Sociedade

São Tomé e Príncipe desperdiçou a oportunidade para cumprir com o programa da OMS para erradicação da cegueira evitável

O programa da OMS para erradicar a cegueira evitável, designa-se Visão 2020. Através da parceria com a Fundação Gian Meyer, o país estava a dar passos decisivos com a vista a alcançar tal objectivo. Mas dia para noite tudo mudou. Segundo Gian Meyer (na foto) o projecto que fazia rastreio de problemas da visão em todo o arquipélago foi sabotado.

Segundo o Presidente da Fundação que desde 2003 decidiu trabalhar com o estado são-tomense para erradicar a cegueira evitável no país até 2020 conforme o pão resistiu a onda de bloqueios e sabotagens.

Dentre as 1000 pessoas que tinham sido tratadas e acompanhas pelo projecto, dezenas eram cegas e recuperaram a visão após campanhas de cirurgias gratuitas realizadas em todo o território nacional. Segundo Gian Meyer, os casos de catarata já estavam a ser eliminados sobretudo no distrito de Água Grande o mais populoso do país.

Face a evolução do projecto, segundo Gian Meyer, medidas foram tomadas pelas autoridades sanitárias do país, para mudar o curso dos acontecimentos. «O ministro da saúde da altura (2008), expropriou os equipamentos de oftalmologia que a fundação tinha importado, assim como os armazéns. Nesses armazéns eu tinha armazenado o material para futuros projectos. Esses materiais vinham da Europa para serem distribuídos, entre os quis gesso e equipamentos de sutura», reclamou Gian Meyer.

Segundo o médico voluntário suíço, «o equipamento de oftalmologia foi expropriado pelo então ministro Martinho Nascimento que ficou no cargo alguns meses».

As explicações das autoridades não foram convincentes para a Fundação Gian Meyer. «As explicações que me deram é que tudo deveria estar sob controlo da direcção. Eles gostavam de dispor-se das quantidades que eles queriam e para as finalidades que eles queriam», afirmou, a sorrir. Questionado pelo Téla Nón se tais finalidades estavam relacionadas com o atendimento ao público que solicita os serviços do hospital central, Gian Meyer, disse que não sabia.

Talvez como prova de que os materiais são desviados do hospital, Gian Meyer, deu o exemplo de materiais que foram angariados pela sua fundação junto ao governo suíço para reabilitar o bloco operatório da maternidade e que hoje desapareceram do hospital. «Trouxe milhares de lençóis ofertados pelas forças armadas suíças, mas hoje, não há um lençol desses no banco de urgência. São milagres que ocorrem aqui. Não sei como explicar. Lamento porque sei que há muitas necessidades neste país»,

Por outro lado as acções da fundação com vista a formação dos profissionais da saúde em informática, foram canceladas. «Eu tinha também uma sala de informática onde formei os funcionários do hospital com a intenção de no futuro informatizar o banco de urgências. A sala tinha 12 computadores e projectores, mas num dia para outro a direcção do hospital mudou as fechaduras e não pude recuperar os computadores e a seguir retiraram-me as chaves do armazém, e o resultado foi que alguns meses depois não havia gesso e mais nada no hospital», reforçou.

As actividades da Fundação foram bloqueadas e o líder da operação ficou desmotivado. «Estou desmotivado. Venho porque tenho aqui muitos amigos. Tenho muito carinho pelos são-tomenses. Tenho sim muita raiva de pessoas irresponsáveis que ocupam lugares que nunca deveriam ocupar», referiu Gian Meyer.

A fundação que tem como fontes de financiamento um hotel suíço onde cada hóspede colabora com 1 franco suíço a favor da mesma, ajudou a salvar muitas vidas no hospital Ayres de Menezes. Gian Meyer recorda a intervenção que foi feita e que permitiu pela primeira vez a realização de cirurgias cranianas com o apoio da equipa médica cubana. «Conseguimos fazer uma operação de hidrocéfalo com a equipa cubana. A minha fundação conseguiu importar equipamentos da Índia para fazer drenagem cerebral de crianças com hidrocéfalo. São operações que antes não se fazia em São Tomé. Trouxe para o efeito dois equipamentos e anestesias mais modernas», explicou.

Bloqueios e sabotagem mataram as iniciativas da fundação, que também actuou a nível da educação. Construiu, apetrechou e reabilitou escolas em todo o país.

Abel Veiga

    42 comentários

42 comentários

  1. ganhã

    22 de Setembro de 2010 as 15:40

    STP ta com bastante pessoas com “mixidage” ocupando o cargo, é inadimissivel uma barbaridade dessas!

    • Gian L Meyer

      22 de Setembro de 2010 as 19:17

      a realidade e pior ainda se pudesse falar todo!

      • Hugo

        23 de Setembro de 2010 as 18:23

        Seria melhor se falasse,toda a verdade. poderia-nos ajudar em quem confiar, e serveria de alerta para outros sucessores governantes.
        Fala tudo sobre nossos irmãos, até hoje ninguém desmintiu isto implica que é tudo verdade, quem cala consente.
        Espero em breve saber mais e muito mais sobre projectos e planos sabotados pelos meus antigos governantes e se possivel nomes dos infractores. Prefiro vir há este sitio saber das noticias do meu país qo que ver RTP África.Prefiro ver a Record(Brasil) falam tudo e mostram tudo seja lá quem for.
        STP presisa de uma comunicação assim.

        Viva STP, Viva o Gian L Meyer

    • Gian L Meyer

      22 de Setembro de 2010 as 19:58

      São exactamente as mesmas pessoas que me exproriaram e me bloqueiaram em 2008. Os governos anteriores sempre me apoiaram!

      • DONADOCE/ frança

        22 de Setembro de 2010 as 21:54

        Bonjour monsieur Meyer, je lit avec attention votre poste concernant le sabotage du projet d’aide au CHU de stp ! Et je suis consterner et indigner d’apprendre ce type d’agissements dans mon pays d’origine ! je vis en France depuis plus de 10 ans déjà, je regarde toutes les infos de ma terre par Internet ! Mais jais prévu d’y aller pour les vacances le mois prochain avec en poche un projet de développement rural et durable.
        Aussi, je vous demande cher monsieur de m’envoyer la liste des personnes concerner par ce fiasco par l’abus de pouvoir, corruption etc…
        Je vous promets de donner cette liste personnellement au chef du gouvernement actuel pour un recours en justice et surtout que ce genre de prs soi connu du peuple de stp.
        Monsieur, publier cette liste avec des prs qui on fait du mal a ce projet.
        Merci pour tout le bien que vous penser de mon pays malgré tout.
        Cordialement.
        P .S : Je pense qu’il est possible de demander mes coordonner électronique par le journal Tela Non, si vous désiré une correspondance privé.

  2. Colomba

    22 de Setembro de 2010 as 15:55

    Dr. diga-me uma coisa: Fundação dá dinheiro? Se não dá para que é que serve?
    Pôr pessoas a ver? para quê? quanto mais cegos melhor. Se começam a ver muito, só criam é problemas.

    • Mé-Zochi

      22 de Setembro de 2010 as 16:08

      Seu idiota espero que um dia quando vc sentir o que é estar cego continue a pensar assim

      • Colomba

        22 de Setembro de 2010 as 16:29

        Meu caro…
        Idiota… não me chame a mim, chame aos seus governantes que se estão pouco importanto com o seu povo, com a sua qualidade de vida e com a sua saúde.
        A minha observação foi sarcática e admito que forte, mas não tem nada a ver com as pessoas invisuais. Cumprimentos e viva STP.

        • José Silva

          22 de Setembro de 2010 as 19:37

          Meu caro Colomba

          Sabes que nem todos estão capacitados de interpretação metáfora. Eu pessoalmente concordo contigo.

      • Gian L Meyer

        22 de Setembro de 2010 as 19:19

        Para corrigir o artigo do Sr. Abel Viega: nos operamos até 2008 996 pessoas dos quais 600 eram totalmente cegos ou gravamente incapacitados a causa da vista!

  3. Mé-Zochi

    22 de Setembro de 2010 as 16:05

    Caro Senhor Gyan

    Eu como Santomense e em nome de muitos outros Santomenses que temos a consciencia que o Senhor, queria apenas ajudar, pedimos que perdoe esses infelizes que sabotaram os seus projectos, mas que o Senhor, junto ao novo Governo, veja como poderá ajudar esse povo.
    Embora o senhor esteja desmotivado, veja pelo lado bom, todas aquelas pessoas que o senhor, ajudou junto com a sua Fundação e que hoje recuperaram a visão o quão grato essas pessoas estão.
    E pense também em muitos outros que ainda sonha em poder contar com uma ajuda dessa.

    Mas faça isso em nome da sua Fundação e dos seus ideias.
    Não desita, em nome dos santomenses que o Senhor tem a certeza que poderá ajudar.

    • Gian L Meyer

      22 de Setembro de 2010 as 19:11

      Como regra geral: Nunca dou dinheiro a ninguém. Eu dou o material necessario depois ter verificado a real necessidade com os proprios olho!

    • Gian L Meyer

      22 de Setembro de 2010 as 19:13

      Os acontecimentos de 2008 me qeubrarm a corragem. Eu continuo a fazer pequenos esforços para o sistema de educação. Para o sistema faltam simplesmente medicos nacionais que tenham uma verdadeir formação de medicos e não de agentes de saúde publica! Esta realidade não consegue mudar só uma mudança de governo!

    • Gian L Meyer

      22 de Setembro de 2010 as 19:20

      Caro Mé-Zochi: Eu gostria muito continuar mas eu não sou um perpetuum-mobile. Não tenho mas energias e ideais depois da minha experiência de 2008.

      • Hugo

        23 de Setembro de 2010 as 18:00

        Senhor:Gian L Meyer
        Se estiveres em STP procure por uma ONG denominada Zatona-Adil.Fazem excelente trabalhos e tudo como deve ser, tem um excelente Director. Acredito que ainda existe pessoas boas e honesta no meu belo país.

    • António Veiga Costa

      24 de Setembro de 2010 as 0:17

      Sr. Me´-Zochi,

      sua ficha ainda não caiu??? è muitobonito de sua parte incentivar ao Dr. Gian Meyer, mas não deu para perceber que as forças obscuras, as forças trevosas dos corruptos desse país não o deixam trabalhar?? Aliás, não deixam a ninguém que está a trabalhar em prol da coletividade. Só permitem ações que tragam dinheiro vivo, dessa forma podendo desviar em prol do clubinho deles. Clube esse composto por algumas dezenas de verdadeiros abutres.

      SR. GIAN MEYER NÃO DESISTA DE DENUNCIAR!!! Aproveite o embalo do caso STP TRADING e gritee, grite,pois seus gritos já estão tendo ecos.

      Abraço.

  4. Osama bin Laden

    22 de Setembro de 2010 as 16:19

    Os Críticos do meu nick name, já viram porquê que eu uso esse nick simplesmente, porque sou São-tomense (autentico terrorista). Somos um povo para respeitar, melhor que nós! Não existe.

    Há um ditado que diz seguinte:

    “Quem vende cabrito e cabra não tem, então está a roubar em algum lado”

    Os nossos políticos vendem cabrito e o pior é que não têm cabra!

    Têm mulheres e filhos em todo lado, depois o resultado esse:
    futa, futa, futa (roubar), tudo o que apareci a frente.

    Esse medico cada vez que abri a boca, fico espantado! Cada coisa que desci em STP!!!

    Vamos sair a rua,gritar,gritar e gritar até não poder mais…

  5. Matabala

    22 de Setembro de 2010 as 16:20

    Se Deus tem poder Sr Colomba, todos seus filhos vão ficar cegos, ai vais ver o que vale mais, se é dinheiro ou saúde…N`importe quoi…

    • Colomba

      22 de Setembro de 2010 as 16:34

      A resposta que lhe dou é a mesma que dei ao Sr. Mé-Zochi. Cumprimentos

    • JORGEK

      22 de Setembro de 2010 as 18:05

      nao percebem k o calomba ta a ser ironico? ja ouviram falar em figura de estilo?

      mas calomba, tamos num assunto sério, assim vais tirar o pessoal do serio. tamos a falar de projectos importantes para o país que o governo defraudou.

      tenho a certeza que com este governo tudo de bom para STP será feito, ainda mais ajuda externa sem comparticipação nacional

  6. Matabala

    22 de Setembro de 2010 as 16:27

    O Importante nem é gritar, porque muitas vezes ninguém nos ouve…mas se falarmos numa só voz, com palavras concretas e objectivas, ai sim poderemos obter resultados,penso que estes casos dão direito a julgamento pelo tribunal internacional, mas para tal é preciso que haja mortes, revolução social…
    Contudo, estamos perante um novo governo que fez ressaltar a esperança na memória de cada são-tomense, e não só, como é o caso desse sr. que esta se manifestando…vamos ver a evolução das coisas…
    Só espero que os novos governantes não sigam estes maus exemplos…
    Obrigado

  7. DLima

    22 de Setembro de 2010 as 16:39

    O Colomba só pode ser mais um igual aos nossos dirigentes. Cabeça de crinça, e como tal, k Deus t perdoa.

  8. Manuel Jorge

    22 de Setembro de 2010 as 17:10

    Eu só queria saber onde é que anda o senhor procuradorzinho da República, porque diante destes factos, ele tem material mais que suficiente para começar a actuar, mas o unico que sabe fazer é falar bonito.

  9. wite lima

    22 de Setembro de 2010 as 18:29

    senhor Gian Meye, senhor pode ser mais claro, na sua ideia, aqui senhor acusa acuza sem uma prova, não quer aqui deichar ideia que senhor não razão..
    Posso até dizer que sua ideia são boa, mais o senhor, tambem não fala a verdade, e não tem palavras..
    é a razão que tudo aconteceu,…
    Bem aja que tudo se retoma , e que a sua fundação tambem fique transparente,, porque até agora o dinheiro não cai do ceus,,..
    Sabes que seu dinheiro vem da disgraças dos outros, se isso fika amiaçado senhor ja fika a tremer de medo de não fikar pobre..
    Ok espero que ponhemos uma pedra acima disse, e fazer novas ideias,enves de acuzar e quexar de uma coisa que ja não ha remedio..
    Viva sua fundação, viva senhor, viva todos que ti dão dinheiro em nome da pobreza de outros….
    Viva STP …

    • António Veiga Costa

      24 de Setembro de 2010 as 0:25

      Wite Lima, não manche mais a imagem de São Tomé. Não venha aqui falar besteiras. Vá estudar primeiro antes de vir aqui emitir seus comentários ignorantes.

      Sei que todos têm o direito de emitir suas opiniões,mas – PELO AMOR DE DEUS – tenham um pouco de noção!! Respeitem a paciência alheia. Você deve ser parente de algum desses corruptos safados.

  10. Gian L Meyer

    22 de Setembro de 2010 as 19:26

    Não falamos só do negativo do qual a bastante no pais: no banco a tembém uns poucos “medicos” nacionais que fazem o melhor para paliar as grandes necessidade. Náo esquezemos op papel preponderante das brigadas cubanas, sem as quais a saúde para os pobres seria inexistantes. Aquela camda “fina” viaja com junta medica para o extranjeira para qualqueira gripe!

  11. sr

    22 de Setembro de 2010 as 19:42

    DR. Martinho e do ADI e foi ministro da saude do governo que foi liderado pelo patrice trovoada.
    quero primeiramente agradecer a coragem desse DR. Mayer mas kero tb lhe dizer para nao meter assim tanto na polica de um pais estrangeiro.sei ki ele tem dado alguns apoios a STP e so temos ki agradecer mas vendo e analisando outra parte da historia ate parece ki ele tira algum beneficio com essas doacoes, porque sei muito bem como e ki essas coisas funcionam, obrigado DR. por tudo mas nao sou muito sentimental e nem observo as coisas de um so lado, gosto de ser analitico e critico
    por isso nao meta muito na polica estrangeira.
    OBS:nao sou nem parente nem amigo do EX. Ministro em causa, simplesmente um cidadao nacional nao usa muito pros e contras.
    obrigado

    • António Veiga Costa

      24 de Setembro de 2010 as 0:30

      Sr. diz,

      na hora de trazer doações os estrangeiros são bem vindos. Depois, qdo vêm as doações trazidas escoarem para os ralos da corrupção, aí eles têm que botar a mala debaixo do braço e pegar o avião de volta para casa caladinho.É isso que o Sr Diz quis dizer???

  12. N.Capela

    22 de Setembro de 2010 as 22:31

    Porque so agora as sua revelacoes?

    • António Veiga Costa

      24 de Setembro de 2010 as 0:33

      Dr. Gian Meyer, me permite responder pelo Sr?
      Resposta: pq o atual governo está aberto a ouvir as denuncias, e não haverá repressão. Seu tio, tia, irmão, irmã, etc, etc, etc,, não perderá emprego, nem será intimidado.

      Desculpe-me, mas estou muito, muito, mas muitomesmo, indignado.

      • N.Capela

        24 de Setembro de 2010 as 17:52

        A minha interrogacao,e que essas revelacoes ja deveriam ser ditas ha mais tempo,para ficarmos a saber da qualidade de dirigintes tinhamos

  13. Rui Costa

    23 de Setembro de 2010 as 16:21

    Sr.Patrice Trovoada,
    Sr. Procurador Geral do Estado Roberto Raposo,
    Sr. Presidente da OAB,

    Apesar da forma simpática que os nossos leitores estão a tratar a questão, é uma questão séria.

    É uma sabotagem contra o bem estar da população.

    Sugiro que determinem a PIC a apuração desses fatos e punam os culpados.

    E de uma vez por todas, que acabemos com a politização da administração pública. Cargos públicos devem ser ocupados por técnicos capacitados.

    Apenas para não perder o senso de humnor, característicos do povo santomense:
    Cadê a Ordem dos Advogados, para defender o direito a saúde?

    ô quer me dizer que Gabriel Costa não leu isso. Cadê que ele se manifestou para punir os culpados?

    Fecham os olhos para bem estar. Arregalam para o dinheiro.

  14. Zeca Jamba

    23 de Setembro de 2010 as 17:02

    Acho que este Governo deve criar condicoes para que essas atitudes sejam banidas. Este senhor ex ministro deve parar nas barras do tribunal, alias todos que cometeram asneiras iguais a esta.
    Agora este caso em particular eh uma batata quente para o ADI pois, o cara era representante do ADI no Governo.

    • lamentavel

      23 de Setembro de 2010 as 19:19

      Com lagrimas nos olhos e mta tristeza no coracao, fico eu assim, depois de ler e de refletir o quanto malefico o Homem consegue ser para com o seu semelhante.
      Graciosamente, talvez, por intervencao divina existem aqueles que fazem o bem, lutando contra o mal.Acredito assim, que que a humanidade existe porque o bem prevalece.
      Carrissimo DR.Meyer, se as suas intencoes sao realmente humanitarias, quero aqui deixar os meus sinceros agradecimentos como santomense.

  15. jackson

    23 de Setembro de 2010 as 18:10

    meus senhores dirigentes de stomé e prencipe cuncordo com esta fundação em ajudar meu país por este senhor mas k o coverno faça uma evestigação muito ampla desta fundação depois deixar trabalhar no nosso território para não acontecer o mesmo k aconteceu com cidadão camaranés viva stomé

  16. jackson

    23 de Setembro de 2010 as 18:13

    pork tenho acompanhado muitos casos de medicos k trabalham numa clima no brasil mas k não tem formação nenhuma na aréa e causa muitos problemas a nação

  17. Digno de Respeito

    24 de Setembro de 2010 as 0:40

    Caro Colomba, acredito que o seu aspecto metafórico embora de forma dispropositada, teve uma receptividade infeliz. Fica aqui uma sugestão mais uma vez extensiva, nem tudo o que vemos, sgnifica o que observamos. Cabe a cada um o puder de síntise e de análise porque “a boas ou as más intensões fica com quem as pratica.”

    Mais uma vez repito, há muitos santomenses e estrangeiros com a vontade de ajudar e por estes e outro motivos preferem manter-se distantes. Tudo para não verem o resultado dos respectivos esforços caidos por terra. Com a inverdade ou não, entendo que este é “If the police investigation” para um melhor esclarecimento público. Já existem raparigas santomenses na especialidade. Pode ser útil para o nosso País.
    Um bem haja….

  18. Chinha

    24 de Setembro de 2010 as 5:15

    Meu Deus, nao sabia, que as coisas andavam mostruosamente e escandalosamente, a este nivel.

    No meu ponto de vista estes responsaveis devem ser punidos pelo atentado dos direitos humanos. Nao se admite NAO HA PALAVRAS PARA DESCREVER………

  19. Chinha

    24 de Setembro de 2010 as 5:35

    Felizmente, a minha avo foi um das contemplada a este benefico e axtraodinario trabalho, feito por este bom feitor Dr Mayer.Minha avo e uma mulher livre, ela pode caminhar sozinha ir as compras, etc.

    Sr. Mayer, serei iternamente grata pelo que fez. E muito envergonhada sinto por estes actos de vandalismos e saquiagem. Eu estarei ca, para lhe dar mao se precisar de ajuda para construir e lutar contra os destruidores.
    Obrigada

  20. ganhã

    25 de Setembro de 2010 as 2:08

    só quero informar que o “comentario” de Sr. Colomba foi totalmente “anti-escolástico” sê que és; por usar um sarcasmo desse genero.Aliás aqui não palco de diversão onde os palhaços usam suas abilidades para fazer rir os outros.
    Estamos tratar de um dos assuntos sério, e os protagunista desses atos responsaveis pela estagnação ouregressão de STP. Onde já se viu um país que tem governantes que usam cabeça para dar fetio ao corpo e não usam cabeça para pensar.São bandos de benabercos responsaveis por este ato.

  21. xuxa

    26 de Setembro de 2010 as 22:46

    é d lamentar , é uma vergonha ter pessoas como essas nos destinos do nosso pais , tudo isso so ira piorar a imagem que a comunidade internacional tem dos governantes , e tudo isso nao é nada comparado ao numero de pessoa que iram ser prejudicadas por causa de “merdas” dos outros , esses mesmos podem ir ao estrangeiro fazer suas consultas e ter tudo do bom e do melhor , Deus é grande e um dia isso tudo ira acabar !!
    j’ai honte de tout ça ,malheureusement!!
    désolé mr Gyan Mayer!!

  22. alvaro bango

    7 de Agosto de 2014 as 20:06

    gosto muito pai amute

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo