Sociedade

FAMA analisa cooperação com autarca da Maia

O vice-presidente da Fundação Aurélio Martins (FAMA), Nelson Mendes, manteve esta quarta-feira, na Maia (norte de Portugal), uma reunião de trabalho com o vereador da Câmara Municipal da Maia para o Pelouro da Juventude e Desporto, Hernâni Costa Ribeiro, na qual discutiram aspectos relativos a cooperação entre as duas instituições.

Para além de agradecer a Câmara Municipal da Maia pela colaboração que tem dado a FAMA no que respeita a angariação de brinquedos e materiais escolares, Nelson Mendes enfatizou a necessidade de serem identificadas acções nos domínios da Juventude e Desporto, nomeadamente através do futebol juvenil.

A Câmara Municipal da Maia, através das várias escolas pertencentes ao município, promoveu no final do ano transacto uma iniciativa denominada “Um Natal Sem Igual”, que permitiu a recolha de donativos enviados para as crianças de São Tomé e Príncipe, com o apoio da fábrica TINTAS KAR.

Na cidade do Porto, o vice-presidente da FAMA manteve igualmente um encontro com o vereador da Câmara Municipal da Maia para o Pelouro das Relações Internacionais, Paulo Ramalho. Discutiram a possibilidade da ida de uma delegação empresarial à São Tomé e Príncipe, em data a acordar, no sentido de estabelecer negócios e parcerias com empresários locais e o relacionamento com o Centro de Formação da Indústria de Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN).

O CICCOPN acolhe actualmente mais de três dezenas de bolseiros são-tomenses, enviados pela FAMA e a Câmara Distrital de Água Grande, mas Nelson Mendes afirmou que existe “uma grande sensibilidade de entidades portuguesas para que a FAMA possa, com o apoio institucional do Governo, trabalhar visando, a médio prazo, instalar um centro de formação profissional no país”. Segundo este responsável, “trata-se de uma ideia lançada, no ano passado, e que começa a ganhar corpo na medida em que sentimos o engajamento dalgumas instituições portuguesas, nomeadamente ao nível do poder autárquico”.

Para o vice-presidente da FAMA, um empreendimento desta natureza em São Tomé e Príncipe irá diminuir significativamente os custos com deslocação e permanência dos bolseiros em Portugal e ao mesmo tempo dará “mais oportunidades aos jovens que vivem no meio rural e que são menos favorecidos”.

As reuniões efectuadas por Nelson Mendes foram acompanhadas por António Schneider, vice-presidente da Associação para a Cooperação, Cultura e Desporto entre Portugal – São Tomé e Príncipe, e que é igualmente membro do Conselho de Curadores da FAMA.

Téla Nón

26 Comments

26 Comments

  1. GARRI - VOLTO JA

    28 de Outubro de 2010 at 15:28

    ANTES DE MAIS EU GOSTARIA DE AGRADECER A << FUNDACAO FAMA- AURELIO MARTINS POR TUDO QUANTO TEM FEITO PARA A MELHORIA DE DO NOSSO LINDO PAIS SAO TOME E PRINCIPE, ESTA FUNDACAO TEM ESTADO A A OFERCER MUITAS BOLÇAS DE ESTUDO E NAO SÓ TAMBEM COMO CRIAR COPERACAO COM VARIOS PAISES, AJUDANDO PESSOAS MAIS CARENCIADAS E NAO SÓ, COISAS QUE NEM O GOVERNO FAZ.
    viva a fundacao FAMA
    VIVA SAO TOME E PRINCIPE
    VIVA AURELIO MARTINS

  2. kwá telá

    28 de Outubro de 2010 at 15:55

    Quero agradecer a FAMA, pela cooperacao, k tem estado a fazer, visto k sera mais uma valia pra Santome e principe, muitos criticam a pessoa do Aurelio Martins, sabemos k nunca se consegue a todo mundo agradar, k jeus k veio a terra muitos criticam e cospiraram contra ele, nos k somos humanos sempre vamos viver alvo de criticas, quero agradever Aurelio Martins, pela essas iniciativas mesmo k elas tenhem cunha ou nao, se todos os Santomense podesem fazer o pouco pra nosso Santome sei k as coisas poderiam mudar, mas cada um tem o seu ponto de vista, os querem fazer o bem e outros querem fazer o mal, esta na altura pra todos os Santomenses unirem e pensar na nossa maravilhosa ilha e deixar de criticar, pork um simplis gesto vale mas k mil palavras…. Viva FAMA, viva Aurelio Martins

  3. Buter

    28 de Outubro de 2010 at 15:59

    Muita boa iniciativa, se todos os Santomense podesem fazer um pouco pelo Santome, as coisas poderiam melhorar, somos aproximadamente 200,000,00 mil habitantes, temos recursos naturais, pessoas talentosas, na nossa terra, vamos trabalhar, de forma a nossa ilha sair do abismo k xta, viva FAMA, viva Santome e Principe

  4. Bin Landen

    28 de Outubro de 2010 at 16:02

    Boa iniciativa, temos k cooperar, viva FAMA

  5. Pedro Lima

    28 de Outubro de 2010 at 20:34

    Parabéns FAMA e toda sua equipa.
    Precisamos de mais pessoas que aparecem para apoiar os pobres mesmo quando não é ano de eleições. Quem faz isso, merece muito mais o nosso voto.

  6. António Veiga Costa

    28 de Outubro de 2010 at 21:10

    A FAMA poderia fazer parcerias com alguma entidade de ensino portuguesa que pudesse montar em STomé uma unidade para o ensino do português ESCRITO.
    Está uma lástima a escrita do santomense, muitos deles estudantes cursando universidade na diáspora.
    A FAMA prestaria um grande serviço ao País.

  7. Pudo k té peso

    29 de Outubro de 2010 at 1:25

    Parabéns FAMA,muitos dizem k Aurelio Martins, tem intereses em candidatar-se pra Presidente da Republica, se for acho normal, podes contar com todo meu apoio, pork vç pelo menos esta fasendo algo em prol de desenvolvimento do nosso país, tu enquanto privado xtas a demostrar trabalho força e garra, continua assim k vais longe, não preucupes com criticas k muitoas fazem, são invejosos, pork se ele deixa-se de criticar e fazer pelo menos o pouco k vç esta a fazer país poderias seguir em frente, uma mão lava a outra pra duas ficarem limpa, xtou com tigo, …. viva Santomé e Prinçipe, viva FAMA, UNIDOS VECENREMOS

  8. A.G brasil

    29 de Outubro de 2010 at 1:54

    sao coisas desse tipo k keremos para o desenvolvimeto de nosso país,
    Como sabemos nosso sao tome principe todo poderoso, pracisa de coisas desse tipo, se cada uma pessoa fazia um pouco k o senhor AURELIO MARTINS faz , isto de sertesa nos nao poderiamos estar neste calamidade,
    por isso eu quando vejo uma pessoa com vontade de ajudar um outro fico muito feliz,
    o futuro de sao tome depende da conciencia de cada um de nos.
    força Fama

  9. barbara daiane

    29 de Outubro de 2010 at 10:53

    gostaria de parabenizar a fundação FAMA pelo belisimo trabalho que tem feito e a sensibilidade que tem para com os mais carantes, e desejar que continuem nessa luta e não percam a esperança jamais em momento algum,que Deus continue a abencoar a cada um de vocês que fazem parte desta instituição mais e mais…

  10. alunos em pombal

    29 de Outubro de 2010 at 15:49

    parabém “FAMA”

    Mas o Nelson Mendes tem k mostrar a cara para ver se resolver o problema do subsídios dos alunos cá em portugal, pk desde k chegamos a fundação n fez nada por nós os alunos da fundação….
    Nelson Mendes tem k ver se resolve os nosso problema… pk não xtamox contente com esta situação..

    • alcino trovoada

      30 de Outubro de 2010 at 15:23

      meu jovem estude e peça aos seus pais para enviarem dinheiro.
      a FAMA já fez muito em dar-te esta oportunidade. não seja mal-agradecido.

  11. aluno

    29 de Outubro de 2010 at 15:52

    Má fé…

    bô cá tái múndu….

  12. aluno

    29 de Outubro de 2010 at 15:55

    Nelson Mendes tem k ver se resolveo problema dos subsídios dos alunos da fundação em Portugal…

    • abilio pontes

      30 de Outubro de 2010 at 15:21

      coragem nelson mendes e vai em frente.
      eu acompanhei a tua batalha no ano passado para estes bolseiros conseguirem vistos. se há atraso no pagamento dos subsidios isto é um mal menor.
      li que a FAMA conseguiu enviar cerca de cem estudantes para formaçao profissional em portugal. imaginem se mais dez pessoas como o senhor aurélio martins fizessem o mesmo?
      teríamos aqui no país menos jovens frustrados a comerem água na discoteca africana e a meterem noutros vicios.

  13. puto dred

    29 de Outubro de 2010 at 16:10

    pilantra nº 1, é tudo mafia….

    só para enganar-nos…
    para resolver problema do subsídio dos alunos da fundação em Portugal nada.

  14. ficamos esperto

    29 de Outubro de 2010 at 18:03

    Antes mais parabéns fundação Aurelio Martins são esses tipos de ineciativas que queremos para desenvolvimento do nosso s.tomé e Príncipe mas ñ queremos pessoas sem palavra , sr nelson mendes diga quantos protocolo já assinantes na tua vida, mas que nada posso de uma brincadeira da tua parte sei que gostas de brincar mas estamos farto dessas tuas falancia chegar de mentir ,, estudante que vc madaram para portugal quero aquilo que vc andaram prometer (subcidio )

    • Mal agradecidos

      30 de Outubro de 2010 at 4:58

      Amigo porque voces ñ pedem a FAMA para pagar passagem regressem para S.Tomé? pelo menos resolve-se duas coisas dão opurtunidade para eu e outros jovens santomenses irmos constatar e formar, porque muitos de nos k temos oportunidade achamos que estamos mal, mano chama Deus para demonio ñ ouvir pelo menos ñ estaria aki frustado a espera da campanha eleitora para viver.

  15. Carlos Alberto Passos de Oliveira

    29 de Outubro de 2010 at 22:13

    Parabéns, Aurélio Martins, parabéns Nelson Mendes, é assim que se faz. Lutar por um país justo e igualitário. E a educação é a chave que abre porta para o futuro. Sigam avante, estão no caminho certo.

    • abilio pontes

      30 de Outubro de 2010 at 15:17

      estou de acordo. apostar na educação é investir no conhecimento e no desenvolvimento sustentado. para bens fama, vc estão no bom caminho.
      não se consegue a todo mundo agradar. dizia Kalú Mendes. e há os que não fazem nada e só sabem critir.
      força e continuem a fazer o vosso trabalho

  16. manuel tavares

    30 de Outubro de 2010 at 14:27

    Concordo com Carlos Alberto Passos de Oliveira.
    Parabens Fama! Parabens Aúrélio Martins! Parabens Nelson Mendes.
    O país precisa de iniciativas, de visão do futuro, e não de pessoas ingratas e pessimistas.
    Os alunos de Pombal e outros deviam dar graças a Deus. Existem centenas de jovens aqui que n/ tiveram esta oportunidade. Atrasos de subsídios, isto até o Ministério da Educação que é do Estado santomense tem. Se a Educação atrasa, porquê não compreender o atraso da Fama???
    Sejamos honestos e reconhecedores do esforço dos outros. Vivo em STP e que eu saiba a Fama não recebe qualquer apoio do Estado, sobrevive com os seus proprios meios. Esta atitude deve ser louvada.

  17. carlos pires dos santos

    30 de Outubro de 2010 at 14:32

    força nelson mendes.
    eu te conheço, estivemos juntos na organizaçaõ dos pioneiros de s.joão da vargem e me senti orgulhoso quando vc exerceu as funções de director geral da comunicação social. teve várias inicativas de aproximação com angola, portugal e brasil, fez com que hoje a nossa RNSTP funcione 24 horas. estavas a fazer um bom trabalho mas os que te sucederam não deram 40% de continuidade daquilo que vc deixou como projectos.
    Quero com isso dizer que acredito na Fama, acredito no Aurélio Martins e acredito no Nelson Mendes.
    Sei que és um profissional organizado e tens competência. Sei que vais conseguir montar este centro de formação profissional, claro, se houver a ajuda dos outros e sobretudo do governo da república.
    temos que pensar no pais, nos jovens e deixar de politiquice.

  18. manuela carvalho

    30 de Outubro de 2010 at 15:14

    quero saudar a todos que utilizam este espaço p/ exercer 1 cidadania responsavel sem atacar ninguem nem adjectivar.
    a liderdade e 1 coisa maravilhosa quando exercida com responsabilidade.
    quero dizer aos bolseiros da fama para terem calma e paciencia. fui bolseira do governo em portugal e a vida dos estudantes e mesmo assim: ha momentos bons e maus. o mais importante e estudarem.
    se ha atraso dos subsidios peçam aos v/ pais e encarregados de educaçao a ajudarem. eles devem fazer 1 esforço porque quando vc estiverem formados, eles serao os 1 beneficiarios.
    espero que quando vc receberem os v/ diplomas lembrem pelo menos de dizer MUITO OBRIGADO a fama e ao senhor aurélio.

  19. filho da terra

    31 de Outubro de 2010 at 17:16

    olha SR tal de mal agradecido esses tipos de observação para mi ñ faz sentido visto que todos aulos que vieram de bolsa de gibela estão cá por conta dos famihares Gibela apenas fez inscrição nas escola profissional em portugal resto foi nossa custa alias quem prometeu dar subcido foi sr:Aureio MARTINS por isso quem fundação de Aureio martins em pagar para voltamos para s.tp olha antes de falar tentar recolher informação depois faça coméntario ,se queres pagar para eu ir s.tp ficar avontade estou tua espera

  20. caboverdiano

    1 de Novembro de 2010 at 11:42

    os portugueses sao mesmo burros tanto mal que voces falam deles ainda ajudam se tivessem vergonha nem de ferias so sabem falar mal depois de servidos

  21. Adriano Málé Bobo

    1 de Novembro de 2010 at 17:02

    Analisando todos esse comentário, so temos que agradecer a FAMA e o seu presidente pelo bons gestos,
    força Sr.Aurelio Martins, porque que os outros não façam o mesmo.

  22. A.G brasil

    15 de Novembro de 2010 at 16:09

    alguns alunos reclamam sobre atraso de subsidio, o k nos poderiamos fazer é agradecer o senhor AURELIO MARTINS pelo apoio dado.
    Nos os santomeses somos muito mal agradecidos, quando estamos bem na vida esquecemos que existe DEUS,e quando vc nota k a sua vida esta indo para traz é k começa fazer oraçao todos dias para k deus possa te ajudar.
    A vida é mesmo assim, tem k dizer k é com trabalho k faz crescer o homem,nesta vida vamos enfrentar muitas e muitas dificuldade para k nos possamos ser o homem da manha.
    Força AURELIO, k deus te abençoi por tudo quanto tem feito pelo nosso povo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top