam para merecer.

  19. img
    Só sei que Nada Sei Responder

    está envistigação não vai dar em nada porque quando chega a hora da verdade todos vão buscar os seus envolopes sabia.
    quem não tem não pode dar, este povo burro vai continuar a sofrer para aprender porque se apararecer alguém que não tem grandes recuros mais onesto eles não aceitam por isso vão sofrer. este mundo ficou para mais esperto campanha vai e vem e eles continuam ma miseria só são conecidos na campanha mesmo assim continuam a receber mais depois disso estão novamente com fome. eu ca sei que isso vai ficar pior ainda não têm agua, inergia , medicamentos isso é pouco vai chega momento que este hospital que existe vai fecha e ser abandonados porque só está abertos por milagre e algumas ajudas externas mais vai acabar, clamem a Deus só ele vai ajudar

  20. img
    Andrade Catanhede Responder

    Mais um anúncio para distrair os santomenses. Concordo com os que disseram que isto não dará nada!… Senão vejamos:
    1- O Procurador G. da República, Roberto Raposo, é mais um que fora seleccionado e colocado pelo Presidente da República.
    2- O MDFM é o partido do Presidente, e é um dos que também utiliza o banho como forma de caçar votos.
    3- Sendo o Procurador vassalo do Presidente, ele não iria traí-lo, denunciando o seu partido de práticas ilícitas.
    4- Ao não poder denunciar publicamente o MDFM, com certeza que ele não iria fazê-lo em relação aos outros, penso eu.
    Resumindo e concluindo, a população terá de conformar-se com as informações que é do conhecimento público. A procedência desses fundos, ficará na nossa suposição, sem podermos comprovar. O Senhor Roberto Raposo, enquanto PGR não terá a liberdade de actuar, por razões acima descritas. Aí o “talvez” entraria em cena:
    a) No caso do MLSTP/PSD, talvez Angola como o maior investidor + os fundos do negócio do petróleo e do Estado santomense .

    b) No caso do ADI, o Gabão e os países Árabes capitaneados pela Líbia;

    c) No caso do PCD, o dinheiro seria do Povo de S.Tomé e Príncipe que o Delfim Neves foi desviando sempre que teve a oportunidade para tal. Todos sabemos que um homem nascido de uma família tão pobre (ele e muitos outros como ele), não poderia enriquecer sem a ajuda da ratonice e da impunidade). Para o bom observador, este homem sente-se dono deste partido. Reparem no cartaz gigante do PCD recentemente afixado. Em vez do presidente do partido Albertino Bragança aparecer no cartaz, à laia do que fizeram o MLSTP e ADI, é a figura, embora tímida, do Senhor Delfim é que aparece. Para quê? Possivelmente para dizer aos militantes e simpatizantes do PCD e aos santomenses em geral, que ele, o Delfim será o novo líder do partido. E, finalmente,

    d) O caso do MDFM, o dinheiro só poderia proceder, em primeiro lugar, do seu dono, Fradique B.M. de Menezes. Se existem outras fontes, e que deve haver, não me atreveria a adiantar.

    Haver vamos o que dirão os “observadores internacionais” que virão supervisionar o processo eleitoral em S.T.P, em relação ao fenómeno banho e outras falcatruas
    S.Tomé e Príncipe vencerá.

  21. img
    HUGO LIMA Responder

    Talves por falta de notícias que o país carece, vem aio procurador dar uma.
    . Acha que precisa uma investigação?
    . Talvez falta é prova, em S.Tomé até o povinho sabe das coisas de forma conturbada mas sabe-se tudo.Inclusive fontes. Esperemos que daí a 10 anos veremos o resultado dessas investigações.Tudo isso não passa de um grande engodo.

  22. img
    ôssôbo Responder

    Tarde demais, mas vale a pena.
    Força!! Vejam bem e muito bem de onde sai a grana para o banho. Pelo menos uma coisa boa nesse país.
    Fui!!!

  23. img
    salupetupena Responder

    Sr: Procurador o seu antecessor e´melhor que o Senhor, e por isso ja nao esta la.Infilizmente quem revela coptencia e´ conciderado perssona nao grata.

  24. img
    sydnei Responder

    ´só em stp, que os partidos politicos n apresentam as contam de campanha, e de onde vieram, porque todos são corruptos e landrões de poder e gostam de esconder os seus crimes atras de unidade parlamentar , isso é muito crave, se nos queremos um pais serio , temos que apostar na justiça e na policia de preferencia na PIC, Que tem a conpetencia de desconre os crimes, tem bom homem e com capacidades de ser uma policia seria …para isso temos que apostar ..na justiça
    so assim podemos descobri a origem de fundo de banha ..

  25. img
    tonga Responder

    e obrigas aos chulas que receberam estes dinheiros devolver tudo para o fundo do governo contruir casas e melhorar a saude e as estradas eles que vaiam trabalhar malandros e malandras

Deixe um comentario

*