Aeroporto Internacional já está vedado

A obra financiada pelo governo americano, no valor de 383 mil dólares foi executada pela engenharia do exército dos Estados Unidos de América. A vedação do espaço aeroportuário é uma das exigências da Organização Internacional da Aviação Civil, que já ameaçou declarar o aeroporto internacional de São Tomé, como perigo para navegação aérea.

Ainda no primeiro semestre de 2010, uma equipa da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), realizou inquérito ao aeroporto internacional, tendo repetido as mesmas recomendações de há cerca de 4 anos atrás, dentre elas a necessidade do espaço aeroportuário ser vedado. Desta vez as recomendações da ICAO, foram mais veladas tendo exigido que o estado são-tomense, implementasse tais recomendações antes do fim do ano.

Pelo menos a vedação do espaço aeroportuário, já está garantida. Uma equipa de engenharia militar dos Estados Unidos, trabalhou duramente nos últimos três meses, no processo de vedação do aeroporto. A obra financiada pelo governo norte-americano, custou 383 mil dólares. Chegou assim ao fim a ameaça permanente a navegação aérea, que representava um aeroporto aberto a tudo.

Cães, Cabras, e Porcos das localidades vizinham pastavam no aeroporto internacional, e descansavam na pista. A mesma pista que diariamente era atravessada por centenas de habitantes das Praias Loxinga, Gamboa e Cruz, em busca de água potável no interior do aeroporto.

O ministro do Plano e Desenvolvimento, Agostinho Fernandes que recebeu o aeroporto vedado das mãos dos militares americanos, realçou a importância da obra realizada. «Nós sabemos que hoje o nosso aeroporto corre riscos, devido a um conjunto de requisitos básicos que não preenche entre as quais a própria questão da vedação, por isso consideramos que demos um passo importante no sentido de atingir esse standard mínimo necessário», afirmou o ministro.

A vedação do aeroporto representa apenas uma ponta do iceberg em relação as exigências da ICAO. «Estamos a falar de questões que requerem investimentos avultados. A iluminação da pista, aquisição dos carros bombeiros, a formação e capacitação do pessoal. Acreditamos que tudo isto tem, que necessariamente ser feito, mas só será feito em função dos meios disponíveis», explicou Agostinho Fernandes.

Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe, está ainda longe de cumprir com as reivindicações da organização internacional da aviação civil, ou melhor, com as normas internacionais de segurança aérea.

Abel Veiga

  1. img
    Leopardo Responder

    Os Militares americanos poderiam fazer melhor doque isso …. infelizmente o nosso aeroporto ainda continua uma vergonha…. aquilo tem que ser demolido e construir algo de raiz.

    • img
      Chris Allen Responder

      hahahahaha, Com este Material?
      Brevemente estará tudo aberto de novo. Mas eu não entendo estas pessoas que gerencião esses projetos. Vocês não se lembram de que material era a ultima cerca deste mesmo aeroporto? Não sabem qual foi o destino dos mesmos? Qual a vossa idéia com relação a esta cerca?
      Por favor, não nos façam pensar que vocês não são inteligentes. Porque eu não posso nem acreditar que mais uma vez vocês gastaram dinheiro para 2 dias depois perder tudo para ladrões.
      Eu não acredito.

  2. img
    couve -flôr Responder

    O NOSSO AEROPORTO É O ESPELHO DO PAÍS O ESPELHO QUE DEMONSTR BEM AS MUDANÇAS QUE OS SUCESSIVOS GOVERNOS NOS PORPOCIONAM …TENHO FÉ QUE ESTE GOVERNO FAÇA ALGUMA COISA ESPERO QUE DEIXEM -LHE TRABALHAR… PRA UM STP MELHOR

  3. img
    Eugénio Silva Responder

    Agrada saber que uma pequena parte do trabalho está feito. No entanto, independentemente do acondicionamento do aeroporto, é necessário também fazer chegar água canalizada ao aglomerado populacional próximo.

    Bem-haja!

    • img
      Jose Pires Duarte Responder

      Ha dois anos uma empresa detentora de blocos de petroleo na zona conjunta financiou uma conducta de agua as localidades proximas do aeroporto. A agua correu alguns dias nos chafarizes e depois secou. Ainda hoje estive no local e mesmo torneiras foram roubadas, alguns chafarizes quebrados. Perguntem o Antonio “dolores”, o tal “navalhada” porque que agua parou de correr.
      Kwa muntu.

  4. img
    Ze Maria Responder

    Esta cerca não durará no mínimo 3 meses para ser cortada e destruida por população em torno.

    Porque não fizeram cerca de alvenaria[areia, cimento,ferro, pedra ou tijolo e água], o chamado betão?

    A intenção foi boa, mas o dinheiro foi mal investido. Parte da nossa sociedade, infelizmente não tem educação suficiente para compreender a importancia de se proteger o espaço de aterrissagem e decolagem das aeronaves.

    Vandalos, é o que temos demais no país.Senhor Ministro Agostinho Fernandes,essa não é a única opção de resposta “Estamos a falar de questões que requerem investimentos avultados. A iluminação da pista, aquisição dos carros bombeiros, a formação e capacitação do pessoal. Acreditamos que tudo isto tem, que necessariamente ser feito, mas só será feito em função dos meios disponíveis”.

    Que tal: “Eu assumo o compromisso de procurar financiamento junto aos nossos parceiros internacionais para resolver esses problemas”.

    Afinal, o sr.Ministro foi eleito para fazer o melhor e não repetir discurso dos antecessores.

    • img
      Helves Santola Responder

      Nossa senhora, era mesmo nisso que eu estava a pensar! Até parece que existe já um roteiro, um protocolo a ser seguido!! Realmente: “Estamos a falar de questões que requerem investimentos avultados…mas só será feito em função dos meios disponíveis” não é novidade para ninguém, nem mesmo para o mais leigo dos cidadãos. Tem que ter mais atitude, temo que ter ousadia…sair da sombra da bananeira!! Se o próprio ministro da tutela não mostrar interesse, quem o fará?? Querem deixar tudo para o 1° Ministro? Ele é um só……!

  5. img
    Madalena Responder

    Muita pouca ambição em STP, coisas pequenas!!
    Um gigante Americano, faz vedação do aeroporto. Pedem mais coisas, ampliação e modernização dos aeroportos(Stome, Principe e Porto Alegre).
    Com sistemas mais modernos do mundo, aproveita , vá , vá.
    O cenario de encontrar gente pista, com balde a cabeça, a espera do avião parta aterrar ja acabou???
    Era de facto uma triste cena.
    Obrigado Obama.
    São os nossos Dirigentes, não temos nada a fazer. Muitos deles exibem o diploma de terem frequentado grandes Universidades, ..
    ´É verdade, outras coisas e vinho verde. Naqueles tempos que Man rafa era Ministro da Educação, é pa bolo bolo, quem ia para França!!!!

  6. img
    N.C Responder

    E de louvar a conclusao dessa vedacao.Mas antes de concluir essa vedacao foi solucionado os problemas que obrigavam a populacao a atravessar a pista?Caso afirmativo a populacao deveria ser sensebilizada e posteriormente para a preservacao e durabilidade do cercado o mesmo deveria ser electrizado(baixa e fraca potencia de forma a nao causar vitimas)
    Por outro lado e uma vergonha essa vedacao bem como aquilo que nos nos chamamos de aeroporto internacional.E triste,lamentavel e ate vergonhoso temos aquele pedaco de betao armado e chama-lo de aeroporto.Sendo o aeroporto um cartao de visita,o primeiro lugar de recepcao a estrangeiros e nao so,como e possivel ao longo desses anos todos nao haver um investimento de vulto nesse sector?E so sairmos do nosso pais para vermos verdadeiras infrastrutura e pensarmos logo que nenhum dirigente pensa no bem estar e desenvolvimernto dessa terra.Nem se quer adianta detalhar as lacunas existente nesse edifico.Uma vergonha total

  7. img
    Taliban Responder

    Quem ri no fim, ri melhor…
    Voces irao ficar desiludidos com esse Primeiro Ministro. Pensam noutra alternativa para resolverem os problemas de Sao Tome e Principe!

  8. img
    Voz do Povo (Num Estado democratico, a voz do Povo eh a vontade e palavra de Deus) Responder

    Meus senhores, nao confudem as coisas. A obra de vedacao do aeroporto de STP pelos militares americanos ja estavam em marcha mesmo antes da ultima eleicao, ou mesmo antes da tomada de posse do novo governo. Estive em Sao Tome e votei no ADI pra mudanca, mas nao gostei estas besteiras vossas de dar creditos a essa obra pensando k eh do novo governo. Agora chegou a nossa vez de pedir ao novo governo para abrir todo o jogo a volta do dossie petroleo.

    Voz do Povo! Num Estado democratico, voz do povo eh palavra de Deus.

    Akele abraco a partir de EUA…

  9. img
    rir até fartar Responder

    está bem dito, ok. resolveram o problma da vedacao. agora a pergunta: resolveram o problema de fornecimento de agua potável a populacao?

    por um conjunto de arames e ferros custa 383 mil doláres?

    por isso que até pra 1 klm de estrada se projectam valores como 500 mil doláres pra reparacao.

    porque nao fazem negócios coactivos contra a parte interessada? sabem, se fosse presidente de stp, antes de aceitar que construissem a estancia do ilhéu das rolas, impunha como causa vinculatória que pelo menos os empresários interessados, ditos pestana, construissem a estrada toda podre que temos, que nunca mais o governo se encargará.

    pelo menos, seria uma forma inteligente de responsabilizarem os outros, com certa audácia e atrevimento, a fazerem áquilo que voces nao fazem, senhores dirigentes. ponho a colacao o caso de cuba: devido ao embargo, pois fiel e compania nao tem muitos recursos, mas quando os italianos, espanhois e etc projectaram hoteis pra realcar o turismo no pais, embora o necessitado fosse fidel e sua cuba, pois eles impuseram legalmente os benéficios dos lucros advindos num 51% pra o pais, e os 49% pra o investidor interessado. é largar ou pegar.

    isso se chama astucia e audácia, que muitas vezes é necessário ter.

    • img
      RS Responder

      Em nenhum país civilizado compete aos grupos privados a construção de infra-estruturas básicas como estradas e pontes. Essa é uma competência do Governo que usando os impostos ou outra fonte de receita, cria essas estruturas de forma a que os grupos privados e as pessoas possam desenvolver as suas actividades e gerar riqueza que se traduz no pagamento de mais impostos. Há-de chegar o dia em que os Santomenses se convençam de que têm que ser os “outros” a fazer tudo.

      • img
        Eugénio Silva Responder

        È do meu conhecimento (por experiência profissional) que em Portugal, por exemplo, o acordo entre Entidade Pública e Entidade Privada, esta última fique vinculada à execução de obras de interesse público, como forma de pagamento de taxas inerentes à sua actividade e ocupação do solo, por um período que pode variar entre 30 à 50 anos. Isso é perfeitamente exequível… É preciso saber negociar em proveito mútuo das partes envolvidas, estando em 1.º lugar o INTERESSE PÚBLICO.

  10. img
    rir até fartar Responder

    quis dizer, fidel, e nao fiel.

  11. img
    rir até fartar Responder

    cont:

    digo isso, poque os senhores passam a vida ali e a lamber as botas dos pestanas e companias limitadas, sem teremnunca uma actitude séria e coerente em prol do povo e o pais, por isso é que esses dios investidores vos tratam como caes famintos, medrosos…

    por isso é que lá vai o gordo do pestana levar os seus turistas ao ilhéu, ora de barco, ora de bruto omnibus por aquela estra toda podre.

    chama-se áquilo de estrada? a sério? estive lá na terra a pouco tempo, e levei um grupo de amigos ingleses ali as estancias, e sinceramente crei oque todos ganhamos hematomas na coluna e rins, devid ao que se diz chamar de “estrada á porto alegre, ou zona sul”

  12. img
    NIVALDA CORREIA Responder

    O nosso aeroporto é o ponto de entrada dos nossos visitantes é a principal fronteira de entrada de estrangeiros turistas para visitar a nossa linda terra.
    Eu me pergunto como os sucessivos governos de Saotomé deixaram esta infraestrutura importantssima para o Pais para a entrada de divisas de investidores chegasse a este nivel de degradaçao.
    Enquanto se preocupavam mais em sugar o herario publico e delapidar a nossa economia pouco fizeram para evitar esta situação.
    Deputados que pouco discutiram e abordaram esta situaçao que a todos nós poe em causa.
    Também pudera com um vice-presidente que várias vezes substituiu o presidente da republica que,mais se preoucupava em eriquecer elicitamente e correr atras das catorzinhas,destruir futuro de jovens aliciando-as com as mais nogentas formas,aproveitando-se da sua pobreza e promete-as empregos e a partir daí lança o seu ataque cobarde como fez com a moça de Aguagrande que andava com um SUZUKY carro esse tambem doado para as eleiçoes enfim SR.Eugenio Tiny voce é uma vergonha Aproveitador Destruidor de sonhos e futuros Corruptor,SIM corruptor CORROMPE AS NOSSAS JOVENS E CRIANÇAS SEXUALMENTE FAZENDO COM QUE SE VENDAM EM TROCA DE PROMESSAS DE EMPREGO.
    MAS COMO JA LHE DISSE A SUA HORA JA CHEGOU E NAS BARRAS DO TRIBUNAL VOCE ACABARÁ OOU EU NAO ME CHAMO NIVALDA.
    E por favor diga para não me ameaçarem que nao me INTIMIDAM

  13. img
    NIVALDA CORREIA Responder

    Á administraçao redaçao e direçao do TELA NON.
    Por favor NÃO vamos retroceder época da ditadura época de silenciar vozes incomodas época da CENSURA JA ACABOU,pelo menos é o que diz a nossa constituiçao.
    Somos um Estado de Direito,onde cada um é livre de expressar a sua opiniao,onde cada um têm liberdade de expressao,entao por favor Não Violem a CONSTITUIÇAO.
    É a 2ªvez que meus comentários são censurados neste jornal,porquê?POR ESTAR A DENUNCIAR UMA VERDADE QUE ENVOLVE UM SUPOSTOGRANDE SR.DA NOSSA TERRA?
    POR ESTAR A FAZER O QUE MUITOS SABEM E NÃO TÊM CORAGEM DE DENUNCIAR?
    POR ESTAR A SER A VOZ DAS JOVENS VÍTIMAS DO SR.EUGENIO TINY?
    QUE INTERESSES OBSCUROS HAVERÁ NESTA TENTATIVA DE ME SILENCIAREM NESTE JORNAL?
    Que interesses defende quem censura meus comentarios que fazem alusão ao comportamento do sr.Eugenio Tiny?
    Sabem tão bem como eu que tudo o que aqui digo é VERDADEIRO poderá ser provado aqui ou onde quiserem sabem muito bem disso.
    Podem eliminar meus textos ou comentários mas a justiça sera feita em forum propio mas o jornal é a VOZ DO POVO é a VOZ DO DESPROTEGIDO então NAO ME CENSUREM OU ACREDITAREI QUE SÃO CONIVENTES.
    Nao uso pseudonimos,não uso nome falso uso meu nome verdadeiro e identifico-me em todos meus comentários então PORQUÊ?
    Sou a voz das victimas do Sr.Eugenio Tiny,quantas mais victimas ainda faŕá?

    NÃO A CENSURA A LIBERDADE É UMA DAS NOSSAS MAIORES CONQUISTAS

  14. img
    António Pinto Responder

    Se a água não chegou ainda à população este tipo de vedação não irá durar muito.
    A Engenharia Santomense já havia feito parte da vedação do aeroporto com materiais muito mais resistentes e duráveis, (Betão armado, alvenaria de blocos e arame farpado), só não sei porque é que nunca foi terminada a vedação total do aeroporto e porque é que esta solução não foi adoptada pelos americanos.

  15. img
    RS Responder

    Os americanos devem ter visto ali alguma galinha e pensaram que estavam a vedar um galinheiro. A solução ideal seria o uso de betão armado e alvenaria de blocos.

    • img
      Chris Allen Responder

      Este material brevimente n estara mais no lugar… Os ladrões estão fazendo festa a uma hora desta. Um chamando o outro porque a compra sera grande. o unico tempo que eles vão perder é vendendo. hahaha comedia

  16. img
    CARLOS NOBRE CARVALHO Responder

    Oi amigos,a vossa preocupação com o nosso País,também é a minha.Eu gostaria de ver e sentir STP a desenvolver a par de outros Países em vias de desenvolvimento.O desenvolvimento de um País no meu ponto de vista não é ter telemóvel,carros,gipes de alta gama.SUPONHO eu que o desenvolvimento,CENTRA-SE EM TER ACESSO A ESCOLA DE TODOS NÍVEIS,SAÚDE PARA TODOS E UMA ECONOMIA FAMILIAR TAMBÉM PARA TODOS.Infelizmente,como diz uma comentadora,no nosso País não se vê nenhum Deputado no Parlamento de STP a defender questões de interesse COLECTIVO,ou seja,AS PERIORIDADES NECESSÁRIAS QUE O PAÍS TEM PARA MUDAR DO SEU CENÁRIO ACTUAL.Existem sim aqueles que aproveitam da fraqueza económica da população para exibirem,gozarem com a MORAL PÚBLICA,aproveitando-se mais das camadas jovens,sobretudo das camadas femininas,mais desprotegidas.Portanto,são infecções que se não começarem a ser erradicadas,o nosso País jamais saírá do fosso em que está.A ARROGANCIA,A CORRUPÇÃO,O CINISMO,A INVEJA,A MENTIRA,A EXIBIÇÃO,entre outras,São as FAÇANHAS que os nossos POLÍTICOS TÊM QUE LIMPAR DAS SUAS CABEÇAS.O NOSSO HUMILDE POVO ESTÁ FARTO DE SER ENGANADO.

  17. img
    CARLOS NOBRE CARVALHO Responder

    Em relação ao nosso único AEROPORTO INTERNACIONAL,os Politicos estão fartos de viajar,porquê que hà trinta anos nada foi feito ou não copiaram um pouco dos outros países e mudaram o cenário deste?São muitas questões importantes que esqueceram,não esquecendo dos seus bolsos.Com o surgimento do NOVO GOVERNO,NOVOS HORIZONTES SE ABREM.TEMOS É QUE ESTAR ATENTOS AOS INIMIGOS E AMIGOS FALSOS DO NOSSO PAÍS.FORÇA.

  18. img
    caboverdiano Responder

    se falassem menos e lutassem para o bém da vossa terra tinham tudo de bom mas nao é so falar fazer nada

    • img
      CARLOS NOBRE CARVALHO Responder

      Se me permite meu compatriota Caboverdiano,falar também é uma forma de luta.É preciso fazer ouvir a sua voz por causas justas.Os SANTOMENSES que falam,também estão a lutar para a mudança.Entretanto há várias formas de luta na qual poço mencionar algumas:REBILIÃO,LUTA ARMADA,REUNIÕES OFICIAIS OU CLANDESTINAS,INTERVENÇÕES ORGANIZADAS COLECTIVAS OU INDIVIDUAIS,INCLUINDO SEITAS,entre outras.Portanto meu amigo Caboverdiano,em vez de estares a meter o nariz nos problemas de STP,preocupa-te com os problemas de Cabo-verde.Se quizeres colaborar connosco,colabora a bem e não destroi.A AFRICA TODA PRECISA DE SE RECONSTRUIR E NÃO DEVE ESTAR AO SABOR DO OCIDENTE.TEMOS QUE TAMBÉM NOS IDENTIFICAR COMO UM CONTINENTE,ACEITÁVEL,CREDÍVEL ONDE TODOS SE SENTEM FELIZ E PODERÃO GOZAR DE BOA SAÚDE,ALIÁS É EM ÁFRICA QUE TEM TODAS AS RIQUEZAS QUE O OCIDENTE TRANSFORMA E MAIS TARDE VENDE,OUTRA VEZ A NÓS E MUITO MAIS CARO.É PRECISO QUE OS AFRICANOS TODOS SE UNAM,NÃO INTERESSA SER LUSÓFONO,FRANCÓFONO OU ANGLÓFONO,MAGREBINO,OU SEJA LÁ O QUE FÔR.OS AFRICANOS TÊM QUE ABRIR AS PESTANAS.OS AFRICANOS TÊM QUE DEIXAR DE SACRIFICAR OS SEUS SEMELHANTES PARA ESTAREM AO SABOR DOS QUE JÁ NOS HUMILHARAM COM A COLONIZAÇÃO.

  19. img
    Edjelson Responder

    Isto é uma autentica vergonha. Muitos derigentes viajam para la e para ca e mesmo assim não têm vergonha do aeroporto que eles pisam. É muito triste.

  20. img
    Pascoal Graca Responder

    Ora vejamos meus amigos.Um aeroporto com apenas um ou dois carros de bombeiros, sem casa de banho em condições,uma placa onde dois aviões de medio porte deficulta-se os trabalhadores estacionar pista em maus estados placa sem alinhamento sem iluminação adequada onde cada é capaz de dirigir-se ao avião ou melhor falta se segurança,tem ke estar sob alçada de uma organização internacional devido o perigo que lá ronda. Lembro-de que quando caíu uma avioneta no mar, até agora,ninguém nem o governo não soube explicar,nem se chamou a responsabiliudade a ninguem.Também se vai-se nomear um advogado que não é experiente e que conheça um pouca das regras de aviação é a mesma coisa,A ICAO só fez muito bem porque andam a jogar com a vida das pessoas.

  21. img
    Pascoal Graca Responder

    O nosso aeroporto precisa de quadros em todas as direcções,temos grande relação com portugueses, pquê não cooperarmos com os mesmos no sentido de irem pra lá elementos classificados formar os nossos pelois menos 3 meses. Digamos por exemplo, nas cargas e descargas,bombeiros, opera,ões e tráfegos, mesmo nos trabalhos de Catering,senaleiro de placas, etc,etc, e seria melhor irem pelo menos 3 indivíduos daqui,acredito que ficarim mais baratos aproveitava-se para formar pelo menos umas 15 a 20 pessoas.

Deixe um comentario

*