Brasil projecta acções para reforço das capacidades do sistema judiciário de São Tomé e Príncipe

Uma delegação do Ministério da Justiça do Brasil, está a trabalhar com as autoridades judiciais são-tomenses com vista a implementação de uma série de projectos no sector da Polícia de Investigação Criminal e nos Tribunais. A formação de quadros é uma das principais prioridades.

A intervenção brasileira com vista a modernizar a Polícia de Investigação Criminal de São Tomé Príncipe, deverá ser sentida a médio prazo. Formação e treino dos agentes da polícia criminal, é uma das acções a serem desenvolvidas, após avaliação no terreno feita pela delegação da Justiça brasileira.

Segundo Mariana Calderon, subdelegada da polícia federal do Brasil, a primeira acção já está identificada. «Seria o nivelamento dos conhecimentos que a polícia de investigação já possui. Os agentes já são formados em vários países, portanto nivelar esses conhecimentos e auxiliar a polícia de investigação criminal, no sentido de formar a sua própria doutrina policial. Uma doutrina ligada a realidade desse país. A realidade de investigação dos crimes que ocorrem no país e com as técnicas desenvolvidas pela polícia desse país», explicou.

A Polícia de Investigação Criminal, é reconhecido como sendo um dos parentes pobres do sistema judiciário são-tomense. As carências são inúmeras. Isso mesmo precisou o director da PIC. A falta de um laboratório de investigação científica, é uma das carências que a cooperação brasileira propõe resolver. «A instalação de um laboratório de investigação criminal é prioridade, para transformar essa polícia numa polícia científica e técnica», reforçou Mariana Calderon.

Assim o apetrechamento da PIC com equipamentos modernos que ajudem a investigação de crimes está na agenda da intervenção brasileira.

Por outro lado, a nível dos tribunais, Brasil está a trabalhar no sentido de definir acções a médio prazo. José Eduardo Machado juiz e representante do conselho judiciário brasileiro, anunciou que já se reuniu com o Presidente do Supremo Tribunal de justiça Silvestre Leite e com o juiz presidente do Tribunal da Primeira Instância para diagnosticar os problemas e definir estratégias de actuação.

Abel Veiga

  1. img
    Leopardo Responder

    O que vale a pena andar limpo e ter a casa suja (Há necessidade dos juizes ter jeep Land Cruiser ultimo modelo) … que moral têm em falar da Justiça. Deveriam apostar na inovação tecnologica e credibilidade. AGER não vos vai oferecer computador segunda mão mais … já que têm dinheiro para comprar jeeps.

  2. img
    Só visto!!!! Responder

    Essa é uma acção fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Sem uma justiça justa, todo o esforço para o desenvolvimento fica na estaca zero. Reestruturar os tribunais, criando condições para que os juízes façam o seu papel, dando formação aos demais e criando condições de decisões justas e isentas, acredito que vamos lá rumo ao desenvolvimento. A justiça tem que funcionar para alcançarmos o desenvolvimento, porque como está, está uma lastima. O povo agradece uma justiça justa em S. Tomé e principe.

  3. img
    FC Responder

    Vamos lá ver se teremos uma equipa CSI – São Tomé, lol.
    Mais seriamente, a PIC realmente precisa de muita mas muita formação e não só.
    É realmente o parente pobre da justiça santomense e muito conotada com brutalidade, para não dizer outras coisas, na abordagem às investigações usando e abusando da força sobretudo para com os mais fracos e desfavorecidos.

  4. img
    António Veiga Costa Responder

    Enquanto a PIC tiver em seus quadros elementos totalmente sem capacidade moral, formação técnica e mental, verdadeiros verdugos, como o “África” e o tal do Alexandre, por mais que receba apoio de instituições internacionais de peso não poderá ser julgar habilitada.

    • img
      Tony Responder

      Caro amigo
      podes não estar bem informado, pare de ver a PIC apenas pela negativa, pra seu conhecimento a PIC tem tido quadros com formações moral, técnica e mental, pelos vistos o mal ainda ñ te bateu a porta, fique a saber que a PIC é um sector de soluções e não de problemas.

      • img
        Pedro Sousa Responder

        Muitos agentes da PIC, são delinquentes, isso não é novidades para ninguém.

        E muitos só com quarta classe, deviam mandar-vos todos a casa e colocar só jovens licenciados….

        • img
          sydnei Responder

          meu caro amigo a PICé uma Policia seria tem ahomem sim com capacidade de resolver muito pproblema de pais …quantos crimes a PIC resolveu sem qualquer meio, quntos redes de crimes Pic consiguiu desmantelar..meu amigo cuidado o que diz ..muita vezes não reconhesemos o que é nosso e o que temos

        • img
          sydnei Responder

          vç deve ser uns dos jovem que esta a procura de emprego….por isso queres un desses lugares…..para teu connhecimento a pic tem varios quadros formados …ok varios seus colegas ……deve ser …

        • img
          Berna Responder

          Só pra ti diser que deves ser o maior dos delinquentes…… penses nisso.

    • img
      sydnei Responder

      meu caro amigo os funcionario da pic são homem serio , n é por um ou outro que deve julgar todos ..
      quando a desgraça bater na porta vem a PICpara resolver ….n é …

  5. img
    Leopardo Responder

    Tony … vc deve ser funcionário da PIC pelos vistos …. Vou te dizer bem baixinho de modo que os outros não escutem: “A PIC é a pior instituição do Pais”, tenho esperança no actual Director. Por outro lado, a sigla PIC, que dizer o seguinte: Policia de Invesigação Criminal, procure interpretar bem essas palavras e tire as tuas proprias conclusões.

    • img
      Tony Responder

      caro Leopardo…
      acho que interpretas-te mal o meu comentário mais percebo…, cada um é livre de dar a sua opinião “estado de Direito Democrático”, gostaria que soubesses que a PIC, é um dos parentes miseráveis da Justiça senão do Pais, é verdade que temos que reestruturar-lo,mas essa reestruturação passa também pela má imagem que a sociedade civil tem para com a mesma. só lembremo-nos dela quando surgem os problemas…, ou quando queremos criticar este ou aquele comportamento de alguns agentes….

      “A MINHA humilde opinião”

      • img
        Pedro Sousa Responder

        A policia da PIC é constituído por agente na sua maioria bêbados, e muitos ao serviços dos corruptos dos nigerianos que andam na nossa praça disfarçados de comerciantes, com objectivo de ganhar algumas gorjetas mesmo que para isso prejudiquem o nosso país, querem vida fácil, esses psedo-agentes sem qualquer formação e muitos nem se quer têm 11º ano. Andamos fartos de senhores da PIC, … Acabem com essas corjas e forma uma outra policia de investigação só com gente licenciadas e bem forma, juristas, psicólogos, dentre outras áreas que podem fazer falta.

        • img
          sydnei Responder

          meu caro amigo PIC tem pessoas qualificadas sim é actual director da pic é um exemplo para pais …pensa um pouco de vç e tua familia se n fosse a pic a resolver muitos problema de pais … se ver um agente da pic na rua a fazer mal o que fizeste para corrigir ….sei que n fizeste nada …sabe porquê? porque vç tambem é …

      • img
        Pedro Sousa Responder

        Muitos agentes da PIC, são delinquentes, isso não novidades para ninguém.

        • img
          Berna Responder

          A novidade é saber que a mais um nessa lista de delinquentes…..você.

  6. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    PIC, é uma Instituição que realmente precisa de se fazer muito, porque lá é uma casa de um bandos de corupto,individuos incopetente, e que arrumam em investigador, muito crimes andam por ai que até

    • img
      Berna Responder

      vc deve ser um dos individuos que não se chegou a conclusão do teu caso…. ficas a saber que sem condições meu querido não a nada a fazer… põe-se no lugar deles e veras se eles não têm razão.

  7. img
    Berna Responder

    Só pra dizer ao Leopardo que quando não se tem ovos não se pode faser omolete,isto porque a pic é a unica policia do mundo que ainda esta tudo impirica,são os nossos dirigentes que têm que dar formação e os meios adequados aos agentes da pic.

    • img
      Tony Responder

      claro camarada…, quem omoletes, cadê ovos???

  8. img
    Leopardo Responder

    Tony e Berna … apenas dei a minha humilde opnião sobre os factos… Espero que não vos tenha ofendido…apenas sou realista. Quando não se tem ovos não se pode fazer amolete… “concordo plenamente”, mas pode-se fazer outras coisas sem ovos.

    • img
      Berna Responder

      O que os agentes da pic tem estado a faser nesses anos todos sem qualquer meio e apoio de estado, é uma coisa inacreditavel…… se um dia a pic vier a ter todos os meios necessarios de uma policia de investigação veras que o nivel de criminalidade ira sofrer uma queda brusca…… deixo a vc um conselho tenta conversar com um qualquer agente da pic e vais saber o que eles passam lá.

  9. img
    sydnei Responder

    senhor Leopardo sabe porque que os nossos dirigente n investe na pic porque sabem que um dia se a pic tiver condições vai por eles todos na cadeia …é por visso que a pic esta como esta …n por culpa nossa mas sim por nosso dirigente ..ok

  10. img
    Leopardo Responder

    Concordo contigo Sydnei … Força

Deixe um comentario

*