Sociedade

Voo da TAP desviado para Libreville

O voo da companhia portuguesa TAP, que deveria aterrar no aeroporto internacional as 5 horas da manhã de hoje, acabou por ser desviado para Libreville por causa do mau tempo e da falta de visibilidade da pista.

Desespero tomou conta dos passageiros que deveriam viajar as 6 horas desta manhã para Portugal. Mário Santana, turista português que deixou o hotel desde as 4 horas da manhã disse que o avião não aterrou e que segundo informações obtidas pelos passageiros o aparelho foi desviado para a capital gabonesa, Libreville por causa do mau tempo.

Eram 11 horas e o avião ainda não tinha regressado de Libreville. Só por volta das 12 horas é que o Airbus aterrou no aeroporto internacional de São Tomé. Leandro, comandante do avião, disse que quando chegou a São Tomé por volta das 5 horas da manhã, o aeroporto estava fechado. «Ficamos a espera, fizemos duas tentativas de aproximação, mas por causa da chuva forte desta manhã, não tivemos condições meteorológicas para aterrar, e tivemos que desviar para Libreville. Muita chuva e visibilidade restrita», explicou o comandante(na foto).

Leandro, reconheceu no entanto que o mau tempo desta manhã afectou toda a região da África Central, no entanto conseguiu aterrar no aeroporto de Libreville localizado há cerca de 300 quilómetros de São Tomé.

A falta de iluminação da pista, agravou a falta de visibilidade e consequentemente a impossibilidade de aterrar em São Tomé.

A delegada da TAP em São Tomé e Príncipe, Natacha Branco, que também estava ao bordo do aparelho que veio de Portugal, realçou a falta de iluminação na pista como uma das razões do desvio para Libreville.«Pode ser que também tenha a ver com a iluminação porque o comandante não conseguia ver a pista. Se estivesse completamente iluminada, ele conseguia aperceber-se de onde estava a pista», afirmou a delegada da TAP.

Os passageiros que vieram de Portugal consideram de sensata a decisão do comandante do avião em desviar o aparelho para o aeroporto de Libreville. «Não se via nada as pistas estavam fora da visibilidade, achamos que o piloto fez a melhor opção. Estamos em crer que se houvesse melhores condições nas nossas instalações talvez podíamos ter outro desfecho», declarou o passageiro Osvaldo Abreu.

Com enorme atraso mas no entanto em segurança, o avião da WHITE que opera para São Tomé e Príncipe em nome da TAP, regressou a Portugal depois do meio-dia.

Note-se que a falta de iluminação na pista do aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe, faz parte da lista de recomendações da Organização Internacional da Aviação Civil ao Estado São-tomense. O aeroporto internacional arrisca-se a ser declarado como um perigo para a navegação aérea, se não corrigir determinadas situações que na perspectiva da ICAO, põem em causa a segurança da navegação aérea.

Abel Veiga

    54 comentários

54 comentários

  1. Nome

    12 de Novembro de 2010 as 15:23

    O Sr. Fradique de Menezes, Sr. Rafael Branco, Sr. Miguel Trovoada, Sr. Guilherme Posser, Sr. Gabriel Costa, Sr. Delfim Neves, Sr. Benjamim Vera Cruz, etc., deveriam estar dentro desse avião, para sentirem na pele esse episódio.

    • Ate quando nosso São Tomé e Principe

      15 de Novembro de 2010 as 21:41

      De certeza que eles não iam nem se preocupar. Porque se fosse pra resolver isso ja teriam resolvido.
      Quem tem que tomar medidas e a fiscalização internacional. Fecha logo este aeroporto que temos, assim eles vão dar um jeito de ajeitar.

  2. Matabala

    12 de Novembro de 2010 as 15:40

    Tiraste-me as palavras da boca…

  3. Osama bin Laden

    12 de Novembro de 2010 as 15:42

    Credo filhos que foram nascer em STP, credo.

    Parte aquela casota chamada aeroporto e fazem uma coisa como deve ser. Se não sabem fazer vão a cabo verde e copia a o projecto do aeroporto da Praia e fazem. Fogo credo, vocês são gente ou Satanás?

    Credo falta de ambição, quero falta de amor a terra…………

    • Paracetamol 500mg

      12 de Novembro de 2010 as 16:14

      Osama Bin Laden…copiar, não!!! Porque nunca dá certo, mas sim construir algo de raiz que adequa as necessidades e interesses económicos de STP. Graças a Deus stp não tem tempestade de areia…

    • Tagarela

      15 de Novembro de 2010 as 15:49

      Copiar aeroporta da Praia? Nem copiar nem inspirar. Aquele aeroporto é pequeno, aberto, aquelas tendas não suportariam as nossas chuvas…
      Concordo que deve ser feito um aeroporto, mas com dimensões e estruturas razoáveis para o tráfico aéreo de ST e estimar o aumento futuro. Pensemos muito mais alto, criemos vergonha na cara e construemos um aoreporto internacional, digno desse nome.
      O aeroprto é o cartão de visita de um país. Viva STP!!!

      • Ate quando nosso São Tomé e Principe

        15 de Novembro de 2010 as 21:51

        Também concordo.
        Nos não precisamos de aeroporto de outro mundo, só precisamos de uma com condições mínimas e com estrutura de aeroporto. Não é um aeroporto aonde tudo é feito é um único quadrado, aonde os passageiros se misturam com visitantes, a casa de banho muitas vezes cheirando a xixi, se tiver mais de um avião na placa não da pra todo mundo ficar na sala de embarque, o bar com uma garrafa de Whisky na prateleira mas se você pedir uma coisa diferente não tem. Um aeroporto com condições e pela posição geográfica que nos encontramos muitos voos passariam por la e com isso estaríamos ganhando dinheiro para mante-lo.
        Mas como tudo em são tomé os políticos não estão nem ai. Vamos levando com esta vergonha.

        Nós não merecemos isso.

    • Ke kwa

      16 de Novembro de 2010 as 14:35

      Osama, parece me que o PT ouviu o seu apelo e já está em Cabo Verde com um lápis, borracha e folha de desenho para copiar.

  4. SUBA

    12 de Novembro de 2010 as 16:23

    credo credo ate quando meu deus ,a culpa de tudo isso e o senhor posser porque na altura em que o sr posser era primeiro ministro havia financiamento para construcao de um aeroporto de 2 pisos com nao de obra estrangeira ate conheco a planta ,mas sabem o que o tal fulano disse …
    Nos nao somos crianca entrega-nos o dinhero que construamos o nosso aeroporto por isso esta ai, tribunal de contas tem muito trabalho pela frente s.tome esta na situacao que esta porcausa desses ditos dirigente ,so quero que tirem o nome de internacional e so fica aeroporto de sao tome desculpem pela falta de acentos o meu PC esta pormatado em ingles.

  5. Assuncao

    12 de Novembro de 2010 as 16:44

    Olha, credo “memo”, k falta de tudo k os sucessivos Governos se apresentam, at’e parecem analfabetos; nem copiar e seguir projectos bem concebidos e com resultados sao capazes, sempre de maos estendidas a pedir esmolas e creditos, e quando recebem, fazem merdas – perdoem-me expressao, mas ‘e demais- e nos ‘e k pagamos a divida cada vez maior, enfim, “SO COM CRISTO” e com SAO TOME poderoso k nos protege dos piores desfechos.
    Com cumprimentos.

  6. Nikols

    12 de Novembro de 2010 as 16:51

    Isso não se pode admitir,no pleno século xxi, o único aeroporto que se diz internacional de STP sem iluminações nas pistas.Mas sinceramente!

    • Ate quando nosso São Tomé e Principe

      15 de Novembro de 2010 as 22:01

      Podes crer.
      Eu uma vez estava em cabo verde em transito e vinha pra são tome na TAAG para São Tomé e de repente chamam as pessoas pelos microfones do aeroporto de cabo verde para embarcarmos 1 hora antes do previsto. Eu cheguei e perguntei as autoridades no aeroporto porque a pressa e eles me falaram. “Tem que ser agora para dar tempo de chegar antes de anoitecer porque la não tem luz na pista”.
      Imagina a cara de vergonha que fiquei.
      Vamos que Vamos

      • Peter

        18 de Novembro de 2010 as 14:42

        Discordo categoricamente com a declaração deste sujeito. É pura mentira, e não entendo qual é a intenção desta declaração. A pista do aeroporta da Praia é bem iluminada, apesar de problemas energéticas em Cabo Verde como em muitos países, a pista é bem iluminada e nunca nenhuma companhia aéria questionou este aspecto, muito menos a Organização Internacional da Aviação Civil. Deixemos de agir com sentimentos supranacionalista no intuíto de querer denigrir imagem de um país que tem dado provas a nível internacional da sua competeicia em termos de desenvolvimento que e´Cabo Verde. O Sr. se calhar nunca visitou o aeroporto de Sal. Cnvido-lhe o fazer. Cabo Verde tem 4 aeroportos internacionais e há projecto para novas construções. Cabo Verde é, e pode sim Senhor servir de exemplo para para STP em muitos aspactos, Só não quem não quer ver ou quem é cego ou supranacionalista.
        Comentando o episódia enquanto natural de São Tomé, só tenho a dizer que é um cenário triste que podia pôr em risco a vida de muitos que não têm nada a ver com a incompetencia crónica e aguda dos sucessivos Governos de STP. Poqrque aquele que se ousa chamar aeroporto internacional, nem tem condições de um aérodromo. Para além de ser muito pequeno, não reune as condições basicas para ser denominado aeroporto internacional. Espero que a Organização Internacional da Viação Civil mande o mais breve possivel fechar este aérodromo antes que aconteça uma tragédia.
        Saudações

  7. Nikols

    12 de Novembro de 2010 as 16:52

    Queria dizer em pleno

  8. De Longe

    12 de Novembro de 2010 as 17:10

    Bin Laden, votei “Bom” mas espero que pensemos juntos sobre outro lado da situação:
    Acho que não são satânicos os filhos de S. Tomé que mergulharam o país nessa escuridão. São nossos legítimos irmãos que nós não soubemos fazer parar. Até quando iremos deixar continuar?
    Aliás, quando eles estão divididos por forças partidárias a ver quem fica com o bolo e nós apoiamos um ou outro a espera da promessa que nos fazem, o que será? Julgo que nessa altura estamos a ajudá-los a acabar com decência a troco da nossa migalha. Poderemos assim dizer que eles são satânicos?
    Já falhamos todos. Não procuremos culpados.
    Mais: como sou cristão penso que Deus não resolverá o nosso problema. Deus não dá. Deus ajuda. Ele já nos deu a capacidade para melhorarmos sempre a nossa vida e espera que iniciemos para nos ajudar.

    VAMOS NOS UNIR EM BUSCA DE MELHORIA. Isto implica primeiramente fazer parar a (com licença do Dr. Hector)lixificação que os nossos irmãos nos impõem na nossa própria terra. Isto é dizer basta ao uso do bem de todos por parte de alguns.

    TODOS JUNTOS CONSEGUIREMOS.

  9. Jorgek

    12 de Novembro de 2010 as 17:18

    o nosso país está entregue a bicharada no bom termo da palavra!!

    reforma urgente nesse estado de coisas…

  10. A LEI

    12 de Novembro de 2010 as 17:48

    TRISTE E MUITO TRISTE
    Osama bin Laden NEM CASOTA AQUILO É. VAI LA PARA VERES QUANDO CHOVE

  11. A.G brasil

    12 de Novembro de 2010 as 18:04

    Nao é a primeira nem a segunda vez que coisa deste tipo acontece em Sao Tome, poxas ate quando vamos ter um aeroporto em condicoes, isto é uma pouca vergonha, o unico aeroporto do pais, ainda nesta calamidade.

  12. Hugo Lima

    12 de Novembro de 2010 as 18:12

    Depois na campanha dizem amor a terra. Tenhem amor ao dinheiro do povo que vão ai sacar e construir tudo para o seu bém estar e conforto.
    Nada haver com povo, mas seja como for tenho certeza que Rafa rezou estava no avião a sua filha a tal Delegada da Tap.Natacha Branco.

    Os meus parabéns ao Piloto.

  13. caboverdiano

    12 de Novembro de 2010 as 19:38

    é uma vergonha 35 anos pós a independencia ainda reina esta misséria ainda a forros que falam mal dos portugueses pergunto eu quem é que governou s.tomé ao longo destes 35 anos foram os portugueses ou algum pais estrangeiro ? nao foram os herois da libertaçao para a desgraça do povo S.Tomense por isso nao devem falar mal dos outros contentam com os vossos herois da libertaçao

    • Hugo Lima

      16 de Novembro de 2010 as 19:20

      Palavras pra quê! Temos k dar as mãos a palmátoria, tens toda razão caboverdiano.

      35 anos é demais muito tempo, enfim, 15 do partido uníco, 20 de democracia. nem dá para acreditar como passou o tempo.
      Bem haja a tds STP.

  14. felado

    12 de Novembro de 2010 as 20:20

    Na verdade é uma poca vergonha, uma simples iluminação da pista, talvés custe menos que duas viajem do Sr. Fradique ou de outros dirigentes qualquer e as suas comitivas… a este passo que vamos não melhoramos nunca… Infelizmente até nisso o deus lhes protege… coisa da vida, nenhum deles estavam lá dentro… mais quem sabe um dia… isto é mais umas das barbaries de STP.

  15. kua muntu

    12 de Novembro de 2010 as 20:24

    Em geralmente com os erros se fazem as correcoes ,para alem da vergonha que temos estado a passar como santomense por causa de um simples gerador que o Fradique tem em sua casa para somente eluminar das 12am ate 5am uma vez por semana coremos grande risco de ficar sem cento e tal pessoas,como sao tome poderoso e mae indicou este aviador caminho para gabao obrigado gaboneses por ter nos recebidos esta madrugada ,eu tambem estive no aviao …SANTO ME PODEROSO NAO DORMI….

  16. N.C

    12 de Novembro de 2010 as 20:31

    O pior ainda pode acontececer se mantivermos com esse formato de betao armado a que se chama de areoporto internacional

  17. Alberto Nascimento

    12 de Novembro de 2010 as 21:03

    Eu acho que estamos muito perto do fim desta fase para entrarmos numa pior.
    Chamasse mudança.

  18. zeme almeida

    13 de Novembro de 2010 as 9:46

    Nao concordo com o primeiro comentario na totalidade.Cabe-nos responsabilizar os sucesssivos governos,que conduziram o destino deste Pais.Falta um antigo presidente,que nao aparece no seu comentario.Sabia que na Democracia so servem para cortar fitas?Hoje temos coisas feitas por alguns.Exemplo ali o Taiwam que muita gente criticou naquela altura,hoje tem servido de grande maneira o nosso povo.Hao ha nenhum elogio por parte dele.Ate fazem guerra de tacho,porque o Pais tem dinheiro.O tal ex-presidente nunca foi criticado duma forma construtiva.Acho que nao deveriamos deitar culpa as certas pessoa.Viva o povo de S,Tome e Principe unidos venceremos.

  19. zeme almeida

    13 de Novembro de 2010 as 9:50

    Digo(Nao ha)erro na escrita

  20. SOS

    13 de Novembro de 2010 as 10:54

    Quandudo avião estava a alterar na pista de STP pessei ki fosse uma estrada. fiquei muito preocupado, com a pista do aeroporto de são tomé.
    Tantas viagens que o nosso dirigente fazem no mundo fora, deveriam servir de bom exemplo para mudar o nosso País/STP. Façam comparação com outro países que voçês visitam, não têm vergonha de convidar, Portugueses, libios, americanos, CHINESES, brasileiros, franceses e outros para São Tomé e Príncipe, sintam vergonha e façam a comparação por favor… credo!!! vergonha nacional.

  21. Cesarjesus

    13 de Novembro de 2010 as 15:19

    Sao com estas condicoes que pretendemos desenvolver o TURISMO no nosso Pais!!!

    Haja Paciencia…

  22. fred

    13 de Novembro de 2010 as 17:10

    isso realmente é uma calamidade que se faz sentir o nossa país….uma ilha tao pequena de dar contas dos problemas que assola a nossa sociedade….que vergonha..ate quando vamos viver nessa situações…estou de acordo que ICAO PUNISSE SEVERAMENTE, o fechamento do aeroporto que se chamar de internacional em STP,

  23. rapaz de riboque

    13 de Novembro de 2010 as 18:32

    pois meus amigos isto é uma vergonha a 35 anos que somos independentes nao temos um aeroporto em condiçoes a sala de embarque que mete nojo em Agosto quando fuia a lisboa nem agua tinha nas casas de banho realmente é uma vergonha , nós estamos mesmo atrazados em relaçao aos outros paizes da era colonial portugues, mas culpa-se muito o actual presidente da republica mas acho que antes dele já estiveram no poleiro outros que também nao se importaram com as necessidades do pais porque este presidente nao esta no poder a 35 anos vejamos o porto que temos um barco para descarregar uns contentores quantos dias esta ao largo da nossa baia a espera o pior é que ainda me lembro de tantos bateloes que tinhamos e rebocadores que deixar de existir po nosso problema é que nao tivemos politicos a altura para guiar os distinos do pais pos a independencia meus amigos deus queira que um dia isso mude mas acho muito dificil porqu com a crise mundial que se avizinha vai ser muito mau porque os politicos deviam ter tomado medidadas quando todos os paizes que nos ajudaram tinham para dar pedir nao é vergonha roubar é que é feio o outro mal da nossa terra é que falamos muito e por vezes mal de quem nos ajuda e somos rancorosos e odiamos muito nao sei porque temos que mentalizar que somos pobres e tudo e todos que vierem por bém sao bem vindos deixarmos de ser grandes sem podermos porque visto bém estamos muito atrazados

  24. Digno de Respeito

    14 de Novembro de 2010 as 2:08

    Na minha opinião, são exemplos de males que muitos dos nossos santomenses continuam a alimentar muito segamente endeusando os ditos “heróis” e “heroinas” pelo processo que conduziram e que deixa rastos bem visíveis até os dias de hoje. E o efeito parece ser multiplicador. Basta analisarem um dos antigos parceiro de STP que alguns “senhores inteligentes” entenderam deixar de lado preferindo os da “FORMOSA” asiática. E o tempo está dando resposta a esses ditos “inteligentes” estagnados no tempo. Basta reparem na listas dos potenciais paises paises emergentes. No meio da crise global é a China quem aparece como a forte potência mundial. O país que tanto desprezaram é o que aparece com uma nova visão estratégica e económica e financeira para a Africa Lusófona. Reparem no meio da aposta chinesa onde para STP que poderia ser uma das beneficiárias desta nova oportunidade? Acredito que no meio de tantas alegrias e tristezas os chineses deixaram um Palácio dos Congressos que é hoje um rico património santomense. E se a cooperação fosse bem aproveitada para aquilo que realmente faz falta ao país, acredito que teriamos boas infraestruturas públicas como aeroportos (em ST e P), vias de comunicação em bom estado, equipamentos polidesportivos, entre muitos outros que fosse eventualmente pensado para o bem de STP e não no bolso particular. Essa seria uma aplicação inteligente á grande aproveitando a mais valia que o parceiro tivesse para nos oferecer. Mas, parece-me que a visão é curta, estreita e sega….. ao ponto de hoje termos o único aeroporto no estado que todos conhecemos…..

  25. códó gincu

    14 de Novembro de 2010 as 7:39

    comentar o quê? contra factos não há argumentos.

  26. SANTO MARÇAL

    14 de Novembro de 2010 as 8:36

    Meus senhores, conheço um ditado que diz: “QUEM NÃO VIVI PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA VIVER”. A justiça divina tarda em chegar, mas um dia esses pulhas que se dizem de dirigentes de STP vão procurar mão para se coçarem a sarna que estão a arranjar para esse povo tão humilde que somos.
    “UM DIA É DA CAÇA E O OUTRO É DO CAÇADOR”. “QUEM SAI NA CHOVA É PORQUE QUER SE MOLHAR”. BÔ BÊ PONTOPÉ DÁ NI GIBA DÔLÔ MUNTUÊÊÊ
    O nosso povo estão apenas se fingindo, que nada está passando, BEBENDO PARA DORMIR E ACORDAR PARA BEBER, mas o nosso despertar está por perto, os senhores que nos aguardem.
    Haver vamos

    • Hugo Lima

      16 de Novembro de 2010 as 19:31

      Subscrevo-me as tuas palavras
      Bom entendedor pocas palavras bastam.Valeu.
      Desinem, aúa diném escá flebê. Olá eê blóká akúêdê,

  27. zeme almeida

    14 de Novembro de 2010 as 9:15

    Uma dos empreendimentos que os nossos governantes deveria dar especial atencao,o Aeoroporto.O primeiro local onde recebemos nossos visitantes.Que vergonha meus senhores!Mudemos de mentali- dades porque estamos no mundo moderno e no seculo XXI.Como diz no nosso ditado:Ke, bem labado a ca conce gina chicada.Viva S.tome and Principe

  28. zeme almeida

    14 de Novembro de 2010 as 10:22

    digo(Um dos empreendimentos)

  29. pantufas

    14 de Novembro de 2010 as 13:02

    O caso do aviao da white q voa para a Tap,nao e so por falta de iluminacao da pista.A falta e de um ILS(instrument landing system),q deve custar cerca de dois milhoes de usd.Com a divida dos ditos empresarios politicos da nossa praça ao fisco dava para comprar o equipamento,formar tecnicos,e garantir a manutençao durante mais de dois anos.
    Os americanos gastaram cerca de 300 mil usd,cercando o aeroporto,mas tudo está na mesma.Vemos pessoas e animais atravesando a pista regularmente,ou melhor agora está pior,os animais entram pelos portoes,passeiam pelo recinto ec já não encontram a saida.È triste.

  30. CT

    14 de Novembro de 2010 as 15:50

    Existe os tais “donos de STP”, todos sabem qual é o mal que causa.Mas existe o senhor “Doutor de STP”.E poucos sabem quem é. Menos ainda sabem o impacto desta espécie na vida nacional.
    O senhor “Doutor de STP” vive do talvez, simplesmente toma idecisões. adecisão é um risco. E obriga a agir.Um “talvez” não tem implicação nenhuma, é um híbrido entre o nada e o vazio. Sem chegar a ser chave para nada, o Senhor ” Doutor de STP” ocupa lugares chave no Estado. foi-lhe dito para ser do partido. Ele aceitou por conveniência.Mas O “Doutor de STP” não é exactamente do partido no poder, O seu partido é o poder. Assim, ele veste e despe cores políticas conforme as marés.Porque o que ele é não vem da alma. Vem da aparência. Afinal o poder para ele é negócio, vendendo a si mesmo. cada parcela chama-se comissão. Curiosamente o Doutor, é veemente crítico da corrupção, mas quando beneficia os outros.Acho que entendeu ma a máxima cristã de ” amar o próximo” pk ele ama o segunte, isto é, ama o governo eo governante que vêm a seguir. Ele é útil no país do talvez e na economia de faz de conta. Para um país sério dá nesses tipos de noticias”Voo da Tap desviado para Libreville”

    • FC

      15 de Novembro de 2010 as 9:31

      Gostei…!

  31. Ke kwa

    15 de Novembro de 2010 as 8:03

    Já disse esqueçam Taiwan como fez a Guiné Bissau e estabelaçam relaçoes diplomáticas com a Republica Popular da China e isto caminhará para frente. Já viram o aeroporto, a Procuradoria Geral, o Estádio Nacional inaugurados em Moçambique semana passada e o Palácio do Governo em Bissau? Cooperem com gente séria e nao com tentaculos do imperialismo.

    • Tagarela

      15 de Novembro de 2010 as 15:58

      O problema, em certa medida, não é com quem se coopera, mas sim o que manifestamos querer deles.
      Essas infraestruturas não foram impostas aos países, mas vontade dos Estados que as receberam. Se for para pedir, saibamos pedir. É o que nos falta. Saber pedir em prol de STP!!! Viva STP!!!

      • Nome

        16 de Novembro de 2010 as 14:46

        Achas que o pessoal não sabe pedir!?
        Só não vemos o resultado do pedido deles, esta que é a verdade.

  32. Macarofe

    15 de Novembro de 2010 as 9:09

    Depois de tantos comentários pergunto e daí? caros compatriotas, este espaço tão brilhante é para desabafarmos. Os nossos Dirigentes não querem saber…. A comissão de Gestão da enasa essas horas devia demitir em bloco ou colocar cargo a disposição. È assim a boa governação. As coisas devem ser feitas da melhor maneira possivel. E nós reclamammos e os tipos riem de nós. Vamos organizar uma manifestação nacional e pedir os directores ( da parte da CST, EMAE, ENASA, CIAT, dentre outros )para demitirem imediatamente.Fui

  33. Caquenha

    15 de Novembro de 2010 as 15:09

    Meus queridos irmãos gostaria de saber como anda o tão falado progeto da DOCA de peixe. Porque tanto se falou e se especulou de que isso iria contribuir de que maneira para o desenvolvimento do nosso país, que se isso ñ deu em nada é uma vergonha e dinheiro mal gasto. Eu digo isso porque melhor terem pego nesse dinheiro e construido um aeroporto com o estatuto de aeroporto internacional do que aplicar o dinheiro num progeto desse sabendo que Santomé ñ tem barco pesqueiro.Ou é mais uma obra para iludir o povo e subtrair alguns dividendos para para vosso beneficio?

  34. Chave da Cidade

    15 de Novembro de 2010 as 20:16

    Águas passadas não movem moinho.So espero q governo de Dr Patrice Trovada n venha cometer os mesmos erros dos governos anteriores.

  35. Só visto!!!!

    15 de Novembro de 2010 as 20:34

    Meu caro Amigo!
    Nem doca nem peixe, nem porcaria nenhuma.
    Na nossa terra ja se fez campanha internacional de tanta coisa; sobre o petroleo; sobre doca; sobre porto de águas profundas; sobre zona franca; sobre o espaço aereo que seria uma mina, sobre tanta coisa e o que se vê é nada. Os que foram ficando a frente do destino do país so têm retórica”muita conversa fiada” muito bla bla bla, muito “yes”, muito paleio e nada fazem. o que vês na terra é só paleio.

    • Nome

      16 de Novembro de 2010 as 14:48

      Exactamente! E, paleio seco!

  36. Hélcio Viegas

    16 de Novembro de 2010 as 9:45

    Bravo, caros leitores. Mas há dois aspectos técnicos sobre os quais gostaria de vos ilucidar sobre aviação.
    O primeiro, é que o desvio de aeronaves para aeroportos alternativos acontece todos os dias por inúmeras razões dentre as quais, meteorológicas. O segundo, é que a TAP opera com um aparelho que é AIRBUS A310, com uma dimenção e invergadura considerada de risco para os perfis do nosso aeroporto… e eles sabem disso…De um maior aeroporto precisamos – é verdade!!!!

  37. "Osama Bin Laden"

    16 de Novembro de 2010 as 16:25

    Se algo de muito mal acontece a Natacha Branco neste voo, hoje o pai dela Rafael Branco estaria a dizer assim:

    Se eu não comesse todo dinheiro deste país, de certeza que STP teria um aeroporto em condições e nada disso aconteceria a minha filha, depois disso tenho quase a certeza que o Rafael Branco ia ficar com este peso na consciência até o dia que Deus o chama-se para o seu interno descanso.
    Meus senhores por favor façam qualquer coisa para construir um aeroporto em condições antes que um dos nossos filho morra num acidente, (peço a Deus que isso não aconteça). Meus senhores, homem prevenido vale por dois, o país é nosso, façam algo por ele.
    Deus nos proteja dos todos os males amém.

    • "Osama Bin Laden"

      16 de Novembro de 2010 as 16:27

      “Se algo de muito mal acontecesse” é isso que quis dizer

  38. Ze Maria

    17 de Novembro de 2010 as 1:26

    Esses senhores nessa lista foram Primeiro Ministro de Sao Tomé e Principe.

    O que têm a dizer sobre isso? Porque será que não providenciaram a construçao de um aeroporto seguro no país?
    Respondam-me se tiverem argumentos.

    Primeiro-Ministro Início Fim
    Leonel Mário d’Alva 21 de Dezembro de 1974 12 de Julho de 1975 MLSTP
    Miguel Trovoada 12 de Julho de 1975 Março de 1979 MLSTP
    Celestino Rocha da Costa 8 de Janeiro de 1988 7 de Fevereiro de 1991 MLSTP
    Daniel Lima dos Santos Daio 7 de Fevereiro de 1991 16 de Maio de 1992 independente
    Norberto d’Alva Costa Alegre 16 de Maio de 1992 2 de Julho de 1994 PCD-GR
    Evaristo Carvalho 7 de Julho de 1994 25 de Outubro de 1994 ADI
    Carlos da Graça 25 de Outubro de 1994 31 de Dezembro de 1995 MLSTP-PSD Interrompido brevemente (15 de Agosto de 1995 –
    21 de Agosto de 1995) durante um golpe militar
    Armindo Vaz d’Almeida 31 de Dezembro de 1995 19 de Novembro de 1996 MLSTP-PSD
    Raul Bragança Neto 19 de Novembro de 1996 5 de Janeiro de 1999 MLSTP-PSD
    Guilherme Posser da Costa 5 de Janeiro de 1999 26 de Setembro de 2001 MLSTP-PSD
    Evaristo Carvalho 26 de Setembro de 2001 26 de Março de 2002 ADI
    Gabriel Arcanjo da Costa 26 de Março de 2002 7 de Outubro de 2002 MLSTP-PSD
    Maria das Neves 7 de Outubro de 2002 18 de Setembro de 2004 MLSTP-PSD Interrompido brevemente (16 de Julho de 2003 –
    23 de Julho de 2003) durante um golpe militar
    Damião Vaz d’Almeida 18 de Setembro de 2004 8 de Junho de 2005 MLSTP-PSD
    Maria do Carmo Silveira 8 de Junho de 2005 21 de Abril de 2006 MLSTP-PSD
    Tomé Vera Cruz 21 de Abril de 2006 14 de Fevereiro de 2008 MDFM-PL
    Patrice Trovoada 14 de Fevereiro de 2008 22 de Junho de 2008 ADI
    Joaquim Rafael Branco 22 de Junho de 2008 jun 2010 (se memoria nao de falha) MLSTP-PSD

  39. edney

    20 de Dezembro de 2010 as 17:23

    es una penaaaaaa….pero es pais no tiene na culpa. la culpa é dos diregentsssss malvadosssssss e com eles en frente do pais isso jamas ira para frente. É MT TRISTE.EDNEY

  40. Edjelson

    8 de Julho de 2011 as 1:54

    Muita vergonha. Estive nesse aeroporto 5x e senti mt vergonha de la estar. é algo sem condiçoes medianas. é mt triste, pq aquele nome de internacional aquele aeroporto não tem nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo