Homem alegadamente drogado mata criança de 3 anos a golpe de faca

Assassinato arrepiante esta terça – feira na estrada pública de Almeirim. Um jovem alegadamente consumidor de cannabis, talvez pela acção da droga entrou numa espécie de transe e decidiu matar. Uma criança de 3 anos que se encontrava na berma da estrada foi morta a golpe de faca. Uma mulher que passava pelo local, foi espancada tendo sido atingida com golpes de uma grande pedra na cabeça, tendo sido evacuada para o Hospital Ayres de Menezes, onde continua a receber tratamentos. O jovem alegadamente viciado em cannabis, foi detido pela polícia nacional. O consumo de cannabis tem aumentado no país. Ao mesmo tempo, surgem casos antes desconhecidos na sociedade são-tomense. O Téla Nón registou nos últimos dias várias histórias de pessoas que são atacadas, sobretudo a noite, por homens mascarados que exigem dinheiro.

  1. img
    Hiost. Vaz Responder

    Credo, a policia tem que entrar em acçao e de preferencia civil fazendo embuscadas nas areas suspeitas duma forma cigilosa e unica forma de conseguir dete-los.

  2. img
    pois Responder

    Este mal tem que ser cortado pela raiz. Stome e mto pequeno, com certeza que este e um ponto positivoa favor de todos na luta contra qualquer tipo de crime.
    Qto ao assassino, independentemente de ter estado sob efeito de droga, deve ser punido.
    Se fosse em certos paises da asia a pena seria a morte;caso pra pensar se este individuo nao merece mesmo a PM!

  3. img
    Manga safú Responder

    Se o Governo que teve o voto de confiança dos São-tomenses, não começar a ter mão pesada com os estrangeiros que entra e sai do nosso país, isso qualquer dia vai converter em uma pequena Colômbia do Golfo da Guiné.
    Não sei qual é medo de pôr a correr todos esses nigerianos, camaroneses, libaneses dentre outros da nossa terra.
    Muita gente anda a comer as custas desses traficantes, ladroes, assassinos, e mafiosos, o pior é que não temos um estado que possa nos defender na nossa própria terra.
    Todos chegam cá e fazem o que bem lhes dá na cabeça e ninguém faz nada.
    Deus nos acuda por favor porque o nosso país não tem dirigente, só temos biscateiros disfarçados de políticos.
    Eu sinceramente já ando desiludido com voto que dei a ADI.
    O Drº Patrice anda a falar de mais e quando vai-se ver na prática é zero ou quase zero.
    Temos o caso Enaport, como é que um endividou que foi auditor externo desta empresa, passa a ser presidente de conselho de Administração desta mesma instituição, isso eticamente não é aceitável, podem consultar as normais internacional de auditoria (ISA), vão logo me dar razão, porque está em causa neste caso é a própria independência deste auditor quando proferiu os seus relatório de auditoria anteriormente. Falo disso e de muitas outras coisas. STP já tem quadros jovens sem rabo preso que possa ocupar esses lugares, é basta lhes dá formação adequada ao lugar que vão ocupar.
    Temos caso de senhor Agapito que vive a prejudicar os jovens de irem estagiar nos USA, na instituição onde ele trabalho, existe um estagio (no Banco mundial) para quadro do ministério das finanças de STP, esse mesmo estagio tem duração de 6 meses e pode-se levar a família e tudo, mais o senhor Agapito quando não tem nenhum amigo para estagiar não deixa filhos de pobre lá ir, como se fosse que os bens que é posto ao serviço do nosso país é propriedade dele. Porquê que o ministro da Finanças de STP não põe este homem a correr deste lugar? Nós São-tomenses somos mau é por isso que nosso país não avança.
    Este homem impediu que a minha tia fosse lá fazer o referido estagio, haja paciência para aturar essas palhaçadas todas em STP. Basta de egocentrismo.

    Viva STP
    Viva Patrice, por favor faça algo em nome do nosso país.

    • img
      XYZ Responder

      “Eu sinceramente já ando desiludido com voto que dei a ADI.” – Estas a ser muito intrasigente. Existem muitos males herdados pelo actual governo. Achas que em menos de dois meses este governo ou um outro qualquer teria conseguido satisfazer todos os teus desejos. O nosso STP esta mesmo mal. E vai levar muito tempo para poder alinha-lo. Mas nao percamos a esperanca

      • img
        Manga safú Responder

        Ok vamos ver, é por isso que votei no ADI, este é meu desejo.

        • img
          Teodora Cabral Responder

          Espero que o meu comentário não seja censurado. Já notei que alguns comentários são censurados e outros não. Não percebo qual é o critério jornalístico para que isso aconteça. Obrigado. Fui
          Teodora Cabral

          • img
            nelson

            meu caro.
            o meu comentario tambem ten sido sensurado
            mais uma ves entendo em stp tudo e manipulado nao existe nada livre,ate noticia dada e selecionada.MISTERIO.O SAITE DEIXA DE TER INTERECE PARA MIN E SERTAMENTE CADA VES MAIS CREXENTE PARA MUITOS POIS SENHOR JORNALISTA ESTAS A DEIXAR CAIR A MASCARA DE JORNALISTA IMPARCIAL como sei que nao vas publicar isto deixote este recado,NAO TE DEIXE IR POR ESTE CAMINHO.PENSEI K MARCAVAS A DIFERENÇA.FICA BEM-SEM SENSURA.

    • img
      Teodora Cabral Responder

      Eu já estou a ficar triste e aborrecido com esta gente que anda por ai a reclamar problemas pessoais como coisa que o “téla nón” fosse uma agência filantrópica.
      O que é que eu tenho a ver com o estágio que não foi daddo à tia do senhor ou senhora “Manga Safú”? Isto não me interessa para nada. O senhor “Manga Safú” e a sua querida tia deviam ir trabalhar. O país precisa de quem quer trabalhar e acrescenta valor e competência ao mesmo. Eu quero lá saber se a sua tia teve ou não teve estágio. Aliás, acho muito bem que não tenha tido estágio nenhum. O país está cheio de gente incompetente que só vive de estágios, autênticos parasitas. O senhor Agapito, se fez isto, fez muito bem. A sua tia deve ser mais uma destas incompetentes que saltam de governo em governo a fazer disparates e a dar cabo do país com decisões erróneas e mal fundamentadas.
      Não quero saber da sua tia nem da tia de ninguém O país está cheio de gente que precisa de atenção e ajuda do governo e, de certeza absoluta, a sua tia não está neste grupo. o “téla nón” não tem nada a ver com problemas da sua tia, tem a ver com os problemas do país e do povo. Eu quero lá saber dos problemas da sua tia. Vá lá chorar para outro lado.É o mmesmo grupo da oposição que anda a arquitectar estas ideias. O senhor Rafael Branco, o senhor Bano Prazeres, o senhor Quintas, a senhora Tébus, o senhor Alcino Pinto, a senhora Elsa Pinto, e companhia limitada. Toda a gente conhece estes senhores no país.

      Viva senhor Agapito
      Viva S.T.P.
      Fui

      Teodora Cabral

  4. img
    moreno Responder

    repugnante,condenavel,triste e sobretudo e muito preocupante o que sucedeu.

  5. img
    sr Responder

    executa ja este pra casos desses nao voltarem a acontecer
    corte o mal pela raiz

  6. img
    Matabala Responder

    Aqueles militares e agentes da policia que estavam correndo atras do estrangeiro do caso da semana passada, seriam muito mais louvados se estivessem atras destes bandidos que representam perigo emineinte para qualquer cidadão…em vez dos pilícias ficarem a beira da estradas cobrando multas ilegais aos moroqueiros e motoristas, ponham-se a investigar porta a porta dia e noite quem são, onde vivem e porquê andam a fumar esta drogas…ser-vos-iamuito mais util e louvavel.

  7. img
    fala verdade Responder

    A policia nacional e PIC sabe onde vende droga em STP, só k não fazem nada, talves por falta de meios ou por medo, quem sabe. Em vez de colocar homens na estrada a controlar motos e bicicletas deveriam preocupar-se é estar no interiores dos bairros a procura de drogas. O que acontece com os nossos policias até parece um teatro, a correr atras de motas, outros parados com pistolas a fazer transito como se fosse k o pais esta em guerra, que pouca vergonha, vão mas é caçar os drogados. XAUÊÊê

    • img
      SUBÁ Responder

      Senhor fala verdade, concordo consigo em partes. Quando dizes para não fazerem transito, estas a pedir para aumentar o número de pessoas a conduzir sem carta de condução e sem capacete e a cada dia que passa, aumenta o número de mortes nas estradas…Também não pode ser. Vamos ver para todos os lados. Droga não, temos que fazer algo.
      Mas também, sem carta de condução não, sem capacete tb não….
      Bem haja..

      • img
        Nome Responder

        Subá, apenas para lhe dizer que os próprios policiais andam sem cartas e capacetes.
        Ami bê daiê!

    • img
      Manuel Jorge Responder

      O senhor fala verdade tem razao, tanto a p[olicia nacional como a pic sabem onde se vende droga, digo isto porque a estrada que esta entre a escola 12 de Julho (salvo erro) e a estacao de bombeiros, mesmo nessa entrada, todas as manhas e tarde andam ahi uma carrada de motoqueiros ao consumo e ja foi feita a denuncia, foram la uma vez, mas depois nada, o individo continua nas suas vendas.
      POR FAVOR, NAO DEIXEM QUE O MEU, O NOSSO SAO TOME CAIA NO ABISMO, NOS TEMOS FILHOS E ELES VAO A DISCOTECA, NOS VAMOS A DESCUTECA. rEFLITAM SOBRE ISSO.

  8. img
    Polvo Paul Responder

    Toda gente sabe quem saõ traficantes de STP. Só não vê quem não quero ver. Basta ir a a discoteca pesta precebes logo a teia.

  9. img
    a Responder

    A policia PIC conhece muitos dos fumadores de drogas. Esses sao presos e logo soltos. Ha muitos em lucumi, riboque, vila maria,etc. Perguntem o director da PIC

    • img
      Osama bin Laden Responder

      Também no Jardim que a casa inglesa fez junto ao parque ao pé do bar lozita, filhos de dirigentes de STP, estudantes de IDEF fuma droga lá. Vão por volta das 18 horas fazer festa das drogas, esses miúdos devem ser detidos e forçados a dar informação de aonde compram essa droga toda.

  10. img
    jmanuelspv Responder

    antes de tudo quero apresentar as minhas condolencias a familia da malograda criança e que as autoridades competentes tomem as medidas mais severas para o punir o presumivel autor do brutal crime que seifou a vida a uma inocente mais uma vez desjo forçasa aos familiares da vitima e que vejam a justiça feita eu também como agente de autoridade embora ca em portugal peço esforço aos colegas de prosao um bom empenho em casos destes um abraço desde os açores

  11. img
    Andrade Catanhede Responder

    Horrível, horrível, pura e simplesmente horrível!…
    Que fazer para erradicar este mal que, nos últimos anos, tem proliferado no nosso País e com tendência a alastrar-se? Em vez de atacar os casos isolados, deve-se, em primeiro lugar, ir a fonte do problema.
    Qual ou quais é/são a/as procedência/s dessas drogas? Após a identificação da/s procedência/s, desencadear o processo de combate sem tréguas quer aos traficantes quer aos consumidores.
    Deve-se, de igual forma, incumbir aos tribunais que reveja e actualize a lei que, presentemente, regula os casos de trafico e consumo de drogas, para que no futuro não se tenha de por em liberdade a um traficante ou consumidor apanhado em flagrante delito, alegando o DIREITO HUMANO.
    Se não houver no país peritos que possam ajudar o nosso país nesta matéria, um apelo deve ser dirigido aos países amigos com larga experiência para que connosco coopere.
    Cortemos o mal pela raiz e agora!

  12. img
    Edson Costa Responder

    Eu nunca fui de defender pena de morte, mais quando leio noticias como essa, a primeira coisa que me vem a mente como castigo inédito e exemplar é a pena de morte! Como santomense, fico muito triste e preocupado ao saber que jà existem em STP capaz de consumir drogas e fazer o que fez este individuo. Isto é simplesmente incredùlo, medidas exemplares devem ser providenciadas imediatamente, de modo a salvaguardar a tranquilidade e o sossêgo social que sempre reinou no nosso paìs.

    • img
      Osama bin Laden Responder

      Vocês não deixam expulsar os nigerianos e outros de STP para gente ter esse sossego, começam logo com história de direitos humanos.

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Bin Laden,

        deixa de perseguir os nigerianos. Tb alguns dos portugueses trazem e consomem drogas no país. Santomenses andam a cultivar a droga.
        Então, deixa de ser xenófobo.

      • img
        António Veiga Costa Responder

        Também já vi cidadãos santomenses se negarem a passar na revista de agente da migração e fronteiras do aeroporto, chegando de Lisboa. Os citados passaram direto gritando: “Sou cidadão santomense…Sou….”. Podiam muito bem estar entrando com drogas.
        Para o bem do País a vigilância no aeroporto foi reforçada.

  13. img
    galvao Responder

    sera que os estrangeiros é que teem culpa desta barbaridade? e de lmentar a perda da vida de uma inocente ou de outra qualquer mas julgo que os estrangeiros que residem ai nao sao os culpados porque a droga é uma praga que se esta a alastrar pelo mundo nao escolhendo raça nem cor é pena que os grandes cabecilhas nunca sao apanhados por vezes citicamos os paises muçulmanos mas ali é que esta em certos casos a justiça feita. mas lamento em estarem a culpar os estrangeiros pelo amos de deus isto é da maldiçao da pessoa que cometeu o crime espero que haja a justiça mais severa para estes tipos de crimes e todo quanto for crimes violentos ou trafico de droga que é um grande flagelo mundial seje para cidadao de qualquer nacionalidade : Aos familiares da vitima apresento as minhas condolencias e ao povo s.tomense que de certeza estao chocado com este triste acontecimento

  14. img
    Matabala Responder

    Caro amigo Bin Ladem, “o facto de não implica que” acho que ja conheces este proverbio…

  15. img
    Nilton Responder

    O PIOR TA PA VIR ENQUANTO SE NAO CORREREM COM ESTES NIGERIANOS DE STP ISTO VAI PIORAR

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Outro que acha que os santomenses são “santinhos”!
      Aprender o que não presta aprendem rapidinho.

  16. img
    Do Amaral Gourgel Responder

    Será bom que as autoridades sigam o velho ditado “PARA GRANDES MALES GRANDES REMÉDIOS” e extirpem estes comportamentos JÁ da sociedade, cortando com vigor (e até violência se necessário) as raízes da criminalidade no sentido de se evitar a sua multiplicação. Que direito tem alguém, seja por que motivo for, de tirar a vida a outrem? E ainda por cima a uma inocente criança!!! O facto de estar sob efeito de alucinogéneos deve servir de AGRAVANTE e nunca como caminho para a inimputabilidade.

  17. img
    molange Responder

    Sr. Primeiro Ministro, apenas rogo o senhor que da mesma forma que o Sr. pronunciou sobre o caso do camaronês.
    Que Vossa Excelencia também falasse um pouco sobre esse omicidio da passada terça feira da criança de 3 anos…

    também é de extrema importancia…..

    Obrigado…..

  18. img
    moreno Responder

    pessoalmente sou contra a lei letal de condenacao. mas obriga a pensar.o nosso pais e extremamente pequeno e se comecam actos desses a acontecer os utentes do poder teem que deliberar muito seriamente na revisao do codigo penal , porque nao se pode permitir uma repeticao do sucedido.o consumo de drogas arrastra sempre consigo coisas desagradaveis, a sociedade a familia e creio que ha cortar de inicio o crescimento desse flagelo.nos cidadaos comuns,tambem temos a nossa cota parte na solucao desse problema, porque senao e o caos.

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Moreno, concordo qdo vc diz que os cidadãos comuns têm a cota-parte na solução desse problema.
      É cada pai, cada mãe educar e vigiar seus filhos!a limites aos mesmos.

  19. img
    ZUMBAKUÊ Responder

    A notícia de facto é preocupante.
    Pela dimensão do nosso país, os decisores devem tomar medidas de forma debelar esse mal.Quanto a acusação dos estrangeiros, será necessário os nossos polícias investigarem e tomar medidas coercivas de forma a punir os que contaminam a nossa sociedade. Não podemos generalizar que todos os estrangeiros residentes no nosso país, estejam por trás da entrada de estupecfacientes no país.Temos vindo a constatar que muitos “SÃOTOMENSES” que viajam para a terra, e outros que por razões que alguns de nós sabemos estão impedidos de entrar em países que não vou referir,foram presos também por razões que muitos de nós sabemos e que estão em S.tomé como “CORDEIRINHOS”
    ATENCÃO com as acusações que fazemos, pois procurar bodes expiatórios nos estrangeiros é mau. É também necessaário que os nossos policiais além de investigarem estrangeiros suspeitos, também estejam atentos a muitos de nós que estão a contaminar a sociedade com “uê som som “

    • img
      António Veiga Costa Responder

      Zumbakuê,

      eu soube de fonte segura, que no Brasil foram presas,em finais de 2008, duas cidadãs santomenses, tentando sair com drogas.

  20. img
    Tony Responder

    é lamentável o aumento de consumo de drogas no pais, que colminou com o asassinato da menor, gostaria de dizer-vos que não se trata de fata de meios ou coragem como alguem anteriormente tinha citado pela nossas Policias,mas sim, por falta de legislação adquada para punir os consumidores e os traficantes, vejamos, se ainda me lembro, este trabalho ja foi efectuado pelas nossas policias, mais ao chegar Ministéreio Publico para a devida acusação, acabam por serem libertos mediante uma causão…., Meus caros é sempre assim… dentre outros casos no pais, para dizer-vos até parece que os tribunais só se preocupam com os pagamentos das causões.
    ” A MINHA HUMILDE OPINIÃO”

  21. img
    Fernando Augusto(Cocas) Responder

    Tem que ter equipas de policias e militares a fazerem rondas por todas as partes do pais para ajudar a por fim a esta situaçao.E assim como ajuda dos populares para denociar esses individos que estao manchar o pais com este tipo de comportamento.E o governo deve meditar ordens muito serias com relaçao aos mesmos.Crial uma lei de prisao maior para estes consumidores e os fornecedores destas drogas.Nunca andou o nome do nosso pais com estas tristes e vergonhosas noticias.Espero a força de todos nos os populares assim como os militares e a policia nacional.Força.

  22. img
    António Veiga Costa Responder

    Drogas e álcool: combinação explosiva, perigosa.

    Esse cidadão deve ser usuário dos dois, daí ter cometido essa loucura.
    o Álcool tanto quanto as drogas é causador de muitos males: violencias domésticas, doenças diversas, crimes…

  23. img
    Benzebute doquè dalè Responder

    nosso pais naô merece, as autoridades devem ter a mâo pesada nestes casos que mancham a nossa imagem se queremos desemvolver o turismo temos que eliminar estes males pois pode ser prejudicial.viva s.tomè poderoso

  24. img
    N.C Responder

    E triste e lamentavel esse incidente.Esses crimes devem ser severamente punidos pelas autoridades.Pelo que pude entender nao ficou claro a nacionalidade do criminoso,por isso nao devemos agora culpar todos os estrangeiros imigrantes,principalmentes os africanos pelos todos os crimes e mas accoes que acontecem no nosso pais.E verdade com o fluxo de entradas desses estrangeiros,tem-se verificados casos nunca antes vistos,mas e verdade tambem que nos os santomenses, somos maus e rudes,e uns inclusive tentam copiar emitar o que acontece no exterior

  25. img
    MÉ SOLO Responder

    Caros Santomenses, este assunto é mto sério e que requere tomada de medidas urgentes para a debelar. O caricato é q as autoridades têm assistido imoávido e sereno e actos como este têm acontecido com mta frequência. Pessoalmente denunciei o caso de consumo de drogas por jovens lavadores de carros em Stº António e alguns jovens da Chácara e nada foi feito até então. O jovem q cometeu esta atrocidade é conhecido como ZÉ MULTADO num filme feito pelos marginais da nossa praça. Quem assistiu este filme de certo q deu conta de agressividade com quem actuaram, duvido mto que estivessem em estado normal.È urgente que se crie mecanismo para estancar este actos começando por altos senhores da nossa praça estendendo-se a alguns cidadões estrangeiros.

  26. img
    MÉ SOLO Responder

    Creio q este acto chocou muita gente principalmente por se tratar de morte de uma criança. Foi um acto de grande cobardia e espero que se faça a devida justiça. Fiquei surpreendido com a imagem do tal jovem na Televisão como que estivesse a ir a uma boda e nada de arrependimento na sua face.

  27. img
    rapaz de riboque Responder

    este individuo devia ter julgamento popular em praça publica ele e todos que estao a destruir o nosso pais assim servia de emenda para o futuro prisao perpetua com trabalhos forçados para este malfeitor em sitios como nas roças onde tem cobra e comer pao e agua

  28. img
    Lúcio Pinto ( CSPQ) Responder

    Meus caros
    Também pensei em enfolcamento do individuo. Mas curioso eu fui a procura de mais informação sobre o caso uma vez que tenho familia nessa zona.. eu apurei que o indiviu está doente mental, estava todo esse tempo em casa doente, mesmo mal,fumava e não comia,batia a sua mãe horivelmente. muitos falaram-me que é feitiço.As minhas condolencias a familia da vitima.. mas para mim a justiça tem que ser feita…e espero que o mal seja cortado pela raiz. isto porque muitos jovens e não só estão a fumar isso.. eu já fui assaltado uma vez na zona de vila maria por dois jovens com machim a noite a sair da disc pestana, e só deus sabe a sorte que tive de estar cá vivo hoje. espero que a nossa autoridade e não só fica parada. STP no coração.

  29. img
    Quá ê dá ê dá Responder

    Meus caros,

    Primeiro é preciso que os responsáveis por este espaço digam-nos que critérios são utilizados para publicação ou não de certos comentários, os meus por diversas vezes já foram censurados.

    Segundo lugar, liamba não leva ninguém a cometer crime algum, sejamos sensatos, a pessoa já tinha uma índole propícia a delinquir e a maconha foi um factoide.

    Terceiro lugar, temos é que começar a discutir a legalização da canabis sativa, sem tabus, que se tragam especialistas, sociedade civil, que se faça mesmo um plebiscito para se discutir a questão, coisa que aliás já começamos a observar em sociedades mais evoluídas. Se é verdade que somos um país do futuro, é melhor estarmos preparados para os desafios da sociedade moderna, o livre arbítrio e o direito de cada um decidir o que é melhor pra si.

    • img
      Osama bin Laden Responder

      Leva essas modernices para o inferno.. Em STP temos muitas coisas, mais importante para discutir.
      Quem usa essas porcarias devem ser preso e ponto final.
      Senhor anda a ver muitos filmes de ficção…

  30. img
    Zogopele Responder

    E muito triste essa situcao mas nao podemos deixar impunes esses assassinos..

    Nao devemos so acusar o governo por isto ou aquilo, e necessario que haja colaboracao de todos nos. O povo deve denunciar a policia todos os actos estranhos e participar tudo que souber que possa ajudar os da lei e ordem a chegar ate esses assassinos. Nao podemos deixar que os estrangeiros facam o que bem entendem no nosso pais, eles devem seguir as regras de boa conduta se aqui quizerem ficar. Nosso STP sempre foi de leve-leve e aconchegante nao podemos permitir que esses fora da lei nos tire esse sossego ja basta os problemas de pobreza absoluta e desemprego que temos no pais.

    Devem ser punidos e repatriados todos malfeitores indesejaveis e que pertubam a ordem e sossego no pais.

  31. img
    António Menezes Responder

    Os politicos nada fazem.

Deixe um comentario

*