Estudante São-tomense da Universidade de Aveiro criou um canal de televisão para a comunidade em Portugal

Pela primeira vez a comunidade Santomense em Portugal e no resto do mundo, pode contar com um canal de Tv produzida exclusivamente com conteúdos da colaboração dos seus telespectadores.

A ideia surge de um estudante do terceiro ano de licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro (Portugal), que desta forma pretende promover mais a cultura Santomense e de ser mais uma forma de comunicar e levar a informação nacional em formato audiovisual a toda comunidade Santomense além fronteira.

Os objectivos do canal prende-se com a forma como podemos mudar a forma de comunicar e informar atreves de recolhas de testemunhos de cada um dos compatriotas que vivem na diáspora, e incentivar a produção caseira.

O canal  pretende ainda realização de debates e programas de entretenimento, com o particular pormenor que é, dos apresentadores e a equipa de produção não estarem no mesmo espaço (estúdio), sendo que cada um se encontrará em espaços diferentes e em países diferentes.

Tudo isso é possível, recorrendo a técnicas de vídeo-conferência. Sendo assim, aproveitando as tecnologias já existentes na Web que possibilitam fazer qualquer tipo de transmissão online em tempo real, é assim que o mentor do projecto decide por em prática alguma experiencia já adquirida em projectos de televisões universitárias criadas pelos alunos.

Assim, ultrapassasse o limite das transmissões feitas em broadcast (uma das tecnologias actuais de transmissão de televisão) em que temos que ter uma TV para poder aceder aos conteúdos produzidos exclusivamente para ela, e estamos limitados a essas emissões devido aos limites territoriais, mas nos nossos tempos esse paradigma tende a mudar com a forma como nós acedemos as informações.

Hoje já é possível qualquer canal de TV em qualquer lado do planeta desde que tenha uma ligação á internet com acessos básicos utilizando a tecnologia de streaming.

É desta forma que Hamilton Trindade o mentor do projecto, faz nascer o SantolaWebTV, televisão dos Santomenses na internet.

O canal encontra-se na sua fase experimental, estando a passar apenas vídeos musicais, e até agora já contou com algum material fornecido por pessoas que aderiram ao projecto, e num futuro próximo pretende-se estabelecer parceria com a televisão São-tomense (tvs) para a retransmissão de programas e não só.

Ainda não possui um site próprio as transmissões ainda estarem concentradas no site que oferece a tecnologias de streaming (www.livestram.com/santolawebtv ) e  partilha em redes sociais.

A meta do canal é dar todo poder de comunicação áudio visual aos seus telespectadores, com uma grelha de programação bastante diversificada não perdendo de vista a cultura são-tomense, por isso a nossa visão determina que “Este Canal também é Seu!”

De salientar que o canal santolaweb TV poderá ser visto em qualquer parte do mundo e a inauguração oficial está previsto para finais de Janeiro do próximo ano 2011.

Por : Wualdyner Boa Morte

Téla Nón

  1. img
    DONADOCE/ frança Responder

    Waou super, felicitacao!! bravo! histo da exemplo aos nossos jovens,

    bravo encore une fois.

  2. img
    José Maria Cardoso Responder

    Num momento em k o país vive os limites da liberdade de imprensa, STP vê nascer um filho, ao meio do caminho, k soube tirar do conhecimento universitário, o proveito das novas tecnologias.
    Caro jovem, sentar na cadeira universitária, é partir dos conhecimentos dos outros, ilustrar a nossa capacidade e oferecer o novo que contribua para inovar.
    Vá em frente k STP merece!

    • img
      Luzamira Vera Cruz Responder

      É de louvar a vossa iniciativa parabéns

  3. img
    Celsio Junqueira Responder

    Meus Caros,

    São destas noticias que o povo precisa.

    Esse empreendedorismo e sobretudo em tecnologia nova e sofisticada.

    PARABÉNS!!!

    Abraços e Boa Sorte,

    PS – A ver se o Governo censura este também ;)?!?

    • img
      Santola_webtv Responder

      Olá caro amigo Celso, obrigado pelas tuas palavras, e só para dizer-te que não há como o governo censurar o canal. O governo não pode censurar a voz do povo e dos emigrantes.

      • img
        Celsio Junqueira Responder

        Meus Caros do Santola_webtv,

        “O governo não pode censurar a voz do povo e dos emigrantes.”

        Só por esta atitude e o empreendedorismo, disponibilizo-me “solidariamente” para connvosco.

        Estou e fico muito feliz quando um ou mais Santomenses fazem coisas boas e util.

        Um Grande Abraço e mais uma vez Boa Sorte.

  4. img
    Rodrigo Responder

    Parabéns Hamilton, fiquei orgulhoso e chamei os meus colegas para mostrar esta excelente iniciativa de um conterrâneo.
    Que sirva de exemplo para todos os estudantes de todas as áreas.
    Inovem e sejam diferentes.
    ATENÇÃO o link no artigo está errado, o correcto é este: http://www.livestream.com/santolawebtv

    • img
      Santola_webtv Responder

      Rodrigo obrigado pela correcção do link é sinal que já és um dos adeptos do projecto.

  5. img
    Jony Cruz Responder

    parabens e parabens!

    fiquei boquiaberto pela criatividade e inteligencia bem empregue deste jovem!

    mil felicitacoes e desde já é um orgulho poder ver jovens com horizontes tao empreendedores!

    abracos!

  6. img
    Tagarela Responder

    Congratulações pela iniciativa e execução do projecto. Empreendedorismo é imprescindível no desenvolvimento individual e do país. Muita força, perseverança nessa ardua e prazeirosa empreitada. Viva STP!!!

  7. img
    Santola_webtv Responder

    A todos o meu obrigado por essas palavras encorajadoras, agora cabe a todos nós dar-mos vós e expressão a este canal não se esquecendo que “Este canal Também é seu!”

  8. img
    Santolas Responder

    Que excelente ideia!
    Quero te dar um conselho : Quando terminares a tua Licenciatura por favor regresse à Sao Tomé. O nosso pais precisa de jornalistas como tu e a São Deus Lima.

    • img
      Santola_webtv Responder

      Ola “Santolas” eu não sou Jornalista, sou um tecnólogo da comunicação (solução de comunicação multimédia e humana) esta é a minha área de formação.

  9. img
    Sr.blága Responder

    Meu carro Hamilton.
    Os meus parabens e encorajamento.
    Agora é só gente junta as mãos e fazer anda o teu porjecto piloto.

    Governo que sa foda.Vamox mostra os gajus o power da inovação do futuro.

  10. img
    Pelax Oliver Responder

    também meus melhor cumprimento pra si, desejo -te forças e corragem na sua careira educativa e aproveita pra ti agradecer por ter criado santolatv de forma a expandir a nossa cultura por todo mundo e fazer o mundo conhecer São. Tomé e Príncipe

  11. img
    Suely Cunha Responder

    hooo Muitos parabéns Hamiltom!!

    e sinto-me ainda mais orgulhosa por ter ajudado, com a entrevista…estas 100% de parabéns…continua e muita força!!

  12. img
    dasilvauk Responder

    Minhas Felicitacoes Pra este senhor k soube estudar e tirar partido dakilo k aprendeu, meus Parabens e k nunca pare de inovar.

Deixe um comentario

*