Burlão faz-se passar por agente da Direcção de regulação das actividades económicas

Um cidadão são-tomense maior de 40 anos, decidiu ganhar a vida fazendo-se passar por inspector das actividades económicas. Abordava operadores comerciais, exigia o pagamento de multas por alegadas infracções comerciais, e amealhou alguma quantia em dinheiro.

A polícia económica ainda está a fazer as contas, para apurar o montante em dinheiro que o cidadão Gaspar Camblé, conseguiu amealhar em várias localidades do país, fazendo-se passar por agente da inspecção das actividades económicas.

Na última semana, azar bateu a porta de Gaspar Camblé. Numa das suas operações de burla na localidade de Capela vizinha da cidade da Trindade, o cidadão acabou por ser apanhado pela polícia económica, que nos últimos tempos tem recebido denúncias de operadores económicos, dando conta que um alegado agente tem operado na região. «Após investigação a brigada deslocou-se hoje a região de Capela-distrito de Mé-Zochi, onde encontramos esse senhor que tinha acabado de abordar um operador económico dizendo que é agente da equipa de inspecção económica. Exige as pessoas documentos e uma quantia financeira», explicou Wanderlei Carvalho, inspector da direcção de regulação das actividades económicas.

Gaspar Camblé, caiu na rede da polícia económica que o deteve. Segundo a polícia económica, o cidadão Gaspar, deverá ser entregue esta segunda – feira, ao ministério público.

O inspector Wanderlei Carvalho, considera que o facto da polícia económica ter incinerado recentemente uma grande quantidade de manteiga, terá inspirou a criatividade de Gaspar Camblé. «Este senhor aproveitando da situação começou a percorrer quiosques e lojas. Encontrando esse produto ainda nas prateleiras das lojas, ele aproveita da humildade das pessoas, para extorquir dinheiro, cobrando multas como se fosse agente da inspecção económica», acrescentou o inspector.

Santana, Água Izé e duas localidades do distrito de Mé-Zochi, incluindo Capela, são zonas onde alguns operadores económicos foram vítimas da acção de Gaspar Camblé.

A polícia económica alerta a população e os operadores económicos, para o facto de que os agentes da instituição em serviço usam um uniforme com a devida identificação e actuam em brigadas e não isoladamente.

Abel Veiga

  1. img
    Osama bin Laden Responder

    Tiveste mesmo azar, ao contrário do que sucedeu com os homens da STP Trading, acho que o procurador-geral da república das bananas, vai carregar toda a sua raiva em cima de ti. Tais lixado, contigo vai haver justiça pesada. Não és deputado pá!!!

    • img
      gato Responder

      Coitado,
      Má sotchiê. Amigo quer fazer como malandros de terno e gravata mas se deu mal.
      Vc irá pagar a culpa de todos.
      O parado Roberto Raposo vai te fazer sofrer. Irá te apresentar a TVS e Radio Nacional para mostrar que ele está a trabalhar.

      Sócio não aprendeu direito com os senhores da STP Trading agora se lascou.

      Que isso sirva de lição para os maspombos, só os tubarões podem e sabem.

      • img
        marcos Responder

        ora esta, parado deve ser a tua avo!se estivesses no lugar dele(dr roberto raposo)nem parado ficavas, estarias e deitado.
        Ofensas sem nexo e desprepositada

  2. img
    Adriano Málé Bobo Responder

    É verdade osama bin laden, este coitado teve mesmo asar, os senhores da stp trading, doca de peixe, passeio da cidade capital

  3. img
    matacede que cane Responder

    quem não tem padrinho na cozinha não deve ir a cozinha, melhor ir a Doca. Meteste com estes que andam a procura da corda mais fraca para fazer crer o povo que a Justiça funciona no STP Trading

  4. img
    Armindo Fonseca Dos Santos Responder

    Realmente teve muita pouca sorte,já os senhores da stp trading têm as costas larga,eles foram ministro,deputados,e até comandante da polícia.Mas não é por aí que vamos deixar andar as coisas. Temos de combater todos esses bandos de corruptos.

  5. img
    ze cabra Responder

    coitadinho do rapaz foi apanhado e eu por causa de umas cabrinhas mataram-me poça que terra é esta este senhor nao vai ser castigado?

  6. img
    Eliel FPT. Responder

    Este é o destino de alguém que se faz passar pelos outros, ganhando à favor dos uns.
    Falta mais alguns nesta foto! Pois, os BPPI (Burlões protegidos por imunidade e/ou influência).

  7. img
    FC Responder

    Grande malandro! hehehe

  8. img
    Azarado Responder

    O homem fez o que deveria fazer. Intimidar as pessoas a vender produtos fora de prazo. Fez muito bem. Onde andava os agentes da policia económica? Aliás esse serviço estatal tem prejudicado a saúde das pessoas, por falta de serviço eficaz. Se esse serviço tivesse feito o seu trabalho o homem não teria espaço para bula as pessoas. Sejamos sérios.
    Existe muitos produtos expirados no mercado. Polícia económica deveria ter vergonha em publicitar esse acontecimento.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Azarado

      ele fez o que deveria fazer??? Burlar aos cidadãos?

  9. img
    Matabala Responder

    Bom se a entidade competente tivesse feito o seu serviço, certamente as vítimas teriam tudo em dia e já não seriam burlados por este homem que, como qualquer outro são-tomense, sabe que a lei e regras existem…mas ninguém cumpre…

  10. img
    Edson Costa Responder

    Deve se aplicar um castigo exemplar para que actos desse tipo, não voltem a repetir-se. Não se pode admitir, que pessoas de mà fé continuem a enganar o povo. Todavia, é preciso dizer que este é um exemplo claro, dado pelos nossos dirigentes, de como enganar uma população!O outro inidividuo, que esbanjou ou desviou 5 Milhões de dolàres em alimentos deteorados, pondo em risco continua a solta…Assim funciona a justiça em S.Tomé!

  11. img
    Edson Costa Responder

    Eu pergunto, como ficou o caso STP Trading? E aonde foram parar os 900 mil dolàres da venda das acções da ENCO? Jà sabem quem foi o culpado desse escândalo financeiro e social?Isto porque quando se fala em justiça, não pode haver dois pesos duas medidas, deve ser ùnica e igual para todos os desviantes da lei!

  12. img
    Fernando Augusto(Cocas) Responder

    Isto e para manchar o pais e a equipa propria das actividades economica,por isso o homem deve cumprir como diz a lei.Força.

  13. img
    Polvo Paul Responder

    Bem feito, foste burlar os pobres coitados, devias burlar o Estado, ias ver se alguém metia contigo, nem mesmo esse procurador-zinho geral-zinho.

    Tu és mesmo um grande fraco, nem consegues aprender com os mestres:
    Delfim, Rafael, Olegario Tiny, Armando Correia, Osvaldo Santana (Os STP Trading), ainda nem fez 2 anos que esses ilustres senhores deram curso gratuito de burla sofisticada, mesmo assim já esqueceste a lição, agora o resultado é esse.
    Aguenta, é o que dá ser mau aluno.
    Esses homens que eu referir são digno de respeitos, deixaram Lula da Silva de nervo em franja e arderam o Banco de Brasil em 5 milhões de dólar, aprenda com eles.
    Olha se precisares de algum medicamento para ajudar-te com a memória é só avisar que eu arranjo qualquer coisa para ti.
    Porque, esquecer a matéria tão cedo, dá nisso (prisão).

  14. img
    todos sofremos,,, amém Responder

    não é estar satisfeito com a desgraça do outro,mas a verdade é que este homem tinha que ser mesmo apanhado .
    varias são as pessoas que foram burlado por este cidadão camblé,passando pela emissão de carta de condução falsa,emissão de passaportes etc,é necessario que a policia de investigação investigue seriamente este cidadão,só que ja se que a justiça ira funcionar seriamente pra o infeliz,e é necessartio que a justiça funcione de igual pra todos ,visto que ha casos serios ,e muito serio que pesam sobre muitos dirigentes nossos ,mas que felismente eles ainda vivem a solta ixibindo carros de luxo ….enfim

  15. img
    análise Responder

    em poucas palavras, pois o individuo devia atender ao que diz, 1 Corintios 6:10 ( na Biblia).

  16. img
    Democratico 1 Responder

    O país está tão vulneravel!!!!!!!!!!!!!

  17. img
    hugo Lima Responder

    Realmente foste infeliz, mas tudo na vida passa. Cometeste erro terás que ser punido, mas a tua justiça será rápida e os de Tubarão será divina.Andaste a enganar os coitados que sabe Deus como fazem para manter a ilegalidade por ai.

  18. img
    ACP Responder

    Meus irmaos Santomense a justiça em STP funciona mesmo assim, so com os fracos. Qual diferencia entre este bandido e os alguns dos nossos ex-politicos?
    reflictamm!!!!!

  19. img
    N Capela Responder

    Ladrao que rouba ladrao tem 100 de perdao.Meu caro burlao,se escolhesses burlar os Srs que andam a delapidar os bens publicos estarias perdoado.Mas ao inves disso foste burla os que matam noite e dia para ganharem o seu sustento,por isso nao te resta outra saida a nao ser pagar pelos teus erros

  20. img
    Helves Santola Responder

    É…..esse aí vai pagar pelo que fez…..pois é, mas isso vai mudar, isto é sinal de que os agentes estão de olhos abertos, assim como os outros sectores de segurança e de investigação!As coisas hão-de entrar nos eixos….

  21. img
    Digno de Respeito Responder

    É certo que quem “semeia vento, colhe tempestades” e remetendo ao nosso criolo vamos encontrar uma bem usual “Kéga cá passá canoá, ê cá dá cu chintá náua” e acho que que já é tempo de se por cobro a situações de ilegalidade no país. E se todas a forças do nosso País estiver equipado de meios matariais(eficázes incluindo viaturas de trabalho) e humanos, certamente teremos resultados mais satisfatórios.

    E pelo facto de um dos comentários aqui expresso ter referenciado algumas situações desagradáveis, aproveito perguntar o que terá acontecido com o passeio da nossa capital. Se é que aconteceu algo, existe motivo para culpado(s)? Se sim, como seria ultrapassada a situação?

    OBS: Pelo facto de encontrar-me ausente do País, prefiro perguntar do que estar a falar de coisas sem consentimento de causa.

  22. img
    A.G brasil Responder

    isto aki nao é nada mais do que uma grande sacanagem.

  23. img
    Alberto Nascimento Responder

    o ladrao do ano! tirou o estatuto aos deputados batoteiros.
    esse vai morrer na cadeia!

  24. img
    moreno Responder

    e certo que este cidadao cometeu delitos e de certa maneira sao punidos legalmente.mas pergunto as entidades judiciais do pais:e os outros deliquentes de colarinho branco,crimes de maior envergadura como ficam?impunes? o que fez este senhor e condenavel , nao quero dizer que fique tranquilo e sereno em liberdade nao.mas ha muitos que teem contas com a justica, uns refugiam se na capa da imunidade parlamentar e riem se do povo. o mais triste e isso.nao defendo o homem mas a lei e para todos sem excepcoes. a ver vamos …..

  25. img
    Matabala Responder

    Analisando a situação de outro ângulo, podemos perceber que este é um homem inteligente e útil a nossa sociedade, talvez não lhe deram oportunidade e portanto, foi aplicando o seu dom incorrectamente…

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Senhor Matabala,

      me permite discordar do Senhor.

      Esse é um elemento que se tivesse tido oportunidade e estivesse em algum cargo de posição no governo seria mais um corrupto.
      Um cidadão que usa sua inteligência para o mal e tem coragem de aldrabar cidadãos mais humildes, que trabalham duro para conseguir um pouco de sobrevivência, é um elemento sem caráter e sem moral.
      Vai aldrabar em qualquer lugar que estiver. Tem que ser afastado do seio da sociedade. Cadeia nele e nos “peixes grandes” que estão soltos.

  26. img
    josé Responder

    pois o senhor GASPAR CAMBLE cometeu um crime todos sabemos que sim e vai ser julgado por o ter cometido e de certeza que vai ser punido mas como tenho lido em alguns comentarios ja houve casos piores ca e andam a solta como nada fosse nao me compete estar ai a julgar ninguém mas como saotomense que sou embora esteje ausente mas nao deixa de ser a minha terra mae deixo ca um pequeno comentario 1ºa justiça deve ser igual para todos dependentemente da classe social 2ºquem cometer ilicitos deve ser julgado e punido de forma que sirva de exemplo para o futuro 3ºquem aplicar as respectivas penas serem ezentos . Mas como ja ouve casos que os prevedicadores nao foram punidos o povo tem na memoria vai ser dificil haver justiça porque se o senhor GASPAR for punido a opniao publica de erteza muitos vao dizer o senhor A B C ja fez pior e anda ai a solta se nao for punido vai-se dizer que nao houve justiça, eser for absolvido e houver outro caso ai dizem o senhor GASPAR foi absolvido enquanto andou ai a enganar e burlar o povo pois os senhores da justiça tenhem agora uma batata quente nas maos para acabar com isso tenhem que ser isentos para com qualquer caso. Falo issso porque embora nao seje magistrado nem advogado também trabalho numa area em que se aplica coimas e algumas pesadas e faço detençoes e sao julgados em tribunais sei como funciona a justiça pelo menos ca em portugal porque ja a 28 anos que exerço a minha profiçao e sei bem como é.Também pergunto num meio tao pequeno em que todos se conhecem como foi possivel este crime atingir grandes propoçoes sera também alguma coisa nao falhou sera o senhor GASPAR CAMBLÈ unico culpado nao terra havido falha nas autoridades compotentes?. por isso na minha maneira de ver nao crussifiquem o homem errou hade pagar pelos seus erros mas que seja feita justiça para todos ou que seja dada uma oportunidaede ao arguido sob vigilancia e reforçar as fizcalizaçoes em todas as areas para prevenir outros caso BEM HAJA A TODOS

  27. img
    zecabra Responder

    fico tao confuso tanto se fala mal de A B C D que roubaram mas se a memoria nao me falha a coisa de 2 meses alguns desses senhores andaram na campanha eleitoral para serem eleitos ou reeleitos como governantes do pais e andava atraz deles banhos de multidao a apoia-los e a tomar o dito banho das dobras sera que nos santomenses somos mesmo burros e so vivemos para enganar uns aos outros pois o homem errou vai pagar pelo que fez agora nao tem outra coisa para falar deixem que os senhores da lei façam justiça para vermos se sao isentos o que me leva a querer que nao mas quem sou eu para falar se o povo é mesmo ingeneo amnha se houver eleiçoes estao todos atraz dele a pedir a vender votos ou mais alguma coisa se eles pedirem

  28. img
    António Veiga Costa Responder

    Sr. Polvo Paul e demais colegas, podem ter certeza de que o Caso STP Trading nao ficará sem respostas.
    Enumero a seguir o que fiquei sabendo de fonte segura:
    a) O Governo brasileiro quer que a situação fique esclarecida, tanto aqui como no Brasil, devido a envolvimento tb de cidadãos brasileiros.
    b) O Ministério Público de São Tomé tem mantido contatos frequentes com a Procuradoria Geral da República no Brasil
    c) A Polícia federal Brasileira está em processo de investigações, só que trabalham muito minuciosamente e processos desse “naipe”, que envolvem dois países, demoram até 2 anos para ter seu desfecho.

    Aguardem e deêm voto de confiança ao Ministério Público de São Tomé.
    Imaginem a pressão que eles + o Juiz Silva Cravid sofreram e devem estar sofrendo por estarem a dar continuidade ao caso? Se até na própria procuradoria apareceu “colega” armando e querendo desestabilizar a instituição?

    São Tomé ainda possui algumas autoridades da justiça que querem o bem do nosso País.
    Um bem haja a todos!
    Viva São Tomé livre de corruptos!

  29. img
    Leopoldo Francisco Mariano (Pompilio) Responder

    A oportunidade faz o ladrão, foi isso que fez o senhor Camblé. Teve uma atitude infeliz por isso terá que pagar pelo que fez. Mas os ladões com L grande continuam impunes e passear pelas ruas de stp sem que nada lhes acontece. Mais uma vez infeliz Camblé

  30. img
    ana Responder

    nao o crissifiquemem em praça publica com diz o comentario do josé que vejo ser uma pessoa que esta dentro destes assuntos que façam justiça mas moderada porque é um caso bicudo para que os senhores da lei possam resolver visto haver coisas do passado bastante cumpremetedoras paras esses senhores por isso pensem bém ou julguem o homem num colectivo popular com opniao publica porque este caso pode manchar muito a dignidade dos magistrados também achei muito humiliante ao ve o noticiario na RTP africa e o arguido a ser filmado quse obrigado onde estao os direitos do arguido e direitos humanos o homem nao matou burlou cometeu um crime grava mas nao matou e durante o tempo que ele estava a cometre esses actos ilicitos ninguém o conhencia na freguesia este assunto tem muito que se diga

  31. img
    MÉ SOLO Responder

    Não deixa de ser crime o acto cometido pelo srº Camblé e è quase certo q este srº não se livrara de uma pena pesada. Casos como este têm acontecido no país com frequência, sinal de pobreza, falta de emprego, etc. mas não é tão grave como o caso STP TRADING,cujo principais protagonistas encontram na liberdade depois de passar dois meses de cadeia(mas a conta bancária esta cheia)e outro escudando-se atrás na cadeira da AN. Como parte deste dinheiro engrossou a conta do PCD, no dia 11 foi dado um prémio(LIDER PARLAMENTAR)ao tal srº q havia dito q cooperaria com a justiça. Peço a Srº Primeiro Ministro que encontre forma de levar este srº as barras de tribunal caso contrário a nossa JUSTIÇA nunca será céleri. O POVO ESTA A ESPERA DE VER ESTE CASO RESOLVIDO.FUI

  32. img
    Chateado Responder

    Voçês estão preocupados com o burlao? eu não; abrem olhos, estamos a ser muito rrroubados, e sabem por quêm? A CST e ninguêm diz nada, porque os governantes não compram cartões nem pagam facturas telefónicas, ninguêm diz nada.
    Um cartão de 50 mil só a dar bip. termina em menos de 5 minutos, como é possível? é um rrroubo autorizado pelos governantes, honde está o Sr. Orlando da AGER, Está no grupo, vamios falar sovre isso …..

  33. img
    poder estatal como meio de coersão e sansação... Responder

    O senhor Camblé teve pouca sorte sim, mas a culpa não é só dele. Porém, é forma como está o nosso país.A desordem começou desde dos dirigentes e se acomoda no seio social, onde cada um pela falta de opção faz o que lhes vem a telha pela questão de sobrevivência.Vejamos por ex,se a entidade competente tevesse a fazer esse trabalho distribuido por várias regiões do país, isso não chegaria ao ponte em que chegou. Sendo que, eles estariam informados e a população também.
    Será que a população não consegue destinguir as equipas que realizam este trabalho e de uma pessoa comum?

    Essa é a questão que deixo para que alguém dê a resposta…

  34. img
    sydnei Responder

    meu caro Gaspar, esse tipo de acções são condenaveis.
    a pena é que vç só burlou os pobre como vç e é um ladrão e deve ser condenado…
    ladrão que roba pobre deve ser morto..

  35. img
    Andrade Catanhede Responder

    Após ter lido os comentários dos que me antecederam, concluo o seguinte:
    Se este governo quiser marcar a diferença e ser reconhecido como o Governo da Mudança, terá de levar também, e sem demora, a barra dos tribunais todos aqueles BURLÕES que têm vindo a prejudicar o Povo de S.Tomé e Príncipe. Refiro-me aos casos do STP Trading, dos 900 mil dólares da venda das acções da ENCO, da Doca, dos passeios da cidade que foram partidos e deixados, pondo a nossa cidade no estado que todos sabemos, e de todos os outros.
    Em suma, espera-se que haja justiça, não apenas para o caso do Sr. Gaspar Camblé, mas também para todos os outros de maior envergadura, em que estão implicados os ladrões de “colarinho branco “ deste país.

  36. img
    Mané Petema Responder

    Déçu fé Omali páti dá píxi!
    Gandu kú tê fáma só ton Omali fé kwá dê!
    Gandú “Gaspar Camblé” ê, bô búyá mó lodíla di kéga!
    Tudu Pixi cá Kumé nguê, Gandu “Gaspar Camblé” ê bô só kwa mali dá!
    mbé mú ê inem ké mú!

  37. img
    Kekwa Responder

    Se compararmos a falcratua que este quarentão cometeu, com as mega- falcratuices que se tem cometido em S.Tomé, este homem é ainda, não obstante que muitas pessoas achem que não… um dos mais honestos daquele País…

  38. img
    Chateado Responder

    Camblé, fizeste mal, vais ser castigado como muitas veses castigaste os teus filhos quando fizeram mal, enfim… mas a vida não termina por ai, és santomense como todos nós, e ninguêm acha que é mais santomense do que outro. há muita coisa para ser analisada, ou paramos para começar ou acabamos com S.Tomé e Príncipe – não se esqueçam do silogan STP – Somos todos parentes – kuá cá dá ni uê liche cá côlê awuá…

    N.B. Que tal da situação da vedação a volta da bomba Sousa Pontes que não acaba, provocando assidentes, engarrafamentos,pondo em causa as vias circundantes a esse espaço, essa parte da cidade é dessa gente, onde é que está a autoridade do estado? carramba….pá.

  39. img
    pobre e humilde Responder

    tive atençao de ler estes comentarios analisei que so um dizia alguma coisa de concreto em relaçao a situaçao porque todos falam em A B C D como é que os senhores da lei vao julgar este caso porque se punir realmente criticam por causa dos outror se nao for punido é mau exemplo para o futuro da justiça realmente é uma batata quente que tem nas maos oxala que se faça justiça e que futuramente sirva de exemplo para todos e que o povo também desmacare na praça publica quem deve ser desmascarado

  40. img
    sheila Responder

    É nisto que dá, a Polícia Economica não faz inspensões e o burlão sabe disso então ele aproveitou-se da situação. Porque ele é pobre, a polícia actuou, mas o caso STP Trading eles abafaram, não se toca no assunto. Minha gente, cadeia de São Tomé foi feita para os pobres, isto me inerva.
    Buf.

  41. img
    josé Responder

    este senhor nao devia ser condenado devia ser obrigado a devolver o dinheiro que retirou as pessoas ele foi intiligente vou-vos contar uma historia real num arquipelago em portugal aconteceu uma cena a anos muito castiça havia um jovem que tinha a sua namorada nos estados unidos e o mesmo queria ir ter com ela mas nao tnha meio o que fez consegui furar a segurança do aeroporto de e embarcou num aviao da tap que fazia ligaçao as 6º feiras para os estados unidos e entrou la quando foi detectado foi recambiado para a sua ilha mas com acharam a esperteza do jovem coisa inedita quando foi julgado em portugal e ao chegar a terra natal foi recebido como heroi com banda de musica e foguetes entao foi-lhe aplicado a pena de trabalhar um ano a favor da cumonidade a juiza achou que se ele conseguiu esta prueza foi porque falho a segurança no aeroporto acho que é o caso do GASPAR CAMBLÈ porque se as autoridades comptentes estivessem atentos num meio tao pequeno em conhecemos todos isso nao chegava a esse ponto pergunto com tanto suborno na nossa terra sera que se houver uma chefia nas nossas policias mais rigorosa nao apanharam alguns policias na curupçao duvido muito que nao haja mas que ele é intiligente ninguém o pode tirar o merito mas é a lei da vida a corda arrebenta sempre pela parte mas fraca mas que nao devia nao devia mas é esperto

  42. img
    INDIRA BORGES Responder

    Falta a transparência em tudo quanto os políticos fazem. pois sem a tranparência deixa duvida, e na duvida as pessoas agem como queiram.
    E o senhor Camblé foi um desses…

  43. img
    lulu Responder

    tudo a criticar o infeliz sera que esses criticos sao todos honestos? duvido muito mas aqui todos sao alguns se estivessem caladinhos ganhavam um lugar no ceu se é que conseguiam o passaporte para la atirar pedra aos outros é muito faci o problema é se ela bate na parede e faz recochete e atinge que as atirou pelos vistos nesta terra nao ha ningum seria e honesta senao os criticos criticam porque nao estao nos poleiros para fazerem igual ou pior mas assim é o nosso povo alias sempre foram assim invejosos e mau dizeres ainda bém que agora pouco ou nada falam nos bruxedos ja e uma coisa boa trabalham os terenos deixem de conversas fiadas so querem é comer dado e depois cospem na cara de que da a comer sempre foi o lelema da nossa terra é pena que os mais pobres e que pagam mas também sao malandros nao querem trabalahr vaim trabalhar que faz bem ou cultivem com bons comentarios um abraço desde luanda

  44. img
    zeca diabo Responder

    vamos parar de criticar o homem ele foi intiligente porque onde parava esta dita policia economica? sei de alguns que o criticam que fazem pior boca calate

  45. img
    BLAGA PENA Responder

    Isso reflecte a situacao economica, a desordem, falta de emprego, o vicio de ter vida facil, e a componente banho nas epocas da campanhas, mais se pensasses mais um pouco ias cultivar a terra e ganhavas a vida,ja nao passavas por humilhaçao

  46. img
    zeca diabo Responder

    perdoai para serem perdoados palavra de salvaçao

  47. img
    advogado das causas perdidas e dificies Responder

    Camble fizeste mal tens que ser julgado mas aconselho-te se souberes alguma coisa que envolva outros na nossa sociedade seja qual for a classe social nao cales denuncia também porque deve haver muitos como tu nao tenhas medo em falar o que sabes se for preciso recorres até ao tribunal dos direitos humanos tens que pagar pelo que fizeste caro detido porque cometeste um crime muito grave mas também a outros ca em s.tomé que teem que ser julgados nao é com cumentarios ca na net mas nos tribunais porque merecem pelo que ja fizeram por isso independemente do teu crime o povo esta contigo para que haja justiça nao so para ti mas para todos burloes do pais

  48. img
    P.F. Responder

    Caros concidadãos,salvo o devido respeito que sempre norteou o homem Saotomense,uma das premissas que sempre caracterizou este espaço de comentários, de opiniões e de reflexão.Contudo, acho que já estamos crescidos demeis e é chegado a hora de pôr a nossa maturidade e tudo aquilo que aprendemos ao longo da vida ao serviço do País. Da mesma forma que sou de opinião que a nação Saotomense deve emergir, a autoridade do estado deva impôr-se e deveriamos é concentrar as nossas atenções e enegias de facto em questões essenciais e darmos as mãos em vez de estarmos aqui a fazer o julgamento sumário do cidadão “GASPAR CAMBLÉ”.Não o conheço de lado nenhum,mas penso que ele no minimo merece um certo respeito por parte das autoridades e tem o direito de se defender para não o expôrem desta maneira na praça pública e julgo ainda que faltou nesta matéria algum cuidado em termos de abordagens jornalisticas a volta deste assunto por parte de alguma Comunicação Social.Como cidadão, entendo porém, que a justíça deve ser agil e celeri para combater estas práticas e vícios que enfermam o nosso estado da nação, mas não cabe a nós julgarmos o homem desta forma! Quem somos nós para julgarmos os outros?Já paramos para pensar nas motivações que o levaram a cometer estes actos ilicitos? Num País onde a cultura democrática funcione realmente há um príncípio basilar na Justiça que diz:Até prova em contrário todo o arguido é inocente! Se bem que no caso deste senhor ele foi apanhado, segundo consta, em flagrante delito de acordo com as fontes a que tive acesso!Cabe o poder judicial exercer o seu papel de puní-lo ou dar-lhe uma possibilidade para currigir,prestando serviços a comunidade ou condená-lo a uma pena leve em liberdade condicional se fôr o caso disso, conforme já disseram outras pessoas que me antecederam. Não pretendo aqui tomar partido de coisa nenhuma nem ser o advogado do Díabo.Mais prefiro abster-me e dizer o seguinte. Deixemos a justiça para o que é da justiça. Como nota de fecho presumo que o estado Santomense deve começar a acompar e reflectir muito sériamente sobre estes fenómenos sociais que alastram o País,protegendo a honra e o bom nome da família,respeitando as prorrogativas que estão consagradas na nossa lei mãe no que concerne as garantias e a liberdade do cidadão no que se respeita a carta dos direitos humanos que assiste cada cidadão, tendo em conta que verifica-se muita podredão no nosso País que devem ser banidos e que imperam o normal desenvolvimento da nossa sociedade. Como nota de fecho, gostaria de terminar desafiando as novas autoridades Santomense no sentido de pauterem por uma atitude pedagógica e estarem atentos a estas situações que só servem para desviar as atenções da opinião Pública nacional e não só, quando sabemos que o Pais tem pela sua frente outras prioridades neste momento.A titulo de exemplo:Evoco ai sim, a factor de criaçõ de emprego para os jovens,a aposta agricultura, na saúde e educação,a descentralização e o ordenamento do território, a hormonização e reconciliação do homem Saotomense, a imunização da nação e da sociedade Cívil,o combate a pobreza crónica entre outros desafios que temos pela frente e que abraçamos no dia 01 de Agosto de 2010 para colocarmos STP na rota do desenvolvimento.Ao meu ver é preciso que seja tido em conta uma verdadeira política de inserção e reintegração social,criando para isso,mecânismos e instrumentos que permitam conduzir STP para um futuro melhor, pois todo o homem é recuperável desde que a Sociedade lhe dê oportunidade.Dito isto, fico por aqui na certeza de poder partilhar esta opinião com os leitores que acharem a presente intervenção algo interesse: Não cabe-nos a nós crussificar ninguem.A justiça tarda,mas chega. Mãos a obra, porque o País precisava de um espaço electrónico assim.Um bem haja a todos os Saotomenses.

  49. img
    ze cabra Responder

    camble estas de parabens porque agora com a expulsao do nigeriano esqueceram de falar de ti mas todos bebiam a dita bebida agora estao todos contra os fabricantes que povo é este senhor deus pai

Deixe um comentario

*