População de Úbua Flor -Trindade boicota as eleições autárquicas e legislativas

Por causa de um curso de estrada que deteriorou até ficar praticamente intransitável, a população de Úbua Flor – Trindade, saiu a rua para anunciar que não vai participar nas eleições autárquicas e legislativas. Exigem que seja assinado um acordo com as 4 forças políticas dominantes, que obriga o partido vencedor a reparar a estrada de menos de cerca de 1 quilómetro, que liga Úbua Flor e outras comunidades agrícolas vizinhas, à cidade da Trindade. Segundo a população, o partido que ganhar as eleições tem que assumir a responsabilidade de reparar a estrada num prazo de 12 meses após a aprovação do orçamento geral do estado. Sem acordo com os partidos influentes, a população de Úbua Flor, diz que “Sem estrada não há voto”.

  1. img
    CT Responder

    Meus senhores de Uba Flôr, Assim não dá e digo mais é incompreensivel o vosso pedido.Se todas as localidades colocassem os seus problemas, talvés ninguém iria a votos.
    Vcs não são o Distrito de Mé-Zóchi no seu todo, são uma pequenissima parte dele, e por isso digo-vos não tem cabemento o vosso pedido especial, então em boa morte e riboque queremos água, prédios…e então?

    • img
      Pleto Responder

      O povo luta com as armas que tém, estou solidário com esses cidadãos.

    • img
      Alberto Nascimento Responder

      Este povo nao vai ler a tua mensagem mas eu acho que concordariam com a minha resposta.

      O Povo esta no seu direito de fazer estas exigencias. cada cidadao Santomense tem os mesmos direitos e deveres.

    • img
      Medeiros Responder

      tu não ser santomense !! sou se es não sabe ser solidario ..
      bébé que chora amamenta .. se população que inumeras não chorou ..não quer dizer que outros não podem …
      fazem muito bem boicotar tudo .. já a 20 anos e poucos que aquela estrada se encontra assim ..
      abraços .

  2. img
    BLAGA PENA Responder

    Viva populacao de Uba Flor – isso sim e que e democracia, nao ha demagogia, ou estao desponiveis a cumprir ou nao ha votos e se todas as comunidades pessassem assim haveria mais respeito pelo povo
    da ca toma la, quanto na daqui so a mais 4 anos

    • img
      tagarela Responder

      Não creio que tenha sido uma boa posição. O que fizeram é deixar que outros decidissem por eles, pois, com o boicote ou não, houve eleições. Só mesmo um partido sem qualquer senso de responsabilidade é que iria aceitar uma chantagem sem sentido como esta. O Estado não pode ser coagido nem compelido a fazer ou deixar de fazer algo, sob pena de ficar sem poder/autoridade sobre a população e se transformar em marionetes.

      Esse tipo de atitude, em que a população se recusa a votar e de exercer um direito seu, constitucionalmente consagrado, poderia lhes prejudicar.
      O que que é um direito de exercício facultativo, poderia se transformar em obrigação e imposição, á semelhança do Brasil em que o voto é obrigatório sob pena de multa ou outras limitações à nível público e pessoal como participar em concursos públicos, abrir contas em bancos, etc. É só o governo querer e a Assembléia Nacional proceder a alteração legislativa correspondente, transformando o foto em obrigatório sob pena de sanção.
      Concordo que devemos lutar, reinvindicar por aquilo que está mal e/ou merece melhorias, mas de forma civilizada, com bom senso, como qualquer país democrático. Viva STP!!!

  3. img
    BLAGA PENA Responder

    correccao pensassem

  4. img
    A.G Brasil Responder

    VOTAR, É UM DEVER DO CIDADAO SIM !
    MAS TAMBEM,CIDADAO PRECISA DE CONFORTO,VC NAO IMAGINA QUANDO CHOVE NAQUELA ZONA,DA PREGUIÇA PRA CIRCULAR DE CARO QUANTO MAS CAMIANDO,POR ISSO CONCORDO COM VOSSA PROPOSTA, AQUELE K GANHAR ASSUMIRA DE IMEDIADO ESTA ESTRADA .
    FUIIIIIIIIIIIII

  5. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    ESTE É FOI A CORAGEM DA POPULAÇÃO DESTAS ZONA,ESTOU CONTENTE ISTO DEVERIA ACONTECER EM TODAS MESAS DE VOTOS OU SEJA NAS MAIORIA DAS ZONAS…ESPERO QUE PRA SEMANA QUE SIGAM O EXEMPLO E A CORAGEM DESTES CIDADÃO…ESTOU SALIDÁRIO COM OS MESMOS…CORAGEM A TODOS AQUELES QUE DESEJAM BEM DA SUA ZONA E QUE DEFENDEM A NAÇÃO SANTOMENSE.

  6. img
    jailson Responder

    o senhor ct não sabe o k diz tu vives em ubua flor tu conhece realidade dessa estrada ter cabimento é tu tas calados eu si ti conhecia é k tu iria saber o k é não ter cabimento deixa cada um fazer sua politica para ter o melhor veja a situação de folha fede eles reclamaram nas vespéras das eleições e tiveram estradas si a população de riboke e outras zonas não fazem a sua politica assim então o problema não é da população de ubua flor e ti digo mas mexeu com uba flor trindade mexeu cmg sou filho de ubua flor ta calado é melhor e eu deu cara sou Jailson carvalho si ker mas informação pergunta por mim

    • img
      PATRICIO Responder

      NAO PRECISAS INERVA MEU CARO JAILSON,O CT PODERA TER RAZAO,EU SEI KI ESSA E A MELHOR ALURA DE PROTESTAR SEM APANHA PALADA DOS POLICIA MAS, O PROTESTO TEM KI SER FEITO PARA O GOGERNO E EM CONJUTO “TODO STP” PARA O PAIS POR ESTA E AKELA CAUSA, ORA TE DIGO STP ESTA NESTE ESTADO PORKI CADA UM ESTA A PUXAR BRASA A SUA SARDINHA DESDE A CAMADA MAIS BAIXA ATE A MAIS ALTA. NAO SE VAI A LADO NENHUM COM INDIVIDUALISMO.

  7. img
    Trindadense Responder

    Sim meus senhores de úbua-flor, eu desde que nasci e fui criado na cidade da trindade que ia para ubua flor e ubua budo passear em casa dos meus colegas que já deparava com a péssima condição em que encontra essa estrada. todos os anos é mesmo e sempre a mesma coisa…..só promessas e mais promessas……sempre que é feito o orçamento do estado, entra novas estradas para construção, mesmo até as que ligam dentro de casas de certos dirigentes….depois de tantos sofrimentos a população de folha -fede teve a sua estrada….a de cruzeiro também…..em seguida vieram as de capela e de Belém……………..mas até quando que irá chegar ao orçamento geral de estado a reabilitação da estrada que liga cidade da trindade à ubua-budo pelo menos até o suposto estádio que iria ser construído…..espero que entre no orçamento, espero que o nosso país mude para que nós que estamos cá em portugal a estudar tenhamos orgulho quando regressarmos ao nosso país e tentar também fazer um pouco mais para o país……..para aqueles que estão a lutar para o tal desejo sempre muita força e coragem……fiquem sempre atento e não deixem que eles(POLÍTICOS) vos engane mais do que aquilo que nos enganaram..

  8. img
    Boca de Mundo Responder

    Ohhhhhhh que tristeza! – Evite o comportamento que prejudique a alegria da sua comunidade.
    Ohhhhhhh que desperdício de voto para os partidos de papelão.
    Caro compatriota, amigos e familiares de Úbua Flor –Trindade, solidarizo-me convosco, com a vossa atitude de voluntariamente não terem votado.
    Isso demonstra de facto que a situação está péssima.
    Isso demonstra que vocês estão contra banho e falsas promessas dos partidos de papelão.
    Isso é para HOMEM E BRANCO terem vergonha e deixar de fazer campanha dizendo a população que mercado tem arroz, açúcar e sal.
    Entende a vossa mensagem, vocês querem dizer que para além de alimentos, vocês querem progresso na Vossa localidade, vocês querem emprego, boa saúde, boa educação para seus filhos, querem água, energia, transporte público e muito mais.
    Meus caros, o vosso exemplo é muito bom, vocês até parecem irmão de Príncipe, estes são unidos até fim, por isso que puseram fora os partidos de papelão.

    Mas vocês devem votar, porque votar é um dever cívico do cidadão.
    Votem e votem bem.

    Um abraço de boca de mundo

    Obs. Nós merecemos ser bem representados. A nossa humildade não deve ser entregue aos dirigentes corruptos.

    • img
      luisó Responder

      e quais são na sua opinião os dirigentes não corruptos em STP ?
      são só os Homens e Pretos ?
      Meu amigo, não há em STP dirigentes, ponto final.
      o que há é uns tipos que se dizem dirigentes e que no poder mamam tudo o que podem e o povo que se dane!

  9. img
    luisó Responder

    - e o povo da fernão dias que não tem água potável nem estradas de acesso dignas também deveria ter feito a mesma coisa.
    - e as gentes do bairro do hospital a mesma coisa por não ter água nas chafarizes há vinte anos.
    - e ribeira peixe, e ribeira afonso, monte mário, colónia açoriana, bernardo faro, porto alegre,etc.
    voçês já viram por exemplo em que género de casas vivem os pescadores de porto alegre? dá dó ver gente naquele estado, em casas de madeira apodreçida.
    o pcd em vez de comprar 600.000 euros em jeeps se tivesse construído casas novas paraeste gente era muito mais bem empregue e se calhar até ganhava lá.
    uma vergonha…

  10. img
    santola Responder

    olha se todos pensavam assim nosso santola poderia avançar pk esses politicos temos que proveitar nessas alturas do campionato assim que ficam lá em cima eskece do seu povos que tanto espera por uma respontas força Uba Flor estou com vcc mado sr ct que cala-se antes de fazer qualquer comentario cada jona cada deficuldade

  11. img
    HUGO LIMA Responder

    É mesmo assim como disse o colega anteriormente toma ká dá lá. com os nossos governos ou partido sei lá tem k ser. olho no olho dente por dente.

  12. img
    Dr.Amado(Vulgo Saca Papo) Responder

    ISTO QUER DIZER QUE O PAÍS ESTÁ EM PEDRAS SOBRE PEDRAS…VÊ COMO DEIXARAM A NAÇÃO É UMA VERGONHA? AINDA QUEREM CONCORRER AS ELEIÇÕES ? PUXAM PRA-LA…JA BASTA LA PRA SEMANA DIZEM ADEUS E AS IMUNIDADESCOMEÇAM AMEAÇAR TODOS AQUELES QUE USUFRUIRAM BEM DO POVO TERÃO QUE RESPONDER POR SEUS ACTOS…ESPERO COM A MUNDANÇA EM VISTA AO DE RESPONDER PELA JUSTIÇA UM POR UM…DEUS QUE NOS OIÇA,NOS VÊ O SOFRIMENTO DO POVO,ATÉ DRAMATIZARAM O PAÍS COM A VOSSA GOVERNAÇÃO E AINDA QUEREM MAIS? O QUÊ CREMAR O POVO? È MELHOR O SENHOR FRADIGUE E OS SEUS ALIADOS ACONSELHOS-VOS,COMO O SENHOR É BOM A PENSAR COISAS BOAS,MELHOR FICAR POR AI…JA BASTA ESTE MODELO PRESIDÊNCIALISTA.O POVO ESTA CANSANDO E FADIGADO E A TERRA TERÁ QUE SER AGORA ADUBADA…VIVA S.TOMÉ E PRINCIPE E QUE UNIDOS VENCEREMOS…JA BASTA A LUTA DE PODERES…

  13. img
    Antonio Manuel Responder

    Assim é que é!Tou com voçes UbaFlorences!

  14. img
    moreno Responder

    creio que em qualquer parte do mundo em democracia o poco manifestase em momentos de eleicoes por uma ou outra razao.li comentarios de leitores que me antecederam que dizem que se deve reveindicar de forma civilizada. acho que nesta altura e da forma como vai a governacao no pais ja nao faz sentido manifestar se de forma civilizada.os senhores untenetes do poder tambem deveriam governar de forma civilizada, isto e com coerencia , honestidade, seriedade e sobretudo com humanismo.

  15. img
    moreno Responder

    ” o povo”

  16. img
    Edgar Faustino Responder

    Qualquer democracia, entre outras coisas, assenta,no direito ao voto da população.Esse, se exercido com uma elevada consciência de classe, estribada no direito que as populações têm ao seu bem estar ( hospitais, saneamento base,educação, assistência materno-infantil, assistência social…)da-lhes o direito reivindicativo de exigir daqueles que lhes pedem o seu voto para serem governantes que tenham o mínimo de consideração por elas.Neste caso o procedimento isolado de uma minoria comprometeu o poder reivindicativo da maioria.O correcto seria exigir o cumprimento de todas promessas eleitorais.É com o poder do voto que os Povos democráticos decidem quem querem que os governe.Infelismente a História está cheia de exemplos que nos mostram que os governantes depois de alcançarem o poder se esquecem das promessas feitas durante as campanhas eleitorais.Cabe aos eleitores alterarem esse estado de coisas.Na altura do exercício de voto é que o eleitor, com o poder que lhe dá o direito que tem em votar, deve disciplinar a classe política.Se nessa altura todos que forem votar anularem, por exemplo, o seu boletim de voto, quem elegiriam os partidos para governar?Em São Tomé para além da beleza da paisagem, ùnica, há as penas e tantos sonhos por cumprir, prometidos a todos aqueles que viveram o seu tempo, de pé e que agora dizem: aqui estamos e merecemos o que nos têm negado. Pensem nisso Povo de São Tomé

Deixe um comentario

*