Engenheiro defende a ideia de linha magnética nas manifestações de transe em Guadalupe

A posição do engenheiro Luis Paquete d´Alva Texeira, segundo a qual o fenómeno de transe que se vive em Guadalupe é resultado da influência de um a linha magnética, foi rejeitada pelo Pastor da Igreja Evangelista. Luís Paquete d´Alva Teixeira ripostou ao pastor.

Antes de mais gostaria de felicitar o Téla Nón pelas questões apresentadas nas vossas edições. Nunca tinha feito nenhuma apresentação temática, no vosso jornal pois se a fi-lo é porque os cidadãos têm o direito a resposta quando são contestados.

Embora,me encontre neste momento fora de S.Tomé e Príncipe ,mas tenho o direito a resposta da menção feita pelo Sr Bispo da Igreja Evangélica na sua entrevista ao vosso jornal no dia 11 de Março do corrente ano.
Gostaria de referir que a nossa constituição define que o nosso país é laico, isto quer dizer que não somos autorizados a praticar a religião e outras crenças em nenhuma das instituições públicas por outras palavras não se ensina a religião nas escolas, nos serviços, pois existe o livre arbítrio, cada um deve praticar aquilo que melhor entender e devemos  respeitar o direito de opinião do outro, independentemente das suas acções.

A ciência e a igreja não têm os mesmos objectivos e nunca podemos discutir fenómenos  científicos e religiosos no mesmo patamar. Continuo a defender a teoria do magnetismo e a sua influência nos  seres vivos e que o problema da Escola de Guadalupe, está relacionado com o magnetismo e as linhas imaginárias magnéticas. Pois  elas existem em todos os pontos da terra,  em S.T.P, dado a sua origem a sua influência pode até ser muito maior.
Gostaria de elucidar-vos de que o que aconteceu no Japão tem a ver com a deslocação das placas tectónicas e que toda a destruição existente é consequência dos efeitos magnéticos. O terramoto é a quantidade de  energia libertada do interior da Terra. Este terramoto foi profundo e teve consequências ao nível mundial. Por exemplo os 9 graus na escala de Ricther  foi a quantidade de energia libertada e posteriormente registada pelos sismógrafos, significa  a quantidade de energia que foi libertada.

Por exemplo a energia libertada do interior da Terra provocada neste terramoto de Japão é correspondente a E=7x10x3x1x9 ou seja 7x 10 elevado a 6 KW/h de energia. Referi a este fenómeno, para elucidar as questões do magnetismo no nosso Planeta visto que o Sr Bispo da Igreja Evangélica mencionou na teoria que defendo dizendo que o problema da Escola de Guadalupe não tem nada a ver com as linhas magnéticas.
Pois esta energia libertada do interior é de várias formas e  podem ser através das fracturas, falha, terramotos, vulcões e o deslocamento diário das placas o que quer dizer que a Terra treme diariamente.
Gostaria de dizer com muito respeito ao sr Bispo da Igreja evangélica de que não estou autorizado, nem tão pouco habilitado de criticar as suas teses teológicas visto que ela é religiosa e a minha está relacionada com questões   científicas pois os nossos conceitos são completamente distintos e nunca chegaremos ao mesmo extremo de análise.

Um fenómeno científico de Geologia, Geofísica, Geomorfologia, etc, só pode ser avaliado, criticado em padrões destas ciências e não em outros.

Tenho, muito respeito para consigo e a sua Igreja, e respeitei a sua opinião pois não sou nenhum salvador do mundo, nem tão pouco do problema do transe da escola de Guadalupe, dei a minha contribuição como o srº também a fez, e esperemos que haja a contribuição de todos, nunca pensando que só nós somos bons e os outros não prestam, para nada com a sua contribuição. Pois nós todos devemos resolver a raiz do mal que é a entrada em transe das crianças e não os seus efeitos  e esperemos que todos nós o resolveremos.

Com muito respeito e consideração remeto o meu direito de resposta a vossa reverência

Luís Paquete d´Alva Teixeira

  1. img
    Abel Martins Responder

    Com muito respeito o Sr parece me que esta a ter problema mental, tal vez pode ser a falta de emprego que bateu o sr Paquete na porta quando o Sr chegou de formacao.O sr precisa de tratamento medico,porque convenhamos,entao quando o governo convida um padre ou bispo para celebrar uma missa todo ano no dia 3 de fevereiro estas a querer dizer entao que isto e’ ilegal? Nunca a ciencia e a religiao poderao ser egual. Mas uma coisa e’ certa proprio o sr. e’ uma criatura de Deus isso o sr sabe que nao pode negar,mas sim como ainda Deus te deu a vida para estudar a ciencia do homem deveria saber que o homem tem um limite mas Deus e’ ilimitavel,insondavel e por isso que se o pais e’ laico nao significa que a verdade nao pode ser dita.O sr Paquete tem que ir ler a historia de alguns paises. Por exemplo a constituicao dos estados unidos da america foi redegida com as palavras biblicas e frases estraidos da biblia mas e’ um pais de livre expressao onde qualquer religiao pode praticar, mas o povo na sua maioria e’ cristao. vai pra o pais arabe mesma coisa. Entao o sr paquete queira aceitar ou nao tens que ter na mente que 97% da populacao santomense e’ cristao pelo menos a lei se faz segundo a religiao que o povo pratica na sua maioria mas sem por em causa a liberdade de culto. Entao um dia se a tua filha toma santo ou se entrar em transe oque que o sr paquete vai fazer de uma forma urgente? Enquanto a tua filha esta a rolar no chao vai entao entrar no estudo da ciencia pra ver magnetico ou a tua mulher vai depressa chamar alguem mais velho pra ver o ritual ou oracao que se pode fazer. Sejamos serios, o pastor sempre foi claro em dizer que a tua conclusao e’ da ciencia mas o Deus todo poderoso que nos criou sabe que existe espiritos e o diabo e que a unica solucao pra o problema de escola em guadalupe e’ Jesus Cristo e se Cristo nao entrar pra travar isto dentro em breve por falta da crenca em Cristo essas criancas vao comecar de morrer e nao e’ isto que nos queremos. pec,o desculpa se ofendi em alguma maneira na linguagem.

    • img
      jailson carvalho Responder

      Estou perfeitamente de acordo consigo.É mesmo uma tremenda pena ver a raça humana a desfazer-se por nada, tão somente preocupada com questões materiais chegando na maioria das vezes a por de lado o “criador” enquando o centro de toda a existência. O mundo está como está porque a raça humana se revelou desobediente e egoísta;

    • img
      UêBeto Responder

      Se continuamos com essa forma de pensar atrasada, ahi sim nunca o nosso pais ira para frente.. Vamos sentar a rezar, pq deus ira resolver o problema de escola de guadalupe, e todos os problemas que temos ca… Covenhamos, deviam prender um monte de bispos e derigentes religiosos que existem no país, que o unico que fazem é etorquir o dinheiro dos mais desesperados…

    • img
      B Responder

      Esta escola de Guadalupe podera sim estar numa linha magnetica. Ha tempos enxames de abelhas e morcegos”fanalixi” foram atraidos pela escola. E ficam a saber que esses animais muitas vezes sao atraidos para locais de magnetismo elevado. Ora, torna-se necessario o governo explorar este campo cientico como levanta o Eng. Paquete. E necessario dotar o pais de meios necessarios e urgentes para investigar o magnetismo no local. O curandeiro ja morreu, o Bispo catolico recusa-se em celebrar missa no local, o Bispo da igreja envagelista diz que ja mandou pessoas dotadas de “forcas” para o local e o fenomeno continua. Entao? Solicitem apoio da “International Geographic”.Aqueles aventureiros no bom sentido da palavra poderao estar interessados em estudar este fenomeno.

      • img
        B Responder

        O que acontece e que muita gente tem medo de fisica, quimica e ciencias afins. Muitos da nossa terra, mesmo aqueles com cursos universitarios, estao preocupados em como se safarem economicamente. Muita gente com formacao academica em diferentes ramos de actividade “invadem” outros ramos onde o dinheiro e mais facil de ganhar. Poder-me-ia citar varios exemplos mas nao vem o caso.
        Para dizer que o Eng. Paquete deu o seu contributo para a resolucao do problema. Resta pesquisar e chamar atencao daqueles que melhor entendem da materia.
        O Eng. Paquete esta autorizado pelo seu diploma em falar dessas questoes. Agora que muitos nao sabem e nao percebem o que ele fala e outra questao. Mas muita gente sabe o que e um aco, todos ja brincaram com aco e notaram a forca que se produz em colocar dois pedacos de aco um contra outro com a mesma polaridade???
        Por ventura sabem porque que a zona norte (Guadalupe faz parte desta zona) e mais seca do que a zona sul? Sabem porque que a zona norte e savana e sul nao?
        Portanto ha muita gente com conhecimentos cientificos validos, mas infelizmente, esses conhecimentos nunca foram valorizados no nosso triste pais depois da independencia.
        Conhecimentos profundamente cientificos nao valem nada no pais e por isso que o pais esta assim.

        • img
          Lupunhé Responder

          Éstas errado. A ciência é necessária, mas cuidado: Sêbê montchi ca nganan-nguê!

      • img
        B Responder

        Ja agora sabem porque que as lulas encalham na areia ou cometem suicidio colectivo?

  2. img
    Malembe Malembe Responder

    O professor deu uma explicação plausivel.
    Quem fala de Diabo nestas coisas dever mais diabo que todos os diabos.
    Mas só se manifesta em crianças? O magnetismo?
    Obrigado Professor.

  3. img
    Franz K Responder

    Caro Engº,

    Independentemente da questão em causa, penso que o Sr. Engenheiro deveria ser mais claro e objectivo em defesa da sua tese.

    As pessoas que estudam o campo electromagnético, sabem da influência do campo magnético terrestre na vida neste planeta.

    Da mesma forma que as agulhas imantadas das bússolas, que sempre apontam para o norte devido à atracção magnética, os animais parecem também ter uma espécie de radar magnético.

    Como sabe, nós os humanos não somos imunes a influência deste campo, em teoria, gerado pelo movimento do núcleo de ferro fundido da Terra.

    Para além disto outros fenómenos como por exemplo as tempestades magnéticas que ocorrem no Sol também influenciam, e manifestam-se como grandes e contínuos fluxos de partículas ionizadas que chegam ao planeta Terra.

    O principal alvo destas tempestades é o coração e o sistema cardiovascular. Mas sabe-se que os efeitos no nosso organismos são amplos e nem sempre negativos.

    Além dos possíveis efeitos que teriam em humanos, como alterações no ritmo cardíaco e no nível de adrenalina, mudanças na circulação sanguínea, entre outros, as tempestades magnéticas também provocam auroras boreais e austrais, que dificultam o correto funcionamento das redes de telecomunicações.

    Para terminar, fica-se sem saber em que se baseia para calcular a energia libertada pelo sismo ocorrido recentemente no Japão. Quando diz que 7x10x3x1x9=7×10 elevado a 6 kW/h, o que quer dizer? A equação a partida está errada, a todos os níveis.

    Cmpts

  4. img
    Carlos Responder

    Em primeiro lugar gostaria de saber se o Sr. Paquete é Eng. de que area?

  5. img
    Albertino Sousa Responder

    Sr.Eng., com todo o respeito, magnetismo significa atracção. O que é que uma atracção tem haver com o espirito ou o cérebro humano? Poderia ter é para com massa corporal. Eu acho que o senhor foi infeliz. Talvez quiz tornar-se visível à qualquer preço! O bom engenheiro não é aquele que teve melhores notas em engenharia, mas sim aquele que conhece a utilidade prática do que estudou, e aplica oportunamente o seu conhecimento perante situações práticas concretas. Isto é, todos os fenómenos que se operam no mundo não se explicam com o magnetismo, bem como não era hora para falar do seu magnetismo.
    Por outro, senhor engº, aconcelho-o a se fazer acompanhar sempre doutra ciência chamada Filosofia. Ela livra-nos de cair no ridículo. As ciências tem um defeito: elas tendem sempre a nos engaiolar: Por exº. a teoria da relatividade do Albert Einstein veio a desengaiolar todos os outros fisicos “convencidos” que lhe antecederam. Portanto,lembre-se dessas parábolas filosóficas: “Eu só sei que nada sei”, “A dúvida é a maior arma filosófica, pois quanto mais duvido mais aprendo”,… Enfim é melhor o senhor duvidar do que avançar convicções que pouco têm haver com a física, porque está sobejamente demonstrado que se trata dum fenómeno do foro puramente espiritual. De certeza que a sua mãe ou a sua avó sabem bem disso, embora não sejam engenheiras…Portanto, meu caro engenheiro, duvide, duvide e duvide, em vez de convencer, que a Filosofia lhe agradecerá…

    • img
      Franz K Responder

      Parece-me que o Sr. Albertino é quem está a ser infeliz com este comentário:

      1 – Porque está a confundir força de gravidade com força magnética. A força de gravidade está relacionada com as massas dos corpos e à nossa escala é definida pelas leis de I. Newton. A força magnética surge quando existe movimento de partículas carregadas electricamente, veja as equações de J.C. Maxwell. Estas forças estão na origem dos campos gravíticos e campos magnéticos.

      2 – O próprio A. Einstein não conseguiu explicar a origem do campo magnético terrestre, esta é uma área em aberto na Física. A explicação mais plausível para a origem deste campo, tem a ver com a movimentação do núcleo líquido da Terra constituído sobretudo por ferro.
      E se não fosse este campo magnético, a Terra estaria sujeita a radiações muito prejudiciais a vida no planeta. Isto não é ficção, existem estudos comprovados da influência deste campo na vida no planeta terra.
      Pode-se perguntar o que é que o campo magnético tem a ver com o cérebro humano? Tem muito a ver, pois muitos animais usam mecanismos de orientação com base nas linhas deste campo, existem estudos comprovados sobre esta matéria. E os humanos não estão imunes a influência do campo magnético terrestre.
      O Engº Paquete pode ter razão quando diz que poderá existir uma influência magnética naquela zona do país. Porque apesar de a influência do campo magnético ser mais forte nos pólos magnéticos da Terra e mais fraco na zona do equador, STP sendo um arquipélago de origem vulcânica e as rochas que por cá existem conter por exemplo o ferro, em condições apropriadas estas podem ficar magnetizadas. É claro que é necessário provar esta teoria e isto custa dinheiro.

      3 – Não me parece que o Engº Paquete tenha dito que a sua teoria seja a verdade absoluta, talvez não tenha exposto todos os argumentos necessários. Mas é salutar que o tenha feito para que as pessoas tenham outra visão das coisas e, que nem tudo tem que ser tratado com exorcismos se não se esgotaram todas as hipóteses racionais.
      E não me parece que isto se trata de uma guerra ciência religião, porque se o Sr. soubesse um pouco de Física veria que esta tenta encontrar explicações para os fenómenos naturais mas tem as suas limitações como a própria religião tem. Os (pseudo) religiosos, sobretudo em STP onde o acesso a informação é limitado, também têm a tendência de imporem as suas (in)verdades sobretudo a pensarem no lucro. Isto é que temos que combater.

      • img
        Albertino Sousa Responder

        Meu irmão, é pena que há pessoas que vivem toda uma vida à margem da própria vida!…E quando se insuflam nas mentes delas os ‘dogmas’ ciêntificos, tornam-se ainda mais limitativas. Pois, é muito fácil inventar atributos científicos para classificar os fenômeno estranhos….Por sinal, não conheces bem o mundo em que vives. Sinto muito por ti! Eu ja ví, já vivi e já presenciei coisas que desafiaram toda a minha ciência e lógica escolástica. Por isso prefiro manter a minha mente sempre apta neste infindável processo cognitivo universal…já que…«QUANTO MAIS DUVIDO, MAIS APRENDO»…
        Enfim, tenho muito que lhe dizer, amigo. Temo que este nosso diálogo não se torne fastidioso, extenso, falacioso e improfícuo. Por isso, se estiver em STP, convido-o à um dialogo “ao vivo”, à mesa dum café, depois das 15H30 de qualquer dia que preferires. O meu número é 990 39 30.
        Se formos perder mais tempo, irão começar a morrer crinças na Escola de Guadalupe. Acredito absolutamente na capacidade do Srs. Representantes da Igreja Evangélica e Medicina Tradicional em debelar este mal, aliás sem fins lucrativos, contrariamente ao teu vaticinio precoce e leigo. E é natural que, para isso, como disseram os próprios, é preciso que se lhes convidem…
        Como disse o grande físico francês François Teylor, o mundo só será cogniscível quando um dia o sobrenatural e o cintífico se crusarem. Por isso prefiro lidar com tudo numa perspectiva macroscópica e “desengaiolada”! Feliz noite. Aceite, por favor, meu convite… pois “…EU SÒ SEI QUE NADA SEI…”

        • img
          Franz K Responder

          Meu caro,

          Tive muito prazer em ler a sua resposta.

          Demonstra muita maturidade e sapiência.

          Aceitaria de bom grado o convite se estivesse em STP.

          Mas continuo a achar que esta errado.

          Cumpts

  6. img
    laico Responder

    Agora cada um quer demontrar que tem conhecimento.

  7. img
    minú yé Responder

    Meus senhores com um caso tão sério como esse não devemos estar a contrariar ninguém nem criticar o ponto de vista das pessoas. Nesse momento o que nós queremos é a solução para o problema….ninguém é sábio ninguém é burro…
    Todos nós sabemos que a Teologia e a Ciência defendem os facto das formas deferente portanto quem se acha o mais sábio oferece ou a menos cobra ao Estado e resolve o problema…
    Enquanto as miudas estão a sofrer montes de vós estão a discutir quem é melhor…mais na prática o problema esta a pior e há solução para o tal…por favor meus senhores já chega de ignorância.

    • img
      minú yé Responder

      Queria dizer não há solução para o tal problema…

  8. img
    Pontapé de saída Responder

    Transe na Escola de Guadalupe gera polémica entre a religião e a ciência.
    Olha até que ponto a situação chegou…mas devo lhe dizer que talvés os dois estão certos…mas cada um a ver do seu ângulo.

  9. img
    HFM Productions Lda. Responder

    Iné mina di tela, ola non ká sá nai ká flá von-von mó di nguê ku kuê ni pó bamu zuntá kabêça mó di fêçu di baçóla pa non pô piá chi non ká pôtdji ká bá ku dijgláçá sé kú sá batê ni tela non. Nancê ku sá naí sá nguê ku studá ni tempu colonu e cadá vê kuá ská mudá, ami té djá sé un sá nê ká taçón di banku scola pan pô xiná fiçú té madji ni plimêlu lugué sá Dêçu…

  10. img
    Emigrante Responder

    Esse fenómeno devia estar a se passar é no palácio côr(presidncia) de rosa ou no palácio do ^(Governo). Eles é que tinham que estar a passar por isso quando andam a meter as mãos pelos pés com má governação e não criança pobres e inocêntes.

  11. img
    Madalena Responder

    O Engº Paquete. não inventou nada e está cheio de razão.
    O magnetismo nos seres humanos
    O homem não é exceção na influência do campo magnético na vida dos seres vivos. Cientistas russos do Centro de Pesquisas do Espaço (IKI) e do Instituto da Ionosfera e Magnetismo Terrestre da Rússia (Izmiran), afirmaram no ano passado que as tempestades magnéticas poderiam afetar diretamente nossa saúde cardiovascular e aumentar o número de infartos.
    Segundo esses pesquisadores, as explosões que acontecem no Sol fazem com que as tempestades magnéticas se manifestem como grandes e contínuos fluxos de partículas ionizadas que chegam ao planeta Terra.
    “O principal alvo das tempestades magnéticas é o coração e o sistema cardiovascular, mas o efeito desse fenômeno natural no organismo humano é muito amplo e nem sempre negativo”, disse Yuri Zaitsev, especialista do IKI, à agência oficial russa “Interfax”.
    De acordo com esse cientista, além dos possíveis efeitos que teriam em humanos, como alterações no ritmo cardíaco e no nível de adrenalina, mudanças na circulação sangüínea, entre outros, as tempestades magnéticas também provocam auroras boreais e austrais, que dificultam o correto funcionamento das redes de telecomunicações.
    Muitas vezes os politicos dizem muito e nada fazem , são afectados pelo campo magnetico, Essa é boa!!!

  12. img
    Madalena Responder

    Crianças de Guadalupe cheio de pureza nos corações, nunca fizeram mal a ninguém são alvo de magnetismo. São sensiveis na captação das energias que pairam sobre elas, coitadas e inocentes.
    Mas aqueles malfeitores das nossas praças de coração duro, o magnetismo não ataca.
    O magnetismo ataca morcegos(animais) e crianças.
    Se calhar devem colocar na escola um aparelho que desvie o campo magnetico, um Aço,imane, sei lá…
    Todas tentativas são validas.

    • img
      Lupunhé Responder

      Madalena, se a ignorância fosse música, tu serias um saxafone. Que magnetismo? O globo terrestre é tão grande e só na Escola de Guadalupe é que vai haver magnetismo? Pergunte aos mais velhos e eles ti explicarão o que está a se passar. Seja inteligente! O magnetismo não pode influenciar o espírito, nem no raciocínio, nem a vontade humanos. Só poderá provocar tumores como a dor de cabeça, vomitos, etc. O magnetismo existe, mas não serve para explicar tudo na vida. Não sejas parva, ó Madalena! Por acaso já conversaste alguma vez com o Sr Valentim da Medicina Tradicional ou o Pasror da Igreja evangélica???. Tu conheces a vida atravéz do telemóvel! Falas do magnetismo na escola de Guadalupe como se estivesse ja provado que é esta a causa do problema. Estás a vender a tua ignorância atravéz do Téla Nón.

  13. img
    Filipe Samba Responder

    Eu acho, que isto tem a haver com regulação homeostática

    A regulação homeostática refere-se ao conjunto de processos que os sistemas biológicos utilizam para se manterem em homeostasia. O processo de auto-regulação homeostática permite que os organismos corrijam defeitos, anomalias, excessos ou desvios, mantendo a sua integridade. A composição qumica do homem está sujeito ao metabolismo (Macro-elementos e Micro-elementos)
    Os psicologos de São tome e Principe, onde andam»?

  14. img
    lino Responder

    o transe em questão devia estar-se a dar mais é na nossa assembleia da república.
    Assim eses gajos que lá andam só por interesse próprio e a mamar daquilo que é do povo, talvez entrassem em transe e confesassem alguma coisa.
    Seu cambadas de gatunos!
    Não deve haver um que escape!
    Todos têm vicio.
    Uns entram pobres e saem ricos.
    Outros entram já ricos e saem de lá com uma fortuna ..
    Seus cambadas.!

  15. img
    Eugénio Silva Responder

    Meus irmãos,

    Existe de facto fenómenos electromagnéticos, além dos atrás referidos neste debate. Prova disso mesmo, são as emissões de ondas de rádio, em diversas frequências, entre as quais a transmissão do sinal de rádio que ouvimos em nossas casas, a televisão e até muito recentemente, os vulgares telemóveis, que são como que uma extensão que nós os humanos transportamos connosco diariamente.

    O meio de propagação desses sinais é o ar, através nós respiramos e nos chega a Luz, tanto do Sol, como a luz artificial…

    Devemos lembrar que está cientificamente provado que os nossos órgãos internos tais como: o cérebro e o coração são eléctricos, em que “os fios de ligação” são os neurónios, células que transmitem informações provenientes do cérebro para o resto do corpo através da medula espinal.

    No fundo, do meu ponto de vista, as coisas estão interligadas, porque no princípio do universo, segundo as escrituras sagradas, Deus disse: “FAÇA-SE LUZ”. Entendo a “LUZ” como a “ENERGIA” criadora…

    Assim como a espiritualidade faz falta à humanidade, a ciência também faz falta.

    É meu entendimento que Deus é Quem revela os conhecimentos científicos ao homem.

    Bem-haja.

  16. img
    chico paleio Responder

    coisa de mato preto sabe b mais k branco, kwa ça bayaê

  17. img
    Lucumy Responder

    A meu ver,a resolução do problema de TRANSE passa pelo o seguinte:deslocar os alunos para uma estabelecimento provisório, de modo a terminar os conteudos programático e ser-lhe transitados administrativamente .Fazer a obra de requalificação na escola afectada.O Governo deve criar empreitada para reabilitar o edifício de antigo hospital Agostinho Neto, para que no próximo ano lectivo, os alunos têm aulas enquanto a questão seja esclarecida.

    • img
      Lupunhé Responder

      Não é preciso. Os senhores Valentim da Medicina Tradicional e o pastor da igreja Evngélica têm solução para o assunto… Tire um minuto e converse com eles. Não é difícil…

  18. img
    oldayr salgueiro Responder

    Olha só sei que temos que respeitar, quanto à fenonemo fisico (cientifico), e por outro lado à fenonemo espiritual ( religiosos e culturar), aprende e vivo ouvindo a dizer tudo que tem nome existe … é bom respeitar opção de cada um . Por min devem fazer tudo para resolver esse flagelo insolante , como dizem os engenheiro sulução é rosolver o problema em menos horas possivel nao importa de que forma , queremos sulução .obrigado

    • img
      Lupunhé Responder

      Não inventes mais uma teoria!!! O problema na escola de Guadalupe é muito simples. Acontece todos os dias no gabinete dos Senhores Valentim da Medicina Tradicional e do pastor da Igreja Evangêlica. Tire só um minuto e converse com eles. Procure conhecer o mundo que te rodeia. Eles têm a solução, e aguardam o convite para resolverem o problema…Não é uma questão de dinheiro…

  19. img
    FM Responder

    O mundo em que vivemos é gerido por três grandes energias: a solar, a gravitacional, e a geomagnética. São estas as principais responsáveis pela criação de uma atmosfera privilegiada para que existam todos os tipos de vida no nosso planeta. A Terra é um imenso bloco magnético a flutuar no espaço, captando e emanando ondas magnéticas que influenciam os seres vivos. A energia do campo magnético natural está no ar, na água e na terra e actua fundamentalmente na manutenção da saúde de todos os seres vivos do planeta. Animais e vegetais têm crescimento, desenvolvimento, maturação e ciclo vital superiores quando expostos ao magnetismo.

    • img
      Lupunhé Responder

      É impossível que qualquer força física, seja ela magnetica, homoestática ou outra, actue na vontade ou no ÉSPÍRITO HUMANO, a não ser uma força subrenatural.(Repare que as crianças quado regressam ao estado normal, não se lembram do que fizeram no estado de transe…) Não sejas cego: O globo é tão grande, e logo na Escola de Guadalupe é que irão concentrar todas forças das vossas teorias? Desperte! O comportamento dessas crianças é igualzinho ao que acontece nos “djambís” que se fazem por todo canto em África e no mundo: pessoas falam com voz doutras pessoas(espíritos encorporados),comem vidro de facto!(Vá e veja!), marcham sobre o fogo e não se queimam(vá e veja!), trepam postes incrívelmente, enfim…Vá e veja, e tente buscar esplicação “científica” mas pela via espíritual em vez de buscar solução além, na coitada da ciência….) Nos terramotos que acontecem pelo mundo fora nunca ninguem entrou em transe…
      A solução para o problema da Escola de Guadalupe está nas mãos dos senhores Valentim da Medicina Tradicional e pastor da Igreja Evangélica. Só falta o sr. Ministro de Educação (que é, por sinal, infelizmente, padre católico!) tomar a decisão certa: formular convite aos supracitados senhores para resolverem a questão, pondo de lado, pelo menos desta vez, a hipocrisia, o cinismo, a indisciplina e a cobardia da Igreja Católica.

  20. img
    COCO NZUCU Responder

    O Sr. Eng. Luis Paquete esta’ a fazer uma grande confusao.
    O electromagnetismo que tem sido referido nestas paginas, aponta mais para a linha da corrente de alta tensao que passa perto da escola.
    Tambem houve quem mencionasse determinadas antenas de elevada potencia. Enfim, quem sabe se certos equipamentos nao estarao a ser testados sem darmos por isso!
    Sera’ que as raparigas sao mais vulneraveis que os rapazes? Tem que haver uma explicacao mais racional que nao passe pela bruxaria ou diabo. Nao podemos continuar a buscar explicaoes no ocultismo. Ponhamos a massa cinzenta a funcionar ou entao, pedir ajuda. Adeus.

  21. img
    Matazele Responder

    É mesmo lupunhé!!
    Não tem outro nome. se calhar é daqueles que acredita no Santo, depois de umas musicas e rufar d tambor, cheio de alcool na cabeça.extase.

  22. img
    Padre Santo Tomé Responder

    Passado os 4 anos, isso é, de 2011 à 2015 a saga de transe (santo-montá) continua e, mais intensa nas escolas(Liceu Nacional, Patrice L. Santana, Guadalupe, Desejada…) sempre na mesma faixa etária, entre os 13 aos 18 anos. Não querendo apontar dalgumas falácia que vai rolando nos cafés da cidade, como sendo causa politica deste ou aquele ministro no poder. O país precisa rapidamente encontrar respostas para superar esta enfermidade que atazana a vida do ambiente escolar e dos nossos adolescente.

    Não é brincadeira nem tão pouco fingimento dessas inocentes. Há fenómeno idêntico em muitas partes do mundo.

    Busquemos soluções!

Deixe um comentario

*