Sociedade

Transe geral

A escola primária da cidade de Guadalupe está encerrada porque vários alunos acabaram por ser possuídos por espíritos. Um fenómeno sobrenatural que é conhecido no país por “Tomar Santo”.  O transe que começou em Guadalupe já está a alastrar-se a outras regiões de São Tomé.

Nunca se viu coisa igual. A escola de Guadalupe teve mesmo que ser encerrada, por causa da manifestação espiritual que tomou conta do centro de ensino. Crianças possuídas por espíritos, dançam cantam e rebolam no chão.

Uma manifestação sobrenatural que normalmente acontece quando se realiza o d´Jambi. Um culto aos defuntos que caracteriza a tradição são-tomense. Ao som da puita, dança e música que os antigos contratados angolanos trouxeram para São Tomé e Príncipe, os espíritos de pessoas que já deixaram o mundo dos vivos, apossam-se de várias pessoas e se manifestam muitas vezes falando as línguas tradicionais de Angola.

Os curandeiros são-tomenses são os principais promotores do D´Jambi. No entanto não é o caso que se passa na escola de Guadalupe e noutras localidades do país, onde as crianças passaram a entrar em transe.

Sem a realização do D´Jambi, as crianças estão a ser dominadas por espíritos. Uma das mães de uma criança possessa, explicou que já levou a menina para o curandeiro, mas não há forma de evitar o transe.

Numa reportagem da TVS, logo após a menina ter falado sobre o assunto entrou em transe. A nível da medicina parece não haver solução para o problema. Os curandeiros não têm conseguido resolver o transe massivo. A população considera que é preciso realizar um D´Jambi na escola de Guadalupe para acalmar os espíritos que estão a se manifestar no local.

Coisas sobrenaturais, que o recurso aos meios satânicos parecem incapazes de dominar. Talvez é momento das famílias possessas buscarem apenas e só, aquele que venceu todas as coisas, no lugar do homem falho e pecador. Aquele cujo nome está acima de todos os nomes. Aquele sem o qual nada do que foi feito se fez. Ele é Jesus Cristo.

Abel Veiga

    58 comentários

58 comentários

  1. Veneno de Cobra Preta

    16 de Dezembro de 2010 as 15:52

    O nosso Primeiro Ministro Também está possuido pela alma do ex-ditador Gabonês Omar Bongo.
    São Lima por favor fuja fuga antes que seja tarde de mais….se Bongo em vida foi cruel imagina-o depois de morto… fuja São,São corre,São corre,São corre,São corre,São corre,São corre,São corre,São corre,São corre,São corre,… corre São. Zalima bluco sá tlaxe bôoooo.. colê punda Dêço…

    • Benavides Pires Sousa

      16 de Dezembro de 2010 as 18:23

      é muito triste ler comentáris como esse teu meu amigo, embora o respeite.
      mas seria bom que desses cientificidade as coisas e leitura correcta do livro de os ditos cristaos dizem ser a palavra de Deus.

      que é isso de zalima bluco? o ex presidete do gabao morreu e já nao existe,porque caso efectivamente tivesse poder algures, pois viria imediatamente ´agarrar a á pessoas como tú que te estás a burlar do seu nome. nao achas?

    • Ciosmy Power

      20 de Dezembro de 2010 as 22:36

      caros leitores

      o que está acontecendo na escola de Guadalupe,só tem uma solução, O SENHOR JESUS CRISTO. como disse o Sr. Abel Veiga

      SE for feito o tal djambí as coisas vão piorar nesta escola, isto eu não tenho nenhuma dúvida. o meu conselho é que não recorram ao este ritual como a solução, porque como sabemos este ritual serve para chamar os espíritos malígnos e não para afugenta-los. mal não espulsa o mal.

      Como podemos constatar, muitas pessoas falam de Deus mas não crê naquilo que Ele pode fazer, eu não estou a falar de deus de gesso ou de madeira, mas sim Daquele que Fez o morto ressucitar, fez o cego ver, o paralítico andar…, Ele é o mesmo de Onten, de Hoje e Será para Sempre.

      portanto, se cremos Nele, sem dúvida haverá solução para este caso.

    • Macuacua

      21 de Dezembro de 2010 as 14:07

      Estranho, é que aqui em Moçambique durante o segundo e terceiro trimestres deste ano em algumas Escolas da Cidade de Maputo quase que nao se estudou por causa de um fenómeno identico que fez com que em alguns casos se sacrificassem animais em cerimonias tradicionais. Que coisa?

  2. Joao Batepa

    16 de Dezembro de 2010 as 16:05

    Eu acho que esses defuntos vao tomar a ilha!

    O Governo deve contractar curandeiros Angolanos ou Zairenses.

    • Melhores dias virao

      16 de Dezembro de 2010 as 22:58

      Meu caro amigo,nao brinquemos com coisas serias!Existe uma atmosfera espiritual muito forte na nossa terra derivado as praticas diabolicas e de feitiçarias,mas como disse o Abél Viegas e muito bém,Só o poder do Senhor nosso Deus pode vence-la.Este é um aviso de Deus para todos santomenses,que temos que buscar mais a presença de Deus.Que Deus abençoe Sao tomé e principe!

      • Pensando

        17 de Dezembro de 2010 as 15:04

        Acredito no Melhores dias virão. Porque se evitarmos práticas diabólicas como envaidecer à custa da miséria dos irmãos, Deus estará naturalmente entre nós.

      • silvino

        17 de Dezembro de 2010 as 16:06

        Eu sinceramente nunca acreditei nestes rituais satânicos ou seja la o que for. Como estou fora do país, só posso dizer que sinto muito. Quanto a bênçao de Deus, tenho a dizer que é irrelevante. Muda tu o mundo e nao fiques a espera de Deus. Deus continua a descansar desde odia que castigou Adao e Eva. Portanto, vamos nós tentar melhorar a situação do nosso país.

    • Joao Batepa

      17 de Dezembro de 2010 as 22:34

      O Pinto ‘e um Bruxo!

      Ele ‘e que ta a mandar feitiço!

  3. Benavides Pires Sousa

    16 de Dezembro de 2010 as 16:10

    Estimado Editor do Telá Nón, Abel Veiga.

    queria perguntá-lo, no paragráfo em que fazes sequencia e dizes que :

    “…os espíritos de pessoas que já deixaram o mundo dos vivos, apossam-se de várias pessoas e se manifestam muitas vezes falando as línguas tradicionais de Angola.”

    Este parecer encerra-se no teu próprio conceito e que o impregnaste na redaccao da noticia ou apenas dando sequencia a caracterizacao típica cultural daquilo que se atribui como tendo sido trazido pelos outrora escravos angolanos?

    Porque seja lá qual ponto de vista for, pois queria apenas responde-lo que e com 3 citacoes Bíblicas:

    Génesis 2:7, diz: “E Javé Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente”

    Eclesiastes 9:5 diz: “Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida.”

    Ezequiel 18:4,20 dizem: ” Eis que todas as almas — a mim me pertencem. Como a alma do pai, assim também a alma do filho — a mim me pertencem. A alma que pecar — ela é que morrerá.”

    “20- A alma que pecar — ela é que morrerá. O próprio filho não levará nenhuma [culpa] pelo erro do pai e o próprio pai não levará nenhuma [culpa] pelo erro do filho. A própria justiça do justo virá a estar sobre ele mesmo, e a própria iniqüidade do iníquo virá a estar sobre ele mesmo.”

    -Portanto, o que se tem passado e assa com as pessoas no mundo todo, nao é que a alam dos seus entes queridos falecidos os perseguem, se nao que, porque sím existem outras criaturas espirituais (demonios) que junto a satanáz teem desencaminhado e exercido o seu poder sobre muita gente em toda a humanidade, sobretudo em África, onde verdadeiramente há maior devocao de pessoas directa ou indirectamente a essas entidades, o que motiva a que nessas regioes a sua influencia seje maior, conforme é comum suceder massivamente em países como os nossos.

    Apenas faco este reparo, visto que tais conceitos acima expostos na sua redaccao, nao sao conceitos Biblicos, se nao que anti-bíblicos.

    • edy

      18 de Dezembro de 2010 as 11:35

      Podes me da uma o teu ponto de vista nisto tudo, porki fikei sem saber oki achas. Na entendo o portugues da bibilha bem.

    • Ke kwa

      21 de Dezembro de 2010 as 14:13

      Bom,o Benavides ve as coisas no contexto da tradiçao europeia (igreja ou cristianismo) e o Abel ve as no contexto da tradiçao africana.Só queria recordar que a igreja ou o Cristianismo em Africa é o que resta da colonizaçao europeia nada tem a ver com Africa e infelizmente continuamos a desprezar a nossa verdadeira religiao baseada na tradiçao e cultura africanas.

  4. Benavides Pires Sousa

    16 de Dezembro de 2010 as 16:21

    Acréscimo:

    Digo isto porque, o verdadeiro papel das religioes comuns e tradicionais nao teem sido cumpridos (Leitura da Biblia e ensinamento das coisas que ela abarca, conforme ficou provado pelas citacoes que” nao possuimos uma alma imortal e tampoco nossos enti-queridos haviam de querer buscar-nos enquanto vivemos e fazer-nos mal; ademais e a solucao para tais males prende-se com dois aspectos importantes: mas antes precedidos duma verdade objectiva:

    1-Uma tomada de consciencia real daquilo que os molesta com base na Biblia, para os quemaioritariamente dizem nela crer, e desta feita poderem receber esse ensinamento nas religioes sem medo nem tabús.

    2-Efectivo acompanhamento psicológico e psicodinamico a fim de poderem asseverar baseando-se em outras orientacoes puramente cientificas. ( o que de nenhum modo, estaria em desrmonia com a primeiro ponto de combate ou solucao apresentada.

  5. LAMBIKI

    16 de Dezembro de 2010 as 16:39

    QUEM NÃO SABE QUE ESSE MAMBO É FOME? CRIANÇA VAI COM FOME PRA ESCOLA E APANHA FRAQUEZA E COMEÇA A VER DIABO. ESSA É EXPLICAÇÃO: FOME

    • LAMBIKI

      17 de Dezembro de 2010 as 1:18

      EM VEZ DE CHAMAR CURANDEIRO, ABRE A CANTINA DA ESCOLA PRA DAR DE COMER ÀS CRIANÇAS PRA VER SE ELAS NÃO DEIXAM DE VER DIABO! MAMBO É FOME

      • edy

        18 de Dezembro de 2010 as 11:41

        tens razao mas nao falas assim. porki o govergo vai pidir ajuda financeira internacional,para travar isso or sera ki isso nao foi incluido no plano do OGE? (or.geral.estd)

    • observador

      17 de Dezembro de 2010 as 2:43

      muito bem.esta e a pura verdade FOME,COMER JACA UMA VES POR DIA COMO UNICA REFEIÇAO DA NISTO.E NAO SE ESQUEÇAO QUE REGIAO DE GUADALUPE FOI ASSOLADO POR UMA DAS MAIORES SECAS DO ANO.ENTAO SE CALHAR NEM JACA A PARA COMER….

  6. Joker Voz do Povo

    16 de Dezembro de 2010 as 16:55

    Granda verdade Abel.
    Granda verdade, só aquele que venceu tudo é que poderá ajudar os lobatos e consequentemente os são-tomenses.
    Não tem outra alternativa. Isso não passa de possessão. As crianças estão possuidas por Satanás, da mesma forma que no D’Jambi, as pessoas ficam possessas e nada de santo. Pois os que já morreram, foram entregues ao esquecimeto. E relativamente a criança que ficou possuida logo após a entrevista na TVS, é para confirmar que com Satã não se brinca. Isto já aconteceu em outras paragens. Basta ir para http://www.youtube.com/results?search_query=espiritos+na+escola&aq=f
    Temos é que começar a clamar a Deus.

  7. ADILIO ABREU

    16 de Dezembro de 2010 as 17:07

    É só com Ele mesmo… Ele é Jesus… o Único… o Nome sobre todos os nomes… o Nome pelo qual todos o joelho se dobram, no Céu, na terra, nos abismos…; o Alfa, o Ómega.. o principio e o fim.. só ele… ele se chama Jesus… poderia ou pode ser qualquer um de nós nessa situação… oremos por isso. VIVA CRISTO!!

    • Benavides Pires Sousa

      16 de Dezembro de 2010 as 18:18

      Adilio Abreu meu amigo…

      antes de Cristo está sim alguem superior a ele, porque se nao fosse assim, ele nunca teria dito que o “Pai é maior do que eu…” nem que, ” Eu vim para fazer a vontade daquele que me enviou”.

      ademais no próprio momento e que ia expirar depois de estar a ser assassinado Jesus disse” Nao faco a minha propria vontade pai, mas sim que seja feita a tua”.

      desde os séculos 1 a 5 a filosofia misturou-se com a religiao e introduziu esses cnceitos anti-biblicos. indique-me na Biblia onde diz que Jesus é o Deus todo poderoso, por favor???

      A Biblia sim diz queele é o filho unigénito de Deus.

  8. RS

    16 de Dezembro de 2010 as 17:13

    Sempre pensei que este fosse um site sério de noticias…

    • mulembú

      16 de Dezembro de 2010 as 17:27

      Para ti é notícia? Não ignore factos reais amigo.

    • Melhores dias virao

      16 de Dezembro de 2010 as 23:23

      pois é,é desconsiderando essas situaçoes,por isso que a força deabolica tem tomado conta da nossa terra.Isto é noticia,sim.E de extrema importancia.Deus esta a chamar-nos para nos achegar-mos a ele.Chegou o tempo para pedirmos a intervençao divina em Sao tomé e Principe e comunicaçao social nao pode ficar de lado.Que Deus abençoe Sao Tomé e Principe!

  9. Carlos Ceita

    16 de Dezembro de 2010 as 17:25

    Enfim meus caros amigos há coisas que nem merecem comentário. O que essas crianças precisam é de serem acompanhadas pelo instituto da criança pela segurança social e por um psicólogo ou psicóloga como acontece num país em que as instituições funcionam. O D´Jambi e outros rituais devem escolher locais adequados para as suas manifestações. Não pode é invadir o espaço de escola pública e desconcentrar as nossas crianças que precisam aprender a vencer o obscurantismo. Abraço a todos os meus compatriotas

    • mulembú

      17 de Dezembro de 2010 as 8:18

      São Tomé e Príncipe não tem nada disto que estás falando. temos que enterrar-nos realmente do que se passa. O pior cego é aquele que não quer ver… contra facto não deve haver argumentos… ou coisas abstractas não se alcançam com os sentidos… os espíritos sim existem… ninguém desperta de “barriga cheia” e começa a fazer tudo isto que os nossos olhos têm visto acontecer e que se está noticiando. Isto também se manifestou na Ilha do Príncipe. (ou é uma combinação?). Os verdadeiros curandeiros não são aqueles que matam as pessoas, mas sim aqueles que curam e com algum faculdade que se associam aos poderes espirituais.. existe coisas que a ciência se vê limitada a dar resposta… eu creio que todos aqueles que têm conhecimento da lutas espirituais podem associar para dar resposta e resolver este mal que sim está afectado a nossa população. A Luz vence as trevas e a bem vence o mal, em Nome de Jesus.

      • benavies pires sousa

        19 de Dezembro de 2010 as 18:17

        a diferenca unica é que Jesus nao utilizu curandeiros para fazer actos positivos por ele, nem foi amigo deles. muito pelo contrário, Jesus disse que devemos apartarmo-nos deles, prque mesmo “…satanáz pode transformar-se em anjo de luz.” significa isso que satanáz pode utilizar pessoas e seus anjos malevolos para impresonarem com alguns actos bons de modo a que se lhes siga a corrente.

  10. Melhores dias virao

    16 de Dezembro de 2010 as 23:02

    Parabéns Abél,pelo jornalismo que fazes!Com insençao e profissionalismo,falando de todos os aspectos bons e maus da nossa terra.Continue confiando em Deus falando a verdade e apenas a verdade,Deus ao seu tempo vai honrar-te!Que Deus te abençoe!

  11. OME'

    16 de Dezembro de 2010 as 23:35

    Se fosse nos tempos das nossas avos, elas ja teriam pegado nos netinhos e levados a uma Igreja para o Sr. Padre fazer alguma coisa. Olha que os Padres possuem conhecimentos que cidadaos comuns nao possuem.
    Penso que isso nao se resolve com ‘djambi’. E mais,solicitem o favor ao Padre para ir la para tal escola fazer daquelas coisas que so’eles sabem. Nao se perde nada em tentar.

    • benavies pires sousa

      19 de Dezembro de 2010 as 18:22

      os senhores que sao padres, eles nao tem mais conhecimento que ninguem e nao sao mai dotados que ninguem, pelo que nao se deve idolatra-los nem considera-loss a nós em conhecimento, pois a verdade sobre Deus está disponivel a todos de modo igualitário.

      os que tomam a dianteira nas religioes, na deviam ser vistos como mais capazes que os feligreses comuns, porque a Biblia é o livro mais impresso ao redor de todo o globo terrestre, pelo que está disponivel a todos.

      é por entendimentos como estes que a idolátria impera e dilacera em muitas religioes, onde as pessas se curvam, ajoelham, beijam pés e maos de idividuos tidos como sua santidade, sua majestade , etre outros tantos títulos que recebem, enquanto que a Biblia ensina e dá exemplos que mesmo Jesus, assim como Paulo, nos seus tempos, quando muitos fizeram tais gestos para com eles, eles (Jesus e Paulo) repreenderam dits homens dizendo claramente que só se deve curvar ante a pessoa de Deus.

      Joao 17:3.

      2 Timoteo 3:16 e 17.

      • benavies pires sousa

        19 de Dezembro de 2010 as 18:24

        correcao:

        considerá-los superior a nós em conhecimento…

  12. djambi

    16 de Dezembro de 2010 as 23:45

    eu acho ke tem ke ter estes manbos no pais saotomé sta mal ; e diabos stao fodisos ja; porra vcs tem ke gostar é pra saber ke stp sta a acabar
    lolll
    vao tds pra filho,,,,,,,,,,,,,,

  13. Pata cu pogi

    17 de Dezembro de 2010 as 7:16

    Bom meus caros compatriotas,nada é novo na terra dos viventes.Ainda me lembro no ano de 1988/1989propriamente estudava 6 classe na cidade trindade,onde chamavamos associaçao de socorros mutuos,ao lado da loja novo mundo defronte ao posto dos correios da trindade.tavamos nos preparos pra im de junho,e coisas como essas acontecerào e de varias formas,e havia mesmo colegas que conseguian acalmaras coisas.Concordo com o comentario acima que diz que temos que ter sitios proprios pra esses actos de coisas.mas fico muito grato se procuracem mesmo aquele que pode todas as coisas,prq hoje as capacidades sao mas fracas que outrora.Que Deus seja louvado.

  14. Mario Pinto

    17 de Dezembro de 2010 as 7:59

    Num pais onde a maioria adora bonecos o que se pode esperar.

    Génesis 2:7, diz: “E Javé Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente”

    Eclesiastes 9:5 diz: “Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida.”

    Ezequiel 18:4,20 dizem: ” Eis que todas as almas — a mim me pertencem. Como a alma do pai, assim também a alma do filho — a mim me pertencem. A alma que pecar — ela é que morrerá.”

    “20- A alma que pecar — ela é que morrerá. O próprio filho não levará nenhuma [culpa] pelo erro do pai e o próprio pai não levará nenhuma [culpa] pelo erro do filho. A própria justiça do justo virá a estar sobre ele mesmo, e a própria iniqüidade do iníquo virá a estar sobre ele mesmo.”

  15. Mario Pinto

    17 de Dezembro de 2010 as 8:10

    A mente subconsciente não é acessível em consciência. Ela pode ser acessada durante estados de relaxamento profundo ou estados alterados de consciência.
    Durante o passado-vida-regressão, os indivíduos são levados a níveis profundos de relaxamento em que eles entram em um estado de transe.

    Nesse estado profundo, pode-se acessar o subconsciente, onde as informações sobre as vidas passadas são armazenadas. A meditação produz níveis profundos de relaxamento ou estados alterados de consciência. Esta é a razão pela qual as memórias de vidas passadas, muitas vezes abrem espontaneamente durante a meditação.

    O primeiro nível é beta, durante o qual mais da mente consciente funciona na regulação do metabolismo e apenas uma pequena parte lida com os nossos pensamentos conscientes.
    O segundo nível é alfa, durante os quais o subconsciente é ativado e nossa concentração é muito elevada. Alpha stage is reached during: meditation, regression-induced trance etc. A trance-state is a natural state of mind. fase Alpha é atingido durante: meditação, regressão induzida etc trance Um estado de transe é um estado natural da mente.

    O terceiro nível é teta, que diz respeito à parte da mente que funciona durante o sono leve. The fourth and last level is delta and is the level we reach during deep sleep. O último e quarto nível é o delta e é o nível que alcançar durante o sono profundo. At this level the mind gets the maximum amount of rest A este nível, a mente começa a quantidade máxima de descanso
    Trance Estado: Quando nós induzir um transe durante a regressão, nós nos comunicamos diretamente com a mente subconsciente.
    Quando estamos funcionando em plena consciência, tanto no subconsciente e que a mente consciente está funcionando simultaneamente.

    Existem basicamente três níveis de estados de transe:
    O primeiro nível é o de um transe leve. Neste nível, o sujeito não se sente como se estivesse em estado de transe.
    Apesar de regressões e progressões pode ser feito a este nível, a informação obtida não é muito clara.
    Noventa e cinco por cento das pessoas pode alcançar um leve transe.
    O segundo é um transe médio.
    Nesse estado, o assunto está mais relaxado.
    Em um transe médio, o assunto pode ser vagamente consciente de ruídos externos, mas não se distraia com ela. About 70 percent of the people can achieve a medium trance. Cerca de 70 por cento das pessoas pode alcançar um transe médio.
    O último nível é chamado de transe profundo ou “transe sonambúlico.
    Este é um nível muito profundo de transe eo sujeito não pode se lembrar do que foi feito no estado de transe, salvo se especificamente a lembrar a sair do transe.
    Apenas cerca de 5 por cento das pessoas podem entrar em um transe profundo.
    Mesmo neste estado profundo, o sujeito não pode ser dito para fazer ou dizer qualquer coisa que seja contra o seu código moral ou ético.
    Esta é a verdade e não aquilo que é frequentemente retratado na televisão e filmes, onde as pessoas num estado de transe profundo são mostrados como se totalmente sob o controle da pessoa dando-lhes sugestões.
    Contrário à crença popular, as pessoas inteligentes (aqueles que podem absorver conceitos de forma rápida e reaplicá-los facilmente) são os melhores assuntos de Vidas Passadas-Regressão como eles podem entrar em transe com facilidade.
    As pessoas inteligentes têm excelente memória e concentração tornando mais fácil para eles se concentrar melhor e ficar totalmente envolvido no processo.

    Se você é uma pessoa que, pode expressar emoções com facilidade, pode visualizar as imagens em detalhe ou são capazes de ficar tão absorto em observar a natureza ou o seu entorno que você não sente a passagem do tempo, então você é uma pessoa que pode entrar em um transe muito facilmente.

    As crianças podem entrar em transe muito facilmente devido à sua boa imaginação, a falta de atitude cínica e falta de ceticismo.

    Por outro lado as pessoas que têm dificuldade de entrar em um transe são aqueles, que têm períodos de atenção muito curto, que são sempre habitando no passado, que estão constantemente preocupados com o futuro, que sempre usar a lógica ao invés de emoções, que têm muito QI baixo, que são cínicos, que são muito céticos, que resistem a fluir com o processo, etc Outros fatores que afetam as possibilidade de entrar em transe são: alcoolismo grave ou abuso de drogas, incapacidade de seguir a linguagem do terapeuta, retardo mental , dano cerebral.

    No entanto, é possível trabalhar com qualquer um e melhorar gradualmente a sua capacidade de entrar em um transe que o progresso será inicialmente lento.

    • Lagaia

      17 de Dezembro de 2010 as 22:30

      Pessoas com algum QI não dizem babuzeiras como o Sr.
      E em transe só alcoolizadas ou drogadas.

  16. boca suja

    17 de Dezembro de 2010 as 8:28

    Pois é
    Quando a mesma coisa estava a acontecer na escola secundaria do Principe, no final do Ano Lectivo passado e inicio deste, com certeza muitas pessoas acharam que fosse uma invenção.
    Não é que seja bom, mas acontecendo em outras localidades como é o caso passa a ter mais atenção por parte das autoridades.

  17. Mauro Scortegagna

    17 de Dezembro de 2010 as 9:15

    Do: Brasil
    Para: Abel Veiga

    Tomei a liberdade após ler o texto “Transe Geral” e quero deixar aqui minha modesta contribuição.
    Sim, estas manifestações de Transe individual ou coletivo são reais mesmo entretanto, é um tema que deverá ser tratado com muito Amor, carinho e respeito aos envolvidos tendo sempre em mente, os ensinamentos de nosso Mestre Maior Jesus Cristo. Soluções simples existem sim mas só serão concretizadas quando estes fenômenos mediunicos forem devidamente estudados no sentido de conduzir as formas corretas das manifestações e direcionadas exclusivamente para o bem e a evolução espiritual. Quando isto acontecer estas manifestações, após conhecimento profundo dos mecanismos mediunicos cessarão e virão belos acontecimentos quando estas energias forem doutrinadas, educadas e canalizadas para o bem da coletividade.
    Estes acontecimentos não são maléficos, muito pelo contrário mas, com esclarecimento e conhecimento se tornará uma Benção Divina aos povos que o alcançarem.
    Cabe ressaltar que no Brasil, para os seguidores da Doutrina Espírita (Alan Kardec) estes fatos fazem parte do dia-dia começando pela prática do amor ao próximo, pela soledariedade e mãos estendidas aos mais necessitados.
    Um grande e fraternal abraço a voce e a este povo maravilhoso de STPrincipe.
    Mauro Scortegagna

    • Lagaia

      17 de Dezembro de 2010 as 22:38

      essa seita do amor deve ser muito boa.
      as orgias são 1 ou 2 vezes por semana?

  18. maria chorona

    17 de Dezembro de 2010 as 12:53

    A razao disto é ter Ministro de Educação que deixou de ser Padre e casou

  19. Vice

    17 de Dezembro de 2010 as 14:28

    • Lagaia

      17 de Dezembro de 2010 as 23:04

      Aconselho a verem este video e oiçam com atenção o depoimento do psiquiatra a partir do minuto 2.
      Para quem está em S.Tomé vou transcrever pois a velocidade estonteante não deve dar para ver.

      “Estes fenómenos acontecem em contextos onde há muita tenção, muita preocupação, muito sofrimento não verbalizado. Aquilo que é crença a pessoa já num estado de tenção muito forte incorpora aquilo, ela faz parte da história, ela se inclui.”
      Lembro que em criança em S.Tomé ouvia muitas histórias dos mais velhos, as preferidas eram sempre as que envolviam espíritos.
      Quando regressava a casa a noite andava no meio da estrada a olhar para todos os lados cheio de medo. Nunca aconteceu, mas se aparecesse uma cabra a minha frente saia a correr e ia jurar que tinha visto uma “alma bluco”, isto tudo em transe claro.

  20. Joker Voz do Povo

    17 de Dezembro de 2010 as 14:45

    O teste de Tiago 4:,7 dá solução para os problemas:

    Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós. 8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as vossas mãos, ó pecadores, e purificai os vossos corações, ó indecisos”

  21. Abel Martins

    17 de Dezembro de 2010 as 14:55

    Depois se ter tomado o meu tempo para ler alguns comentarios acerca de transe que esta a tomar conta da escola de Guadalupe. Eu tomo a liberdade para vos dizer e particularmente o jornal Telanon ou Abel Veiga para me ajudar em avisar atravez deste canal ou atravez da Radio Nacional que ha uma solucao muito simples para o problema.Isto e’toda mae que tem a sua filha nesta situacao aquela que ate’ ja foi para tudo canto a busca de solucao, mas nao conseguiu, que no dia 23 de dezembro para levar estas criancas para o programa de natal que se chama RETIRO DE DEZEMRO INICIO 23-26 deste mes. Alimentacao de gratis se quiser tambem pode voltar para casa no fim do primeiro dia do programa, mas uma coisa certa e’ que tudo sera enterado la’. Porque JESUS LA’ ESTARA’ PARA CURAR E ESPULSAR AQUELE ESPIRITO MAU EM NOME DE JESUS AMEM.

  22. Abel Martins

    17 de Dezembro de 2010 as 15:01

    O LUGAR ATRAZ DA ESCOLA DE BOA MORTE Jesus la estara a vossa espera isto nao se resolve com Djambi ou qualquer outro remedio a nao ser JESUS CRISTO.NO mesmo dia que uma mae vai levar a sua filha que tem este problema de tomar santo entrando so no portao tudo esses espirtios desaparecerao e elas virao dar testemunha disto no jornal depois.Estarei a vossa espera la’

    • Lagaia

      17 de Dezembro de 2010 as 23:14

      não se esqueçam de trazer as galinhas ou dizimo.

  23. Matabala

    17 de Dezembro de 2010 as 17:04

    Este é para mim mais um resultado daquilo que os sucessivos Governos deste País têm implantado no seio da população…”POBREZA,IGNORÂNCIA,INVEJA,IRA,FRAQUEZA ESPIRITUAL”, etc. porque isto não é nada mais do que a educação caseira e social que as crianças têm recebido, a influência directa da cultura mal divulgada no seio daqueles que são mais frágeis e sensíveis; as crianças.
    O espírito de uma criança é fraco e deixa-se levar por muito pouco e com o mau acompanhamento dos pais em termos de explicação daquilo que é bem e o que é mau; falta de alimentação adequada, falta de motivação para o estudo e a aprendizagem, e sobre tudo com as fortunas que temos ouvido dizer que os ditos “CURANDEIROS” andam a fazer, é difícil evitar que elas sejam possuídas???
    Pensem nisso…

  24. António Martins Gomes

    17 de Dezembro de 2010 as 17:55

    Estou em total acordo com LAMBIKI: fome e má nutrição matam aos poucos…devagar…devagar! O Governo deve pelo menos copiar os programas existentes em outros países, nomeadamente Cabo Verde, conhecido como o ICASE, que apoia as crianças oriundas de famílias carenciadas e sem quaisquer rendimentos com refeições quentes-um programa que já dura há vinte e poucos anos. Sou natural de São Tomé e fiz o liceu nesse e, nos últimos anos do liceu passei pela mesma situação por falta de uma alimentação adequada.
    Abram os olhos São-tomenses.

  25. realista

    18 de Dezembro de 2010 as 12:01

    inen keeee mueeeee mais uma vez repito; isto e resltado de FOOOOOOOOOOOOOME nada de djambi envez de roubarem milhoes de dolares proviniente do petroleo e ajudas externas investem mais sim nas cantinas nas escolas anzu messe cumeeee, uma biblioteca com computadores e mais ainda lazeres isto k chamamos dejambi k as nossas criancas nessecitam.

  26. benavies pires sousa

    18 de Dezembro de 2010 as 12:12

    pode-se combater o demonio com actos tambem demoniacos??

    pois, se o jambi como bem sabemos é algo paranormal e com origens espiritas, pois como se pode combater o mal com a manifestacao do mesmo mal? combate-se o mal com o bem, e nesse caso concreto o bem é a aprendizagem e práctica do que diz a Biblia, que resume-se em abandonar todas essas prácticas profanas. conforme fica claro aqui: Bíblia Sagrada-

    Jeremias 27:9 ” E em quanto a vós, nao escutem aos seus profetas, nem aos seus prácticantes de adivinhacao nem aos seus sonhadores nem aos seus prácticantes de magia, nem aos seus feiticeiros…”

  27. rapaz de riboque

    18 de Dezembro de 2010 as 14:23

    em pleno seculo XXI ainda a quem acredita em coisas destas isto só mostra que somos mesmo atrazados quem sabe se é algum para ganhar algumas dobras a custa destas coisas sem cabimento até da vontade de rir porque isso é inacreditaval ainada ocupar uma pagina do jornal com isso quem manda no mundo é Deus nao sao almas ou defuntos como dizem

  28. José Rocha

    19 de Dezembro de 2010 as 13:16

    A função do jornalista, senhor Abel Veiga, não é dar palpites. Isso estuda-se em qualquer cadeira do ensino da matéria. O seu trabalho (de qualquer profissional) deve limitar-se a dar a notícia segundo as regras básicas do “o quê?”, “quem?”, “como?”, “quando?”, “onde?” e “porquê?”.
    A referência a Cristo como solução para este problema (e eu não digo nem sim nem não) é perverter o sentido e a obrigação de informar com isenção, que é, como se sabe, o dever de todo o jornalista que se preza.

    • Melhores dias virao

      19 de Dezembro de 2010 as 20:32

      Meu caro,José Rocha,todos sabemos que o dever de um jornalista é informar,mas cartamente que o Abél Viega conhece a verdade(biblia)e nao ha como conhece-la e ficar indeferente em relaçao ao sofrimento destas crianças.Abél Viega ama o seu povo e quero sempre o melhor para os sao-tomenses.Parabéns Abél Viegas!

  29. Ilum Iname

    19 de Dezembro de 2010 as 13:29

    CURA RADICAL: MISTURA GANRANTIDAMENTE PROTECTORA DE TODOS OS ESPÍRITOS MALIGNOS,INCLUINDO OS INVENTADOS PELOS HEBREUS DE HÁ TRÊS MIL ANOS, UM POVO DE PASTORES INORANTES:

    1. Copo deleite à chegada á escola;
    2. Almoço com proteínas, vegetais e fruta;
    3. Copo de leite à saída da escola;
    4. Magalhães para cada aluno;
    5. Professsor com ordenado com que possa sobreviver.
    Foram-se os espíritos. Garantido!

    • Melhores dias virao

      19 de Dezembro de 2010 as 20:35

      Um dia,tu vais ver que o que estas a falar agora é por nao conheceres o poder de Deus!Que Deus te abençoe!

      • Ilum Iname

        20 de Dezembro de 2010 as 10:43

        Amém! (Que é um ainvocação de AMón, deus Egípcio…)

      • lobata sa gi non

        15 de Março de 2011 as 0:32

        bem… e o Sr. deve ir estudar mais da fisiologia do homem… talvez diga menos disparates…

  30. Evaldo Wickerhauser Nogueira

    19 de Dezembro de 2010 as 15:54

    Sim, eu não desconcordo com o senhor José Rocha
    o papel do jornalista é relatar a notícia
    não deve dar opinião, no maximo deve sugerir que as autoridades incompetentes tomem as providencias adequadas
    então fica meu apelo, feito deste terras brazileyras:

    não vamos deblastemar este transe gueral sem saber o seu real significado

  31. vox do povo

    20 de Dezembro de 2010 as 12:23

    o Senhor veneno de cobra preto pelo visto o teu apilido dita kem e a sua pessoa por isso cuidado pela difamaçao ao outro sendo asim se levantarem uma queixa crime sobre a tua pessoa nao tara com pagar entao cuidado com a boca porque e de la onde morre os peixes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo