ÁLCOOL MATA MAIS DO QUE VIOLÊNCIA, SIDA (HIV) E TUBERCULOSE

Estudo mostra que álcool faz mais de 2 milhões de vítimas por ano no mundo. Artigo de Leonildo Costa, estudante de comunicação social, no Brasil.

ESTUDO MOSTRA QUE ÁLCOOL FAZ MAIS DE 2 MILHÕES DE VÍTIMA POR ANO NO MUNDO

Quem pensa que a violência ou até mesmo doenças graves como SIDA (HIV) e Tuberculose são as grandes responsáveis pelas mortes no mundo está enganado. Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que quase 4% de todas as mortes no mundo são atribuídas ao álcool. O estudo mostrou que Violência, Sida (HIV) e Tuberculose não matam tanto como o álcool. A entidade lembrou que o álcool é associado com muitas questões sociais sérias, como violência negligência infantil e abusos, além de faltas ao trabalho.

O relatório afirma que o uso abusivo de álcool provoca 2,5 milhões de mortes todos os anos. No grupo com idades entres 25 e 39 anos, 320 mil pessoas morrem por problemas relacionados ao álcool, resultando em 9% das mortes nessa fixa etária.

Por: Leonildo Costa

Estudante de comunicação social em Brasil

  1. img
    Fernanda Alegre Responder

    Isso é muito grave!!!

  2. img
    COCO NZUCU Responder

    So’ bebe em excesso quem quer.

  3. img
    mariana salvaterra Responder

    o álcool,tem que ser regularizado pelo estado e vendido em estabelecimentos especiais,com licenca devida,com um limite por cliente, e a um público nao inferior a 18 anos…pois o poder aditivo da substancia é poderossímo aí é que vem o perigo da dependencia!..Apercebi logo que cheguei ao pais nórdico, que nao se vendia vinhos nas lojas!..cedo me apercebi a razao porque…é estremamnente
    controlado pelo estado e só vende casa especiais chamadas sistemas,em medidas limitadas e os rotulos e brochura com informacoes em caso de dependencia o pais tem melhores klinicas de desentoxicacao e prevencao de doencas hépaticas cirroses etc!psicólogos e outros expertos,assim o apoio das igrejas importantes,é um assunto que os nossos governos tem que observar e apreender,caso de Angola é segundo comprador de vinho portugues o resultado está a vista o suname de violencia doméstica e tráfego sem falar das cirrosses!…temos que análisar esse fenómeno seriamente.

    • img
      Pessoa Certa Responder

      Você acha mesmo que alguem ou alguma instituição consegue controlar a venda de alcool?
      cabeça de pedra.
      Se interditarem a venda de alcool excessiva para pessos, acha que não irão pensar outra maneira de compra?
      Se nunca ninguem conseguiu controlar a venda de Drogas superiores esta inferior é que conseguem?
      Reflita um pouco.

      O controlo do alcool depende de quem o engire. Isto é que é certo, ouviste

      abre os olhos.

      • img
        praxiteles lima Responder

        o que chamas de drogas superiores??? o alcool é a pior droga que existe meu amigo…

  4. img
    Edson dos Prazeres Responder

    “9% das mortes nessa fixa etária”

    é fixa ou faxa?

  5. img
    NANDO VAZ (ROÇA AGOSTINHO NETO) Responder

    AINDA BEM QUE SOU ANTIALCOÓLICO, DEIXO CONSELHOS PARA AQUELES QUE FAZEM USO EXCESSIVO DO ÁLCOOL!..”MENOS ÁLCOOL MAIS VIDA!..”

    • img
      Pessoa Certa Responder

      Deixa disso,cara.
      eu te vi bem bebado no final do mês de Janeiro quando tinhas recebido o teu salario em atrazo, e a falar coisas como:

      Vou beber mais,vou beber mais, deixa-me
      Hoje está a dizer outra coisa purque está lucido.

      Granda bebado es.

  6. img
    benavides pires sousa Responder

    por isso que o jovem kalu mendes, cantou e bem: cacharamba só!

    ele nao cantou, prostituta só, nem tabaco só ( se bem que devia haver musica para ditos comportamentos sociais tambem)

  7. img
    Fabio Seixas Responder

    Esta mini-matéria é um autentico plágio. vejam aqui neste link de um dos jornais mais lidos do Brasil:http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/02/oms-alcool-mata-mais-que-aids-violencia-e-tuberculose.html

    Ó Leonildo Costa, tenha cuidado. Quando fazeres o copiar/colar cite ao menos a fonte. Ainda nem começaste a tua carreira e ja demostras sinais de preguiça, indo copiar notícias e outros sites e para colar no Tela non. Isso, em termos profissionais é anti-ético e indigno.

    É pena e sorte que os brasileiros nao acessam o Tela Non, porque caso contrário, Abel e o seu Tela Non, ja iriam sofrer um processo por plágio ou uso indevido de noticia alheia.

    Ó Leonildo nao queremos jornalistas preguiçosos copiadores. Da proxima vez traga noticias investigativas e ineditas de sua autoria.

    Outra vez, li a materia de uma menina que tb esta no Brasil sobre uma estudante cabo verdiana presa, e gostei muito… Cheguei até a pensar que a escola de jornalismo do Brasil é melhor que a de Portugal.

    Mas agora com esse triste episodio copia do Leonildo, fico com um pe´ atras em relacao as escolas de jornalismo do brasil.

    Abel por favor publique o meu comentário, pois ele tb serve como conselho a esse jovem e a outros tantos que só querem aparecer.

    • img
      Mayfer Responder

      Caro Fábio Seixas.
      Foi legal vc chamar a atenção do menino..

      Mas vc ta sendo não esta sendo inteligente, comparando duas escolas diferente em dois países diferente, através do ato de 1 individuo..

      Ou vc tem alguma coisa contra o Menino..

      E outra Universidade nenhuma constrói o individuo, apenas o ajuda, cabe a ser correr atrás das coisas……

      • img
        Mayfer Responder

        *não esta sendo

      • img
        Hedilberto Segundo Responder

        Caro Fabio, o menino Leonildo estuda numa das melhores Universidades do Brasil e venho assim pedir mil desculpas pelo erro cometido pelo Leonildo e na categoria de ex.aluno de uma grande Universidade pública do Rio de Janeiro só tenho a dizer oq uma vez um professor me disse” Tem bom na escola ruim, assim como tem aluno ruim na escola boa” e nem sempre a Universidade entra nas pessoas, mais nada a acrescentar.

        • img
          xuxa Responder

          Hedil, isso quer dizer que és um bom aluno e que estavas numa universidade RUIM ….Cuidado hemm ….haaaaaaaaaaaaa

          • img
            xuxa

            Brincadeirinha:) sei que és um bom aluno e que estudavas numa das melhores universidades do Rio.

          • img
            hedilberto segundo

            Que isso querida, apenas sou um cara esforçado que estudou numa boa IES e aproveitou ao máximo o que a mesma me ofereceu. abração ya e alias vc me conhece? heheheh

        • img
          xuxa Responder

          Acho que te conheço !!!

    • img
      Hedilberto Segundo Responder

      Caro Fabio, o menino Leonildo estuda numa das melhores Universidades do Brasil e venho assim pedir mil desculpas pelo erro cometido pelo Leonildo, já que o mesmo não o fez e, na categoria de ex.aluno de uma grande universidade pública “Universidade do Estado do Rio de Janeiro”só tenho a dizer oq uma vez um professor me disse” Tem aluno bom na escola ruim, assim como tem aluno ruim na escola boa” e nem sempre a Universidade entra nas pessoas, mais nada a acrescentar.

    • img
      LEO Responder

      OLHA SO SENHOR FABIOA SEIXAS QUERO QUE VC PORVA ONDE DA GLOBO TEM ISSO, ESTAS E MENTIR PK QUERES APARECER ESSA INFROMAÇAO TODO JORNAIS TEM SAO INFORMAÇAOS DA OMS SAO MESMO COISA QUE ELS FALARAM AGORA CADA UM VAI ESCREVER DA SUA MANIERA , QUERO QUE TU PROVAS SE O QUE ESTA ESCCRITO NESSA MATERIA SE É IGUAL DA GLOBO SENHOR MENTIROSO

  8. img
    LEO Responder

    OLHA SO SENHOR FABIOA SEIXAS QUERO QUE VC PORVA ONDE DA GLOBO TEM ISSO, ESTAS E MENTIR PK QUERES APARECER ESSA INFROMAÇAO TODO JORNAIS TEM SAO INFORMAÇAOS DA OMS SAO MESMO COISA QUE ELS FALARAM AGORA CADA UM VAI ESCREVER DA SUA MANIERA , QUERO QUE TU PROVAS SE O QUE ESTA ESCCRITO NESSA MATERIA SE É IGUAL DA GLOBO SENHOR MENTIROSO

  9. img
    Ruth Costa Responder

    Caro Leonildo, escrevendo desse jeito só estas a comprovar as acusaçoes do Fabio Seixas.
    Porque uma pessoa que da a resposta que deste,não poderia de forma alguma escrever uma noticia dessa, sem ter no minimo uns 100 erros ortograficos. Por favor meu amigo, procure fazer mais leituras e mais copias antes de responder a qualquer comentario que venhas a receber cá no Tela Non.
    Quanto a senhora Mayfer… coitadinha..lhe fizeste passar vergonha,pois ela ainda te defendeu.

Deixe um comentario

*