Sociedade

A Resposta de São Lima ao ADI

O Partido no poder em São Tomé e Príncipe, o ADI, fez chegar, no passado dia 13, ao jornal online cabo-verdiano A Semana, a sua posição, sobre o caso do cancelamento da entrevista com o Dr. Carlos Veiga e eventos subsequentes, nomeadamente a ordem do meu pré-despedimento. A referida nota circula igualmente na internet. Eis a minha resposta, ponto por ponto, agradecendo ao Jornal a sua publicação.

Sobre a nota ‘explicativa do ADI’

Não deixa de ser extraordinário, que a primeira reacção oficial e, até agora, única, a tudo o que aconteceu (envolvendo o Governo da República de São Tome e Príncipe, o Dr. Carlos Veiga, o Director da TVS que foi, em duas ocasiões,   o porta-voz das ordens do Governo e a minha pessoa)  apareça quinze dias depois, e vinda… do Departamento de Propaganda do ADI.

Sobre o convite do Dr. Patrice Trovoada para ser sua assessora.

Confirmo. O Sr. Primeiro-Ministro fez o convite e deu-me a honra de dois encontros mais ou menos prolongados, muito cordiais, ao longo dos quais abordamos assuntos diversos. Sem querer entrar em pormenores, a minha resposta ao Sr. Primeiro-Ministro foi clara e inequivocamente negativa, por razões óbvias.

Sobre o cancelamento da entrevista

Os chefes dos Departamentos Técnico e de Programas da TVS, respectivamente, o engº Eudijoão Espírito Santo e Edson Carvalho, podem corroborar a minha versão dos factos que, desde o princípio, se mantém única e inalterável.

Sobre a duração da entrevista

De forma alguma poderia ter sido acordada uma entrevista de uma hora e meia como diz a nota propagandística do ADI. E isto porque, duas semanas antes, ficara estabelecido entre o Director, Óscar Medeiros, os chefes dos Departamentos Técnico e de Programas e eu própria, que nenhuma edição de programa deveria ultrapassar 60 minutos, com ou sem plateia. A duração da entrevista com o Dr. José Maria Neves, na dupla qualidade de Primeiro-Ministro e líder do PAICV, foi determinada pela agenda do chefe do Governo Cabo-verdiano naquela noite.

Depois do telefonema do Director

Quando fui telefonicamente informada pelo Director, às 09.20 de quarta-feira, 1 de Dezembro, de que a entrevista marcada na véspera para as 10 horas, com a sua plena anuência e reconfirmada minutos antes, não iria ter lugar ‘por ordens superiores’, informei-lhe imediatamente de que não me era confortável apresentar justificações que desconhecia. Dirigi-me imediatamente à TVS e ao Gabinete do Director que me informou sobre as duas pessoas directamente ligadas à ordem de cancelamento. Poupo pormenores domésticos aos estimados leitores cabo-verdianos.

‘Aqui está o Dr. Veiga faça dele o que quiser’.

Versão risível se não fosse assustadora. Quando O Dr. Carlos Veiga e comitiva chegaram à TVS, estava eu no Gabinete do Director, que me pediu a mim e à sua secretária pessoal, Sra. Cléria de Sousa, que os fossemos buscar à recepção. Assim fizemos. Eu conduzi a comitiva ao Gabinete do Director, tal como lhe informara de que iria fazer e estive presente  ao encontro que terá durado aproximadamente 10-15 minutos, máximo. Assisti a todo o encontro e um dos momentos patéticos aconteceu quando foi avançada pelo Director, Óscar Medeiros, a justificação de que Cabo Verde se encontrava em campanha eleitoral. Foi imediatamente silenciado por um membro da delegação do MpD o qual lhe explicou que as eleições teriam lugar a 6 de Fevereiro e que a campanha eleitoral em Cabo Verde dura 15 dias, pelo que não podiam estar em campanha eleitoral. A comitiva do Dr. Veiga integrou, para além de Orlando Dias, deputado pelo círculo de África, o empresário João de Oliveira e ainda os responsáveis por São Tomé, Carlos Tavares e pelo Príncipe, Carlos Gomes, que chegou já no fim do encontro. Todos eles e todos os funcionários da TVS poderão comprovar o que digo.

A versão do Departamento de Propaganda do ADI é pura e delirante ficção, sem pernas, sem fôlego e sem imaginação. É simplesmente uma mentira.

Ser ou não ser assessora do Director

Simples: também aí, qualquer membro do Conselho de Direcção ou simples funcionário da TVS poderá desmentir a versão do Departamento de Propaganda do ADI.

Estado-Governo-ADI

A nota ‘explicativa do ADI’ é uma atabalhoada sopa conceptual que refoga numa mesma panela o Estado, o Governo e partidos, entidades distintas.

O meu contrato com a TVS, que expira no dia 31 de Dezembro, foi firmado com o Estado São-tomense, do qual é representante o governo A ou o governo B. São 26 contratos, exactamente iguais excepto nas assinaturas, todos com inicio a 1 de Junho e o término a 31 de Dezembro. Todos com duração de 7 meses e a promessa de enquadramento imediato no fim do contrato, mediante concursos internos.

O Departamento Administrativo da TVS ou as Finanças poderão comprova-lo.

Todos foram firmados com o DAF do Ministério – Departamento Administrativo e Financeiro – porque são assim os procedimentos. ATVS ou a Rádio Nacional ou outro departamento não têm autonomia administrativa e financeira. Até os subsídios pagos mensalmente, pela TVS ao seu colectivo de trabalhadores têm de ser visados pelo DAF do Ministério da Tutela. A ordem política do meu saneamento da TVS, não pode ser justificada pelo referido expediente administrativo.

Permanência ou não de São Lima na TVS

Ao contrário do que diz o ADI na sua nota propagandística, tipicamente de modelo “Partido-Estado”, a minha permanência nesse serviço público não depende de mim, São Lima. Houve uma ordem de pré-despedimento emitida pelo governo. Não creio que caiba ao ADI pronunciar-se nem sobre o futuro de São Lima versus TVS nem sobre o regresso ou não, sem censuras, do Programa ‘Em Directo’.

Resumo final

Recusando-me a admitir que o Departamento de Propaganda do partido escolhido pelos são-tomenses para governar São Tomé e Príncipe nos próximos quatro anos possua tão grande capacidade para deturpar a verdade dos factos, produzindo mentiras tão patéticas e infantis, resta-me concluir que alguém está a mentir insistentemente em vez de vir a público apresentar a sua versão dos factos.

São de Deus Lima

95 Comments

95 Comments

  1. sankhara

    15 de Dezembro de 2010 at 18:08

    prezada jornalista…

    tem sentido muitas coisas que aqui explicas. portanto, é uma questao de esprar até ao final e ver de facto quem tem a pura razao. se tu ou eles. estou confiante de que a verdade tarde ou cedo tao pura como é, virá ao de cima.

    • jaka doxi

      15 de Dezembro de 2010 at 22:56

      Ê SÁ MINA CU TÉMA!..

      CREDO JA CHEGA DE TANTO BÔBO CU DANÇO.

      SE A SÃO AINDA É FUNCIONARIA DA TVS COMO É QUE ELA TEM TEMPO PARA ESTAR TODA HORA NO TELA NON?
      POR FAVOR MANDEM A SÃO FAZER REPORTAGEM NOS LUCHÂS E FUNCAFUNCAS E VERÃO QUE TUDOM ISTO FICA RESOLVIDO.
      FUI

    • rubonfim

      16 de Dezembro de 2010 at 14:17

      IGNORANTE

    • Batepá

      16 de Dezembro de 2010 at 20:43

      Puxa vida.

      Como consegue chegar a tanto….

    • Joao Martins

      17 de Dezembro de 2010 at 5:50

      MAS QUE TAMANHA IGNORANCIA. SE JA USAS INTERNET, ERA BOM QUE LAVASSES A MENTE COM CRIOLINA, PARA ESTARES A NIVEL DAS PESSOAS QUE PARTILHAM ESTE ESPACO

    • Santos

      17 de Dezembro de 2010 at 10:26

      Você se torna muito ridículo fazendo este comentário! deves crescer mentalmente. Meu caro amigo É melhor ficar calado do que abrir a boca para dizer besteiras.

    • Albertina Botelho

      22 de Dezembro de 2010 at 12:09

      Este tipo de comentário tem como intenção provocar, levantar suspeitas. Quem age assim regra geral é pago para isso. Estas manobras são típicas de pessoas que recebem um salário para fazer um jogo sujo.

    • Jg

      10 de Janeiro de 2011 at 10:17

      Como diz o outro ” Tu calada és um poeta”

    • maria chorona

      15 de Dezembro de 2010 at 23:56

      a ignorancia é o maior mal da humanidade

    • COCO' DE BICHO

      16 de Dezembro de 2010 at 0:44

      Ao ler a posicao de ADI sobre assunto em questao, da’ para perceber que estao desorientados e a meter as maos pelos pes, mais uma vez.
      Estamos atentos e nao confundimos alhos com bugalhos.

    • Aroma

      18 de Dezembro de 2010 at 20:24

      Que vergonha! País de mentirosos, governo mente, jornalista mente …..

      Credo!

      Nessa novela só falta a VERDADE, mas lá vamos nós assistindo os episódios atentamente, quem sabe no final descobrimos quem é o verdadeiro “assassino”.

      De uma coisa tenho certeza, este elenco devia ser usado na proxima novela da TVI!

  2. mano

    15 de Dezembro de 2010 at 19:08

    sankhara
    Fizestre bem. O mundo é assim mesmo. Pede a São´para publicar ela propria a carta “confidencial” que escreveu à Inocência Mata a pedir que fizessem abaixo assinado contra o colega de profissão: Oscar Medeiros.

    sankhara cuidado com a cobra! Ela pode te picar. por isso dobra a língua. A São tentou quimar o colega da profissão. Porquê? E se o colega decidiu lhe dar o troco, nós é que vamos defender. Advogados de diabo. Quem semea vento colhe tempestade. força São!

    • maria chorona

      15 de Dezembro de 2010 at 23:54

      A vossa inveja é que n têm conhecimentos nem contactos em nenhum lado excepto esta pequena ilha

    • maria chorona

      15 de Dezembro de 2010 at 23:58

      Gorgulho tinha razao

    • ET

      16 de Dezembro de 2010 at 14:29

      A liberdade de expressão é de facto um direito universal. Mesmo quando é usado de forma displicente. Peço encarecidamente à Maria chorona que clarifique em que aspecto terá o Gorgulho razão. Porque nao vejo como é que um homem responsável por um massacre pode ter razão. Não vejo como é que um homem que usa sua ambição pessoal para matar pessoas pode ter razão. È necessário respeitar quem morreu e quem sobreviveu. Se concorda com ele, então faça uma petição internacional para que o mundo peça desculpas formais ao Hitler pois ele também tinha razão nesse caso.

    • sankhara

      16 de Dezembro de 2010 at 18:27

      já vi a tal carta. mas nao dá evidencias palpáveis de nada. ou nao achas?

  3. JorgeK

    15 de Dezembro de 2010 at 19:38

    espero que este caso chegue ao tribunal e que se apure a verdade. o povo nao sabe em quem acreditar.
    estao em jogo atentado à liberdade e disfunção do governo. Onde está a verdade??!!
    Não acredito que o ADI queira deitar por terra todo o trabalho efectuado nos eio do partido para se conseguir um grande eleitorado na eleição transacta. Cuidado Patrice, sou seu fã, mas, cuidado com certas posições.
    só o facto de responder no site do seu partido, é mau e desrespeitador. Isto nao é um problema SÃO-ADI, é um problema SÃO-GOVERNO.

    • kidaleôôôôô

      16 de Dezembro de 2010 at 12:49

      Jorgek,
      O ADI não fez nenhum “GRANDE” esforço para ganhar as eleições, como tu e algumas pessoas tentam fazer crer. Mas sim, o que houve é FALTA de TRABALHO SÉRIO da parte dos partidos que compunham o então Governo (MLSTP/PSD e PCD). Em suma, o ADI ganhou por DEMÉRITO dos outros, só assim é que se explica como é que o Partido “inteligente”, “organizado” e jovem como sugere o ADI, vem oferecer a opinião publica um esclarecimento sem fundamento e delirante como aquele. É triste muito triste…
      Oscar Medeiros sabe e, se não sabe deveria saber na qualidade de “Jornalista” que é que todos aqueles que tentam SILENCIAR jornalistas pagam caro, isso é básico em política.
      Sabem o que esta acontecer com o nosso querido Oscar Medeiros,é o que se denomina na “grota” de “ bô mé cu ubué bô”
      Governo tem que tomar juizo…

    • Atenta.

      16 de Dezembro de 2010 at 16:56

      Tens toda razão. sobre essa coisa da mudança, há um texto interessante no blog de um compatriota:

      http://www.bocapito.blogspot.com

    • Mimi

      17 de Dezembro de 2010 at 9:05

      Vale a pena ler

  4. JorgeK

    15 de Dezembro de 2010 at 19:39

    espero que este caso chegue ao tribunal e que se apure a verdade. o povo nao sabe em quem acreditar.
    estao em jogo atentado à liberdade e disfunção do governo. Onde está a verdade??!!
    Não acredito que o ADI queira deitar por terra todo o trabalho efectuado nos eio do partido para se conseguir um grande eleitorado na eleição transacta. Cuidado Patrice, sou seu fã, mas, cuidado com certas posições.
    só o facto de responder no site do seu partido, é mau e desrespeitador. Isto nao é um problema SÃO-ADI, é um problema SÃO-GOVERNO.

  5. mano

    15 de Dezembro de 2010 at 19:53

    São! ê nom disse ôssê pá cala bôca. Tá a falá bué pukê. decha eles cu praga deles.
    depois de 4 anos gente vai vê. Vamo trabalhar pá nosso candidato ganhar presidente e gente vai ajustar conta. calma só. ê tô côssê. força.

  6. H DA SILVA

    15 de Dezembro de 2010 at 19:53

    Sao de Deus,essa e a realidade do nosso querido pais…foste fazer frente a esses viloes, e assim sera vao te cortar as asas infelizmente.STP sempre foi ou junta te a nos ou nao seras ninguem.fuiiiiiiiiiiiii

    • maria chorona

      16 de Dezembro de 2010 at 0:00

      ser gente em s.tome e n ser ninguem em nenhuma parte do mundo é igual ao litro

    • manuel sousa

      24 de Abril de 2011 at 8:03

      de vários palavrosismos que li,esta citaçao é sem duvida a unica q mereceu a minha atençao. simples,verosimil e contundente.admiro a genialidade da tua mente. amei

  7. Lagaia

    15 de Dezembro de 2010 at 20:09

    É muito grave a ADI interferir em assuntos do estado.
    Pena que ADI confunda Partido do governo com o próprio governo.
    Alguém que explique a essa gente qual é a diferença.

    • manuel sousa

      24 de Abril de 2011 at 8:14

      ó lagaia, grave é a tua veleidade,a tua excitaçao de animo. emt mais grave ainda é fazer afirmaçoes levianas e de mao gosto.
      porque n permaneces no teu estado de lagaice,ao invés de escrever sandices?

  8. Júlio Silva

    15 de Dezembro de 2010 at 20:34

    A senhora São Lima sempre foi uma jornalista habilidosa em todos os domínios e nem sequer quero entrar noutras áreas de domínio mais estrito, como aliás os amigos bem sabem. A defesa ou o ataque que se fazem no nosso país dependem das ocasiões e oportunidades, factos característicos da nossa sociedade que tanto a São Lima como os amigos e amigas que hoje a defendem são os mesmos que no passado noutras ocasiões e noutras circunstâncias a criticaram por motivos diversos. É pena que a São Lima ao longo da sua vida, nomeadamente nos últimos anos, não tenha sido capaz de perceber que no nosso país a amizade já não é o que era. Os que hoje a defendem são os que noutros tempos a criticaram e vice-versa no futuro. É pena que São Lima ainda não tenha percebido isto.

    • Joao Martins

      17 de Dezembro de 2010 at 5:38

      Caro Julio, toda gente sabe quem tu es. Es aquele que fez porcarias e criticou os japoneses por falta de arroz na terra quanto comeste o dinheiro do mesmo. Devias estar preso.

  9. MASCARADO

    15 de Dezembro de 2010 at 21:10

    Já tenho saudades do jornal “O PARVO”
    Quero dizer a São DFL limitada que teatro sem BOTER não é teatro .
    Peço à São para tirar a máscara e dar demónio cara dele.
    Esta novela deixou de bater aqui na banda, alias ela nunca bateu.
    Mas bom, estarei torcendo para que o teu livro saia ainda este ano, será o grande presente que irei pedir ao pai natal.

    • maria chorona

      16 de Dezembro de 2010 at 0:04

      Buter morreu por alguem, n traga no nome do morto para o velorio

  10. E. Santos

    15 de Dezembro de 2010 at 22:05

    Não quero duvidar de ti São, mas acho que estás, tu e também o próprio Tela Non, a usar de forma abusiva as nossas opiniões manipuladas em teu proveito próprio.

    É verdade que na terra de Cegos quem tem olho é Rei, e és de facto (infelizmente o J.Bouças não o soube ser, por isso não apelou), mas a nós não nos enganas mais com estas cenas.

    Meu conselho São: Se achas que a razão está do teu lado, continua a fazer o teu trabalho com dignidade e isenção, seja na TVS, na Rádio ou noutro lado qualquer.
    Não precisas do Governo para ser livre e ter a tua liberdade de expressão.
    Luta e encontra formas de dar a volta a questão sem esse teatro todo e sem usar-nos a todos neste trama de conspiração.

    Mais do que isto. Gasta esta energia que estás a demonstrar ter dentro de ti, paraa angariar fundos, encontrar parceiros, investidores para abrir uma Estação de Televisão Privada onde de facto possas te sentir livre.

    Vamos te agradecer isto e também o facto de estares a contribuir para sociedade dando emprego aos São-Tomenses.

    Que a Apolinária ilumine o teu caminho, ela que é tão sábia.

    è que sinceramente, acho que se continuares a insistir nesta anedota, vais te despencar…e mal. A nossa imagem constuimos com anos de trabalho, mas pode ser destruida em menos de uma hora se não a soubermos gerir.

    • visão de domingo

      18 de Dezembro de 2010 at 8:46

      Até parece que o senhor não tem sensibilidade, é lamentavel que exista gente tão cruel assim!! Talves deves ter um emprego e ganhas bem né:os teus comentários são tipicamente de alguém k está cega não num mas em dois olhos.Até mete piada no meio de tanta coisa séria, como é k é abrir uma TV privada para menos de 2 meses o senhor Varela e companhia limitada mandarem fechar. Se fores o E:Santos k estou a pensar vou lhe perdoar pk acho que quando teceste tais falas estavas no estado de bebedeira.
      Até parece um garoto…

    • Albertina Botelho

      20 de Dezembro de 2010 at 19:43

      O senhor é que é uma anedota! O seu paternalismo cheira mal, presunção também … a Conceição não está a usar ninguém, só assina o abaixo-assinado quem quer, ninguém é obrigado.O senhor ainda não percebeu que a São é uma voz de São Tomé reconhecida internacionalmente pelos especialistas académicos do mundo inteiro e o senhor não é ninguém! Que legitimidade tem para dizer à jornalista o que ela deve fazer? Fique feliz por poder dizer essa baboseiras aqui neste espaço e não ter ninguém para o calar!

  11. António Veiga Costa

    15 de Dezembro de 2010 at 22:08

    Já estou começando a “pegar o fio da meada”: tem Carlos Gomes/PCD na história??? Ah! PCD, Ah!

    • maria chorona

      16 de Dezembro de 2010 at 0:13

      PCD,n é um partido santomense como qualquer outro, aliais que levou os trovadas ao poder

    • natura

      21 de Dezembro de 2010 at 17:32

      Sinto muito contradizer-te, mas foi o trovoada quem levou o PCD ao poder e nao o contrario… O povo queria mudanca, estava disposto a dar tudo ao Trovoada e o unico partido que havia naquela altura era o PCD… Da uma revista na historia vai..

  12. elisa

    15 de Dezembro de 2010 at 22:45

    isso parece me mais um desses teatrinhos políticos, tipicos da nossa comunidade santomense…o disse que n disse…e no final de tudo n se sabe realmente quem tem razao e quem n tem…pessoal, ha que parar com esses joginhos de manipulaçao da opiniao do povo santomense, que tao inocentemte vai caindo nessas historinhas e no final das contas acaba sendo o mais prejudicado, sem saber realmente em quem confiar…o povo tem que ter algo firme para poder se sustentar e sentir segurança…ahhhhhhh, palhaçada de país que vai fragilizando a opiniao publica…tem que parar…cada macaco no seu galho…ha que se respeitar uns aos outros…e alem disso quem errou tem que aprender a assumir os seus erros, responsabilidades e consequencias senao o país n avança…

    • Albertina Botelho

      20 de Dezembro de 2010 at 19:57

      A senhora se é que é senhora só fala lugares comuns uns atrás dos outros “cada macaco no seu galho”, “o povo”, etc. Uma das coisas que me espanta nestes comentários é que é muito fácil ver quem depende do clientelismo governamental e da fidelidade ao partido. Vir aqui dizer mal da Conceição Lima é fácil, ela é o cavalo a abater, agora vir aqui defendê-la já é preciso coragem porque essa será a próxima vítima. É por isso que os comentários negativos da maior parte dos subscritores não têm qualquer significado e só demonstram a mediocridade das pessoas que labem as botas ao partido no poder que está a acabar com a democracia em São Tomé. Sem liberdade de expressão não há democracia. Assim não há democracia em São Tomé e não foi Conceição Lima que se amordaçou, foi amordaçada.E é esse facto que está a deixar o país mal visto internacionalmente.

    • manuel sousa

      24 de Abril de 2011 at 8:36

      para a srª,os subscritores q nao tecem comentários ao seu favor,ou melhor os que sao livres de opinar,para si,lambem as botas ao partido no poder!e a srª,lambe a b ota de quem?da sao n deve ser,ela n usa botas,se calhar de lamber os … do padre inácio,desculpe,é quem fala o q n deve ouve o q n merece,dizia a m avó

  13. maria chorona

    15 de Dezembro de 2010 at 23:42

    os santomenses estao completamente perdidos, explicar sem compricar bauee Patrice cu varela. varela lembra tempo jota

  14. Underdôglas

    16 de Dezembro de 2010 at 0:14

    Que está claro que o governo praticou CENSURA e meteu o bedelho na programaçao da

  15. COCO DE BICHO

    16 de Dezembro de 2010 at 0:21

    Ao ler a Posicao Oficial da ADI sobre o assunto em questao, da’ para perceber que estao desorientados e a meter as maos pelos pes, mais uma vez.
    Nao sei aonde Sr. Patrice foi buscar elementos que passam a vida a confundir alhos com bugalhos, permanentemente!

    • manuel sousa

      24 de Abril de 2011 at 8:58

      desorientado anda você,se é que lhe posso chamar camarada,basta começar pelo seu pseudonimo “coco de bicho”, isto é nome que se apresenta numa rede social? para mim pessoa desta indole revela disturbio de personalidade. dai q n têm legitimidade moral para julgar quem quer q seja.
      olhe, a mascara se lhe dermos a cor ela torna a nossa propria face

  16. Underdôglas

    16 de Dezembro de 2010 at 0:25

    Dizia… que está claro que o governo CENSUROU a entrevista e armou-se em director de programas ja foi dito em anteriores posts.

    Que a defesa da Sao é fraquinha é também uma realidade.

    Que a ADI faz operaçao de propaganda, grande novidade! O Partido tem de defender o patrao que é PM e isso faz-se em todo o lado.

    Que a Sao diz que a ADI mentiu, nada de novo, nao me espanta. Mas a Sao nao consegue ter uma defesa que tire da cabeça de qualquer leitor a duvida instalada.

    Por exemplo está escrito ou nao que o contrato nao é renovavel. Isto a Sao nao diz passando esta informaçao que é muito importante em branco!

    Que toda a gente minimamente informada tem de saber que a campanha eleitoral ainda nao começou, o que nao quer dizer que o programa nao teria qualquer influência no eleirado.

    A data está marcada para 6 Fevereiro e nao é porque ha diferença de um mês do inicio da campanha que tal teria qualquer peso; Na cabeça das pessoas a campanha ja começou.

    Portanto a defesa é uma falacia.

    Que a Sao deixa implicita que também queria entrevista o primeiro ministro e presidnte do PAICV, tal nao ficou claro.

    A Sao teria que ser mais directa; para um jornalista tida como estrela e com muitos diplomas, deixa desejar a clareza da sua mensagem. Tinha que dizer por exemplo, Carlos Veiga, ia ser entrevistado, mas também o primeiro ministro de CVerde.

    A frase da Sao é dúbia. Afinal o primeiro ministro de CVerde vai visitar também STomé para a Sao poder fazer-lhe uma entrevista como pretendia fazer com Veiga, ou essa entrevista seria por telefone, à distância?!

    Se fosse à distância, o tratamento nao seria o mesmo, pois a entrevista de Veiga ia ser no estúdio. Logo Neves estaria em desvantagem. Se Neves ia ser entrevistado no estudio como Veiga, entao porque é que a Sao nao é mais clara e directa?!!

    Fraquinha, senhora jornalista! Nao me convenceu!

    • kidaleôôôôô

      16 de Dezembro de 2010 at 14:49

      … e tu também não me convenceste agora com esse seu parlapiado… seja coerente e ponto final que a jornalista foi bem clara na sua defesa foi.

    • Albertina Botelho

      20 de Dezembro de 2010 at 20:03

      Senhor quanto lhe pagaram para escrever esse conjunto de disparates? A unica coisa que o senhor tentou foi convencer os leitores que a Conceição Lima não tinha sido inteligente e não deu respostas, não respondeu às acusações. Este tipo de táticas são comuns nas pessoas que trabalham para as policias politicas nos países que não são democráticos.

  17. De peito aberto por STP

    16 de Dezembro de 2010 at 8:37

    Caros internautas do nosso Tela-non, que, talvez, devesse chamar “Tela-São”. É realmente triste e repugnante o que tem passado em torno a este caso, que bem se pode classificar de uma “tempestade numa tampa de carica sem água”. Pelo andar das coisas, o Tela-non está a perder a sua credibilidade. Estou completamente atónito com o tamanho descaramento do editor ou dos editores desta notícia. O quê que o Tela-non pretende afinal?
    Manipular e continuar eternamente manipulando a opinião pública em relação a este assunto?
    Pelo andar das coisas denota-se que os comentários dos internautas têm informado mais as pessoas que o próprio Tela-non que é, no fundo, o detentor deste jornal digital.
    Pois é inadmissível que um jornal de gente aparentemente séria faça a cópia integral de um comentário de um simples internauta para fazer dele a sua notícia (Diga-se de passagem, que até a forma de citação feita por mim foi linearmente copiada.)
    Meus amigos, irmãos, são-tomenses como eu, algo de muito grave se passa aqui. A citação feita por mim desde o dia 13 de Dezembro do corrente ano, foi feita com base a uma notícia publicada na página oficial do ADI, por ventura, nesta mesma data.
    Ora, a actuação do Tela-non em fazer o “copy/paste” do meu comentário só pode ter as seguintes interpretações:

    1.ª Os editores da notícia não têm, se quer, capacidade de investigação para fazer uma simples pesquisa na web e conhecer as demais opiniões oficiais sobre o assunto, pois poderiam apenas ir a página http://www.adidigital.com/ que encontrariam a notícia no seu estado original. Aliás foi o que eu fiz fazendo uma simples pesquisa na Google com as palavras-chaves: “São Deus Lima, Óscar Medeiros, TVS, Governo. “

    2.ª Aos editores do Tela-non não lhes interessa a verdade sobre o assunto.

    3.ª Os editores do Tela-non apenas estão interessados em defender cegamente a Sr. jornalista São Lima.

    4.ª Os senhores editores do Tela-non apenas querem continuar a fazer “barulho ” em torno ao assunto, aliás, tal como propôs a próprio São Lima no alegado e-mail enviado a professora Inocência da Mata.
    5.ª Os editores do Tela-non apenas publicaram está notícia, e apenas agora, porque perceberam que as pessoas já estavam a dar-se conta da grande manipulação que existia em torno ao assunto.

    6.ª Os editores do Tela-non apenas lançaram a notícia para criar uma oportunidade propositada e premeditada para que a nossa antes querida São Lima respondesse ao ADI.
    7.ª Tudo isto é uma tentativa de simular e forjar um pretenso contraditório, para uma vez mais manipular a opinião pública.
    8.ª e última, definitivamente a São Lima não tem razão sobre este assunto.

    Caros são-tomenses como eu, quero vos dizer que perante estas atitudes enfermiças, tanto da jornalista São como dos senhores editores do Tela-non, considero que estás actuações são gravíssimas, podendo mesmo ser consideradas um assunto de invasão absurda e premeditada da moral pública.
    Pois é inadmissível que se transforme um jornal apelidado de Tela-non, numa espécie de blog do São D…. Lima.
    É inadmissível que se queira a todo custo confundir, complicar, manipular, ao invés de esclarecer e informar a opinião pública.
    É prepotente demais usar e abusar de um canal de comunicação social para servir interesses que não vão de encontro a realidade.
    Acabem com isto de uma vez.
    Sejam sérios.
    Sejam jornalistas.
    Sejam humanos.
    Deixem de tratar as pessoas como ignorantes.

    • De peito aberto por STP

      16 de Dezembro de 2010 at 8:43

      Este comentário foi feito à noticia do Tela-non, relativamnete a “Posição oficial do ADI?. Mas penço que serve também para esta reação da São Lima. Pois está reação é apenas um efeito premeditado da outra noticia. Tudo muito bem planeado, acredito eu…

    • De peito aberto por STP

      16 de Dezembro de 2010 at 9:26

      Aqqui vai novamente o comentário ( só para ter a segurança de que vão publicar).

      Caros internautas do nosso Tela-non, que, talvez, devesse chamar “Tela-São”. É realmente triste e repugnante o que tem passado em torno a este caso, que bem se pode classificar de uma “tempestade numa tampa de carica sem água”. Pelo andar das coisas, o Tela-non está a perder a sua credibilidade. Estou completamente atónito com o tamanho descaramento do editor ou dos editores desta notícia. O quê que o Tela-non pretende afinal?
      Manipular e continuar eternamente manipulando a opinião pública em relação a este assunto?
      Pelo andar das coisas denota-se que os comentários dos internautas têm informado mais as pessoas que o próprio Tela-non que é, no fundo, o detentor deste jornal digital.
      Pois é inadmissível que um jornal de gente aparentemente séria faça a cópia integral de um comentário de um simples internauta para fazer dele a sua notícia (Diga-se de passagem, que até a forma de citação feita por mim foi linearmente copiada.)
      Meus amigos, irmãos, são-tomenses como eu, algo de muito grave se passa aqui. A citação feita por mim desde o dia 13 de Dezembro do corrente ano, foi feita com base a uma notícia publicada na página oficial do ADI, por ventura, nesta mesma data.
      Ora, a actuação do Tela-non em fazer o “copy/paste” do meu comentário só pode ter as seguintes interpretações:

      1.ª Os editores da notícia não têm, se quer, capacidade de investigação para fazer uma simples pesquisa na web e conhecer as demais opiniões oficiais sobre o assunto, pois poderiam apenas ir a página http://www.adidigital.com/ que encontrariam a notícia no seu estado original. Aliás foi o que eu fiz fazendo uma simples pesquisa na Google com as palavras-chaves: “São Deus Lima, Óscar Medeiros, TVS, Governo. “

      2.ª Aos editores do Tela-non não lhes interessa a verdade sobre o assunto.

      3.ª Os editores do Tela-non apenas estão interessados em defender cegamente a Sr. jornalista São Lima.

      4.ª Os senhores editores do Tela-non apenas querem continuar a fazer “barulho ” em torno ao assunto, aliás, tal como propôs a próprio São Lima no alegado e-mail enviado a professora Inocência da Mata.
      5.ª Os editores do Tela-non apenas publicaram está notícia, e apenas agora, porque perceberam que as pessoas já estavam a dar-se conta da grande manipulação que existia em torno ao assunto.

      6.ª Os editores do Tela-non apenas lançaram a notícia para criar uma oportunidade propositada e premeditada para que a nossa antes querida São Lima respondesse ao ADI.
      7.ª Tudo isto é uma tentativa de simular e forjar um pretenso contraditório, para uma vez mais manipular a opinião pública.
      8.ª e última, definitivamente a São Lima não tem razão sobre este assunto.

      Caros são-tomenses como eu, quero vos dizer que perante estas atitudes enfermiças, tanto da jornalista São como dos senhores editores do Tela-non, considero que estás actuações são gravíssimas, podendo mesmo ser consideradas um assunto de invasão absurda e premeditada da moral pública.
      Pois é inadmissível que se transforme um jornal apelidado de Tela-non, numa espécie de blog do São D…. Lima.
      É inadmissível que se queira a todo custo confundir, complicar, manipular, ao invés de esclarecer e informar a opinião pública.
      É prepotente demais usar e abusar de um canal de comunicação social para servir interesses que não vão de encontro a realidade.
      Acabem com isto de uma vez.
      Sejam sérios.
      Sejam jornalistas.
      Sejam humanos.
      Deixem de tratar as pessoas como ignorantes.

    • Téla Nón

      16 de Dezembro de 2010 at 11:14

      O documento foi publicado a pedido do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, membro da Direcção da ADI, que considerou tal documento como sendo a posição do partido no poder. Então acha que o Téla Nón deveria censurar, ou seja, não publicar o documento pedido pelo membro da direcção da ADI?

    • Batepá

      17 de Dezembro de 2010 at 13:01

      Bem dito.

    • Téla Nón

      16 de Dezembro de 2010 at 11:20

      Tendo o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, pedido ao Téla Nón que publicasse o documento como sendo a posição da ADI, acha certo que o Téla Nón não o fizesse?

    • De peito aberto por STP

      16 de Dezembro de 2010 at 11:49

      Com todo o respeito pelos profissionais que trabalham neste jornal mas acho que o Tela-Nom está a perder a credibilidade que sempre teve, apenas porque está a tentar ganhar uma guerra que não é sua. Nunca vi um jornal ou um editor de uma notícia a interferir directamente nos comentários dos internautas. Isto até parece uma bola de ping pong. Até parece que querem que prevaleça algo absolutamente… Sejam mais imparciais por favor. Deste geito nem vale a pena comentar neste forúm. Assim também estão a interferir na minha liberdade de expressão, que, até onde eu tenho conhecimento, apenas está limitada pelo uso de palavras obscenas, intimidatórias, etc. Acho que este não é o caso dos meus comentários. Sejam, no minímo mais prudentes. Convenhamos, por favor…

    • Arnaldo Bandeira

      16 de Dezembro de 2010 at 17:51

      Mas quem tem medo do Téla Nóm ? Vocês devia, ter medo da TVS que anda a colocar em causa a LIBERDADE DE IMPRENSA. Disto é que vocês deviam ter medo. Não acham? O Téla Nóm está simplesmente a cumprir a sua missão de ouvir as partes e informar os cidadãos. Eu, como um cidadão de pleno direito como qualquer outro acho que o Téla Nóm deve continuar a acompanhar o caso e a informar as pessoas. Chega de censura. O pais não se pode converter numa ditadura, doa a quem doer. Por isso peço, por favor, à Direcção do Téla Nóm para acompanhar o caso. Eu quero ser informado.
      Quem não quiser procure outro meio de informação.
      FUI
      Arnaldo Bandeira

  18. pagagunu

    16 de Dezembro de 2010 at 9:15

    Penso que é o governo que deveria vir a praça publica dar a sua versão dos factos e não a ADI , afinal já não ha diferença entre o partido e o Governo / Estado ? Pelos comentarios foe dada a ordem aos BOYS do Patrice para passarem ao contra-ataque. Viva sensura, viva a ditadura… só falta a eleição do Pinto da Costa para completar o sistema …

    • Verdade seja dita

      16 de Dezembro de 2010 at 14:16

      Achas mesmo que este caso tem tanta impostancia assim para o Governo vir a praça pública e responder. Só se isto fôr mesmo uma República das bananas. fui…

  19. Edy

    16 de Dezembro de 2010 at 9:48

    Minha amiga separa politica do jornalismo, so fizeste bem em nao aceitar a proposta do PM. mas kando keres prestar informaoes politica a populacao faca sem a cor partidaria. Se for para criticar faca de uma maneira geral.STP e pequeno e nos sabemos de ki ala politica a nama pertence. Acorda es uma profissional mostra o ki es.

  20. Santolas

    16 de Dezembro de 2010 at 9:49

    Rafael Branco! Senhor é um Deus.

    Por favor defende a São na proximo Parlamento

  21. yuelio

    16 de Dezembro de 2010 at 9:57

    Humbah Aguiar fala sobre o caso da Conceição Deus Lima. Achei interessante o ponto de viste dele, façam o link que acho que vcs tb vão gostar: http://www.youtube.com/watch?v=CW4JIcZqlmY

    • Mé-pô II

      16 de Dezembro de 2010 at 14:43

      Quem e este tal de Humbh Aguiar? Acabei de ver e ouvir o comentario dele no youtube, e acho que perdi meu tempo. O gajo só fala disparate. As vezes um gajo cruza com cada tipo…Este tipo é uma comédia. Hoje foi o dia em dei as maiores gargalhadas da minha vida

    • yuelio

      16 de Dezembro de 2010 at 22:03

      Acho que faz sentido algumas coisas que ele diz, e acontrários de muitos, não tem medo de dar a cara, e diz as coisas com frontalidade. Tenho certeza que muitos que estão ai a falar, só o fazem porque se podem esconder por baixo de pseudónimos… O que falta ao país são pessoas capazes e com coragem de dar a cara…

    • Batepá

      17 de Dezembro de 2010 at 13:05

      Ha pois, o dar a cara não é estar na diáspora e dizer algumas coisas giras.

      A frontalidade é estar no país, vivenciar cada instante, ser parte activa desta sociedade e, ainda assim, expor as coisas, defender uma causa, tentando ser o mais isento possível.
      FUI

    • Veneno de Cobra Preta

      17 de Dezembro de 2010 at 14:11

      Fica calado as pessoas que estão na diáspora contribui mais para STP, que muitos que lá estão.
      Vocês falam tão mal das pessoas que estão na diáspora, mais quando querem dinheiro telefonam para diáspora, quando querem um par de sapato telefonam para diáspora, quando têm fome telefonam para diáspora, quando querem gravata, camisa, perfume, telemóvel, sabonete, medicamento, maquina para cortar cabelo e outras coisas básicas que as partes activas já devia fazer chegar ao nosso país, telefonam para diáspora.
      Vocês deviam é acarinhar as pessoas que está fora do país pela coragem de estar longe da sua terra e mesmo assim não esquecer de quem lá ficou.
      Cabo Verde e Portugal mesmo Angola ao invés de atacar a suas diáspora, eles fazem ao contrario apoiam e dão carrinho.
      Tenta ouvir a RDPafrica e escuta a publicidade que uma instituição Cabo- verdiana está a passar para Cabo-verdianos e seus descendentes, a partir daí tira as tuas conclusões.
      Viva STP.

    • Sonia

      17 de Dezembro de 2010 at 16:58

      Acho muito estranho porque é que é sempre os próprios são-tomenses que deitam a baixo os seus próprios compatriotas ao invez de serem os primeiros a apoia-los…que gente mais esquesita a nossa n??!!!

    • jaka doxi

      16 de Dezembro de 2010 at 17:42

      Humba parece que tá cumido agua.
      fui

    • Sonia

      16 de Dezembro de 2010 at 22:07

      Se cumido água fala assim tão bem imagina se tiver sobrio…já tu mesmo sobrio dizes coisas que é de quem está completamente embriagado…Eu vi o comentário e achei-o muito sobrio

    • natura

      21 de Dezembro de 2010 at 18:11

      OLAAA… POIS O HUMBAH NO ESTAVA MUITO CONVENCEDOR NESTE ULTIMO ARTICULO… SE NOTA QUE LE FALTAVAM MUITO AS PALAVRAS, A EXPLICACAO NAO FOI BEM CLARA E PRA FALAR A VERDADE, ELE FALOU TANTO MAS NAO EXPLICOU NADA…
      UMA COISA E CERTA.! QUE NAO EXISTE LIBERDADE DE EXPRESSAO EM STP, ISSO E MAIS QUE CLARO QUE NAO. E SINCERAMENTE EM NENHUM PAIS DE AFRICA, QUIZA COM EXCEPCAO DE AFRICA DO SUL,EN NENHUM OUTRO PAIS AFRICANO EXISTE TAL COISA. UNS MAIS QUE OS OUTROS O MENOS, MAO NAO EXISTE. E COMO NAO EXISTE EM AFRICA, TAO POUCO EXISTE EM NOVAS DEMOCRACIAS! ENTRETANTO, HA MUITOS JORNALISTAS QUE ESTAO A LUTAR CONTRA ISSO, MUITOS ATE PAGANDO CONTRA A PROPRIA VIDA. NAO ESTOU A PEDIR NEM A DIZER QUE TENHA QUE SER O CASO DA CARA SAO DEUS LIMA! MAS COMO COMENTOU O HUMBAH AGUIAR, PORQUE QUE ELA CADA VEZ QUE VE UMA REPRESALIA PEGA O AVIAO E VOLTA PRA BBC E NAO FICA NA TERRA A LUTAR O ENTAO PROCURAR UMA FORMA DE COMBATER ISSO?
      OUTRA COISA, EM PARTES ESTOU DE ACORDO QUE A TAL ENTREVISTA NAO TENHA SIDO FEITA PORQUE POR MAIS QUE SE DIGA QUE NAO ERA ALTURA DA CAMPANHA, A ENTREVISTA TEREIA UMA CONOTACAO DE CAMPANHA PORQUE ESTAO PRESTES AS ELEICOES E STP CONTA COM UMA GRANDE COMUNIDADE CABO VERDIANA NO PAIS. SI HOUVESSE ALGUMA POSSIBILIDADE DE ENTREVISTAR AOS DOIS CANDIDATOS CREIO QUE A COISA SERIA DIFERENTE. CAROS LEITORES E OPINANTES DO TELA NON, ISSO EM STP O EM QUALQUER OUTRA PARTE DE AFRICA SUCEDERIA DA FORMA QUE SUCEDEU! E ESTOU QUASE SEGURA QUE SE FOSSE O CONTRARIO, NEM SEQUEIRA PASSARIA PELA CABECA DE UM JORNALISTA FAZER UMA PROPOSTA DESTA EM TAIS ALTURA.

  22. Santolas

    16 de Dezembro de 2010 at 10:02

    Maria das Neves

    A senhora é mulher por favor defende a São Lima e o programa “En Directo” no Parlamento.

  23. Joker Voz do Povo

    16 de Dezembro de 2010 at 10:46

    Pois é, se a São respondeu. Se ela deu cara, aonde está a Direcção da TVS? Que dê cara também. Que explique. Aonde está o Governo? Ahm, desculpem, esse país (São Tomé e Príncipe) nunca teve Governo, sempre teve sim, um grupo de individuos que apenas tratam da sua vida e de seus comparsas.
    Por isso, até hoje o Governo não responde.

  24. Terra Minha

    16 de Dezembro de 2010 at 11:05

    São de Deus Lima, não a conheço, mas orgulho-me em saber que em STP há pelos menos uma pessoa como a São. Não se deixe abater. Li no “A Semana”, aqui em CV, a reacção do ADI, mas ficaria melhor na fotografia se a reacção tivesse vindo do governo, e melhor ainda se tivesse reagido lá em STP. Força e coragem SÃO DE DEUS LIMA.

    • wxyz

      16 de Dezembro de 2010 at 12:27

      umagrande verdade que tambem dizes. porque nao se publicou primeiramente num jornal digital nacional???

      boa observacao!

    • Que coisa!!!

      16 de Dezembro de 2010 at 20:00

      Acho que este wxyz é mesmo parente da São…HIHIHIHIIH. O outro comentador é que tem razão. Ou se calhar tem mesmo QI baixo. fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  25. jp

    16 de Dezembro de 2010 at 11:25

    acho que esta-se a perder muito tempo com isso…. o País tem que avançar

    • Batepá

      17 de Dezembro de 2010 at 13:09

      ahahahah.

      O país está a avançar meu caro. Provavelmente o que pode estar a acontecer é estar-se a desviar a atenção face as coisas que realmente são mais pertinentes.
      FUI

    • Caloroso

      18 de Dezembro de 2010 at 10:31

      O pais esta avancar, mas ao passo de caranguejo, pois nao vejo nenhuma evolucao. Stome e principe, e tipico dos paises pobres, existe um grupo de pessoas que, essas sim, avancam e representam assim, a maior barreira ao nosso desenvolvimento e quando nao existe justica ou seja e inconstitucional haver justica em stome, segundo o proprio tribunal contistucional das ilhas verde, logo, ficamos ao “deus dara”.
      Rejeito, categoricamente, que o pais esteja a avancar, talvez daqui a mtas e mtas decadas e que de certo nao estaremos ca pra ver.

      caloroso

  26. jp

    16 de Dezembro de 2010 at 11:29

    Mais, procurem saber do Governo os projectos que o País tem para o desenvolvimento, o que se passa com o Porto em Aguas Profundas, Aeroporto etc…

  27. Joao Batepa

    16 de Dezembro de 2010 at 11:40

    Que metam esta senhora na cozinha!!!

    Ja nao ha homens em casa?

    Estou muito decepcionado com estes senhores.

  28. soba

    16 de Dezembro de 2010 at 11:57

    ADI agora é governo ou partido politico???

  29. CARLOS TIMOTIO

    16 de Dezembro de 2010 at 13:10

    Caros leitores Este assunto já esta a prolongar-se demais ..

    Por quê que estão a matar-se pelo esse caso ? será por porque é uma jornalista de elite que quis entrevistar um político numa altura de campanha ? Porquê que não fizeram isso com o caso do josé boça ? Porquê que os sãotomense não si unirão assim quando o tela nom publicou o caso da falta de água no hospital , subida dos preços de combustível, subida dos gêneros alimentícios, da crise energética, falta de saneamento , esclarecimento dos dossiês do petróleo tudo isso e muito mais, será que esses assuntos não de importância eu acho que poderia ter o mesmo ou mais destaque do que esse , poderiam também fazerem o abaixo assinado de maneira que criacem soluções para sua resolução….
    O povo de saotomense abrem olho isso não passa de politica e politica é o teatro é uma banda de mentirozos , aonde para vcoê sair bem tens que mentir , oh povo vamos preocupar com assuntos produtivos são tomé e principe esta parado e precisa de andar e si agente continuar assim desse jeito parando sempre nas esquinas para resolver esses pequenos assunto individual não chegaremos a lado nehum .
    Eu creio que exite ministerio da tutela para resolver este assunto vamos deixar o caso para eles resolverem.
    Todo esta para aqui em são tomé por causa de são deus lima.
    Tela Nom ja não publica outra noticia a não ser o Caso SÃO DEUS LIMA , isto porquê? por que os membros é da oposição do governo e são também não passa disso e os coitados dos leitores e simpatizantes estão atrás todos inocentes a fazer a campanha , a baixo assinado , publicações nos jornais internacionais entre outros..
    Fala- se aqui da liberdade de expressão , mais eu já fiz varios cometarios que o diretor deste mesmo jornal não publicou isto porque eu falei a verdade perante a pessoas deles aquele que de um certo modo si calhar sustenta o seu jornal.
    Numa questão de ética nenhum jornalista deveria manifestar-se a favor de um partido ou seja não poderia ser do partido A , B C OU D para evitar cenas dessas .
    Termino aqui espero que esta mensagem seja publicada . ABRAÇO A TODOS e BOAS FESTA………… MUITO TRISTE ….

    • Verdade seja dita

      16 de Dezembro de 2010 at 14:51

      Gostei mutio do seu comentário Carlos Timotio. Um comentário bastante sensato. Mas o problema meu é este mesmo. A São é do PCD e parece-me que o Tela-nom também. Ou ao menos o nosso Abel se bancou para aqueles lados. Pois não haveria nenhuma outra razão para continuar a sustentar esta palhaçada se não fôr a política. Eu é que não sou parvo… Dizem por aí que a São Lima até já anda a fazer campanhã para o Filinto. Eu não me meto isto é coisa de gente “gorda”. Un bé mué…

    • kidaleôôôôô

      16 de Dezembro de 2010 at 15:09

      “…NUMA QUESTÃO DE ÉTICA NENHUM JORNALISTA DEVERIA MANIFESTAR-SE A FAVOR DE UM PARTIDO OU SEJA NÃO PODERIA SER DO PARTIDO A , B C OU D PARA EVITAR CENAS DESSAS.”
      Concordo plenamente com esse seu apelo aos jornalistas. Entretanto, acho que deverias dirigi-lo em primeiro lugar ao O Senhor “Doutor” Coordenador da TVS, OSCAR MEDEIROS E AMBROSIO QUARESMA.
      A propósito do Ambrosio Quaresma, já perceberam que com esse governo o JORNAL PARVO ficou calado, não será porque o seu Director (Ambrosio Quaresma) esta a “ENGOLIR MASSA” do Patrice? Mistério…

    • jaka doxi

      16 de Dezembro de 2010 at 17:45

      Meu caro cuidado com as acusações.
      A interpol está no terreno e pode
      criar-te problemas.
      Fui

    • Arnaldo

      16 de Dezembro de 2010 at 21:07

      Bacuê senhor Mério Bandeira…
      FUI
      Arnaldo

    • CARLOS TIMOTIO

      17 de Dezembro de 2010 at 14:40

      A questão ética é para todos profissionais, sem excessão , tem que fazer o bom uso das suas ferramentas e ser digno ao ao escrever ou a citar qualquer tipo de artigo informativo ….

  30. OIHOS VIVOS

    16 de Dezembro de 2010 at 15:50

    Caros leitor(es) e leitoras).É repugnante este alarme social psico-são.A psico-mania que se quer instalar no nosso País em torno desta questão para desviar a atenção da nossa população para aquilo que é mais importante,quando sabemos que o País, o povo Saotomense reclama o essencial a paz. São manobras dilatórias.Já o havia tentado dizer,mas até o Tela Non também já apreendeu censurar as opniões, as crónicas, os comentários de pessoas que tentam abordar esta questão com algum descernimento e imparcialidade. É falta de assuntos e concordo com um dos comentadores que me antecedeu neste espaço em que não me recordo agora o nome,onde diz para a mesma ir fazer reportagem nos luchas.Será que o País acaba aqui? ou falta de criatividade e imaginação?Alguem que arranje-me um canal televisivo privado para esta senhora a quem eu pessoalmente respeito e não tenho nada de pessoal contra,mas dizia eu,paraela ir fazer um jornalismo de intervenção comunitário no combate a pobreza como por por exemplo: Sobre o foço que existe entre os ricos e os pobres em STP,enfim, como é que se comporta todo o nosso extrato social face aos ultimos acontecimentos.Ir aos luchans, aos nossos funcafucás etc,ect…,uma vez que Páis, as pessoas querem eleger outras prioridades!Valha meus Deus!Estamos fartos de um jornalismo de retórica.Oh Tela Nom,traga-nos outras manchetes, outras notas de destaque e assuma o verdadeiro papel de informar a opinião pública sem premiar a opinião publicada quando esta só serve para intoxicar o pensamento crítico do cidadão comum,procurando proteger a imagem do País e os Sao Tomenses.Haja bom senso dos fazedores da comunicação social sem manipulação e nem juizos de valores porque para todos efeitos ela ainda é funcionária da TVS e nós os contribuintes é que pagamos.Sinceramente!Olhos vivos.

    • De peito Aberto por STP

      16 de Dezembro de 2010 at 20:46

      Outro bom comentário… Acho que temos que nos unir e abrir um blog com abaixo-assinados contra a tentativa de perpetuação desta temática. Já estamos todos cansados das trocas de acusações que temos vindo a assistir aqui. Isto não nos vai levar a lado nenhum. Será que não percebem que está polémica, que no fundo não é polémica, está a se transformar num verdadeiro cenário de campanha. As pessoas ainda não perceberam que muitos dos internautas que aqui intervêm apenas querem tirar o proveito político disto tudo. As eleições já se acabaram e quem ganhou foi o ADI. Os que querem fazer as suas politiquices que esperem as próximas legislativas. Agora queremos soluções para os problemas colectivos e sociais. A São Lima não é nem será a primeira jornalista que não verá seu contrato renovado pelas razões que todos já conhecemos. Se o programa “ Em directo”, não será o primeiro a desaparecer dos ecrãs, alias, muitos aqui já realçaram o desaparecimento silencioso do programa “Em entrevista” e do “STP Perspectivas”. Até parece que outros governos não despediram pessoas e outros programas não desapareceram estranhamente. Penso que as pessoas estão a ser demasiado exigentes com este Governo, pois quando se trata de qualquer despedimento, mesmos nos casos das comissões de serviço, que são cargos de confiança, surgem vozes que alegam a existência de perseguições. Acabemos com isto, preocupemo-nos com assuntos mais sérios. Nós os são-tomenses estamos sempre a nos atacar devido as cores das nossas camisolas, quem acaba padecendo é o povo coitado que nem se quer tem camisola e fica a mercê das manipulações dos outros. Resumindo, quem é obcecado pelo MLSTP, será sempre do MLSTP, quem é obcecado pelo PCD também o será sempre e para os obcecados pelo ADI, o mesmo. Ninguém aqui vai mudar a opinião de ninguém por causa deste assunto, até porque isto não teria qualquer importância, pelo menos por agora, pois não estamos em eleições. STP precisa de gente trabalhadora, mas também de gente honesta, pois não basta ser um bom profissional, mas com uma péssima personalidade. Vamos defender de “ peito aberto o nosso STP” não entremos em contendas alheias, pois esta causa não é do povo pequeno. Não nos façamos de parvos. Há quem está a ganhar os seus trocos (banhos antecipados) com isto tudo.
      Eternamente de peito aberto por STP…

    • Arnaldo

      16 de Dezembro de 2010 at 21:20

      O senhor se tem tanto dinheiro, como presumo, devia dar uma parte destes dinheiro, que também é do povo, aos pobres em vez de mandar a referida senhora fazer uma reportagem sobre os pobres. Seria uma boa forma do senhor, rico como é, a nossa custa, fazer algo pelo seu país.
      Acho muito bem que o Téla Nóm continue a dar notícias sobre este facto porque, a mim, interessa-me saber muito como é que o meu país pode criar condições políticas para o estabelecimento de censura ou acabar com a liberdade de imprensa. O senhor, em democracia,conhece algo mais válido do que a liberdade para falar, informar e criticar? É exactamente isto que os poderosos do país querem. Querem que não se fale nestes casos de liberdade de informação e censura para continuarem a roubar e enganar o povo que nunca ficará a saber das suas falcatruas. É por isso que os senhores poderosos aparecem com esta teoria de acabar com este assunto. Eu conheço-vos muito bem. Eu também sou contribuinte do país. Todos os meses descontam-me dinheiro no meu vencimento. Tenho, por isso, o direito de reinvidicar que o Téla Nóm e outros jornais continuem a investigar e acompanhar este caso. Sabe o senhor a razão deste facto? Porque amanhã quando levantar-mos estaremos todos numa ditadura. Além disso, porque razão este caso deveria acabar? Há alguma incompatibilidade em se lançar informação nos vários jornais do país, sobre este caso e outros? Qual é a razão para se aacabar com este caso?
      Vocês querem mas é criar condições para que a liberdade de imprensa desapareça no país para continuarem a roubar o povo no silêncio.
      Qual é a razão para o próprio governo realizar uma manifestação contra a corrupção e, ao mesmo tempo, expulsar uma jornalista que vinha incomodando os poderosos? Esta manifestação era para fingir que se está a lutar contra a corrupção? Eu conheço-vos todos. Uma cambada de ladrões e corruptos.
      Fui
      Arnaldo

  31. Antoninho

    16 de Dezembro de 2010 at 17:21

    O ADI sempre foi caracterizado pela mentira. Uma vergonha imensa escrever mentira e publicar no jornal de Cabo Verde. Sabendo que o proprio sr Carlos Veiga ou os que o acompanhavam para o encontro na TVS podem ler o artigo e constatar que o partido do Governo, claro que, com anuencia do proprio Governo andam a escrever mentiras para tentar ludibriar a opiniao publica.
    Sera que se pode confiar num Governo como este? E se o sr Carlos Veiga ganhar eleicoes? Como ira reagir o senhor Patrice Trovoada? Pediu desculpas ao sr Carlos Veiga e mesmo assim permitiu que publicassem mentiras.Convenhamos.

    • Batepá

      17 de Dezembro de 2010 at 13:14

      a publicação do ADI, na minha opinião, pode ser tido como pouco coerente, objectivo e de certo modo feito à pressas. Mas, afirmar que o ADI écaracterizado pela mentira, penso ser “fugir” no contexto.

      FUI

  32. Salvador da Pátria

    16 de Dezembro de 2010 at 19:33

    A liberdade de expressão é um dos valores indiscutíveis, que deve nortear um Estado de Direito Democrático.
    Agora,pergunto aos internautas são-tomenses, se os problemas reais que afectam o nosso querido S.Tomé e Príncipe é menos relevante em relação ao dilema São Deus Lima?
    Só espero que sejamos sérios e honestos nas nossas intervenções,caso contrário, as nossas ideias serão destrutivas para o país, que nos viu nascer.
    Resumindo e concluindo, devemos deixar de opinar de forma apaixanada ou emocionada, mas sim de forma desapaixonada.
    Viva prudência e honestidade intelectual!
    Viva S.Tomé e Príncipe!

  33. filha de São Tomé

    17 de Dezembro de 2010 at 12:01

    Com Patrice são Tomé vai mal

    • Jose Alberto Rocha

      19 de Dezembro de 2010 at 17:33

      Alguma vez foi bem com os que por la passaram ?…
      Se conhecer uma alternativa credivel, apresente-a para que a possamos sufragar.
      Tambem sou filho de STP mas…….. tenho nome !…

  34. Mina di Célivi

    19 de Dezembro de 2010 at 0:05

    Cacaôôô
    Olha só pras lavadeiras…tanta bacharia! não sei se o sabão vai aguentar até ao fim…
    Que palhaçada… mas aonde é que anda o governo pra dar explicações e acabar com este bate boca?!
    O Senhor Ministro Secretário, já não fala?
    E o nosso porta-voz do Governo (o Abnildo) não vem dizer nada?

  35. Melhores dias virao

    19 de Dezembro de 2010 at 20:52

    Espero como disse o primeiro comentador,que a verdade vem a tona.Uma coisa é certa,isso tem que ser resolvido o mais rapido possivel.Queremos ver a nossa Sao,nos ecrans.Governo tinha que valorizar mais a Sao Lima(JORNALISTA DE REFERENCIA).Que Deus Abençoe S.Tomé e Principe.

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top