“É um fenómeno de histerismo colectivo não tem nada a ver nem com espíritos nem com diabos”

Garantia do Bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe Dom Manuel António. Para o chefe da Igreja Católica são-tomense, o que está a acontecer em Guadalupe, é apenas resultado de medos, traumas e crenças, e que resultam num histerismo colectivo.

Dom Manuel António, rejeita qualquer situação de interferência espiritual na escola secundária de Guadalupe. Segundo o Bispo da Diocese de São Tomé e Príncipe, tudo não passa de histerismo colectivo. «É um fenómeno de histerismo colectivo. É mais do que evidente. Não tem nada a ver nem com espíritos nem com diabos, nem com santos, nem com nada disso. Este fenómeno atinge a toda gente pelas crenças que as pessoas têm, as vezes até com aspectos ridículos», desabafou o Bispo.

Dom Manuel António tomou como exemplo ridículo, o facto de ter tido informações segundo as quais o filho do curandeiro que morreu durante o D´Jambi realizado na escola, terá circulado na escola a dizer que estava a captar o espírito do seu pai falecido. «Então todos estavam com medo. Medo de quê? Isto é ridículo. Isso é estupidez. Olha já Jesus Cristo dizia que nada que está fora do homem pode fazer mal ao homem. Não são espíritos que estão aí fora, diabos que andam por aí a solta, que fazem mal ao homem. O que faz mal ao homem são as suas crenças, os seus medos e as suas vivências. Então aqui o problema é um fenómeno claro de histerismo colectivo, que tem a ver em primeiro lugar com as crenças que as pessoas vivem», salientou.

O Bispo realçou questões sociais, como sendo um dos aspectos que alimenta o histerismo colectivo que se regista em Guadalupe. «Pode haver alguns casos de meninas que tenham desmaiado por razões naturais, porque se alimentam mal, chegam a escola sem tomar o pequeno almoço, estão numa fase de grande desgaste de energia. E isso faz com que elas desfaleçam. Se se atribuiu a estes desfalecimentos aos espíritos que tomaram conta da miúda, imediatamente são uma série deles que desmaiam muitas vezes fora da escola, cria-se um ambiente de histerismo que faz com que muitas desmaiam. Os pais têm medo as crianças ficam também com medo e cria-se todo um ambiente mais do que propício a este fenómeno», declarou, Dom Manuel António.

O chefe da Igreja Católica em São Tomé e Príncipe, tem solução fácil para o problema na Escola de Guadalupe. «A mim se me perguntam como é que resolveria o problema de Guadalupe, olha fechava a escola durante um ano. Acabou. Então, as pessoas não querem estudar, preferem andar a brincar aos espíritos. Vão para casa. Estamos agora a brincar aqui? Isso não pode ser assim. As pessoas acreditam nisso, acabou. Enquanto acreditarem o fenómeno vai estar presente», sublinhou.

O recurso a ritos tradicionais para lidar com a situação, é condenado pelo Bispo. Para Dom Manuel António, o D´Jambi realizado em Janeiro na Escola Secundária e que resultou na morte do curandeiro, é demonstração clara do aproveitamento que se faz da situação. «Haverão pessoas que procuram aproveitar-se da situação. Aquele senhor e companhia que tentou organizar o D´Jambi a troco de uns milhões, esteve a aproveitar-se da situação, e alguém colaborou com ele. As caveiras não estavam enterradas no pátio da escola, alguém as colocou lá. Agora quando se acredita nestes ritos, pelo amor de Deus, isso é um primitivismo total», pontuou. .

Dom Manuel António discorda das ideias defendidas pela medicina tradicional, e também contraria a posição da Igreja Evangélica. «Uma grande parte das ceitas religiosas que hoje estão no mundo vivem nessa ideia de dualismo, de que o mundo é uma luta constante entre Diabo e Deus. Agora pergunto. Imaginemos que aquilo era de facto um espírito diabólico que estava lá. É com cacharamba, tambores, ritmos malucos, e subir a postes eléctricos, que se tira esse diabo? Ou inventando caveiras por aí? Ou é com fumos, orações , carvões ardentes e velas acesas e gritos, Sai Satanás, Sai Satanás, que se resolve. E quando vejo essas ceitas religiosas a gritar tanto com tanto histerismo também colectivo, lembro-me sempre que para esta gente Deus está a dormir. E portanto é preciso gritar muito alto. Será que o diabo sai por causa dos meus gritos?», interrogou.

A interpretação da medicina tradicional e de outras igrejas de que diabo está a operar em Guadalupe, mereceu repulsa do Bispo católico. «Onde é que nós chegamos. Que diabo, que carapuça. O diabo existe, mas Cristo é mais forte que o diabo, Cristo já venceu o diabo. Se estou baptizado em Deus, agora sou possuído pelo Diabo a torto e a direito? O diabo tem mais o que fazer para estar a meter nessas coisas», reforçou.

Dom Manuel António defende o acompanhamento psicológico para tratar dos casos que considera ser também resultado de desequilíbrios psicológicos. O Bispo avisa que nunca será realizada uma missa no quintal da escola de Guadalupe. «Não confundamos a eucaristia com ritos mágicos. A eucaristia não é para tirar diabos. A eucaristia é para celebrar a morte e a ressurreição de Cristo. Se as pessoas quiserem ir a Igreja para de facto rezar a Deus para viverem com maior serenidade e tranquilidade para ultrapassar essas coisas, muito bem está lá a Igreja de Guadalupe. Agora celebrar uma eucaristia na escola como celebram o D´Jambi, nem pensar», concluiu.

Abel Veiga

  1. img
    Abel Martins Responder

    Convenhamos meu caro bispo com todo respeito a nao ser que vai enganar aquelas pessoas cegas espiritualmente com essa tua filosofia, mas pra mim nao engana.Nao ha’ ninguem aqui em STP que nao sabe que existe os espiritos maus no mundo,e pior ainda STP e’ uma Ilha onde esses espiritos ainda sao maiores.Agora o Sr bispo nao acredita nisso ,nos queremos a solucao imediata pra este problema o Sr passa surgerir pra fechar a escola por um ano porque nao sao teus filhos que ali estudam e contradiz o outro pastor da igreja.Estamos a falar dos alunos inocentes que algumas pessoas maldosas estao a aprofeitar pra realizar os seus fins.Mas tem razao porque se fosse imagem de um santo que ja faleceu ou alguem inventou a sua imagem de madeira ou de maria isto sim o Sr la iria ja para realizar uma missa.Mas vou te relembrar de que a imagem nao salva ninguem nem tao pouco tem poder pra rogar a favor de ninguem. Se queres chegar a Deus nao ha outro caminho a nao de Jesus qualquer santo que viveu neste mundo uma vida santa depois faleceu acabou nunca alma ou imagem feita de pau desta pessoa vai rogar pra ninguem.Por isso o problema de Guadalupe e’ um assunto espiritual queira aceitar ou nao,qualquer outra tese e’ uma cegueira espiritual.

    • img
      jona Responder

      meu amigo,a eminÊncia senhor Bisto,nao ti engana esta, nao é a sua missao dele. voce ja nasceu enganado mentalmente.

    • img
      Olavo C. Lisboa Responder

      Este bispo tem la suas histerias também, pois ele tem um amigo imaginário e lhe presta cultos. Contudo, concordo com a posição dele. Chamem médicos e psicólogos e tratem da situação. Esqueçam o inimigo imaginário, esqueçam o amigo imaginário e recorram ao amigo real que sempre nos ajudou: a medicina.

  2. img
    Bento XVI Responder

    Facil é criticar quando se esta longe, este padre deveria é ir a essa escola constatar os factos depois dar a sua opiniao. O homem distinguido difere do tolo histérico, quando apresenta factos concretos para argumentar o seu discurso. Para no bem bom da igreja e mandar bocos, mùesmo um tolo histérico pode fazer. Antes de dar opiniao deveria mexer esse “traseiro” e estar com as crianças angustiadas. Onde esta a solidariedade catolica?????????

  3. img
    Mario Pinto Responder

    Bravo Senhor Bispo concondo em pleno consigo que Deus te abencoe.

    Tiago 4:7 – Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

    • img
      benavides pires sousa Responder

      tu até fazes referencia biblica, já o bispo que tanto idolatras Adi…o, nem está ai pra isso.

      das conta disso ou nao?

    • img
      Olavo C. Lisboa Responder

      A bíblia do monstro do espaguete voador ja esta a venda, quer comprar?

  4. img
    Mafioso Responder

    O Bispo chegou a conclusão que eu também a guisa de conlusão tirei.
    Esta escola nunca mais vai lugar de ensino.
    Uma vez fechada, vão alienar o patrimonio e construir outra escola.
    Afinal de conta, quem deseja este espaço publico?

    • img
      Albertino Silva Braganca de Sousa Responder

      corrija antes de enviar o texto, pois poder-se-á ler e enteder melhor.

      • img
        Albertino Silva Braganca de Sousa Responder

        entender

  5. img
    Mafioso Responder

    Esta escola nunca mais vai ser, lugar de ensino e de aprendizagem.

  6. img
    Dasafrica Responder

    Isso mesmo Sr Bispo, gostei

  7. img
    Albertino Silva Braganca de Sousa Responder

    Com todo o respeito como ser humano que tanto o senhor Manuel Antonio, bem como os demais interventores de outras religioes, como sao tambem os casos dos anteriores comentários dos senhores Candido Jordao e Amancio Valentim, que considero que todos extravassam o sentido objectivo da questao, pois diria que este último comentário do senhor, Manuel Antonio é tao igual ou pior.

    Por que o digo? Porque, sem querer ofende-lo nem afrontá-lo, pois nao é esta a minha intencao, se nao que dar o meu módico ponto de vista através de leitura Biblia particular feita em pesquisas pessoais, diria que, o senhor em muitas das suas afirmacoes faz ares de pomposidade da sua postura e poder classista em funcao do cargo que ocupa na sua religiao e por ser oriundo de onde provém, da nossa antiga metropole que é Portugal. Já pra nao dizer que o senhor nao faz nenhum uso correcto, objectivo e aplicado das Sagradas Escrituras.

    Pois, a Biblia nos ensina claramente que Satanáz existe sim e até mesmo: “…segue transformando-se em anjo de luz”-2 Corintios 11:14, portanto, para levar á cabo os seus propósitos de sujeitar e destruir a humanidade, pois ele actua de diversas formas, porque sabe que segundo as profecias, “ele sabe que tem um curto espaco de tempo: “ Apocalipse 12:12.

    Portanto, quando o senhor Manuel diz que” “…O diabo tem mais o que fazer para estar a meter nessas coisas», Gostaria que nos esclarecesse, que coisas sao essas, já que o senhor provavelmente, tao bem o conhece.

    Discordo totalmente também das opinioesp roferidas pelos outros 2 senhores, pois de facto nao vi nenhum elemento nas suas alocucoes que se baseassem naquilo que a Biblia diz.

    E quanto ao senhor Manuel, agora me levanta uma curiosidade, é certo que há muitas coisas impregnadas na cultura, nos medos e na tradicao das pessoas, que implica certa ignorancia e aceitacao de elementos e actos inmundos, mas será que tambem a constante adoracao de ditos santos e imagens que os senhores incentivam nao é ignorancia continua e aceitacao do anti-biblico? Exemplos:
    1-por que mandam padres benzer casas áquando da inauguracao e espalham sal lá dentro das mesmas?
    2-por que se pretende ao longo do próximo mes levar a imagem de pedra da dita senhora de Fátima a Sao Tomé e fazer missas?-
    Se a Biblia diz claramente em Levitico 26:1, que: ““‘Não deveis fazer para vós deuses que nada valem e não deveis erigir para vós uma imagem esculpida ou uma coluna sagrada, e não deveis pôr alguma pedra como peça de exibição na vossa terra, com o fim de vos curvardes em direção a ela; pois eu sou Jehavé, vosso Deus”
    1Joao 5:21 diz ademais, “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

    -Jesus quando veio á terra, sabia da missao que tinha a cumprir e nem tinha necessidade de ser baptizado por Joao Baptista no rio Jordao, mas de bom grado aceitou áquele baptismo simbólico para reforcar a ultima etapa de sua missao, que era pregar á palavra de Deus e dar a sua vida em favor da humanidade, por isso quando o senhor refere meramente que “ Se estou baptizado em Deus, agora sou possuído pelo Diabo a torto e a direito? –Pois lhe diria o que diz, Tigo 2:26, “ a fé sem obras é uma coisa morta”.

    E que obras sao essas? 2 Timoteo 3:16-17 dizem que:”Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.”
    E essas obras estao claramente descritas em Mateus 28:19 e 20: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo,20 ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas.”

    É o que até agora ao investigar e ler, me tenho apercebido, por isso que nao entendi o facto do senhor nao basear-se nas Escrituras e fazer referencias objectivas e prácticas da mesma para defender o seu ponto de vista, visto que o senhor representa a maior religiao ocidental e africano em S.Tomé e Príncipe. Creio que é chegada a hora de falarem-nos dáquilo que a Biblia diz e os senhores conhecem como possivel solucao para este mal em particular que tem afectado o nosso pais e as victimas estudantis, e os males do mundo em geral, que a Bíblia tambem diz em 1 Joao 5:19 e 20 que: “Sabemos que todo aquele que tem nascido de Deus não pratica o pecado, mas o Nascido de Deus vigia sobre ele, e o iníquo não o segura. Sabemos que nos originamos de Deus, mas o mundo inteiro jaz no poder do iníquo. Mas, sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu capacidade intelectual para podermos obter conhecimento do verdadeiro.”

    • img
      benavides pires sousa Responder

      comentário bem sustentado!

    • img
      Aguaizense Responder

      Depois diz que as ceitas criticam igreja católica. O bispo manifestou o seu desagrado, mas não citou uma referência Bíblica sequer, coisa fútil.
      Que o Sr. Bispo tenha a maturidade e humildade suficiente para aceitar essas verdades acima expressas pelo sr.Albertino Brag. porque são de facto Bíblicas.
      Ao contrário dos nossos Pais, Graças à Deus temos tido ensinos e averiguamos as verdades Bíblicas e já não somos colonizados do ponto de Vista Espiritual, somos pequenos Berreianos, se bem que a maioria ainda vai após o bispo, que os trata mal” carapuça”.
      E também este Lider cego devia ao menos pensar nas consequencias das suas falas, porque um homem que tem como filosofia ensinar boas Obras, vem dizer audivelmente” se dependesse dele a solução seria fechar a escola”
      Cuidado sr. bispo noutras vertentes diz-se que “quem diz o que quer ouve o que não quer”, mas neste caso o sr. está perdoado, tem que crescer e aparecer estude a Bíblia e seja liberto da tua ignorância.
      João 8.32 “Conheceries a veradde e a verdade vos libertará”
      Com certeza a solução para este e todos os males estão em Cristo Jesus.
      ” Mateus 11.28 “Vinde a mim todos os que estais consados e oprimido e eu vos aliviarei”, disse JESUS.

      • img
        Aguaizense Responder

        Mateus 8.32″ Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”
        Mateus 11.28 ” Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e vos aliviarei” disse JESUS.

  8. img
    jum jum Responder

    O Sr Bispo parece estar bem aborrecido com esta historia… Epa, uma ideia : e porque não aproveitar da situação para criar um tipo de “turismo espiritual”? em que convidávamos todas as igrejas evangelicas e adeptos do Diabo pelo mundo a vir conhecer a nossa fantastica escola possessada de Guadalupe?? Fechavamos a escola e transformava num hotel de 5 estrelas, com actividades ludicas para os turistas espiritistas, como visão de fantasmas, D’jambi todas as noites na discoteca, e degustação de coqueteis de plantas medicinais afrodisiacas! Acredito que ha um bom dinheiro para se fazer aí….

    Seriamente….

    • img
      Albertino Silva Braganca de Sousa Responder

      a tua ignorancia satirizada é tao a despropósito ante uma situacao dessas, que demonstras bem patente a tua incultura, mas antes de fazer papel de palhaco de novo, aprenda pelo menos a escrever e conjugar o verbo possuir, portanto, a escola possuida ou possessa,(ambas formas sao aceitáveis em portugues) e nao possessada, conforme o senhor escrevera.

      • img
        benavides pires sousa Responder

        Gostei do seu comentário. sustentado com referencias biblicas e sem ofender.

        • img
          benavides pires sousa Responder

          refiro-me ao comentári obem acima e nao a sua resposta nesta coluna.

  9. img
    NANDO VAZ (ROÇA AGOSTINHO NETO) Responder

    A pobreza pode ser entendida em vários sentidos!..

  10. img
    Anjo do Céu Responder

    Coitado sao inocentes e das crianças.Guadalupe está apagar carro por aquilo de alguns semearam e agora estão a colher o k nao presta,k é este fenomeno de transes na escola.Esqueceram de dizer k durante ano toodo de 2010 ou mas que toda sexta feira tocavam djambi na plena via pública,transformaram neste recinto com centro recreativo liderado por ex-sr.Petche-peté.Até as pessoas adultas envolveram nisto duma tal forma k em Guadalupe as senhoras iam para cabelereiro fazer penteados´desfilizos e tranças para irem assistir este maldito Djambi.Nenhuma autoridade local tanto Polícia,Camara Distrital,politicos e cidadao comum nunca providenciaram de pôr cobro ou seja um ponto final neste espectaculo.Consequências disto é chamar DEMONIO para toda artéria de Guadalupe.Infelizmente a parte fraca é k está a sofrer que são crianças inocentes.Nenhum Orgão k respondia pelo Distrito outrora nunca deu cara em explicar este verdadeiro fenomeno e estão todos impune e por incompetência de nao saber cumprir a lei.Deus vai ajudar povo de Guadalupe e criança inocentes em sair desta calamidade espiritual.Força nossas mamãs

  11. img
    Veneno de Cobra Preta Responder

    Porquê que isso não acontece no IDEF? Simples porque os meninos daquela escola, têm carro a porta para leva-los a escola, tomam pequeno-almoço, ainda têm lance e no fim das aulas têm direito a um passeio a bera mar. Portanto o senhor bispo tem razão, isso resultado da pobreza… Filhos dos políticos de STP nunca vão padecer de tal doença!

    Já agora senhor Bispo, são os senhores os maiores culpados pela situação que vive o ensino em STP, desde que os senhores fundar a escola Portuguesa em STP que o nosso ensino tradicional ficou de rasto, porque os senhores atribui vagas para filhos de todos políticos para estudarem na vossa escola que devia ser única exclusivamente para filhos de cidadão portugueses que lá vivem. O resultado dessa vossa atitude reflecte no pouco ou falta de investimento que tem vivido o nosso ensino, pois não precisam porque têm dinheiro roubado do povo para pagar IDEF.

    Se um pobre for pedir lugar para lá estudar nunca há vaga!!! Mais para os gatinhos da nossa praça há sempre vaga, é isso que Deus mandou? Humilhar os pobres a favor dos políticos gatinhos!!??

  12. img
    Malembe Malembe Responder

    Eu estou aí para ver o fim desta novela

  13. img
    Malembe Malembe Responder

    “O Diabo tem mais o que fazer…”
    Senhor Bispo deve explicar melhor!!
    Quais são as outras tarefas do diabo e quando é que são feitas?

    • img
      Albertino Silva Braganca de Sousa Responder

      a mesma pergunta fiz-lhe eu no meu comentário.

  14. img
    Fenix stp Responder

    Pessoal,
    O bispo pode n ter razão em tudo que fala, mais n nhaja duvida que nada existe de diabolico na escola, isso é só psicologico, poseram isso na cabeça e ja era, é preciso parar de estar a alimentar coisas desse tipo, agora ninguem mais vai querer estudar na escola, pq tem diabo, faça-me o favor!!
    E ainda dizem k morreu um corandeiro de 22 anos durante a tentativa de salvar a escola! Agora eu pergunto, quem sobe um poste de inergia e n apanha choque e morre, estou ainda pra conheçer a tal pessoa, o corandeiro subir no poste de energia, apanhou o choque e morreu, onde esta o diado nisso!!

    • img
      Albertino Sousa Responder

      Meu amigo,se acredita em Deus então apreenda a aceitar que o Diabo também existe. E se não acredita em Deus, então não podemos dialogar! Neste mundo, coisas absolutamente estranhas existem…

    • img
      Albertino Sousa Responder

      Meu amigo, não brinques com coisa séria! Fale com conhecimento de causa. Perante a incerteza vale mais a pena duvidar. “A DÚVIDA É A MAIOR ARMA FILOSÓFICA” porque “QUANTO MAIS DUVIDAS MAIS APRENDES” e assim estrás longe do erro, do fanatismo e do convencimento…Já assistis-te a um Jambí? Acho que não! Já presencias-te algo que desafie as leis naturais? Senão, então não estas em condições de falar…

  15. img
    Carlos Ceita Responder

    Meus amigos por acaso alguém já procurou saber a opinião da sua eminência diácono remédios? O que é que ele pensa disso? Se há espíritos bons e maus não sou teólogo e os meus limitados conhecimentos bíblicos de Corão ou de Tora não me permite entrar em grande discussões sobre coisas do além.
    Mas conhecendo como conheço o ser o humano em alguns casos temos que admitir que muitas das pouca vergonhas que o homem faz nem Deus nem o Diabo tem a ver com isso. O que sei é que ao longo da historia o homem encontrou no Diabo um oportuno bode expiatório para justificar as suas trapalhadas isso para não dizer coisas piores.
    Enfim como dizia sua eminência Diacono Remedios “não havia nechexidade”

    • img
      Albertino Sousa Responder

      Meu amigo, há uma palavra que usaste e que me causou muito arrepio: É o “Corão”. Ja lí e este livro e fiquei horrorizado com o seu conteúdo…

  16. img
    Lódoma Responder

    Depois de acompanhar a sua entrevista fico-me indignado com a sua expressão com homem da Igreja com espírito educativo numa entrevista directo na televisão utilizar expressão (CARAPUÇA). Gostaria que o senhor explicasse o que é carapuça.
    Outro assunto.
    O senhor Bispo não esta na altura de dizer o que disse porque todos os são-tomenses sabem muitíssimo bem do que é transe (santo ou monta).
    A não ser que vai enganar aquelas pessoas cegas espiritualmente com essa tua filosofia.
    fechar escola?… porquê?… por não ter filhos na mesma escola? Deveria usar a tua sabedoria como cristão rezar para afugentar esses maus espíritos que estão a perturbar o bom funcionamento das aulas para que as crianças tenham bons aproveitamentos. Até já.

  17. img
    Lódoma Responder

    Povo desta terra maravilhosos que é São Tomé e Príncipe vamos manter a nossa cultura não deixarmos levar por influência dos outros.

  18. img
    AUO' Responder

    MUITO BEM SENHOR BISPO! Mas o efeito de electromagnetismo da corrente de alta tensao que passa perto da escola nao e’ de se excluir.
    Nos paises mais evoluidos, por vezes, sao obrigados a abandonar opcao aerea de transporte de energia e optarem por via subterranea, pelos menos nas zonas populcinais.
    UM SANTO DIA A TODOS.

  19. img
    AUO' Responder

    Queria dizer(zonas populacionais).

  20. img
    Bento XVI Responder

    espritos nao existe? patalogia psicologica?

    Quem em sao tomé nunc apresenceou a cena que espirito entra no corpo de alguem e fala com a mesma vos de alguem que ja morreu? Isto é histeria colectiva, ignorancia popular, mentalidade atrasada, CARAPU9A HOMBRE!!!

  21. img
    Gigolo Responder

    O diabo tem advogado Oficializado.
    O bispo.

    • img
      Albertino Sousa Responder

      Tens razão!

  22. img
    ANASTACIO GOMES Responder

    eu preciso ver um film que documenta tudo o que esta acontecendo por ai! existe films? Abel, vocè nao consegue fazer qualquer film e publicar? todos podemos falar , mas a realidade deve ser tomada em consideraçao seriamente! O que é que o nosso Governo esta fezendo em preposito?
    Saudaçoes!

  23. img
    Jucilene Responder

    Impressionante, africano acredita em qualquer coisa!

    • img
      Albertino Sousa Responder

      Em que coisas concretamente? Seja explicito!

  24. img
    Macabeu FM Responder

    uma palavra apenas:
    Não concordo, álias é falso e insusto dizer que a causa do problema é a deficiência alimentar…francamente senhor bispo.
    senhor bispo e todos que aplaudiram a sua tese, uma pessoa com fome,ficam sem forças e impotentes…faça-me favor …sinceramente…em volta de probelmas aproveitam para nos fazer de dolo e criar outro problemas.
    espero cordialmente a resolução deste problemas.

  25. img
    Mario Pinto Responder

    Fome, atraso, ocultismos em casa, falta e acompanhamento, comida pobre, filmes de violencia , falta de sono, muita novela, muita menssagem sublimar na tvs enquanto os pais dormem, falta de presenca dos pais a noite,falta de pequeno almoco na escola, muitos quilometros para chegar a escola, mulhers a serem violentadas de toda forma na presensa dos filhos, filhos abandonados enqunto a mae no mercado de fardo e outros, falta de agua potavel tudo isto junto da transe fraqueza e mais
    fui

  26. img
    Mario Pinto Responder

    resumido POBREZA POBREZA

  27. img
    Mario Pinto Responder

    Fome, atraso, ocultismos em casa, falta e acompanhamento, comida pobre, filmes de violencia , falta de sono, muita novela, muita menssagem sublimar na tvs enquanto os

  28. img
    ovumabissu Responder

    Bravo sr. Bispo. Disse o que eu gostava de ter ouvido dos meus compatriotas santomenses. Deles só ouço disparates e baboseiras.
    A bíblia não é um livro mágico, nem foi escrito por Deus. Foi escrito por homens como nós, com a diferença de serem pessoas com preocupações de natureza espiritual e de melhorar o homem.
    A bíblia não é para ser lida como quem lê um romance, menos ainda como um código de Direito. Está sujeita a interpretações, a várias leituras.
    Senhores envangélicos, a velha e caduca Igreja Católica acabou de vos pôr no vosso sítio. Isto é, no culto do obscurantismo, do atraso de vida, da exploração das fraquezas alheias e da pobreza.

    O sr. Bispo, fez muito bem em não embarcar em todo este primitivismo.

    O emu muito obrigado.

  29. img
    filha de Deus Responder

    Sr. Bispo, devo respeito ao senhor por ser mais velho, agora desculpa; o senhor é um grande mentirroso em dizer q isso nao tem a ver nem com espirito ou diado, hipócrita!
    nao é a igreja católica q faz missa pra pessoas q já morreram? dizem missa pra os defuntos, faz com q milhares de pessoas se percam em crenças de deuses alheios q fazem por aí? e enumeráveis besteiras aí. diz-me em q parte dá bíblia jesus diz isso? o que está fora do homem nao pode fazer mal…..” para! lê a bíblia como deve ser e deixa de ensinar heresia,o que precisa mais acontecer para o senhor dizer”isso é de diabo”? também nao é de adimirrar, como podia o senhor dizer o contrario? deixo um conselho pra o senhor CONVERTA-SE AO SENHOR JESUS, pra q possas ser perduado dos seus pecados.

  30. img
    Albertino Sousa Responder

    EU SOU CATÓLICO, MAS DESCULPEM: DE TODA ESTA SITUAÇÃO, O QUE FICOU MAIS PATENTE É O SINISMO E A HIPOCRISIA DA IGREJA CATÓLICA NA PESSOA DOS SEUS REPRESENTANTES EM SAO TOMÉ. ESTE FENÓMENO VEIO POR À PROVA A IGREJA. ESTÁ EVIDENTE A COBARDIA E A INCAPACIDADE DOS PADRES(INCLUSIVE O SR.MINISTRO DE EDUCAÇÃO) DE LIDAREM COM UM FENÓMENO FACILÍSSIMO DE RESOLVER, CONFORME DISSE OS PASTORES DA IGREJA EVANGÉLICA E DA MEDICINA TRADICIONAL. JÁ ESTA CLARO QUE SE TRATA DUM ASSUNTO DE FORO ESPIRITUAL. E AFINAL OS PADRES TÊM MEDO DO DEMÓNIO! E USAM ARGUMENTOS E TERMOS DESESPERADOS COMO “CARAPUÇA”, “ENCERRAMENTO DEFINITIVO DA ESCOLA” PARA SE DEFENDEREM…ESTOU MUITO TRISTE POR ELES!…

  31. img
    Madiba Responder

    Um País de atrasados…vê-se isso até no discurso do bispo e do senhor da igreja evangelica!

Deixe um comentario

*