Afinal o problema de abastecimento de água potável ao hospital central poderia ser resolvido desde o ano 2006

Houve projecto e financiamento na ordem de 160 mil euros, para canalização de água potável do reservatório de Mesquita até o hospital Ayres de Menezes, mas as autoridades nacionais recusaram. Gian Meyer(na foto), médico suíço que foi responsável do banco de urgências contou para o Téla Nón a história rocambolesca.

Muita gente considera que as dificuldades de São Tomé e Príncipe para encontrar o caminho do desenvolvimento têm a ver com a personalidade dos seus filhos. Um economista nacional publicou um livro, em que denunciava a atitude anti-desenvolvimentista que caracteriza o viver de muitos são-tomenses. O caso fica mais complicado quando se trata de pessoas com responsabilidade governativa ou na direcção de instituições públicas ou privadas.

Gian Meyer, médico suíço provou a sua amizade por São Tomé e Príncipe. Desde o ano 2003 que pôs em marcha um programa de apoio ao sector social são-tomense, com destaque para os sectores da educação e saúde.

A fundação Gian Meyer, ajudou bastante o sistema nacional de saúde. O médico suíço assumiu-se como parceiro do governo na busca de soluções para os problemas sobretudo no hospital Ayres de Menezes. Pelos seus feitos, chegou a ser promovido a responsável do banco de urgência.

Foi assim que em 2006, tendo em conta a falta de água no hospital Ayres de Menezes, o médico Suíço, apresentou as autoridades sanitárias do país, um projecto com duas acções prioritárias. Primeira visava construir um reservatório para acumulação da pouca água que chegava ao hospital, sobretudo a noite, e distribuí-la apenas para o banco de urgências, onde a falta de água era mais grave. Esta acção seria executada em uma semana.

A segunda segundo Gian Meyer, implicava a canalização de água numa distância superior a 5 quilómetros, isto é da captação de Mesquita para o hospital Ayres de Menezes. O médico que na altura era um dos responsáveis do banco de urgência, angariou fundos junto a uma fundação suíça na ordem de 160 mil euros para execução dos dois projectos. «Era uma forma de pôr fim a aquela situação perigosa, higienicamente falando, que se vivia no hospital central. Na verdade o hospital não tinha condições para estar a funcionar, uma vez que não tinha água», pontuou.

.

Uma solução de custo zero para os cofres do estado, mas que acabou por ser recusada pelas autoridades são-tomenses. «De um dia para outro, fui chamado pela direcção que me mandou parar imediatamente com essas acções, porque o projecto não era desejado. Não sei porque razão», referiu Gian Meyer, sorridente.

No sorriso de Gian Meyer, ao contar essa história muita coisa foi dita. O médico voluntário suíço que trabalhou vários anos no sistema nacional de Saúde, considera a vivência laboral no hospital Ayres de Menezes como um autêntico campo de minas. Reconhece que o problema do país reside no nível de competência técnica dos homens que chegam a administrar o país e na sua personalidade singular, ou melhor, contrária ao progresso. «É um problema que deveria ser resolvido desde o ano 2006», reforçou Gian Meyer.

O projecto e o financiamento disponibilizados foram rejeitados, por autoridades de um país que não tinha água no único hospital de referência. Só deus sabe quanta imundice marcou o tratamento clínico no hospital Ayres de Menezes nos últimos 4 anos. Imundice e desperdícios, porque de acordo ao antigo responsável do banco de urgências, os enfermeiros eram obrigados a utilizar o soro fisiológico para lavar as mãos. Por isso mesmo o stock do soro esgotava rapidamente.

Aliás Gian Meyer, que através da sua fundação realizou campanhas de consulta e tratamento oftalmológicos em todo o país, tendo livrado cerca de 1000 são-tomenses, do problema da catarata e recuperado a visão de muitos que já estavam cegos, foi forçado a parar com tais actividades e abandonar o país, por causa do descontentamento causado há muita gente. «No meu trabalho não preciso de directores com fato e gravata. Sempre quis ter colaboradores que arregaçam as mangas, que trabalham. Outra coisa importante é que as acções da minha fundação não produziam dinheiro para ser partilhado», disse a sorrir.

Actualmente Gian Meyer é responsável clínico do hospital Santa Maria Guisons na Suíça. O amor por São Tomé e Príncipe, e o seu povo humilde e acolher, força-o a visitar as ilhas verdes que geraram muitos homens desperdiçadores de oportunidades que possam melhorar a sua condição de vida.

Abel Veiga

  1. img
    Zeca Jamba Responder

    Eh assim que damos cabo da nossa terra.
    Lembro-me da estrada da cidade capital a Porto Alegre que a Guine Equatorial quis reabilitar gratuitamente para STP. Os Guinenses trouxeram materiais e equipamentos e inclusive homens para fazerem esse trabalho. Os “gloriosos” impediram que fosse feito porque de certeza nao havia nada para lamberem o dedo.E depois quando foram para o poder arranjaram projecto de 27 milhoes de euros para fazerem a mesma coisa que o outro vinha oferecer-nos.

    • img
      Celsio Junqueira Responder

      Meu Caro,

      Plenamente de acordo com as suas palavras.

      O testemunho do médico suíço é uma pedrada no charco, e caso para dizer “e está hein?!”.

      Gostaria de ouvir o mais velho dr. teutonio torres sobre esta noticia.

      Abraço,

    • img
      From Me Responder

      Um exemplo de muito que tem acontecido no nosso país.
      Venho compartilhar 3 exemplos semelhantes com vocês.

      1- A uns anos a traz, o governo Americano quis construir um hospital totalmente novo e moderno no lugar do nosso precário hospital Aires Menezes (Totalmente sem despesas financeiras para o nosso governo). Ficaram mais de 3 meses esperando pela decisão de dos nossos governantes para começarem as obras. O projeto era criar um hospital tenda para inicialmente abrigarem os doentes que la estavam e construir un novo e ser tudo transferido para o novo. Na reunião de discussão do mesmo depois de varias horas de discussão o veredito final foi, NOS NÃO PRECISAMOS DE UM HOSPITAL DESTE. Digo isso porque tive informações de fontes totalmente seguras de alguem que participou da reunião. Ela saiu chorando por conta de uma oportunidade que os governantes não aproveitaram.

      2 – A 4 anos a traz o governo brasileiro mandou uma equipe para são tomé com proposta de oferta de bolsas de estudos totalmente pagas pelo governo brasileiro para estudantes Sãotomense. O projeto visava formar quadros Sãotomenses nas áreas de Tecnologia, Direito e Turismo. As exigências do governo brasileiro para a concepção destas bolsas era que São Tomé tinha que apresentar um plano de necessidades de numero de pessoas que ia necessitar dentro de 4 anos em cada uma desta área. Exemplo: Quantos profissionais na área de Tecnologia o pais precisava dentro de 4 anos.
      Posto isso o governo Sãotomense lhes informou que iam providenciar isso e passaram mais de 1 mes e nenhuma resposta. Restou a equipe brasileira voltar ao Brasil com as suas bolsas que eram para ser ofertadas a são tomé.

      3- Este não é nem necessário entrar em detalhes porque todo mundo sabe. O projeto do nosso lindo e luxuoso aeroporto. Alguem ainda se lembra de como era o projeto? Parece com o aeroporto que temos?

      Estes são alguns de muitos casos que acontecem no nosso país.

      Nota: A quanto tempo se sabe que stp tem petróleo? Porque ainda não esta sendo explorado? Porque querem fazer o melhor negocio primeiro? enquanto isso vamos morrendo de vergonha com o pais que temos?
      O pais com mais de 30 poços de petróleo e não exploram nenhum? Por mi, nem que coloquem 2 para empresas pequenas mas que dêem dinheiro para o povo nem que seja pra comprar pão para pequeno almoço.

      Esperemos que o novo governo veja isso é lute pelo nosso país.

  2. img
    moreno Responder

    muito triste muito triste.as pessoas teem muito ma fe.querem os seus problemas particulares resolvidos e como a instituicao de que e responsavel este medico suico nao pos dinheiro nas maos dos nossos “gavioes” pronto a falta de agua se manteve. muito triste , vergonhoso.

  3. img
    sheila Responder

    É uma tristeza o que os nossos gouvernantes fazim pela ganancia.
    Fogum.

  4. img
    Diogo Responder

    Infelizmente são situações que rotineiramente nos últimos anos vinham manchando os antigos governantes. Tudo que é benevolente para esse país, as pessoas em foram investido algum tipo de poder simplesmente recusam ao seu bel prazer! Por isso e outras coisas mais, existe uma pergunta a circular, há já algum tempo na Internet, afinal, porquê que os são-tomenses não têm orgulho do seu país?

    São-tomense só faz alguma coisa por outro, principalmente os antigos governantes, se essa coisa implicar ou envolver Dinheiro!
    É um comportamento muito feio, mas já assumido as escondidas e, que tem de acabar!
    Espero que o novo Governo mude o rosto de STP perante o mundo, principalmente dê abertura para todas as pessoas de boa vontade que gostam e têm vontade de ajudar STP.

  5. img
    Matabala Responder

    O que eu gostaria de saber é nomes envolvidos nesses casos, de forma a ficar atento as próximas palavras deles, e ver no rosto desses malandros o que vão falar para se defender…

    • img
      Mé-Zochi Responder

      Meu Caro, basta rodaderes a fita e veres quem era o Governo em 2006.

      Depoios vem os direitos Humanos né, quando se bate num animal que faz uma coisas dessas com um Hospital. Onde está os direitos humanos nessa hora?

  6. img
    trabalho Responder

    lendo tudo isso ate me faz chorar estou fora do meu pais por razoes que todos sabem a procura de melho,ja passei poucas e boas nessa terra linda,olha o que a ganancia e palta de compaxao para com os outros,esses governantes estao se lixando pra nx so querem o poder nunca ouvi que um dirigente foi internado no hospital,quando estao doentes pegam aviao rumo a estrangeiro por isso ta se lixando pra nx povo,com esses velhos nao vamx a lado nenhum,esses dizumanos merecem ser queimados…

  7. img
    Zé_Quim Responder

    Sinceramente!!!!!!

    Perante esse testemunho, será necessário algo mais para que sejam tomadas medidas?

    Não sei onde vamos parar, sempre a mesma coisa e, no seio do grupo quando alguém discordar desses tipos de comportamentos, não tenham dúvidas, fica de imediato queimado e afastado do circuito.

    Que mais vozes tragam coisas interessantes à superfície.

    Viva o Santo Tomé, que falam os mudos.

    Viva STP.

  8. img
    pobre e humilde Responder

    poça pelos viostos vamos viver toda vida alavar roupa suja da minha fraca sabedoria penso que devemos olhar seriamente para o futuro deixar de lamentar o passado porque de certza que se encheui ja nao vai devolver o que nos tiraram acho que no futuro devemos estar mais atentos com as coisas do pais porque quem elegi os governantes é o povo por isso temos todo o direito de os exigir tudo que esteje ao alcance dos mesmos para o nosso bém e da nossa futura geraçao com lavagem de roupas sujas nao chegamos a lado nenhum so mostra que somos um povo rancoroso e ganacioso e por vezes invejosos que estamos sempre com o machim nas maos para derrubar os outros e nao os deixar trabalhar também digo que temos também que ajudar quem esta no poder nao esperar que façam tudo por nos porque nos temos muita riqueza nossa que nos nao estamos a aproveitar por exemplo a agricutura CAFÉ CACAU ETC sabemos que nunca fomos amigos de trabalhar nas roças preferimos a boa vida do que ir para a agricultura alguns até acham despreso trabalhar na agricultura e assim nos a crticarmos e nao ajudar os governantes nao ha governo que resista e se ainda houver algum que pense so nas suas contas bancarias nunca mais levantamos a cabeça temos que unir os esforços e trabalhar no que é nosso olham por exemplo cabo verde era tao pobre e sao muito mais ilhas do que nos esta a desenvolver e de que maneira a regiao autonoma dos açores tudo cultivado porqueporque trabalham de baixo de sol e chuva pergunto sao 11Horas quantos stomenses estao esta hora a trabalhar se passarmos pelas freguesias ve-se as dezenas a jogarem as cartas e sentados na conversa fiada e as pobres mulheres a cuidar dos filhos e a preparar o almoço para os malandros e algumas nos rios a lvar roupas outras com latas na cabeça a cartar agua para os mesmo utilizarem vamos dar uma volta até ao mercado quantos essa hora estao la sem fazer nada quem trabalha na nossa terra nao tem valor por exemplo os pescadores que andam no mar sujeitos a tudo os que cultivam para vir produtos para o mercado para abastecermos as nossas casas ninguén fala neles vamos unir os esforços e quanto a mim toda ajuda ao nosso pais desde que seje dado com boa fé e bem vindo até se vier pessoas formadas com novas mentalidades desde que sejem para bem acho que era bom mas é dificil porque nos somos muito invejosos so sabemos criticar

    • img
      nelson Responder

      olha como e que ajudas a alguen que nao quer ser ajudado?eu como emigrante ja tentei investir em stp.e foi a pior experiencia que tive na minha vida,nao e so o governo que ten que mudar em sao tome mas sim a mentalidade do povo ten que mudar e muito,e nao acredito que se veha a verificar nesta geraçao.

  9. img
    Zidane Responder

    Ai está uma matéria séria para se criar uma Comissão de inquérito para se apurar responsabilidades. Não será difícil encontrar os culpados. É caso para se perguntar, qual é a responsabilidade dos sucessivos Ministros da saúde nesta bricadeira?? Será que não sabiam?? Fechava os olhos para tirar proveito?? Emfim. Fico cada vez mais triste com os nossos dirigentes.

  10. img
    Matabala Responder

    O problema é que esses gajos fazem gatos e sapatos do país e aparecem fazendo discursos com caras bonitas e belas palavras e ninguém sabe quais são os podres deles…entendes…se no mínimo o povo ficasse sabendo o que eles andam fazendo por ai (com provas) acho que no mínimo eles sentiriam vergonha de sair na rua

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Amigo Matabala,

      no fundo, no fundo, saber todo mundo sabe. Só que em São Tomé existe o péssimo habito de não se “cortar na carne”. Ninguém denuncia parente, ninguém denuncia amigo. É o maldito corporativismo. E qdo aparece alguém denunciando é logo desacreditado e desmoralizado na praça e todos preferem acreditar nas mentiras, pois dessa forma não precisará tomar atitude contra os seus. Afinal, somos todos primos, numa terra de cegos, não é?
      Dai a importânia desse Governo da Mudança: o medo está se dissipando e as verdades estão vindo à tona.
      abraço amigo.

  11. img
    António Martins Gomes Responder

    …Téla Nón,por favor! publique as fotos desses (ir)responsáveis para que o nosso humilde povo possa fazer o justo “julgamento”.Mas que promiscuidade!

  12. img
    Ale Madô Responder

    Realmente é uma tristeza….
    eis um ponto pertinente para ser tratado no PPA do novo Governo.

  13. img
    José Maria Cardoso Responder

    Sentir o orgulho do país que nos viu nascer, é uma dádiva de que dificilmente nos podem ser retirado, assim como nutrir amor pelo país que no norte ou desnorte da vida as oportunidades se nos oferecem, é algo que possa marcar para sempre o ego de qualquer um.
    A notícia que um médico estrangeiro (suiço)nos traz ao conhecimento numa altura em que tanto se fala de “mudanças”, é o momento oportuno para que as autoridades vocacionadas investiguem o caso e exigem criminalmente as responsabilidades.
    Por falta de água no hospital em que os responsaveis, em 2006, rejeitaram a oferta de 160 mil euros p fazê-la chegar as necessidades do funcionamento sádio dessa instituição, os técnicos lavavam as mãos com o soro. Que luxo?
    Pacientes foram penosamente maltratados. Que pena?
    Quantas pessoas perderam a vida por falta de água na urgência hospitalar e no próprio hospital?
    Somos um povo humilde e de simpatia recomendável, onde os nossos responsaveis adquiriram e guardam comportamentos de tanta maldade?
    É difícil aceitarmos de bomn grado uma oferta ao bem comum sem que luvas nos entram pelo bolso?
    Isso é do mais bizarro!

  14. img
    gato Responder

    É assim que os nossos ministros de saúde e sua cúpula nos tratam. como seres sem direito a saúde.

    Enquanto essa geração de gatunos que governam o país de 1975 até maio de 2010 estiverem na política estaremos sujeitos a esse tipo de coisa.

    Eles odeiam transparência. Projetos cujo dinheiro naõ passe nas mãos deles, serão rejeitados sem sombra de dúvidas.

    Não se importam com a saúde porque quando sentem uma dorzinha fazem de Hospitais Portugueses anexo de casa deles, pagos com o dinheiro público.

    Enquanto ficarmos nessa pacividade esperando que milagre aconteça estaremos condenados a ser visto como “coitados”, “miseráveis” e “incapazes” pelo resto do mundo que os humilhia com doações.

    O pior de tudo isso é que esses discarados pedem doações em nome do povo e o povo sequer vê a cor dessas doações.

    Já passamos da hora de laissez-passer, laissez-faire.

    Que nos tornemos mais vigilantes e façamos por nós mesmos porque esses gatunos não farão por nós.

  15. img
    Fernando Augusto(Cocas) Responder

    Isto em parte nao e tristeza,mais sim lidar com os injustos governantes que andam sempre festidos as camisolas do time do tempo de monopartidarimos.E o mesmo exemplo que quando os Sul Africanos queriam fazer sempre abastecimentos e outros para usar as nossas pistas para o transporte aereo devido a nossa boa posiçao estrategica,foi negada e Cabo-Verde acolheu e vamos ver desde aquele momento ate o preciso momento o nivel que esta o Cabo-Verde.Porque Sul Africanos lutavam contra os nossos irmaos de Angola.Uma coisa e negocio outra e a politica por isso quero que o povo seja sempre justos e de uma vez para sempre esquecer destes governantes do passado que faz manchar os outros Santomenses e o Pais.Quem o povo ja tirou fora porque nao deu nunca podera pensar mais neles mesmo que venha como estao a tentar com sorrisos amarelos nao volte a tras para estes que so querem fim lucrativos singulares.Força meu povo e de maos dadas vao apostar e ajudar o novo Governo.

    • img
      Moisés Lima Responder

      Meu caro Fernando

      Vejo que és um daquele muito antento ao passado e presente do nosso país, tal com eu, pra dizer te que a querra não era entre Africa do Sul e Angola, mas sim Africa do Sul apoiava a Unita frente ao MPLA na gerra civil em Angola.E pra dizer mais que todos dirigentes do nosso país pisaram a maldita saliva do Pinto da Costa.Não sei se lembra desta frase” PRIMEIRO EU,SEGUNDO EU,TERCEIRO EU,..” É o que se verifica na nossa terra até a presente data e com estas consequências negativas pra todos nós.

      Abraça,ML

  16. img
    Osama bin Laden Responder

    Agora explico porquê que uso esse nick name “Osama bin Laden”, é porque nós São tomenses somos autênticos terrorista, somos maus, por isso que em homenagem a esse nosso espírito mau, uso nick name “Osama bin Laden”. As palavras desse médico diz tudo. Credo credo credo…. Filhos de STP.A cada dia que passa fico a perguntar para me mesmo, porquê que nasci naquela terra de gente tão má!

    Faltou o médico dizer os nomes das pessoas que rejeitou esse projecto.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Somos maus mesmo, olha a injustiça que foi feita com aquela senhora brasileira do caso STP Trading. Todos tiraram o corpo fora e até agora nada!

    • img
      Zovirax Responder

      Caro Osama,
      Apesar do nick que usas, tenho que concordar com as tuas palavras. Os dirigentes santomenses são maus.

  17. img
    Carlos Ceita Responder

    Quando viajamos de metro autocarro comboio somos olhados de lado, somos insultados. Quando queremos alugar uma casa encontramos dificuldades. Temos de ser uma espécie de super homens para tentar convencer os nossos colegas brancos europeus que somos tão convincentes e bons como eles. E depois de muitas horas de trabalho com todo o stress envolvido chegamos a casa (seja em Lisboa Porto ou Paris) cansado exausto. As vezes da-nos a vontade de abandonar tudo isto e regressar a verdadeira casa (STP). Mas quando ligamos a rádio TV e Internet para ver se as coisas lá da terra vão no bom sentido ficamos completamente desiludidos ao que lemos e ouvimos.
    A situação que descrevi acima é comum a qualquer um que vive longe da sua terra.
    Verifico com muita tristeza que quem mais tem amor e dedicação para nossa a terra no impulso no desenvolvimento sustentado são estrangeiros. Vimo-lo com a recente visita relâmpago do PM de Cabo Verde. Vimo-lo com uma filha de colonos a propósito das plantas medicinais. E agora um suíço. Os nossos que deveriam nos estimular, motivar dar-nos esperança propõem-nos colónias no estrangeiro.
    Parece que estão a ter razão aqueles radicais de direita que nos dizem “vão para a vossa terra” porque que eles sabem que a nossa terra esta cada dia pior sem solução. Nós ao contrário dos desafortunados ciganos temos terra e que terra.
    PS: Refiro-me ciganos expulsos recentemente da Republica Franceza de Vichy que é do actual Presidente Nicolas Sarkozy. Não é a França da liberdade e da fraternidade do Charles de Gaule do Miterrand do Jacques Chirac.
    Desculpem o pessimismo e a ironia visíveis possivelmente nalgumas passagem do texto e por ventura erros ortográficos.

    • img
      dp Responder

      Mais que pessimismo mesmo!!!!!Não preciso se ser super homem para provar a ninguem as minhas capacidades, tenho sim que ser boa naquilo que faço , todos so dias da minha vida.
      Caro sr., o presidente francês , não deixa de ter as suas razões, todo o emigrante quando sai do seu país ,deve obrigatoriamente fazê-lo com um proposito , um projecto de vida e muita determinação , caso contrario é melhor ficar aonde esta.Deixemos de sentimentalismos , a vida é uma luta diaria ,quando temos hospedes , gostamos que eles se sintam bem na nossa casa ao mesmo tempo que saibam se comportar a altura.

  18. img
    Digno de Respeito Responder

    Situações como estas, é provável que haj muito mais exemplos tristes….

    E ouve-se dizer que há muitos estrangeiros especialistas manisfestando desejo de apoiar em pequenas iniciativas mas de resultados favoráveis. Esperemos que o exemplo acabado de ler sirva de início da nova era: desenvolvimento no verdadeiro sentido. Prudencia!

  19. img
    SADAN HUSSEIN Responder

    entao que estamos a espera de unirmos todos e po-los na praça publica para toda gente saber quem sao falar so nao adienta nada

  20. img
    Blagúbua Responder

    Meus senhores e minhas senhoras!!

    Para que tenhamos uma maior percepção e dimensão deste gravíssimo atentado perpetrado pelos nossos “Doutos em matéria de CORRUPÇÃO” e engenhocas afins, lanço aqui um repto ao demais forenses. Que nos situem no espaço e no tempo, que escrevam em letras “GORDAS” o nome do ministro da tutela e do director da altura pois isso remonta a 2006. Não sei e só por isso não os coloco aqui para que todos saibamos quem são esses assaltantes. Há que se chamar os bois pelos seus nomes!!

    Um bem haja a todos os santomenses de bem!!

    Blagúbua.

  21. img
    wadson almeida Responder

    Caros leitores,

    Pela primeira vez, utilizo este espaço para exprimir as minhas ideias. Provavelmente, elas não contribuirão muito para o avanço e o progresso desejado para o nosso querido e humilde povo de S. Tomé e Príncipe.
    Mais uma vez fica demonstrado não só a falta de competência dos nossos dirigentes, como também a má fé das suas acções. Esses Senhores, um dia, pagarão por tudo aquilo que têm feito ao seu povo. Não se admite como é que alguém, em pleno estado de consciência e juízo, não levou em diante este brilhante projecto que, só iria beneficiar ao povo em geral e em particular os doentes do Hospital. Eu lanço um apelo ao recente 1º ministro: ponha a justiça a funcionar urgentemente e construa uma nova cadeia. E ao povo santomense em geral, não fiquem à espera que o Governo faça tudo. já é tempo de agir, já é tempo de começarem a exigir mais aos nossos governantes, já é tempo de começarem a pegar nas armas e matar aqueles que realmente nõ se interessam por vós e que nada faz em nosso prol. O povo santomense tem sido caracterizado pela sua humildade, paciencia e como consequência disso, temos tido ao longo desses anos todos, o tipo de dirigentes que temos. Construem grandes casas, vivenadas, compram carros de luxo e caros e o zé povinho ainda tem que se encolher para eles, mendigar, como se eles fossem o Deus todo poderoso. Mas o que vem a ser isso afinal?! Lutámos no passado pela nossa independência e neste momento, somos escravos desses Senhores dirigentes que nada fazem por nós?! Não quero passar a mensagem para que se faça uma guerra. Quero apenas que as pessoas comecem a ter a consciência de que as coisas têm os seus limites e que neste momento, os nossos dirigentes já atingiram os seus limites. Um bem haja ao Povo de S. Tomé e Príncipe. Abraços e beijinhos.

  22. img
    PADUCO Responder

    Fiquei muito triste em saber que um medico não Sao-Tomense, sentindo e vivendo o sofrimento dos santomenses internados, conseguiu uma verba de 160 mileuros para canalização de agua para Hospital, enquanto que um dos responsaveis santomenses negou redondamente o auxilio do Suiço que deveria vir a beneficiar o povo sofredor de S.Tome e Principe. Tudo pela ganancia de dinheiro em mãos…será que este é mesmo de S.Tomé? Estou no exterior do País há anos, quando sai de lá existiam atitudes iguais…é assim que o nosso País não avança e ficamos a ver os outros que não têm riqueza que temos e trabalhar com consciencia a nos dar bofetada com mao fechada. Fui…

  23. img
    sr Responder

    os capitulos dessa novela tao em falta, o governo resolveu nao receber um apoio de 160 mil euros caido do ceu??!?!? duvido muito mass prontos….
    ou e mentira do medico, ou do jornal ou se o governo nao recebeu e porque sabem o vinha depois.
    mas deveriam investigar essa historia, depois penalizar a alma mentirosa ou a de ma fe

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Sr diz,

      disse, disse e só falou bobeiras. è por causa de cidadãos como o Sr. que esse nosso País ficou entregue às moscas.
      Lamentável…Coloca em descrédito as palavras de um médico conceituado como o Dr. Meyer e dá voto de confiança aos corruptos.

  24. img
    José Silva Responder

    Carissimo Abel / Téla Nóm

    Venho através desta e de muitas outras noticias desastrosas que têm veemente panalizado de que maneira os Santomenses, sugerir-lhe que busque junto ao governo e pessoas de bom senso poder não só denunciar estes factos através da net como outros meios em que todos mas todos Santomenses possam estar informados dessas negligências praticadas por esses malfeitores. Esta é a minha recomendação e de certo que todos os Santomenses sairam a ganhar.
    Bem haja STP

  25. img
    José Silva Responder

    “penalizado”

  26. img
    Herlander stock Responder

    Esta historia não me sorprende para nada, casos como este existiram é existiram se os deputados não começam a por primeiro o país e depois as suas aspirações pessoais. Sei que falta muito a s.tomé em termos de exercer a plena democracia, mas seria bom que começassem a copiar outros paises. Vivo nos estados unidos e da gosto ver como as questões importantes para o pais são debatidas no parlamento (SENADO) nem siquer o presidente pode determinar. Tudo tem que ser aprovado pela camara de representantes e depois o parlamento. E quem propõe X ou B projecto deve explicar os beneficios, custos inherentes e como sera executado depois para ser debatido e aprovado.
    OXALA SAO TOME COMEÇA A COPIAR ESTES EXEMPLOS.
    SORTE PARA STP.

  27. img
    N.Capela Responder

    Ta tudo dito.sao por essas e outras que S.T.P esta como esta.Chega-se a perder esperancas num futuro melhor para essa terra.As vezes pergunto a me mesmo se nao valeria a pena privatizar S.T.P.Que raio de dirigentes,governantes e politicos temos?Ate quando meus Deus?Roubam,delapidam,mas pelo menos facam alguma coisa para o bem estar do povo.Estradas,agua, energia e assistencia medica sao obrigacoes de qualquer estado para com a populacao.Para que serve e para onde vao os impostos que se pagam no pais?

  28. img
    Democratico 1 Responder

    Eu já nem faço mais comentários. Que vale a pena ler noticia ruim todos os dias, eu quero ler coisas boas, algo que mi inspira, essas noticias só traz aborrecimento e está visto e aprovado que bloquearam a nossa terra, ao deparar com noticias ruim todos os dias no jornal, só te traz sentimentos ruins, e isso não é bom pra ninguém.

  29. img
    António Veiga Costa Responder

    Amigos, tem muita água ainda para rolar por debaixo da ponte.
    E vamos ver muitos se fazendo de vítimas nos jornais tentando convencer ao povo de que são inocentes e estão sendo injustiçados.

    A situação é tão crítica que chega ao ponto de funcionários do Ministério da Saúde irem aos hotéis intimidarem aos estrangeiros que trazem projetos que contrariam aos interesses deles. Assisti a um caso em que um Senhor da Saúde foi ao hotel dizer à Consultora do Banco Mundial que ela deveria pegar o primeiro avião que partisse de São Tomé. Uma vergonha!!!
    Tentem contrariar os interesses do Sr. Anastácio, da Dra. Juliana e Dra. Camélia.

  30. img
    LEDE DALAME SAUA Responder

    Caros,
    Mais uma vez vamos parar de lamentar…passemos a pratica. O Abel sozinho, sem o sub-estimar, nao vai poder levar a vante esta nossa ancia da justiça.
    Peço que jurista dem pistas juridicas e legais para que o ABEL possa usar a nossa revolta como meio para chegar ao julgamento deste caso.

    Saudaçoes

  31. img
    LEDE DALAME SAUA Responder

    Sr. Abel,
    Podemos saber exactamente quais foram as contribuiçoes, em termos de projectos realizados, deste Sr. em STP.
    Acho, nao muito gratificante da nossa parte, nao reconhecer publicamente as contribuiçoes desta pessoa, sabendo que deixou definitvamente o Pais.

    Saudaçoes

  32. img
    Alberto Nascimento Responder

    corrupcao tem de passar a ser punida com pena de morte em STP.

    • img
      Alberto Nascimento Responder

      senhor Bin Laden por favor comece a tratar dessas figuras. um por um. nada de bombas por favor!

    • img
      sydnei Responder

      meu caro amigo pena de morte. não é legal a nossa constituição da permete, gostaria que vç consultava a constituição, ..
      não seja burro meu amigo

      • img
        Teodora Cabral Responder

        Concordo com Sydnei. Este senhor, Alberto Nascimento é um burro. Não deveria estar aqui a fazer comentários. Deve ser um MLSTPEISTA camuflado… e irritado com a mudança…
        Teodora Cabral

      • img
        Alberto Nascimento Responder

        voce parece o Fradique PR com a conversa de consultar a constituiçao.

        voce ‘e burro por nao entender nada.

  33. img
    Filho das ilhas maravilhosas Responder

    É de lamentar este facto… e quero acrescentar que o nosso grande problema é a mentalidade das pessoas não se percebe como coisas deste tipo aconteçam.
    Mas não vamos perder esperança, acredito que um dia esses ditos “senhores” serão tds banidos da gestão da coisa publica e os lugares entregues a gente compatente e com amor ao país. STP Forever

  34. img
    lulu Responder

    que gente éssa meu deus confesso que tenho vergonha do meu povo porque nao se entendem é so falar mal uns dos outros e so lavar roupa suja é só criticar sao invejosos,gananciosos oportunistas e mais nao digo como é que esse pais pode desenvolver desta maneira com estas mentalizaçoes jamais so tenho pena é dos pobrizinhos que nao sabem falar ou que nao podem porque eles é que estao a pagar esta elevada fatura da ignorancia e da ganancia de alguns mas sao felizes e espertos assim pois continuam so a criticar e nao produzir que estao no bom caminho um abraço desde luanda para todos espertos desta linda terra mas com um povo muito fraco

  35. img
    Polvo Paul Responder

    Esse médico é mentiroso, os políticos de STP são honestos nunca fariam uma coisa desta….

    • img
      Chris Allen Responder

      Boa… Gostei da ironia? Muito bom mesmo

    • img
      Democratico 1 Responder

      Polvo pau, eu entendi a sua ironia, pena que muitos não entenderam, mas tas certo. força STP.

  36. img
    Osama bin Laden Responder

    Senhor Drº por favor aranja-nos esse projecto outra vez, Patrice aceita.
    Pedimos desculpas pelas as coisas que o fizeram no nosso hospital, a Justiça de vina fará o resto.

  37. img
    análise Responder

    é mesmo de lamentar tudo isso…

    onde deveras chega a ambicao humana?

    pode-se ver no comportamento desses digirentes a imagem paralela do jornalista que esperava para fazer uma foto “majestuosa e unica” (ao seu entender), enquanto esperava que o abutre come-se a crianca que jazia paulatinamente de desnutricao e miséria.

    esses senhores sao iguais.

  38. img
    KeilaK Responder

    UFA….! OS PODRES COMEÇAM A EMERGIR…ESPERO Q COM TANTAS DENUNCIAS AOS ANTIGOS GOVERNANTES “ANTIDESENVOLVIMENTO” E O POVO ABRA OS OLHOS E AOS NOVOS GOVERNANTES ESPERO Q NAO VOLTEM A COMETER ESSE TIPO DE ATROCIDADE , TUDO PORQUE AS AÇOES DO DR. NÃO ERAM RENTAVEIS PARA SE DESVIAR ALGUMAS VERBITAS..! ISSO CHAMA-SE “MÁ FÉ” PK É POVO QUEM PRECISA E NAO ELES! ESTOU LITERALMENTE PASSADA DEPOIS DE LER ESSA MATÉRIA, É INACREDITAVEL!!!!
    QUE DEUS NOS ABENÇOE NESSE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE!!!

  39. img
    INCOMODADO COM ISTO Responder

    ESTES NOSSOS DERIGENTES !!!!!
    OU NÃO SÃO ELES AMMM
    TALVEIS SE NESTE CONTRACTO TIVE-SE ALGUM PONTO QUE PODIA DISPONIBILISAR ALGUNS MIL EUROS PARA ELES AI SIMMMM ISTO ANDAVA A PISTOLA, NÃO É VERDADE SEUS DEVASTADORES DO NOSSO PAÍS
    POIS É ISTO QUE ME INCOMODA

  40. img
    Digno de Respeito Responder

    Certo que já temos quadros santomense com Mestrado em Criminologia. E por sinal nesses últmos anos parece serm mulheres. Se as convidassem a trabalhar na PIC e outras instancias relacionadas com a espiosa missão, talveres teriamos muito bons resultados e e com boas prespectivas para o maior respeito pela dignidade humana e a gestão e a manutenção da coisa pública.

    Bom trabalho a todos….

    • img
      De Longe Responder

      Digno de Respeito, avalio como bom o seu comentário. Tenho, todavia, um grande receio de que o nosso problema não seja apenas falta de elementos formados para cada instituição. Às vezes penso que o que nos acontece é a instalação de um clima social que leva a cada pessoa a se esquecer de obrigações profissinais e da bondade que socialmente caracterizava os são-tomenses.
      Digo isso porque alguns dos colegas que choraram comigo devido à injustiça na nossa Terra, regressaram e já cometem horrores contra a nossa economia. Verdadeiros atentados praticados contra a população pela qual choraram.
      Que clima teremos tão impiedoso contra a moral são-tomense?

  41. img
    Esta é a hora! Responder

    Olha, é bom saber a públicação desse assunto. Pessoalmente, no exterior, cheguei a receber o Sr. Gian Meyer numa das suas visitas a à país latino-americano, pela amizade que demos inicio em S.TOMÉ. Muito chocante, quando percebi a revolta do meu caro amigo,por ser proibido de dar continuidade as suas actividades no Hospital Central por causa de pessoas que não preocupam com bem estar dessa nação, pior, daqueles que mais sofrem neste país. Por outro lado, como filho são-tomense, fiquei com muita vergonha, foi triste, fiquei sem palavras, apenas lamentando.. Ficou claro que tudo isso aconteceu porque muitos que lá estão não querem saber de rigor, trabalho, disciplina, mas sim, boa vida, beneficios pessoais, como por exemplo: criar clima de anquia, onde cada um leva consigo medicamentos, feramentas, etc.. Além disso, pessoas temem aqueles que têm mais a contribuir, com conhecimento, práticas, bem como aos lideres com espirito de colaboração dentro de uma organização.
    O que me chocou mais é por nada ser feito na altura, ninguém tinha a corragem de intervir, colocar ordem na casa.
    Saimos todos os dias a busca de ajuda, quando alguém desponibilisa todo seu tempo e vida a nos ajudar essa é a forma de agirmos.
    Espero que o novo governo não deixe situações semelhantes acontecerem, o Ministro deve ter feedback dos trabalhadores de linha, base, nao esperando relatório dos directores..

  42. img
    Chinha Responder

    ESTA BEM CLARO, QUE TENTARAM JOGAR A CARTADA , COM SENHOR, DE MANEIRA A SACAR DINHEIRO AO POBRE HOMEN.

    SE LHES DESSE, UMA QUANTIA DE EM TROCA DE DEIXAR PASSAR O PROJECTO (TUDO TAVA CANDA FINA LELEEE).

    E VERGONHOSO E NOJENTO, O ESPIRITO GANANCIOSO, E GATUNAGEM DE ALGUMAS PESSOAS.

  43. img
    António Veiga Costa Responder

    É po essa e outras que não fiquei nem um poucocondoído com os choramingos do Cosme Rita na outra matéria.

  44. img
    De Longe Responder

    São-tomenses
    Vivo em Portugal, geograficamente, muito distante de outros são-tomenses.
    Aproveito esta primeira intervenção para felicitar o trabalho de divulgação do Abel Veiga.
    Vou já ao assunto que considero interessante:
    O artigo… A NOSSA SOCIEDADE
    Aos são-tomeneses que sofrem de forma mais efectiva do que eu por terem um quotidiano muito dificultado e aos que sofrem como eu por verem gorados o sonho de uma pátria que seria de mostrar ao mundo, afirmo que não considero que somos particularmente maus. Sustento essa afirmaçao sobre o que vi e vivi pouco antes e algum tempo depois da independência:
    Tínhamos slogans como “construamos com as nossas próprias mãos uma Pátria renovada”. Nessa altura a população trabalhava de forma gratuíta aos domingos na limpeza das ruas e nas empresas agrícolas, cantando alegremente palavras como “produzir é vencer”.
    QUÃO MARAVILHOSOS FOMOS EM TERMOS DE CONSCIÊNCIA E DE DEDICAÇÃO À NOSSA TERRA!
    Hoje , há pessoas populistas sem formação académica, mas com grande capacidade de aliciar eleitores para quem lhes prometer posições favoráveis após as eleições; há estudantes a referir que quando terminarem o curso irão se sobrepor às pessoas não formadas academicamente. Falam em tirar lugar, não falam do respeito pelo que os outros fizeram ou fazem com qualquer que seja a sua formação, não identificam qualidades nem erros dos trabalhos dos outros nem programas para melhorar seja o que for. Estes beneficiarão do caos. Contibuirão para o agravamento do caos!Entendo que tudo se transforma em argumentos para aproximação ao poder e alcance de benefícios simplesmente pessoais.
    O que terá destruído tanto a consciência dos são-tomenses, isto é, a nossa consciência?
    Terá sido da decepção causada pelos maus resultados económicos alcançados pelos nossos primeiros governantes?
    Se for essa a resposta, pergunto: terão esses governaantes sido tão maus para despertar tamanha insensiblidade do meu povo ou simplesmente foram inexperientes para enfrentar interesses económicos internacionais e incapacitados para detectar necessidades reais duma sociedade em desenvolvimento?
    Teremos uma geração má e outra boa?
    Quantos jovens naõ referiram que alguns ministros de então eram burros por terem saído do poder e passarem a andar a pé?
    Num país pobre, de quem seriam os carros com que esses ministros sairiam para não serem burros?
    Cuidado! Nós os sofredores também podemos legitimar a maldade contra nós próprios.

    São-tomeneses, meus irmãos!
    Precisamos muito do esforço de todos num sentido único: CUIDAR DA NOSSA PÁTRIA.
    Vamos deixar de nos queixarmos porque já ninguém se importa com queixas e desabafos. Pois, comem tudo na mesma e sem vergonha.
    Em vez de pedirmos que respeitem o Povo, tornemo-nos um POVO QUE SE FAÇA RESPEITAR.
    Vamos pensar numa forma de fazer da vontade popular uma exigência a ser respeitada.
    Vamos criar formas de exigir!
    Unamo-nos!
    Nunca contra os pecadores mas contra os pecados.

    Prometo muito mais brevidade nas próximas ocasiões.
    Vou manter-me, sentimentalmente, sempre muito perto.
    De Longe

    • img
      HugoLima Responder

      Valeu, de longe faço votos que outros leitores lêem e reflictam.

  45. img
    Digno de Respeito Responder

    Mais uma situação que ouvi falar (não tenho provas e pode ser que alguém aqui tenha conhecimento) em relação a mais um caso que á quase um ano aguarda a resposta das autoridades santomenses. Refiro-me á um projecto de desenvolvimento a favor da intervenção da sociedade civil previsto a ser financiado pelo governo de Austrália. Pelo que ouvi dizer este projecto já é do conhecimento da Embaixada de STP em Portugal através da Embaixada Australiana. A semelhança do que está a acontecer com Cabo Verde através da embaixada de Austrália em Portugal, sabe-se entretanto que para a implementação do referido projecto o governo australiano desponibilizará cerca de uns mil euros ( não sei precisar pra não ser induzido em erro).

    STP, Cabo Verde e Guiné Bissau são os paises africanos referenciados para beneficiar de tal ajuda de apoio ás ONGD’s. Por questões conjunturais ou inesplicáveis apenas Cabo Verde soube pragmatizar tal oportunidade. (Não sei até que ponto este assunto é real, apenas ouvi falar do referido assunto)

    Caso este seja o facto veridico, perguntaria: Sabendo da existencia de muitas ONG’s nacionais e internacionais que operam em STP e sabendo das dificuldades que muitas delas atravessam para cumprirem com seus objectivos, por veses essas dificuldades passam por meios financeiros, porque não serem mais pragmáticos no sentido de viabilizarem oportunidade como essa e muitas outras semelhantes?

    Um bem haja…..

  46. img
    Digno de Respeito Responder

    digo: (…) ” inexplicáveis ” (…)

  47. img
    Digno de Respeito Responder

    Caro Esta é a Hora, quando você se refere “fiquei com muita vergonha, foi triste, fiquei sem palavras,” apenas lhe digo acrescentando que é constrangedor quando se ouve situações tristes que por vezes são contadas pelas pessoas vitimadas pela tal prática que apelido de jogos de interesse pessoal. Eu próprio já estive em almoços e jantares com colegas de trabalho e universitários que me contam cenas bastante escandalosas de algumas figuras do passado.

    Quando muitos dizem aqui que dá vergonha identificar-se “santomense” em determinadas situações, é justamente por tais práticas. Outro até têm o descaramento de ligarem para PT aos ditos homologos (pensando que esses são estúpidos) para tratar de assuntos meramente pessoal em jogos a troco de favoritismos. Quando o assunto de telefonemas poderia ser de interesse nacional ou de visita oficial. Acho que coisas como essas acontencem porque parece não ser obrigatório apresentar-se Relatórios (com assinaturas conjunta) de tudo que se faz durante uma visita de estudo, cortesia, estágios, reuniões, conferencias, palestras internacionais, etc, etc….. E acho que essa prática deveria ser uma exigência do Estado santomense.

  48. img
    A OUTRA VIA Responder

    35 ANOS DEPOIS: IMCOMPETENCIA, GANANCIA, MA FE, INSEMSIBILIDADE, ARROGANCIA, MISERIA, CORRUPCAO, IMPUNIDADE, ETC, ETC. CONVIDO TODOS OS SANTOMENSES PARA UMA REFLEXAO: ESTA NA HORA DE EXIGIRMOS A ENTREGA DO PAIS A GESTAO DAS NACOES UNIDAS POR 50 A 100 ANOS, POR EXEMPLO. NAO VEJO OUTRA SOLUCAO PARA STP PORQUE ESTA MAIS DO QUE PROVADO QUE ASSIM NAO VAMOS LA. REPITO: URGE ENTREGARMOS STP A GESTAO DA ONU. POR FAVOR PASSE ESTA MESSAGEM AOS SEUS FAMILIARES, AMIGOS E VIZINHOS. ORGANIZEMOS MANIFESTACOES ORDEIRAS, VIGILIAS EM FRENTE A SEDE DA ONU EM STP DENUNCIANDO A SITUACAO, ABAIXO ASSINADO Q SERA ENTREGUE NA SEDE DA ONU, ETC. TEMOS Q FAZER ALGUMA COISA MAS, A NOSSA ACCAO SERA CONTRA O “SISTEMA”Q SE TORNOU CRONICO, NUNCA CONTRA CIDADAO A, B OU C, TUDO COM CIVISMO, NADA DE EXCESSOS. REPITO: ENTREGUEMOS A ADMINISTRACAO DE STP A ONU. VIVA O POVO DE STP.

  49. img
    SAMANGWANA Responder

    Awó!! Zémé só| As vezes peso que não existe inferno, porque se existisse, era bom que deus construisse mais compartimentos para esses assassinos.

  50. img
    sr Responder

    quando pequeno esnsinaram-me que nem sempre deveremos aceitar esmolas ou pequenas ofertas dos outros, de vez em quando devemos recusar pra sermos respeitados. e ki nos os santomenses ja nascemos de maos estendidas, se recusaram eles tem os seus motivos bons ou maus motivos ja nao sei mas ki tem, tem
    vamos produzir nossa propria riqueza
    mal habituados e nao pensem ki sao mais nacionalistas do ki eu, porque nao sao
    sempre contra o governo, e o povo, qual e a contribuicao do povo nesses aspectos?preguicosos!!!
    se formos ver rever a nossa historia desde a descoberta dessas ilhas concluimos que o povo santomense e preguicoso e arrogante, vao trabalhar mas e, nao ha emprego mas ha trabalho.

  51. img
    sr Responder

    e pra alguns politicos tem ki deixar de ser corruptos, invejosos e l…oes
    POVO: preguicoso e pessimista
    POLITICOS:corruptos e desviadores dos bens publicos
    todos iguais

  52. img
    Broca Petróleo Responder

    Será que isto é verdade? Estamos e bricamos muito com esse povo.
    A uns anos eu fazia consultas no hospital da Empresa Dr Agostinho Neto, vi lá os dois meus filhos nascerem, mais hoje…sem coment+arios.O que queriam os nossos dirigentes a olho nu, ver essas situações. Olha, fizeram de S.Tomé e Príncipe o que fizeram, mas Deus não dormirá.se hoje criaram riquezas a base dessas alfacatroice toda, somos todos Santomenses.
    Quem fala de hospital Dr Agostinho Neto, falará de Água Izé, mesmo Monte Café!…Aleluia, Aleluia, Aleluia.

  53. img
    sr Responder

    os enfermeiros e ex enfermeiros dos hospitais sao os piores corruptos, roubam medicamentos pra venderem em clinicas privadas, instrumentos hospitares tambem.
    sabem quanto custam os instrumentos hospitalares no mercado internacional??
    mas as clinicas privadas estao todas equipadas com esses instrumentos
    povo,governo,eu, vc, NOS TODOS SOMOS CULPADOS

  54. img
    Zé Mulato Responder

    Toda “historia” tem dois lados. Lemos a de Sr. Gian Meyer, e agora, devemos saber o que de lado Santomense diz, para depois fazer julgamento. Realmente, nossos governantes do passado nao deram para nada, mas para se enriquecerem e seus aliados e familiares proximos.

    SEGREDO: O PROBLEMA DE CORRUPCAO EM SAO TOME E PRINCIPE E’ SEVERO, SERIO, E NAO TAO CRONICO COMO DESCREVE ALGUNS. O PROBLEMA DE SAO TOME E PRINCIPE TEM SOLUCAO. O SEGREDO ESTA NAQUILO QUE E’ O SEGREDO E DESEJO DE UM PEQUENO GRUPO DE ELITE QUE DEVE SER ELIMINADO MAIS CEDO POSSIVEL.

    A ELITE RESISTIRA POR TUDO O CUSTO PARA MANTER O CONTROL DA RIQUEZA QUE ELES ROUBARAM O POVO SANTOMENSE E TAMBEM MANTER O STATUTO QUE POSSUEAM NAS ILHAS—ELES (DA ELITE) NAO QUEREM COMPETICAO. ELES NAO QUEREM VER SAO TOME E PRINCIPE MELHOR E PROGREDIR PORQUE JA ROUBARAM SUFICIENTE PARA MANTER O CONFORTO DE VIDA QUE TEM.

    NADA DE INTERESSE COLECTIVO OU POPULAR IRA ARRANCAR COM PASSIVIDADE—ANTIGOS ELEMENTOS DOS GOVERNOS DO PASSADO, SEUS AMIGOS, E ELITE IRAO BLOQUEAR TUDO!!!!

    TEMOS QUE DESTRUIR OS GAJOS PORQUE ESTARAO SEMPRE NO MEIO DO CAMINHO A IMPEDIR PROGRESSO ECONOMICO E SOCIAL DE SAO TOME E PRINCIPE!!!

    MARCA MINHAS PALAVRAS—NADA IRA MELHORAR EM STP COM OS “PEIXES POBRE” NO PARLAMENTO E OUTROS AS SOLTAS, FORA DE CADEIA!

    TEMOS QUE LUTAR CONTRA ELES! TEM QUE SER UMA LUTA MUITO FORTE E LONGA COM INSTRUCAO, EDUCACAO E APOIO DO POVO DE STP!

    UM GRUPO DE PESSOAS EM SAO TOME E PRINCIPE, SOBRETUDO EM SAO TOME, NAO QUEREM COMPETICAO–CORRUPTOS QUE MANTER O CONTROL E ATRASO DE SAO TOME E PRINCIPE E DOS COITADOS SANTOMENSES NA POBREZA SEM NECESSIDADE—E’ UMA DAS RAZOES QUE DINHEIRO DE PETROLEO NAO ENTRA NADA ARARNCA. MAS, ESSES CORRUPTOS ESTAO A COMER DINHEIRO, ESQUEDA E DIREITA.

    TEMOS QUE NOS UNIR COM UMA SO VOZ! TEMOS QUE JUNTOS ENCONTRAR PONTOS DE INTENDIMENTOS COMUM PARA TODOS UNIRMOS CONTRA ESSES CORRUPTOS, CASO CONTRARIO kidale^–nada ira melhorar! havera guerra civil

  55. img
    Filipe Samba Responder

    Negro como a noite
    da cor da cobra preta, a sua mordedura provoca uma morte fatal
    Assim como o destino segue o teu corpo na rua como a sombra longe ou perto, segue a tua alma
    Deus Santo, por favor concede-lhe mas uma oportunidade caso seja necessario porque a justiça são tuas virtudes.
    porque todos os homens foram destituido da Gloria de Deus por causa do pecado.

  56. img
    Carla Santos Responder

    Não sei com STP pretende avançar desta maneira, sinceramente…

Deixe um comentario

*